You are on page 1of 11

CADERNO INFORMATIVO

Centro de Cincias Exatas e Tecnolgicas CETEC

Curso de Engenharia Eltrica


Portaria Ministerial n 767, de 23 de maro de 2006, publicada no DOU n 58, de 24 de maro de 2006, Seo 1, p.25. Validade at Avaliao Institucional ciclo SINAES.

Estgio Curricular Supervisionado


(Regulamentao das Atividades)

Verso 1.0

Data 08/2013

Autores Prof MsC Robmilson Simes Gundim/ Prof MsC Gildo Jose Silva Costa

2013

ndice
1. Introduo 2. Objetivo 3. Pr-Requisito 4. Durao do Estgio 5. Diretrizes para o Estgio Supervisionado 5.1. Gerais 5.2. Coordenao e Superviso dos Estgios 5.2.1. Atribuies do Coordenador 5.2.2. Atribuies do Supervisor 5.3. Formalizao do Estgio 6. Deveres do Estagirio 7. Documentao e Avaliao Acadmica ADENDO 1 ADENDO 2 ADENDO 3 02 02 02 02 03 03 04 04 05 05 05 06 08

09 11

1 de 11

1.

Introduo No Curso de Engenharia Eltrica da Universidade Cruzeiro do Sul, o Estgio

Curricular Supervisionado parte integrante do Projeto Pedaggico do Curso, regulamentado conforme exigncias legais e orientado atravs da disciplina de Estgio Supervisionado. Esta proposta contm as diretrizes para os Estgios Curriculares Supervisionados, em consonncia com a LDB n 9.394/96 e, no que for especfico, pela Lei 11.788, de 25 de Setembro de 2008.

2.

Objetivo O Estgio Supervisionado tem por objetivo a formao prtico-profissional dos

alunos, procurando orientar, acompanhar e avaliar as atividades prticas dos estagirios no campo da eletroeletrnica.

NOTA: O Estgio Supervisionado dever ser feito em indstria de componentes ou de equipamentos, laboratrios de desenvolvimento, laboratrios de testes e medidas, institutos de pesquisas, companhias de eletricidade, companhias de

telecomunicaes ou outras reas do campo eletroeletrnico.

3.

Pr-Requisito Podem matricular-se para a disciplina Estgio Supervisionado, os alunos regularmente

matriculados no 10o semestre do Curso de Engenharia Eltrica.

2 de 11

4.

Durao do Estgio O Estgio Supervisionado obrigatrio e ter a durao mnima de 200 horas para os

alunos ingressantes no curso em 2009/1. O aluno pode e deve procurar o Professor Responsvel pela Superviso do Estgio ou o Coordenador do Curso para orientaes, dvidas, dificuldades na empresa, denncias, apoio tcnico, apoio pedaggico, ou outros esclarecimentos relacionadas ao estgio, a qualquer momento, j que no existe dia e horrio especfico programado para tratar do assunto, possibilitando assim, uma maior flexibilizao aos atendimentos que vierem a ser necessrios. O Professor designado e o Coordenador do Curso so responsveis pelo processo de avaliao de todos os estgios supervisionados que estiverem em desenvolvimento, tendo como atribuies entre outras atividades, receber e enviar informaes s empresas quando necessrio e remeter a Secretaria Geral de Registros, em atendimento ao calendrio letivo vigente, a lista de aprovados.

5.

Diretrizes para o Estgio Supervisionado 5.1. Gerais O Estgio deve constituir-se num procedimento didtico-pedaggico de aprendizagem e valorizao do estudante como futuro profissional. O Estgio ser atendido como uma atividade escolar, sujeito, portanto, s normas disciplinares baixadas pela Universidade; O estudante dever realizar seu Estgio Curricular em instituies de pesquisa, empresas estatais ou privadas, desenvolvendo atividades diretamente relacionadas com o campo eletroeletrnico; O tempo dedicado ao Estgio dever permitir o pleno cumprimento pelo aluno das exigncias escolares e deve atender a Nova Lei Federal de Estgio em vigor; A jornada de atividade em Estgio semanal mxima, considerada para efeito de contagem das 200 horas de Estgio na empresa, deve ser 6 (seis) horas dirias e 30 (trinta) horas semanais; A jornada de atividade em Estgio dever compatibilizar-se com o horrio acadmico, no sendo sob qualquer hiptese, abonada a falta em aula justificada

3 de 11

por esta atividade, assim como no ser permitido o requerimento de segunda chamada de provas pelo mesmo motivo; O aluno que no cumprir as exigncias do Estgio durante o 10 semestre do seu curso, poder realizar as respectivas atividades posteriormente.

5.2. Coordenao e Superviso dos Estgios

O Estgio ser coordenado pelo Coordenador do Curso de Engenharia Eltrica; A Superviso do Estgio ser feita por docente (Supervisor) do Curso de Engenharia Eltrica, designado pelo Coordenador do Curso.

5.2.1. Atribuies do Coordenador

Empenhar-se, junto s empresas, no sentido de implantar a poltica de Estgio da Universidade; Designar os Supervisores e controlar os Planos de Estgio e os Relatrios de Estgio apresentados pelos alunos; Encaminhar os Planos de Estgio e os Relatrios de Estgio aos respectivos Supervisores; Orientar os Supervisores quanto aos critrios para anlise dos Planos e dos Relatrios de Estgio dos alunos; Encaminhar o estagirio empresa mediante carta de apresentao; Remeter Secretaria Geral, atendendo ao Calendrio Escolar, a lista dos alunos aprovados no Estgio; Encaminhar direo da Universidade os casos de condutas no condizentes com a tica profissional; Referendar os pareceres dos Supervisores.

4 de 11

5.2.2. Atribuies do Supervisor

Emitir parecer sobre cada relatrio apresentado pelo aluno; Enviar ao Coordenador do Curso, em tempo hbil, os pareceres anexados aos respectivos relatrios e/ou planos; Orientar o estagirio na elaborao dos seus relatrios, com relao a sua forma de apresentao; Orientar o estagirio na soluo tcnica de problemas, sempre que solicitado. Orientar o estagirio quanto a sua postura tica e profissional junto as empresas/instituies.

5.3. Formalizao do Estgio

Por ocasio do trmino do Estgio, a empresa concedente fornecer ao aluno uma carta em papel timbrado prprio, assinada pelo Supervisor do Estgio na empresa (Eng Responsvel) e com firma reconhecida, atestando o cumprimento da carga horria e o aproveitamento do aluno, e que dever ser entregue juntamente com o Relatrio Final. Ver modelo no ADENDO 2.

6.

Deveres do Estagirio Comportar-se de forma adequada, tica e profissional, zelando pelo nome da Universidade; Cumprir os termos contidos no Convnio de Estgio; Submeter aprovao do Coordenador do Curso e/ou Supervisor de Estgio a empresa por ele escolhida para a realizao do Estgio; Submeter aprovao do Coordenador do Curso e/ou Supervisor de Estgio o Relatrio Parcial descrevendo o Plano de Estgio, devendo conter no mnimo:

a) Objetivo do estgio sob a tica da empresa (o que a empresa espera do estagirio);


5 de 11

b) Descrio e cronograma das atividades PREVISTAS (sucinta, porm clara) que sero desenvolvidas no perodo do estgio (pode-se utilizar o exemplo do ADENDO 1, ou similar realizado no Microsoft Excel ou Microsoft Project); c) Infraestrutura e/ ou meios disponveis para o desenvolvimento das atividades; d) Assinatura do Supervisor de Estgio na empresa (Engo Responsvel). Submeter aprovao do Coordenador do Curso e/ou Supervisor de Estgio o Relatrio Final, de acordo com cronograma de desenvolvimento das atividades, contendo no mnimo:

a) Breve descrio da empresa (apenas para apresentao do segmento das atividades da empresa/instituio e contextualizao do estgio); b) Organograma da empresa, que auxilie a localizao do departamento o qual realizou o estgio; c) Descrio das atividades REALIZADAS no perodo compreendido pelo estgio com suas respectivas cargas horrias (pode-se utilizar o exemplo do ADENDO 1, ou similar realizado no Microsoft Excel ou Microsoft Project); d) Anlise e sntese das atividades previstas (Relatrio Parcial) versus as atividades realizadas (Relatrio Final); e) Soluo tcnica dos problemas encontrados mais significativos durante a realizao do estgio; f) Objetivos propostos versus objetivos alcanados (sob a tica da empresa e sob a tica do estagirio); g) Consideraes pessoais sobre a experincia adquirida; h) Assinatura do Supervisor de Estgio na empresa (Engo Responsvel).

7.

Documentao e Avaliao Acadmica O Relatrio Parcial/Plano de Estgio tem por objetivo demonstrar as atividades previstas a serem desenvolvidas pelo aluno;

6 de 11

O Relatrio Parcial/Plano de Estgio dever ser encaminhado ao Supervisor de Estgio e/ou Coordenador do Curso no prazo estipulado, ou para quem ainda no tenha iniciado o Estgio Supervisionado, no prazo mximo de 15 (quinze) dias aps o incio das atividades de estgio, devendo-se observar o prazo de entrega do Relatrio Final estabelecido neste documento; Os relatrios devero ser entregues conforme as orientaes do item 6 deste caderno informativo; O Plano de Estgio e os relatrios devero ser elaborados em papel A4, sendo o texto escrito com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaamento entre linhas de 1,5. As margens tero as seguintes medidas: lateral esquerda e margem superior 3,0 cm, lateral direita e margem inferior 2 cm. As folhas devero apresentar texto em somente uma das faces. As pginas devero conter numerao inferior direita, tamanho 10; Conforme apresentado no item 5.3 (Formalizao do Estgio) deste Caderno Informativo, por ocasio do trmino do Estgio, a empresa concedente fornecer ao aluno uma carta em papel timbrado prprio (ADENDO 2), assinada pelo Supervisor do Estgio na empresa (Eng Responsvel) e com firma reconhecida, atestando o cumprimento da carga horria e o aproveitamento do aluno, e que dever ser anexado ao Relatrio Final; Aps a finalizao de todo o processo do Estgio Supervisionado, a avaliao ser apresentada como (S) Suficiente ou (I) Insuficiente; Os prazos mximos para a entrega dos relatrios so: Relatrio Parcial/Plano de Estgio 23/09/2013 (segunda-feira) Observaes: 1. Para aqueles que j esto realizando estgio, o plano de estgio deve ser considerado somente a partir da data a qual este caderno foi divulgado, ou seja, 19/08/13; 2. Limite de 6h dirias; 3. Carga horria mnima: 200h . Relatrio Final 09/12/2013 (segunda-feira) Observaes: 1. A Declarao conforme ADENDO 2, deve ser anexada ao Relatrio Final; 2. O Relatrio Final deve ser encadernado.

7 de 11

ADENDO 1

Universidade Cruzeiro do Sul


Centro de Cincias Exatas e Tecnolgicas Engenharia Eltrica Relao das Atividades Desenvolvidas no Perodo Aluno: _____________________________________________________________________ Campus: Anlia Franco ( ) So Miguel ( ) RGM: _____________________________________________________________________ DIA PERODO Carga horria* DESCRIO DAS ATIVIDADES Previstas Realizadas OBSERVAES

TOTAL EM HORAS * A carga horria no pode ultrapassar 6h dirias. EMPRESA (INSTITUIO):______________________________________________________________________ Eng RESPONSVEL: _____________________________________ Tel.:________________ e-mail: ______________________________ CREA: _____________DATA __/__/__ Assinatura:________________________ Prof Supervisor:___________________________________________________________ DATA __/__/__ VISTO: ___________________ Coordenador do Curso _____________________________________________________ DATA __/__/__ VISTO: ___________________
86de de11 11

ADENDO 2

9 de 11

PAPEL TIMBRADO

DECLARAO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

Declaramos para os devidos fins, que o Sr(a). Nome completo do Aluno(a), RG. 00.000.000-0, aluno(a) regularmente matriculado(a) no Curso de Engenharia Eltrica da Universidade Cruzeiro do Sul, RGM 00.000, cumpriu satisfatoriamente nesta Empresa atividades de Estgio Supervisionado no total de 000 horas, sob a superviso de profissional habilitado.

RECONHECIMENTO DE FIRMA SELO DO CARTORIO

So Paulo, 00 de ms de 2012.

______________________________ Eng. Nome completo do Cavalheiro Supervisor de Estgio/Eng. Eletricista CREA: n....................... Tel.:____________________________ e-mail:___________________________

7 de 11

ADENDO 3

Normatizao da Bibliografia

Livros:
IRWIN, J. D. Anlise de Circuitos em Engenharia. 4 ed. So Paulo: Makron Books do Brasil, 2005. TESE / DISSERTAO: BARCELOS, M.F.P. Ensaio tecnolgico, bioqumico e sensorial de soja. 1998. 160f. Tese (Doutorado em Nutrio) Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. MANUAL: SO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de Impacto Ambiental EIA, Relatrio de Impacto Ambiental RIMA: manual de orientao. So Paulo, 1989. 48 p. (Srie Manuais). ARTIGO DE REVISTA GURGEL, C. Reforma do Estado e Segurana Pblica. Poltica e Administrao, Rio de Janeiro, v.3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

Artigo de Revista por Meio Eletrnico


SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seo Ponto de Vista. Disponvel em http:/www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28 nov. 1998. Observaes: Em havendo necessidade de citao de outras fontes, consultar a norma ABNT-NBR 6023. Informao e Documentao Referncias-Elaborao, 2002, a qual est disposio na biblioteca.

11 de11 11 8 de

You might also like