You are on page 1of 3

O autismo uma disfuno global do desenvolvimento.

. uma alterao que afeta a capacidade de comunicao do indivduo, de socializao (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de sndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), tambm conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), do ingls pervasive developmental disorder (PDD). Entretanto, neste contexto, a traduo correta de "pervasive" "abrangente" ou "global", e no "penetrante" ou "invasivo". Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Sndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificao. Algumas crianas, apesar de autistas, apresentam inteligncia e fala intactas, outras apresentam srios problemas no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a rgidos e restritos padres de comportamento. Os diversos modos de manifestao do autismo tambm so designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente j h a possibilidade de detectar a sndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos. Um dos mitos comuns sobre o autismo de que pessoas autistas vivem em seu mundo prprio, interagindo com o ambiente que criam; isto no verdade . Se, por exemplo, uma criana autista fica isolada em seu canto observando as outras crianas brincarem, no porque ela necessariamente est desinteressada nessas brincadeiras ou porque vive em seu mundo. Pode ser que essa criana simplesmente tenha dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa, muitos cientistas atribuem esta dificuldade Cegueira Mental, uma compreenso decorrente dos estudos sobre a Teoria da Mente. Outro mito comum de que quando se fala em uma pessoa autista geralmente se pensa em uma pessoa retardada ou que sabe poucas palavras (ou at mesmo que no sabe alguma). Problemas na inteligncia geral ou no desenvolvimento de linguagem, em alguns casos, pode realmente estar presente, mas como dito acima nem todos so assim. s vezes difcil definir se uma pessoa tem um dficit intelectivo se ela nunca teve oportunidades de interagir com outras pessoas ou com o ambiente. Na verdade, alguns indivduos com autismo possuem inteligncia acima da mdia. A cincia, pela primeira vez falou em cura do autismo em novembro de 2010, com a descoberta de um grupo de cientistas nos EUA, liderado pelo pesquisador brasileiro Alysson Muotri, na Universidade da Califrnia, que conseguiu "curar" um neurnio "autista" em laboratrio. O estudo, que baseouse na Sndrome de Rett (um tipo de autismo com maior comprometimento e

com comprovada causa gentica) , foi coordenado por mais dois brasileiros, Cassiano Carromeu e Carol Marchetto e foi publicado na revista cientfica Cell. A INCLUSO DE CRIANAS AUTISTAS A incluso escolar uma situao atual, muito diferente das concepes histricas acerca das necessidades especiais. As insuficincias corporais, alm de modificarem as relaes do ser humano com o mundo, se manifestam no comportamento diferenciado nas relaes com as pessoas. Desde o meio familiar, a criana com necessidades especiais tratada de maneira que se diferencia do habitual pela ateno e cuidados. Vygotsky (1997) compreende a escola com o seu prprio programa, metodologia, modo de vida escolar, com professores especializados e conscientes de um processo diferenciado. A ao educativa inclusiva nos moldes atuais tarefa impossvel, pois a vida escolar se comporta de forma excludente. EDUCAO FSICA ESCOLAR DIANTE DA INCLUSO A prtica pedaggica de carter inclusivo na educao fsica esbarra em histricas dificuldades que esto relacionadas com o entendimento da sua ao. Enquanto a ao pedaggica estiver centrada no ensino do movimento e o desenvolvimento de sua tcnica respaldada por conceitos de melhor/pior, certo/errado e ganhar/perder, sempre haver margem para a excluso. Outro tpico problematizador para o aspecto da incluso, citado por Stbaus e Mosquera (2005), trata da formao dos professores, cujo processo careceu de estudos aprofundados e focados na temtica. A legislao que aborda a temtica da incluso e das diferenas no processo formativo dos professores um evento atual (BRASIL, 2002). Nesta perspectiva, podemos entender que toda a ao pedaggica dos professores para uma finalidade de incluso est respaldada em um senso comum e de empirismo. Duarte e Santos (2005) descrevem a ao de incluso na rea da educao fsica para alm do simples desenvolvimento de atividades fsicas. O papel do professor de educao fsica de contribuir com uma formao de cidado, cuja ao educativa possibilitar aprendizagens e avanos nas capacidades de adaptao da criana com necessidades especiais e a sua vivncia e relao corporal. Quando a temtica trata da ao pedaggica da educao fsica na educao infantil com vistas incluso, entendemos que o brincar ganha significncia no papel de aprendizado da criana (FALKENBACH, 2005). O brincar capacita a experimentao concreta da criana, possibilitando um ir e vir entre as representaes mentais e as aes concretas, firmando-se como um facilitador no exerccio das aprendizagens.

No que diz respeito s aproximaes com a incluso, o brincar coletivo permite constituir um exerccio claro de trocas e de comunicao. O brincar como linguagem universal, favorece relaes profundas e consistentes entre as crianas (WINNICOTT, 1975). Vygotsky (1997) defende a coletividade como estmulo para o desenvolvimento baseado nas formas coletivas de colaborao precedem as formas individuais de conduta, que crescem sobre as suas bases constituindo-se suas progenitoras diretas e as fontes de sua origem. O componente social o fundamento para o avano de novas possibilidades das crianas com necessidades especiais. Vygotsky (1997) explica que um dos fatores centrais do desenvolvimento cultural infantil a colaborao, sendo a coletividade o fator de desenvolvimento das funes psquicas superiores. No entanto a criana est, em geral, excluda da coletividade infantil. A linha de desenvolvimento dessa criana se torna lenta e o seu avano tropea em dificuldades derivadas de suas necessidades especiais. Assim se determinam formas inferiores de colaborao com outras crianas e, tambm, o desenvolvimento incompleto da conduta social e das funes psico-intelectuais que se estruturam no curso desse desenvolvimento.

You might also like