You are on page 1of 8

VESTIBULAR 2007

Nome do Candidato

Nmero da carteira

REA DE BIOLGICAS E EXATAS PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS

CADERNO DE QUESTES

INSTRUES
1. Preencher com seu nome e nmero da carteira os espaos indicados nesta pgina. 2. Assinar com caneta de tinta azul ou preta a capa do seu Caderno de Respostas, no local indicado. 3. Esta prova contm 20 questes e ter durao de 4 horas. 4. Encontram-se neste caderno a Classificao Peridica e formulrios, os quais, a critrio do candidato, podero ser teis para a resoluo de questes. 5. Todas as questes que envolvam clculos devero estar acompanhadas do respectivo desenvolvimento lgico. No sero aceitas apenas as respostas. 6. O candidato somente poder entregar o Caderno de Respostas e sair do prdio depois de transcorridas 2 horas, contadas a partir do incio da prova. 7. Ao sair, o candidato levar este caderno e o caderno de questes da Prova de Lngua Portuguesa, Lngua Estrangeira e Redao.

CLASSIFICAO PERIDICA

UNIFESP/CE-BioExatas

BIOLOGIA

01. Na produo de cerveja, so usadas principalmente duas linhagens de leveduras: I. Saccharomyces cerevisae, que apresenta altos ndices de formao de gs carbnico; II. Saccharomyces carlsbergensis, que possui ndices mais baixos de formao desse gs. Em geral, as cervejas inglesas contm maior teor alcolico que as cervejas brasileiras e cada uma delas usa uma linhagem diferente de levedura. a) Qual linhagem de levedura usada para produzir a cerveja brasileira? Justifique sua resposta.

05. Em 1839, um nico exemplar de figo-da-ndia, planta da famlia dos cactos, foi levado do Brasil para a Austrlia, onde essas plantas no existiam. Em 40 anos, quatro milhes de hectares daquele pas estavam cobertos pela planta e, depois de 90 anos, essa rea era de 25 milhes de hectares. No final da dcada de 1990, algumas plantas de figo-da-ndia foram trazidas da Austrlia para o Brasil para que seu plen fosse inoculado em flores das plantas daqui, visando aproveitamento econmico dos resultados. Depois de algum tempo, porm, verificou-se que essas plantas inoculadas com plen das plantas australianas no produziam frutos. a) Considerando que clima, solo e condies fsicas do ambiente entre a Austrlia e o Brasil so semelhantes e que ambos possuem biomas com caractersticas parecidas, elabore uma hiptese para explicar por que na Austrlia o figo-da-ndia invadiu uma rea to grande, enquanto aqui isso no ocorreu.

b) Um estudante argumentou que, para aumentar a quantidade de gs carbnico produzido, bastaria aumentar a quantidade de leveduras respirando no meio de cultura. O argumento vlido ou no? Por qu?

b) Como voc explica que plantas brasileiras submetidas polinizao com plen de plantas australianas, no final da dcada de 1990, no tenham produzido frutos?

02. Considere dois genes e seus respectivos alelos: A e a; B e b. Em termos de localizao cromossmica, explique o que significa dizer que esses dois genes a) segregam-se independentemente na formao dos gametas.

QUMICA 06. A prata um elemento muito utilizado nas indstrias de fotografia e imagem e seu descarte no meio ambiente representa risco para organismos aquticos e terrestres. Por ser um dos metais com risco de escassez na natureza, apresenta um alto valor agregado. Nesses aspectos, a recuperao da prata de resduos industriais e de laboratrios associa a mitigao do impacto ambiental econmica. O fluxograma representa o tratamento de um resduo lquido que contm ons de prata (Ag+) e de sulfato (SO42) em meio aquoso.

b) esto ligados.

03. Ao comermos um pinho e uma castanha-do-par, ingerimos o tecido de reserva do embrio de uma gimnosperma (araucria) e de uma angiosperma (castanheira), respectivamente. Pinho e castanha-do-par so sementes. a) O rgo que deu origem ao pinho e castanha-do-par, na araucria e na castanheira, o mesmo? Justifique.

b) A origem dos tecidos de reserva do embrio do pinho e da castanha-do-par a mesma? Justifique.

04. A tabela mostra os efeitos da ao de dois importantes componentes do sistema nervoso humano.
X Contrao da pupila Estmulo da salivao Estmulo do estmago e dos intestinos Contrao da bexiga urinria Estmulo ereo do pnis Y Dilatao da pupila Inibio da salivao Inibio do estmago e intestino Relaxamento da bexiga urinria Promoo da ejaculao

a)

A que correspondem X e Y?

a)

Escreva as equaes das reaes, devidamente balanceadas, da formao do cloreto de prata e do xido de prata.

b) Em uma situao de emergncia, como a fuga de um assalto, por exemplo, qual deles ser ativado de maneira mais imediata? Fornea um outro exemplo, diferente dos da tabela, da ao desse componente do sistema nervoso.

b) No tratamento de um resduo aquoso que continha 15,6 g de sulfato de prata, foram obtidos 8,7 g de xido de prata. Calcule o rendimento em Ag2O deste processo. 3
UNIFESP/CE-BioExatas

07. Dois experimentos foram realizados em um laboratrio de qumica. Experimento 1: Trs frascos abertos contendo, separadamente, volumes iguais de trs solventes, I, II e III, foram deixados em uma capela (cmara de exausto). Aps algum tempo, verificou-se que os volumes dos solventes nos trs frascos estavam diferentes.

09. Os polmeros fazem parte do nosso cotidiano e suas propriedades, como temperatura de fuso, massa molar, densidade, reatividade qumica, dentre outras, devem ser consideradas na fabricao e aplicao de seus produtos. So apresentadas as equaes das reaes de obteno dos polmeros polietileno e nilon-66.

Experimento 2: Com os trs solventes, foram preparadas trs misturas binrias. Verificou-se que os trs solventes eram miscveis e que no reagiam quimicamente entre si. Sabe-se, ainda, que somente a mistura (I + III) uma mistura azeotrpica. a) Coloque os solventes em ordem crescente de presso de vapor. Indique um processo fsico adequado para separao dos solventes na mistura (I + II).

a)

Quanto ao tipo de reao de polimerizao, como so classificados os polmeros polietileno e nilon-66?

b) Esboce uma curva de aquecimento (temperatura x tempo) para a mistura (II + III), indicando a transio de fases. Qual a diferena entre as misturas (II + III) e (I + III) durante a ebulio?

b) A medida experimental da massa molar de um polmero pode ser feita por osmometria, tcnica que envolve a determinao da presso osmtica () de uma soluo com uma massa conhecida de soluto. Determine a massa molar de uma amostra de 3,20 g de polietileno (PE) dissolvida num solvente adequado, que em 100 mL de soluo apresenta presso osmtica de 1,64 102 atm a 27 oC.
Dados: = i R T M, onde: i (fator de vant Hoff) = 1 R = 0,082 atm.L.K1.mol1 T = temperatura Kelvin M = concentrao em mol.L1

08. A figura apresenta uma clula voltaica utilizada para medida de potencial de reduo a 25 oC. O eletrodo padro de hidrognio tem potencial de reduo igual a zero. A concentrao das solues de ons H+ e Zn2+ de 1,00 mol/L.

10. Depois de voltar a se consolidar no mercado brasileiro de combustveis, motivado pelo lanamento dos carros bicombustveis, o lcool pode se tornar tambm matria-prima para a indstria qumica, para substituir os insumos derivados do petrleo, cujos preos do barril alcanam patamares elevados no mercado internacional. Algumas empresas no descartam a possibilidade de utilizar, no futuro prximo, a alcoolqumica no lugar da petroqumica. As mais atrativas aplicaes do lcool na indstria qumica, porm, sero voltadas produo de compostos oxigenados, como o cido actico, acetato de etila e butanol. Na tabela, so apresentadas algumas propriedades do 1-butanol e de certo lcool X. Os produtos da oxidao destes lcoois no pertencem mesma classe de compostos orgnicos. Propriedades temperatura de ebulio (oC) massa molar (g.mol1) produto da oxidao completa com KMnO4(aq) em meio cido (H2SO4) a) 1-butanol 118 74 cido butanico X 99 74 Z

Utilizando, separadamente, placas de nquel e de cobre e suas solues Ni2+ e Cu2+, verificou-se que Ni e Cu apresentam potenciais padro de reduo respectivamente iguais a 0,25 V e +0,34 V. a) Escreva as equaes de reduo, oxidao e global e determine o valor do potencial padro de reduo do Zn.

Fornea o tipo de isomeria que ocorre entre 1-butanol e o composto X. D a frmula estrutural do composto Z.

b) Para a pilha de Ni e Cu, calcule a ddp (diferena de potencial) e indique o eletrodo positivo.

b) Escreva a equao balanceada da reao de oxidao do 1-butanol, sabendo-se que so produzidos ainda K2SO4, MnSO4 e H2O.

UNIFESP/CE-BioExatas

FSICA 11. Na divulgao de um novo modelo, uma fbrica de automveis destaca duas inovaes em relao preveno de acidentes decorrentes de colises traseiras: protetores mveis de cabea e luzes intermitentes de freio. Em caso de coliso traseira, os protetores de cabea, controlados por sensores, so movidos para a frente para proporcionar proteo para a cabea do motorista e do passageiro dianteiro dentro de milisegundos. Os protetores [...] previnem que a coluna vertebral se dobre, em caso de acidente, reduzindo o risco de ferimentos devido ao efeito chicote [a cabea forada para trs e, em seguida, volta rpido para a frente]. As luzes intermitentes de freio [...] alertam os motoristas que esto atrs com maior eficincia em relao s luzes de freio convencionais quando existe o risco de acidente. Testes [...] mostram que o tempo de reao de frenagem dos motoristas pode ser encurtado em mdia de at 0,20 segundo se uma luz de aviso piscante for utilizada durante uma frenagem de emergncia. Como resultado, a distncia de frenagem pode ser reduzida em 5,5 metros [aproximadamente, quando o carro estiver] a uma velocidade de 100 km/h.
(www.daimlerchrysler.com.br/noticias/Agosto/Nova_ClasseE_2006/ popexpande.htm)

13. O grfico representa a profundidade (y) no mar em funo da velocidade do som (v). A freqncia do som de 3000 Hz; essa curva vlida para condies determinadas de presso e salinidade da gua do mar.

a)

Nessas condies, faa uma avaliao aproximada do valor mnimo atingido pela velocidade do som no mar e da profundidade em que isso ocorre.

a)

Qual lei da fsica explica a razo de a cabea do motorista ser forada para trs quando o seu carro sofre uma coliso traseira, dando origem ao efeito chicote? Justifique.

b) Desenhe na folha de respostas o esboo do correspondente grfico profundidade (y) em funo do comprimento de onda () do som. Adote o mesmo eixo e a mesma escala para a profundidade e coloque o comprimento de onda no eixo das abscissas. Represente trs valores de , escritos com trs algarismos significativos.

b) Mostre como foi calculada a reduo na distncia de frenagem.

12. Uma das alternativas modernas para a gerao de energia eltrica limpa e relativamente barata a energia elica. Para a avaliao preliminar da potncia elica de um gerador situado em um determinado local, necessrio calcular a energia cintica do vento que atravessa a rea varrida pelas hlices desse gerador por unidade de tempo.

14. A fibra ptica possibilita transporte da luz ou de outra radiao eletromagntica por meio do seu confinamento, decorrente da reflexo total dessas radiaes entre o ncleo e a casca da fibra. H vrios tipos de fibras pticas, a figura representa um deles.

a)

Faa esse clculo para obter a potncia mdia disponvel, em watts, de um gerador elico com hlices de 2,0 m de comprimento, colocado em um lugar onde, em mdia, a velocidade do vento, perpendicular rea varrida pelas hlices, de 10 m/s. Dados: rea do crculo: A = r2 (adote = 3,1); densidade do ar: dar = 1,2 kg/m3.

Trs fatores so relevantes para o estudo desse tipo de fibra ptica: o ngulo de recepo, r, igual metade do ngulo do cone de captao, o ndice de refrao do ncleo, nn, e o ndice de refrao da casca, nc. Neste caso, so dados: r = 48,6; nn = 1,50 e nc = 1,30. a) Faa no caderno de respostas a figura de um raio de luz que incida na fibra dentro do cone de captao e que se reflita pelo menos duas vezes na superfcie interior da casca.

b) Mesmo em lugares onde o vento abundante, h momentos de calmaria ou em que sua velocidade no suficiente para mover as ps do gerador. Indique uma forma para se manter o fornecimento de energia eltrica aos consumidores nessas ocasies. 5

b) Determine o ngulo mximo de refrao na face de entrada da fibra, para o qual no haja emergncia da luz para a casca (a fibra est imersa no ar; nar = 1,00). Dado: sen 48,6 = 0,750; a resposta pode ser dada pelo arco-seno do ngulo pedido.

UNIFESP/CE-BioExatas

15. A figura mostra uma espira retangular imersa em um campo magntico uniforme, elemento bsico de um motor eltrico de corrente contnua.

18. Em uma cidade existem 1000 bicicletas, cada uma com um nmero de licena, de 1 a l000. Duas bicicletas nunca tm o mesmo nmero de licena. a) Entre as licenas de trs algarismos, de 100 a 999, em quantas delas o valor absoluto da diferena entre o primeiro algarismo e o ltimo igual a 2?

b) Obtenha a probabilidade do nmero da licena de uma bicicleta, encontrada aleatoriamente entre as mil, no ter nenhum 8 entre seus algarismos.

19. Quatro dos oito vrtices de um cubo de aresta unitria so vrtices de um tetraedro regular. As arestas do tetraedro so diagonais das faces do cubo, conforme mostra a figura. O plano da espira paralelo ao vetor campo magntico, . A extremidade da espira junto ao ponto D est ligada ao plo positivo da bateria e a extremidade B ao plo negativo; a corrente percorre o circuito no sentido de D para B. So dados: intensidade da corrente que percorre a espira: i = 0,80 A; resistncia do fio no trecho DCAB: R = 2,5 ; mdulo do vetor campo magntico: B = 0,50 T; comprimento dos lados da espira: AB = CD = 0,050 m. Determine: a) a diferena de potencial entre os pontos D e B. a) Obtenha a altura do tetraedro e verifique que ela igual a dois teros da diagonal do cubo.

b) o mdulo da fora magntica que atua em um dos lados, AB ou CD.

b) Obtenha a razo entre o volume do cubo e o volume do tetraedro. MATEMTICA 20. As medidas dos ngulos internos de um polgono convexo de n lados formam uma progresso aritmtica em que o primeiro termo a1 e a razo r > 0. a) Se a1 25 e se r 10, obtenha o valor mximo possvel para n nas condies enunciadas.

16. Em um plano cartesiano, seja T o tringulo que delimita a regio definida pelas inequaes y 2, x 0 e x y 2. a) Obtenha as equaes de todas as retas que so eqidistantes dos trs vrtices do tringulo T.

b) Obtenha a equao da circunferncia circunscrita ao tringulo T, destacando o centro e o raio.

b) Se o maior ngulo mede 160 e a razo igual a 5, obtenha o nico valor possvel para n.

17. Colocam-se n3 cubinhos de arestas unitrias juntos, formando um cubo de aresta n, onde n > 2. Esse cubo tem as suas faces pintadas e depois desfeito, separando-se os cubinhos. a) Obtenha os valores de n para os quais o nmero de cubinhos sem nenhuma face pintada igual ao nmero de cubinhos com exatamente uma face pintada.

b) Obtenha os valores de n para os quais o nmero de cubinhos com pelo menos uma face pintada igual a 56.

UNIFESP/CE-BioExatas

Formulrio de Fsica

x = x0 + vt 1 at2 x = x0 + v0t + 2 v = v0 + at v2 = v02 + 2ax v = R = 2 f 1 f = T ac = 2 R F = ma fa eN ; fa = cN


e c

= Fdcos = Ec P = ot t mv2 Ec = 1 2 EP = mgh I = F t I = p p = mv F p= A p = dlgh Emp = dlgV m dl = V m m2 Fg = G 1 d2 c n= v ni sen i = nr sen r n m enor sen L = nma ior 1 = 1 + 1 C= p p f A = Y = p p Y nl 1 + 1 ) C=( nm 1)( R1 R2 v = f tC = 273 Q = mct Q = mL p 1V 1 p 2V 2 = T1 T2 pV = nRT = pV U = Q Q = 1 f Qq

x = posio t = tempo v = velocidade a = acelerao = velocidade angular R = raio f = freqncia T = perodo ac = acelerao centrpeta F = fora m = massa fa = fora de atrito esttico e fa = fora de atrito cintico c = coeficiente de atrito N = fora normal = trabalho d = deslocamento P = potncia ot EC = energia cintica EP = energia potencial gravitacional g = acelerao da gravidade h = altura I = impulso p = quantidade de movimento p = presso A = rea dl = densidade Emp = empuxo V = volume F g = fora gravitacional G = constante gravitacional
n = ndice de refrao c = velocidade da luz no vcuo v = velocidade i = ngulo de incidncia r = ngulo de refrao C = vergncia f = distncia focal p = abscissa do objeto p = abscissa da imagem A = aumento linear transversal Y = tamanho do objeto Y = tamanho da imagem R = raio = comprimento de onda f = freqncia

q Eel = k d2 Fel = Eel q q V = k d EPe = V q = q ( VA VB ) q i= t q = n e l R = A U = Ri P = Ui U = E ri i i i B = ; B = 2 r 2 r F = qv B sen F = Bilsen i1i2l F12 = 2 d = BAcos

Eel = campo eltrico k = constante eletrosttica q = carga eltrica d = distncia Fel = fora eltrica V = potencial eltrico EPe = energia potencial eltrica = trabalho i = intensidade de corrente eltrica t = tempo n = nmero de eltrons e = carga elementar R, ri = resistncia eltrica = resistividade eltrica l = comprimento A = rea da seco reta U = diferena de potencial P = potncia eltrica E = fora eletromotriz Em = fora eletromotriz induzida B = campo magntico = permeabilidade magntica r = raio v = velocidade = fluxo magntico

t = temperatura T = temperatura absoluta Q = quantidade de calor m = massa c = calor especfico L = calor latente especfico p = presso V = volume n = quantidade de matria R = constante dos gases perfeitos = trabalho U = energia interna = rendimento

UNIFESP/CE-BioExatas

UNIFESP/CE-BioExatas

You might also like