You are on page 1of 10

NUCLEO DA CLULA ANIMAL

O ncleo a maior estrutura da clula animal e abriga os cromossomos. Cada cromossomo contm vrios genes, o material gentico que comanda as atividades celulares. Por isso, dizemos que o ncleo o portador dos fatores hereditrios (transmitidos de pais para filhos) e o regulador das atividades metablicas da clula. o "centro vital" da clula. Envoltrio nucler - a membrana que envolve o contedo do ncleo, ela dotada de numerosos poros, que permitem a troca de substncias entre o ncleo e o citoplasma. De maneira geral, quanto mais intensa a atividade celular, maior o nmero de poros na carioteca. Nucleoplasma - o material gelatinoso que preenche o espao interno do ncleo. Nuclolo - Corpsculo arredondado e na membranoso que se acha imerso na cariolinfa. Cada filamento contm inmeros genes. Numa clula em diviso, os longos e finos filamentos de cromatina tornamse mais curtos e mais grossos: passam, ento, a ser chamados cromossomos. Os cromossomos so responsveis pela transmisso dos caracteres hereditrios.

Ncleo Celular
Todos os organismos vivos so compostos por uma ou mais clulas, que so suas menores unidades fundamentais com capacidade de autoduplicao. No interior das clulas h diversos componentes e as estruturas delimitadas por membranas e com funo especializada so denominadas organelas. O ncleo uma dessas organelas e sua presena diferencia clulas eucariticas (que possuem ncleo) deprocariticas (que no possuem ncleo).
Componentes subcelulares de uma clula eucaritica

A figura ilustra os diferentes componentes e organelas tipicamente presentes em uma clula animal: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Nuclolo Ncleo Ribossomos (pequena esfera) Vescula Retculo endoplasmtico rugoso Aparato de Golgi Citoesqueleto Retculo endoplasmtico liso Mitocndria

10. Vacolo 11. Citosol 12. Lisossomo 13. Centrolos no Centrossomo. O ncleo a estrutura subcelular que contm a informao hereditria da clula, o cido desoxirribonuclico (ou DNA, da sigla em ingls), e que controla a sntese de protenas, bem como o crescimento e diviso celulare. Essa organela esfrica, em clulas animais tpicas mede cerca de 10-20 m de dimetro e delimitada por uma membrana dupla chamada envelope nuclear ou carioteca que auxilia a manuteno da forma do ncleo e na regulao do fluxo de molculas atravs dos poros nucleares, que permitem a comunicao com o citoplasma da clula. No interior do ncleo, encontra-se o nuclolo, estrutura responsvel pela sntese e montagem dos cidos ribonuclicos (ou RNA, da sigla em ingls) ribossomais. Uma matriz lquida de alta viscosidade, denominada nucleoplasma, encontrada preenchendo o interior do ncleo e contm, dissolvidas nela, diversas substncias como nucleotdeos, protenas e a cromatina, que a denominao dada ao complexo formado entre protenas, como histonas, e os cromossomos, longas sequncias de DNA bem organizadas, que contm todas as informaes genticas da clula.

Ncleo celular e retculo endoplasmtico

A figura ilustra os diferentes componentes do ncleo, que est intimamente associado ao retculo endoplasmtico: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Envelope Nuclear ou Carioteca Ribossomos Poros nucleares Nuclolo Cromatina Ncleo Retculo endoplasmtico Nucleoplasma

Estrutura do ncleo
Nucleoplasma
Componente subcelular anlogo ao citoplasma, nucleoplasma o lquido viscoso que preenche o ncleo delimitado pela carioteca, no qual nuclolo e cromossomos, por exemplo, esto suspensos. Diversas substncias encontram-se dissolvidas no nucleoplasma, tais como ons,

acares, nucleotdeos, cidos nuclicos e protenas/enzimas, alm de gua. A presena do nucleoplasma ocupando o ncleo, uma matriz fluida, promove um ambiente favorvel ocorrncia do trnsito de molculas e, consequentemente, das diversas reaes qumicas que ocorrem no ncleos, com destaque para a duplicao do DNA e transcrio do RNA.

Carioteca
A carioteca, ou envelope nuclear, circunda completamente o ncleo, auxiliando manuteno de sua forma esfrica, e atua como um impedimento livre difuso de substncias entre o nucleoplasma e o citoplasma, separando do citossol os componentes nucleares, incluindo o material gentico, durante a maior parte do ciclo celular. Durante a diviso da clula, cpias equivalentes do material gentico contido no ncleo e organizado nos cromossomos devem ser transmitidas para ambas as clulas filhas. Assim, no incio da mitose, durante a prfase, em processo essencial para a diviso dos cromossomos, o envelope nuclear se desintegra. Na telfase, fase final da mitose, porm, a carioteca reestruturada em torno de cada um dos novos conjuntos de cromossomos. A carioteca formada por dupla membrana: duas membranas concntricas, cada uma formada por uma bicamada lipdica com distintas protenas, dentre outras classes de molculas, inseridas nela, exemplo de outras membranas biolgicas. A dupla membrana da carioteca composta pela membrana nuclear interna e a membrana nuclear externa, separadas por uma regio denominada espao perinuclear, que contnuo ao lmen do retculo endoplasmtico rugoso. A membrana nuclear interna contm protenas especficas que atuam como pontos de ancoragem para a cromatina e para a lmina nuclear, estrutura em forma de rede formada por filamentos intermedirios, que prov suporte estrutural para a carioteca e auxilia em sua desorganizao e reorganizao ao longo do ciclo celular. A membrana nuclear externa, assim como o retculo endoplasmtico rugoso, cravejada de ribossomos envolvidos em sntese protica. As protenas sintetizadas nestes ribossomos so transportadas atravs do espao perinuclear.

O trfego bidirecional de macromolculas entre o ncleo e o citossol ocorre continuamente porm de forma seletiva, atravs dos poros nucleares, inseridos na carioteca.

Poros Nucleares
Inseridos na carioteca encontram-se os poros nucleares, cerca de 3000 a 4000 em uma clula de mamfero tpica. Estes so complexas estruturas formadoras canais que facilitam e regulam a passagem de molculas entre o ncleo e o citoplasma, permitindo que algumas atravessem a membrana nuclear enquanto outras no. Em clulas animais, os poros nucleares possuem massa molecular de cerca de 125 milhes de daltons e so formados por distintas protenas, cerca de 30, coletivamente denominadas nucleoporinas, que esto presentes tambm em mltiplas cpias e num arranjo que confere aos poros nucleares simetria octogonal. Em geral, pequenas molculas (com menos de ~ 50 kDa ou 50 kg/mol) podem atravessar os poros nucleares livremente, enquanto a maioria das macromolculas, muito grandes para tanto, requerem um processo especial, que usa energia da clula para promover transporte ativo atravs dos poros nucleares, em qualquer das duas direes, para dentro ou para fora do ncleo. Para ocorrer o trfego de determinadas protenas, por exemplo, necesssrio que estas apresentem sequncias de aminocidos sinalizando para importao (entrada) ou exportao (sada) nuclear, em processos de transporte ativo atravs da carioteca, que envolvem a participao de outras protenas que reconhecem estes sinais, alm daquelas a serem transportadas. Assim, enquanto os poros nucleares permitem a difuso livre de pequenas molculas solveis em gua, impedem que quaisquer protenas assim como os cidos nuclicos (DNA e RNA) saiam e entrem no ncleo de forma inapropriada. Dessa forma, como muitas macromolculas celulares so grandes e no podem se difundir livremente atravs dos poros nucleares, a composio protica do nucleoplasma e do citoplasma exclusiva a cada compartimento subcelular e finamente regulada.

Esquema da viso lateral de um poro nuclear.

1. 2. 3. 4. 5.

Envelope Nuclear Anel externo Subunidade anelar Estrutura em forma de cesto Filamentos.

Nuclolo

Ncleo com nuclolo evidente

A figura representa uma imagem de

um ncleo, obtida por microscopia eletrnica, tendo o nuclolo evidenciado por sua colorao escura.

O nuclolo a estrutura mais evidente em uma imagem de microscopia ptica de uma clula eucaritica, por se apresentar como uma densa regio escura no interior do ncleo. O nuclolo uma regio presente no ncleo no delimitada por membrana ao contrrio das organelas clssicas, que consiste num arranjo denso, um grande agregado de RNAs e protenas que transcrevem os genes dos RNAs ribossomais. Sua principal funo na clula a sntese, montagem e maturao dos

ribossomos. A ntima associao fsica entre os diversos componentes da maquinaria de processamento dos ribossomos no nuclolo permite que o processo se desenvolva de forma organizada e rpida.

Cromossomos
O ncleo a organela armazenadora da informao gentica dos eucariotos que est contida na forma de DNA, cuja funo mais importante carregar os genes, cdigos necessrios para a produo, em local e momento precisos, de todas protenas e RNAs do organismo.

Esquema de um cromossomo

(1) Cromtide: cada um dos dois

braos idnticos de um cromossomo; (2) Centrmero: ponto de ligao de duas cromtides; (3) Brao curto; (4) Brao longo. esquerda, dimenso do comprimento de um cromossomo (atente que esta pode variar de um cromossomo para outro), em micrmetro (m).

O DNA um polmero de nucleotdeos extremamente longo e encontrase, em eucariotos, dividido em cromossomos, filamentos espiralados que contm empacotadas longas sequncias de DNA com mltiplos genes e tambm diversas protenas, sendo visualizados durante a diviso celular por microscopia ptica. Cada cromossomo possui vrias origens de replicao, pontos que permitem que haja a duplicao do material gentico durante a replicao do DNA; um centrmero, sequncia de DNA que permite que cada cromossomo aps a duplicao durante a diviso celular seja direcionado para a nova clula filha; e telmeros, parte final do cromossomo, que apresenta repeties de determinadas sequncias de nucleotdeos e que formam estruturas especiais e tm a finalidade fundamental de manter a estabilidade estrutural do cromossomo e evitar a perda a informao informao gentica durante a replicao do DNA.

Os seres humanos possuem 23 pares de cromossomos, sendo que 22 pares, os autossomos, so semelhantes entre homens e mulheres e o ltimo par, conhecido comoheterossomos ou cromossomos sexuais, so diferentes em funo do gnero sexual: a mulher possui dois cromossomos X (XX), enquanto o homem possui um cromossomo X e um Y (XY).

Cromatina
Apesar de toda a organizao e alto grau de empacotamento do material gentico em cromossomos durante a mitose e meiose, nos perodos em que no ocorre diviso celular, quando a clula encontra-se em intrfase, o material cromossmico no se v individualizado; ao contrrio, encontra-se amorfo e disperso em algumas regies do ncleo. A este material cromossmico amorfo, formado por fibras contendo DNA e protenas, d-se o nome de cromatina.
Estrutura tridimensional do ncleo de um nucleossomo

Estrutura cristalogrfica de um nucleossomo. As histonas H2A, H2B, H3 e H4 esto coloridas e o DNA est em cinza.

Embora no seja a nica classe de protenas associadas ao material gentico, uma categoria importante de protenas que se ligam ao DNA cromossmico a dashistonas, que apresentam massa molecular entre 11 e 21 kDa e so muito ricas nos aminocidos bsicos arginina e lisina. O DNA na cromatina est fortemente associado s histonas que auxiliam seu empacotamento em unidades estruturais chamadas nucleossomos. Os nucleossomos so unidades de arranjo fundamentais, o incio de uma sucesso de estruturas de empacotamento que o DNA na cromatina pode sofrer que, ao final, origina o cromossomo altamente compacto como observado em microscopia ptica. Os nucleossomos so compostos por um ncleo octamrico de histonas, em torno do qual o DNA se enrola. H um espaamento entre eles, de cerca de 200 nucleotdeos ao longo do DNA, e ento os nucleossomos se agrupam entre si, formando arranjos regulares que compem a fibra de 30 nm da cromatina.

Por anlise de clulas eucariticas com microscopia ptica possvel distinguir dois tipos de cromatina em ncleos na intrfase: a heterocromatina, altamente condensada/empacotada, e a eucromatina, menos condensada.

Heterocromatina A heterocromatina apresenta segmentos de DNA que contm poucos genes e as pores gnicas que se empacotam na heterocromatina acabam por serem inativadas nesta condio condensada. Assim, a heterocromatina pode ser caracterizada por no apresentar relevante atividade de expresso gnica. Eucromatina Na eucromatina, entretanto, encontra-se pores de DNA contendo mais genes e, devido ao menor grau de empacotamento pelo afastamento dos nucleossomos uns dos outros, os genes podem ser expostos maquinaria de transcrio. Portanto, a eucromatina pode ser caracterizada por apresentar alta atividade de expresso gnica.
Estrutura Ncleo Carioteca Funo armazena o cdigo gentico, controla o ciclo celular separa fisicamente o ncleo do citoplasma e controla fluxo de macromolculas matriz para transporte de substncias e reaes ocorrerem montagem e processamento de ribossomos no ncleo Caracterstica organela esfrica, delimitada pela carioteca formada por dupla membrana permeada por poros nucleares fluido gelificado contendo diversas substncias dissolvidas, alm de gua agregado denso de protenas e RNAs no delimitado por membrana estruturas altamente compactas de DNA e protenas visveis durante a diviso celular estado menos condensado que nos cromossomos; heterocromatina no tem expresso gnica e eucromatina, ainda menos empacotada, tem expresso gnica

Nucleoplasma

Nuclolo

Cromossomos empacotamento da informao gentica na diviso celular Cromatina empacotamento da informao gentica

You might also like