You are on page 1of 5

USO DO SOFTWARE LIVRE APLICADO ENGENHARIA QUMICA

Ana Paula Salum Duarte, Manolo Horta Barbosa Orellana, Renato Prates de Oliveira Campos
Departamento de Engenharia Qumica, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG, 30123-970, Brasil.

RESUMO
O objetivo do presente artigo consiste na apresentao dos tipos de softwares livres disponveis na rea de Engenharia Qumica, ressaltando as opes mais conhecidas e utilizadas. Dentro desse contexto, sero discutidas as vantagens e desvantagens do uso desses softwares em relao a softwares proprietrios de uso comum na rea, os quais acarretam custos mais elevados. E ser feita, ainda, uma anlise do potencial e da viabilidade de substituio desses softwares pagos pelas suas verses anlogas livres. Palavras-chave: Engenharia Qumica, Software Livre, R, BrOffice, OpenFOAM.

1. INTRODUO O mercado de trabalho oferece vrias opes ao engenheiro qumico, sendo possvel a ele atuar em diversas posies. Dentre os setores em que este profissional pode trabalhar, podem ser considerados desde a indstria farmacutica at a indstria de cimento, passando pela minerao, pela metalurgia, pela indstria petrolfera, de papel e celulose, entre vrias outras. Em qualquer um desses setores, as funes exercidas por ele vo, desde aquelas relacionadas pesquisa, desenvolvimento de projetos e controle operacional, todas elas diretamente ligadas aos conceitos da engenharia qumica, at cargos de gesto e gerenciamento. Independentemente do setor ou da funo exercida pelo engenheiro qumico, sua vida profissional consiste basicamente na obteno, organizao e tratamento de dados a partir dos quais, com base nos seus conhecimentos acadmicos e profissionais, ele poder extrair ou inferir informaes que serviro de base para a tomada de decises. Ainda que o trabalho do engenheiro qumico requeira certa liberdade, caso contrrio sua funo seria meramente operacional, h, por vezes, certos limites bastante estreitos que devem ser respeitados sob o risco de causarem impactos desastrosos. Alm disso, a obteno e o tratamento dos dados nem sempre trivial, tanto em termos econmicos quanto em termos operacionais. nesse sentido que os recursos computacionais se tornam indispensveis atuao do engenheiro qumico, funcionando como uma ferramenta que lhe assegura maior confiabilidade em relao obteno dos dados e ao seu tratamento e, conseqentemente, maior segurana em relao deciso a ser tomada. Vrios desses pacotes computacionais j so bastante consagrados no meio da engenharia qumica. O que se observa, entretanto, que a grande maioria deles paga, podendo, por isso, se tornar inacessvel para muitos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho analisar alguns softwares livres similares queles mais comumente usados e avaliar a possibilidade de sua utilizao, bem como a viabilidade de substituio dos softwares pagos pelos anlogos livres.

2. METODOLOGIA

A partir de pesquisa na internet, por meio de sites, fruns de discusses, artigos, apresentaes, livros e dissertaes, buscaram-se informaes sobre os softwares livres mais importantes e amplamente utilizados na atualidade, com o intuito de pesquisar seu histrico, suas caractersticas, funes e recursos apresentados, enquadrando-o para uso no mbito da engenharia qumica. Alm disso, foram coletadas informaes acerca dos softwares pagos de uso consagrado na engenharia, anlogos aos softwares livres encontrados, a fim de se traar uma anlise comparativa acerca das vantagens e desvantagens do uso de cada um. A anlise realizada possibilita, ento, arbitrar sobre o uso de um ou outro software, de forma fundamentada, baseando-se no estudo feito e de acordo com os aspectos que tm maior peso e influncia na deciso de cada um.
3. RESULTADOS E DISCUSSO 3.1. Software R Seja ao longo do desenvolvimento de uma pesquisa, seja enquanto responsvel por uma operao ou um processo industrial, o engenheiro qumico tem acesso constante a uma srie de conjuntos de dados que ele precisa tratar estatisticamente. Talvez o pacote computacional mais utilizado com essa finalidade seja o Minitab. Apresentando uma interface amigvel, ele de fcil utilizao e permite ao usurio realizar anlises estatsticas complexas, atravs de ferramentas de Controle de Qualidade, Planejamento de Experimentos, Anlise de Confiabilidade e Estatstica Geral (CARMO et al., 2011). Contudo, trata-se de um software pago, cujo preo relativamente elevado. A verso mais recente Minitab 16 Statistical Software vendida por 1395 dlares (MINITAB, 2011). O software R tem se mostrado uma alternativa cuja aceitao cada vez maior. Desenvolvido na Universidade de Auckland, Nova Zelndia, o R uma implementao da linguagem de programao S. Assim como o Minitab, ele apresenta vrias ferramentas estatsticas e grficas que permitem tratamento de dados, modelagem e realizao de testes estatsticos. Alm disso, suas funcionalidades podem ser estendidas com a adio de diversos pacotes destinados a aplicaes especficas (THE R PROJECT, 2011). A grande vantagem do R em relao ao Minitab o fato de ser um software livre e de ser disponibilizado gratuitamente. Ele , portanto, uma opo interessante para empresas de pequeno e mdio porte e para universidades cuja verba , s vezes, bastante limitada. Entretanto, ainda que, no site onde ele disponibilizado, haja vrias informaes sobre sua utilizao e fruns onde so discutidas dvidas de usurios e novas possibilidades de implementao, ele no conta com uma assistncia tcnica direta como ocorre para o Minitab. Essa tem sido apontada como uma das principais causas desse software ainda ter uma participao reduzida nas indstrias. Alm disso, o Minitab apresenta uma interface mais amigvel e mais fcil de ser utilizado.

3.2. Software BrOffice Relatrios, tabelas, grficos e apresentaes so tarefas constantes na vida de um engenheiro, e isso no diferente para o engenheiro qumico. Sem dvida, as ferramentas mais utilizadas para a preparao desses documentos so os programas do Microsoft Office Word, Excel e Power Point. Com uma interface funcional, que conta com vrias barras de ferramentas e menus para as mais diversas opes, o pacote Office fornece ao usurio praticamente tudo que ele necessita para formatar textos, criar planilhas de dados e montar apresentaes. Contando com uma srie de modelos e um sistema de ajuda e dicas, torna-se fcil aprender a utilizar os recursos oferecidos, o que explica o seu grande sucesso. Porm, o fato de ser um pacote pago o torna invivel para algumas empresas e universidades. Uma boa alternativa o BrOffice, um pacote para escritrio bastante similar ao Microsoft Office. Desenvolvido por pesquisadores brasileiros a partir da verso para escritrio, de cdigo aberto LibreOffice, o BrOffice faz praticamente tudo o que os programas do Microsoft Office fazem e gratuito (BrOFFICE, 2008). Alm disso, ele tem boa compatibilidade com os programas do pacote Office. Para uma utilizao a um nvel bsico, ambos so bastante similares, o que torna a opo pelo BrOffice bastante interessante (BrOFFICE VERSUS MICROSOFT OFFICE, 2008). Todavia, a um nvel mais avanado, ele deixa um pouco a desejar em relao ao seu similar da Microsoft. Ele no apresenta tantos modelos quanto seu rival e, em alguns casos, so necessrios mais passos para se chegar ao mesmo resultado. Alm disso, sua inicializao mais demorada e a correo ortogrfica no to eficiente (FERREIRA, 2007). Entretanto, se o nvel de exigncia no for to alto, o BrOffice perfeitamente utilizvel, o que tem sido comprovado pelo seu sucesso recente. 3.3. Software OpenFOAM OpenFOAM a sigla para Open Field Operation And Manipulation que, em portugus, significa Operao e manipulao em ambiente aberto, clara aluso ao software livre, e cujos objetivos so o desenvolvimento e adaptao de solucionadores (solvers) numricos e utilidades na rea da mecnica de meios contnuos, o que engloba especialmente a rea da Fluidodinmica Computacional, mais conhecida em ingls pela sigla CFD (OpenFOAM, 2004). O desenvolvimento do OpenFOAM foi iniciado no final dos anos 1980 na Universidade Imperial College of Science, Technology and Medicine, em Londres, com o objetivo de criar uma plataforma de simulao potente e flexvel. Esta teria de ser capaz de substituir os softwares em linguagem FORTRAN, padro naquele instante, e, em virtude disso, foi escolhida a linguagem C++, que possui melhores caractersticas e recursos. At o ano de 2004, o predecessor FOAM era vendido como software comercial, quando passou a ser distribudo como software livre, de acordo com os termos da GNU General Public License (GNU GPL). Em uma ao recente, foi anunciada no dia 15 de Agosto de 2011 a compra da empresa OpenCFD Ltd., detentora dos direitos do OpenFOAM, pela empresa

Silicon Graphics Inc. (SGi), com a condio de que o programa continuasse a ser distribudo gratuitamente. Considerado como um dos maiores pacotes cientficos escritos em C++, foi o pioneiro e mais completo software de CFD a ser distribudo de forma livre e com cdigo aberto (OpenFOAM, 2004). O OpenFOAM um software que pode ser utilizado nas mais diversas reas de engenharia e cincia, desde solues de problemas de fluidos em regime de fluxo complexo e turbulento envolvendo reaes qumicas e transferncia de calor, at dinmicas de slidos e eletromagnetismo (OpenFOAM, 2011). Atualmente, o programa engloba mais de 80 aplicaes a partir de solvers numricos e mais de 170 aplicaes em utilidades na rea de mecnica de meios contnuos, sendo desenvolvidas de forma modular, e disponveis em uma biblioteca virtual compartilhada (OpenFOAM, 2011). Algumas aplicaes que podem ser encontradas pelos usurios so: operaes com tensores e campos; discretizao de equaes diferenciais parciais; soluo de sistemas lineares e equaes diferenciais ordinrias; malha dinmica; modelos reolgicos, termodinmicos, turbulentos, de cintica de reaes qumicas, transferncia de calor por radiao, entre outros (OpenFOAM, 2004). Em pesquisa realizada atravs do endereo eletrnico do programa (OpenFOAM, 2011), possvel acessar, em uma interface bastante amigvel, uma grande quantidade de informaes relativas ao produto e suas funcionalidades. Por ser um software livre, o OpenFOAM oferece aos usurios a liberdade de se expandir e customizar as funcionalidades existentes, contando com o suporte da OpenCFD, bem como encontrar canais de comunicao entre os usurios e desenvolvedores do produto, tanto atravs da empresa quanto em fruns de discusso. Diversos treinamentos online e presenciais so oferecidos em vrios pases do mundo, entre eles o Brasil, a custos relativamente altos (1100 USD por dois dias de treinamento) (OpenFOAM, 2011). Um conjunto de softwares extremamente difundido na comunidade acadmica e profissional que engloba as funcionalidades do OpenFOAM oferecido pela empresa norte-americana ANSYS. Desenvolvendo, comercializando e oferecendo suporte a um extenso portflio de softwares de simulao e planejamento de processos em engenharia, a empresa conta hoje com mais de 40.000 clientes ao redor do mundo (ANSYS, 2011). Com to ampla variedade de produtos e servios ofertados, difcil estimar os custos envolvidos na utilizao de cada um dos seus programas em nvel de pesquisa ou empresarial, sendo necessria uma anlise mais detalhada para cada aplicao desejada. 4. CONCLUSO A partir de trs exemplos de softwares livres e comparao com opes anlogas de softwares pagos, foram expostas algumas das necessidades computacionais do profissional em engenharia qumica e as dificuldades enfrentadas na escolha do pacote mais conveniente para determinada aplicao. Apesar de acarretarem um custo de licena, foi observado em todos os casos que os programas pagos oferecem grandes vantagens em relao aos livres para a utilizao no dia-a-dia dos profissionais: apresentam maior variedade de funcionalidades e confiabilidade, assistncia tcnica qualificada e, especialmente, possibilidade de desenvolvimento de ferramentas para serem aplicadas a problemas especficos. No entanto, observa-se grande potencialidade de aprimoramento em alguns programas livres, como o caso do OpenFOAM, que acaba de ser adquirido por uma

grande corporao, e do BrOffice, que conta com o suporte de diversas instituies, entre elas a Universidade Federal de Minas Gerais, que utiliza este software em seus computadores pblicos na sua Escola de Engenharia. Tanto os softwares livres quanto os pagos apresentam, assim, uma srie de vantagens e desvantagens. Dessa forma, na escolha entre o uso de uma ou de outra verso no ambiente acadmico e profissional, deve-se considerar o que cada uma tem a oferecer, e avaliar as caractersticas e recursos disponveis que melhor atendem ao objetivo em questo do engenheiro qumico.

5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. ANSYS [online]. Estados Unidos, 2011. Disponvel na internet: <http://www.ansys.com/>. Acesso em: 31 out. 2011. 2. BrOFFICE [online]. Brasil, 2008. Disponvel na internet: <http://broffice.org/>. Acesso em: 30 out. 2011 3. BrOFFICE VERSUS MICROSOFT OFFICE (Word, Excel e Power point) [online]. Brasil: Blog do Luis, 2008. Disponvel na internet: <http://www.luis.blog.br/broffice-versus-microsoft-office-word-excel-powerpoint.aspx>. Acesso em: 30 out. 2011 4. CARMO, F. R., ANDRADE, G. H. S., OLIVEIRA, R. V., SILVA, S. R. A utilizao do R nas Universidades [online]. Brasil, 2011. Disponvel na internet: <http://ueadsl.textolivre.pro.br/2011.1/papers/upload/116.pdf >. Acesso em: 29 out. 2011. 5. FERREIRA, L. Microsoft Office x BrOffice: duelo no escritrio [online]. Brasil: UOL Notcias Tecnologia, 2007. Disponvel na internet: <http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/12/20/ult4213u264.jhtm>. Acesso em: 30 out. 2011. 6. MINITAB Software para aprimoramento de qualidade [online]. Estados Unidos, 2011. Disponvel na internet: < http://www.minitab.com/pt-BR/default.aspx>. Acesso em: 29 out. 2011. 7. OpenFOAM [online]. Reino Unido: WIKIPEDIA The Free Encyclopedia, 2004. Disponvel na internet: <http://en.wikipedia.org/wiki/OpenFOAM>. Acesso em: 29 out. 2011. 8. OpenFOAM - The Open Source Computational Fluid Dynamics (CFD) Toolbox [online]. Reino Unido, 2011. Disponvel na internet: <http://www.openfoam.com/>. Acesso em: 29 out. 2011. 9. THE R PROJECT for Statistical Computing [online]. ustria, 2011. Disponvel na internet: <http://www.r-project.org/>. Acesso em: 29 out. 2011.

You might also like