You are on page 1of 3

Temas: A moral e a tica; Concepes de Poltica; A democracia; A liberdade Humana; O paradigma da modernidade 1.

(UPE) Moral e tica, muitas vezes, na linguagem cotidiana, so tidas como sinnimos;

porm, para a Filosofia, compem reas distintas do pensamento filosfico. Partindo desta constatao, estaria CORRETA a afirmao que se completa na alternativa a) A tica se aplica disciplina filosfica que trata de estabelecer os fundamentos e a validade das normas morais e dos juzos de valor ou de apreciao sobre as aes humanas, qualificando-as de boas ou ms. b) A tica no chamou a ateno de filsofos gregos como Aristteles. c) A questo da moral no se enquadra nos estudos sobre tica. d) No sculo XVII, Spinosa negou a importncia dos estudos sobre tica. e) Os estudos sobre tica s tomaram flego no sculo XX com a obra de filsofos, como Michel Foucault e Jean Paul Sartre.

2. (FSADU) O homem enquanto ser moral se constitui gradativamente pessoa humana e

vai construindo essa sua dimenso atravs da reta ao. Indique os pontos que devem ser levados em conta para o agir tico-moral. a) Ateno aos ditames da mdia e ao estabelecimento de critrios morais. b) Vivncia de atitudes virtuosas e disposio para agir de forma costumeira e sem limites. c) Obedincia s determinaes sociopolticas, sem o exerccio da escolha consciente, levando a um agir casual. d) Construo de hbitos que orientem o agir humano cotidiano para um relacionar-se mais cmodo. e) Compreenso do sentido fundamental da liberdade, tomada de posio via conscincia moral e o assumir da responsabilidade pelas aes praticadas. 3. (UEL) De acordo com Norberto Bobbio, ao lado do problema do fundamento do poder, a doutrina clssica do Estado sempre se ocupou tambm do problema dos limites do poder, problema que geralmente apresentado como problema das relaes entre direito e poder (ou direito e Estado). BOBBIO, N. Estado, Governo e Sociedade: para uma teoria geral da poltica. Traduo de Marco Aurlio Nogueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000, p. 93-94. Os limites do poder no Estado democrtico de direito moderno so estabelecidos: I. Pela autonomia constitucional entre os poderes judicirio, legislativo e executivo. II. Por normas legais, definidas por processos legtimos, que regulam e estabelecem direitos e deveres tanto para governantes quanto para os indivduos na sociedade. III. Por normas legais que subordinam os poderes judicirio e legislativo ao poder executivo e asseguram a prevalncia dos interesses do partido majoritrio. IV. Por normas legais que assegurem que todos os cidados tenham garantias individuais mnimas, como o direito defesa, direito a ir e vir e direito a manifestar suas opinies. A alternativa que contm todas as afirmativas corretas : a) I e III b) II e IV c) I, II e III d) I, II e IV e) I, III e IV

4. (UPE) O professor solicita aos alunos que faam uma dissertao a partir do tema que

aborda a liberdade humana. Sob a tica conceitual, no texto a ser avaliado, deve ser observado: I. o modo como o aluno se expressou em relao percepo do outro como impedimento a sua liberdade. II. a descrio em algum local do texto, da definio conceitual sobre a liberdade humana. III. a referncia ao homem como um ser determinado na sociedade atual. IV. o modo como o aluno expressou sue pensar reflexivo sobre os aspectos histricos sobre a liberdade humana. V. a identificao no texto das condies da liberdade humana. Est(o) INCORRETA(S) A) Apenas as afirmativas II e III. B) Apenas as afirmativas I, II, III e IV. C) Apenas as afirmativas I e IV. D) Apenas a afirmativas III, IV e V. E) Apenas a afirmativa IV. 5. (UPE) No final do sculo XX surgiram as chamadas Filosofias da Existncia ou Corrente Existencialista. Numa exposio em sala de aula, seria CORRETO caracterizar o existencialismo como I. uma tendncia filosfica, divergente em vrios aspectos,que discute a existncia humana como ponto final de suas reflexes. II. um conjunto de tendncias filosficas, embora divergentes em vrios aspectos, que discutem a existncia humana como ponto de partida e objeto fundamental de suas reflexes. III. Filosofias referentes condio humana especfica do homem como ser no mundo. IV. Filosofias referentes ao fim da humanidade e ao homem como ser no mundo. V. Filosofia que tem, nas suas concepes bsicas, um trao comum, uma viso drstica acerca do destino do homem. Assinale a alternativa que contm as afirmaes CORRETAS. A) Apenas II e IV. B) Apenas I, II e V. C) Apenas II, III, IV e V. D) Apenas III, IV e V. E) Apenas I e IV

6. (UPE) O homem condenado a ser livre. Esta frase de Jean Paul Sartre sintetiza o movimento filosfico, que marcou a Europa no ps-Segunda Guerra Mundial, a saber o(a) a) b) c) d) e) estruturalismo. ps-modernidade. ps-estruturalismo. dodecafonismo. existencialismo.

7. (SEE/SP) Em uma situao de aprendizagem no Ensino Mdio, o professor de Filosofia apresenta o pensamento de Jean-Paul Sartre sobre a liberdade, enfatizan-do, entre outras coisas, a liberdade de escolha. Essa apresentao nos remete a uma mxima sartreana segundo a qual: a) A liberdade, no mbito da existncia humana, no possui limites. b) A liberdade obra do acaso. c) O destino no deixa escolhas ao homem. d) O homem est condenado a ser livre. e) A liberdade e a condio econmica so aspectos diretamente ligados. 8. (COVEST) A cultura de massas fortalece a expanso da influncia da televiso, modificando costumes e incentivando o consumo de tecnologias modernas. Com a globalizao, a propaganda avana e o mundo atual: a) mantm uma uniformidade cultural indiscutvel que aproxima o Ocidente do Oriente. b) consegue se desenvolver de forma mais democrtica, extinguindo as desigualdades econmicas.

c) reitera certos preconceitos e no consegue se livrar de conflitos sociais existentes em


muitas regies.

d) constri novas utopias sociais, onde prevalecem o retorno dos ideais marxistas to
enfatizados no sculo XIX.

e) transforma a sociedade com suas modernizaes e o fim do autoritarismo, atingindo,


sobretudo, os pases mais pobres. 9. (UEL) Entre as inmeras correntes da filosofia contempornea, destaca-se, na segunda metade do sculo XX, na Frana, a tendncia conhecida como ps-modernismo, cuja principal caracterstica a) a crtica a todos os discursos e prticas da identidade, procurando desfazer as identificaes, as localizaes, as separaes estveis, definitivas, absolutas, bem como o lxico metafsico a elas associado. b) a proliferao de prticas filosficas que se distinguem antes de mais nada pela preocupao com a forma, com o estilo, mas que herdam procedimentos metodolgicos estabelecidos na modernidade. c) a desvalorizao das concepes de diferena tanto de Hegel quanto de Saussure, nas quais ainda so vistos resqucios de uma lgica identitria, substituindo-as pela noo de diferena de Heidegger. d) a deslegitimao dos mtodos de anlise sincrnicos consolidados pelo psestruturalismo, revalorizando os mtodos que privilegiam a teleologia histrica, a crtica gentica e o desconstrutivismo. e) a desconstruo do sujeito transcendental fenomenolgico atravs da retomada da interpretao do cogito cartesiano proposta pelo existencialismo de Sartre e Levinas. 10. (NCE/RJ) Considerando que a tica trata de princpios, que os valores diferem de sociedade para sociedade e que, em todos os tempos e lugares, a educao mesmo a informal socializa a cultura, o conhecimento e os valores, assinale a opo que melhor traduz o papel da tica na escola contempornea. a) A tica, por ser abstrata e metafsica, volta-se para a formao moral da pessoa, independentemente das condies externas em que se d o processo educativo. b) Permanentemente identificada com o pensar, o refletir e o construir, a tica deve contribuir para a formao do aluno-cidado, capaz de pensar e julgar com liberdade e autonomia. c) Por ser subjetiva, a tica se confunde com a moral e, por isso mesmo, nada mais que o conjunto de valores que orientam e norteiam o comportamento de cada indivduo. d) Nas circunstncias da sociedade contempornea, a tica deve prestar-se formao de pessoas aptas a vencer em uma sociedade com extrema competitividade individualista.

You might also like