You are on page 1of 2

RELATIVIZAO

Podemos notar que a gnese do pensamento antropolgico, teve como maior caracterstica em seu exerccio, "O confronto pessoal com a "alteridade"". Segundo: 1 LAPLATINE: "O pensamento antropolgico considera que assim como uma civilizao adulta deve aceitar que seus membros se tornem adultos, ela deve igualmente aceitar a diversidade das culturas, tambm adultas." (Pg. 24) 2 ROCHA: "O paradoxo da antropologia est no fato de ser um tipo de cincia, de reflexo, nascida e criada na sociedade do "EU", com vistas ao estudo de formas diversas com que os seres humanos assumiram sua existncia na terra." (Pg. 78) A partir das reflexes dos autores estudados discorra sobre o caminho trilhado na percepo do "OUTRO", na procura de escapar ao etnocentrismo rumo a uma experincia com a diversidade relativizadora do olhar do homem sobre o homem.

RESPOSTA: Com a busca da ampliao do mundo conhecido, nos sculos XV e XVI, com o colonialismo, surge o choque com outras culturas. um momento de espanto, estranhamento, etc. Desse impacto os questionamentos que surgem a respeito da cultura do "OUTRO" era se tal ser, de hbitos to diferentes era dotado de alma, numa viso predominantemente religiosa, dominante poca, ou seja, eram homens ou animais? Os estudos dos pensadores nesse perodo baseavam-se em relatos dos viajantes, que ao descreverem o "OUTRO" detinham-se apenas a descrio fsica, hbitos alimentares e vestimentas, ou sua ausncia, pois a preocupao maior era a descrio do ambiente descoberto, pois representava o interesse colonial. Durante esse perodo de choque, estranhamento e at violncia, levada tona como uma das manifestaes do Etnocentrismo Europeu, vimos descries ambguas sobre os ditos "selvagens", termo que os remete a animosidade, ser da selva, que oscilam entre hostil e pacfico, bonito e feio, etc. Essa noo de admirao, contrria a violncia antes descrita era os primeiros questionamentos a respeito da "Civilizao" da sociedade do "EU". Nos sculos XVIII e XIX a teoria Evolucionista, impulsionada pelo desenvolvimento das Cincias Naturais, passa a definir as diferentes culturas como se estivessem dispostas numa linha evolutiva, separadas pelo fator Tempo em uma viso linear deste, onde a cultura do "EU" encontrava-se no topo desta escala e a do "OUTRO" representaria seus primrdios. Com essa concepo do primitivo, a sociedade do "OUTRO" passou a ser observada como o "Elo Perdido", uma cultura que parou em algum momento da linha do tempo. Para alguns pensadores, o "OUTRO", "no so crianas que se tornaram adultos atrasados, mas sim crianas que permaneceram inexoravelmente crianas", pois no possuem histria em sua existncia individual. Nesses sculos, passou-se a se pensar numa cincia de estudo do homem, que estude as diferenas, em projeto antropolgico, despertado pelo choque cultural, o estranhamento decorrentes dos sculos XV e XVI com os ditos selvagens e que agora so vistos como primitivos, inferiores numa escala evolutiva onde a cultura do "EU" est no topo. Como podemos notar, o Etnocentrismo, que quando tomamos nossa cultura como central, permeava todos os estudos a respeito do "OUTRO" e com o movimento Evolucionista agora estava disfarado como uma escala evolutiva. Mas em contradio a esse Etnocentrismo uma semente rumo a Relativizao foi plantada, pois a cultura do "OUTRO" sai da

animosidade, onde se negava, at, a sua natureza humana e agora visto numa escala evolutiva, mesmo que ainda seja considerado primitivo, atrasado, etc., j lhe atribuda a mesma natureza humana da cultura do "EU". Com o advento do sculo XX, a Antropologia daria grandes saltos rumo a Relativizao. Como vimos com o Evolucionismo ao "OUTRO" j se atribui a natureza humana, porm num ponto inferior de uma escala evolutiva. Tudo para justificar os movimentos de colonizao, que nada mais seriam que uma interveno para levar a cultura do "OUTRO" a uma evoluo. Nesse pensamento todas as sociedades seguiam numa mesma direo, como se cada uma fosse um estgio do desenvolvimento social do homem. Como se a histria fosse geral e universal, e a cultura do "EU", numa viso bem etnocntrica, o estgio final de desenvolvimento. Mas na busca pela Relativizao, pelo menos na Antropologia, passaremos do Evolucionismo ao Difusionismo com Franz Boas. Para Boas cada cultura tem sua histria prpria, independente de qualquer escala evolutiva, seus valores, crenas, etc. Boas enxergava o Relativismo Cultural, que foi um passo importante para a ruptura com o Etnocentrismo, pela viso de uma pluralidade de culturas. No mesmo perodo na Europa, enquanto Boas desenvolvia seus estudos nos Estados Unidos, Brown defendia o estudo Sincrnico em contraposio ao estudo Diacrnico, ou seja, os estudos em Antropologia devem ser independentes da histria. As sociedades devem ser estudadas em sua forma atual, com suas crenas e valores. Essa independncia da antropologia em referncia a histria favorece ao Funcionalismo, defendido por Brown e Malinowski, onde a sociedade vista como um organismo, com uma complexidade de instituies, que representariam os rgos, necessrias a seu funcionamento. O Difusionismo e o Funcionalismo foram mais alguns passos em direo a Relativizao, visto que cada cultura passa a ser vista como nica, o que nos remete a uma pluralidade de culturas que saram de uma viso simplista para o disdlumbramento de suas complexidades. Com os estudos sincrnicos, tendo que buscar compreender a cultura do "OUTRO" em sua complexidade, o Antroplogo tem que viajar e participar, conviver com essas culturas, para enriquecer seus estudos. O que para o caminho a Relativizao foi um grande passo, pois, a partir de agora o Antroplogo teria que experimentar a diferena ou at ser o diferente na cultura do "OUTRO". O grande precursor nesse "Trabalho de Campo" foi Malinowski. A Antropologia em sua busca pela Relativizao, como a cincia que estuda as diferenas e formada na cultura do "EU", teve que deixar o Etnocentrismo para a compreenso da pluralidade de culturas e suas diversidades. Mais ainda, na aceitao da diferena sem padres de hierarquizao ou evoluo, mas aceitando e compreendendo que em cada cultura foi dada as respostas as necessidades que surgiram de acordo com suas prprias convices. O que no as tornam mais ou menos importantes, superiores ou inferiores, apenas diferentes.

You might also like