You are on page 1of 4

BACHARELADO DE ADMINISTRAO

LIA RAQUEL DA SILVA COSTA

RESENHA CRTICA DO ARTIGO: AUDITORIAS DA QUALIDADE DE ALBERTO W. RAMOS

MACAP 2013

LIA RAQUEL DA SILVA COSTA

RESENHA CRTICA DO ARTIGO: Auditorias da Qualidade de Alberto w. Ramos

Dissertao apresentada como requisito parcial para obteno de aprovao na disciplina de Gesto da Qualidade, no Curso Bacharelado de Administrao, na Faculdade Estcio do Amap. Prof. Daniela Braga

MACAP 2013

RAMOS, Alberto W. Auditorias da Qualidade. Produo. Rio de Janeiro, Vol. 1 N 2, maro, 1991.p.p. 87-95.

Lia Raquel da Silva Costa

O artigo tem como autor o engenheiro de produo pela Escola Politcnica da Universidade de So Paulo (EPUSP), Professor do Departamento de Engenharia de Produo da EPUSP, Mestrando em Engenharia de Produo pela referida, Engenheiro de Qualidade certificado American Society for Quality Control. A obra trata fundamentalmente sobre a importncia da implementao das auditorias da qualidade e sua relevncia para o modelo atual de gesto da qualidade. Segundo o autor, uma auditoria da qualidade a avaliao planejada, programada e documentada, e deve ser realizada por pessoal independente da rea auditada, a fim de verificar a eficcia do sistema de qualidade implantado, por meio da identificao da real situao, para servir como ferramenta de optimizao do mesmo. Verifica a real situao e adequao prtica ao sistema de qualidade, com maior nfase na preveno do que correo do sistema. Aborda sobre os tipos de auditorias, diferindo sua classificao, como: Quanto sua execuo (ex.: externas e internas); Quanto ocasio de sua realizao (ex.: pr e ps-contrato); Quanto sua frequncia (ex.: programada e no programada). Sobre os objetivos da organizao quanto realizao das auditorias da qualidade, o autor ressalta sobre o sistema de avaliao que vai desde adeso ao sistema at a viso proporcionada administrao de todo o processo e consequncias da gesto de qualidade. No que diz respeito sobre a implantao de um sistema de auditorias da qualidade, diz-se que no h uma frmula especfica universal, e necessrio que cada empresa conhea sobre suas necessidades formule uma estratgia que preencha os objetivos da mesma.

No entanto, o autor recomenda algumas aes que tm se mostrado eficazes neste processo, tais como, o apoio da Alta Administrao em toda a atividade, o sistema ser desenvolvido e administrado por um profissional com experincia na rea, o sistema ser bem divulgado e conhecido por todos os colaboradores, a formao de normas e diretrizes especficas, parmetros tcnicos para a execuo, rotina regular, e outros. Consequente do desenvolvimento de auditorias necessrio ser criado um plano de auditorias e um conjunto de procedimentos e instrues. H uma descrio do plano de auditorias, este, deve definir as reas funcionais a serem auditadas, a designao dos encarregados de efetuar as auditorias, a frequncia das auditorias, o mtodo de relatar eventos e recomendaes e os meios para que as aes corretivas sejam determinadas e implementadas. As etapas de uma auditoria so definidas, como: Seleo e treinamento de auditores; Preparao da auditoria; Execuo da auditoria; Relatrio da auditoria; Acompanhamento; Reteno de registros. Sobre as causas mais comuns das auditorias falharem, o autor relata que so: Falta de comprometimento da Alta Administrao; Resistncia da organizao; Falta de treinamento/habilidade por parte dos auditores; Falha na implantao da ao corretiva. E finaliza a obra fazendo referncia do objetivo da mesma e da importncia e peculiaridades sobre a auditoria da qualidade. A literatura de fcil compreenso, e fornece uma viso ampla sobre a auditoria da qualidade. H delimitao temporal e esquematizada no texto, as etapas so bem definidas, e caracterizadas de forma sinttica e coesas. Ao leitor dada a oportunidade de uma conhecimento global sobre o assunto, apesar de no se apresentar o contedo em todas suas mincias, o que retratado pode ser bem compreendido e servir como base de estudo tanto para os profissionais da rea quanto queles que desejam se apoderar do mesmo. O autor nos faz conhecer sobre a importncia da auditoria da qualidade para o organizao, delineia com preciso sobre o detalhamento de cada etapa ou processo, e ainda trata das falhas que podem ocorrer neste processo. Nos dada a viso de auditoria no apenas como processo de correo, mas essencial de preveno de erros, de realimentao do sistema e melhorias.

You might also like