You are on page 1of 10

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAO: notas para uma reflexo Santuza Mnica de Frana P.

da Fonseca1 Muito pouco se discute sobre alunos com altas

habilidades/superdotao em cursos que falam sobre educao especial e educao inclusiva. Certamente o pensamento corrente de que pessoas com comportamento de superdotao no apresentam as dificuldades que acometem outras pessoas, pois eles prprios superam suas dificuldades por serem pessoas com nveis elevados de inteligncia e habilidades sociais. Segundo a Organizao Mundial da Sade, no Brasil existem aproximadamente 8 milhes de pessoas com nveis de capacidade cognitiva acima da mdia. Entretanto, ainda pouco se pesquisa e faltam professores especializados para atender essa populao. As escassas pesquisas realizadas no Brasil, demonstram que estas pessoas a despeito de seus nveis elevados de inteligncia nem sempre apresentam maturidade emocional, o que apontam para um assincronismo pessoa-sociedade bem como para o assincronismo interpessoal. Assincronismo pode ser entendido como ausncia de sincronismo, Estudos cuja palavra vem do grego por Sygkronos (2008), e sugere tambm contemporneo, ao mesmo tempo e na mesma poca. realizados recentemente Prez considerou que a construo sadia da identidade como pessoa com altas habilidades/superdotao (AH/SD) est vinculada no apenas representao que esta pessoa (PAH/SD) tem de si mesma como a representao que seus familiares, professores e que a sociedade tiver sobre elas e sobre as altas habilidades/superdotao, e que essa construo ser mais sadia quanto mais conhecimento tivermos e quanto mais valorizarmos este comportamento nos vrios contextos: familiar, escolar e social.

1 Professora Assistente do Departamento de Habilitaes Pedaggicas do Centro de Educao da Universidade Federal da Paraba. Email para contato: smfranc@ce.ufpb.br

O conceito de altas habilidades/superdotao vm sofrendo mudanas ao longo dos tempos e, conforme a cultura, as definies vo se transformando. O Ministrio da Educao, MEC, adota a nomenclatura altas habilidades/superdotao como sinnimos, mas outras nomenclaturas coexistem no territrio brasileiro e, conforme Fleith e Alencar (2007) o termo altas habilidades d maior nfase ao desempenho do que s caractersticas da pessoa, enquanto o termo superdotado sugere habilidades extremas (ALENCAR, 2001; ALENCAR E FLEITH, 2001; VIRGOLIM, 1997). Segundo a Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva, de janeiro de 2008, encontramos a seguinte definio para alunos com altas habilidades/superdotao:
Alunos com altas habilidades/superdotao demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes reas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadmica, liderana, psicomotricidade e artes. Tambm apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realizao de tarefas em reas de seu interesse.

As polticas educacionais pblicas voltadas para atender esta populao, por sua vez, no tm sido suficiente para atender a demanda, o que torna o processo de incluso destes sujeitos bastante comprometido e ineficaz, fazendo com que os alunos com altas habilidades/superdotao continuem na invisibilidade, sobretudo quando se trata de dados estatsticos oficiais. Neste sentido, interessante revermos os dados do Censo Escolar divulgados pelo Ministrio da Educao MEC atravs do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira INEP que realiza a coleta referente matrcula de alunos com altas habilidades/superdotao nos sistemas de ensino, nas redes pblica e privada. Analisando o Censo de 2008 da Educao Especial, no Quadro do nmero de matrculas de alunos com altas habilidades/superdotao na educao especial por regies, estados e municpios em 2008, verificamos que cidades que j possuem atendimento educacional especializado em salas de recursos ou centros especializados e que atendem centenas de crianas, como, por exemplo, Braslia (DF); Vitria (ES); Lavras (MG); Palmas (TO); So Jos dos Campos (SP); Curitiba e outras cidades (PR); Porto Alegre, Santa

Maria e outras cidades (RS) e Rio de Janeiro (RJ), no apresentam nenhum aluno declarado no referido Censo. Tambm no ensino mdio, na Educao de Jovens e Adultos (EJA) e na Educao Profissional, no existem igualmente alunos com altas habilidades/superdotao matriculados assim como no existem dados de alunos com estas caractersticas no Ensino Superior. Vale salientar que, desde 2005, foram implantados com o apoio do MEC, na maioria das capitais brasileiras e no Distrito Federal, os Ncleos de Atividades das Altas Habilidades/Superdotao (NAAH/S), com os objetivos de identificar e apoiar alunos com AH/SD, suas famlias, assim como seus professores. Destes Ncleos, em atividade j h cinco anos, apenas 9 declararam um total de 35 alunos, o que nos leva a ponderar se apenas os NAAH/S destas cidades estariam efetivamente empenhados no trabalho com estes alunos, ou se trata de equvocos na divulgao dos resultados obtidos pelos rgos oficiais como o INEP, apesar de esclarecimentos do MEC acerca dos dados oficiais nesta rea, de que a partir do Censo Escolar MEC/INEP 2009 o cadastro do aluno e da turma seria alterado, aperfeioando as informaes sobre as matrculas de alunos com altas habilidades/superdotao no ensino regular e no atendimento educacional especializado (AEE). De posse destas informaes, percebemos que das cidades onde esto localizados os Ncleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotao (NAAH/S), dos 9 NAAH/S que declararam um total de 35 alunos com AH/SD, esto assim distribudos: Manaus (10); Fortaleza (8); Goinia (1); So Luiz (2); Belm (7); Joo Pessoa (1); Teresina (2); Rio de Janeiro (2); So Paulo (2). As 18 restantes no declararam alunos com AH/SD, o que se revela bastante paradoxal e que chama muito ateno. Dessas capitais relacionadas, podemos enumerar que quatro delas pertencem regio Nordeste, duas da regio Norte, uma da regio Centro-Oeste e duas da regio Sudeste. A maioria das cidades citadas pertencentes regio Nordeste apresenta, contudo, um nmero inexpressivo de alunos identificados com comportamento de superdotao. A falta de informaes, de pesquisas, de identificao e de atendimento adequado aos educandos com AH/SD tem ajudado na manuteno de muitos dos mitos e crenas que povoam o imaginrio dos professores sobre estes

sujeitos, conforme pesquisado por Prez (2003), Alencar e Fleith (2001), Extremiana (2000), Winner (1998), entre outros autores. Sabemos que a internalizao de muitos destes mitos pode ser outro fator a aumentar a dificuldade para construir a identidade destes sujeitos. Mitos e crenas: linha divisria entre a realidade e a imaginao Os mitos (do grego mthos, fbula) surgem desde a Antiguidade para explicar situaes que a lgica humana no consegue e no pode compreender. Os mitos servem, assim, para mascarar a realidade, dando a impresso de uma coisa fantstica que assume o lugar de uma verdade absoluta. Historicamente, os povos primitivos recorreriam aos mitos quando no encontravam explicaes razoveis para certos fenmenos que os perturbavam. Desde o Renascimento, segundo Prez (2003), os gnios eram alvo de sentimentos como amor ou dio e dos mitos que a sociedade criava para eles, assim como eram alvo de piedade aqueles que apresentavam desvantagens decorrentes de suas limitaes ou deficincias. Os mitos que cercam as pessoas com AH/SD so inmeros, por exemplo, que so pessoas que apresentam recursos intelectuais privilegiados; que provm de classes socioeconmicas privilegiadas; que existem mais homens do que mulheres com altas habilidades; so alunos que tm um QI excepcional, sempre tiram nota 10 em tudo; so considerados gnios, precoces, e passam a ser conhecidos como nerd CDF, sabicho, exibido, entre outros apelidos. A respeito dos mitos e crenas que cercam estas pessoas, Prez (2003, p. 46) afirma:
Assim, um dos primeiros aspectos que devem ser aprofundados so os fatores que tm alicerado a carncia e/ou precariedade de atendimento, entre eles, os mitos e crenas populares, alguns decorrentes de caractersticas prprias das PAHs, outros, de preconceitos socioculturais e/ou ideolgicos e at da prpria desinformao sobre as AHs. Eles so fortes empecilhos para a formao de uma identidade prpria das PAHs e contribuem para uma representao negativa ou, pelo menos, distorcida destas pessoas.

Como qualquer mito, as causas tm sido devido ao desconhecimento das caractersticas das pessoas com altas habilidades/superdotao na sociedade. Extremiana (2000) e Prez (2003) destacam algumas causas provenientes da falta de informaes sobre as AH/SD por parte da sociedade em geral: o termo em si; o desconhecimento das suas caractersticas; a confuso com outros termos e a atitude de rejeio e preveno (grifos nossos). A causa apontada como o termo em si diz respeito falta de universalizao do conceito de inteligncia e, por sua vez, de um conceito de altas habilidades/superdotao. A viso de Gardner (2000) e de Renzulli (2004), bem como de Winner (1998), enfatizam que as AH/SD geralmente esto concentradas em reas diversas, diferentemente de autores que defendem as AH principalmente nas reas lingstica e lgico-matemtica, inteligncias estas priorizadas pelos escores dos testes de QI e privilegiadas pelo ensino tradicional. Renzulli (2004), renomado pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa sobre o Superdotado e Talentoso da Universidade de Connecticut, nos Estados Unidos, e um dos principais pesquisadores atualmente nesta rea, prope uma teoria de superdotao que veio a tornar-se a Concepo da Superdotao dos Trs Anis, a qual define superdotao como um grupamento entrelaado o qual envolve basicamente trs reas, quais sejam: capacidade geral e/ou especfica acima da mdia ; elevados nveis de comprometimento com a tarefa (motivao) e criatividade. A superdotao estaria localizada na interseco dessas reas, conforme ilustrado no diagrama abaixo. SUPERDOTAO Fig.1 - Diagrama Teoria dos Trs Anis (RENZULLI, 2004).

A Teoria da Superdotao dos Trs Anis, na definio de Renzulli, no apenas privilegia os aspectos intelectuais e o raciocnio lgico-matemtico, mas valoriza a criatividade e o envolvimento com a tarefa, aspectos tradicionalmente relegados a segundo plano na escola.

Renzulli (2004) discute sobre dois tipos de superdotao: acadmica e produtivo-criativa. Sobre a superdotao acadmica este autor revela que esta o tipo mais facilmente identificvel nas escolas de educao bsica e universidades, uma vez que o tipo mais facilmente mensurado pelos testes padronizados de capacidade e, desta forma, o tipo mais convenientemente utilizado para selecionar alunos para os programas especiais (p. 82). Neste sentido, as competncias que os jovens apresentam nos testes de capacidade cognitiva so aquelas mais valorizadas nas situaes acadmicas e tm uma estreita relao com a capacidade de obter notas altas na escola. Neste caso, as capacidades analticas so mais privilegiadas do que as capacidades criativas ou prticas. O outro tipo de superdotao pesquisado por Renzulli (2004) a produtivo-criativa, principal foco do seu trabalho nos ltimos 30 anos. Assim, o autor preconiza:
Ela descreve aqueles aspectos da atividade e do envolvimento humanos nos quais se incentiva o desenvolvimento de ideias, produtos, expresses artsticas originais e reas do conhecimento que so propositalmente concebidas para ter um impacto sobre uma ou mais platias-alvo (target audiences). As situaes de aprendizagem concebidas para promover a superdotao produtivocriativa enfatizam o uso e a aplicao do conhecimento e dos processos de pensamento de forma integrada, indutiva e orientada para um problema real. O papel do aluno passa do de aprendiz de lies pr-determinadas e consumidor de conhecimento para um outro papel, no qual ele ou ela utiliza o modus operandi do investigador em primeira mo (first-hand inquirer) (p. 83).

Importante enfatizar que os estudos de Renzulli (2004), principalmente sobre a superdotao produtivo-criativa com jovens e adultos que no haviam sido identificados ou atendidos em programas especiais, mediante testes de capacidade cognitiva, fez com que o autor chegasse a algumas concluses. Uma delas faz referncia natureza temporal e situacional da superdotao produtivo-criativa e sobre dois componentes fundamentais da sua Concepo de Superdotao dos Trs Anis: a criatividade e o comprometimento com a tarefa. Enquanto na superdotao acadmica, cujo foco est mais centrado no anel da capacidade acima da mdia da Concepo dos Trs Anis, e esta tende a se manter mais estvel no tempo em detrimento da criatividade e do comprometimento com a tarefa; por outro lado, as pessoas altamente

produtivas e criativas apresentam picos de rendimento, nem sempre de alto nvel, nem no mesmo tempo e nas mesmas circunstncias. A outra causa apontada por Prez (2003), como responsvel pelos fantasmas dos mitos o desconhecimento das suas caractersticas e diz respeito falta de informaes sobre as AH/SD. Esta autora destaca as perguntas que as pessoas formulam quando se deparam pela primeira vez com a temtica. As perguntas gravitam sobre as caractersticas fsicas e/ou psicolgicas dessas pessoas numa clara aluso naturalizao dessas caractersticas e, no caso dos gestores das escolas, sempre afirmam a inexistncia de superdotados entre seus alunos. Uma terceira causa relacionada disseminao de mitos a confuso com outros termos, confuso conceitual entre os termos superdotado e gnio ou prodgio, o que dificulta mais e mais a identificao desses sujeitos. A confuso de que todas as crianas superdotadas so necessariamente precoces e a confuso que ocorre entre superdotao e hiperatividade. Isso resulta em diagnsticos equivocados e at na possibilidade de pessoas serem medicadas como se fossem hiperativas. A quarta causa e que merece destaque a atitude de rejeio e preveno. O preconceito ao que diferente, novo e desconhecido tem provocado o aparecimento dos inmeros mitos e crenas que cercam as pessoas com AH/SD. Prez (2004) classifica alguns dos mitos em sete categorias, gerados a partir das causas enumeradas acima. Esto eles assim distribudos em sete categorias, quais sejam:

a) b)

mitos sobre constituio, que vinculam caractersticas e origens; mitos sobre distribuio, que adjudicam distribuies especficas s AHs; c) mitos sobre identificao, que buscam omitir ou justificar a desnecessidade desta identidade; d) mitos sobre nveis ou graus de inteligncia , originados de equvocos sobre este conceito; e) mitos sobre desempenho, que repassam expectativas e responsabilidades descabidas e irreais; f) mitos sobre conseqncias, que associam caractersticas de ordem psicolgica ou de personalidade no vinculadas a este comportamento; e g) mitos sobre atendimento que, muitas vezes, so a causa da precariedade ou ausncia de servios pblicos eficientes para esta populao (PREZ, 2003, p. 47).

Dentre esta relao de mitos queremos destacar aqueles que dizem respeito ao desempenho, os quais demonstram ser uma das principais causas do no reconhecimento destas pessoas no ambiente escolar, alm de servirem como pretexto para os quadros de fracasso escolar. Um dos mitos freqentes o de que a pessoa com AH/SD se destaca em todas as reas de desenvolvimento humano, Superdotao Global. O que se espera que esta pessoa tenha um desempenho uniforme em todos os aspectos e quando este apresenta algum trao de imaturidade ou falta de ateno e adaptao, descartada a possibilidade dele vir a ter alguma AH/SD, por ser imaturo. Isso tem a ver com o assincronismo entre o seu desenvolvimento superior e o desenvolvimento emocional, quadro bastante frequente nas pessoas com AH/SD. Outra crena bastante discutvel o de que a pessoa com AH/SD tenha que tirar sempre notas altas e se isso no ocorre a possibilidade de superdotao descartada, haja vista que no se admite que uma pessoa com essas caractersticas possa apresentar dificuldades de aprendizagem ou possa ter baixo rendimento acadmico. Para finalizar, destacamos a importncia do estudo das altas habilidades/superdotao, embora alguns, como salienta Winner (1998, p. 18) poderiam objetar que este um tpico elitista com pouca relevncia neste momento de aguda desigualdade econmica, violncia e crise educacional. Como esta autora, discordamos tambm desta idia. O Brasil muito pouco tem feito com relao identificao e atendimento s crianas e jovens talentosos, basta atentarmos para as estatsticas como as que foram apontadas no incio

deste artigo. Outras culturas se preocuparam bem mais para identificar e atender seus superdotados, como escreve Winner (1998, p. 18): a Hungria produziu mais do que sua parcela de matemticos e cientistas, e grande parte do trabalho criativo nos Estados Unidos no sculo vinte foi feito por refugiados da Europa. Alencar (2001) tambm afirma que na China, Alemanha e Austrlia, observou-se nas ltimas dcadas, um investimento crescente para a implementao de programas para as pessoas com AH/SD. A ideia desse interesse diz respeito conscincia das vantagens advindas da implementao desses programas, principalmente em reas que possam favorecer o Estado. Preocupar-se com as pesquisas cientficas nesta rea pode nos mostrar caminhos importantes de como a mente humana pode se comportar e de como este entendimento pode fazer diferena em uma sociedade. S ento poderemos discutir sobre a incluso de todos e todas no sistema oficial de ensino.

REFERNCIAS ALENCAR, Eunice Soriano. Criatividade e educao de superdotados . Petrpolis: Vozes, 2001. ALENCAR, E. S.; FLEITH, D. de S. Superdotados: determinantes, educao e ajustamento. 2. ed. So Paulo: EPU, 2001. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Especial. Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva. Braslia: MEC, 2008. EXTREMIANA, A. A. Nios superdotados. Madri: Pirmide, 2000. FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de (Orgs). Desenvolvimento de Talentos e Altas Habilidades : orientaes a pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2007. GARDNER, Howard. Inteligncia: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000. PREZ, Susana Graciela Prez.Barrera . Ser ou no ser, eis a questo : o processo de construo da identidade na pessoa com Altas Habilidades/Superdotao adulta. 2008. 230 f. Tese (Doutorado em Educao) Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 2008.

____. Mitos e Crenas sobre as Pessoas com Altas Habilidades: alguns aspectos que dificultam o seu atendimento. Cadernos de Educao Especial. Santa Maria, n. 22, 2003, p. 45-59. RENZULLI, Joseph S. O que esta coisa chamada superdotao, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. In: Revista Educao. Porto Alegre/RS. PUCRS, ano XXVII, n. 1 (52). jan/abr. 2004. p. 75131. WINNER, E. Crianas superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998.

You might also like