You are on page 1of 2

AULA ESPECIAL DO PROF.

JOS MARIA RODRIGUES NETO DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL


Home Page: www.profneto.com.br / e-mail: contato@profneto.com.br / Facebook: Prof Neto

CONCEITOS/SENTIDOS DA ADMINISTRAO PBLICA


1. (OFICIAL DE INTELIGNCIA DIREITO ABIN CESPE/2010) A administrao pblica caracterizada, do ponto de vista objetivo, pela prpria atividade administrativa exercida pelo Estado, por meio de seus agentes e rgos. 2. (FGV - 2013 - FBN - Assistente Administrativo) Administrao Pblica o conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem os rgos, os agentes e as atividades pblicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado. 3. Assinale a afirmativa que indica os dois sentidos em que se divide o conceito de Administrao Pblica. a) Objetivo e funcional. b) Material e funcional. c) Objetivo e subjetivo. d) Subjetivo e orgnico. 4. (CESPE - 2004 - AGU - Advogado) A administrao pblica, em seu sentido formal, o conjunto de rgos institudos com a finalidade de realizar as opes polticas e os objetivos do governo e, em seu sentido material, o conjunto de funes necessrias ao servio pblico em geral. ( ) 5. (FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judicirio - rea Administrativa) Em seu sentido subjetivo, a administrao pblica pode ser definida como a) a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob o regime de direito pblico, para a realizao dos interesses coletivos. b) o conjunto de rgos e de pessoas jurdicas ao qual a Lei atribui o exerccio da funo administrativa do Estado. c) os rgos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual ou municipal. So os prprios organismos dirigentes, seus ministrios e secretarias. d) as entidades com personalidade jurdica prpria, que foram criadas para realizar atividades de Governo de forma descentralizada. So exemplos as Autarquias, Fundaes, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista. e) as entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, se federal, criadas para explorao de atividade econmica que o Governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou convenincia administrativa. 6. (FGV - 2010 - BADESC - Analista Administrativo) Com relao ao funcionamento da administrao pblica, analise as afirmativas a seguir. I. A administrao pblica, em sentido formal, o conjunto de rgos institudos para a consecuo dos objetivos do governo. II. A administrao pblica executa, tcnica e legalmente, os atos de governo. III. A administrao pblica executa, com responsabilidade constitucional e poltica, os projetos governamentais. Assinale: a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente a afirmativa II estiver correta. c) se somente a afirmativa III estiver correta. d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 7. (CESPE - 2010 - MS - Administrador) Conceitua-se administrao pblica, no sentido estrito, como o conjunto de agentes, rgos e pessoas jurdicas destinado execuo das atividades administrativas e polticas do Estado. ( )

2013

AULA ESPECIAL DO PROF. JOS MARIA RODRIGUES NETO DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL
Home Page: www.profneto.com.br / e-mail: contato@profneto.com.br / Facebook: Prof Neto

8. (Polcia Civil do Estado do Rio de Janeiro / Prova para investigador policial / Cesgranrio / fevereiro de 2006) O conceito de Administrao Pblica em sentido objetivo ou material NO abrange:

2013

(A) fomento. (B) interveno. (C) servio pblico. (D) polcia administrativa. (E) agentes pblicos.

9. (Tcnico da Receita Federal / 2003 / ESAF) No conceito de Direito Administrativo, pode-se entender ser ele um conjunto harmonioso de normas e princpios, que regem relaes entre rgos pblicos, seus servidores e administrados, no concernente s atividades estatais, mas no compreendendo a) a administrao do patrimnio pblico. b) a regncia de atividades contenciosas. c) nenhuma forma de interveno na propriedade privada. d) o regime disciplinar dos servidores pblicos. e) qualquer atividade de carter normativo.

10. (TRE/GOIS Tcnico Judicirio/2005/Cespe) Do ponto de vista subjetivo, a administrao pblica no se compe apenas dos rgos do Poder Executivo. ( ) 11. (Agente da Polcia Civil- DF/ 2005 / UFRJ) Sobre a noo de Administrao Pblica, analise as afirmativas a seguir: I. A funo administrativa do Estado ser desempenhada por rgos e agentes de todos os poderes, ainda que predominantemente pelo Poder Executivo. II. No sentido material, considera-se Administrao Pblica o desempenho da funo administrativa, como por exemplo, a gesto de bens e de servios pblicos. III. Atravs da desconcentrao administrativa possvel atribuir a particulares, por ato administrativo, ou por contrato, a execuo de servios pblicos. So verdadeiras somente as afirmativas: a) I e II; b) I e III; c) II e III; d) I, II e III; e) nenhuma. 12. (CESPE - 2011 - PC-ES - Delegado de Polcia - Especficos) Em sentido material ou objetivo, a administrao pblica compreende o conjunto de rgos e pessoas jurdicas encarregadas, por determinao legal, do exerccio da funo administrativa do Estado. ( )

You might also like