You are on page 1of 5

La Belle poque Parte II E hoje, dia de continuar o papo sobre a Belle poque.

e. Dessa vez, vamos falar de acessrios, maquiagem, e um pouco das maneiras e motivos da sociedade da poca. E claro, sobre algumas produes cinematogrficas que tiveram esse perodo encantador como background.

Entre os acessrios, os chapus ganham papel de destaque, com elaboradas esculturas e trabalhos que envolviam flores, tecidos, contas, laos, fitas, plumas, rendas, e o que mais estivesse mo, essas verdadeiras obras de arte completavam os penteados trabalhados, cheios de curvas, cachos, coques e MUITO volume.

As sombrinhas ganham tambm carter de ornamentao, e alm de servir como proteo ao sol, carregavam adornos que conversavam como todo o resto vestido.

A maquiagem era restrita, e contava com o p-de-arroz de cor branca, e uma espcie de verniz lquido com cor avermelhada servia de acabamento aos lbios. Apenas atrizes, danarinas e cortess pintavam os olhos, e certamente carregavam mais em todo o resto. A joalheria assim como as artes decorativas, inspirada pelo Art Nouveau, busca inspirao nos insetos, e seus broches, pingentes, anis e brincos, passam a ser belssimas liblulas e afins, feitas em metal curvilnio, decoradas com coloridas pedras e pequenos vitrais.

Tambm nesse perodo, as mulheres comearam algumas prticas esportivas, como equitao, tnis, jogo de peteca, arco e flecha, e tardiamente bicicleta, prticas que exigiram certa adaptao do guarda-roupa feminino. Para tornar o uso da bicicleta possvel, por exemplo, foram desenvolvidas peas inferiores bifurcadas, uma espcie de culote bufante, j que o uso da saia para essa pratica era impossvel. Tambm tornaram-se hbito os banhos de mar, que tinham como traje, pesadas mantas feitas de malha de fios de l, sapatos e meias que visavam proteo (lembrando que as praias europeias geralmente tem como cho cascalho, e no areia fofa como acontece normalmente no Brasil).

O perodo j serviu de pano de fundo para inmeras produes cinematogrficas, dentre as mais recentes, o filme estrelado por Michelle Pfeiffer, Cheri, que tem figurino e ambientao cuidadosos dotados de grande beleza.

A Belle poque foi sem dvida um perodo cosmopolita na histria da Europa, e influenciou tambm o meio intelectual, inspirou mudanas profundas no modo de pensar e de viver do europeu, e marcou a histria do continente. Um perodo certamente dolorido para as mulheres que o viveram, extremista se pelas loucuras cometidas para que fosse possvel se encaixar em uma sociedade modernista. Um perodo belo, absurdamente belo, que se fez valioso para as artes, sejam intelectuais, ou manuais.

You might also like