You are on page 1of 2

ecologia

Estimulando o uso sustentvel da biodiversidade amaznica


Desenvolvido desde 2008 nas bacias dos rios Negro, Xingu e Tocantins, o projeto AquaBio vem adotando uma inovadora abordagem participativa de manejo integrado dos recursos aquticos nas polticas pblicas e programas da Bacia Amaznica
Por Marcelo Derzi Vidal e James Oliveira Bessa*
Com uma extraordinria abundncia de espcies em seus rios e florestas, a Amaznia contribui decisivamente para fazer do Brasil um dos pa ses de maior biodiversidade do mundo. Essa riqueza, porm, defronta-se com uma ameaa poderosa: a ocupao e a utilizao desordenada dos rios amaznicos. Alm de impactarem negativamente os recursos hdricos e a biodiversidade aqutica, elas ameaam a qualidade de vida das populaes locais comunidades ribeirinhas, pescadores artesanais, grupos indgenas e pequenos agricultores, que tm nos recursos naturais uma fonte de subsistncia e gerao de renda. A soluo para esses problemas requer a participao do governo e da sociedade civil no desenvolvimento de projetos e programas voltados ao manejo integrado dos recursos aquticos da regio. Essas iniciativas devem se basear em estratgias de pesquisa, capacitao, informao e dilogo com os conhecimentos e as prticas culturais locais. Uma das aes que o governo brasileiro vem implementando nesse sentido o Projeto Manejo Integrado dos Recursos Aquticos na Amaznia, ou AquaBio. Desenvolvido em parte das bacias dos rios Negro, Xingu e Tocantins, o AquaBio vem adotando uma abordagem participativa de manejo integrado dos recursos aquticos nas polticas pblicas e programas da Bacia Amaznica, visando conservao e ao uso sustentvel da biodiversidade aqutica. Contando com aes do Ministrio do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade (ICMBio) e de secretarias estaduais de Meio Ambiente do Amazonas, do Par e de Mato Grosso, o AquaBio prev a utilizao de US$ 17,131 milhes, oriundos do Fundo Global para o Meio Ambiente e do governo federal, at 2013. As reas do projeto compem uma amostra representativa das vrias combinaes de ecossistemas aquticos e problemas que os afetam na Amaznia brasileira. No Rio Negro, as diferentes modalidades de pesca (ornamental, subsistncia, esportiva e comercial) tm levado reduo do estoque de algumas espcies e intensificado os conflitos pelo direito pesca nos ltimos anos. Nas cabeceiras do Rio Xingu, a maior parte dos impactos negativos resulta de formas no sustentveis de uso da terra, como a converso da vegetao natural em reas de pasto e a monocultura da soja. J o Baixo Tocantins sofreu o impacto da hidreltrica de Tucuru, que afetou os padres naturais de enchente-cheia-vazante-seca do rio e, consequentemente, caractersticas biolgicas das espcies aquticas, tais como migrao, perodo de desova, disponibilidade de hbitat e itens alimentares.

reas de atuao
As aes diretas do AquaBio so implementadas em trs importantes rios da Amaznia:

Baixo e Mdio Negro


Municpios de Novo Airo, Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e Manaus, no Amazonas;

Alto Xingu
Municpios de gua Boa, Canarana e Querncia, em Mato Grosso;

Baixo Tocantins
Municpios de Abaetetuba, Barcarena, Igarap-Miri, Limoeiro do Ajuru, Oeiras do Par, Camet, Baio, Mocajuba e Moju, no Par.

24

PrVrzea/Ibama-L.C.Marigo

janeiro 2011

janeiro 2011

25

Willer Hermeto

ecologia

direita, duas atividades ensinadas nos cursos do Aquabio: beneficiamento e conservao do pescado e manejo e criao de quelnios. Abaixo, madeira no manejada, prejuzo para a biodiversidade. Mais abaixo, pesca comercial, causa da reduo de estoques de peixes.

AquaBio/MMA

Pesca ornamental
Nos ltimos 60 anos, a principal atividade econmica dos ribeirinhos da bacia do Rio Negro vem sendo a pesca de peixes ornamentais. Anualmente so pescados, de forma artesanal, em torno de 22 milhes de peixes apenas na regio do Mdio Negro. As principais espcies capturadas so o cardinal (Paracheirodon axelrodi) e o rodstomo (Hemigrammus bleheri). O primeiro a principal espcie ornamental brasileira: dos peixes exportados pelo Pas, 80% so cardinais. Com quatro centmetros de comprimento, tm um belo colorido, em tons de vermelho, azul e marrom ou verde.

Os programas para o manejo integrado de recursos aquticos preparados e implementados pelo AquaBio tm como objetivo gerar experincias replicveis que possam tornar-se polticas pblicas permanentes, com impactos positivos sobre a biodiversidade aqutica, reduzindo conflitos entre os usurios dos recursos naturais e melhorando as condies de vida e de trabalho das comunidades locais. Na rea de atuao do projeto foram criados comits municipais de acompanhamento, formados por instituies locais, que tm avaliado os resultados atingidos, os principais conflitos identificados e as lies aprendidas sobre as polticas pblicas e os programas desenvolvidos. Essa estratgia vem estimulando um sentimento de responsabilidade e gesto compartilhada entre os usurios dos recursos naturais, representantes de organizaes da sociedade civil e tcnicos de instituies governamentais ligadas s aes do projeto. Por meio de vrias atividades de capacitao, o AquaBio vem ajudando a preparar moradores locais com papel social relevante para que participem e contribuam ativamente na formulao, no desenvolvimento e no monitoramento de estratgias e programas voltados conservao e ao uso sustentvel da biodiversidade aqutica e dos recursos hdricos nas bacias do projeto. A meta estimular essas pessoas a levar as perspectivas ambientais locais e o conhecimento tradicional ao processo. As atividades incluem a realizao de seminrios, tais como os de legislao ambiental, ordenamento territorial e educao ambiental, alm de vrios cursos para o desenvolvimento de capacidades, cujos temas incluem manejo participativo de pesca, criao de quelnios, sistemas agroflorestais, recuperao de reas degradadas e reutilizao de resduos slidos. Em 2008 e 2009 foram realizados mais de 20 cursos de capacitao, que beneficiaram cerca de 700 participantes, oriundos de rgos governamentais, instituies representativas da sociedade civil e comunidades ribeirinhas, quilombolas e indgenas. A ideia outorgar poder aos atores locais, fortalecendo os conhecimentos j existentes e facilitando a obteno de novos saberes, a fim de melhorar o nivelamento e o acesso informao e a habilidade para exercer direitos e deveres de cidadania.

Impactos de Tucuru
A usina hidreltrica de Tucuru, localizada no Estado do Par, a cerca de 400 quilmetros de Belm, bloqueou o Rio Tocantins em 1974 e inundou 2.850 quilmetros quadrados, alterando radicalmente o ambiente aqutico tanto acima quanto abaixo da barragem. Desde ento, os moradores da rea afetada por ela vm sofrendo mudanas significativas em sua relao com o ambiente. O trecho do Rio Tocantins afetado por Tucuru sustentava antes uma indstria de pesca abundante, que fornecia tanto renda monetria como a maior parte da protena animal para os ribeirinhos. Depois da instalao da hidreltrica, a captura de peixes na regio sofreu uma reduo de cerca de 60%. Em consequncia disso, o nmero de pescadores locais tambm diminuiu de maneira dramtica. A manuteno da vegetao na rea inundada para a formao da represa da usina ocasionou a decomposio de matria orgnica e a liberao de dixido de carbono e metano, gases que contribuem para o efeito estufa. O alagamento da grande rea do reservatrio causou tambm a morte de centenas de animais terrestres e fez subir a populao de insetos na regio.

Marcelo Derzi Vidal

Marcelo Derzi Vidal

As aes do AquaBio reforam o conceito de desenvolvimento sustentvel, pois permitem elevar as oportunidades sociais, contribuem para a diversificao de atividades produtivas e gerao de renda e asseguram a conservao dos recursos naturais ao considerar os limites e potenciais do ambiente.
*Marcelo Derzi Vidal, Mestre em Ecologia, trabalha no Centro Nacional de Pesquisa e Conservao da Biodiversidade Amaznica (Cepam/ICMBio). E-mail: marcelo.derzi.vidal@gmail.com James Oliveira Bessa, Mestre em Biologia de gua Doce e Pesca Interior, trabalha no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (Ibama). E-mail: jdobessa@gmail.com

PARA SABER MAIS AYRES, J.M. As matas de vrzea do Mamirau. Braslia, DF: CNPq; Tef, AM: Sociedade Civil Mamirau, 1995. FEARNSIDE, P.M. Social Impacts of Brazils Tucuru Dam. Environmental Management 24(4): 485-495. 1999. RUFFINO, M.L. (Coord.) A pesca e os recursos pesqueiros na Amaznia Brasileira. Manaus: Ibama/ProVrzea, 2004.
27

26

janeiro 2011

PrVrzea/Ibama-L.C.Marigo

janeiro 2011

You might also like