You are on page 1of 10

ISSN 1807-1783

atualizado em 12 de janeiro de 2012

Editorial Expediente De Historiadores

Batalhas de memria no ps-guerra sovitico: A controvrsia stalinista no relatrio secreto de Nikita Khruschov
por Chrystian Wilson Pereira

Dos Alunos Arqueologia Perspectivas Professores Entrevistas Reportagens Artigos Resenhas

Sobre o autor[1]

A morte de Josef Stalin, em 1953, selava a imagem do lder da URSS como a mais controversa personagem da trajetria do socialismo sovitico. Mitificado por uma ampla parcela da populao, Stalin sucumbia devido a uma hemorragia cerebral, discutida incansavelmente a posteriori sobre suas possveis causas em que se pese a possibilidade de assassinato. Os anos seguintes a

Envio de Artigos Eventos Curtas

este acontecimento tornavam o legado stalinista objeto de acirrados debates historiogrficos e combustvel para as lutas de poder que perfaziam o processo de desestalinizao do Estado Sovitico, deflagrado a partir do vazio de poder

Instituies Associadas Nossos Links

deixado por um governo centrado exaustivamente no culto ao lder. Estas novas demandas do aparato poltico-ideolgico sovitico, de carter reformista, mostravam-se um golpe no mbito da esquerda internacional.

Destaques Fale Conosco Cadastro Newsletter

Coincidia com a gesto de Stalin a vitria dos sovietes na Grande Guerra Patritica contra a Alemanha Nazista (1941-1945) e um indiscutvel desenvolvimento econmico que consolidara Moscou na posio de centro de uma emergente potncia mundial, quase quatro dcadas aps a insurreio bolchevique e a subseqente instalao revolucionria de um indito governo socialista e antiburgus. Os ndices de crescimento atingiram

impressionantes safras, impulsionados pela industrializao forada e a eficcia do aparelho de controle e planejamento estatal que estrangulava as possveis resistncias ao modelo autoritrio de modernizao. esteira das contradies de seus grandes feitos , o governo stalinista se caracterizava como uma repressiva e sanguinria ditadura. Campos de concentrao, labor coercitivo e semi-escravista nos campos, explorao operria, propagao do terror e do medo, coletivizaes foradas de terras, deportaes de inimigos e culto ao lder: eis os caminhos que perfaziam.

Em 1956, um relatrio secreto apresentado no XX Congresso do Partido Comunista da Unio Sovitica (PCUS) por Nikita Khruschov denuncia uma srie de irregularidades do governo de Stalin, pesando o seu desvio dos preceitos partidrios, a transgresso dos princpios coletivos do comunismo e os seus erros ideolgicos , referentes contradio que o governo tinha criado ao gerir uma sociedade dita socialista, em um nico pas, e praticar a ilegalidade por meio da violncia, promovendo uma radicalizao revolucionria.

No momento, estamos preocupados com uma questo que tem imensa importncia para o partido agora e no futuro - a forma como o culto da pessoa de Stalin foi crescendo gradualmente, o culto que se transformou em um determinado estgio especfico, a fonte de um conjunto de perverses extremamente srias e graves dos princpios do Partido, da democracia partidria, da legalidade revolucionria. (KHRUSCHOV, 1956)

Para Khruschov, o culto personalidade stalinista violava os interesses do povo e o princpio fundamental de liderana coletiva professado pelo marxismo leninista, erro pelo qual o governo antecessor havia causado um

grande dano por violao do principio do sentido coletivo partidrio e pelo acmulo de poder imenso e ilimitado nas mos de uma pessoa . Aparece, em seu discurso, a defesa de uma unidade indissolvel entre o Partido, seus lderes e as massas trabalhadoras. O abuso de poder cometido por Stalin, para Khruschov sujeito rude e caprichoso, havia sido prejudicial e levado pessoas inocentes a se serem enforcadas pelo Estado. A imagem de Stalin deixava de ser intocvel. O lder que se transformara em uma espcie de semideus patriota, encarnao da utopia socialista, passava a ser gradualmente questionado. Era a dessacralizao de um mito.

Para Kiva Maidanik (p. 16, 1998), o massacre do Partido Comunista e a implantao do stalinismo significaram a primeira morte da Revoluo de 1917 . O carter ideolgico do processo de desestalinizao faz Khruschov, novo presidente da URSS, desmontar Stalin e op-lo tradio revolucionria leninista. Para muitos que acreditavam em uma revoluo socialista produzida no seio de batalhas ideolgicas e na conscientizao do povo, sem imposies da fora ou propagao do terror, o perodo entre a morte de Lenin em 1924 e a de Stalin em 1953 compreendia uma obscura contrarevoluo, ilegal e disfarada de socialismo. procura de legitimar sua posio a favor dos traos revolucionrios bolcheviques, Khruschov ope a prxis poltica de Stalin de Lenin:

Traos de Lenin um paciente trabalho com as pessoas, de teimosa educao e diligncia, a capacidade de induzir as pessoas sem o uso da coero, mas sim atravs da influncia ideolgica sobre eles de todo o coletivo foram inteiramente estranhas a Stalin. Ele descartou o mtodo leninista de convencer e educar; abandonou o mtodo de luta ideolgica e adotou a

violncia administrativa, represses em massa e terror. Ele agiu em uma escala cada vez maior e mais obstinadamente atravs de rgos punitivos, ao mesmo tempo, muitas vezes violando todas as normas existentes. (KHRUSCHOV, 1956)

Existem entre Stalin e Lenin duas vias de revoluo, dois aportes de ao poltica consideradas, em momentos diferenciados, como motes para construo do socialismo sovitico. Ressaltada por Khruschov, esta richa ideolgica se encontrava no cerne das lutas de poder que caracterizavam o vazio de poder caracterizado pela crise de 1953. Contrapunha-se revoluo de baixo para cima, promulgada junto ao povo por uma via dita pacfica um modelo autoritrio, realizado de cima para baixo, aceleradamente industrializante e coletivizador. O novo lder da URSS defende um retorno ordem revolucionria defendida por Lenin. uma posio ideolgica que permite atribuir ao documento secreto a dimenso de estratgia frente a um tempo de reformas que, segundo Daniel Aaro Reis Filho, caracterizaria a era Khruschov.

O governo acompanharia a introduo de uma poltica de democratizao do Estado, um retorno direo coletiva do Partido, desligamento dos rgos de segurana, abrandamento da censura, liberdade a presos polticos, fechamento de campos de concentrao e, em especial, melhorias populao por meio da flexibilizao das relaes de trabalho, enfim, um afrouxamento das polticas autoritrias stalinistas que levava a uma relativa liberalizao poltico-econmica.

Do ponto de vista das mudanas, em certa medida, ocorreu um processo tanto paralelo como inverso ao ocorrido no ps-Lenin da dcada de 1920. Assumiu o poder um setor da estatocracia mais inclinado

abertura, preocupado com as necessidades sociais do povo, com uma certa inclinao populista. [...] Mas as bases do sistema do ordeno e mando monoltico e monopolista no foram colocados em xeque por N. Khruschov ao longo do processo de desestalinizao. Por algum motivo, a maior parte da estatocracia apoiara o processo da dcada de 1950. O sistema possua uma desmedida fora de inrcia, em grande medida devida aos xitos obtidos na poca da centralizao necessria dos recursos, da industrializao, da reconstruo e obteno do equilbrio militar, e um poderoso corpo de defensores. [...] Confrontada com estas mltiplas variantes, a estatocracia escolheu e imps o pior: prosseguir sem mudar. (MAIDANIK, p. 24, 1998)

Se analisado em retrospectiva, o processo de desestalinizao , no entanto, questionvel, na medida em que a URSS continuava um Estado altamente burocrtico, autoritrio e sem modificaes substanciais na poltica econmica. Sua gesto permanecia centralizada, o que prejudicava o governo de uma gigantesca potncia entre o extenso mar de suas contradies. O carter autoritrio do novo Estado sovitico, embora flexvel se comparado ao perodo stalinista, revelava-se continusta. O modelo ideolgico da URSS continuava a impor-se no exterior como o legtimo comunismo (marxista/leninista), o que explica os impasses diplomticos com a China psrevolucionria maosta, alternativa ao bolchevismo leninista e ao stalinismo , e a represso s insurreies revolucionrias anti-soviticas na Hungria em 1956.

Se estamos considerando esta questo como marxista-leninista, ento temos de afirmar

inequivocamente que as prticas de liderana que surgiram durante os ltimos anos da vida de Stalin tornaram-se um srio obstculo no caminho do desenvolvimento social sovitico. Stalin falhou ao contrair problemas extraordinariamente importantes, sobre a vida do Partido e do Estado, cuja soluo no pode ser adiada. Durante a liderana de Stalin, as nossas relaes pacficas com as outras naes eram muitas vezes ameaadas, porque as decises de um s homem poderiam causar grandes complicaes. (KHRUSCHOV, 1956)

Paradoxalmente, se a URSS sofria impasses fora do seu territrio e cises dentro do bloco socialista que formava uma frente alternativa ao capitalismo capitalizado pela liderana dos EUA, o discurso de Khruschov se desenvolve sob a retrica de uma coexistncia pacfica , sob a possibilidade da ameaa de uma guerra atmica que, potencialmente, poderia devastar a humanidade. Ao apontar a belicosidade e o carter violento do governo stalinista, seu sucessor no apenas mobiliza o passado sovitico recente para demonstrar erros cometidos pela degenerao ideolgica e o culto personalidade, como, implicitamente, defende uma posio pacfica das duas potncias e a diplomacia nas relaes com outras naes.

A Guerra Fria focalizava, a partir desse momento, uma corrida no campo tecnolgico e no desenvolvimento econmico. Tratava-se de uma disputa tendo em vista as metas compartilhadas de autosuperao de ideologias antagnicas e suas aplicaes mximas capitalismo nos EUA e comunismo na URSS. Era de vital importncia demonstrar e sublinhar qual deles seria o mais vivel e poderoso no campus mundial, capaz de reinventar-se e dominar os continentes. O lanamento do Sputnik em 1957 demonstrava a fora sovitica e

o seu poderio cientfico. Eric Hobsbawm chegou a alcunhar este prspero perodo de era de ouro .

Os investimentos educacionais, militares e industriais da URSS diminuam seu atraso em relao aos EUA e impulsionavam incrveis ndices de desenvolvimento, escondendo, contudo, as contradies que existiam em seu territrio e a inflexibilidade do sovietismo em face dos seu acelerado crescimento. Acirravam-se os regionalismos e o centralismo excessivo dos setores econmicos. Desde j, a URSS apresentava indcios de seu futuro colapso. O complexo sistema pedia mudanas em carter de urgncia. As prximas dcadas iriam demonstrar o fracasso para que estas fossem suficientemente atendidas.

O discurso secreto de Khruschov marca uma dcada na qual a utopia do socialismo sovitico sofre inmeros golpes, o que acabava com a sua hegemonia monoltica, ainda que a URSS continuasse sendo o exemplo mximo de um comunismo revolucionrio . As vitrias da Revoluo Chinesa em 1949 e da Revoluo Cubana, dez anos depois, demonstravam alternativas ao modelo da URSS. Neste nterim, desenvolve-se a derrocada do mito stalinista, que divide ainda mais a esquerda no mbito internacional e rompe com a idia de uma ideologia contnua dentro do territrio sovitico.

Na prtica, os Partidos Comunistas ficariam entre a defesa incondicional do stalinismo (caso da Albnia) ou a remodelao ideolgica de vinculaes, pensamentos e modelos revolucionrios (caso da antiga Iugoslvia). No caso brasileiro, o XX Congresso do PCUS provocou a maior crise da histria do PCB. Este se cinde a partir da sada de integrantes renovadores mais radicais fundadores de partidos menores , ao mesmo tempo em que sua prpria Comisso Executiva tambm se reformula tendo em vista as novas demandas, em uma reao mais conservadora que mantm o vnculo com a Unio Sovitica.

(FALCO, 2006, p. 6)

Tomemos, a ttulo de ilustrao, o papel desempenhado pela reescrita da histria aps o XX Congresso do PC da Unio Sovitica, quando Nikita Kruschev denunciou pela primeira vez os crimes stalinistas. Essa reviravolta da viso da histria, indissociavelmente ligada da linha poltica, traduziu-se na destruio progressiva dos signos e smbolos que lembravam Stalin na Unio Sovitica e nos pases satlites, e, finalmente, na retirada dos despojos de Stalin do mausolu da Praa Vermelha. (POLLAK, p. 4, 1989)

A crise que abate a URSS a partir de 1953 tambm a crise de seus paradigmas historiogrficos, pelos quais a Segunda Guerra Mundial chamada em territrio sovitico de Grande Guerra Patritica, especificamente em relao Alemanha Nazista entre 1941 e 1945 passa a ser, novamente, palco de conflitos. O papel desempenhado por Stalin na guerra e a sua concepo revolucionria so (re)avaliados e, incansavelmente, tornam-se combustveis de batalhas de memria que mobilizam o passado histrico frente (re)construo do Estado na discutvel desestalinizao. Stalin denunciado por Khruschov pelo seu desvio dos preceitos partidrios; seu comando violento e sanguinrio na URSS.

Em que se pesem as concepes de revoluo que so contrapostas por Khruschov, seria interessante no demonizar nem endeusar Stalin, mas interpret-lo como um ditador brutal, meticuloso, com uma grande capacidade de trabalho e nenhum respeito pela vida (REIS FILHO, p. 110, 2003) A Grande Guerra Patritica no fora vencida somente por Stalin. No cabia sacralizar os grandes feitos e virtudes da nao sovitica ao lder, mas

compartilh-los, descentraliz-los, desmont-los como resultado de exaustivo trabalho de toda uma gerao.

A denncia poltica e ideolgica: a reformulao histrica pretende tornar protagonistas da construo do socialismo sovitico o povo, as lideranas plurais, intelectuais e atores do Partido; o coletivo (re)habilita-se como grande responsvel pelo processo revolucionrio. A histria, nesse nterim, tornase estratgica e operacional, funcionando como instrumento do reformismo moderado de Khruschov, de carter leninista. Era a hora de tomar as rdeas da histria das revolues russas. Ao tirar seu foco de um lder criminoso, inverterse-iam seus plos de ao novamente para uma direo a vrias mos . Em posio de inrcia, as contradies que celebravam seu irreformvel carter de inflexibilidade, juntamente com o autoritarismo, seriam mantidas sob reformulaes pontuais e importantes ainda que insuficientes a longo prazo para a imediata crise que se abatia no campo do antigo Imprio Russo. Stalin, contudo, no morrera. Seu fantasma sobreviveria com o tempo, tornando-o exemplo mximo do paradoxal socialismo sovitico cujas evidncias de seu futuro colapso j se apresentavam.

Referncias

FALCO, Frederico Jos. O Relatrio Secreto de Kruschev e o Partido Comunista do Brasil (PCB): desestalinizao e crise. In: XII Encontro Regional de Histria ANPUH, 2006, Niteri. Usos do Passado ANPUH- Resumos e Programao. Niteri: UFF, 2006.

FERREIRA, Jorge. URSS: mito, utopia e histria. Tempo - Revista do Departamento de Histria da UFF, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 75-103, 1998.

HOBSBAWM, Eric.

Era dos extremos:o breve sculo XX : 1914-1991.2.ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2009.

KHRUSCHOV, Nikita. Relatrio secreto do Comit Central do Partido no XX Congresso do PCUS. Disponvel em <http://www.midiaindependente.org/pt/blue/static/about.shtml>.

Acesso em 31 out. 2011.

MAIDANIK, Kiva. Depois de Outubro, e agora? Ou as trs mortes da Revoluo Russa. Tempo - Revista do Departamento de Histria da UFF, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 9-43, 1998.

POLLAK, Michael. Memria, Esquecimento, Silncio. In: Estudos Histricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

REIS FILHO, Daniel Aaro. As Revolues russas e o socialismo sovitico . So Paulo: Ed. da UNESP, 2003.

[1] Graduando em Histria (Bacharelado e Licenciatura) pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Solicitar Uso Limitado deste Contedo

Editorial | Expediente | De Historiadores | Dos Alunos | Arqueologia | Perspectivas | Professores | Entrevistas Reportagens | Artigos | Resenhas | Frum | Eventos | Curtas | Instituies Associadas | Nossos Links

You might also like