You are on page 1of 15

DESIDRATAO/REIDRATAO

OMS/OPS/MS/HUAP/UFF /PEDIATRIA/ISRAELFIGUEIREDOJUNIOR/OUT-99

DIARRIA

Diarria geralmente definida como a ocorrncia de 3 ou mais defeces amolecidas ou lquidas em um perodo de 24 horas (perda de gua e eletrlitos).
Na Regio Nordeste, onde o problema assume maior magnitude, o risco de morte por diarria em crianas menores de 5 anos cerca de 4

a 5 vezes maior que na Regio Sul, representando cerca de 30 % do total das mortes durante o primeiro ano de vida.

TIPOS DE DIARRIA
Quase todos os tipos de diarria que causam desidratao cursam com fezes lquidas. A maioria dos episdios de diarria aguda provocado por um agente infeccioso e dura menos de 2 semanas. Caso a diarria dure 14 dias ou mais, denominada diarria persistente. At 10% dos episdios de diarria so persistentes, causam problemas nutricionais e contribuem para mortalidade na infncia. A diarria com sangue, com ou sem muco, chamada disenteria. A causa mais comum da disenteria a bactria Shigella. A disenteria amebiana no comum nas crianas pequenas. Uma criana pode Ter diarria lquida e disenteria associada.

AVALIAR A DIARRIA
0* 1*

se h sinais de desidratao se h sangue nas fezes para determinar

se a criana tem disenteria, e 2* por quanto tempo a criana tem tido diarria

A criana est com diarria?


SE A RESPOSTA FOR SIM, PERGUNTAR: 3* H quanto tempo? 4* H sangue nas fezes? Letrgica ou inconsciente? Inquieta, irritada? 6* Observar se os olhos esto fundos. 7* Oferecer lquidos criana. A criana: No consegue beber ou s bebe muito mal? Bebe avidamente, com sede? 8* Sinal da Prega: a pele volta ao estado anterior: Muito lentamente (mais de 2 segundos)? Lentamente? OBSERVAR E PALPAR 5* Examinar a condio geral da criana. A criana encontrase:

OBSERVAR
Est letrgica ou inconsciente?

ESTADO GERAL DA CRIANA


Est inquieta ou irritada?

Lembrar dos Sinais Gerais de Perigo

No bebe ou mama Vomita tudo que ingere Convulses Letrgica ou inconsciente OLHOS ESTO FUNDOS
Se estiver em dvida, pergunte me se acha que os olhos da criana esto diferentes do habitual. Sua confirmao lhe ajudar na deciso (poder estar presente nas
crianas gravemente desnutridas).

OFERECER LQUIDOS

No consegue beber ou bebe mal? Bebe avidamente, com sede?

PALPAR
VERIFICAR O SINAL DA PREGA NO ABDOME
9* 10* 11*

muito lentamente (em mais de 2 segundos) lentamente imediatamente

Pea me que coloque a criana na mesa de exame de modo que esteja deitada de barriga para cima com os braos encostados junto ao corpo (no sobre a cabea) e as pernas estendidas; ou pea
4

me que fique com a criana no colo, com ela virada de barriga para cima. Localize a regio do abdome da criana que est entre o umbigo e o costado do abdome. Para verificar o sinal da prega na pele, use o polegar e o indicador . No belisque com a ponta dos dedos porque causar dor. Coloque a mo de modo que quando fizer o sinal da prega na pele, a prega da pele estar no sentido longitudinal ao corpo da criana e no no horizontal. Levante

firmemente todas as camadas da pele e o tecido debaixo delas. Segure a pele por um segundo e solte em seguida .
Quando soltar, certifique-se de que ao sinal da prega a pele voltou ao seu estado anterior: Nota:
Em uma criana com marasmo (desnutrio grave), a pele pode voltar ao seu lugar lentamente inclusive se a criana no est desidratada. Em uma criana com sobrepeso ou com edema, a pele pode voltar ao lugar imediatamente ainda que a criana esteja desidratada. Mesmo sendo o sinal da prega menos seguro nestas crianas, utilize-o para classificar a desidratao da criana.

CLASSIFICAR O ESTADO DE HIDRATAO


Dois dos sinais que se seguem: 12* Letrgica ou inconsciente. 13* Olhos fundos. 14* No consegue beber ou bebe muito mal. 15* Sinal da Prega: a pele volta muito lentamente ao estado anterior.
Se a criana no se enquadrar em nenhuma outra classificao grave: 16* Iniciar Terapia Endovenosa (Plano C) OU Se a criana tambm se enquadrar em outra classificao grave: 17* Referir URGENTEMENTE ao hospital, com a me administrando-lhes goles freqentes de SRO durante o trajeto. _ Recomendar me a continuar a amamentao ao peito. Se a criana tiver 2 ou mais anos de idade, e se houver clera na sua regio, administrar antibitico contra o clera. Administrar SRO no Servio de Sade (PlanoB). Se a criana tambm se enquadrar em uma classificao grave devido a outro problema: 5

DESIDRATAO GRAVE

Dois dos sinais que se seguem: 18* Inquieta, irritada.

19* Olhos fundos. 20* Bebe avidamente, com sede. 21* Sinal da Prega: a pele volta lentamente ao estado anterior. No h sinais suficientes para classificar como desidratao ou desidratao grave.

DESIDRATAO

URGENTEMENTE ao hospital com a me administrando-lhe goles freqentes de SRO durante o trajeto. 23* Recomendar me continuar a amamentao ao peito. Informar me sobre quando retornar imediatamente. Seguimento em 5 dias se no melhorar. Dar alimentos e lquidos para tratar a diarria em casa (Plano A). Informar me sobre quando retornar imediatamente. Seguimento em 5 dias se no melhorar.

22* Referir

SEM DESIDRATAO

TRATAR A DESIDRATAO
PLANO A
COM DIARRIA e SEM DESIDRATAO
0* DAR LQUIDOS ADICIONAIS (tanto quanto a criana consiga aceitar) 1* CONTINUAR A ALIMENTAO 2* QUANDO RETORNAR

Plano A: Tratar a Diarria em Casa


Recomendar me ou ao acompanhante sobre as trs regras do tratamento domiciliar: Dar Lquidos Adicionais, Continuar a Alimentar, Quando Retornar. 1. DAR LQUIDOS ADICIONAIS (tanto quanto a criana aceitar) RECOMENDAR A ME A: 24* Amamentar com freqncia e por tempo mais longo a cada vez. 25* Se a criana se alimenta exclusivamente de leite materno, podese dar SRO alm do leite materno. 26* Se a criana no estiver em regime exclusivo de leite materno, dar um ou mais dos seguintes: Soluo SRO, lquidos caseiros (tais como caldos, gua de arroz, soro caseiro) ou gua potvel. especialmente importante dar SRO em casa quando: 27* durante esta visita a criana recebeu o tratamento do Plano B ou do Plano C. 28* A criana no puder retornar a um servio de sade se a diarria piorar.

29*

ENSINAR ME A PREPARAR A MISTURA E A DAR SRO. ENTREGAR UM PACOTE DE SRO ME PARA UTILIZAR EM CASA, SE NECESSRIO.

30*

MOSTRAR ME A QUANTIDADE DE LQUIDOS ADICIONAIS A DAR EM CASA ALM DOS LQUIDOS DADOS HABITUALMENTE: At 1 ano 50 a 100ml depois de cada evacuao aquosa 1 ano ou mais 100 a 200ml depois de cada evacuao aquosa

Recomendar me ou ao acompanhante a: 31* Administrar freqentemente pequenos goles de lquidos de uma xcara. 32* Se a criana vomitar, aguardar 10 minutos e depois continuar, porm mais lentamente. 33* Continuar a dar lquidos adicionais at a diarria parar.

2. CONTINUAR A ALIMENTAR 3. QUANDO RETORNAR

Consultar o Quadro RECOMENDAR ME OU AO ACOMPANHANTE

Guia de Orientao
Quando a criana no mama exclusivamente no peito exclusivamente, se marcam as 4 casas Quando a criana mama o peito se marcam apenas 2 casas

COMPROVAR ENTENDIMENTO Que tipos de lquidos dar ao seu filho? 35* Qual a quantidade que vai dar? 36* Com que freqncia dar a soluo de SRO ao seu filho?
34*
7

Quanta gua vai usar para misturar o SRO? 38* Como vai dar o SRO ao seu filho? 39* O que far se a criana vomitar?
37*

QUANDO RETORNAR No consegue beber nem mamar no peito 41* Piora do estado geral 42* Aparecimento ou piora da febre
40*

Caso a criana tenha diarria, diga me tambm que retorne se a criana tiver:
43* 44*

Sangue nas fezes ou Dificuldade para beber

PLANO B
COM DIARRIA e DESIDRATAO
Plano B: Tratar Desidratao com SRO As crianas com desidratao devero permanecer no servio de sade at a reidratao completa. Durante um perodo de 4 horas, administrar, no servio de sade, a quantidade recomendada de SRO. DETERMINAR A QUANTIDADE DE SRO A SER ADMINISTRADA DURANTE AS PRIMEIRAS 4 HORAS. IDADE* At 4 meses 4 meses a 11 meses 12 meses a 2 anos
2 anos a 5 anos

PESO SRO (ml) *

< 6kg 200 - 400

6 - <10kg 400 - 700

10 - <12kg 700 - 900

12 - 19kg 900 - 1400

Somente utilizar a idade da criana quando desconhecer o seu peso. A quantidade aproximada de SRO necessria (em ml) tambm pode ser calculada multiplicando o peso da criana (em kg) por 75.

45* Se a criana quiser mais SRO do que a quantidade citada, dar mais.
DEMONSTRAR PARA A ME COMO ADMINISTRAR A SOLUO DE SRO. 46* Dar com freqncia pequenos goles de lquidos usando copo ou colher. 47* Se a criana vomitar, aguardar 10 minutos e depois continuar, porm mais lentamente. 48* Continuar a amamentar ao peito sempre que a criana o desejar. APS 4 HORAS: 49* Reavaliar a criana e classific-la quanto desidratao. 50* Selecionar o plano apropriado para continuar o tratamento. 51* Se possvel, comear a alimentar a criana no servio de sade. SE, EM SITUAES EXCEPCIONAIS, A ME PRECISAR IR PARA CASA ANTES DE TERMINAR O TRATAMENTO: 52* Orientar como preparar a soluo de SRO em casa. 53* Orientar sobre a quantidade de SRO a ser administrada at completar o tratamento em casa. 54* Entregar uma quantidade de pacotes de SRO suficiente para completar a reidratao. Entregar, tambm, 1 pacote adicional, tal como recomendado no Plano A. 55* Explicar as 3 Regras do Tratamento Domiciliar.

3* DAR LQUIDOS ADICIONAIS 4* CONTINUAR A ALIMENTAR 5* QUANDO RETORNAR

Consultar o Plano A quanto aos lquidos recomendados e consultar o quadro ACONSELHAR ME OU AO ACOMPANHANTE

DESIDRATAO TRATAR DESIDRATAO AVALIAR APS 4 HORAS E RECLASSIFICAR SEM SINAIS DE DESIDRATAO SINAIS DESIDRATAO
9

REPETIR PLANO B PLANO A SINAIS DESIDRATAO GRAVE PLANO C

10

Plano C: Tratar rapidamente a Desidratao Grave


ACOMPANHAR AS SETAS. SE A RESPOSTA FOR SIM, IR NA LATERAL, SE FOR NO, IR PARA BAIXO. COMEAR AQU

11

REIDRATAO OROGSTRICA
6* Use uma sonda Orogstrica (OG) de plstico ou borracha que esteja limpa. Use uma sonda de 2,0 a 2,7 mm de dimetro para uma criana. 7* Recoste o paciente com a cabea ligeiramente levantada. As crianas maiores talvez prefiram ficar sentadas. 8* Mea o comprimento da sonda que o paciente vai usar colocando a ponta da sonda ao nvel do apndice tifide. A seguir, desenrole a sonda e passe-o por trs da orelha e para a frente at a ponta do nariz. Marque a sonda com um pedao da fita adesiva onde toque a ponta do nariz. Esta marca mostra o comprimento necessrio da sonda para chegar at o estmago. 9* Umedea a sonda com um lubrificante solvel em gua ou com gua pura, no use leo. 10* Introduza a sonda pela narina com a maior abertura. Faa-o avanar suavemente at que a ponta esteja na parte de trs da garganta. Cada vez que o paciente engolir, faa a sonda avanar 3,5 cm. Caso o paciente esteja acordado, pea-lhe que beba um pouco de gua. 11* Caso o paciente se engasgue, tussa repetidamente ou tenha dificuldade para respirar, possivelmente a sonda tenha ido para a traquia. Puxe-a uns 2 cm - 4 cm at que pare a tosse e o paciente sinta-se cmodo. Espere um minuto e logo trate de voltar a introduzir a sonda. 12* Faa a sonda avanar cada vez que o paciente engolir at que a marca da fita chegue ao nariz. Caso o paciente esteja cmodo e no tussa, a sonda dever estar no estmago. 13* Olhe dentro da boca do paciente para ter certeza de que a sonda no se enroscou na parte posterior da garganta. Confirme que a sonda est no estmago unindo-o a uma seringa e extraindo um pouco de suco gstrico. Tambm poderia fazer isto colocando um estetoscpio bem acima do umbigo. Injete ar pela sonda com uma seringa vazia. Escute para ver se o ar est entrando no estmago. 14* Prenda a sonda no rosto do paciente com uma fita e una a sonda IV a um frasco de IV que contenha a soluo de SRO. Regule as gotas a uma velocidade de 20 ml/kg por hora ou menos. 15* Caso no haja um frasco de IV disponvel, pode-se fixar uma seringa (com o mbolo removido) a sonda e us-la como funil. Sustente a seringa por cima da cabea do paciente e vire a soluo de SRO na seringa a intervalos regulares.

12

TRATAMENTO INTRAVENOSO PARA A DESIDRATAO GRAVE


HIDRATAO VENOSA
Fase de expanso (rpida) Fase de manuteno e reposio
.

Fase de Expanso (rpida)


Ojetivo : reverso rpida da evoluo ao choque Soluo recomendada : partes iguais de soro glicosado a 5% e soro

fisiolgico Volume : 100 ml/kg para infuso Tempo : 2 horas.


Ex. Criana com 5 kg e desidratao grave deve tomar: 56* Soro Glicosado 5% - 250ml * 57* Soro Fisiolgico 0,9% - 250 ml * * Nos locais onde estiver disponvel a Soluo Polieletroltica (Ringer Lactato), preconizada pela Organizao
Mundial de Sade (OMS), no haver necessidade de fazer quaisquer outros clculos, exceto o de volume conforme descrito acima.

Criana continua desidratada : administrar 25 a 50 ml por kg de peso

em duas horas Acesso Venoso adequado (agulhas calibrosas, dois acessos venosos simultneos, etc.) que garantam a infuso do volume total prescrito no mximo em 4 horas. Trmino fase de expanso (rpida) : quando h melhora clnica da criana, desaparecimento dos sinais de desidratao. Nesta fase, muito importante a reavaliao da criana, pelo menos a cada hora, pelo profissional de sade.

Fase de Manuteno e Reposio


13

Objetivo : cobrir as perdas normais e a fase de reposio deve

compensar as perdas anormais decorrentes da diarria e vmitos Volume a ser administrado : o resultante da soma dos volumes da manuteno e reposio Via oral : deve ser alimentado normalmente e tomar o SRO, testando-se a aceitao e tolerncia da via oral. A quantidade administrada por via venosa dever ser reduzida progressivamente, conforme for aumentando a ingesto de alimento e SRO

NECESSIDADES DE MANUTENO PARA 24 HORAS


LQUIDOS
Peso at 10 kg Peso de 10-20 kg Peso acima de 20 kg Para cada 100 ml de lquido: Soro Glicosado 5% Soro Fisiolgico KCI a 10% - 80 ml - 20 ml - 2 ml ou KCI a 19,1% - 1 ml 100 ml/kg 1000 ml + 50 ml/kg para cada kg de peso acima de 10 kg 1500 ml + 20 ml para cada kg de peso acima de 20 kg

REPOSIO
Como no possvel avaliar as perdas pelo nmero de evacuaes, a primeira prescrio admitir perdas de 50 ml/kg/dia. A soluo a ser reposta deve conter 1 parte de soro fisiolgico e 1 parte de soro glicosado a 5%
Perodos de Infuso : Recomenda-se a prescrio de metade destes

volumes a cada 12 horas ou 1/3 a cada 8 horas Gotejamento : Para seu calculo usar a frmula

No de Gotas = Volume 3 x Horas


H = Tempo previsto para infuso (horas) 3 = Constante

14

15

You might also like