You are on page 1of 7

ESTATUTO DA CENS EMPRESA JNIOR FCA UNICAMP Faculdade de Cincias Aplicadas UNICAMP

Captulo I Denominao, Sede, Finalidade e Durao.


Artigo 1 - A CENS EMPRESA JNIOR FCA UNICAMP, doravante denominada CENSEmpresa Jnior, uma associao civil, sem fins lucrativos, com fins educativos, e com prazo de durao indeterminado, com sede nas dependncias da Faculdade de Cincias Aplicadas da Unicamp, campus 2 de Limeira, localizada na Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jardim Santa Luiza, e foro nesta Cidade e Comarca de Limeira, Estado de So Paulo, que se reger pelo presente Estatuto e pelas disposies legais aplicveis. Artigo 2 - A CENS-Empresa Jnior tem por finalidade: a) Proporcionar a seus membros efetivos as condies necessrias aplicao prtica de seus conhecimentos tericos relativos sua rea de formao profissional; b) Dar sociedade um retorno dos investimentos que ela realiza na Universidade, atravs de servios de alta qualidade, realizados por futuros profissionais da rea de Nutrio e Cincias do Esporte, oriundos desses cursos ofertados pela Faculdade de Cincias Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); c) Incentivar a capacidade empreendedora dos alunos, dando a eles uma viso profissional j no mbito acadmico; d) Realizar estudos e elaborar diagnsticos e relatrios sobre assuntos especficos inseridos em sua rea de atuao; e) Assessorar a implantao de solues indicadas para problemas diagnosticados; f) Valorizar alunos e professores da Faculdade de Cincias Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no mercado de trabalho e no mbito acadmico, bem como a referida instituio;

Captulo II Quadro Social, Direitos e Deveres


Artigo 3 - Os membros da CENS-Empresa Jnior sero admitidos por um processo seletivo, podendo ser de duas categorias: a) MEMBRO HONORRIO: toda pessoa fsica ou jurdica que tenha prestado ou venha a prestar servios relevantes para o desenvolvimento dos objetivos da CENS-Empresa Jnior e aprovado em Assemblia Geral, sendo dispensada do pagamento de contribuio social. b) MEMBRO EFETIVO: estudantes de qualquer dos cursos de graduao da Universidade Estadual de Campinas, admitidos regularmente atravs de processo seletivo da CENS-Empresa Jnior. Pargrafo nico - Os membros da CENS-Empresa Jnior no respondem, mesmo que subsidiariamente, pelas obrigaes sociais. Artigo 4 - So direitos dos membros efetivos: a) Comparecer e votar nas Assemblias Gerais; b) Solicitar a qualquer tempo, informaes relativas s atividades da CENS-Empresa Jnior; c) Utilizar todos os servios colocados a sua disposio pela CENS-Empresa Jnior; d) Ser eleitos membros da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo; e) Requerer a convocao de Assemblia Geral, na forma prevista neste Estatuto. Artigo 5 - So deveres de todos os Membros: a) Respeitar o Estatuto e o Cdigo de tica, bem como as deliberaes da Assemblia Geral e da Diretoria Executiva;

b) Exercer diligentemente os cargos para os quais tenham sido eleitos, em se tratando de Membros Efetivos. c) Comparecer assiduamente aos plantes, reunies e s Assemblias Gerais; d) No tomar posio pblica de carter poltico, partidrio ou religioso em nome da CENS-Empresa Jnior. e) Prestigiar a CENS-Empresa Jnior por todos os meios ao seu alcance. Artigo 6 - Perde-se a condio de membro da CENS-Empresa Jnior nas seguintes situaes: a) Pela sua renncia; b) Pela concluso, abandono ou jubilamento dos cursos da Universidade Estadual de Campinas, em se tratando de Membro Efetivo; c) Pela morte, no caso de pessoas fsicas, ou pela cessao de suas atividades, no caso de pessoa jurdica; d) Por deciso de 2/3 (dois teros) dos membros efetivos, fundada na violao de qualquer das disposies do presente Estatuto.

Captulo III Patrimnio


Artigo 7 - O patrimnio da CENS-Empresa Jnior formado: a) Pelas contribuies regulares dos membros efetivos, a serem fixadas pela Diretoria Executiva e encaminhadas Assembleia Geral; b) Pelo produto de contribuies recebidas por servios prestados a terceiros; c) Pelas contribuies voluntrias e doaes recebidas; d) Por subvenes e legados oferecidos CENS-Empresa Jnior e aceitos pela Diretoria Executiva. Artigo 8 - Em caso de extino da CENS-Empresa Jnior, o seu patrimnio ser destinado Faculdade de Cincias Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.

Captulo IV Assembleia Geral


Artigo 9 - A Assembleia Geral o rgo de deliberao soberano da CENS-Empresa Jnior, que poder se reunir ordinria ou extraordinariamente. Artigo 10 - Somente os membros efetivos tero direito a voto nas Assemblias Gerais, correspondendo 1 (um) voto a cada membro efetivo, vedada a representao, nas Assemblias Gerais, por procurao. Artigo 11 - Compete Assemblia Geral: a) Eleger os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo; b) Decidir sobre reformas do Estatuto; c) Decidir sobre a convenincia em alienar, transigir, hipotecar ou permutar bens patrimoniais; d) Decidir sobre a extino da CENS-Empresa Jnior, nos termos do artigo 8 deste Estatuto; e) Destituir qualquer membro da Diretora Executiva, do Conselho Fiscal ou do Conselho Consultivo, em caso de m conduta comprovada ou por infrao deliberada ao Estatuto ou ao Cdigo de tica; f) Aprovar o Regimento Interno; g) Analisar e aprovar as demonstraes financeiras e contbeis, previamente aprovadas pelo Conselho Fiscal, assim como os pareceres da Diretoria Executiva. h) Aprovar a programao anual da CENS-Empresa Jnior para o perodo seguinte. i) Deliberar em casos omissos no presente Estatuto.

Artigo 12 - As Assemblias Gerais sero convocadas pelo Diretor Presidente da Diretoria Executiva, com a antecedncia mnima de 7 (sete) dias corridos da sua realizao, mediante divulgao dirigida a todos os membros efetivos, podendo ser essa comunicao de forma eletrnica. 1 - As Assemblias Gerais tambm podero ser convocadas por outros membros da Diretoria Executiva, mediante a subscrio de convocao por, no mnimo, 50% (cinqenta por cento) dos membros efetivos. 2 - As Assemblias Gerais tambm podero ser convocadas pelo Conselho Fiscal, desde que por maioria de seus membros. Artigo 13 - Sero nulas as decises da Assemblia Geral sobre assuntos no includos na Ordem do Dia, a no ser que, na Assemblia Geral, se encontrem 75% (setenta e cinco por cento) dos membros efetivos, e no haja, por parte destes, qualquer oposio. Artigo 14 - A instaurao da Assemblia Geral requer um qurum de frao de 2/3 (dois teros) dos membros efetivos, e suas decises sero sempre tomadas por maioria de 2/3 (dois teros) dos votos dos presentes.

Captulo V Da Diretoria Executiva


Artigo 15 - A Diretoria Executiva investida dos poderes de administrao e representao da CENSEmpresa Jnior, de forma a assegurar a consecuo de seus objetivos, observando e fazendo observar o presente Estatuto e as deliberaes da Assemblia Geral. Artigo 16 - A Diretoria Executiva ser composta por 8 (oito) membros efetivos, distribudos nos seguintes cargos: Diretor Presidente, Diretor Vice-Presidente, Diretor Administrativo-Financeiro, Diretor de Negcios, Diretor de Marketing, Diretor de Recursos Humanos, Diretor de Qualidade e Diretor de Projetos. Artigo 17 O mandato da Diretoria Executiva ser de 1 (um) ano, sempre contado, seqencialmente, a partir da posse da primeira diretoria, sendo permitida a reeleio, apenas 1 (uma) vez, ao mesmo cargo. Artigo 18 - Em caso de vacncia na Diretoria Executiva, esta eleger, por maioria simples de votos, um substituto para ocupar o cargo vago at a realizao da prxima Assemblia Geral. Artigo 19 - A Diretoria Executiva reunir-se-, pelo menos 1 (uma) vez por ms, mediante convocao, por meio eletrnico, de seu Diretor Presidente, com antecedncia mnima de 7 (sete) dias corridos. Pargrafo nico - As reunies da Diretoria Executiva podero ser, ainda, convocadas por seu Diretor Vice-Presidente, a requerimento de, no mnimo, 50% (cinqenta por cento) de seus membros. Artigo 20 - Compete Diretoria Executiva: a) Regulamentar e executar as deliberaes da Assemblia Geral; b) Elaborar as demonstraes financeiras, relatrios de atividades e oramento anual e apresent-los na Assemblia Geral; c) Estabelecer as diretrizes fundamentais da CENS-Empresa Jnior; d) Aprovar a admisso de membros da CENS-Empresa Jnior; e) Aceitar subvenes e legados; f) Aprovar as propostas de projetos a serem executados pela CENS-Empresa Jnior e os respectivos contratos;

g) Requerer e providenciar todas as formalidades necessrias obteno de imunidade e isenes fiscais, bem como encaminhar aos rgos pblicos competentes toda documentao inerente s suas atividades; h) Requerer os pedidos de projetos a terceiros, sempre levando em conta a capacidade da CENSEmpresa Jnior para assumi-los, bem como seus interesses e objetivos fundamentais; i) Eleger substitutos para os cargos vagos de Diretores, no caso de vacncia ou impedimento temporrio dos mesmos, obedecendo ao disposto neste Estatuto; Artigo 21 - Em quaisquer atos que envolvam obrigaes sociais, inclusive assinatura de contratos, emisso de cheques, ordens de pagamento, e na constituio de procuradores, a CENS-Empresa Jnior ser representada por dois Diretores em conjunto, conforme previsto neste Estatuto.

Captulo VI Da Competncia dos Membros da Diretoria Executiva


Artigo 22 - Compete ao Diretor Presidente: a) b) c) d) e) Representar a CENS-Empresa Jnior ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente; Cumprir e fazer cumprir o Estatuto; Convocar e presidir a Assemblia Geral; Convocar e presidir as reunies da Diretoria; Assinar, junto com o Diretor Administrativo-Financeiro, todos os documentos relativos abertura de conta bancria, cheques e outros documentos relativos s finanas da associao, incluindo os relatrios e balancetes de prestao de contas, alm de todos os demais documentos de natureza contbil que se faam necessrios.

Artigo 23 - Compete ao Diretor Vice-Presidente: a) Substituir o Diretor Presidente em suas faltas ou impedimentos; b) Assumir o cargo de Diretor Presidente, em caso de vacncia, at o seu trmino; c) Prestar, de modo geral, a sua colaborao ao Diretor Presidente. Artigo 24 - Compete ao Diretor Administrativo-Financeiro: a) Supervisionar e gerir os servios dos setores financeiros e da contabilidade da CENS-Empresa Jnior, tendo sob sua guarda todos os papis, valores, numerrios e demais objetivos desses referidos setores; b) Acompanhar o Diretor Presidente na representao da CENS-Empresa Jnior, quando se tratar de assunto ligado sua responsabilidade; c) Manter contas em estabelecimentos bancrios de confiana da Diretoria Executiva; d) Apresentar ao Presidente a situao financeira da Empresa quando por ele solicitada; e) Apresentar, mensalmente, nas reunies ordinrias, demonstrao da situao econmico-financeira da Empresa e o respectivo balancete; f) Pagar as contas autorizadas pelo Diretor Presidente; g) Conservar, sob sua guarda e responsabilidade, os documentos relativos tesouraria; h) Assinar, junto com o Diretor Presidente, todos os documentos relativos abertura de conta bancria, cheques bancrios, duplicatas, ttulos, contratos em geral, caues, vales de pagamentos e outros documentos relativos s finanas, incluindo os relatrios e balancetes de prestao de contas, alm de todos os demais documentos de natureza contbil que se faam necessrios, e quaisquer outros documentos que envolvam responsabilidade financeira e patrimonial da CENS-Empresa Jnior; Artigo 25 - Compete ao Diretor de Negcios:

a) Estruturar, organizar e distribuir a equipe de vendas; b) Analisar e definir o pblico alvo para cada produto ou servio; c) Dividir com os demais setores envolvidos as estratgias elaboradas para o desenvolvimento dos negcios; d) Apoiar idias de cada unidade de negcios, visando aumento de negcios; Artigo 26 - Compete ao Diretor de Marketing: a) A divulgao da imagem institucional da CENS-Empresa Jnior; b) Coordenar a poltica de divulgao e marketing da CENS-Empresa Jnior estabelecida pela Diretoria Executiva; c) Organizar, divulgar e apoiar os eventos e demais atividades promovidas pela CENS-Empresa Jnior; d) Estudar e propor a criao de novos produtos e servios; e) Realizar estudos comparativos com base na concorrncia; f) Desenvolver estratgias de lanamento, fidelizao de clientes, promoo e posicionamento do produto ou servio; g) Desenvolver pesquisas de mercado. Artigo 27 - Compete ao Diretor de Recursos Humanos: a) b) c) d) Garantir o bem estar dos membros dentro da CENS-Empresa Jnior; Organizar o Processo Seletivo da CENS-Empresa Jnior; Mediar a promoo de cursos de capacitao aos membros; Realizar pesquisas de clima dentro e fora da CENS-Empresa Jnior, no que diz respeito ao desempenho dos membros; e) Realizar avaliaes peridicas dos membros; f) Acompanhar o desenvolvimento dos membros durante o perodo em que este estiver na CENSEmpresa Jnior e dar suporte tcnico para tanto. Artigo 28 - Compete ao Diretor de Qualidade: a) b) c) d) e) Garantir a qualidade dos servios prestados e dos processos internos; Planejar e ministrar treinamentos na rea de Qualidade; Padronizar, normatizar e elaborar documentos internos; Elaborar o planejamento estratgico; Prezar pela eficincia no fluxo das atividades da CENS-Empresa Jnior.

Artigo 29 - Compete ao Diretor de Projetos: a) b) c) d) Elaborar projetos; Planejar projetos com base no interesse do cliente ou da prpria CENS-Empresa Jnior; Controlar a execuo dos projetos (do incio ao fim); Desenvolver projetos j existentes;

Captulo VII Do Conselho Fiscal


Artigo 30 - O Conselho Fiscal ser constitudo por 3 (trs) membros e seus respectivos suplentes, eleitos em Assemblia Geral. 1 - O mandato do Conselho Fiscal ser de 1 (um) ano, coincidindo com o mandato da Diretoria Executiva;

2 - Em caso de vacncia, o mandato ser assumido pelo respectivo suplente, at o seu trmino. Artigo 31 - Compete ao Conselho Fiscal: a) Examinar os livros de escriturao da CENS-Empresa Jnior; b) Opinar sobre os balanos e relatrios de desempenho financeiro e contbil e sobre as operaes patrimoniais realizadas, emitindo pareceres para os organismos superiores da CENS-Empresa Jnior; c) Requisitar Diretoria Administrativo-Financeira, a qualquer tempo, documentao comprobatria das operaes econmico-financeiras realizadas pela CENS-Empresa Jnior; d) Acompanhar o trabalho de eventuais auditores externos independentes; e) Convocar, extraordinariamente, a Assemblia Geral; f) Emitir pareceres sobre contas, balanos, relatrios financeiros, oramento anual e demais relatrios apresentados pela Diretoria Executiva. Pargrafo nico - O Conselho Fiscal se reunir ordinariamente a cada 2 (dois) meses e, extraordinariamente, sempre que necessrio.

Captulo VIII Do Conselho Consultivo


Artigo 32 O Conselho Consultivo ser formado por 3 (trs) membros, com seus respectivos suplentes, todos eleitos pela Assemblia Geral, para o mandato de 1 (um) ano, coincidindo este mandato tambm com o da Diretoria Executiva. Pargrafo nico - Somente podero integrar o Conselho Consultivo membros efetivos da CENSEmpresa Jnior que j tenham ocupado qualquer cargo da Diretoria Executiva. Artigo 33 - O Conselho Consultivo somente passar a existir a partir da eleio e posse da segunda Diretoria Executiva. Artigo 34 - Compete ao Conselho Consultivo analisar, avaliar e orientar a Diretoria Executiva, sempre que consultado por esta.

Captulo IX Das Eleies


Artigo 35 - Os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal sero eleitos pelos membros efetivos da CENS-Empresa Jnior em eleies realizadas em Assembleia Geral convocada para este fim. Pargrafo nico - Exclusivamente para a Diretoria Executiva, a eleio de seus membros ser feita por chapa, devidamente inscrita. Artigo 36 - O Edital de Convocao da Assemblia Geral de Eleies ser ser publicado com, no mnimo, 15 (quinze) dias de antecedncia data da eleio, detalhando como a mesma ocorrer. Artigo 37 - Todo membro efetivo pode integrar chapa, em qualquer cargo, para disputar eleies da Diretoria Executiva, sendo que a eleio ser realizada pelo sistema majoritrio. Artigo 38 - A eleio para o Conselho Fiscal ser tambm pelo sistema majoritrio, no havendo, neste caso, a eleio por chapa.

Pargrafo nico - A reeleio para um mesmo cargo da Diretoria Executiva ou Conselho Fiscal permitida uma nica vez.

Captulo X Disposies Gerais


Artigo 39 - O exerccio social coincidir com o ano civil. Artigo 40 - Os resultados da CENS-Empresa Jnior que se verificarem ao final de cada exerccio social sero compulsoriamente reinvestidos na CENS-Empresa Jnior a fim de melhorar a qualidade de seus servios. Artigo 41 - vedada a remunerao aos integrantes da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo pelo exerccio de tais funes, bem como vedada a distribuio de bonificaes ou vantagens a dirigentes ou membros efetivos da CENS-Empresa Jnior. Pargrafo nico - Os participantes de todos os projetos recebero da CENS-Empresa Jnior reembolso apenas se ocorrer algum custo operacional para a execuo dos respectivos projetos. Artigo 42 - A CENS-Empresa Jnior ser extinta a qualquer tempo, por deciso de Assemblia Geral especialmente convocada para esse fim, sempre por deciso de 2/3 (dois teros) de seus membros efetivos, decidindo-se, nessa mesma Assemblia, a destinao de seu patrimnio conforme previsto no artigo 8 deste Estatuto. Artigo 43 - O presente Estatuto somente poder ser modificado por aprovao atravs de uma Assemblia Geral, a qualquer tempo, por votao que tenha, no mnimo, 2/3 (dois teros) dos membros efetivos da CENS-Empresa Jnior. (Confere com o original lanado em livro prprio da CENS EMPRESA JNIOR FCA UNICAMP). Limeira, 22 de maro de 2013.

___________________________________ Rodrigo Ramos da Silva Chaves Diretor Presidente da CENS EMPRESA JNIOR FCA UNICAMP

You might also like