You are on page 1of 6

O Movimento Constitucionalista de 1932 Cel.

Antonio Carlos Mendes


(Palestra proferida no dia 05 de Junho de 2004 , na sede da S.N.B. pelo Coronel P.M. Antonio Carlos Mendes Vice presidente da Sociedade Veteranos de 32 MMDC)

etenta e dois anos da epopia paulista sero comemorados no prximo dia 9 de Julho. Esse movimento foi desencadeado em So Paulo, em 9 de julho de 1932, com repercusso pelo Brasil todo, pois cidades como Soledade no Rio Grande do Sul, Sengs e Castro, no Paran, e outros rinces do nosso Pas aderiram ao desejo de, unidos como um s bloco, libertarem-se da ditadura Vargas, lutando pelo retorno da Constituio. Nas tropas do exrcito constitucionalista se engajaram mineiros, alagoanos, pernambucanos, baianos, enfim, todos aqueles que viviam em So Paulo, ao lado de italianos, austracos, russos, poloneses e outras colnias (ainda nesta semana, um historiador nipnico pesquisando no MMDC, encontrou nomes de combatentes japoneses).

Getlio Vargas tornou-se ditador em 1930 por motivos polticos (a quebra do caf com leite, isto , a presidncia da repblica ora era de um representante paulista, ora era de um mineiro), econmicos (a quebra da bolsa de valores de Nova York e a desvalorizao abrupta do preo do caf) e militares (os tenentes, isto , os rebeldes das revolues de 1922 e 1924, desejavam o poder no Pas e passaram a apoiar Getlio Vargas em seus planos revolucionrios). Assim que assumiu o poder, o ditador mandou para So Paulo como interventor um tenente pernambucano, Joo Alberto, figura antiptica ao Estado, que no durou muito tempo. No tendo o devido respeito para com o Estado que mais produzia para a Nao, no considerando os homens de valor de So Paulo, o sentimento de revolta foi se avolumando e o povo todo passou a exigir a volta da Constituio, rasgada por Getlio. O movimento de 32, portanto, nunca foi separatista, como tanto foi apregoado. Surgiu do ideal do povo em sua luta pela liberdade; de grande sentimento cvico, dirigido por homens srios e competentes e que tinham como objetivo supremo a restaurao da lei e da ordem do regime democrtico, ento ameaado pelas atitudes despticas do senhor Getlio Vargas.
Edio N53 - SOCIEDADE NUMISMTICA BRASILEIRA

50

O MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

Na noite de 9 de julho, civis armados ligados ao MMDC sigla formada com as iniciais dos nomes de Martins, Miragaia, Drusio e Camargo, jovens paulistas mortos durante o 23 de maio ocupam os correios e as estaes telegrficas. Tropas da 2a. Regio Militar e da Fora Pblica, sob o comando do Coronel do Exrcito Brasileiro, Euclydes Figueiredo, tomam todos os pontos estratgicos do Estado e se preparam para partir para as frentes de batalha. No dia seguinte, 10 de julho, os jornais, em letras colossais, anunciam o movimento armado que acabava de explodir. Um manifesto distribudo ao povo. Os generais Isidoro Dias Lopes e Bertoldo Klinger assumem a chefia do movimento. O embaixador Pedro de Toledo nomeado Governador de So Paulo. Milhares de civis se apresentam ao Exrcito Constitucionalista. Nunca na histria do Brasil se havia visto um movimento militar de tamanha dimenso. O movimento mobilizou, de ambos os lados, aproximadamente 135 mil homens. So Paulo, apesar de contar com 10.200 homens na Fora Pblica e 3.635 homens no 2o.Exrcito, alm de quase 20 mil voluntrios, percebeu o quo preocupante era a situao relativa a armas e munies. Com os arsenais de So Paulo desabastecidos por cautela de Getlio desde a revoluo de 30, inclusive com a eliminao de nossa aviao, a situao tornou-se crtica. A tropa da Fora Pblica dispunha, no dia 10 de julho de 1932 de 8.685 fuzis de diversos modelos, maioria em pssimo estado de conservao. O 2 o.Exrcito contribuiu com 7.800 fuzis; desses 5.000 estavam defeituosos. As armas automticas eram da ordem de 144 metralhadoras pesadas e 515 fuzis metralhadoras. Ao total So Paulo dispunha de 16.485 fuzis e 659 armas automticas, alm de seis milhes de tiros em estoque. Era muito pouco para sustentar o conflito armado. O governo central contava com cem mil homens, todos treinados e equipados com farto e moderno equipamento blico adquirido vontade no exterior. O Estado de So Paulo, com suas fronteiras bloqueadas, estava impedido de adquirir armamento fora do Pas. Com pouco mais de trinta e cinco mil homens, muitos dos quais voluntrios sem qualquer preparo militar, com armas obsoletas e com escassa munio, desde o incio So Paulo teve que improvisar. Contava com o apoio do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso nos seus planos de revoluo, mas esses Estados se bandearam para o lado do governo e deixaram So Paulo sozinho.
SOCIEDADE NUMISMTICA BRASILEIRA- Edio N53

51

O MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

Os engenheiros da Escola Politcnica do Estado desenvolveram vrios tipos de armamento para equipar o Exrcito Constitucionalista. O parque industrial de So Paulo foi mobilizado para o esforo de guerra e, com isso, produzimos capacetes de ao, morteiros, munies e at trens e carros blindados. Foi graas a indstria paulista que a resistncia se tornou vivel, com o apoio da Associao Comercial, capitaneada por Carlos de Souza Nazareth. No podemos esquecer a participao importantssima da mulher na Revoluo, pois foi a ela que seus maridos, filhos e parentes puderam ir para a frente de batalha, sabedores do apoio delas na retaguarda (tecendo fardas, proporcionando a alimentao necessria e cuidando dos feridos na Liga das Senhoras Catlicas e na Cruzada Pr-Infncia). No entanto, apesar de todos os feitos, a luta foi de extrema violncia. O Tnel, Vila Queimada, Buri, Cunha, Itarar, e muitos outros lugarejos se tornaram nomes lendrios na histria de So Paulo. Durante trs longos meses (julho, agosto e setembro) de 1932, as foras paulistas, apesar de trs vezes menores que as foras governistas, resistiram com extrema galhardia. Defendiam o solo paulista palmo a palmo. Com uma estratgia defensiva, o Exrcito Constitucionalista foi se enfraquecendo. O Alto Comando da Revoluo percebeu que seria intil continuar a campanha, pois muitas vidas seriam sacrificadas. Resolve ento, solicitar a cessao das hostilidades ao governo ditatorial. O pedido foi aceito no dia 2 de outubro, um protocolo foi assinado na cidade de Cruzeiro, onde se definiam as regras do trmino do movimento constitucionalista. De imediato muitos no acreditaram. Foi um choque. Era verdade. So Paulo estava derrotado. Mas a luta dos paulistas no foi em vo. Getlio percebeu o clima reinante e resolveu ceder. Em 1933 nomeia a Constituinte e em 1934 promulgada a nova Constituio do Brasil, pela qual os paulistas tanto haviam lutado. Setenta e dois anos transcorridos e deste herico episdio muitos parecem esquecidos das lies de civismo e herosmo que envolveram a Revoluo Constitucionalista. Mas a memria deste movimento continuar para sempre viva na mente daqueles que dela participaram e daqueles que, com verdadeiro amor Histria, cultivam o ideal de direito de 1932, como a nossa Sociedade de Veteranos de 32 MMDC, apesar de imensas dificuldades quanto infra-estrutura
Edio N53 - SOCIEDADE NUMISMTICA BRASILEIRA

52

O MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

(carecemos de um Memorial onde as lembranas de 32 pudessem servir de estudo para as geraes futuras e de ajuda governamental para podermos desenvolver com real proveito, um trabalho de divulgao dos feitos dos heris daquela epopia). Mas diariamente somos procurados para palestras e desenvolvimento dos episdios de 32 e, neste ano, escolas esto mandando seus alunos Sociedade Veteranos de 32 MMDC a fim de procurarem subsdios para trabalhos escolares. So setenta e dois anos transcorridos. Poucos so os heris vivos de 32. Precisamos tornar imortais esses baluartes da democracia, estudando os episdios da revoluo com o intuito de, em pleno sculo XXI, perpetuar a chama da liberdade, da honra, da dignidade e do amor Ptria, acima de tudo. No nosso monumento, o Mausolu do Soldado Constitucionalista, carto de visita de nosso Estado e do Brasil, repousam os restos mortais de 723 heris de 32. No prximo nove de julho, sero conduzidos para o Mausolu para serem imortalizados, mais dez heris. O Panteo dos heris da epopia de 32 foi inaugurado em 1954, quando para ali formam conduzidos os restos mortais de Martins, Miragaia, Druzio e Camargo, feridos na noite de 23 de maio (trs deles morreram no mesmo dia e um deles veio a falecer dois dias depois), e tambm do heri caboclo Paulo Virgnio, homem simples de Cunha, que no contou para os inimigos onde estava a tropa paulista. Em razo disso foi humilhado, seviciado (jogaram-lhe um caldeiro de gua fervendo), obrigaram-no a cavar a prpria sepultura, deram-lhe dezoito tiros e ainda lhe esmagaram o crnio a golpes de fuzil. Ali no Mausolu, repousam o tribuno da revoluo Ibrahim Nobre, o poeta Guilherme de Almeida, o escoteiro Aldo Chioratto (no tinha dez anos de idade), os jovens Dilermando Dias dos Santos, Oscar (morreram com idade inferior a 17 anos), os comandantes Euclydes Figueiredo, Palimrcio de Rezende, Romo Gomes, Jlio Marcondes Salgado, Major Marcelino, o nosso governador Pedro de Toledo e outros tantos que tanto dignificaram o Movimento Constitucionalista de 32. A todos eles, o nosso preito de profunda gratido e de venerao pelo muito que fizeram pela nossa Ptria. Por ltimo, encerrando esse breve relato o imorredouro Movimento Constitucionalista, peo aos senhores que cultuem os valores desses homens de 32, pois eles merecem todo o nosso aplauso e respeito. Graas a eles que temos um Constituio e no
SOCIEDADE NUMISMTICA BRASILEIRA- Edio N53

53

O MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

vivemos sob um regime de exceo. Nossa eterna gratido aos Heris de 32.
Nota: Participou tambm da palestra o Capito do Exrcito Brasileiro Sr. Gino Struffaldi, Comandante Simblico do Exrcito Constitucionalista e veterano da Revoluo de 32, que contou episdios e leu poemas alusivos Revoluo.

Cludio Amato, Cel. Antnio Carlos Mendes e Cap. Gino Struffaldi, durante a palestra realizada na sede da SNB.

Alguns dos materiais numismticos expostos durante a palestra:

54

O MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

Medalha pr constituio de 1932 (col. Jos A. Borges da Cruz)


Edio N53 - SOCIEDADE NUMISMTICA BRASILEIRA

Carimbos da Campanha do Ouro de 1932 em moedas imperiais. (col. Fbio de Souza)

Bnus do Tesouro do Estado de So Paulo, de 5 mil-ris, primeira estampa, e 100 mil-ris da segunda estampa, que circulou por apenas trs dias. (col. Cludio P. Amato)

(Agradecemos tambm a colaborao do associado Nelson Takao Oki pelo emprstimo de revistas e jornais do perodo para a exposio)
SOCIEDADE NUMISMTICA BRASILEIRA- Edio N53

55

O MOVIMENTO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

You might also like