You are on page 1of 3

Contra a internet1

No auge, a Kodak empregava mais de 140 mil pessoas e valia cerca de R$ 50 bilhes. Quando o Instagram foi vendido por R$ 2 bilhes ao Facebook, ano passado, tinha s 13 funcionrios. Para Jaron Lanier, um "insider" do Vale do Silcio, esse exemplo resume tudo o que h de errado com a economia da rede. Sob a fachada de escolhas infinitas e liberdade total, esconde-se um modelo concentrador. "A internet destruiu mais empregos do que criou", fulmina. A tese est exposta no livro mais recente de Lanier, "Who Owns the Future?" (a quem pertence o futuro?), lanado em maio nos EUA e ainda indito no Brasil. No pouco o barulho que causou. Com seus longos dreadlocks e gosto por msica da Antiguidade, Lanier passaria facilmente por mais um freak californiano adepto de ideias exticas. Na verdade, ele um dos maiores expoentes da internet. Tambm foi um dos criadores da realidade virtual. No Vale do Silcio (regio da Califrnia que concentra os gigantes da web), j fez de tudo. Hoje, trabalha em uma diviso de vanguarda na Microsoft, onde estuda, entre outras coisas, a construo de elevadores para o espao. A encrenca da internet, na viso de Lanier, vem do perfil de seus criadores, nos anos 70 e 80. Com bom humor, diz que eram de dois naipes: "Ou maconheiros liberais, ou conservadores do tipo que usam rdios da faixa do cidado para monitorar a polcia e escapar dela". Essas duas tribos, to diferentes, coincidiam no seguinte: para ambas, "o anonimato era a coisa mais bacana". Assim, criou-se intencionalmente uma web em que as informaes vo se dissipando, como partculas perdidas em um universo em expanso.
1

Fonte: Folha de S. Paulo em 20/7/2013. http://www1.folha.uol.com.br/colunas/alvaropereirajunior/2013/07/1313653-contra-a-internet.shtml

Ningum sabe o que veio de onde, nem quem criou o qu. E a informao circula gratuitamente, tambm porque "cool". Bem, se ningum quer pagar por nada on-line, preciso criar um modo de fazer dinheiro. E a, em busca de um caminho sustentvel, a internet, to "rebelde", adotou o modelo de negcios mais tradicional: vender anncios. Nessa hora, ningum pode com gigantes como Google e Facebook. Lanier os chama de "servidores-sereias", pela capacidade irresistvel de atrair usurios. Quem vende o anncio mais eficiente possvel --e portanto pode cobrar muito por ele-- quem sabe tudo sobre seu usurio. Ou porque rastreia toda a atividade on-line, como o Google; ou porque usa as informaes fornecidas, voluntria e gratuitamente, pelo "internauta", como o Facebook. Para processar essa quantidade colossal de dados, so necessrios computadores muito poderosos. Que s portentos como Google, Facebook, Apple e Amazon podem comprar. E assim se completa o modelo concentrador que Jaron Lanier combate. Bilhes de usurios fornecem informaes e produzem contedo, sem cobrar, para os "servidores-sereias". Estes tm uma capacidade de processamento nica, e transformam essas informaes em trunfos para vender anncios. Anncios que vo atingir as mesmas pessoas que esto trabalhando de graa sem perceber. um modelo de tudo para uns poucos, e nada para muitos. No forma uma classe mdia --s magnatas e proletrios. Por isso, na viso de Lanier, no vai se sustentar. Como alternativa, o autor apresenta uma soluo polmica: os micropagamentos. E d o exemplo dos programas de traduo automtica, como o Google Translate e o velho BabelFish. So servios prodigiosos. Fornecem tradues imediatas em dezenas de idiomas, mesmo os mais obscuros. S que no funcionam por milagre. So abastecidos por tradues reais, feitas por seres humanos em algum lugar do passado.

Quando voc pergunta ao Google Translate como se diz "quero comer um bife com batata frita" em polons, o que ele faz consultar um nmero astronmico de tradues "humanas" em seu banco de dados, e deduzir a resposta. No caso, "Chcę zjeść stek z frytkami". Pelo modelo de Lanier, os seres humanos que, l atrs, fizeram as tradues receberiam micropagamentos cada vez que seu trabalho fosse usado numa traduo on-line. um modelo complicado e utpico. Mesmo outros crticos da internet, como Evgeny Morozov, o atacaram violentamente (vale ler Morozov espinafrando Lanier: is.gd/EtiO2P). Ainda que no se concorde com as propostas de Jaron Lanier, no d para negar a clareza de suas anlises. Que o livro saia logo no Brasil.

lvaro Pereira Jnior graduado em qumica e jornalismo pela USP, com especializao em jornalismo cientfico pelo MIT. Trabalha no programa "Fantstico", na TV Globo. Escreve aos sbados, a cada duas semanas, na verso impressa de "Ilustrada".

You might also like