You are on page 1of 15

Sexto Passo Metodologia

Prof. Pablo Alves de Oliveira

O Item 3 do projeto de pesquisa a Metodologia. At aqui, voc decidiu o qu ir pesquisar, desde o tema at as teorias que sero estudadas e debatidas. Agora hora de decidir o como pesquisar. Como voc pretende vericar se sua hiptese est correta?

Sexto Passo Metodologia


Prof. Pablo Alves de Oliveira

Com a crise do positivismo cientco ocorreu uma abertura e uma diversicao de mtodos e concepes metodolgicas na pesquisa jurdica. Aqui utilizaremos as concepes e opes desenvolvidas por Miracy Gustin e Maria Tereza Dias (2006), sem nos olvidarmos que outras concepes e mtodos podem ser apresentados e discutidos.

Sexto Passo Metodologia


jurdica.

Prof. Pablo Alves de Oliveira

O primeiro passo metodolgico versa sobre a vertente metodolgica da pesquisa. Voc ir denir se sua pesquisa ser jurdico-dogmtica, jurdico-sociolgica ou jurdico-losca, trs das vertentes mais comuns da pesquisa

Pesquisas jurdico-dogmticas so aquelas que se voltam apenas para o ordenamento jurdico, investigando conitos de normas e adequaes de dispositivos legais ao texto constitucional. Ou sejam, so pesquisas que investigam a validade de uma norma jurdica no interior do ordenamento. Pesquisas jurdico-sociolgicas so aquelas que, de alguma forma, se propem a investigar efeitos sociais da aplicao de certos dispositivos legais, ou seja, investigam a dimenso da eccia de um dispositivo legal. Pesquisas jurdico-loscas so aquelas que se voltam para a discusso do justo em um determinado dispositivo legal ou em sua interpretao.

Sexto Passo Metodologia


Prof. Pablo Alves de Oliveira

Primeiro passo: qual a vertente metodolgica da sua pesquisa? 1) Dogmtica; 2) Sociolgica; 3) Filosca;

Sexto Passo Metodologia


O segundo passo denir o tipo de raciocnio que ser utilizado em sua investigao.

Prof. Pablo Alves de Oliveira

O raciocnio dedutivo parte do geral para o particular. Isto quer dizer que, atravs de uma discusso ampla, abstrata, geral, terica, voc pretende produzir concluses aplicveis a casos concretos, especcos. Por exemplo: aps discutir teoricamente se as polticas de cotas raciais nas universidades so justas, o pesquisador ir concluir se tal poltica deve ou no ser aplicada nas universidades pblicas brasileiras. J no raciocnio indutivo o pesquisador far o caminho contrrio. Partindo da observao de um caso particular, ele ir desenvolver concluses gerais. Por exemplo: aps estudar os resultados da poltica de cotas raciais em uma determinada universidade pblica brasileira, o pesquisador ir concluir se tal poltica deve ou no ser aplicada em outras universidades. possvel ainda combinar os dois tipos de raciocnio. Por exemplo: na primeira parte de sua pesquisa o pesquisador faz uma discusso terica e, num segundo momento, parte para a anlise de um caso concreto (estudo de caso). Trata-se do raciocnio dedutivo-indutivo. Outro tipo de raciocnio comum nas pesquisas jurdicas o raciocnio dialtico. Nele o pesquisador confronta certos argumentos com argumentos contrrios, procurando produzir uma sntese. Por exemplo: o pesquisar rene todos os argumentos a favor das cotas raciais. Em seguida, rene todos os argumentos contrrios s cotas raciais. Confrontando criticamente uns e outros, o pesquisar produz uma sntese, alcanando sua prpria concluso.

Sexto Passo Metodologia


sua pesquisa? 1) Dedutivo; 2) Indutivo; 3) Dedutivo-Indutivo; 4) Dialtico.

Prof. Pablo Alves de Oliveira

Segundo passo: qual o tipo de raciocnio que voc utilizar em

Sexto Passo Metodologia


O terceiro passo envolve uma deciso acerca da disciplina da pesquisa.

Prof. Pablo Alves de Oliveira

O positivismo cientco preconizava uma rigorosa delimitao da disciplina da pesquisa. Assim, uma pesquisa de Direito Civil no deveria discutir aspectos de Direito Penal, por exemplo, para no haver uma perda do objeto da investigao (contaminao e perda da pureza). Esta postura, no entanto, produziu conhecimentos compartimentalizados e incapazes de dialogar com outros saberes na busca por uma melhor aplicao do Direito. Por isso, a tendncia atual de uma abertura metodolgica com a valorizao de pesquisas multidisciplinares, que conjugam conhecimentos e reexes de diferentes disciplinas (a tendncia que as divises disciplinares acabem desaparecendo). Dentre as pesquisas multidisciplinares podemos identicar dois tipos. Pesquisas interdisciplinares so aquelas que faro uso de conceitos tericos de diferentes disciplinas. Por exemplo: Direito Tributrio e Direito Constitucional, Direito Penal e Sociologia Jurdica, Direito Civil e Filosoa do Direito. J as pesquisas transdisciplinares so aquelas em que as fronteiras entre as disciplinas foi rompida (trans = para alm de - qualquer disciplina). No possvel identicar ou classicar a que disciplina a pesquisa est relacionada, tamanho o grau de integrao e harmonizao entre os diversos conhecimentos.

Sexto Passo Metodologia


Prof. Pablo Alves de Oliveira

Terceiro passo: qual ser o carter disciplinar de sua pesquisa? 1) Monodisciplinar; 2) Interdisciplinar; 3) Transdisciplinar.

Sexto Passo Metodologia


Por exemplo: investigar a histria do casamento no Brasil.

Prof. Pablo Alves de Oliveira

O quarto passo diz respeito ao tipo de investigao que ser realizado, deciso que se relaciona bastante com os objetivos de pesquisa. Chamamos de investigaes histricas quelas que visam reconstituir (ou constituir) as transformaes histricas de um determinado instituto jurdico.

J as investigaes comparativas so aquelas que visam comparar dispositivos de diferentes ordenamentos, principalmente ordenamentos estrangeiros. Por exemplo: investigao que visa comparar o sistema de cotas raciais nos Estados Unidos e no Brasil. Chamamos de investigaes propositivas (ou projetivas) aquelas que pretendem propor alteraes na lei ou na aplicao de um certo dispositivo legal. Por exemplo: investigar a proposta de legalizao do uso da maconha. Investigaes prospectivas so aquelas que pretendem prever um cenrio futuro, como consequncia da criao ou interpretao de um certo dispositivo legal. Por exemplo: investigar se com a aprovao do novo Cdigo Florestal a rea desmatada no Brasil aumentar. Investigaes compreensivas so aquelas que visam compreender melhor um determinado instituto ou teoria. Normalmente destina-se investigao de institutos ou teorias de maior complexidade. Por exemplo: compreender a concepo de justia na obra de Habermas. Por m, temos as investigaes hermenuticas (ou interpretativas), que visam investigar qual a interpretao mais adequada de um dispositivo legal que deve ser dada a um certo tipo de caso. Por exemplo: a prtica da eutansia deve ser interpretada como um crime?

Sexto Passo Metodologia


1) Histrica; 2) Comparativa; 3) Propositiva; 4) Prospectiva; 5) Compreensiva; 6) Hermenutica.

Prof. Pablo Alves de Oliveira

Quarto passo: qual ser o tipo de investigao de sua pesquisa?

Sexto Passo Metodologia


problema. Sua fonte de dados ser a bibliograa da pesquisa.

Prof. Pablo Alves de Oliveira

Por m, no quinto e ltimo passo, hora de denir os mtodos que sero utilizados na pesquisa. Mtodos so procedimentos que levaro ao teste da hiptese. Dentre os inmeros mtodos (tambm chamados de processos), o mais comum na pesquisa jurdica o mtodo terico ou bibliogrco. Neste mtodo o pesquisador car restrito a examinar sua hiptese do ponto de vista estritamente terico, atravs do dilogo com outros autores que em livros, artigos, monograas, dissertaes e teses tambm discutiram o

No mtodo da anlise de jurisprudncia, prprio das pesquisas jurdicas, o pesquisador utilizar como fonte de dados o conjunto de julgados de um determinado rgo do Poder Judicirio. Por exemplo: anlise da jurisprudncia do TRT-MG sobre o assdio moral. No mtodo do estudo de caso, o pesquisador escolhe um determinado caso, que tenha recebido uma abordagem jurdica, chamado de caso difcil, ou paradigmtico, para vericar como sua hiptese se relaciona com o tratamento dado ao caso. Trata-se de um mtodo muito ligado ao raciocnio indutivo. Por exemplo: o conceito de ato de ofcio a partir do julgamento do caso do mensalo pelo STF. No mtodo conhecido como pesquisa de campo, o pesquisador visitar a comunidade ou rgos pblicos visando descobrir e coletar novos dados atravs de bancos de dados, pblicos e privados, entrevistas, aplicao de questionrios, pesquisas de opinio, conversa com grupos focais. Uma vez coletados, esses dados podero ser analisados de um ponto de vista quantitativo (estatstico),ou qualitativo (crtico). Por envolver conhecimentos estatsticos, raramente dominados pelos prossionais do direito, um mtodo pouco comum nas pesquisas jurdicas. Por m, h o mtodo da pesquisa-ao. Trata-se de um mtodo que associa atividades de pesquisa e extenso. Na extenso, o pesquisador vai at comunidade em busca de conhecimento mas, tambm, leva os seus conhecimentos para a comunidade. Assim, ao mesmo tempo em que observa, coleta e produz dados, o pesquisador ajuda a comunidade a solucionar um dado problema que a aige. o mtodo que oferece os resultados mais marcantes, mas sua aplicao demanda maior tempo e dedicao.

Sexto Passo Metodologia


mtodos podem ser combinados)? 1) Terico; 2) Anlise de jurisprudncia; 3) Estudo de caso; 4) Pesquisa de campo; 5) Pesquisa-ao.

Prof. Pablo Alves de Oliveira

Quinto passo: qual ser o mtodo de sua pesquisa (diferentes

Sexto Passo Metodologia



Prof. Pablo Alves de Oliveira

No projeto que estou construindo com vocs, decidi que a pesquisa adotar a vertente jurdico-sociolgica, j que pretendo analisar a eccia da aplicao da legislao sobre violncia domstica no mbito do servio de assistncia judiciria da PUC Minas. Farei uso do raciocnio dedutivo-indutivo, pois pretendo discutir o texto legal e as concepes tericas pertinentes (dimenso abstrata e geral), bem como examinar o funcionamento do SAJ PUC no atendimento s vtimas de violncia, para que da observao de casos particulares possa tambm chegar s concluses relacionadas hiptese. A pesquisa ter carter interdisciplinar, no prescindindo de conhecimentos da Filosoa do Direito, da Sociologia Criminal, do Direito Penal e Processual Penal, bem como do Direito Constitucional. A investigao ser do tipo propositivo, j que, se conrmada a hiptese (insatisfao das vtimas de violncia domstica com o atendimento prestado), objetiva propor mudanas neste atendimento. O mtodo adotado ser o da pesquisa-ao, vez que a pesquisa pretende aprender e ensinar novas formas de soluo de conitos ligados violncia domstica no mbito das comunidades atendidas pelo servio de assistncia judiciria da PUC Minas.

Sexto Passo Metodologia



Seu projeto de pesquisa est quase pronto!

Prof. Pablo Alves de Oliveira

Caso tenha alguma dvida nas opes metodolgicas de sua pesquisa, nos envie uma mensagem pelo correio acadmico. Use o frum de discusso para promover debates. Converse com seus colegas e professores. Consulte a bibliograa indicada na Apresentao da Disciplina. Estamos disposio para ajud-lo! At a prxima! Pablo

Sexto Passo Metodologia



BIBLIOGRAFIA

Prof. Pablo Alves de Oliveira

GUSTIN, Miracy B. S. DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a pesquisa jurdica. Belo Horizonte : Del Rey, 2006.

You might also like