You are on page 1of 9

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA CENTRO DE CINCIAS BIOLGICAS E DA SADE DISCIPLINA: FARMACOBOTNICA PROFESSORA: KIRIAK NURIT CURSO: FARMCIA

RELATRIO DE AULA PRTICA

Campina Grande, PB 31 de maio de 2012

1 INTRODUO:

As folhas so rgos vegetativos das plantas, geralmente verdes, cujas principais funes so a de realizar a fotossntese e as trocas gasosas com o meio. , basicamente, formada pela epiderme dorsal e ventral, onde encontramos os estmatos, pecolo, tricomas, etc; e pelas estruturas internas, como mesfilo, nervuras e incluses celulares. Os tricomas glandulares esto envolvidos com secreo de vrias substncias, como leos, nctar, sais, resinas, mucilagem, sucos digestivos e gua. O termo estmato refere-se o conjunto das duas clulas-guarda (oclusivas, estomticas) e a fenda (ostolo). Eles esto relacionados com a entrada e sada de ar e gua no interior dos rgos em que se encontram. O pecolo a parte da folha que mais se aproxima, em estrutura, do caule que lhe deu origem. Podem-se identificar quatro tipos bsicos de estrutura de pecolo, com relao disposio do sistema vascular, sempre com o floema ocupando a regio abaxial: em cilindro;em ferradura; em meia-lua e fragmentado. O mesofilo compreende todos os tecidos situados entre a epiderme e o sistema vascular da folha. O parnquima, usualmente, est diferenciado em tecido fotossintetizante e, portanto, contm cloroplastos. Em muitas plantas, especialmente em dicotiledneas, dois tipos de parnquima clorofiliano podem constituir o mesofilo: palidico e esponjoso. A nervura mediana apresenta uma estrutura anatmica semelhante do pecolo, onde se distinguem a presena da epiderme; um crtex apenas parenquimtico ou contendo colnquima ou esclernquima; e uma endoderme envolvendo o sistema vascular, que tambm apresenta grande quantidade de fibras pericclicas. As terminaes de nervura tm dupla funo: transportar gua e solutos dissolvidos na corrente transpiratria e absorver e translocar os produtos da fotossntese para outras partes da planta As paredes das clulas epidrmicas, em vista frontal, podem ser retas, curvas ou sinuosas. As paredes sinuosas so freqentes em folhas e ptalas, especialmente na epiderme abaxial, sendo que tambm existem paredes ondulosas. A parede das clulas epidrmicas apresenta cutina, principalmente nas partes areas da planta, que junto como a cera so barreiras contra fungos, bactrias e insetos.

APPEZZATO-da-GLORIA, B.; CARMELLO-GUERRIRO, S. M.Anatomia Vegetal. 2 Edio,Revista Atualizada. Editora: UFG, 2006.

2 OBJETIVOS:

2.1 Objetivo Geral: Observar as diferentes estruturas anatmicas foliares.

2.2 Objetivos Especficos: Observar, identificar e classificar as estruturas de plantas em lminas histolgicas permanentes; Produzir lminas provisrias com tecidos de plantas; Observar, identificar e classificar as estruturas presentes nos tecidos vegetais.

3 METODOLOGIA:

Efetuaram-se seces paradrmicas e transversais de folhas frescas, as quais foram descoloridas em hipoclorito de sdio a 20%,lavaram-se as seces em gua destilada e em seguida transferiu-se para o corante azul de metileno,montaram-se as seces coradas em gua destilada entre lmina e lamnula histolgicas. Observou-se lminas provisrias e permanentes ao microscpio ptico comum e tirouse fotos para identificao e classificao da estruturas vegetais.

4 - RESULTADOS:

A partir da observao das lminas permanentes e provisrias de folhas de plantas, foram obtidos os seguintes resultados: Lmina permanente de Azedinha-trevo da famlia Oxalidaceae, seco tranversal no aumento de 100x.

(zoom da cmera)

Foi observada a nervura principal da folha, onde foi identificado os seguintes tecidos vegetais: epiderme, parnquima de preenchimento, e os tecidos da regio vascularizada xilema e floema, possvel ainda observar um parnquima medular. Lmina permanente depeciolo debignoniaceae, seco transversal no aumento de 100x.

(zoom da cmera)

Foram observadosos rgos vegetativos do pecolo: a epiderme, o colnquima, o parnquima de preenchimento cortical, o esclernquima, os feixes vasculares: floema e xilema e parnquima de preenchimento medular, alm de identificar as faces abaxial e adaxial do pecolo. Lmina permanente do limbo de cravo, na seco transversal no aumento de 400x.

(zoom da cmera)

possvel observar na foto da lmina o parnquima clorofiliano da folha do cravo, onde ele foi classificado como sendo mesofilo heterogneo isobilateral. Lamina provisria do corte transversal de Solanum paniculatum no aumento de 400x.

(zoom da
cmera)

Foram feitas duas imagens da planta, onde so mostradas incluses celulares, o tricoma na foto da direita e as areias cristalinas na foto da esquerda. O tricoma estrelado est sozinho, pois foi feita uma lmina com a tcnica de esfregao, pra identific-lo. As areias cristalinas

foram observadas em vrias clulas da folha do corte transversal, na foto ela evidenciada em clulas do parnquima de preenchimento cortical. Lmina da seco transversal de Tunera subulata cujo nome popular chanana, no aumento de 100x.

observada na lmina presena idioblastos contendo drusas (cristais formados base de oxalato de clcio entre os feixes vasculares FERREIRA, 2003). Lmina de ip-roxo em corte paradrmica da face abaxial da folha, no aumento de 400x.

(zoom da cmera)

Foi observada na face abaxial da folha a presena de anexos epidrmicos, o estmato. Foi possvel identificar que a parede celular da folha visualizada reta, com poucas sinuosidades.

Lmina provisria de ip-roxo, face adaxial.

No conseguimos fotografar a lmina, porm a parede celular classificada como reta com leves sinuosidades, e no observaram-se estmatos.

5 CONCLUSES:

Com base na observao das seces transversais das lminas permanentes de cravo, trevo e Bignoniaceae, chegou-se as seguintes concluses:O mesofilo do cravo heterogneo simtrico isobilateral, pois apresenta de um lado parnquima palidico, o parnquima esponjoso no centro e a outra lateral encontra-se novamente parnquima palidico. Em relao ao trevo,Oxalis Sp foi possvel identificar tecidos vegetais como epiderme, parnquima de preenchimento, parnquima medular e os tecidos da regio vascularizada xilema e floema. Na Bignoniaceae, a partir da observao do pecolo foi possvel identificar faces adaxial e adaxial, assim como, alguns tecidos: a epiderme, o colnquima, os parnquimas de preenchimento, cortical e medular, o esclernquima, os feixes vasculares: floema e xilema. No que diz respeito s lminas provisrias, foram feitos cortes mo livre do Iproxo, da Solana paniculatum e da Tunera subalata. Para o Ip-roxo foram preparadas duas lminas, uma seco paradrmica adaxial e outra abaxial, em ambas as faces foi possvel perceber uma parede celular reta levemente sinuosa, contudo, no foi possvel observar a presena de estmatos nas face adaxial, tendo em vista tratar-se de uma folha hipoestomtica, a visualizao desse tipo de anexo s foi possvel na face inferior( abaxial). Na Solana paniculatum observou-se a presena de idioblastos contendo areia cristalina, e tricomas do tipo estrelado. J em relao lmina preparada para a Tunera subalata foi possvel observar a presena de idioblastos contendo drusas. Desse modo, pode-se dizer que os objetivos iniciais foram alcanados.

REFERNCIAS:

AMARAL, L. I. V. et al. Formao Das Substncias De Reserva Durante O Desenvolvimento De Semente De Urucum (BixaOrellana L. - Bixaceae). Planta Daninha, 2001. APPEZZATO-da-GLORIA, B.; CARMELLO-GUERRIRO, S. M.Anatomia Vegetal. 2 Edio,Revista Atualizada. Editora: UFG, 2006. CORRADINI, E. et al. Estudo Comparativo de Amidos Termoplsticos Derivados do Milho com Diferentes Teores de Amilose. Polmeros, vol.15 no 4, 2005. BASLIO, I.J. L. D.; NURIT, K. e AGRA, M. F. Estudo Farmacobotnico de Trs Espcies do Gnero Sthychnos L. (Loganiaceae) do Nordeste Brasileiro. Acta Farmacutica Bonaerense, vol. 24 n 3, 2005. FERREIRA, E. A. et al. Estudos anatmicos de folhas de espcies de plantas daninhas de grande ocorrncia no Brasil. IV Amaranthusdeflexus, Amaranthusspinosus,

AlternantheratenellaeEuphorbiaheterophylla. Planta Daninha, vol. 21, n 2, 2003.

You might also like