You are on page 1of 8

VERSO

B
COMANDO DA AERONUTICA EXAME DE ADMISSO AO CURSO DE ADAPTAO DE DENTISTAS DA AERONUTICA (CADAR 2013) ESPECIALIDADE: RADIOLOGIA

ODONTOLGICA E IMAGINOLOGIA

LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO.


1. Este caderno contm 01 (uma) prova de GRAMTICA e INTERPRETAO DE TEXTO, composta de 30 (trinta) questes objetivas numeradas de 01 (um) a 30 (trinta); e 01 (uma) prova de ESPECIALIDADE, composta de 30 (trinta) questes objetivas numeradas de 31 (trinta e um) a 60 (sessenta). Ao receber a ordem do Chefe/Fiscal de Setor, confira: se a numerao das questes e a paginao esto corretas; se todas as questes esto perfeitamente legveis. Sendo detectada alguma anormalidade de impresso, solicite imediatamente ao fiscal de prova a substituio deste caderno; e se a VERSO da prova e a ESPECIALIDADE constantes deste caderno de questes conferem com os campos VERSO e ESPECIALIDADE contidos em seu CARTO DE RESPOSTAS. 3. 4. 5. O caderno de questes pode ser utilizado livremente para fazer rascunhos (clculos, desenhos, etc.). Iniciada a prova, vedado formular perguntas. No permitido ao candidato comunicar-se com outro candidato, bem como utilizar livros, anotaes, agendas eletrnicas, gravadores, mquina calculadora, telefone celular e/ou similares, ou qualquer instrumento receptor/transmissor/armazenador de mensagens. No CARTO DE LEITURA TICA PERSONALIZADO (CARTO DE RESPOSTAS), preencha apenas uma alternativa (a, b, c ou d) de cada questo, com caneta esferogrfica azul ou preta, conforme instruo contida no prprio Carto de Respostas. A questo no assinalada ou assinalada com mais de uma alternativa, emendada, rasurada, borrada, ou que vier com outra assinalao, ser considerada incorreta. Tenha muito cuidado com o seu Carto de Respostas para no o amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danific-lo. O Carto de Respostas NO ser substitudo. A prova ter a durao de 4 (quatro) horas e 20 (vinte) minutos.

2.

6.

7. 8. 9.

10. Recomenda-se ao candidato iniciar a marcao do Carto de Respostas nos ltimos 20 minutos do tempo total de prova. 11. Por razes de segurana e sigilo, o candidato dever permanecer obrigatoriamente no local de realizao das provas por, no mnimo, 2 (duas) horas depois de iniciada a prova. O caderno de questes s poder ser levado pelo candidato que permanecer no recinto por, no mnimo, 4 (quatro) horas depois de iniciada a prova. 12. Em nenhuma hiptese, o candidato poder se ausentar do local de prova levando consigo seu Carto de Respostas. 13. obrigatrio que o candidato assine a Lista de Chamada e o Carto de Respostas. 14. A desobedincia a qualquer uma das determinaes constantes no presente caderno de questes e no Carto de Respostas poder implicar na no correo de sua prova e excluso do processo seletivo.

ESPECIALIDADE 31) Assinale a alternativa incorreta sobre a proteo do profissional s radiaes ionizantes. a) O profissional nunca deve ficar na direo do feixe til de raios-x. b) No se deve segurar o filme na boca do paciente, exceto nos casos de conteno do paciente. c) No de deve permanecer atrs do cabeote do aparelho e nem atrs do paciente, pois h grande emisso de radiaes secundrias. d) necessrio se colocar no mnimo a 1,8 m do aparelho, devendo, por este motivo, os fios dos marcadores de tempo possurem no mnimo 2 m de comprimento. 32) Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.

( ( ( (

) Os efeitos a curto prazo da radiao sobre os tecidos so determinados primariamente pela sensibilidade das
clulas do seu parnquima. ) Exposies de corpo inteiro entre 2 e 7 Gy provocam leses s clulas-tronco hematopoiticas da medula ssea e do bao. ) Embries e fetos so considerados mais radiossensveis do que adultos porque a maior parte das clulas embrionrias relativamente diferenciada e tem alta capacidade mittica. ) Os efeitos determinsticos a longo prazo da radiao sobre os tecidos e rgos dependem principalmente da extenso do dano causado aos grandes vasos.

a) V V F F b) V F F V c) F F V F d) F V V V 33) Relacione a coluna da direita com a da esquerda e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. (Alguns nmeros podero ser utilizados mais de uma vez.) ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) clulas das paratireoides. clulas do tecido linfoide. clulas do epitlio gastrointestinal. clulas das glndulas salivares. clulas do pncreas. clulas do cristalino.

(1) Radiossensvel (2) Radiorreativa (3) Radiorresistente

a) 1 2 2 1 3 1 b) 3 1 1 2 3 2 c) 3 3 2 1 2 1 d) 2 1 3 3 1 2 34) Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.

( ( ( (

) No final do desenvolvimento da raiz do dente, o canal pulpar converge e as paredes das razes se afunilam
com uma lmina de faca.

) O dente 3 molar inferior est mais diretamente relacionado com o canal mandibular, especialmente quando
no irrompido.

) A imagem do processo condilar da mandbula , frequentemente aparente nas radiografias periapicais da


regio de molares superiores, como uma radiopacidade de forma triangular.

) Ocasionalmente, o canal nasolacrimal pode ser visibilizado nas radiografias periapicais na regio acima do
pice dos caninos.

a) V V F F b) V F V V c) F F V F d) F V F V

-8-

CADAR 2013 Radiologia Odontolgica e Imaginologia Verso B

35) No exame radiogrfico intrabucal, pode-se verificar reparos anatmicos semelhantes a processos patolgicos. Desta forma, importante o conhecimento do aspecto radiogrfico e a localizao de reparos anatmicos e suas variaes. Diante desta afirmao, correto afirmar que a) a fossa incisiva localizada entre o dente incisivo central superior e incisivo lateral superior. b) o forame mentual mais encontrado na regio apical de canino do que na regio apical de 1 molar. c) os canais nutritivos podem ser projetados como linhas ou pontos radiolcidos. d) a imagem radiolcida e de limites difusos, localizada abaixo dos dentes pr-molares inferiores, pode corresponder fvea submandibular. 36) So estruturas que fornecem imagens radiopacas a) fossa incisiva, processo coronoide, crista alveoloar, base da mandbula e esmalte. b) esmalte, osso zigomtico, canais de nutrio, lmina dura e protuberncia mentual. c) tuberosidade da maxila, sutura intermaxilar, dentina, Y invertido de Ennis e tubrculo geni. d) hmulo pterigoideo, sombra das narinas, espinha nasal anterior, base da mandbula e cemento. 37) A grande fonte produtora de fog a radiao secundria, sendo que nas exposies radiogrficas intrabucais entre os produtores de radiao secundria, tem-se I. miliamperagem alta. II. quilovoltagem alta. III. filtros de alumnio. IV. cones de plstico localizadores. Esto corretas somente as alternativas a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) III e IV. 38) Preencha as lacunas referentes fonte produtora da radiao x, ou seja, o fator energtico e, em seguida, assinale a alternativa correta. A _______________ o fator energtico responsvel pelo contraste radiogrfico, ou seja, a graduao das diferentes densidades das pelculas, em diferentes reas de uma radiografia. Quando se pode observar muitas densidades diferentes da pelcula temos um _______________ contraste ou de _______________ escala. a) quilovoltagem / alto / curta b) miliamperagem / alto / larga c) quilovoltagem / baixo / larga d) miliamperagem / baixo / curta 39) Relacione o elemento qumico com sua respectiva funo durante o processamento radiogrfico e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. (1) Elon (2) Hidroquinona (3) Carbonato de sdio (4) Sulfito de sdio (5) Almen de potssio a) 3 1 2 4 5 b) 2 5 4 3 1 c) 5 1 2 4 3 d) 4 2 1 3 5 40) Quanto s tcnicas radiogrficas oclusais, marque a alternativa correta. a) O filme, na tcnica oclusal total da maxila, deve ser posicionado na boca do paciente, com seu longo eixo paralelo em relao ao plano sagital mediano. b) Na tcnica oclusal da regio de tber, o filme deve ser posicionado na boca do paciente, de modo que o longo eixo fique paralelo ao plano sagital mediano do paciente. c) Pacientes edntulos devem segurar o filme com os dedos polegares. d) Pesquisa de sialolitos, avaliao de fissuras palatinas, avaliao de leses cariosas oclusais, estudo de fraturas dos maxilares e patologias so indicaes de tcnicas oclusais. -9CADAR 2013 Radiologia Odontolgica e Imaginologia Verso B

( ( ( ( (

) ) ) ) )

endurecedor. alto potencial redutor. baixo potencial redutor. antioxidante. alcalinizante.

41) Os filmes radiogrficos so essenciais para a produo da imagem em aparelhos convencionais (analgicos), sendo que seu tipo e constituio interferem diretamente nos fatores de exposio e na formao da imagem final. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo. I. O filme D mais veloz do que o filme E. II. A imagem latente aquela que pode ser vista antes do filme ser revelado. III. Os filmes insight requerem a metade da exposio do filme ultra-speed. Est(o) correta(s) somente a(s) afirmativa(s) a) III. b) I e II. c) I e III. d) II e III. 42) Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. H 4 principais interaes em nvel atmico dos raios-x com a matria, entretanto, em radiodiagnstico, 3 mecanismos devem ser considerados, sendo que na dissipao no modificada, a energia do fton _____________ do que a energia de ligao dos eltrons. J quando h absoro, caracterizando o efeito _____________, a energia do fton _____________ do que a energia de ligao do eltron. Na dissipao modificada, a energia do fton _____________ do que a energia de ligao do eltron. a) menor / Compton / maior / menor b) maior / fotoeltrico / menor / maior c) maior / Compton / menor ou igual / menor d) menor / fotoeltrico / maior ou igual / maior 43) Relacione a rea s alteraes avaliadas de acordo com a ordem para o estudo radiogrfico das alteraes dentais e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. (1) Todo o dente (2) Coroa dentria (3) Raiz dentria (4) Cavidade pulpar (cmara pulpar e canal radicular) a) 2 3 4 1 b) 2 1 4 3 c) 1 2 3 4 d) 3 1 2 4 44) Em relao radiao branca, assinale a alternativa incorreta. a) A deflexo acompanhada pela perda de energia cintica, transformada em radiao. b) A energia do fton emitido por este processo depende da carga do ncleo (Z), tendo maiores possibilidades com altos nmeros atmicos. c) Ocorre quando um eltron acelerado da corrente do tubo remove um eltron das camadas do tomo, que constitui o alvo e, consequentemente, ioniza este tomo. d) Ocorre quando eltrons acelerados passam perto dos ncleos de tungstnio, a carga positiva do ncleo interage com a carga negativa do eltron, desviando-o da sua trajetria original. 45) Em relao ao filme extraoral screen, pode-se afirmar que a) mais sensvel luz do que aos raios-x. b) mais rpido, porque usa emulses nicas com dois crans. c) melhor quando no colocado entre dois crans intensificadores. d) pouco vulnervel radiao secundria e exige mais tempo de exposio. ( ( ( ( ) ) ) ) crie, abraso, eroso e dens in dent. anomalias de nmero, forma e erupo. reabsoro interna e calcificaes. reabsoro externa, hipercementose e dentinognese imperfeita.

- 10 -

CADAR 2013 Radiologia Odontolgica e Imaginologia Verso B

46) Relacione o termo utilizado em dosimetria com a sua descrio e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( (1) Taxa de dose (2) Dose de radiao absorvida (3) Dose equivalente (4) Dose efetiva ( ( ( a) 3 4 2 1 b) 4 2 1 3 c) 1 2 3 4 d) 3 1 2 4 47) Assinale a alternativa que apresenta uma indicao da tcnica pstero-anterior cefalomtrica. a) Avaliao de assimetrias faciais. b) Apreciao dos resultados alcanados na ortodontia. c) Monitoramento do progresso do tratamento ortodntico. d) Confirmao de anormalidades dentrias no diagnstico inicial em ortodontia. 48) Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ( ( ( ) Nos tomgrafos de feixe cnico, o tamanho do campo de viso cilndrico ou esfrico varia de um aparelho para outro. ) Uma das vantagens da tomografia de feixe cnico o tempo de escaneamento ser muito rpido. ) Uma das desvantagens da tomografia de feixe cnico a produo de artefatos causados por objetos metlicos, tais como restauraes, assim como na tomografia computadorizada mdica. ) Uma das vantagens da tomografia de feixe cnico so as imagens panormicas construdas pelo computador, as quais so diretamente comparveis com as radiografias panormicas convencionais. ) esta uma medida que permite a mensurao da efetividade radiobiolgica (RBE) dos diferentes tipos de radiao. ) esta medida permite que doses de diferentes investigaes em diferentes partes do corpo sejam comparadas. ) consiste na medida da quantidade de energia absorvida do feixe de radiao por unidade de massa tecidual. ) medida de dose por unidade de tempo, por vez mais conveniente e mais facilmente mensurvel do que o limite total de uma dose anual.

a) F F F V b) V V V F c) F V V F d) V V F V 49) Em relao s vantagens da radiografia periapical pela tcnica do paralelismo, assinale a alternativa incorreta. a) A projeo do osso zigomtico aparece acima do pice dos molares. b) A reprodutibilidade das radiografias possvel em diferentes visitas e com diferentes operadores. c) O posicionamento do receptor de imagem mais confortvel para o paciente devido ao uso dos posicionadores. d) As angulaes horizontais e verticais do cabeote de raios-x so automaticamente determinadas, se o anel localizador do feixe for posicionado corretamente. 50) Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. A colocao do filme oclusal na cavidade bucal difere de acordo com a regio examinada e tcnica oclusal empregada. Quando se deseja um exame oclusal total, da maxila ou mandbula, o maior eixo do filme oclusal dever estar _______________ ao plano sagital mediano. Na execuo dos exames radiogrficos oclusais parciais, o maior eixo do filme oclusal dever ser _______________ ao plano sagital mediano, e deslocado para o lado da regio que estiver sendo radiografada. a) paralelo / paralelo b) perpendicular / paralelo c) paralelo / perpendicular d) perpendicular / perpendicular

- 11 -

CADAR 2013 Radiologia Odontolgica e Imaginologia Verso B

51) Relacione a anomalia com sua respectiva caracterstica radiogrfica e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ) nesta anomalia, o esmalte e a dentina so hipoplsicos e hipocalcificados. As cmaras pulpares so grandes e os canais pulpares amplos porque a dentina hipoplsica fina. O esmalte fino e menos denso que o normal. ) independente do tipo, nesta anomalia os dentes apresentam obliterao parcial ou completa das cmaras pulpares. As coroas, embora sejam geralmente de tamanhos normais, apresentam uma aparncia bulbosa devido constrio da poro cervical. Podem revelar atrio de branda grave da superfcie oclusal. ) as irregularidades do esmalte alteram o contorno do dente afetado e, frequentemente, so visveis radiograficamente. A regio envolvida da coroa pode aparecer como uma zona radiolcida mal definida. ) a identificao feita, principalmente, pelo exame clnico. Dependendo do tipo dessa anomalia, a densidade do esmalte pode variar de normal, igual ou at menor que a densidade da dentina.

(1) (2) (3) (4)

Amelognese imperfeita Dentinognese imperfeita Odontodisplasia regional Hipoplasia de Turner

a) 3 4 2 1 b) 2 3 1 4 c) 3 2 4 1 d) 1 2 4 3 52) Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ( ( ( ) Uma das vantagens da ressonncia magntica a fcil diferenciao entre osso, dente e objetos metlicos. ) Uma das desvantagens da ressonncia magntica que o osso no fornece sinal, somente um sinal da medula ssea obtido. ) Proporciona excelente diferenciao entre os diferentes tecidos moles e entre os tecidos normal e anormal, permitindo uma til diferenciao entre doenas benignas e malignas. ) Investigao da ATM para mostrar os componentes de tecidos moles, incluindo a avaliao ps-operatria da cirurgia de disco.

a) V F F V b) V V F V c) F V V F d) V F V F 53) Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Em ressonncia magntica, muitas sequncias de eco diferentes esto disponveis, sendo que a sequncia _______________ ou _______________ usada principalmente para imagens da ATM. a) Cineloop / dinmica b) ecoplanar / dinmica c) Cineloop / pseudodinmica d) ecoplanar / pseudodinmica 54) Relacione a coluna da direita com a da esquerda e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( (1) Atrio (2) Abraso (3) Eroso (4) Abfrao ( ( ( a) 1 4 2 3 b) 2 3 1 4 c) 3 2 4 1 d) 4 1 3 2 - 12 CADAR 2013 Radiologia Odontolgica e Imaginologia Verso B

) a perda patolgica da estrutura dental ou de restaurao secundria pela ao de um agente externo. ) a perda da estrutura dental causada por processo qumico somado interao bacteriana com o dente. ) a perda da estrutura dentria causada pelo contato entre dentes antagonistas durante a ocluso e a mastigao. ) a perda da estrutura dentria por repetida presso sobre os dentes, causada por estresse oclusal.

55) Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ( ( ( ) Muitas leses maxilares ocorrem preferencialmente em diferentes faixas etrias. Algumas so prprias da infncia, como o querubismo, e outras prprias da idade adulta, como a osteomielite de Garr. ) O tamanho e a durao da leso servem tambm como indicadores do tipo de alterao ssea. ) Para melhorar as condies de visualizao de uma radiografia, pode-se utilizar mscaras negras para tapar a iluminao excedente, oriunda da radiografia de menor tamanho que o negatoscpio. ) Se na radiografia, a leso se apresenta com bordos difusos, significa que o processo no seu desenvolvimento destruiu totalmente o tecido sseo comprometido e, geralmente, caracteriza um crescimento rpido.

a) V F F V b) V V F V c) F V V F d) F F V V 56) So vantagens dos sistemas digitais, exceto: a) Utilizar menor tempo de exposio para obteno das imagens. b) Necessitar de manuteno de modo mais frequente que outros meios. c) Proporcionar determinaes de densidades e mensurao das leses. d) Dispensar o uso de filmes radiogrficos na obteno das imagens a serem elaboradas. 57) Relacione o tipo de crescimento com a alterao dentria/ssea e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. (1) Leso de crescimento lento (2) Leso de crescimento rpido (3) Leso tanto de crescimento lento quanto rpido a) 3 2 1 2 b) 1 1 2 3 c) 2 1 3 1 d) 3 3 2 1 58) Informe se verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta. ( ( ( ( ) Ao radiografar um mesmo objeto, mantendo fixo o ngulo de incidncia do feixe de radiao em relao a este e variando a relao entre o objeto e o filme, tem-se imagens diferentes. ) Ao radiografar um mesmo objeto, variando o ngulo de incidncia do feixe de radiao e mantendo fixa a relao entre o objeto e o filme, tem-se imagens iguais. ) Ao radiografar diferentes objetos, mantendo fixa a relao entre eles e o ngulo de incidncia do feixe de radiao, podero ser produzidas imagens iguais, dependendo da relao entre o objeto e o filme. ) Na avaliao radiogrfica de um caso clnico, recomendado que se efetue sempre mais de uma incidncia, de preferncia, perpendiculares entre si.

( ( ( (

) mobilidade dos dentes envolvidos. ) migrao dos dentes. ) reabsoro de razes. ) osso esclertico na periferia da leso.

a) V F F V b) V F V V c) F V F F d) F V F V 59) Uma imagem radiogrfica de qualidade deve apresentar a) detalhe mdio, densidade alta e contraste mdio. b) detalhe mximo, densidade mdia e contraste alto. c) detalhe mdio, densidade mdia e contraste mdio. d) detalhe mximo, densidade mdia e contraste mdio.

- 13 -

CADAR 2013 Radiologia Odontolgica e Imaginologia Verso B

60) Analise as afirmativas abaixo. I. Ao iniciar um tratamento odontolgico deve-se fazer um levantamento radiogrfico apenas quando ocorrer uma suspeita clnica. II. A radiografia deve conter toda a regio a ser interpretada, abrangendo no s os limites de uma regio suspeita, mas tambm o tecido sseo normal circunjacente. III. Na falta de um negatoscpio para interpretao radiogrfica, pode-se usar a luz natural de uma janela, desde que seja no horrio entre 11:00 e 14:00 horas, em um dia sem nuvem. IV. O profissional deve ter conhecimento das estruturas anatmicas e de suas variaes, assim como o aparecimento de patologias nas imagens radiogrficas. Esto corretas somente as afirmativas a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) II e IV.

- 14 -

CADAR 2013 Radiologia Odontolgica e Imaginologia Verso B

You might also like