You are on page 1of 18

Janela Central: Olhares sobre os jovens no Brasil Autor: Juarez Dayrell Ttulo: Juventude, grupos culturais e sociabilidade JOVENes,

Revista de Estudios sobre Juventud Edio: ano 9, nm. 22 Mxico, DF, janeiro-junho 2005 pp. 296-313

Juarez Dayrell* 306

Juventude, grupos culturais e sociabilidade


COMUNICAO,
SOLIDARIEDADE E DEMOCRACIA**
pergunta: quantos anos voc tem? Dever-se-ia poder responder exatamente:Tenho todas as idades da vida humana. Edgar Morin.

Resumen Podemos armar que a sociabilidade para os jovens corresponde s suas necessidades de comunicao, solidariedade, democracia, autonomia, intercmbios afetivos e, principalmente, identidade. Portanto, o principal papel do educador consiste em contribuir com a formao humana dos alunos, criando, para tanto, meios para estimula-los em um exerccio constante de relaes sociais de qualidade; fazer da escola um espao em que eles possam aperfeioar a sua capacidade individual de estabelecer relaes, exercendo a arte da convivncia coletiva com as suas regras bsicas, como a conana, o respeito e a solidariedade; ver na sociabilidade a dimenso educativa central para a formao humana dos indivduos. Abstract It can be stated that to the young, sociability responds to their needs of communication, solidarity, democracy, autonomy, affective exchanges and, primarily, identity. So, the main role of the educator is to contribute to the humane formation of the students and it is necessary to create means to stimulate them in a constant exercise of quality social relations; turn the school into a space in which they are able to perfect their individual capacity of striking up relationships, to exercise the art of collective coexistence with its asic rules like condence, respect and solidarity. See in sociability the main educative dimension for the humane formation of individuals.

Professor Doutor da Faculdade de Educao da UFMG e coordenador do Observatrio da Juventude da UFMG. E-mail: juarezd@uai.com.br

JOVENes

om este trabalho, proponho discutir a sociabilidade em grupos culturais juvenis pertencentes a diversas linguagens artsticas, reetindo sobre o peso e o signicado que esta adquire nos processos de formao humana desses jovens. Essa discusso se inscreve em um debate mais amplo acerca dos tempos da vida e as possveis relaes com a educao. Assim se explica a epgrafe do texto. Ela parte de um pequeno e denso texto no qual Morin (1987, p.254-255) faz uma provocao a respeito das relaes que mantemos com a idade, levando-nos a reetir sobre os signicados de se ter uma idade, as relaes entre os diferentes tempos da vida e, principalmente, a naturalizao com que geralmente tratamos este tema, como se ser criana, jovem ou velho fosse apenas um dado da natureza, e no uma dimenso simblica. Morin se insurge contra uma tendncia de pensar a infncia, a juventude a maturidade e a velhice como etapas rgidas, que se esgotam em si mesmas, como se a passagem de cada um desses ciclos implicasse a superao do anterior. Nessa concepo, ainda hegemnica entre ns, a cada uma dessas etapas seria necessrio adequar-se a um conjunto de normas socialmente denidas, que, associadas a um imaginrio social, vo nos dizer desde o que podemos ou no fazer em cada idade, at o que vestir ou mesmo como falar. No seguir estas normas implica cair no ridculo, uma forma de coagir os possveis desviantes. Assim, a idade no a sua nem a minha, a idade do outro, que ao nos ser dada nos possui, de tal forma que nosso tempo ca aprisionado. Como nos lembra Lloret (1998, p.14), mais do que ter uma idade, pertencemos a uma idade. Os anos nos tem e nos fazem; fazem com que sejamos crianas, jovens, adultos ou velhos.... essa perspectiva que nos leva a construir nossa identidade em funo de parmetros socialmente estabelecidos e, em troca, termos uma indicao mais ou menos segura do repertorio de aes aceitveis em uma determinada idade. Contrapondo-se a essa posio, Morin (1987, p.255) arma que cada ciclo da vida engloba todos os outros vivenciados at ento:
agora, quando se misturam envelhecimento e rejuvenescimento, que sinto em mim todas as idades da vida. Sou permanentemente a sede de uma dialgica entre infncia / adolescncia / maturidade / velhice. Evolu, variei, sempre segundo esta dialgica. Em mim, unem-se, mas tambm se opem, os segredos da maturidade e os da adolescncia.

307

E termina fazendo-nos uma pergunta provocadora:


Que resta de voc?.Voc se tornou poroso, corrodo, escamoso, esponjoso? Voc se emudeceu, endureceu, fechou-se, desfez-se em p? Resistiu ao lento desvio da idade? Ganhou os segredos da maturidade, sem perder os segredos da adolescncia?

**

Este texto no seria possvel sem a participao da equipe de bolsistas que desenvolveram a pesquisa de campo, a quem agradeo. So eles: Claudineia Coura, Gustavo Barhuc ,Jean Gontijo, Liliane Magalhes, Leonardo Zenha, Rodrigo Ednilson de Jesus, Maria Zenaide Alves, Simone Meireles, Leda Rodrigues

JOVENes

muito comum

308

encontrar educadores e gestores de programas sociais que nunca se perguntaram pela especicidade do jovem, pelas demandas prprias do seu processo de formao humana.

Nessa outra forma de reetir e lidar com os tempos da vida superase a sucesso linear e fechada de cada uma das suas etapas. Signica ver e viver as experincias articuladas, com a possibilidade de mltiplas respostas, de forma que uma idade no elimina a outra, mas a contm. Signica assumir o direito de jogar, em cada situao, com todas e cada uma das cartas da experincia acumulada, seja ela grande ou pequena, de tal maneira que, em cada itinerrio pessoal, o tempo fosse nosso amigo, e no crcere, permitindo, assim, uma identidade exvel e diversicada (Lloret, 1998) Essas concepes interferem diretamente na forma como geralmente se elabora uma compreenso e dene-se uma postura diante da infncia, da juventude e tambm da velhice. Na viso hegemnica sobre a juventude, por exemplo, a primeira postura se manifesta na compreenso do jovem como um vir a ser, tendo, no futuro, na passagem para a vida adulta, o sentido das suas aes no presente. Implica uma postura que tende a encarar a juventude na sua negatividade: o que se mais e ainda no chegou a ser (Dayrell, 2003). Alia-se a uma tendncia em determinar o tempo da juventude com critrios etrios predenidos e rgidos, delimitando posturas e polticas pblicas que no atendem s necessidades da juventude. muito comum encontrar educadores e gestores de programas sociais que nunca se perguntaram pela especicidade do jovem, pelas demandas prprias do seu processo de formao humana. Da a importncia da reexo dos tempos da vida na perspectiva da pedagogia e o dilogo necessrio com a antropologia. Reetir sobre os tempos da vida nos leva a interrogar sobre a nossa condio de humanos, matria-prima da pedagogia. No se pode esquecer de que a educao diz respeito aos processos de construo do ser humano como tal, nos quais educar humanizar. Assim, os processos educativos esto intrinsecamente ligados s diferentes temporalidades humanas, demandando posturas e metodologias prprias a cada uma delas. Ao mesmo tempo, os tempos da vida so constitutivos da produo e reproduo da vida social. Signica dizer que em qualquer sociedade humana existe uma forma prpria de categorizar os tempos da vida, atribuindo signicados culturais a cada uma das etapas biolgicas do desenvolvimento humano, o que constitui um campo de estudos da antropologia. Nesse sentido, a forma como cada grupo social lida com os tempos da vida , no dizer de Levi Strauss, boa para pensar. uma chave possvel para conhecer a sua organizao social, para apreender a sua cultura, constituindo-se, assim, um frtil campo de conhecimento da antropologia. A reexo sobre os tempos da vida, e nela a juventude, ainda incipiente no Brasil, tanto na perspectiva da antropologia quanto na da pedagogia,1 mais ainda no dilogo entre esses dois campos do conhecimento, demandando esforos de adensamento terico. Este trabalho uma pequena contribuio a esse debate.
1

Na rea da pesquisa educacional, o tema da juventude signica apenas 4,4% da produo total na educao entre 1980-1998. Destes, 47,6% dos estudos enfatizam as relaes entre juventude e escolaridade, principalmente nas formas institucionais dos processos educativos (Sposito, 2000).

JOVENes

Denindo pressupostos I preciso reconhecer as dificuldades em delimitar o prprio objeto, anal, como categorizar a juventude? Debert (2000) indica alguns pressupostos bsicos da pesquisa antropolgica sobre as categorias de idade, especicamente a velhice, mas que podem nos auxiliar nessa tarefa. Um primeiro aspecto a considerao de que a juventude uma categoria socialmente produzida. Na perspectiva antropolgica, necessrio levar em conta que as representaes sobre a juventude, a posio social dos jovens e o tratamento que lhes dado pela sociedade ganham contornos particulares em contextos histricos, sociais e culturais distintos. A obra de Margaret Mead, ao descrever sobre o cuidado e o tratamento das crianas, sobre os papis sexuais atribudos a homens e mulheres na vida adulta e sobre os sentimentos e emoes e na experincia cotidiana em Samoa, veio colocar em questo a tendncia etnocntrica de universalizao de padres culturais prprios de um grupo social como expresses imutveis da natureza humana. A pesquisa antropolgica rica em exemplos que demonstram que as etapas biolgicas da vida so elaboradas simbolicamente com rituais que denem fronteiras entre idades que so especcas de cada grupo social. Ainda nessa direo, pode-se armar que a juventude uma construo histrica. Diversos autores2 j mostraram que a juventude aparece como uma categoria socialmente destacada nas sociedades industriais modernas, resultado de novas condies sociais, como as transformaes na famlia, a generalizao do trabalho assalariado e o surgimento de novas instituies, como a escola. Nesse processo, comeou-se a delinear a juventude como uma condio social, denida alm dos critrios de idade e/ou biolgicos. Mas, alerta Debert, afirmar que as categorias de idade so construes culturais e que mudam historicamente no signica dizer que elas no tenham efetividade. Como discutiu-se no inicio deste artigo, essas categorias so constitutivas de realidades sociais especcas, uma vez que operam recortes no todo social, estabelecendo direitos e deveres diferenciais em uma populao, denindo relaes entre as geraes e distribuindo poder e privilgios. No contexto desta discusso, no me propus retomar aqui o debate em torno da conceituao da juventude j realizado em artigos anteriores.3 Considero a categoria juventude no mais presa a critrios rgidos, mas sim como parte de um processo de crescimento mais totalizante, que ganha contornos especcos no conjunto das experincias vivenciadas pelos indivduos no seu contexto social. Signica no entender a juventude como uma etapa com um m predeterminado, muito menos como um momento de preparao que ser superado quando entrar na vida adulta. A juventude constitui um momento de-

309

2 3

Dentre eles, destacam-se ries (1981); Elias (1994); Peralva (1997), Abramo (1994). Para a discusso sobre a noo de juventude, ver Pais (1993); Sposito (1993, 2000); Peralva (1997), Fexa (1998); Dayrell (1999, 2001, 2003), dentre outros.

JOVENes

terminado, mas que no se reduz a uma passagem, assumindo uma importncia em si mesma como um momento de exerccio de insero social, no qual indivduo vai se descobrindo e descortinando as possibilidades em todas as instncias da vida social, desde a dimenso afetiva at a prossional. Esse processo inuenciado pelo meio social concreto no qual se desenvolve e pela qualidade das trocas que este proporciona, fazendo com que os jovens construam determinados modos de ser jovem. nesse sentido que enfatizamos a noo de juventudes, no plural, para enfatizar a diversidade de modos de ser jovem existente.4 Um perl dos grupos culturais juvenis Na minha tese de doutorado (Dayrell, 2001), discuti a hiptese de que a centralidade do consumo e da produo cultural para os jovens so sinais de novos espaos, de novos tempos e de novas formas de sua produo/formao como atores sociais. Descobri que o mundo da cultura aparece como um espao privilegiado de prticas, representaes, smbolos e rituais, no qual os jovens buscam demarcar uma identidade juvenil. Foi essa a motivao para desenvolver um projeto de pesquisa, extenso e ensino, que a base emprica deste trabalho. Nesta sistematizao inicial dos dados disponveis da pesquisa, proponho-me reetir sobre determinado segmento da juventude, aquele das camadas populares, integrantes de grupos culturais juvenis da periferia da Regio Metropolitana de Belo Horizonte, discutindo a sociabilidade presente nos grupos e buscando compreender os modos de ser jovem nesse segmento da populao. A pesquisa5 Prticas culturais, juventude e identidade negra est sendo realizada com grupos culturais juvenis integrantes do projeto Formao de Agentes Culturais Juvenis, desenvolvido pelo Observatrio da Juventude da UFMG desde 2002.6 O projeto situa-se no contexto das aes armativas, desenvolvendo um processo formativo com 35 jovens pobres, com idade variando entre 15 e 31 anos, organizados em duplas as quais pertencem a 16 grupos culturais nas diferentes linguagens artsticas, como teatro, dana afro e break, rap, funk, rock, grate, percusso, congado e comunicao alternativa, em 15 bairros da periferia de Belo Horizonte e trs cidades da Regio Metropolitana. Ao longo desses dois anos, no projeto, props-se fornecer subsdios tericos e prticos para potencializar as aes culturais que os jovens j desenvolviam, e, ao mesmo tempo, estimul-los a assumir o papel de
4

310

Descobri que o mundo da cultura aparece como um espao privilegiado de prticas, representaes, smbolos e rituais, no qual os jovens buscam demarcar uma identidade juvenil

Cabe enfatizar a importncia do desenvolvimento de pesquisas antropolgicas que possam dar visibilidade a esta diversidade de modos de viver e ser da juventude brasileira. 5 A pesquisa coordenada tambm pela prof. Nilma Lino Gomes e conta com o apoio do CNPQ e da Fapemig. 6 O Observatrio da Juventude da UFMG um programa de ensino, pesquisa e extenso da Faculdade de Educao, com o apoio da Pr-Reitoria de Extenso e do Centro Cultural da UFMG, que desde 2002 vem realizando atividades de investigao, levantamento e disseminao de informaes sobre a situao dos jovens na regio metropolitana de Belo Horizonte alm de promover a capacitao tanto de jovens quanto de educadores e alunos da graduao da UFMG interessados na problemtica juvenil. O programa orienta-se por quatro eixos centrais de preocupao que delimitam sua ao institucional: a condio juvenil; polticas pblicas e aes sociais; prticas culturais e aes coletivas da juventude na cidade e a construo de metodologias de trabalho com jovens. coordenado pelo professor Juarez Dayrell e pela professora Nilma Lino Gomes.

JOVENes

agentes culturais, contribuindo para criar e/ou ampliar os espaos de encontro e de formao na regio onde atuam. Como resultado desse trabalho educativo, os jovens constituram uma rede de agentes culturais intitulada D.ver-cidade, que vem atuando de forma autnoma na articulao e no desenvolvimento de aes culturais com a juventude dos bairros e dos movimentos culturais existentes na periferia. A pesquisa iniciou-se em 2003, privilegiando uma abordagem etnogrca. Nesse contexto, a observao participante, o trabalho de campo, a realizao de entrevistas e as anotaes no dirio de campo constituram-se os procedimentos metodolgicos privilegiados. Cada grupo foi acompanhado com observaes cotidianas nos ensaios, festas, shows e outras atividades coletivas. Foram realizadas tambm entrevistas coletivas com, pelo menos, trs integrantes de cada grupo. Nesse processo, foram aplicados questionrios a todos os integrantes dos grupos, o que possibilitou uma caracterizao geral dos grupos culturais que compem o universo da pesquisa. O conjunto dos 16 grupos culturais7 totaliza 156 integrantes, distribudos de forma desigual em funo da prpria linguagem cultural a que se liam. Grupos de percusso e dana afro envolvem mais pessoas, como o Meninos do Morro, que possui 49 integrantes; grupos musicais como rap ou rock j envolvem menos, como Negros da Unidade Consciente (NUC) um grupo de rap, ou Plos de Cachorro, um grupo de rock, ambos com quatro elementos. A idade tambm varia de acordo com a linguagem cultural. Se o grupo homogneo,8 ou seja, de um estilo essencialmente juvenil, como no caso dos trs grupos de rap, a idade varia entre 16 e 29 anos. Mas se o grupo heterogneo, ou seja, aqueles que incluem jovens, mas no tm uma linguagem especca da cultura juvenil, como os dois grupos de dana afro, o de capoeira ou o de congado, a faixa etria mais ampliada, variando entre 10 e 40 anos. Mesmo assim, podemos armar que os integrantes (69,3%), em sua maioria, situamse entre 15 e 30 anos.9 Essa mesma clivagem vai aparecer na questo do gnero. Os grupos de estilo juvenil (homogneos) tendem a ser majoritariamente masculinos, como os de rap, funk, rock, grate. J os grupos heterog7

311

Os 16 grupos representam as seguintes linguagens culturais: trs grupos de rap, dois de dana afro e percusso, um de funk, um de rock, um de percusso, um de capoeira, um de congado, um de grate, um de rdio comunitria, um de comunicao alternativa e os trs ltimos so organizaes juvenis nos bairros, sem uma linguagem cultural especca.

sicar os grupos juvenis e os grupos mistos no so as melhores, mas no consegui, por enquanto, melhor denominao. 9 Para efeitos deste trabalho, considerei a faixa etria entre 15 e 30 anos como referente juventude, um pouco acima da faixa tradicionalmente utilizada nos estudos demogrcos para caracterizar a juventude, que se limita aos 24 anos. Apesar da presena de outras faixas etrias nos grupos culturais pesquisados, meu recorte de anlise ser a juventude.

JOVENes

312

neos apresentam uma composio de gnero misturada, quando no so majoritariamente femininos, como o grupo Meninos do Morro, formado, na sua maioria, por mulheres. No cmputo geral, a predominncia masculina (56,4%), reforando evidncias, tanto no Brasil quanto na Europa, de que as culturas juvenis tendem a ser masculinas. Quanto identidade racial, 107 (72,4%) dos integrantes dos grupos declararam-se negros. A essa evidncia se alia o fato de que grande parte das expresses culturais dos grupos pesquisados tem matriz cultural africana, como o caso do congado, da dana afro, da percusso, do rap ou mesmo do rock, dentre outros. Essas evidncias se tornam mais signicativos porque no foram pr-requisitos na seleo dos grupos para a participao no projeto, o que sugere que parte da cultura juvenil presente nas periferias de Belo Horizonte possui essa matriz, ressignicada e recriada no Brasil. Esta foi uma das evidencias que me levaram realizao desta pesquisa. Fazendo uma analise da relao entre as prticas culturais desses mesmos grupos e a construo de identidades negras, Gomes (2004) arma que os cantos, as vestimentas, os adereos, o ritmo, o som, o tipo de dana, os instrumentos musicais utilizados revelam a presena da cultura negra, mesmo que os seus integrantes no tenham profundo conhecimento sobre isso. Para a autora, a possibilidade de participar de um grupo cultural que expressa a presena da africanidade por meio das expresses culturais interfere de maneira positiva na armao da identidade negra dos/as jovens, passando a se ver mais como negros/as e a se orgulhar da cultura de seus antepassados (p.9). Para complementar o perl dos integrantes dos grupos pesquisados, pode-se aliar condio de jovens e negros a sua realidade de pobreza, evidenciando uma condio trplice que interfere diretamente na trajetria de vida e nos signicados atribudos participao nos grupos culturais. A renda familiar da maioria (55,8%) dos pesquisados est na faixa entre 0 2 salrios mnimos, enquanto apenas 27,6 das famlias sobrevivem com uma renda entre 3 e 4 salrios mnimos. Esses ndices so reforados quando se analisa a realidade do trabalho entre os integrantes dos grupos culturais: 58% deles que no exerciam nenhuma atividade remunerada no perodo da pesquisa. Esses dados delineiam uma realidade que comum grande parte da juventude brasileira. Segundo Pochmann (1998), o modelo econmico implementado principalmente a partir dos anos 90, tem gerado um movimento de desestruturao do mercado de trabalho, atingindo principalmente os jovens:
O desemprego juvenil, sem paralelo na histria nacional, emerge como um dos problemas mais graves da insero do jovem no mundo do trabalho. Alm disso, as ocupaes que restam aos jovens so, na maioria das vezes, as mais precrias, com postos no assalariados ou sem registro formal, pois encontram-se pratica-

JOVENes

mente bloqueadas as portas de ingresso aos melhores empregos. O quadro de escassez de empregos, em meio ao elevado excedente de mo-de-obra, torna os jovens um dos principais segmentos da populao ativa mais fragilizados.10

Quanto escola, 68,6% dos integrantes dos grupos estavam estudando no perodo da pesquisa, um ndice revelador do aumento real das taxas de escolarizao nos ltimos vinte anos,11. Daqueles que pararam de estudar, 55,5% o zeram antes de completar o ensino fundamental Comparando esses ndices com as taxas nacionais, pode-se constatar um quadro de desigualdade no acesso, mas principalmente na permanncia escolar, quando apenas 24,8% tm o equivalente ao ensino fundamental ou mais. Os depoimentos dos jovens deixam claro que, para a maioria, a escola se realiza como uma provao, uma chatice necessria para um credenciamento que tem um peso relativo no mercado de trabalho. As experincias escolares narradas vm reforar o que j constatei em pesquisa anterior: A instituio escolar pouco ecaz no seu aparelhamento para enfrentar as condies adversas de vida com as quais os jovens vieram se defrontando, no constituindo referncia de valores no seu processo de construo como sujeitos (Dayrell, 2002, p.120). A situao desses jovens se v agravada pelo encolhimento do Estado na esfera pblica, uma vez que no oferece solues por meios de polticas que contemplem a juventude, gerando privatizao e despolitizao das condies de vida. Alm da falta de polticas nas reas bsicas de emprego ou sade, defrontam-se com a falta de acesso aos bens culturais. Todos armam, por exemplo, no freqentar cinema com a regularidade com que gostariam de faz-lo, e grande parte nunca freqentou um teatro. Muitos deles vieram a freqentar cinema e teatro pela primeira vez quando comearam a participar do projeto de extenso. Todos armam que gostariam de fazer algum curso de capacitao ligado sua linguagem cultural, mas apenas 37% j zeram pelo menos um, e o restante no o fez, alegando falta de recursos nanceiros. A realidade destes jovens no diferente da que encontramos na pesquisa realizada com rappers e funkeiros em 2001 (Dayrell, 2002). Nas duas situaes, nos deparei com jovens pobres, vivenciando formas frgeis e insucientes de incluso num contexto de uma nova desigualdade social: aquela que implica o esgotamento das possibilidades de mobilidade social para a maioria da populao. Vivemos, no Brasil, uma situao paradoxal, na qual a modernizao cultural que vem ocorrendo nas ltimas dcadas no veio acompanhada de
10

313

Segundo o autor, as taxas de desemprego juvenil passaram de 5%, em 1989, para prximo de 14% da populao economicamente ativa juvenil (pea) em 1997, alm de alcanarem uma superioridade em relao taxa de desemprego total. Nesse perodo, a taxa de desemprego juvenil, no Brasil, aumentou 188,9% (Pochmann, 1998:20). 11 Segundo Saboia (1998), os dados de 1995 mostram que uma parcela signicativa de jovens nunca teve acesso escola (7,2% dos jovens entre 15 e 24 anos), ou, se teve, foi por us mesmo ano, de um total de 28.700 milhes de jovens, 59% no estavam estudando.

JOVENes

uma modernizao social. Dessa forma, se h ampliao do mercado de bens materiais e simblicos, h restrio ao seu acesso, sendo uma das faces perversas da nova desigualdade. Esses jovens se vem, assim, privados do emprego, acompanhados da limitao de meios para a participao efetiva no mercado de consumo, da limitao das formas de lazer, muitos deles fora da escola, sem acesso a uma capacitao cultural, enm, limitados dos direitos de vivenciar a prpria juventude. nesse contexto que os grupos culturais devem ser situados e compreendidas as formas de sociabilidade criadas. A sociabilidade em Simmel e Giddens Na convivncia cotidiana com os jovens no projeto de extenso, bem como nas observaes e nos depoimentos coletados pela pesquisa at ento, chama a ateno a centralidade atribuda pelos jovens s relaes que estabelecem com seus pares. Optei, assim, fazer esse recorte, privilegiando as relaes que os jovens estabelecem nos seus grupos culturais, sabendo de antemo da impossibilid de aprofundar na anlise do conjunto do material empri co recolhido at ento. Para desenvolver essa analise, um primeiro desao que se coloca a discusso do prprio conceito. Podemos constatar que em grande parte dos trabalhos que abordam este tema, quase sempre a noo de sociabilidade tomada como um dado, no se encontrando uma discusso mais densa sobre o ele. Sem pretender desenvolver uma discusso exaustiva, vamos nos remeter ao texto clssico de Simmel (1983) Sociabilidade: um exemplo de sociologia pura e formal, e discusso de Giddens (1995) em torno da noo de relao pura. Tomemos como ponto de partida o sentido expresso na denio apresentada nos dicionrios: sociabilidade aparece como a qualidade de socivel (socivel: que se pode associar, que gosta de viver em sociedade, que dado vida social; tendncia para a vida em sociedade; sociabilidade; maneiras de quem vive em sociedade). Tal denio marca uma primeira nfase: a tendncia a se associar, nfase aparentemente bvia, mas que se refora no contexto de uma sociedade que tende atomizao e despersonalizao crescentes. Simmel compreende a sociabilidade como uma forma, dentre outras possveis, de sociao. Mas tem uma especicidade que a torna peculiar: apresenta-se emancipada dos contedos, apenas como forma de convivncia com o outro e para o outro. Se uma sociao qualquer implica o agrupamento em torno da satisfao de interesses, uma nalidade qualquer, na sociabilidade encontramos uma relao na qual o m a prpria relao; o que vale a pura forma e por meio dela que se constitui uma unidade. No campo da sociabilidade, os indivduos se satisfazem em estabelecer laos, os quais tm em si mesmos a sua razo de ser. o que vemos acontecer nas relaes que os jovens pesquisados estabelecem com o grupo de pares, sejam eles os chegados do hip hop, a galera do funk ou os parceiros da capoeira.

314

JOVENes

Simmel considera a sociabilidade como a forma de jogo de sociao Reetindo sobre essa analogia, Waizbort (1996) acentua a dimenso de movimento presente na constante aproximao e afastamento. Segundo ele, Simmel, ao enfatizar o carter de jogo da sociabilidade, parece que quer reforar a sua dimenso como dinmica de relaes. A conversao um exemplo. Nas formas de interao, diz o autor, os indivduos conversam em razo de algum contedo que queiram comunicar. Na sociabilidade, o falar torna-se o prprio m, o assunto simplesmente o meio para a viva troca de palavras revelar seu encanto. a arte de conversar, com suas leis artsticas, fazendo dos sales um espao de exerccio da razo comunicativa. um jogo, e um jogo com. Apesar de ser outro contexto, a conversao assume, para os jovens, papel muito importante, tornando-se uma das motivaes principais dos seus encontros. O trocar idias de fato um exerccio da razo comunicativa, ainda mais signicativo quando encontram poucos espaos de dilogo alm do grupo de pares. Tal como na arte e no jogo, diz Simmel, a sociabilidade demanda certa simetria e certo equilbrio, uma relao entre iguais. Mesmo que existam diferenas, que no so muitas entre os jovens, uma vez que dominam as relaes em um mesmo estrato social, faz-se de conta que estas no existem. Simmel acentua que esse fazer de conta no mais mentira do que a arte e o jogo so mentiras por causa do desvio da realidade, desde que de acordo com suas regras. So esses aspectos que apontam para a natureza democrtica da sociabilidade. Como se trata de um jogar junto, de uma interao em que o que vale a relao, cada qual deve oferecer o mximo de si para tambm receber o mximo do outro. a dimenso do compromisso e da conana que cimentam tais relaes. Como no existe outro interesse alm da prpria relao, para ela continuar a existir cada qual deve sentir que pode contar e conar no outro, respondendo s expectativas mtuas. Para garantir essa natureza, existem as regras, como as do tato e da discrio, que atuam como auto-reguladoras das relaes. Ao mesmo tempo existem as diferentes gradaes que denem aqueles que so mais prximos (os amigos do peito) e aqueles mais distantes (a colegagem). Quando as regras so rompidas, facilmente ocorre o distanciamento, surgindo outras relaes no seu lugar. Isso explica, em parte, a mobilidade existente entre as diferentes turmas ou galeras. Para Simmel, a sociabilidade a sociedade transformada em arte: nas suas molduras, o que vale o jogo dos seus elementos, as relaes que se estabelecem e se desenrolam.

315

JOVENes

316

Numa discusso prxima de Simmel (se no inspirada no autor), Giddens (1997, p.115-127) desenvolve a noo de relao pura. Para esse autor, a amizade moderna tende a no se alicerar em condies externas, da vida econmica e social, baseando-se no prazer da relao em si: Um amigo denido especicamente como algum com quem se tem uma relao gerada por tudo menos pelas recompensas que a relao oferece. As nicas recompensas so aquelas inerentes apenas relao em si. O que alicera uma relao pura o grau de compromisso existente entre os amigos, que fruto de uma escolha, e no de uma imposio. o compromisso que faz com que um possa contar com o outro, numa relao de reciprocidade, na qual se cona que o outro est com voc em qualquer situao. Outro aspecto da relao pura, para Giddens, a intimidade, uma condio fundamental para uma estabilidade a longo prazo que os parceiros possam vir a atingir. A intimidade, assim como a conana mtua, uma conquista realizada a partir da abertura de um ao outro, possibilitando que possam conhecer a personalidade de um e do outro, conando naquilo que dizem e fazem. A comunicao est na base da conquista da intimidade e da conana. A amizade, nos termos de uma relao pura, parte fundamental da vida social, sendo mais essencial ainda no perodo da juventude. Os grupos culturais e a sociabilidade Uma srie de estudos12 sinaliza que o grupo de pares, o lazer e a diverso aparecem como elementos constitutivos da singularidade da condio juvenil das camadas populares, sendo em torno dessas atividades que se desenvolvem preferencialmente as relaes de sociabilidade e a busca de novas referncias na estruturao de identidades individuais e coletivas. Segundo Pais (1993:94), os amigos do grupo constituem o espelho de sua prpria identidade, um meio atravs do qual xam similitudes e diferenas em relao aos outros. Os jovens integrantes dos grupos pesquisados conrmam esta sinalizao. Os depoimentos de grande parte deles evidenciam que passaram a integrar um grupo cultural na adolescncia, signicando certo ritual de passagem para a juventude. Essa iniciao coincide com o momento quando iniciaram uma ampliao das experincias de vida, quando alguns deles comearam a trabalhar, quando passaram a ter mais autonomia para sair de casa noite e poder escolher as formas de diverso. Ou seja, vieram se descobrindo como indivduos, buscando um sentido para a existncia individual. quando o jovem procura romper com tudo aquilo que o prende ao mundo infantil, buscando outros referenciais para a construo da sua identidade fora da famlia. um momento prprio de experimentaes, de descoberta e teste das prprias

12

Dentre eles podemos citar: Sposito (1993, 1999), Abramo (1994), Caldeira (1984), Minayo (1999), Abromavay (1999). Esta mesma tendncia constatada entre os jovens portugueses, analisados por Pais (1993), ou italianos constatados na pesquisa do Iard (Cavalli, 1997).

JOVENes

potencialidades, de demandas de autonomia que se efetivam no exerccio de escolhas. Nesse processo, a turma de amigos parece cumprir um papel fundamental. com quem fazem os programas, trocam idias, buscam formas de se armar diante do mundo adulto, criando um ns distintivo. Como lembra Morcellini (1997, p.118),
[...] o grupo de pares responde a necessidades de comunicao, de solidariedade, de autonomia, de trocas, de reconhecimento recproco e de identidade [...] A fora atrativa dos primeiros grupos de pares favorece a construo de uma autonomia em relao ao mundo adulto.

Alguns deles iniciaram-se nos grupos culturais mais cedo, no caso aqueles que participam de grupos heterogneos, como o caso de uma jovem do grupo de dana afro, que iniciou a danar muito nova nos ensaios que aconteciam prximo sua casa: Eu tinha quatro anos... A eu comecei a danar, o som era envolvente e eu gostava de danar [...]. At hoje a dana meu sonho [...]. (Nvea, grupo afro) interessante pontuar o carter mais familiar dos grupos heterogneos, que chegam a estimular a participao de crianas, o que dicilmente ocorre entre os grupos homogneos, quase sempre vistos negativamente pelas famlias. Mas, mesmo nesses casos, a partir da adolescncia que o grupo vai tomar um sentido prprio, pois quando a gente j decide, n! Desde ento, os grupos tendem a funcionar como uma referncia para a escolha dos amigos, bem como das formas de ocupao do tempo livre. Nessa escolha no podemos nos esquecer de que o espao do bairro um dos que mais inuem nas possibilidades e limitaes que condicionam o encontro dos amigos e a construo das redes pessoais, bem como as opes de lazer. Se a turma de amigos uma escolha, esta realizada inicialmente de acordo com as possibilidades que existem no pedao (Magnani, 1984,).
A gente encontra todo tempo, n? Todo momento. Anal de contas moramos todos na mesma rua [...]. todo mundo junto, ta todo mundo ali [...]. (Juliana, grupo afro).

317

Todo mundo mora no bairro, todo mundo se encontra toda hora, n? apesar da escola e do trabalho [...]. (Russo, grupo rap).

manifesto que, para esses jovens, o lugar em que se vive no aparece apenas como espao funcional de residncia ou de socializao, mas principalmente como espao de interaes afetivas e simblicas, carregado de sentidos. Pode-se ver isso no sentido que atribuem rua, s praas, que, muitas vezes, aparecem como palco para a exp da cultura que elaboram, numa reinveno do espao. Tambm nas letras de musicas, como aquelas de rap ou de funk, que tendem a enaltecer o bairro, numa forma de rearmao de onde esto os seus amigos, de onde vivem. Podemos armar que a cultura juvenil tende

JOVENes

318

a transformar os espaos fsicos em espaos sociais, pela produo de estruturas particulares de signicado. Como lembra Pais (1993, p.96), as culturas juvenis, para alm de serem socialmente construdas, tm tambm uma congurao espacial. Mas viver na periferia de Belo Horizonte para esses jovens implica tambm compartilhar de alguma forma os problemas relacionados ausncia de equipamentos bsicos de infra-estrutura, de servios pblicos, dentre eles o transporte. Viver na periferia implicou e implica conviver com a lgica perversa da metrpole que tende a segreg-los nos bairros distantes, impondo limites ao prprio deslocamento, reforando a existncia de uma cidade partida, alm de poder contar com opes restritas de lazer. Ao mesmo tempo, os depoimentos de vrios dos jovens deixam claro que morar na periferia signicou e signica viver em um espao liminar, entre duas ordens sociais diversas o da ordem instituda, das instituies e o da criminalidade, cada qual com valores e regras prprios. Muitos deles conviveram e convivem com o mundo do crime, com a seduo das drogas, com as promessas de dinheiro fcil acenadas pelo trco. As experincias foram vividas ora em um espao, ora em outro, ora em ambos ao mesmo tempo, em escolhas que podem ser fatais. Nesse sentido, todos armam a importncia das atividades culturais como um dos meios de afastar das drogas. Constituindo-se em uma adeso que envolve sentimentos e desejos, preenche a vida do jovem, atuando como antdoto aos atrativos da marginalidade:
Pra mim o rap contribuiu em uma porrada de coisa, bicho. Sou sobrevivente at hoje, uai. Nunca matei ningum, nunca roubei ningum. No Brasil isso foda, difcil demais. No me envolvi com esse trem de drogas, essas coisas assim. No envolvi com vagabundagem, c entendeu? (Clenio, grupo de rap).

Mas, medida que vo se envolvendo com o grupo e comeam a participar de eventos, ocorre uma ampliao da rede de relaes que extrapola o bairro e at mesmo a cidade:
[...] Com o grupo, voc sai, voc conhece varias pessoas diferentes, acaba sendo conhecido [...]. Eu cheguei num coquetel no Palcio das Artes e o pessoal: ah! Voc do Aru! E ai j tratam a gente diferente [...]. Foi assim que conheci Lagoa Santa, quando fui l dar aula [...]. (Nvea, grupo afro).

A adeso ao grupo parece possibilitar uma ampliao do domnio do espao urbano alm do bairro. Outra motivao so as festas e bailes ligados aos estilos, principalmente para os jovens ligados ao rap, ao funk ou ao rock, seja no centro da cidade ou em alguma regio mais distante. Mesmo com a falta de dinheiro, a diculdade do transporte, esses momentos so lembrados como um desao ldico, capaz de trazer prazer e alegria. Podemos dizer que esses jovens produzem territorialidades transitrias, armando por meio delas o seu lugar numa cidade que os exclui. E o fazem preferencialmente noite. Se a cultura juvenil tem dimenso espacial, esta acompanhada de uma dimenso

JOVENes

temporal. A noite o tempo prprio dos jovens, quando experimentam uma iluso libertadora, longe do tempo rgido do trabalho ou da escola, distante do controle dos pais, patres ou professores. quando criam o seu cotidiano, encontram-se, do shows, divertem-se, perambulam pela cidade, reinventando temporariamente o sentido dos espaos urbanos. (Herschmann, 2000). Mas as redes de relaes construdas em torno dos grupos culturais parecem ter densidades diferenciadas. Como diz Pedro, a partir do momento que voc faz um grupo, voc tem que ser pelo menos amigo ou ento parceiro. O fato de participar de um grupo cultural no implica necessariamente o mesmo grau de conana entre eles. possvel detectar uma classicao entre relaes mais uidas, o parceiro ou a colegagem, e relaes mais slidas, que costuma trazer uma conotao familiar de irmo. comum um grupo ou mesmo alguns grupos mais prximos, como o caso atual do D.ver-cidade, se autodenominarem famlia, evidenciando uma reconstruo simblica das relaes familiares em outras bases, na qual predomina o princpio da escolha e relaes no hierrquicas. O grupo aparece como o espao privilegiado de investimento emocional e de construo de relaes de conana, mais do que a linguagem cultural em si mesma. As relaes existentes nos grupos atuais tendem a ser uma complexa trama de conitos e acordos, em um equilbrio instvel. Naqueles em que h um projeto de prossionalizao, as relaes de compromisso com o grupo tendem a subsumir as divergncias individuais, garantindo a sua continuidade:
A gente passou por uma fase difcil assim, um desgaste de convivncia [...]. Por causa da questo prossional mesmo a gente t meio que retomando assim, a amizade mesmo. (Robert, grupo de rock).

319

A convivncia continuada faz do grupo, principalmente aqueles menores, um espao de conana:


[...] Ai, meu irmo,no grupo rola discusso, quebra-pau, mas isso a normal em qualquer lugar, qualquer grupo se t tudo bem, porque t alguma coisa estranha. Tm que ter vrias opinies diferentes, n mano. E tanto fora como dentro do grupo a relao legal, as amizades, a conana no outro, um procura ouvir o outro, entender a opinio do outro.Ento, procura ajudar tambm, no s como grupo, a gente tem uma preocupao: como t em casa, se o cara tem roupa pra vestir, um tnis pra vestir, como que t a famlia do cara, a gente tem esta preocupao, eu acho isso legal. (Alex, grupo de rap) .

JOVENes

320

Para muitos, o grupo o espao no qual podem falar de si mesmos, sabem com quem podem contar. As relaes, os conitos de idias so momento em que exercitam a vivncia coletiva, numa aprendizagem para a vida social. Ao mesmo tempo serve de espelho para a construo das identidades individuais. Como analisa Melucci (1996), a identidade individual , sobretudo, uma relao social, e, sendo uma interao, carrega consigo uma tenso irresolvel entre o auto-reconhecimento e o heterorreconhecimento. Parece que eles no se sentem ligados uns aos outros apenas pelo fato de possurem interesses comuns, mas, sobretudo, porque esta a condio para reconhecer o sentido do que fazem, podendo armar-se como sujeitos das suas aes. evidente a importncia do pert grupal e das suas relaes solidrias para o re foro e a garantia da identidade individual. Assim, muitos dos grupos pesquisados parecem possibilitar uma trama entre o jogo do eu e o jogo coletivo de representao de um ns, o que no signica dizer que a identidade do grupo seja uma soma linear das partes que o constituem. J nos grupos maiores, as relaes aparecem mais diludas. Mesmo no estabelecendo relaes mais prximas, existe uma solidariedade prpria para com quem se sente parte de uma linguagem cultural, seja a dana afro, o congado ou a capoeira, que de alguma forma compartilha um mesmo repertrio simblico expresso na produo cultural que realizam, nos sentidos compartilhados, nos objetivos comuns ao grupo. Nesses casos, os depoimentos do conta da formao de subgrupos, a partir de escolhas daqueles que se tornaro os amigos de verdade. Em suma, para todos eles, mesmo que em graus e densidades diferenciadas, o grupo parece signicar um espao de aprendizagem e de aprimoramento pessoal:
No grupo eu mudei bastante em relao convivncia com outras pessoas,em questo de escutar e falar o que a gente pensa com o outro [...]. aprendi o respeito e a unio...O que eu sou hoje so as inuencias do grupo. (Nvea, grupo afro). que nem eu falei (o grupo): t sendo uma experincia, eu t aprendendo vrias coisas, eu passei do cara que curtia o negcio pro cara que t fazendo, n mano. que nem uma bola de neve, uma rvore geneolgica, n? Eu, a partir do momento que eu conheci eles, eu j to tendo contato com outros caras, outras idias diferentes, n, mano? e assim s t acrescentando mesmo n, mano? uma coisa nova pra mim, uma experincia que eu t passando, e tipo eu no sabia o poder que o jovem tinha n, mano? No s individual mais ainda como grupo [...]. (Alex, grupo de rap).

O depoimento de Alex sintetiza bem a centralidade dos grupos culturais para esses jovens. Por intermdio deles, passam de simples fruidores para produtores culturais nas linguagens culturais s quais aderem, colocando-se na cena pblica em outro patamar e recolocando a cidadan em outros moldes. Ao mesmo tempo, por meio dos eventos, shows,

JOVENes

demonstraes que promovem, possibilita a ampliao da rede de relaes sociais, alm do reforo da auto- estima. A experincia cotidiana no grupo, a aprendizagem coletiva de relacionar-se, de lidar com a diferena contribui para maior sensibilidade no lidar com o outro, com o social. Tudo isso leva a que ele descubra que ele tem poder, que os jovens juntos podem ter poder. Finalizando Em sntese, podemos armar que a sociabilidade para esses jovens parece responder s suas necessidades de comunicao, de solidariedade, de democracia, de autonomia, de trocas afetivas e, principalmente, de identidade. Nesse sentido, podemos entender os grupos culturais como produtores de sociabilidades. Ao mesmo tempo, permite-lhes diminuir a distncia entre a vida cotidiana e as imagens que vm da sociedade, funcionando como instncia de mediao. Iniciei essa reexo pontuando a relao entre antropologia e educao na perspectiva da formao humana. Quero naliz-lo retomando esta mesma direo. Em um texto anterior (Dayrell, 2003) lembrava que a essncia originaria do individuo humano no est dentro dele mesmo, mas sim fora, em uma posio excntrica, no mundo das relaes sociais. Dizer que a essncia humana , antes de tudo, social o mesmo que armar que o homem se constri na relao com o outro. Ou seja, se concordamos que o papel central do educador contribuir para a formao humana dos educandos, torna-se necessrio criar meios para estimul-los a um exerccio constante de relaes sociais de qualidade. Fazer da escola um espao no qual eles possam burilar a capacidade individual de tecer relaes, exercitar a arte da convivncia coletiva, com suas regras bsicas, como a conana, o respeito e a solidariedade. ver na sociabilidade uma dimenso educativa central na formao humana dos indivduos. Para isso, a antropologia tem muito a contribuir com o educador no desenvolvimento da sensibilidade em relao ao outro. Se esse outro for jovem, implica um olhar antropolgico que contribua para ver o jovem como um indivduo que vive determinado tempo da vida com demandas e necessidades prprias. Querendo-se contribuir para a formao humana desses jovens, potencializando o que j trazem de experincias de vida, tem-se de encar-los como sujeitos que so, que interpretam o seu mundo, agem sobre ele e do um sentido prpria vida. Como Arroyo, acredito que por meio desse dilogo que se pode fazer da escola um tempo mais humano, humanizador, esperana de uma vida menos inumana.

321

JOVENes

322

Bibliografa ABRAMO, Helena, Cenas juvenis; punks e darks no espetculo urbano, Escrita, Sao Paulo, 1994. RIES, Philipe, Histria social da criana e da famlia, Editora Guanabara, Ro de Janeiro, 1981. ARROYO, Miguel, Ofcio de mestre; imagens e auto-imagens, Vozes, Petrpolis, 2000. CHARLOT, Bernard, Da relao com o saber; elementos para uma teoria, Artemed Editora, Porto Alegre, 2000. DAYRELL, Juarez, Mltiplos olhares sobre educao e cultura, Editora UFMG, Belo Horizonte, 1996. ______, Juventude, grupos de estilo e identidade, Educao em Revista, Belo Horizonte, nm. 30, dic. 1999, pp. 25-39. ______, A msica entra em cena: o funk e o rap na socializao da juventude em Belo Horizonte, tesis de doctorado, Facultad de Pedagoga de la Universidad de Sau Paulo, Sau Paulo. 2001. ______, Juventude e escola, en SPOSITO, Marilia (org.), Juventude e Escolarizao, MEC/Inep/ Romped, Braslia, 2002 ______, CARRANO, Paulo, Jovenes de Brasil: dicultades de nales del siglo y promesas de un mundo diferente, JOVENes, Revista de Estudios sobre Juventud, SEP, IMJ/CIEJ, Mxico, ao 6, nm.17, jul/dic 2002. ______, Escola e culturas juvenil, en FREITAS, Maria Virginia; PAPA, Fernanda de Carvalho (orgs.), Politicas Publicas: a juventude em pauta, Cortez, Ao Educativa, Fundao Friedrich Ebert, Sau Paulo, 2003. ______, Cultura e identidades juveniles, ltima dcada, Via del Mar, Chile, ao 11, nm. 18, 2003, pp.69-93. ______, O jovem como sujeito social, Revista Brasileira de Educao, Ro de Janeiro, nm. 24, sep./ago./nov./dic. 2003, pp.40-53, FEIXA, Carles, De jvenes, bandas e tribus, Ariel, Barcelona, 1998. GIDDENS, Anthony, Modernidad e identidad del yo; el yo y la sociedad en la poca contemporanea, Ediciones Pennsula, Barcelona, 1995. GOMES, Nilma Lino, Aes afirmativas: dois projetos voltados para a juventude negra, en GONALVES y Silva, PETRONILHA B.; SILVERIO, Valter Roberto, Educao e aes armativas: entre a injustia simblica e a injustia econmica, INEP, Brasilia, 2003. ______, Juventude, prticas culturais e negritude: o desao de viver mltiplas identidades, 2004, copia facsimilar.

JOVENes

HERSCHMANN, Micael, O funk e o hip hop invadem a cena, Editora UFRJ, Ro de Janeiro, 2000. ______, (org.), Abalando os anos 90: funk e hip hop, globalizao, violncia e estilo cultural, Rocco, Ro de Janeiro, 1997. MAGNANI, Jos Guilherme Cantor, Festa no pedao: cultura popular e lazer na cidade, Brasiliense, Sau Paulo, 1984. MARTINS, Jos de Souza, Excluso social e a nova desigualdade, Paulus, Sau Paulo, 1997. MELUCCI, A, Il gioco dellio; il cambiamento di s in una societ global, Feltrinelli, Milano, 1996. MORCELLINI, Mario, Passagio al futuro; formazione e sociallizzazione tra vecchi e nuovi media, Franco Angeli, Milo, 1997. Morin, Edgar, Meus Demnios, Bertrand Brasil, Ro de Janerio, 1987. PAIS, Jos Machado, Culturas juvenis, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 1993. Peralva, Angelina, O jovem como modelo cultural, Revista Brasileira de Educao, ANPED, Sau Paulo, nms. 5/6, 1997. POCHMANN, Marcio, Emprego e desemprego no Brasil: as transformaes nos anos 90, Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT), Unicamp, Campinas, 1998, copia fascimilar. SIMMEL, Georg. Sociabilidade; um exemplo de sociologia pura ou formal, en MORAIS FILHO, Evaristo (org.), Simmel, tica, Sau Paulo, 1983, Coleo Grandes Cientistas Sociais. SPOSITO, Marlia P., A sociabilidade juvenil e a rua; novos conflitos e ao coletiva na cidade, Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, vol. 5 nm. 1 e 2, Sau Paulo, 1993, pp.161-178. ______, Consideraes sobre a tematizao social da juventude no Brasil, Revista Brasileira de Educao, Juventude e Contemporaneidade, ANPED, Sau Paulo, nms. 5/6, 1997. ______ (org.), Juventude e escolarizao, MEC/Inep/Romped, Brasilia, 2002. VELHO, Gilberto, Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas, Jorge Zahar, Ro de Janeiro,1994. VIANNA, Hermano, O mundo funk carioca, Jorge Zahar, Ro de Janeiro, 1987. ______, (org.), Galeras cariocas; territrios de conitos e encontros culturais, Editora da UFRJ, Ro de Janeiro, 1997. WAIZBORT, Leopoldo, Vamos ler Georg Simmel? Linhas para uma interpretao, tesis de doctorado, Facultad de Filosofa, Letras y Ciencias Humanas de la Universidad de San Paulo, San Paulo, 1996.

323

JOVENes

You might also like