You are on page 1of 27

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA

Maro/2013

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Agente Fiscal de Rendas Gesto Tributria


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA 1
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 100 questes, numeradas de 1 a 100. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa.

Conhecimentos Gerais

- Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A
C D E

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes. - Voc ter 4 horas para responder a todas as questes e preencher a Folha de Respostas. - Ao terminar a prova, entregue ao Fiscal da sala todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Portugus Ateno: Para responder s questes de nmeros 1 a 6, considere o texto abaixo.

No final de 1865, d. Pedro II solicitou a Jos Antnio Pimenta Bueno, futuro visconde, depois marqus de So Vicente, que realizasse estudos preliminares e elaborasse propostas de ao legislativa visando emancipao dos escravos. O trabalho de Pimenta Bueno seria depois discutido em sesses do Conselho de Estado pleno. O objetivo do esforo era dotar o governo de projeto de lei sobre emancipao a ser submetido discusso e aprovao do Legislativo. Pimenta Bueno concluiu a tarefa em janeiro de

1866. Todavia, as dificuldades da guerra com o Paraguai e a resistncia do chefe de gabinete na ocasio, o marqus de Olinda escravocrata raivoso e empedernido , fizeram com que o assunto fosse engavetado por alguns meses. Em meados de 1866, o interesse do imperador em promover o debate sobre o problema da escravido recebeu novo alento com a correspondncia enviada por uma prestigiosa sociedade abolicionista francesa, a Comit pour l'Abolition de l'Esclavage, solicitando-lhe que usasse o seu poder e influncia para abolir a escravido no Brasil. A resposta, assinada pelo ministro dos Negcios Estrangeiros, indicava que

10

o novo gabinete liberal, liderado por Zacarias de Ges e Vasconcellos, estava pronto para promover a causa. A emancipao no Brasil parecia coisa decidida, sendo apenas questo de forma e oportunidade. A resposta enviada aos abolicionistas franceses surpreendeu polticos e grandes proprietrios. Foi, na verdade, a moldura para os debates sobre o trabalho de Pimenta Bueno, ento visconde de So Vicente, no Conselho de Estado, em abril de 1867. Os conselheiros estavam numa situao delicada. Confrontados com a determinao do imperador em fazer caminhar o problema da

15

emancipao, ficavam talvez inibidos em opor resistncia decidida iniciativa, por mais que esta fosse de encontro s suas convices mais ntimas. O resultado dessa tenso entre convenincia poltica e convices escravocratas foi a formulao, por parte da maioria dos conselheiros, de argumentos sibilinos destinados a concordar com o imperador em que a emancipao era questo decidida, ao mesmo tempo que sustentavam a opinio de que nada devia ser feito sobre o assunto.
(Sidney Chalhoub. Escravido e cidadania: a experincia histrica de 1871. Machado de Assis, historiador. So Paulo: Companhia das Letras, 2003, p.139 e 140)

1.

Compreende-se corretamente do texto: (A) O modo como so citados os ttulos de nobreza de Jos Antnio Pimenta Bueno produz a necessria inferncia de que ele se tornou marqus como recompensa, por ocasio da realizao satisfatria da tarefa que lhe foi imposta por d. Pedro II. Ainda que existissem estudos preliminares sobre a emancipao dos escravos no Brasil, o imperador d. Pedro II somente mostrou interesse sobre o assunto quando, em 1866, se viu instado, por organizao abolicionista francesa, a agir. O emprego da forma verbal seria (linha 3) evidencia que a discusso do trabalho de Pimenta Bueno constituiu hiptese no realizada, em decorrncia da manobra feita para impedir o andamento das discusses sobre o tema da escravido. O atraso de meses na apresentao do tema da emancipao dos escravos ao Conselho de Estado foi determinado por problemas na esfera internacional, que acarretaram resistncias internas por parte de pessoas influentes. O Comit pour l'Abolition de l'Esclavage configurou-se importante instrumento de presso poltica ao incitar tomada de posio do Brasil a favor da abolio da escravatura.

(B)

(C)

(D)

(E)

2.

A emancipao no Brasil parecia coisa decidida, sendo apenas questo de forma e oportunidade. O comentrio acima, em seu contexto, legitima o seguinte entendimento: (A) De modo falacioso, desejava-se mostrar que a emancipao dos escravos no Brasil j era uma realidade, pois se tratava unicamente de forma e oportunidade. Tinha-se a impresso de que, no Brasil, a emancipao dos escravos estava firmada, bastando que se encontrassem o modo e a ocasio propcios para realizar-se efetivamente. Decidiu-se veicular a imagem de um Brasil emancipado, pois a emancipao dos escravos era to somente um problema de formulao e de oportunidade a ser aproveitada. Parecia que no Brasil a emancipao no precisava mais ser discutida, pois havia sido decidido que era apenas uma questo formal e oportunista. Sendo mero problema formal, ainda que oportuno, a emancipao no Brasil parecia coisa definitivamente concluda.
FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

(B)

(C)

(D)

(E)
2

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


3. A resposta aos abolicionistas franceses (A) causou mal-estar entre polticos e proprietrios por ter sido elaborada e assinada por um nico ministro, sem prvia participao aos seus pares e sem que, at ento, tivesse havido qualquer movimento em direo emancipao. encobria seu verdadeiro propsito, determinado pelo imperador: ser, efetivamente, o estopim de um debate amplo e irrestrito sobre a questo abolicionista no Brasil. produziu, da parte dos conselheiros do Brasil Imperial, em virtude do choque de interesses institudo, o curioso espetculo de um pas em que se condenava a escravido, mas em que quase ningum queria dar um passo para viver sem ela. acarretou uma retrica oficial que condenava a defesa dos interesses dos proprietrios de escravos, postos estes em situao delicada de defender aberta e aguerridamente perante a nao a permanncia do regime escravocrata. desnudou ao mundo que o Brasil tornara-se o ltimo baluarte da escravido no Ocidente, estando disposto a tudo fazer para manter-se nessa posio.

(B)

(C)

(D)

(E)

4.

Preservado o contexto, est correta a seguinte compreenso de segmento do texto: (A) (B) (C) (D) (E) moldura para os debates / arremate das altercaes. argumentos sibilinos / provas irrefutveis. recebeu novo alento / foi agraciado com mais um importante reconhecimento. fosse de encontro s suas convices mais ntimas / corroborasse suas crenas basilares. raivoso e empedernido / colrico e renitente.

5.

Considere as seguintes afirmaes: I. Embora tenham significados distintos, as palavras futuro (linha 1) e ento (linha 13) remetem a um mesmo perodo da vida de Pimenta Bueno. A depender da articulao entre o termo destacado em o seu poder e influncia (linhas 8 e 9) e outras partes da frase, so possveis duas leituras. Est correta a grafia da palavra destacada em sesses do Conselho de Estado pleno (linha 3), assim como o est a destacada em Voc encontrar os dados na segunda seco do primeiro captulo.

II.

III.

Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) I, II e III. I, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas.

6.

Considerado o segundo pargrafo, legtimo o seguinte comentrio: (A) (linha 12) Em A resposta enviada aos abolicionistas franceses surpreendeu polticos e grandes proprietrios, a substituio do segmento destacado por "surpreendeu a eles, polticos e grandes proprietrios" preserva a correo original. (linhas 14 e 15) O segmento Confrontados com a determinao do imperador em fazer caminhar o problema da emancipao no admite outro entendimento que no seja o de expressar ideia de tempo. (linhas 14 e 15) Em Confrontados com a determinao do imperador em fazer caminhar o problema da emancipao, a substituio do segmento destacado por "emancipatrio" preserva a correo e o sentido originais. (linha 15) O verbo opor, presente no texto, estaria corretamente empregado na frase "Se o lder da oposio se oposse proposta, ela nem chegaria a ser discutida no senado". (linhas 16 a 18) Outra redao para foi a formulao, por parte da maioria dos conselheiros, de argumentos sibilinos destinados a concordar com o imperador em que a emancipao era questo decidida, igualmente clara e correta, : "foi a formulao da maioria dos conselheiros de argumentos sibilinos afim de concordar com o imperador que a emancipao era questo decidida".
3

(B)

(C)

(D)

(E)

FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 7 a 12. Desespero de causa 1 As manifestaes que deslancharam a Primavera rabe tiveram incio num ato isolado de desespero. Em dezembro de 2010, o tunisiano Mohamed Bouazizi ateou fogo ao corpo e desencadeou uma revolta contra a situao econmica em seu pas, onde o desemprego afligia um quarto da populao. Tendem ao simplismo, como se sabe, as explicaes puramente econmicas para eventos sociais. So ainda menos consistentes as tentativas de atribuir um motivo genrico e unilateral a reaes eminentemente complexas, como as que atravessam a psicologia e a histria peculiar a cada indivduo. Contra o pano de fundo do desemprego estrutural, o ato de desespero do jovem tunisiano surgiu aps os violentos achaques da polcia, aos quais ele era submetido por tentar a sobrevivncia como vendedor ambulante sem licena. Autoritarismo, represso, conflitos religiosos e economia misturaram-se naquele momento, e seria incerto transferir esse quadro especfico para os pases europeus, por exemplo, onde a crise tem determinado ndices similares de desemprego, e ainda mais elevados entre os jovens. O desespero, entretanto, no menor no mundo desenvolvido e produz efeitos equivalentes, no plano individual, aos que se abateram sobre o ambulante da Tunsia. [...] No apenas a privao econmica, certamente grave, mas ainda assim amenizada por dcadas de progresso social, o que se abate sobre largas parcelas da populao nos pases desenvolvidos. A ausncia de perspectivas, especialmente entre os mais jovens, propicia uma sensao psicolgica em que o indivduo se v como que dispensado de prosseguir numa vida til, diante de um mecanismo impessoal e cego, que a esfera poltica s aparentemente se acha em condies de administrar. Talvez seja exagero prever uma "Primavera Europeia" em pases como Espanha, Grcia e Portugal, caso ali persistam os atuais ndices de desemprego. inegvel, entretanto, que pouco se tem feito para dissipar tamanho surto de aflies.
(Folha de S.Paulo, opinio, p. 2A, 7/ 11/2012)

10

15

20

7.

O texto confirma que o editorialista tem a seguinte convico: (A) (B) (C) (D) (E) Ainda que, no caso da Primavera rabe, a revolta social tenha sido deflagrada por um ato individual, envolto em conjuno de vrios fatores, movimentos sociais reivindicatrios so decorrncia direta de cenrio econmico desfavorvel populao. A histria particular e o perfil psicolgico de um indivduo, que determinam reaes nicas e complexas a fatores externos de variada ordem, so os elementos fundantes de mobilizaes sociais por melhores condies de vida. O desenvolvimento favorvel dos pases avanados no que se refere aos direitos dos cidados, desenvolvimento que cria auspiciosas expectativas de vida e veda inquietaes, a razo pela qual prever uma "Primavera Europeia" exagero. Dirigentes da Espanha, Grcia e Portugal no tm sido aptos a neutralizar o desalento de suas populaes, incapazes que eles esto de adequadamente gerir a obteno e a utilizao dos recursos materiais necessrios ao bem-estar dos indivduos. O mecanismo impessoal e cego da esfera poltica gera o desemprego estrutural visvel nos pases rabes e europeus, crise que leva a juventude mais exaltada a desistir da vida, o que acarretaria altos ndices globais de suicdio.

8.

Considere o que se afirma sobre o ttulo do editorial. I. II. III. IV. (A) (B) (C) (D) (E) Embora sem prejuzo da compreenso, constitui um deslize, pois o padro culto escrito preconiza a forma nica "em desespero de causa". Constitui um juzo de valor. Caracteriza um ltimo recurso, aps todas as tentativas possveis. Expressa interpretao da realidade, interpretao realizada com a neutralidade inerente ao jornalismo. I e III. II e III. I e IV. III e IV. I e II.

Est correto o que se afirma APENAS em

9.

Unidades do texto, abaixo identificadas, tiveram redao alterada. A nica transformao que, no contexto, preserva a correo segundo o padro culto escrito e manifesta equivalncia com o sentido original : (A) (B) (C) (D) (E) (linha 4) Tendem ao simplismo, como se sabe, as explicaes puramente econmicas para eventos sociais /Sabendo-se que tendem ao simplismo as explicaes puramente econmicas para eventos sociais. (linhas 5 e 6) como as que atravessam a psicologia e a histria peculiar a cada indivduo / tais que atravessam a psicologia e a histria peculiar a cada indivduo. (linha 8) aos quais ele era submetido por tentar a sobrevivncia como vendedor ambulante sem licena / a cuja brutal intimidao e roubos ele era submetido por tentar a sobrevivncia como vendedor ambulante sem licena. (linha 10) onde a crise tem determinado ndices similares de desemprego / no qual a crise vem determinando ndices similares de desemprego. (linhas 12 e 13) O desespero, entretanto, no menor no mundo desenvolvido e produz efeitos equivalentes, no plano individual, aos que se abateram sobre o ambulante da Tunsia / Pois o desespero no menor no mundo desenvolvido e produz efeitos equivalentes, no plano individual, aos que se abateram sobre o ambulante da Tunsia.
FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


10. Talvez seja exagero prever uma "Primavera Europeia" em pases como Espanha, Grcia e Portugal, caso ali persistam os atuais ndices de desemprego. inegvel, entretanto, que pouco se tem feito para dissipar tamanho surto de aflies. Considerado o trecho acima transcrito, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) O verbo "prever" est empregado em conformidade com o padro culto escrito, como o est o verbo "rever" na frase "A diretoria espera que o departamento rev a prestao de contas apresentada ontem". A formulao "So inegveis as aes, poucas entretanto, que tm sido levadas a efeito para dissipar tamanho surto de aflies" mantm a direo argumentativa da frase original. Se em vez da palavra caso fosse empregada a palavra "se", a substituio de persistam por "persistirem" preservaria o sentido e a correo originais. A substituio de Talvez seja exagero por "Talvez seja escessivo" preserva a correo da frase original. Se, na frase inegvel, entretanto, que pouco se tem feito para dissipar tamanho surto de aflies, tivesse sido empregada a forma "que pouco se fez" no haveria perda de nenhum trao de sentido.

11.

Acerca de verbos encontrados no texto correto afirmar, tomando como parmetro o padro culto escrito: (A) (B) (C) (D) (E) "prever" est adequadamente empregado na frase "Quando os analistas preverem baixa dos juros, os emprstimos aumentaro". "atribuir" est corretamente grafado na frase "Ela sempre atribuia ao auxiliar os equvocos nos documentos". "afligir" a nica forma de particpio aceitvel "aflito", pois "afligido" forma incorreta. "submeter" tem duplo particpio. "abater" est adequadamente empregado na frase "Se eles abativessem pelo menos 10% do valor total, eu pagaria vista".

12.

correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) No segmento como as que atravessam (linhas 5 e 6), o termo destacado retoma as tentativas (linha 5). O sentido e a correo originais do segmento transferir esse quadro especfico para os pases europeus (linhas 9 e 10) esto mantidos nesta seguinte formulao "transferir-lhe aos pases europeus". Na frase a crise tem determinado ndices similares de desemprego (linha 10), em que se tem voz passiva, a crise exerce a funo de agente. Em para eventos sociais (linha 4), a preposio introduz segmento que exprime finalidade. Em o que se abate sobre largas parcelas da populao (linhas 15 e 16), a palavra destacada da mesma natureza da sublinhada em "A que mais custava foi vendida primeiro". Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 13 a 21. No tempo de Lavinia Fontana, na efervescncia da Bolonha do sculo XVI, uma pintura, fosse um retrato ou uma cena, fosse religiosa ou alegrica, histrica ou privada, era criada com a inteno de ser lida. Essa era uma caracterstica inerente e essencial do ato esttico: a possibilidade, por meio de um vocabulrio compartilhado, da comunicao entre o ponto de vista do artista e o ponto de vista do pblico. Um quadro podia ser venerado pela sua arte ou seu contedo, mas acima da venerao estava

Ateno: 1

a promessa de algo a ser aprendido ou pelo menos reconhecido. Ainda no sculo VI, o papa Gregrio, o Grande, havia declarado: "Uma coisa adorar um quadro, outra aprender em profundidade, por meio dos quadros, uma histria venervel. Pois aquilo que a escrita torna presente para o leitor as pinturas tornam presente para os iletrados, para aqueles que s percebem visualmente, porque nas imagens os ignorantes veem a histria que devem seguir, e aqueles que no conhecem o alfabeto descobrem que podem, de certa maneira, ler. Portanto, especialmente para o povo comum, as pinturas so o equivalente da leitura.

10

[...] na nossa poca, quando as imagens ganham novamente proeminncia sobre a palavra escrita, falta-nos esse vocabulrio visual compartilhado. Temos permitido que a propaganda e a mdia eletrnica privilegiem a imagem para transmitir informaes instantaneamente ao maior nmero de pessoas; esquecemos que a prpria velocidade as converte na ferramenta ideal de comunicao para toda sorte de propaganda, porque, manipuladas pela mdia, essas imagens no nos do tempo para uma crtica ou reflexo pausada. "Adoramos as imagens, mas no aprendemos em profundidade, por meio delas. Superficialmente,

15

temos em comum certas imagens bsicas de eficincia e lucro, de sexualidade e satisfao , cada uma com seu lugar-comum nas propagandas completamente banais para a Ralph Lauren ou a Volvo, ou para o Homem de Marlboro, com sua tendncia ao cncer. Um carro comumente significa sucesso, um cigarro, auto-afirmao; as praias oferecem um paraso perdido, e as roupas de um estilista definem a identidade. Mas a leitura de imagens mais antigas e mais sbias nos escapa. Falta-nos uma linguagem comum, que seja profunda e significativamente rica. Vivemos, mais uma vez, na Torre de Babel inacabada.
Obs.: Lavinia Fontana (Bolonha (1552); Roma (1614)), pintora italiana. Seu pai e professor, Prospero Fontana, era o principal pintor da Escola de Bolonha. (Alberto Manguel, Lendo imagens: uma histria de amor e dio. Trad. Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cludio Strauch, So Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 143 e 144)

FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


13. O autor do texto (A) (B) (C) (D) (E) entende que a produo artstica do sculo XVI supera em valor esttico as obras produzidas nos sculos posteriores, em virtude do especial ambiente cultural italiano da poca de Lavinia Fontana. endossa a crtica subjacente s palavras do Papa Gregrio, o Grande, no que se refere s artes visuais que no atendem ao trao constitutivo do fazer esttico, que o de produzir a convergncia do ponto de vista do artista e o do pblico. aponta a carncia da contemporaneidade no que se refere fruio consistente de imagens, concebida essa consistncia como atribuio de sentido ao que elas portam em seus nveis menos explcitos. parte de assertiva sobre a pintura antiga para tecer um paralelo entre essa manifestao esttica e a que tomou o seu lugar no sculo XXI, pontuando os aspectos que determinaram a perda de riqueza das imagens contemporneas. atribui a superficialidade das imagens de nossa poca falta de obras que compilem unidades lxicas pertinentes s artes visuais, obras que poderiam influenciar os artistas a produzirem composies mais complexas e o pblico a fazer leituras mais ricas.

14.

O termo inicial do segundo pargrafo foi omitido, como o indica o uso dos colchetes. A coerncia do texto exige que essa lacuna seja preenchida com a seguinte formulao, seguida da necessria vrgula: (A) (B) (C) (D) (E) Paradoxalmente. Consequentemente. Avisadamente. De modo que. Tanto que.

15.

O segmento do texto que NO contm informao implcita : (A) (B) (linha 10) quando as imagens ganham novamente proeminncia sobre a palavra escrita. (linhas 12 e 13) esquecemos que a prpria velocidade as converte na ferramenta ideal de comunicao para toda sorte de propaganda. (C) (D) (E) (linhas 13 e 14) essas imagens no nos do tempo para uma crtica ou reflexo pausada. (linha 17) Um carro comumente significa sucesso. (linha 14) "Adoramos as imagens".

16.

Afirma-se com correo: (A) (B) (C) (D) (E) (linha 1) em No tempo de Lavinia Fontana, na efervescncia da Bolonha do sculo XVI, a unidade destacada reduz a amplitude temporal referida na unidade anterior. (linhas 1 e 2) a caracterizao de pintura, por segmentos introduzidos pela forma verbal fosse, exprime as condies que determinariam a inteno da obra de ser lida. (linhas 6 e 7) na frase iniciada por Pois, o paralelismo instaurado pela correlao entre aquilo e pinturas. (linha 7) o especfico contexto do segmento as pinturas tornam presente para os iletrados, para aqueles que s percebem visualmente evidencia que a vrgula equivale conjuno e. (linha 9) a analogia estabelecida por meio da expresso de certa maneira baseia-se na compreenso de ler como "ter acesso a informao atravs do cdigo lingustico".

17.

Tomado o padro culto escrito como referncia, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) (linha 2) o vocbulo "inteno" est adequadamente grafado, assim como o est o vocbulo "compreeno". (linha 8) a palavra veem est corretamente grafada, assim como o est a palavra destacada em "Os muros retm a gua da chuva". (linha 9) outra redao para o segmento pinturas so o equivalente da leitura, em forma igualmente adequada, que preserva o sentido original, "as pinturas equivalem a leitura". (linha 13) a palavra porque est adequadamente grafada, assim como o est na frase "Ele chegou atrasado, no sei bem porque motivo". A concordncia notada em uma histria venervel (linha 6) est correta, assim como o est na frase "Quem aprecia a arte considera venervel, em todo e qualquer contexto, as histrias que os quadros oferecem".
FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


18. So equivalentes e igualmente claras e corretas, segundo o padro culto escrito, as redaes que se encontram em:
(A) (B) (C) (linha 10) na nossa poca, quando as imagens ganham novamente proeminncia sobre a palavra escrita / na nossa poca, que as imagens novamente obtem destaque sobre a palavra escrita. (linhas 11 e 12) Temos permitido que [...] privilegiem a imagem para transmitir informaes / Temos dado anuncia que privilegiem a imagem a fim de transmitir informaes. (linhas 12 e 13) a prpria velocidade as converte na ferramenta ideal de comunicao / a velocidade inerente delas as transforma na ferramenta de perfeita comunicao. (linhas 15 e 16) temos em comum certas imagens bsicas de eficincia e lucro, de sexualidade e satisfao , cada uma com seu lugar-comum nas propagandas / compartilhamos certas imagens bsicas de eficincia e lucro, de sexualidade e satisfao , cada qual ocupando seu espao prprio nas propagandas. (linhas 13 e 14) porque, manipuladas pela mdia, essas imagens no nos do tempo para uma crtica ou reflexo pausada / na medida em que, manejadas pela mdia, essas imagens no nos propiciam tempo para uma crtica ou reflexo pausada.

(D)

(E)

19.

Considerado o contexto, a frase em que a ao destacada, tendo ocorrido no passado, referida como sendo anterior a outra ao igualmente passada : (A) ... na efervescncia da Bolonha do sculo XVI, uma pintura, fosse um retrato ou uma cena, fosse religiosa ou alegrica, histrica ou privada, era criada com a inteno de ser lida. Essa era uma caracterstica inerente e essencial do ato esttico: a possibilidade, por meio de um vocabulrio compartilhado, da comunicao entre o ponto de vista do artista e o ponto de vista do pblico. Um quadro podia ser venerado pela sua arte ou seu contedo, mas acima da venerao estava a promessa de algo a ser aprendido ou pelo menos reconhecido. Ainda no sculo VI, o papa Gregrio, o Grande, havia declarado: "Uma coisa adorar um quadro, outra aprender em profundidade, por meio dos quadros, uma histria venervel". Temos permitido que a propaganda e a mdia eletrnica privilegiem a imagem para transmitir informaes instantaneamente ao maior nmero de pessoas.

(B) (C)

(D)

(E)

20.

Superficialmente, temos em comum certas imagens bsicas de eficincia e lucro, de sexualidade e satisfao , cada uma com seu lugar-comum nas propagandas completamente banais para a Ralph Lauren ou a Volvo, ou para o Homem de Marlboro, com sua tendncia ao cncer. legtimo afirmar que, na frase acima, (A) (B) (C) (D) (E) os travesses sinalizam que as imagens citadas so referidas margem do discurso principal porque so consideradas de importncia menor no processo de argumentao institudo no texto. o comentrio com sua tendncia ao cncer, fruto do exame da relao entre o objeto anunciado e suas consequncias, pode ser entendido como evidncia de que o autor no padece dos efeitos da citada falta de tempo contempornea. o emprego de completamente evidencia que qualquer propaganda veiculada pela mdia totalmente banal. as expresses de eficincia e lucro e de sexualidade e satisfao no se apresentam, uma em relao outra, estruturadas de maneira harmnica. a expresso lugar-comum est empregada no singular, e, se fosse empregada no plural, a correo exigiria o uso da forma "lugares-comum".

21.

Um carro comumente significa sucesso, um cigarro, auto-afirmao; as praias oferecem um paraso perdido, e as roupas de um estilista definem a identidade. A frase em que se nota emprego de vrgula determinado pelo mesmo motivo que definiu sua presena no segmento destacado acima : (A) (B) (C) (D) (E) Suas ligaes eram sempre frequentes, ainda que breves. Se s feliz, escreve; se s infeliz, escreve tambm. Os meus hbitos quietos, o bom humor e a idade, principalmente esta, me favoreceram. Ela perdeu o fiel companheiro; a menina, um pai amoroso. No novo nada disto, nem eu estou aqui para dizer coisas novas.
7

FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Ateno: Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 22 a 27. Entrevista Otaviano Canuto 1 O Brasil considerado, pelo Banco Mundial, um pas com renda por habitante de nvel mdio para alto. Esse status foi confirmado em 1987 e ameaado pela ltima vez em 2002. Estamos na faixa de renda por habitante entre US$ 4 mil e US$ 12.500 por ano. Por esse critrio, parecemos bem prximos dos cerca de 30 pases ricos da mesma classificao. Mas h um obstculo no caminho. [...] POCA O Brasil corre hoje o risco de ficar preso numa armadilha de baixo crescimento? Otaviano Canuto Acho que ele baixo hoje, mas o Brasil corre esse risco se no avanar no ritmo necessrio para a educao de qualidade. [...] Alm disso, precisa recuperar a capacidade de investir em infraestrutura, a tradicional transportes, energia e a avanada, de telecomunicaes. Esse atraso, alis, pode ser visto como problema e oportunidade. Se as deficincias de infraestrutura forem enfrentadas, o efeito em aumento de produtividade e reduo dos gargalos ser tamanho que abrir oportunidade de o pas continuar crescendo substancialmente. No caso da infraestrutura, quanto mais o Brasil perseguir a criao de campees nacionais nessas reas, maior o risco de deixar para trs o usufruto e o potencial produtivo do acesso s novas tecnologias para todos [...]. POCA Mas o pas foi bem-sucedido ao passar de economia de baixa renda para mdia renda. Por que o processo no continuaria? Otaviano Canuto A que est: isso no um processo contnuo. o que se conclui da observao dos pases na histria recente que fizeram a transio para a renda alta. No so muitos. [...] Entre esses, h sete que servem mesmo como referncia: Japo, Coreia do Sul, Cingapura, Israel e Ilhas Maurcio, alm de Hong Kong e Taiwan, que no Banco Mundial tratamos como parte da China. [...] POCA Como funciona o salto, da mdia renda para a alta renda? Otaviano Canuto O que caracteriza aqueles sete casos que mencionei que servem de exemplo? Em todos eles, a partir de certo momento, foi esgotado o filo da simples transferncia de gente (entre setores e do campo para a cidade). Esses pases foram para o outro estgio, em que a mo de obra precisa ser muito educada. Mas no basta fazer o esforo educacional se no houver um escoadouro da mo de obra para atividades de maior contedo tecnolgico. Houve a criao local de capacidade de gesto, de organizao de processos de produo, em setores com alto valor de mercado na economia mundial. A transio da mdia renda para a renda alta acontece quando uma parcela crescente da populao ocupada com atividades no alto da escala de sofisticao tecnolgica. Elas exigem manejo de tecnologia, a adaptao, a inovao em processos e produtos. No Brasil, voc tem altas capacidades tecnolgicas e gerenciais [...]. Mas a proporo dessas atividades no alta o suficiente para puxar para cima a renda mdia do pas.
(CORONATO, Marcos. Entrevista [com Otaviano Canuto]. POCA. So Paulo: Editora Globo, 21 de janeiro de 2013, p. 34 e 36)

10

15

20

25

30

22.

A anlise da primeira sequncia do dilogo autoriza a seguinte afirmao: (A) (B) (C) (D) Considerando que a pergunta se refere ao momento atual, as duas primeiras linhas da resposta elaborada equivalem a no, na medida em que, para o economista, o risco pode se manifestar apenas no futuro. O adjetivo empregado para caracterizar a infraestrutura correspondente a telecomunicaes faz pressupor que o outro tipo de infraestrutura considerado obsoleto pelo entrevistado. O segmento Esse atraso recupera ideias expostas nos trechos anteriores, mas no se reporta a expresso lingustica especfica. O entrevistado equivoca-se ao mencionar infraestrutura nos fragmentos Se as deficincias de infraestrutura e No caso da infraestrutura: tanto a estrutura textual quanto o contedo da resposta exigem que, no primeiro caso, a palavra seja substituda por educao. Na primeira linha da resposta, o pronome ele recupera o substantivo crescimento, mencionado na pergunta.

(E)

23.

Acerca da segunda sequncia da entrevista, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) A expresso A que est poderia ser substituda por Pois ou Isso mesmo, j que as trs formulaes tm o mesmo significado. Na linha 17, a introduo de uma vrgula aps a palavra recente tornaria mais evidente o sentido explicativo do fragmento que a sucede. O deslocamento de Por que para o final da pergunta implicaria que, para adequao s normas ortogrficas vigentes, a expresso fosse grafada assim: por que. A frase que no Banco Mundial tratamos como parte da China antecipa eventual estranhamento em relao a essa concepo, tomada como invulgar. A palavra mesmo tem sentido idntico ao notado na frase Ele mesmo fez a correo do texto.
FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


24. Assinale a alternativa que contm comentrio correto sobre a terceira sequncia da entrevista. (A) (B) (C) (D) (E) O adjetivo simples equivale a ingnua, e endossa a ideia de que transferncia de gente um procedimento obsoleto no atual contexto econmico mundial. A restrio introduzida por a partir de certo momento corrobora a ideia de descontinuidade do processo, defendida pelo entrevistado. O uso de parnteses e o pouco desenvolvimento das informaes por eles acolhidas indicam que a revista toma como desnecessrio, porque bvio, o esclarecimento que acrescenta s palavras do entrevistado. O uso de voc tem (linha 28), em lugar de tm-se, indesejvel em entrevista de circulao nacional, que deve preservar o padro culto escrito e a formalidade inerente a esse tipo de texto. Em puxar para cima ocorre uma redundncia, considerando-se que o sentido do verbo inclui o direcionamento mencionado em seguida.

25.

correto depreender-se da leitura do texto: (A) (B) (C) (D) (E) De acordo com os diferentes parmetros atualmente disponveis, o Brasil pode ser considerado um pas medianamente desenvolvido. Educao e desenvolvimento tecnolgico so interdependentes e imprescindveis para a continuidade do processo de evoluo material do pas. O investimento em tecnologia deve preceder o aprimoramento da educao, uma vez que o primeiro condio para o bom aproveitamento de pessoal mais bem instrudo. Deve haver autonomia total de gesto de recursos, materiais ou humanos, para que um pas possa ser considerado desenvolvido em relao renda de seus habitantes. Apenas na histria recente da humanidade encontram-se pases que fizeram a transio da mdia para a alta renda.

26.

Est corretamente compreendido o seguinte fragmento do texto: (A) Mas no basta fazer o esforo educacional se no houver um escoadouro da mo de obra para atividades de maior contedo tecnolgico / Deve haver um condutor da fora de trabalho para afazeres de superior complexidade conteudstica tecnolgica, embora no seja suficiente o empenho escolar. Houve a criao local de capacidade de gesto, de organizao de processos de produo, em setores com alto valor de mercado na economia mundial / Criaram capacidade de gesto local, de organizao de processos de produo, em domnios valorosos financeiramente no mundo. A transio da mdia renda para a renda alta acontece quando uma parcela crescente da populao ocupada com atividades no alto da escala de sofisticao tecnolgica / A passagem da mdia para a alta renda ocorre em contexto no qual frao crescente da populao lida com as atividades mais sofisticadas do ponto de vista tecnolgico. Elas exigem manejo de tecnologia, a adaptao, a inovao em processos e produtos / As mesmas requerem manejar tecnologia, adequar-se, ser criativo quanto a processos e produtos. Mas a proporo dessas atividades no alta o suficiente para puxar para cima a renda mdia do pas. / Porm, o percentual de tais ocupaes no o bastante para desenvolver a mdia de ganhos no pas.

(B)

(C)

(D) (E)

27.

Se as deficincias de infraestrutura forem enfrentadas. A transposio da frase para outra modalidade da mesma voz verbal gerar a seguinte forma correta: (A) (B) (C) (D) (E) Se se enfrentarem. Se enfrentar-se. Se enfrentar. Se for enfrentada. Se tiverem sido enfrentadas.

28.

Do ponto de vista da concordncia, est correto o seguinte enunciado: (A) (B) (C) (D) (E) O flego da transio depende, j fazem dcadas, de estrutura fsica e mecanismos institucionais que o sustente. Pode ter havido elevaes significativas na base educacional da populao, talvez sem a proporo de cincia e engenharia que seria desejvel. caracterizado como armadilha da mdia renda a situao em que ocorre um baixo crescimento da produtividade e muito pouca elevao do nmero de profissionais de alta qualificao exercendo atividades criativas. O Mxico precisa de leis condizente com os novos contextos mercadolgicos, precisa quebrar a rigidez em reas como petrleo e telecomunicaes. A Argentina est entre os pases que parece estarem presos armadilha do baixo crescimento; a maioria chegaram a desenvolver capacidade tecnolgica em algumas poucas reas.
9

FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


29. Quanto ao emprego do sinal indicativo de crase, respeitado o padro culto escrito, a nica alternativa correta : (A) (B) (C) (D) (E) Essa foi uma estratgia que serviu ao Brasil e a maioria dos pases inseridos na turma dos remediados. O estudo d nfase educao e s telecomunicaes, ajudando entender por que o Brasil cresce pouco em comparao outras naes de economia emergente. O pas tem de fazer a transio um sistema que premie o desempenho de professores e que garanta todos os alunos talentosos resultados de excelncia em exames internacionais. Vimos uma estratgia equivocada poca da reserva de informtica. O pas pagou um preo, porque a reserva no gerou campees nacionais e ainda deixou os usurios atrasados em relao populao de outros pases. O processo de urbanizao levou transferir atividades dos setores de subsistncia, de baixo valor de mercado, para atividades mais modernas, que envolvem mais capital e mais tecnologia. Mas isso ocorreu sem novos requisitos novas estratgias educacionais.

30.

Assinale a alternativa que contm enunciado redigido de forma clara e correta. (A) (B) (C) (D) (E) O avano das mulheres nas profisses mais tcnicas, tm sido muito mais lento e incerto que a conquista da igualdade de direitos entre os sexos. A manifestao de vontade das adolescentes para trabalhar em profisses ligadas as cincias exatas supera a registrada em vrios pases mais ricos, como a Alemanha e os Estados Unidos. Superada a barreira do ascesso, 30% dos alunos da Escola Politcnica da UFRJ mulher, parcela muito superior as mdias na Europa, de 20%, e nos Estados Unidos, de 8%. O cenrio comeou a mudar por causa da educao recebida pelas meninas em casa: hoje os pais querem que elas se satisfaam e alcansem prestgio profissional, seja em qualquer rea, e tratam filhos de ambos sexos de forma mais parecida. Conforme geraes de meninas criadas de forma mais igualitria chegam escola e ao mercado de trabalho, cresce a participao das mulheres em profisses das reas de cincias exatas. Matemtica Financeira/Estatstica

31.

Em 17/01/2012, uma pessoa tomou R$ 20.000,00 emprestados do Banco A, por um ano, a juro simples, taxa de 4% ao ms. Aps certo tempo, soube que o Banco B emprestava, a juros simples, taxa de 3% ao ms. Tomou, ento, R$ 20.000,00 emprestados do Banco B at 17/01/2013 e no mesmo dia liquidou sua dvida com o Banco A. Em 17/01/2013, os juros pagos aos Bancos A e B totalizaram R$ 8.200,00. O nmero de meses correspondente ao prazo de segundo emprstimo (A) (B) (C) (D) (E) 4 5 6 7 8

32.

Um investidor aplicou um capital de R$ 5.000,00, resgatando o total de R$ 5.800,00 ao final de um quadrimestre. Nesse perodo, a taxa de inflao foi de 2%. Das taxas abaixo, a que mais se aproxima da taxa real de juros desse perodo (A) (B) (C) (D) (E) 14,0% 13,8% 13,7% 13,6% 13,5%

33.

Um agente deseja descontar hoje um ttulo com vencimento para daqui a 30 dias e tem as seguintes opes: Banco I: Banco II: Banco III: Banco IV: taxa de 3% ao ms, operao de desconto simples racional. taxa de 3% ao ms, operao de desconto simples comercial. taxa de 4% ao ms, operao de desconto composto racional. taxa de 3,5% ao ms, operao de desconto simples racional.

Para obter o maior valor lquido, ele deve optar pelo Banco (A) (B) (C) (D) (E)
10

III ou IV. IV. III. II. I.


FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


34. Uma dvida no valor de R$ 10.000,00 foi liquidada pelo Sistema de Amortizao Constante (SAC) por meio de 50 prestaes mensais consecutivas, vencendo a primeira delas um ms aps a data do emprstimo. Se a taxa foi de 2% ao ms, verdade que (A) (B) (C) (D) (E) a cota de amortizao paga na 5a prestao foi de R$ 250,00. a cota de juro paga na 10a prestao foi de R$ 164,00. o valor da 15a prestao foi R$ 340,00. o saldo devedor aps ser paga a 20a prestao foi de R$ 6.200,00. a cota de juro paga na ltima prestao foi de R$ 5,00.

35.

O dono de uma empresa deseja adquirir um equipamento e tem duas opes, mostradas na tabela abaixo. Opo 1 Vida til Custo inicial Manuteno anual Valor residual 10 anos R$ 10.000,00 R$ 1.000,00 R$ 3.181,20 Opo 2 10 anos R$ 7.000,00 R$ 2.000,00 R$ 2.024,40

Considerando-se a taxa anual de juros compostos de 40% e sendo A1 e A2 os respectivos mdulos dos valores atuais das opes 1 e 2, na data de hoje, verdade que (A) (B) (C) (D) (E) 36. A1 A2 = R$ 550,00 A1 A2 = R$ 566,80 A1 A2 = R$ 630,00 A2 A1 = R$ 960,00 as duas opes so equivalentes. Dados:

(1,4)10 = 28,92

(1,4)10 1 = 2,41 0,4.(1 ,4)10

Considere: I. II. III. IV. O coeficiente de variao de uma varivel uma medida de disperso absoluta que o resultado da diviso entre a mdia e o desvio padro da varivel em questo. Um dispositivo til quando se deseja verificar se existe correlao linear entre duas variveis o grfico de colunas justapostas. O desvio padro mais apropriado do que o coeficiente de variao quando se deseja comparar a variabilidade de duas variveis. Na amostragem aleatria estratificada, a populao dividida em estratos, usualmente, de acordo com os valores ou categorias de uma varivel, e, depois, uma amostragem aleatria simples utilizada na seleo de uma amostra de cada estrato.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) I. II. III. I e IV. IV.

37.

Sabe-se que em determinado municpio, no ano de 2012, 20% dos domiclios tiveram iseno de determinado imposto. Escolhidos, ao acaso e com reposio, quatro domiclios deste municpio a probabilidade de que pelo menos dois tenham tido a referida iseno igual a (A) (B) (C) (D) (E) 0,4096 0,4368 0,1808 0,3632 0,2120
11

FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Ateno: Para resolver s questes de nmeros 38 a 40, utilize os valores que julgar mais apropriados (observar sempre a melhor aproximao) da tbua da distribuio normal padro. Tbua da Distribuio normal padro.
rea tabulada

z 0,0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 1,7 1,8 1,9 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 2,6 2,7 2,8 2,9

0,00 0,5000 0,4602 0,4207 0,3821 0,3446 0,3085 0,2743 0,2420 0,2119 0,1841 0,1587 0,1357 0,1151 0,0968 0,0808 0,0668 0,0548 0,0446 0,0359 0,0287 0,0228 0,0179 0,0139 0,0107 0,0082 0,0062 0,0047 0,0035 0,0026 0,0019

0,01 0,4960 0,4562 0,4168 0,3783 0,3409 0,3050 0,2709 0,2389 0,2090 0,1814 0,1562 0,1335 0,1131 0,0951 0,0793 0,0655 0,0537 0,0436 0,0352 0,0281 0,0222 0,0174 0,0136 0,0104 0,0080 0,0060 0,0045 0,0034 0,0025 0,0018

0,02 0,4920 0,4522 0,4129 0,3745 0,3372 0,3015 0,2676 0,2358 0,2061 0,1788 0,1539 0,1314 0,1112 0,0934 0,0778 0,0643 0,0526 0,0427 0,0344 0,0274 0,0217 0,0170 0,0132 0,0102 0,0078 0,0059 0,0044 0,0033 0,0024 0,0017

0,03 0,4880 0,4483 0,4090 0,3707 0,3336 0,2981 0,2643 0,2327 0,2033 0,1762 0,1515 0,1292 0,1093 0,0918 0,0764 0,0630 0,0516 0,0418 0,0336 0,0268 0,0212 0,0166 0,0129 0,0099 0,0075 0,0057 0,0043 0,0032 0,0023 0,0017

segunda decimal de z 0,04 0,05 0,4840 0,4801 0,4443 0,4404 0,4052 0,4013 0,3669 0,3632 0,3300 0,3264 0,2946 0,2611 0,2296 0,2005 0,1736 0,1492 0,1271 0,1075 0,0901 0,0749 0,0618 0,0505 0,0409 0,0329 0,0262 0,0207 0,0162 0,0125 0,0096 0,0073 0,0055 0,0041 0,0031 0,0023 0,0016 0,2912 0,2578 0,2266 0,1977 0,1711 0,1469 0,1251 0,1056 0,0885 0,0735 0,0606 0,0495 0,0401 0,0322 0,0256 0,0202 0,0158 0,0122 0,0094 0,0071 0,0054 0,0040 0,0030 0,0022 0,0016

0,06 0,4761 0,4364 0,3974 0,3594 0,3228 0,2877 0,2546 0,2236 0,1949 0,1685 0,1446 0,1230 0,1038 0,0869 0,0722 0,0594 0,0485 0,0392 0,0314 0,0250 0,0197 0,0154 0,0119 0,0091 0,0069 0,0052 0,0039 0,0029 0,0021 0,0015

0,07 0,4721 0,4325 0,3936 0,3557 0,3192 0,2842 0,2514 0,2206 0,1922 0,1660 0,1423 0,1210 0,1020 0,0853 0,0708 0,0582 0,0475 0,0384 0,0307 0,0244 0,0192 0,0150 0,0116 0,0089 0,0068 0,0051 0,0038 0,0028 0,0021 0,0015

0,08 0,4681 0,4286 0,3897 0,3520 0,3156 0,2810 0,2483 0,2177 0,1894 0,1635 0,1401 0,1190 0,1003 0,0838 0,0694 0,0571 0,0465 0,0375 0,0301 0,0239 0,0188 0,0146 0,0113 0,0087 0,0066 0,0049 0,0037 0,0027 0,0020 0,0014

0,09 0,4641 0,4247 0,3859 0,3483 0,3121 0,2776 0,2451 0,2148 0,1867 0,1611 0,1379 0,1170 0,0985 0,0823 0,0681 0,0559 0,0455 0,0367 0,0294 0,0233 0,0183 0,0143 0,0110 0,0084 0,0064 0,0048 0,0036 0,0026 0,0019 0,0014

38.

Suponha que a varivel X represente o valor de determinado tributo que cobrado mensalmente aos comerciantes, em um determinado municpio. Sabe-se que X uma varivel aleatria com distribuio normal com mdia e desvio padro dados, respectivamente, por 800 reais e 200 reais. Os comerciantes foram divididos em 3 categorias: baixo faturamento, mdio faturamento e alto faturamento. Os valores limites das classes de tributo dependem da categoria de comerciante, so estabelecidos por probabilidades da varivel X e esto apresentados na tabela abaixo:
Categoria Baixo faturamento Mdio faturamento Alto faturamento Classes de tributo 0 A B A B Probabilidade P(X < A) = 0,20 P(A X < B) = 0,70 P(X B) = 0,10

Os valores de A e B, em reais, so dados, respectivamente, por (A) (B) (C) (D) (E)
12

632 e 1056 520 e 1100 632 e 1156 412 e 1050 696 e 1056
FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


39. A tabela abaixo apresenta a distribuio de frequncias de uma amostra aleatria de tamanho 100 da varivel X, que representa os percentuais de aumento do IPTU do ano de 2013 relativamente ao ano de 2012, num determinado municpio.
Classes de X 6% 10% 14% 18% 22% 10% 14% 18% 22% 26% Frequncias relativas 0,10 0,22 0,25 0,28 0,15

Suponha que X tem distribuio normal com mdia desconhecida, , e desvio padro conhecido e igual a 5%. Utilizando para a estimativa pontual de a mdia aritmtica dos 100 valores apresentados (na tabela acima), calculada considerando que todos os valores includos num intervalo de classe so coincidentes com o ponto mdio do intervalo, um intervalo de confiana para , com confiana de 95%, dado por (A) (B) (C) (D) (E) 40. (15,64% ; 17,64%) (15,66% ; 17,62%) (15,60% ; 17,68%) (15,34% ; 17,94%) (15,68% ; 17,60%)

Seja p a probabilidade de cara de uma moeda. Desejando-se testar H0: p = 0,5 contra H1: p > 0,5, foram feitos 100 lanamentos dessa moeda, obtendo-se 62 caras. Supondo que a varivel aleatria X, que representa o nmero de caras na amostra, tem distribuio aproximadamente normal, o nvel descritivo do teste, quando se faz uso da correo de continuidade para X, igual a (A) (B) (C) (D) (E) 0,0082 0,0064 0,0028 0,0107 0,0164 Raciocnio Crtico

Ateno:

Considere o texto abaixo para responder s questes de nmeros 41 e 42. USP usa raios gama para esterilizar mosquito transmissor da dengue

Enquanto na fico a radiao gama conferiu poderes extraordinrios ao Incrvel Hulk, na vida real ela ajuda a dificultar a vida do mosquito da dengue, prejudicando sua capacidade reprodutiva. Cientistas do CENA (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) da USP de Piracicaba desenvolveram uma tcnica que usa radiao para tornar o Aedes aegypti estril. Usando uma fonte de Cobalto-60, os pesquisadores fazem uma espcie de "bombardeio" de raios gama no inseto. A tcnica, chamada de irradiao, j tem uso consagrado em vrias outras aplicaes, inclusive na indstria de alimentos. A dose de radiao usada considerada baixa e no mata o mosquito, mas suficiente para torn-lo estril. "A tcnica perfeitamente segura. No h risco para o ambiente, porque a radiao no deixa nenhum tipo de resduo perigoso", explica Valter Arthur, coordenador do estudo. A irradiao feita s nos mosquitos machos, quando eles atingem a chamada fase pupa, em que j esto com todos os rgos formados, mas ainda no so adultos. (...) Depois do processo, os mosquitos irradiados so soltos no ambiente, onde competiro com os machos normais pela cpula com as fmeas. As relaes chegam a acontecer, mas os ovos decorrentes delas no eclodem, o que ajuda a controlar a populao dos insetos.
(MIRANDA, Giuliana. USP usa raios gama para esterilizar mosquito transmissor da dengue. Folha de S. Paulo, So Paulo, p.8C, jan.2013)

41.

A partir do texto, pode-se inferir que a dose de radiao usada deve ser baixa porque (A) (B) (C) (D) (E) os insetos expostos fonte de Cobalto-60 esto na fase pupa. uma dose alta de radiao gama ajudaria a vida do mosquito. os mosquitos irradiados devem manter sua capacidade de copular. a tcnica desenvolvida poder ser utilizada na indstria de alimentos. todos os rgos dos mosquitos expostos a ela j esto formados.

42.

De acordo com a continuao da reportagem, que no foi fornecida no trecho acima, os cientistas do CENA ainda precisam realizar um teste para verificar a efetividade da tcnica descrita. Dentre os fatos abaixo, qual o nico que poderia comprometer essa efetividade, caso fosse verificado? (A) (B) (C) (D) (E) A radiao afeta as fmeas do mosquito durante a cpula, podendo torn-las estreis. Os exemplares estreis do mosquito so bem menos competitivos sexualmente do que os outros. Os mosquitos que sofreram a irradiao passam a voar mais rapidamente que os demais. A radiao afeta o metabolismo dos mosquitos, que passam a ter um ciclo de vida mais longo. As fmeas do mosquito so incapazes de distinguir os mosquitos irradiados dos demais.
13

FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


43. H 2 anos, a Universidade Delta implantou um processo em que os alunos da graduao realizam uma avaliao da qualidade didtica de todos os seus professores ao final do semestre letivo. Os professores mal avaliados pelos alunos em trs semestres consecutivos so demitidos da instituio. Desde ento, as notas dos alunos tm aumentado: a mdia das notas atuais 70% maior do que a mdia de 2 anos atrs. A causa mais provvel para o aumento de 70% nas notas (A) (B) (C) (D) (E) a melhoria da qualidade das aulas em geral, o que garante que os alunos aprendam os contedos de maneira mais profunda, elevando a mdia das avaliaes. a melhoria da qualidade dos alunos que entraram na Universidade Delta nos ltimos 2 anos, atrados pelo processo de avaliao dos docentes. a demisso dos professores mal avaliados, que so substitudos por professores mais jovens, com mais energia para motivar os alunos para o estudo. o aumento da cola durante as avaliaes, fenmeno que tem sido observado, nos ltimos anos, nas principais instituies educacionais brasileiras. uma diminuio no nvel de dificuldade das avaliaes elaboradas pelos professores, receosos de serem mal avaliados pelos alunos caso sejam exigentes.

44.

Considere o texto a seguir. Em 1928, Alexander Fleming desenvolvia pesquisas sobre estafilococos, quando descobriu a penicilina. A descoberta deu-se em condies peculiares, graas a uma sequncia de acontecimentos imprevistos e surpreendentes. No ms de agosto daquele ano, Fleming tirou frias e, por esquecimento, deixou algumas placas com culturas de estafilococos sobre a mesa, em lugar de guard-las na geladeira ou inutiliz-las, como seria natural. Quando retornou ao trabalho, em setembro, observou que algumas das placas estavam contaminadas com mofo. Colocou-as ento, em uma bandeja para limpeza e esterilizao com lisol. Neste exato momento, entrou no laboratrio um colega, que lhe perguntou como iam suas pesquisas. Fleming apanhou novamente as placas para explicar alguns detalhes sobre as culturas que estava realizando, quando notou que havia, em uma das placas, um halo transparente em torno do mofo contaminante. O assunto foi discutido entre ambos e Fleming decidiu fazer algumas culturas do fungo para estudo posterior. O fungo foi identificado como pertencente ao gnero Penicilium, de onde deriva o nome de penicilina dado substncia por ele produzida. Fleming passou a empreg-la em seu laboratrio para selecionar determinadas bactrias, eliminando das culturas as espcies sensveis sua ao.
(REZENDE, J. M. sombra do pltano. Ed. Unifesp, 2009)

De acordo com o texto, a evidncia que levou Fleming a descobrir a penicilina foi o fato de (A) (B) (C) (D) (E) algumas placas com culturas de estafilococos estarem contaminadas com mofo. as placas contaminadas terem sido limpas e esterilizadas pelo lisol. existir, em uma das placas contaminadas, um halo transparente em torno do mofo. Fleming, ao conversar com o colega, ter decidido fazer algumas culturas do fungo. a penicilina ter sido utilizada no laboratrio para selecionar determinadas bactrias.

45.

Detalhes da retrica das autoridades podem ser pressgios de estratgias do governo, suas motivaes e sua solidez. O ministro Guido Mantega tem repetido que o governo conseguiu reduzir sua principal despesa, o pagamento de juros da dvida pblica, o que finalmente permitir a to demandada reduo da carga de impostos do pas, sem riscos para a solidez fiscal. Seus auxiliares acrescentam que, com os credores tranquilos e a economia andando devagar, no faz mais sentido promover tanto aperto nas contas do Tesouro. Tudo parece muito razovel, mas, comeando do comeo, os juros da dvida pblica no so a principal despesa do governo federal. H mais de uma dcada, o posto, com folga, da Previdncia Social, e o quadro de pessoal disputa a segunda colocao. (...) Em sinal de que a desonerao tributria pode ser radicalizada, props-se reduzir os rigores da Lei de Responsabilidade Fiscal, pela qual queda de receita deve ser compensada por corte de despesa. O artigo foi includo em um projeto sobre outro tema e enviado a um Congresso em recesso. E ningum falou.
(Folha de S. Paulo, 21/01/2012. Gustavo Patu. p. A2)

No texto, o articulista Gustavo Patu analisa alguns argumentos do ministro Guido Mantega e de seus auxiliares. A partir dessa anlise, pode-se inferir que Patu (A) (B) (C) (D) (E)
14

discorda dos argumentos, questionando a premissa de que o governo reduziu sua principal despesa e demonstrando preocupao com a reduo dos rigores da Lei de Responsabilidade Fiscal. discorda dos argumentos, questionando a suposta tranquilidade dos credores e indicando que, sem alteraes na Previdncia Social, no ser possvel reduzir a carga de impostos do pas. discorda dos argumentos, opondo-se ideia, cristalizada nos governos da ltima dcada, de que a queda da receita fiscal deva ser compensada por corte de investimentos em infraestrutura. considera os argumentos muito razoveis, uma vez que a reduo do pagamento de juros da dvida pblica permitir diminuir o aperto nas contas do Tesouro. considera os argumentos muito razoveis, uma vez que favorvel radicalizao da desonerao tributria, desde que ela seja compensada por corte de despesas.
FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


46. Um pesquisador da rea de medicina desportiva tem defendido mudanas radicais nas regras do futebol, por consider-lo o mais violento dentre todos os esportes. Ele afirma que esportes como o rugby ou o hquei sobre o gelo impressionam o pblico, pois os choques que ocorrem durante os jogos aparentam ser muito violentos. Mas, em geral, eles no provocam leses to graves. No caso do futebol, as leses tpicas levam meses para serem curadas e, muitas vezes, so responsveis por encerrar prematuramente a carreira dos atletas. Seu principal argumento uma estatstica que, realmente, assusta: 35% das leses graves de atletas profissionais em todo o mundo ocorrem em partidas de futebol. O pesquisador afirma que em nenhum outro esporte essa porcentagem to alta. O argumento do pesquisador a respeito do risco de leses em jogadores de futebol (A) (B) (C) (D) (E) incontestvel, j que os jogadores de futebol no utilizam equipamentos de proteo to sofisticados quanto os dos atletas de rugby ou de hquei sobre o gelo, tornando o futebol muito mais arriscado que os demais esportes. incontestvel, uma vez que a imprensa tem noticiado um nmero cada vez maior de jogadores de futebol que sofreram infartos durante uma partida ou treinamento, fruto do aumento do nmero de jogos realizados ao longo de um ano. incontestvel, uma vez que o futebol lidera o ranking de atletas lesionados em todo o mundo, com 35%, nmero bem mais elevado do que aqueles observados em esportes tidos como violentos, como o rugby ou o hquei sobre o gelo. deve ser contestado, uma vez que, caso as regras do futebol fossem alteradas radicalmente, as partidas perderiam muito em emoo, fazendo com que o futebol deixasse de ser o esporte mais popular do planeta. deve ser contestado, uma vez que no foi apresentada a porcentagem de ocorrncia de leses graves por esporte, havendo a possibilidade de o percentual 35% ser o mais alto devido ao fato de o futebol ser o esporte mais praticado no mundo.

47.

Observe os dados de uma pesquisa realizada para verificar a existncia ou no de alguma relao entre o estado civil de um homem (casado ou solteiro) e sua tendncia para o consumo de doces. No universo do Grfico 1, os homens solteiros e casados foram escolhidos aletoriamente na populao, ao passo que o universo do Grfico 2 um subconjunto do universo do primeiro.
Grfico 1 Universo: 150 homens solteiros, 150 homens casados Mdias de idade: solteiros 27 anos, casados 43 anos
180 gramas de doces por dia 160 140 120 100 80 60 solteiros casados 95 170
gramas de doces por dia

Grfico 2 Universo: 30 homens solteiros, 30 homens casados, todos na faixa de 45 a 50 anos


180 160 140 120 100 80 60 78 81

solteiros

casados

Os grficos mostram que (A) (B) (C) (D) (E) 48. no existe qualquer relao entre o estado civil de um homem e sua tendncia para o consumo de doces. o estado civil de um homem e sua tendncia para o consumo de doces esto correlacionados, mas no existe relao causal entre eles. o estado civil de um homem e sua tendncia para o consumo de doces tm uma relao causal: o casamento causa reduo na tendncia ao consumo de doces. o estado civil de um homem e sua tendncia para o consumo de doces tm uma relao causal: a reduo no consumo de doces causa uma maior tendncia ao casamento. o processo de coleta de informaes foi inadequado, pois os Grficos 1 e 2 apresentam dados contraditrios entre si.

Nos ltimos cinco anos, em um determinado pas, verificou-se uma queda significante nas vendas de cigarros. Essa queda coincidiu com a intensificao das campanhas pblicas de conscientizao acerca dos malefcios sade provocados pelo fumo. Portanto, a queda nas vendas de cigarro deve ter sido causada pelo receio das pessoas em relao aos graves prejuzos que o fumo traz para a sade. Qual dos fatos a seguir, se for verdadeiro, enfraquecer consideravelmente o argumento apresentado? (A) (B) (C) (D) (E) O consumo de outros tipos de fumo, como o charuto e o cachimbo, caiu 30% nos ltimos cinco anos. De acordo com dados do Ministrio da Sade do pas, o nmero de fumantes caiu 40% nos ltimos cinco anos. Nos ltimos anos, a indstria tabagista tem oferecido mais opes de cigarros aos consumidores, como os com sabores especiais e teores reduzidos de nicotina. O preo dos cigarros subiu consideravelmente nos ltimos cinco anos, devido a uma praga que afetou as plantaes de tabaco ao redor do mundo. A procura por produtos ligados a tratamentos antifumo, como os chicletes e adesivos de nicotina, cresceu muito neste pas nos ltimos cinco anos.
15

FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


49. O coordenador de um curso universitrio recebeu recentemente um relatrio que apontava que apenas 10% dos alunos do primeiro ano eram bolsistas. Ao analisar as notas dos alunos do primeiro ano, ele constatou que, dentre os aprovados na disciplina de Estatstica, 35% eram bolsistas. Ele concluiu, ento, que os alunos bolsistas do curso tm mais chance de sucesso nos estudos do que os demais. Para que a concluso acima seja verdadeira, qual das premissas a seguir deve ser verificada? (A) (B) (C) (D) (E) 50. Os alunos aprovados na disciplina de Estatstica tm mais chance de sucesso nos estudos do que os demais. Nenhum dos alunos bolsistas do primeiro ano desse curso foi reprovado na disciplina de Estatstica. Dentre os alunos aprovados na disciplina de Estatstica, o nmero de bolsistas maior do que o de no bolsistas. Dentre os alunos desse curso com mais chance de sucesso nos estudos, o nmero de bolsistas maior do que o de no bolsistas. Qualquer aluno bolsista do primeiro ano tem mais chance de sucesso nos estudos do que os demais.

No dia 25 de janeiro, uma 3a feira, Carlos revelou a seus colegas de trabalho que faria aniversrio ainda naquele ms. Querendo fazer uma brincadeira, ele deu duas pistas para que eles tentassem deduzir qual seria o dia exato. I. II. A data do meu aniversrio mais prxima do primeiro dia de fevereiro do que de hoje. Neste ano, meu aniversrio no cair em um final de semana.

Para deduzir a data exata do aniversrio de Carlos, (A) (B) (C) (D) (E) a pista I sozinha suficiente, mas a pista II sozinha no . a pista II sozinha suficiente, mas a pista I sozinha no . qualquer uma das pistas suficiente, mesmo sem considerar a outra. as pistas I e II, em conjunto, so suficientes, mas nenhuma delas suficiente sem a outra. as pistas I e II, em conjunto, no so suficientes. Atualidades 51. Segundo dados da Receita Federal, em 2012, mesmo com a crise financeira internacional, que afetou o nvel de atividade econmica no Brasil, a arrecadao federal superou pela primeira vez a marca de R$ 1 trilho. Em termos nominais, o crescimento da arrecadao, no ano, foi de 6,12%; descontada a inflao pelo IPCA, no entanto, a alta ficou em 0,7%, inferior a 2011 e abaixo da expectativa do governo. vista da situao exposta, considere: I. II. III. A crise internacional e as desoneraes tributrias promovidas pelo governo para estimular a economia contriburam para o baixo ndice de crescimento da arrecadao, em 2012. A manuteno, em 2012, da contratao de trabalhadores com carteira assinada permitiu que as contribuies para a Previdncia Social tivessem papel significativo para o crescimento da arrecadao. A arrecadao de impostos vinculados importao aumentou, mas a do IPI sobre produtos nacionais caiu, pois a indstria teve fraco desempenho, em 2012.

Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) II, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. I, II e III.

52.

Em relao aos resultados da balana comercial em 2012, o Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio informou, no incio de janeiro, que o Brasil (A) (B) (C) (D) (E) exportou produtos para o Japo em escala maior do que para a Argentina e para os Pases Baixos. conseguiu manter a exportao de soja, caf e automveis em nveis mais altos do que em 2011. teve o menor saldo supervit comercial desde 2002, com queda na exportao de produtos semimanufaturados, bsicos e manufaturados. manteve os Estados Unidos como o maior parceiro comercial importador, seguido da China e da Argentina. diminuiu consideravelmente a importao de bens de capital, aumentando a de combustveis e bens de consumo, em relao a 2011.

53.

A anlise do panorama poltico brasileiro, aps as eleies municipais de 2012, permite afirmar que o (A) (B) (C) (D) (E) DEM saiu fortalecido por suas vitrias em capitais da regio norte. PSDB manteve sua fora com as conquistas de capitais do sudeste. PMDB deixou de ser o partido com maior nmero de prefeituras do Brasil. PT saiu fortalecido no nordeste, com a vitria em diversas capitais. PSB foi o partido que conquistou o maior nmero de prefeituras em capitais.
FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

16

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


54. Na relao dos dez filmes de longa metragem com maior bilheteria no Brasil, dentre os exibidos em 2012, a nica produo nacional foi (A) (B) (C) (D) (E) 55. E a... comeu?, de Felipe Joffily. At que a sorte nos separe, de Roberto Santucci. Os penetras, de Andrucha Waddington. Xingu, de Cao Hamburger. Gonzaga, de pai para filho, de Breno Silveira.

A fim de corrigir a situao de marginalidade a que o acelerado desenvolvimento urbano no Brasil relegou grande parcela de sua populao, a Constituio de 1988 estabeleceu a premissa da funo social da cidade, dando origem aos dispositivos que, convertidos em lei em 2001, so conhecidos como Estatuto da Cidade, cuja implantao constitui hoje um dos maiores desafios para as municipalidades. Ao assinalar o carter indito da medida, seus crticos e tambm seus defensores costumam destacar, dentre outros elementos, o fato de (A) (B) (C) (D) (E) o proprietrio poder conceder a outrem o direito de superfcie, ou seja, o direito de utilizar seu terreno, seja em termos de solo, subsolo ou do espao areo que o envolve. o poder pblico ficar impedido de exercer o direito de preempo, isto , de desfrutar de preferncia em processos de alienao onerosa de imveis urbanos, qualquer que seja a justificativa apresentada. todo e qualquer empreendimento de natureza privada depender da elaborao de estudo prvio de impacto de vizinhana, isentando-se de tal obrigao as atividades de natureza pblica. o prefeito municipal constituir, com seu chefe de gabinete, canal privilegiado e nico para atender s demandas individuais e coletivas da comunidade. as transformaes urbansticas estruturais, as melhorias sociais e a valorizao ambiental configurarem prerrogativa exclusiva do poder pblico, devendo-se evitar operaes consorciadas.

56.

O documento O futuro que queremos, aprovado pela Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel (Rio +20), realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012, prope, entre outras medidas, (A) (B) (C) (D) (E) fortalecer e modernizar o Programa das Naes Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), reconhecendo-o como autoridade na definio de uma agenda global nessa rea. aumentar, progressivamente, a liberao de hidrofluorcarbonos (HFCs), a fim de tornar mais espessa a camada de oznio que protege a Terra das radiaes solares. investir no ecoturismo e facilitar o microcrdito para moradores de comunidades dotadas de belezas naturais, excetuando dessa iniciativa os povos indgenas. coibir a aquicultura, na medida em que compromete os sistemas marinhos naturais, pe em risco a sade dos pescadores e afeta a segurana alimentar da populao. promover a gesto sustentvel dos resduos, por meio da aplicao do sistema de qualidade dos 5 esses: senso de utilizao, senso de arrumao, senso de limpeza, senso de sade e senso de disciplina.

57.

Dentre os indicadores de desenvolvimento sustentvel utilizados para caracterizar a realidade social, econmica, ambiental e institucional de determinada regio, a taxa de fecundidade expressa (A) (B) (C) (D) (E) o espectro de doenas relacionadas com a decomposio de matria orgnica. a intensidade de aplicao de fertilizantes na cultura hortifrutcola. o grau de contaminao dos alimentos pelo uso de agrotxicos. o nmero mdio de filhos que as mulheres tm durante seu perodo reprodutivo. o conjunto de espcies animais e vegetais ameaadas de extino.

58.

A Pesquisa de Inovao realizada, no Brasil, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministrio da Cincia, Tecnologia e Inovao. Seu objetivo a construo de indicadores setoriais nacionais (e, no caso da indstria, tambm regionais) das atividades de inovao das empresas brasileiras, compatibilizando-os com os de outros pases e tomando por referncia conceitual e metodolgica a terceira edio do chamado Manual de Oslo. Segundo as diretrizes da Pesquisa, a introduo de um bem ou servio novo ou significativamente melhorado, no que concerne a suas caractersticas ou usos previstos, configura inovao (A) (B) (C) (D) (E) de marketing. de processo. de produto. organizacional. de fixao de preos.

59.

Em 1990, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique, Portugal e So Tom e Prncipe assinaram o Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa. O acordo foi promulgado pelo ento presidente Luiz Incio Lula da Silva, pelo Decreto no 6.583, de 29 de setembro de 2008, e alterado em dezembro de 2012 pela presidente Dilma Rousseff. Em relao a tal acordo, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) a nova norma ortogrfica, pelo Decreto de 2008, deveria ser aplicada obrigatoriamente a partir de 2010 em toda a imprensa escrita, e, tambm, em todos os nveis de ensino. a aplicao obrigatria das novas normas no Brasil ocorreu aps um perodo de transio que foi de 1o de janeiro de 2009 at 31 de dezembro de 2011. a Academia Brasileira de Letras, que tem prerrogativas de ser a ltima palavra em matria de grafia, sugeriu prorrogar a data limite para a aplicao obrigatria das novas normas. as novas normas ortogrficas foram obrigatoriamente aplicadas em todos os nveis de ensino em Portugal, a partir de 2009. a norma ortogrfica atualmente em vigor no Brasil e a nova norma estabelecida coexistiro at 31 de dezembro de 2015.
17

FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


60. Recentes estudos realizados pela Fundao Sistema Estadual de Anlise de Dados (Seade) e pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. (Emplasa), com a perspectiva de caracterizar as vrias formas espaciais, as distintas escalas de urbanizao e a distribuio das atividades econmicas no territrio paulista, estabeleceram sete regies, nas quais se percebem similitudes quanto estrutura produtiva: leste, norte/nordeste, oeste, centro-oeste, centro-sul, extremo leste e sul. No leste, em torno da macrometrpole de So Paulo, encontra-se a rede urbana mais densa e complexa do pas e a regio econmica mais dinmica do Estado, com intensos fluxos intermunicipais de pessoas e mercadorias. Quanto ao restante do Estado, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) no extremo leste predominam atividades pecurias e sucroalcooleiras. a regio norte/nordeste se caracteriza pela dinmica agroindustrial exportadora (cana e laranja). a maioria dos municpios do centro-sul, em funo de seu baixo dinamismo econmico, dedica-se prestao de servios pblicos. o centro-oeste e o oeste do Estado dedicam-se, exclusivamente, atividade industrial, em especial metalurgia. as principais atividades dos municpios do sul so a pesca, a plantao de caf e a prospeco mineralgica.

Ingls Ateno: Para responder s questes de nmeros 61 a 65, considere o texto a seguir:

For taxpayer advocate, a familiar refrain By Michelle Singletary, Published: January 15, 2013 Its not nice to tell people I told you so. But if anybody has the right to say that, its Nina E. Olson, the national taxpayer advocate. Olson recently submitted her annual report to Congress and top on her list of things that need to be fixed is the complexity of the tax code, which she called the most serious problem facing taxpayers. Lets just look at the most recent evidence of complexity run amok. The Internal Revenue Service had to delay the tax-filing season so it could update forms and its programming to accommodate recent changes made under the American Taxpayer Relief Act. The IRS wont start processing individual income tax returns until Jan. 30. Yet one thing remains unchanged the April 15 tax deadline. Because of the new tax laws, the IRS also had to release updated income-tax withholding tables for 2013. These replace the tables issued Dec. 31. Yes, lets just keep making more work for the agency that is already overburdened. Not to mention the extra work for employers, who have to use the revised information to correct the amount of Social Security tax withheld in 2013. And they have to make that correction in order to withhold a larger Social Security tax of 6.2 percent on wages, following the expiration of the payroll tax cut in effect for 2011 and 2012. Oh, and there was the near miss with the alternative minimum tax that could have delayed the tax filing season to late March. The AMT was created to target high-income taxpayers who were claiming so many deductions that they owed little or no income tax. Olson and many others have complained for years that the AMT wasnt indexed for inflation. Many middle- and upper-middle-class taxpayers pay the AMT, while most wealthy taxpayers do not, and thousands of millionaires pay

A income tax at all, Olson said.

As part of the recent fiscal cliff deal, the AMT is now fixed, a move that the IRS was anticipating. It had already decided to program its

systems on the assumption that an AMT patch would be passed, Olson said. Had the agency not taken the risk, the time it would have taken to update the systems would have brought about the most chaotic filing season in memory, she said in her report. The tax code contains almost 4 million words. Since 2001, there have been about 4,680 changes, or an average of more than one change a day. What else troubles Olson? Heres what: Nearly 60 percent of taxpayers hire paid preparers, and another 30 percent rely on commercial software to prepare their returns. Many taxpayers dont really know how their taxes are computed and what rate of tax they pay.

B The complex code makes tax fraud to detect. Because the code is so complicated, it creates an impression that many taxpayers are not paying their fair share. This reduces trust
in the system and perhaps leads some people to cheat. Who wants to be the sucker in this game? So someone might not declare all of his income, rationalizing that millionaires get to use the convoluted code to greatly reduce their tax liability.

In fiscal year 2012, the IRS received around 125 million calls. But the agency answered only about two out of three calls from people trying to reach a live person, and those taxpayers had to wait, on average, about 17 minutes to get through.

I hope 2013 brings about fundamental tax simplification, Olson pleaded in her report. She urged Congress to reassess the need for the tax breaks we know as income exclusions, exemptions, deductions and credits. Its all these tax advantage breaks that complicate the code. If done right, and without reducing revenue, tax rates could be substantially lowered in exchange for ending tax breaks, she said.
(Adapted from http://js.washingtonpost.com/business/economy/for-taxpayer-advocate-a-familiar-refrain/2013/01/15/a10327ce-5f5911e2-b05a-605528f6b712_story.html)

61.

A A alternativa que preenche corretamente a lacuna


(A) (B) (C) (D) (E) no. any. lots. some. little.
FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

18

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


62.

B A alternativa que, no contexto, preenche adequadamente a lacuna


(A) (B) (C) (D) (E) legal. easier. possible. unnecessary. harder.

63.

No texto, overburdened significa (A) (B) (C) (D) (E) sobrecarregada. bem preparada. bem equipada. subempregada. com falta de funcionrios.

64.

Infere-se do texto que (A) (B) (C) (D) (E) as novas leis fiscais no alteraram o valor do imposto de renda retido na fonte. o IRS no conseguiu se adequar s recentes alteraes do American Taxpayer Relief Act. Nina Olson j havia apontado problemas no cdigo tributrio. os contribuintes, em 2011 e 2012, estavam isentos do imposto de seguridade social. o aumento dos valores para o imposto de renda retido na fonte evitou o "Abismo Fiscal".

65.

De acordo com o texto, (A) (B) (C) (D) (E) a complexidade do cdigo tributrio pode incentivar a sonegao. como o IRS no previu que o imposto mnimo alternativo seria fixado, teme-se que este ano represente o perodo mais catico da declarao de imposto de renda. 60% dos contribuintes dispensam contadores para preencher sua declarao de rendimentos. o imposto de seguridade social sofreu um aumento de 6,2%. todo contribuinte pode resolver suas questes por telefone em no mximo 17 minutos. Para responder s questes de nmeros 66 a 70, considere o texto a seguir:

Ateno:

Facebook Announces Its Third Pillar Graph Search That Gives You Answers, Not Links Like Google DREW OLANOFF JOSH CONSTINE, COLLEEN TAYLOR, INGRID LUNDEN Tuesday, January 15th, 2013 Today at Facebooks press event, Mark Zuckerberg, CEO of Facebook, announced its latest product, called Graph Search. Zuckerberg made it very clear that this is not web search, but completely different. He explained the difference between web search and Graph Search. Web search is designed to take any open-ended query and give you links that might have answers. Linking things together based on things that youre interested in is a very hard technical problem, according to Zuckerberg. Graph Search is designed to take a precise query and give you an answer, rather than links that might provide the answer. For example, you could ask Graph Search Who are my friends that live in San Francisco? Zuckerberg says that Graph Search is in very early beta. People, photos, places and interests are the focus for the first iteration of the product. Facebook Graph Search is completely personalized. Tom Stocky of the search team explains he gets unique results for a search of

C friends who like Star Wars and Harry Potter. Then, If anyone else does this search they get a completely different set of results. someone had the same set of friends as me, the results would be different [because we have different relationships with our friends].
You can also use Graph Search for recruiting. Stocky says if he was looking for people to join the team at Facebook, he could search for NASA Ames employees who are friends with people at Facebook. If I wanted to reach out and recruit them, I could see who their friends are at Facebook. To refine them I can look for people who wrote they are founders. Photos is another big part of Graph Search. Results are sorted by engagement so you see the ones with the most likes and comments at the top. For example, Lars Rasmussen, Facebook engineer, searched for photos of my friends taken at National Parks. He got a gorgeous page of photos from Yosemite, Machu Pichu, and other parks. (Adapted from http://techcrunch.com/2013/01/15/facebook-announces-its-third-pillar-graph-search/) 66. No texto, latest significa (A) (B) (C) (D) (E) antecipadamente. com atraso. mais esperado. mais recente. ambiciosamente.
19

FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


67.

C A alternativa que preenche corretamente a lacuna


(A) (B) (C) (D) (E) Instead of. Such as. Even if. By contrast. According to.

68.

Infere-se do texto que (A) (B) (C) (D) (E) as diferenas entre uma busca na web e pelo Graph Search no so to gritantes quanto Zuckerberg faz supor. uma busca na web pode retornar respostas melhores do que o Graph Search. uma busca na web, para ser eficaz, precisa ser formulada como uma questo pontual. as buscas no Graph Search sempre retornam links interessantes. a criao do Graph Search decorreu da soluo de um difcil problema tcnico.

69.

Segundo o texto, (A) (B) (C) (D) (E) ao fazer uma busca por amigos que gostam de Star Wars e Harry Potter", no Graph Search, Stocky obteve apenas um nico resultado. duas buscas iguais, no Graph Search, por pessoas diferentes podem retornar respostas totalmente diferentes. o Graph Search j foi amplamente testado e aprovado. Stocky est tentando recrutar mais pessoas para reforar o time do Facebook. uma busca por fotos, no Graph Search, traz uma coletnea indiscriminada de fotografias.

70.

Qual das alternativas abaixo encontra resposta no texto? (A) (B) (C) (D) (E) How did Google react to Zuckermans announcement? What kind of problem does Graph Search address? Who searched for friends who live in San Francisco? How many of Stockys friends like Star Wars and Harry Potter? Where is Yosemite Park? Administrao Pblica

71.

O conceito de Governana Pblica (A) (B) (C) (D) (E) traz uma nova perspectiva para a administrao pblica, pois reafirma o papel do Estado como condutor exclusivo e executor direto das polticas pblicas. representa uma continuidade dentro do paradigma dos modelos gerenciais de administrao pblica, baseando-se nos preceitos de centralidade, hierarquia e verticalizao. apresenta um novo modelo de administrao pblica que reduz a preocupao dos gestores com os resultados das polticas pblicas, uma vez que privilegia a sinergia entre pblico e privado. reflete um novo paradigma de administrao pblica, pois busca a ampliao da participao de novos atores, como os agentes privados e o terceiro setor, na formulao e gesto das polticas pblicas. representa uma nova abordagem para a administrao pblica, pois, por ser um conceito importado do setor privado, privilegia a atuao privada na formulao e conduo das polticas pblicas.

72.

A gesto pblica empreendedora I. II. III. IV. mitiga o foco em uma gesto voltada para os processos, privilegiando a obteno de resultados. despreza a constituio de parcerias, fortalecendo a ao isolada do Estado. busca uma mudana da qualidade gerencial, trazendo destaque transparncia e ao controle social. visa uma maior rapidez na circulao de informaes, bem como uma maior qualidade destas, fomentando o dilogo pblico sobre a atuao do Estado. I e II, apenas. II, III e IV, apenas. III e IV, apenas. I, III e IV, apenas. I, II, III e IV.
FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)


20

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


73. Considerando-se os princpios da chamada gesto empreendedora, a eficcia da gesto pblica depende de um (A) (B) (C) (D) (E) sistema de informaes que possibilite o entendimento entre governo e sociedade, bem como a avaliao de resultados, trazendo transparncia tomada de decises, ainda que incorra em custos iniciais de implantao. sistema de gesto que otimize os esforos do governo, ainda que em detrimento da participao dos diversos atores sociais em seus diferentes nveis, grupos e segmentos. modelo de acompanhamento dos processos, com indicadores exclusivamente quantitativos, que privilegiem a manuteno da estruturao da burocracia. sistema de controles exclusivamente internos que assegure a eficcia de todas as aes dos gestores, mesmo que com algum prejuzo legitimidade de suas aes. modelo que privilegie a canalizao das demandas pblicas e a participao da sociedade civil organizada, ainda que desprezando o aproveitamento do potencial dos gestores pblicos.

74.

No que se refere ideia de avaliao de desempenho na administrao pblica, considere as aes listadas abaixo. I. II. III. IV. Orientao das polticas de recursos humanos pelo parmetro de permanncia no cargo. Redirecionamento do sistema de avaliao dentro da administrao governamental para uma ao centrada no eixo da avaliao do desempenho do servio prestado qualitativa e quantitativamente pelos diversos setores e unidades. Elaborao e divulgao de sistemas de indicadores de desempenho do servio pblico. Garantia de ampla divulgao e acompanhamento dos indicadores de desempenho e seus resultados.

Apontam aes desejveis para a melhoria do sistema de avaliao do desempenho pblico o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 75. I, II, III e IV. II, III e IV, apenas. I, II e III, apenas. I e IV, apenas. II, apenas.

Considere a tabela que segue: Modelos da Gesto Pblica I. Burocrtico II. Patrimonialista III. Gerencial 1. 2. 3. Caractersticas dos Modelos Representa o tipo ideal da dominao racional-legal weberiana. Abre espao para a atuao de novas figuras institucionais, como as Parcerias Pblico-Privadas e Organizaes da Sociedade Civil. Tpico das monarquias absolutistas.

Na primeira coluna esto relacionados os trs tipos consagrados de modelos para a administrao do Estado; a segunda coluna apresenta trs caractersticas referentes aos modelos. A alternativa que apresenta a associao correta : (A) (B) (C) (D) (E) 76. I-3, II-2, III-1. I-3, II-1, III-2. I-2, II-1, III-3. I-1, II-2, III-3. I-1, II-3, III-2.

Dentre os diversos tipos de indicadores de gerenciamento, aquele que visa mensurar a proporo de recursos consumidos com relao s sadas dos processos chamado de indicador (A) (B) (C) (D) (E) estratgico. de qualidade. de efetividade. de produtividade. de capacidade.

77.

As propostas que tiveram impacto na estrutura da administrao pblica brasileira, associadas, respectivamente, aos perodos do Varguismo (a partir de 1930), do Regime Militar (a partir de 1967), do perodo de redemocratizao (a partir de 1988) e da reforma da Gesto Pblica (a partir de 1995), esto expressas em: (A) (B) (C) (D) (E) Criao do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, criao do Banco Central, descentralizao das polticas pblicas em direo a estados e municpios, criao do Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado. Criao do Regime Jurdico nico dos servidores, flexibilizao da estabilidade do funcionalismo, criao do Estatuto do Funcionrio Pblico, criao do Sistema Financeiro nacional. Forte centralizao administrativa e poltica, proposta de extino do Regime Jurdico nico dos servidores, proposta de universalizao da sade, decreto-lei que traz a distino entre integrantes da Administrao direta e da Administrao indireta. Adoo do Estgio Probatrio para a efetivao de servidores, criao do Ministrio da Desburocratizao, forte interveno estatal na economia, adoo do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade. Criao do Juizado de Pequenas Causas, criao do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico, criao das Agncias Reguladoras, incluso na Constituio Federal do Mandado de Injuno.
21

FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


78. Apresenta movimento inovador na gesto pblica brasileira, ocorrido nos ltimos vinte e cinco anos, associado corretamente a suas caractersticas e benefcios: (A) Adoo do governo eletrnico Impulsionado pela experincia do governo federal, ele se espalhou por estados e capitais. Apesar de no proporcionar grandes resultados em termos de organizao das informaes, a tecnologia da informao tem levado reduo dos custos, bem como ao aumento da transparncia nas compras governamentais, reduzindo o potencial de corrupo. O ponto em que houve maior avano, com a criao do governo eletrnico, foi a plena interatividade com os cidados. Reorientao da questo fiscal Seu corolrio foi a aprovao da LRF Lei de Responsabilidade Fiscal, obtendo vrios avanos, alguns interligados com a agenda constituinte e outros com a proposta Bresser de reforma do Estado, de meados dos anos 1990. Esta normatizao trouxe relevantes ganhos de economicidade ao Estado brasileiro. Introduo pelos governos estaduais e municipais de diversas novidades no campo das polticas pblica Seletividade na participao social, aes mais geis e, no caso especfico dos municpios, a expanso dos centros de atendimento descentralizado, resultando em uma das maiores revolues na administrao pblica brasileira contempornea. Inovaes nas polticas pblicas, particularmente as vinculadas rea social Afrouxamento dos mecanismos de avaliao, formas de coordenao administrativa e financeira, substituio do controle social pelo princpio da eficcia, programas voltados realidade nacional, em detrimento do local e, em menor medida, aes intersetoriais surgem como novidade, proporcionando equidade econmica interregional. Coalizo em torno dos chamados Planos Plurianuais e da noo de planejamento, na sua verso centralizadora e tcnica Alguns estados e, notadamente, o governo federal trouxeram inovaes importantes, como o encurtamento dos prazos de planejamento aproximando a atividade planejadora da ao concreta.

(B)

(C)

(D)

(E)

79.

Dentre os chamados novos modelos de gesto da administrao pblica, ganha destaque o conceito de transparncia, que (A) a metodologia de administrao que consiste, basicamente, em determinar os objetivos a alcanar, as aes a serem realizadas, compartilhando-as com os meios disponveis para a sua execuo. o demonstrativo organizado pelo prprio agente, entidade ou pessoa designada, acompanhado ou no de documentos comprobatrios das operaes de receita e despesas, os quais, se aprovados, integraro sua tomada de contas. a qualidade do agir administrativo pblico, que contando com a contribuio que a participao social e o controle podem oferecer ao aprimoramento da atividade administrativa, fundamenta-se na ampla divulgao de informaes inteligveis e teis populao. a lei que define as responsabilidades e deveres do administrador pblico em relao aos oramentos da Unio, estados e municpios, bem como aos limites de gasto com pessoal, proibindo a criao de despesas de durao continuada sem uma fonte segura de receitas. o ato de gerenciar a parcela do patrimnio pblico, sob a responsabilidade de uma dada unidade. Aplica-se o conceito a fundos, entidades supervisionadas e a outras situaes correlatas.

(B)

(C)

(D)

(E)

80.

Considere:

Metas I. Eficincia II. Eficcia III. Efetividade IV. Equidade 1. 2. 3. 4.

Caracterizao Est relacionada ao grau de adequao com que os recursos mobilizados pelo Estado so utilizados para alcanar seus objetivos e metas. Exigncia para que o Estado atue de maneira competente para realizar a justia social. Ocorre quando os bens e servios resultantes de determinada ao alcanam os resultados mais benficos para a sociedade. Esforos da esfera governamental para ofertar adequadamente os bens e servios esperados, previamente definidos em seus objetivos e metas. O que importa nesses esforos conseguir que os efeitos de uma ao correspondam aos desejados.

A primeira coluna apresenta quatro possveis grandes metas de atuao da Administrao Pblica; a segunda apresenta a caracterizao de cada uma delas. A correspondncia correta entre as duas colunas : (A) (B) (C) (D) (E)
22

I-2, II-3, III-4, IV-1. I-3, II-1, III-4, IV-2. I-1, II-4, III-3, IV-2. I-3, II-1, III-2, IV-4. I-4, II-2, III-1, IV-3.
FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


Economia e Finanas Pblicas 81. Em um determinado mercado em concorrncia perfeita, na ausncia de impostos sobre vendas, as funes de demanda e de oferta so descritas pelas seguintes funes lineares: QD = 3.600 8P QO = 400 + 12P onde: QD QO P = = = quantidade demandada quantidade ofertada preo de mercado

Se o Governo instituir um imposto especfico no valor de R$ 10,00 por unidade vendida para o bem transacionado nesse mercado, ento (A) (B) (C) (D) (E) o nus do pagamento do imposto recair apenas sobre os produtores. a quantidade transacionada no mercado diminuir 4,8% aps a incidncia do imposto. o preo de mercado passar a ser R$ 208,00 aps a incidncia do imposto. o nus do pagamento do imposto recair, em sua maior parte, sobre os consumidores. a arrecadao do imposto corresponder a R$ 19.200,00.

82.

De acordo com a anlise microeconmica tradicional, correto afirmar que a instituio de um imposto especfico sobre o produto de um mercado monopolista, cuja curva de demanda tem elasticidade preo, em mdulo, maior que zero, ter como consequncia (A) (B) (C) (D) (E) o aumento do preo de mercado exatamente igual ao valor do imposto institudo. o aumento do preo de mercado que poder ser maior ou menor que o imposto institudo. o aumento do bem-estar dos consumidores. nenhuma modificao no preo e na quantidade vendida pelo monoplio. o repasse integral do imposto para os consumidores.

83.

Em relao ao trade-off entre eficincia e equidade na incidncia de tributos, considere: I. II. III. IV. Um imposto do tipo lump-sum tax, em que os cidados pagam o mesmo montante de imposto independentemente de sua renda, um imposto que influencia negativamente a eficincia alocativa do setor privado da economia. Nas chamadas excise taxes, o Governo se afasta, deliberadamente, do objetivo de alterar o mnimo possvel os preos relativos da economia, por se tratar de consumo de bens considerados nocivos sade pblica ou de consumo suprfluo. Um imposto progressivo sobre a renda atende melhor ao princpio da equidade vertical na hiptese de que a utilidade marginal da renda seja decrescente. Um imposto proporcional sobre a renda influencia menos as decises de trabalho versus lazer das pessoas fsicas que um imposto progressivo.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) I. II e IV. III e IV. I, II e III. II, III e IV.

84.

Considere uma economia simplificada, onde existam apenas trs setores produtivos. A produo do setor I, integrado verticalmente, igual a 100 e vendida integralmente ao setor II. Este, por sua vez, produz bens no valor total de 200, dos quais metade vendida aos consumidores finais e a outra metade, ao setor III. A produo desse ltimo setor igual a 400, vendida em sua totalidade aos consumidores finais. A imposio de um tributo sobre vendas (A) (B) (C) (D) (E) cumulativo ou no cumulativo com alquotas idnticas proporcionar a mesma arrecadao. cumulativo (em cascata) com alquota de 10% cobrada por fora acarretar uma arrecadao total de 50. no cumulativo com alquota de 20% implicar uma arrecadao total de 100. a varejo com alquota de 15% proporcionar uma arrecadao total de 60. a varejo com alquota de 10% proporcionar a mesma arrecadao que um imposto cumulativo com alquota de 5%.
23

FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


85. Um modelo keynesiano simples descrito pelas seguintes equaes: C = 100 + 0,8 YD I = 300 G = 400 T = 400 Como a renda de equilbrio inferior renda de pleno emprego, o Governo pratica uma poltica tributria de reduo do valor dos impostos para 300. A consequncia dessa poltica ser (A) (B) (C) (D) (E) um aumento da demanda agregada em um valor superior, em mdulo, ao da reduo dos tributos. uma diminuio da poupana agregada em valor absoluto, uma vez que a diminuio da tributao aumentar o consumo. um aumento de consumo exatamente igual ao aumento da renda disponvel. um aumento do nvel geral de preos, j que a demanda aumentou e a oferta agregada no se modificou. um aumento da poupana agregada superior ao aumento do consumo agregado.

86.

Considere: I. II. III. O formato da curva de Laffer sugere que, quando a carga tributria est elevada, se o Governo reduzir as alquotas de um imposto, poder aumentar sua arrecadao em vez de diminu-la. Admitindo-se a hiptese keynesiana de que o consumo das pessoas funo decrescente da sua renda disponvel, um imposto geral sobre vendas com alquotas fixas ser provavelmente progressivo. O imposto sobre a renda progressivo atua como um estabilizador automtico da economia, j que quando ela est apresentando altas taxas de crescimento e pressionando o ndice geral de preos em virtude de inexistncia de capacidade ociosa, o imposto diminui o crescimento da renda disponvel, amenizando as referidas presses. Um corolrio da regra de Ramsey sobre a tributao de que as taxas de imposto devem ser fixadas de forma proporcional elasticidade-preo da procura.

IV.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) IV. I e II. II e IV. I e III. II, III e IV.

87.

Com base no modelo de Tiebout, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) a elevao da taxa de inflao, tudo o mais constante, vai diminuir a carga tributria dos entes da federao, estimulando-os a procurarem outras hipteses de incidncia para seus tributos. os impostos sobre vendas no cumulativos de competncia dos entes da federao com alquotas fixas favorecero os estados cuja produo seja maior que o consumo. a guerra fiscal entre estados pode ser evitada por meio da adoo do princpio da tributao no destino para os impostos sobre vendas no cumulativos de competncia estadual. as estruturas tributrias dos estados pertencentes a uma mesma federao vo ser semelhantes no longo prazo, devido possibilidade de migrao do cidado de um estado para o outro sem perder sua nacionalidade. a redistribuio da arrecadao dos impostos do ente confederado para os estados da federao deve ter como um de seus objetivos reduzir as disparidades regionais de renda.

88.

A oferta e a demanda de um mercado em concorrncia perfeita so representadas, respectivamente, pelas funes a seguir, onde QO = quantidade ofertada, QD = quantidade demandada e P = preo de mercado: QO = 1.000 + 5P QD = 8.000 10P

O Governo instituiu um tributo especfico sobre vendas no valor de 6 unidades monetrias por produto vendido nesse mercado. Em consequncia, haver o surgimento de um peso morto da tributao, em virtude de os preos de compra e de venda no serem mais iguais. O valor desse peso morto, no novo ponto de equilbrio de mercado, em unidades monetrias, (A) (B) (C) (D) (E)
24

80. 160. 100. 40. 60.


FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


89. Em relao teoria do consumidor, supondo-se curvas de indiferena com inclinaes normais, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) Entre duas curvas de indiferena possveis, a que representa um nvel menor de satisfao do consumidor est situada direita da outra. As curvas de indiferena so convexas em relao origem porque a taxa marginal de substituio de um bem por outro ao longo da mesma decrescente. A inclinao da reta oramentria, em mdulo, maior do que a taxa marginal de substituio de um bem por outro no ponto correspondente cesta tima do consumidor. O efeito-substituio sempre menor, em mdulo, do que o efeito-renda, quando o bem X for inferior. Se o consumidor prefere a cesta de consumo A cesta de consumo B e a cesta B, cesta C, ento, pelo princpio da transitividade, no se pode afirmar que o consumidor prefere a cesta A em relao cesta C.

90.

Considere: I. Se a elasticidade-preo da demanda de um bem X , em mdulo, menor que 1, uma das possveis explicaes para o fato a existncia no mercado de um grande nmero de bens substitutos para o bem X. Se a demanda do bem X for expressa pela funo QD = 15.000 P2, onde QD representa a quantidade demandada e P, o preo de mercado, ento a elasticidade-preo da demanda do bem X, em mdulo, constante e igual a 2. Se os bens X e Y forem complementares, ento a elasticidade-cruzada da demanda do bem X em relao ao preo do bem Y positiva. Se a elasticidade-preo for constante e maior que 1 ao longo de toda a curva da demanda, um aumento de preo diminuir o dispndio total dos consumidores com o bem.

II.

III. IV.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) I. I e II. II e IV. III e IV. II, III e IV.

91.

Considere a seguinte funo de produo do bem X, do tipo Cobb-Douglas, a qual homognea de grau 1: Y = KaLb onde: Y = quantidade produzida do bem X K = quantidade do fator capital L = quantidade do fator trabalho a, b = parmetros da funo correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) a produo do bem X mais que dobrar, se a quantidade dos fatores de produo for multiplicada por 2 no longo prazo. a soma dos parmetros a e b menor que um (1), indicando a presena de deseconomias de escala no longo prazo. a taxa marginal de substituio tcnica do capital pelo trabalho dada, em mdulo, pelo quociente da produtividade marginal do trabalho pela produtividade marginal do capital. o parmetro b representa a elasticidade da produo em relao quantidade do fator capital. a produtividade marginal do capital estritamente crescente no curto prazo, qualquer que seja a quantidade utilizada do fator.

92.

Considerando a teoria microeconmica tradicional, o comportamento de uma firma e a estrutura de mercado de um determinado produto, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) O poder do monopolista para fixar seu preo inversamente proporcional elasticidade da curva de demanda pelo seu produto. Uma empresa em um mercado em concorrncia perfeita, no longo prazo, pode continuar a auferir lucros extraordinrios, embora em valores menores do que no curto prazo. O nvel timo de produo para uma firma em concorrncia perfeita dado pelo ponto no qual a receita marginal excede o custo marginal no maior valor possvel. A curva de oferta no monoplio, dado um determinado nvel de preo, apresenta uma elasticidade-preo menor do que a curva de oferta em concorrncia perfeita. O monopolista maximiza seus lucros produzindo a quantidade cujo custo marginal seja igual ao preo de seu produto.
25

FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


93. Considere as seguintes afirmaes sobre externalidades negativas e tentativas de solues pblicas e privadas: I. II. Ocorre uma externalidade negativa quando o benefcio marginal da produo de uma unidade adicional de um produto para os consumidores inferior ao custo marginal de sua produo. O teorema de Coase permite concluir que, quando o direito de propriedade bem especificado, uma negociao entre as partes beneficiadas e prejudicadas pela poluio, cujo custo seja baixo, pode conduzir a um resultado favorvel para ambas, sem necessidade de interveno governamental. O estabelecimento de limites mximos para emisses oferece um menor grau de certeza quanto reduo da poluio do que impostos cobrados sobre a emisso de poluentes, quando no h informaes seguras sobre os custos a serem acarretados para as empresas por esses controles. Recursos de propriedade comum, como florestas, devem ser diretamente regulados pela iniciativa privada, uma vez que o custo privado de sua explorao maior que o custo marginal social.

III.

IV.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

94.

Associe o nmero do conceito na coluna esquerda aos parnteses na coluna direita: 1. 2. 3. 4. 5. Mercado de crditos de carbono. Bens cujo consumo no excludente e no rival. Bens cujo consumo no excludente e rival. No desejam pagar por bens no excludentes . Bens cujo custo marginal de produo nulo. (....) (....) (....) (....) (....) Bens de consumo no rival. Caronas (free riders). Licenas negociveis para poluir. Bens de propriedade comum. Bens pblicos.

A sequncia correta : (A) (B) (C) (D) (E) 95. 1, 4, 5, 2, 3. 1, 3, 5, 2, 4. 4, 3, 1, 2, 5. 5, 4, 1, 3, 2. 5, 3, 4, 1, 2.

Uma economia apresentou os seguintes valores de seus agregados macroeconmicos, em $ milhes: Produto Nacional Lquido a custo de fatores ....................................................................................................... 7.900 Produto Interno Bruto a preos de mercado ........................................................................................................ 10.500 Produto Nacional Lquido a preos de mercado .................................................................................................. 9.100 Produto Nacional Bruto a custo de fatores .......................................................................................................... 8.400 Com essas informaes, correto afirmar que o valor, em $ milhes, (A) (B) (C) (D) (E) da renda lquida enviada para o exterior foi 1.100. dos impostos lquidos de subsdios foi 1.200. da depreciao foi 900. do PNB a preos de mercado foi 9.500. do PIB a custo de fatores foi 9.600.

96.

O lado real de uma economia fechada representado pelas seguintes funes: C = 2.000 + 0,8 YD I = 3.000 G = 4.000 T = 3.500 Se o Governo aumentar seus gastos e tributos em 1.000 unidades monetrias, o deslocamento da curva IS para a direita de sua posio original corresponder, para cada nvel de taxa de juros, a um aumento da renda de, em unidades monetrias, (A) (B) (C) (D) (E) 4.000. 500. 4.500. 5.000. 1.000.
FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

26

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova A01, Tipo 001


97. A tabela a seguir apresenta os ndices de produto nominal e de produto real de um determinado pas, relativos a seu Produto Interno Bruto (PIB):
Produto Nominal 2009 2010 2011 2012 100 110 125 138 Produto Real 100 104 108 115

correto afirmar que o (A) (B) (C) (D) (E) 98. ndice do deflator do PIB do ano de 2010, tomando-se o ano 2009 como base 100, foi superior a 106. crescimento real da economia em 2011 foi exatamente 4%. ndice do deflator do PIB aumentou 20% no perodo de 2009 a 2012. crescimento real da economia em 2012 foi inferior ao de 2010. produto real da economia aumentou mais de 15% no perodo.

O multiplicador bancrio da economia funo decrescente (A) (B) (C) (D) (E) da taxa de redesconto. da proporo da moeda manual em relao ao total dos meios de pagamento. da proporo da moeda escritural em relao ao total dos meios de pagamento. do papel-moeda em circulao. das reservas bancrias.

99.

No modelo IS-LM para uma economia fechada, ocorrer o efeito expulso (crowding-out) na sua mais completa expresso e o nvel de renda permanecer o mesmo quando o governo praticar poltica fiscal expansiva financiada com ttulos pblicos, e (A) (B) (C) (D) (E) a curva LM for vertical em relao ao eixo da renda. a curva IS for vertical em relao ao eixo da renda. a curva LM for horizontal em relao ao eixo da renda. as curvas LM e IS apresentarem curvatura normal. as curvas IS for horizontal em relao ao eixo da renda.

100. Considere: I. II. III. IV. No modelo de curva de Phillips com expectativas adaptativas, o efeito de um choque exgeno de oferta sobre a taxa de inflao em um determinado ano repassado para a inflao esperada futura. Se o pas no tiver restrio alguma ao movimento de capitais internacionais e adotar o regime de taxas flutuantes de cmbio, o efeito provvel de uma poltica monetria expansiva ser uma valorizao da moeda nacional. O efeito de uma ncora cambial sobre a taxa de inflao diminudo em virtude da existncia de bens no comercializveis (non tradables) na economia. Para se obter de forma aproximada a variao da taxa de cmbio real brasileira, necessrio calcular a variao da taxa de cmbio nominal menos a diferena entre a taxa de inflao interna e a taxa de inflao externa.

Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E) I e II. II e IV. III e IV. I, II e III. I, III e IV.
27

FAZSP-Prova 1-Conhecimentos Gerais

www.pciconcursos.com.br

You might also like