You are on page 1of 16

RAA, CLASSE SOCIAL E RELAES DE GNERO NO ROMANCE CLARA DOS ANJOS

VINCIUS DE AGUIAR CALOTI


Universidade Federal do Esprito Santo (UFES)

PROCESSO DE PRODUO DO CONHECIMENTO Debate em Teoria Social

NMERO E NOME DO GT GT29: Otra globalizacin: nuevos saberes y prcticas cientficas, literrias y artsticas

RESUMO Este ensaio apresenta uma interpretao da sociedade brasileira, a partir da leitura do romance social Clara dos Anjos, abordando temticas como o racismo, o preconceito de classe social e as relaes de gnero, atravs de autores vrios, como Gilberto Freyre, Srgio Buarque de Holanda, Ideal Peres. Para tanto, abordaremos a influncia da vida social do escritor Lima Barreto na produo da sua obra, objetivando ressaltar como a questo social, influiu na sua subjetividade, sensibilidade e pensamento social, no contexto da Primeira Repblica. Palavras-chave: Pensamento Social Brasileiro. Racismo. Relaes de Gnero. Lima Barreto.

INTRODUO: LIMA BARRETO. UM AUTOR NEGRO, MARGINAL, LIBERTRIO

chegada, no mundo, a hora de reformarmos a sociedade, a humanidade, no politicamente que nada adianta; mas socialmente que tudo. Marginlia, 1953.

Pouco se tem estudado e produzido sobre o literato e jornalista Lima Barreto (1881-1922), pensador social brasileiro que nasceu no final do Brasil Imprio e viveu no perodo da Repblica Velha [1]. Seus artigos de jornais, revistas, cartas, contos, crnicas, memrias, romances e mesmo os escritos inacabados que ansiava escrever, nos do indcios para inferir e estimar a sua verve, bem como a largueza e densidade de seus pensamentos e sentimentos. Mulato de temperamento tmido, porm irreverente, sarcstico e custico em seus escritos. Corpo exalando o azedume do suor curtido nos subrbios proletrios onde, sem opo, vivia. Sofreu na pele os reveses de uma sociedade opressora, atravessada pelos mais diversos preconceitos. Candente como o ncleo de uma estrela, sua trajetria lembra em muitos aspectos, a de outros "bomios", "desajustados" e inadaptados (Nascimento, 2010), humanos, demasiado humanos (Nietzsche, 2000), para a sociedade de seu tempo. Lima perdeu a me quando pequeno, vtima de tuberculose. Embora estudante excepcional, sofreu preconceitos raciais e perseguies na Escola Politcnica do Rio de Janeiro, tendo que deix-la, devido ao enlouquecimento do pai e a necessidade de sustentar os seus irmos. Abandonou o curso de Engenharia e ingressou como bedel no arsenal do Ministrio da Guerra (Barbosa, 2002). Nesta repartio, trabalhou com o saudoso Domingos Ribeiro Filho [2], anarquista declarado, atuante nos meios libertrios, quem tambm o teria influenciado social e teoricamente. Compartilhou com ele desgnios literrios e a lide em redaes dalguns peridicos demasiado interessantes, como a autogesto da revista Floreal, de cultura literria e crtica libertria [3]. Frequentou crculos de escritores, jornalistas, poetas, bomios e bedis na antiga capital federal. Barreto conhecera igualmente o mandre do servio pblico - a burocracia, a falta de esprito e as mazelas sociais e culturais que caracterizam um legado brasileiro de tradio ibrica, tais como o familismo poltico (Freyre, 1995; Holanda, 1983), o coronelismo (Leal, 2012) e o patrimonialismo (Holanda, 1983) [4]. A impossibilidade de mobilizar o seu potencial criativo no exerccio de suas funes deixava Lima desgostoso e muitas vezes triste. Alis, suportou o preconceito racial trabalhando como bedel no Arsenal do Ministrio da Guerra. Em certa feita, fora tomado algumas vezes por contnuo devido sua negritude, sentindo-se um tanto ferido na autoestima. Excogitando que por ser mulato (muitos diriam, negro) e por viver numa sociedade racializada como aquela, sempre estaria condenado a um lugar social de confinamento (Carvalho, 2006) [5], registrando o caso em seu Dirio ntimo.

Em seus vrios escritos, Lima Barreto apresenta suas crticas e recusas ao nacionalismo e patriotismo, sob as suas mais variadas caratonhas. Primeira Repblica contrasta a Monarquia, mostrando seus males, interpenetraes e suas continuidades. A diferena para o grosso das camadas trabalhadoras, muitas vezes poderia estar apenas no rtulo do regime poltico, devido ao descalabro da questo social [6]. Ainda no Ministrio, enquanto amanuense expe em seu dirio a permanncia do racismo oriundo da sociedade escravocrata, no regime republicano [7]. Relatando a histria de um major negro (Major Vital), ex-combatente na Guerra do Paraguai e servente do Arsenal, que morreu na mais abjeta misria; e a sustada nomeao de um professor (Hemetrio) do Colgio Militar, devido ao preconceito social contra a pele escura no Brasil da Primeira Repblica (Lima Barreto, 1956). Em sua vida breve, despalhou em jornais e revistas, assim como em escritos publicados e no publicados, estilhaos de sua vida. Estes mais tarde foram reunidos por seus bigrafos. Atravs de tais fragmentos podemos entrever alguns aspectos da sua vida privada, assim como os vrios conturbados dilemas familiares, comuns populao que vive nas periferias das grandes cidades. Da mesma forma vislumbramos o registro de uma poca com suas ambiguidades, contradies, paradoxos, tenses e potencialidades, delineados atravs de seu olhar peculiar, voltado para os detalhes do detalhe, das sociabilidades em ebulio. notvel a contribuio de Lima Barreto para a literatura e o pensamento social brasileiro. Sua criao literria enfoca o mundo dos trabalhadores, nos subrbios do Rio de Janeiro, no geral pobres e descendentes de negros, como o nosso autor. Seu romance retrata aqueles que esto margem da sociedade de classes e impulsionam a sua escrita feraz, percorrendo o movimento de se voltar periferia, sob linguagem simples, para dar voz aos invisveis que nela se encontram. Eis, pois uma temtica e abordagem recorrentes no bojo de sua literatura social. Ademais de um precursor do romance social e do realismo crtico no Brasil, Lima Barreto considerado um autor eminente da literatura afro-brasileira, sendo um dos fundadores desse estilo literrio. Sua obra requer ser apropriada, refletida e interpretada, a fim de desvelar os signos da sua relao com a literatura marginal. O romancista avoca "a problemtica do negro de modo aberto, pleno, em suas dimenses humanas, sociais, culturais e artsticas" (Ianni, 1988, p.6), contribuindo desse modo, para uma viso sobre a negritude, capaz de representar socialmente as condies a que estariam submetidos os negros, mestios e pobres no Brasil ps-abolicionista.

1. CLARA DOS ANJOS, A PRIMEIRA REPBLICA E A SOCIEDADE BRASILEIRA No romance Clara dos Anjos o escritor se esmera por descrever minuciosamente o ambiente que caracteriza o subrbio do Rio de Janeiro. Retratando miniaturizadamente o tempo, as paisagens, as casinhotas, as ruelas, os fluxos de pessoas, os afetos, as emoes, os sentimentos, os comportamentos e as discusses - tudo amontoado e em fase de expanso como uma longa faixa que se alonga.

Aps desenhar esse espao de excluso, o narrador incisivo, zurze a sua crtica ao governo carioca. Verdascando o desapreo do Estado brasileiro pelas periferias (e pelo proletariado que medra ali), os impostos abusivos e as obras faranicas que atravessam os espaos de circulao das lites cariocas:
Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas que vive uma grande parte da populao da cidade, a cuja existncia o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos, empregados em obras inteis e sunturias noutros pontos do Rio de Janeiro. [8]

Nesta obra o autor apresenta a questo do racismo enleada a pelo menos duas outras, a classe social e o gnero; desvelando a condio social da mulher negra e moradora das periferias, numa sociedade machista e patriarcal, bem como a difcil situao em que viviam as camadas populares na sociedade brasileira. A protagonista homnima personifica uma moa negra tipo ideal (Weber, 2009) que orava pelos dezessete anos, oriunda dos extratos proletrios do subrbio carioca. Clara dos Anjos era filha do carteiro Joaquim dos Anjos, quem gostava de violo e de modinhas e de Engrcia, dona de casa sedentria e caseira. Lima nos conta que a moa fora criada com muito amor, cuidado e carinho, somente se ausentando de casa, em presena dos prprios pais ou acompanhada por Dona Margarida, uma senhora de origem teuto-russa que morava nas vizinhanas, viva muito austera, que ensinava Clara bordados e costuras. Acostumada s musicatas do pai e dos amigos, crescera sonhando com os enredos, os ambientes, as vidas das pessoas, os afetos, as emoes e os sentimentos cantados nas modinhas. Anseios, angstias, desejos (Freud, 1996), representaes individuais (Durkheim, 1970) e sociais (Moscovici, 2004) muito comuns s subjetividades, ao meio e cultura social das moas pobres e de cor. Estas cresciam impressionadas com os dengues e o sentimentalismo amoroso prprio dos descantes, cadncias, composies e cantorias populares. A estreiteza das suas relaes sociais, limitada a uma vida reclusa e ambincia na casa dos pais, tambm estimulava seus sonhos pungentes, inspirados pelas modinhas e em certas expresses dos pensamentos populares. Assim como a me, Clara fora criada apenas para ser uma boa dona de casa, ajudando-a nos arranjos e na manuteno da ordem do lar. Joaquim dos Anjos, arrimo da famlia, saa para exercer o seu ofcio e as duas mulheres ficavam o dia inteiro, metidas consigo mesmas, realizando suas respectivas tarefas e afazeres domsticos. Ambas serviam figura do pai e marido [9]. Lima Barreto apresenta a personalidade de Clara como uma massa amorfa, lquida e fluida, demarcada por uma falta de suficincia imunolgico psquica (Berlinck) necessria ao modus vivendi de uma moa de sua posio no campo social bourdieusiano daquela tessitura (Thompson, 2011). Conforme algures nos referimos, a jovem Clara dos Anjos nos apresentada enquanto um type idal das raparigas pobres e de cor, desescolarizadas dos subrbios cariocas e brasileiros. Tal afirmao sobre as mulheres como Clara endossada pela descrio da histria de vida da rapariga negra e infeliz Rosalina, estigmatizada (Goffman, 1998) [10] por Madame Bacamarte roda por inmeras molstias vergonhosas. Seduzida em tenra idade, foi coagida a casar-se com um brio contumaz pela polcia, sendo costumeiramente espancada e obrigada a sustentar no apenas os filhos,
5

mas o marido vicioso. Adquiriu os desmedidos vcios do esposo, posteriormente perdendo a modesta choupana em que morava. Atirada na sarjeta e abandonada pelo marido, deixou a guarda dos filhos aos vizinhos, intentou o suicdio e lanou-se prostituio. O autor identifica protagonista na obra certa passividade, anseio algum de elevar-se dessa condio e reagir contra essa realidade social, reconhecendo alguma parcela de culpa aos atores sociais (Weber, 2009) que padecem perante tal situao, embora adjudicando grande responsabilidade s estruturas sociais desiguais [11]. Assim, longe de ser leviana, a personagem tambm um produto de seu meio social; ou seja, a idade, o sexo, a cor da pele, a pobreza, a criao dentro de casa, a parca escolarizao, a circunscrio das relaes sociais (pouca socializao), o machismo e em resumo, a falsa educao que recebera, contriburam para a tragdia anunciada de Clara dos Anjos, delineada no desfecho do romance. Possivelmente antecipando Gramsci, o autor qui pensasse na necessidade de melhor prepar-la para uma vida em sociedade e consecuo de uma maioridade kantiana (Kant, 1784), constituindo-se-lhe uma individualidade social atravs de uma educao unitria (Gramsci, 1995) que conciliasse uma formao tanto arraigada nos estudos das humanidades, quanto no aprendizado de competncias prticas, necessrias construo de uma certa margem de autonomia individual e social. Atravs da exposio de seu drama no percurso da obra, ou seja, a consequente seduo, embaimento, defloramento, gravidez e respectivo abandono pelo consumado modinhoso Cassi Jones, conforme alhures citamos, o narrador evidencia a condio social e de gnero de moas mestias e pobres, assim como Clara dos Anjos, denunciando a existncia do racismo e a posio subalternizada dos setores populares da sociedade brasileira de seu tempo. No romance, Lima nos desvela que a situao da mulher negra naquela sociedade patriarcal deve ser percebida como uma unidade complexa (Mitchell, 1967) ou uma equao multifacetada que tambm se articula combinando a classe social, a raa/etnia e o gnero, enquanto variveis independentes (Saffioti, 1995). Para Freyre (1977), uma das caractersticas dum regime patriarcal seria o homem fazer da mulher uma criatura to diferente quanto possvel. Ele o sexo forte, nobre; ela o fraco e belo. Qui neste recorte, os motivos psicolgicos das preferncias masculinas se encontrassem em mais de uma raiz econmica, principalmente no desejo dissimulado de afast-la da possvel competio no domnio econmico e poltico, exercido pelo homem sobre as sociedades de estrutura patriarcal. A explorao da mulher pelo homem numa sociedade patriarcal, onde o Brasil era majoritariamente agrrio, conviria da mesma forma numa grave especializao ou diferenciao sexual, justificando-se um chamado padro duplo de moralidade, concedendo ao homem mais liberdades de gozo fsico no amor, oportunidades de iniciativa, ao social, contatos diversos; ao reverso da mulher, notadamente limitada ao servio e s artes domsticas (Freyre, 1977). Volteando ao enredo do romance, apresentamos o personagem quem desflorou Clara, Cassi Jones de Azevedo. Filho legtimo do empregado pblico Manuel Borges de Azevedo e da madame empoada Salustiana Baeta de Azevedo, relatado como um rapaz branco proveniente dos estratos mdios da sociedade que vestia-se segundo as modas da rua do ouvidor e mirava Clara com um olhar guloso
6

de grosseiro sibarita sexual. Malandro carioca considerado por proezas desprezveis, contava com cerca de dez defloramentos e a seduo de um nmero bem maior de senhoras casadas, muitas delas mulheres humildes; quase todos os casos terminando em escndalos e em grande humilhao para as suas vtimas. Suas patifarias eram acoutadas pela me, dona Salustiana, uma pessoa soberba e que em suas crises de vaidade arrogava-se descendente de um tal fidalgo ingls, Lord Jones, suposto cnsul da Inglaterra em Santa Catarina. No enredo romanesco, a me se nauseava apenas ao conjecturar o filho casado com uma mulher das camadas populares, principalmente moas negras e mulatas, no trepidando em empenhar-se com o marido, o velho Manuel homem srio e de profundos sentimentos morais, para livrar o filho da cadeia ou do casamento forado pela polcia, devido aos seus preconceitos de fidalguia e alta estirpe. Foi Antnio Marramaque, compadre de Joaquim dos Anjos e padrinho de Clara, quem anteviu a infortuna prenunciada de sua afilhada. Negro, velho, quase invlido e contnuo de secretaria, frequentava assiduamente a casa da famlia aos Domingos, sendo costumeiro conviva dos ajantarados. Apesar da apoucada ou rudimentar educao, havia vivido em rodas com pessoas de educao e instruo desenvolvidas, convivendo em todas as camadas sociais. Psicanalisando Marramaque, Lima Barreto novamente nos possibilita desvelar os preconceitos social, racial e de gnero institucionalizados na sociedade brasileira e caracterizados enquanto fatos sociais (Durkheim, 1978), permitindo-nos entrever a influncia das estruturas sociais cujos campos de interao estruturam posies e trajetrias (Thompson, 2011), condicionando as vidas e decerto, tolhendo as individualidades sociais.
Na sua vida, to agitada e to variada, ele [Marramaque] sempre observou a atmosfera de corrupo que cerca as raparigas do nascimento e da cor de sua afilhada; e tambm o mau conceito em que se tm as suas virtudes de mulher. A priori, esto condenadas; e tudo e todos pareciam condenar os seus esforos e os dos seus para elevar a sua condio moral e social.

Assim, presciente da iminente desgraa na vida de Clara, o pobre e corajoso Antnio da Silva Marramaque, homem orgulhoso de carter e grande resoluo moral tenta zelar pela afilhada, contrapondo-se ao pstula Cassi Jones e acabando por fim, assassinado por este em conluio com Arnaldo, um outro canalha que figura na trama literria. O autor salienta de forma emocionada que Marramaque morreu como sempre viveu, ou seja, morrera pobre. Porm ele morrera com a firmeza vivida, durante toda a sua vida.
No dia seguinte, ao passarem os primeiros transeuntes, ele estava morto. E, assim, morreu o pobre e corajoso Antnio da Silva Marramaque, que, aos dezoito anos, no fundo de um "armazm" da roa, sonhara as glrias de Casimiro de Abreu e acabara contnuo de secretaria, e assassinado, devido grandeza do seu carter e sua coragem moral. No fez versos ou os fez maus; mas, ao seu jeito, foi um heri e um poeta... Que Deus o recompense!

Aps o desfloramento, logro e respectiva ciese de Clara no enredo da obra literria, Cassi Jones desaparece, como inveterado costumrio. Desalentada, sorumbtica e aflita, a moa recorreu amistosa e vizinha da famlia Anjos, dona Margarida, no lhe conseguindo encobrir o fato. A viva teutorrussa no romance social representa a construo simblica de um ideal de mulher sobre o qual moas frgeis, assim como Clara mestias ou negras, pobres, desescolarizadas e at dessocializadas; deveriam se orientar. Lima Barreto descreve Dona Margarida Pestana como uma mulher que enviuvando sem ceitil, adquirira casa, fizera-se respeitada e ia criando e educando o filho progressivamente. Ela era uma viva muito sria, que morava nas vizinhanas e ensinava Clara bordados e costuras. Uma senhora que tinha um tolo escrpulo de ganhar dinheiro por suas prprias mos, atravs de seus bordados e apesar dos preconceitos da poca. O autor lha apresenta enquanto uma mulher portadora de traos enrgicos, um porte severo, um ar varonil e um temperamento de herona domstica. Slida de carter, rigorosa de vontade e visceralmente honesta.
Toda a sua vida [Dona Margarida] era marcada pelo herosmo e pela bondade. Embora nascida em outros climas e cercada de outra gente, o seu inconsciente misticismo humanitrio, herana dos avs maternos, que andavam sempre s voltas com a polcia dos czares, f-la logo se identificar com a estranha gente que aqui veio encontrar. Aprendeu-lhe a linguagem, com seus vcios e idiotismos, tomou-lhe os hbitos, apreciou-lhe as comidas, mas sem perder nada da tenacidade, do esprit de suite, da decidida coragem da sua origem. Gostava muito da famlia do carteiro; mas, no seu ntimo, julgava-os dceis demais, como que passivos, mal armados para a luta entre os maus e contra as insdias da vida.

A descrio miniaturizada e a representao individual (Durkheim, 1970) dessa personagem no percurso da obra literria um dos indcios da simpatia do escritor Lima Barreto pelos trabalhadores organizados em conselhos autogestionados (Sovietes) no processo na Revoluo Russa. Durante a construo e at mesmo publicizao do romance (1921-1922), ainda no havia chegado ao Brasil a notcia de que os Sovietes operrios haviam sido acossados e golpeados pelos bolcheviques, instaurando-se uma ditadura de partido nico e um Estado centralizado (Peres, 1995, & Rocker, 2007). figura de Dona Margarida, Lima contrape aquela de Dona Engrcia dos Anjos, a me de Clara. Outra personificao do esteretipo das mulheres mestias e negras, acanhadas de informao e oriundas das camadas populares da sociedade carioca e brasileira. Engrcia era dona de casa sedentria e caseira, uma mulher de temperamento completamente inerte e passivo, animada de grande fervor religioso. Uma senhora que se punha tonta e desvairada, quando lhe surgia qualquer acontecimento inesperado no lar, confiando todos os problemas de foro domstico ao marido. Aps a confidncia da desgraa acometida Clara dos Anjos cuja oitiva se deu atravs de seus prprios lbios, a viva teuto-russa exps os fatos me atnita com muita diligncia e se compadeceu da moa, empreendendo tomar as dores da menina Clara. O escritor nos retrata o desenlace, repleto de comoo entre me e filha, tornando a leitura emocionante e ensejando grande indignao. Dona Margarida mesma se oferece para acompanhar Clara casa dos pais de Cassi Jones, a fim de promover o concerto entre as duas famlias. pois, neste palco, que h o desfecho da narrativa.
8

A residncia dos pais de Cassi se localizava num subrbio tido como muito elegante. Dona Margarida e Clara foram ao encontro de Dona Salustiana e a viva sem vacilar, contou-a sobre o ocorrido. A me de Cassi mesmo antes de saber que a moa era mais uma vtima da libidinagem do filho, quase no a olhava ou ento a encarava com um evidente desdm. A moa percebendo tudo isso se inundou de raiva, sentindo um profundo rancor por toda a humilhao que estava atravessando e que ainda sofreria, devido sua vexao. O paroxismo da trgica histria de vida da menina Clara dos Anjos ocorre com a aflio da rapariga por injria racial e social perpetradas pela famlia do rapaz, sendo tamanha desfeita amparada pela grave viva. O conflito encampado apenas se estanca, quando surge o pai de Cassi, o velho Azevedo, que ao adentrar os umbrais da casa se emociona com a situao lgubre vivenciada por Clara, condoendo-se e exprobrando mais uma vileza perpetrada por seu amaldioado filho, desfalecendo subitamente. Como eplogo desse drama, segue-se a cena narrada na casa dos pais da menina. Uma vez que o pai se encontra ausente, Dona Margarida relata dona de casa o desfecho da entrevista, entremeada por choro e copiosos soluos de me e filha. Num dado momentum, Clara ergue-se da cadeira em que se sentara e abraa mui fortemente a me dizendo com um grande acento de desespero:
Mame! Mame! Que minha filha? Ns no somos nada nesta vida.

CONSIDERAES FINAIS A obra de Lima Barreto foi profundamente influenciada pelo seu nascimento, socializao e convivncia nos crculos de escritores, poetas, intelectuais, trabalhadores, negros, mestios, mulatos, bbedos, principalmente nos subrbios do Rio de Janeiro. A sua criao/fico literria e at mesmo a sua verve apresentam-se no somente impregnadas por sua realidade psquica (Freud, 1996), mas tambm por sua vivncia histrica. Lima se dedicou sua grande paixo, a literatura, durante uma grande parcela de seu tempo livre. Indivduo taciturno, introspectivo e de grandes sentimentos, zurziu a sua pena com ferocidade e amargura, denunciando uma sociedade atravessada por imensas contradies e desigualdades sociais. Escritor negro, ebrioso obstinado, antimanicomial e anarquista ingressou na Confederao Operria Brasileira (COB) em 1914. Alm de produzir contos, crnicas, memrias, romances, foi tambm um grande articulista na histria da imprensa operria e libertria brasileira. No romance social Clara dos Anjos h outros personagens e trajetrias demasiado interessantes que refletem no apenas os afetos, as vidas e os dramas de carne e sangue da vida nativa real (Malinowski, 1998) dos moradores das periferias brasileiras, tais como as narrativas sobre o mui velho e extremamente empobrecido dentista prtico Meneses e acerca do mulato, poeta genial, altivo, endoidecido e falto de recursos Leonardo Flores (por suposto, o alterego de Lima Barreto neste enredo).
9

A obra no obstante, orbita o entorno da moa negra e pobre. Seus sonhos, esperanas, angstias, anseios, desejos (Freud, 1996), necessidades, faltas (Darriba, 2005) e tristezas. A histria de sua vida e de sua famlia e decerto uma micro-histria (Barros, 2007) e uma histria contrapelo (Benjamin, 1940) das periferias do Rio de Janeiro e do Brasil. Sua desventura individual, dentro de um drama histrico e social e, no apenas de uma poca, mas tambm de uma classe social e de um povo...

10

NOTAS DE PGINAS [1] O Imprio do Brasil foi o Estado brasileiro existente entre 1822 e 1889, sendo a Monarquia Constitucional Parlamentarista seu sistema poltico, regida pela Constituio do Imprio de 1824 a primeira do pas. J a Primeira Repblica do Brasil, tambm designada Repblica Velha (simetricamente Repblica Nova, perodo ulterior encetado com o governo de Getlio Vargas), foi o perodo histrico brasileiro que medrou da proclamao da Repblica, em 15 de Novembro de 1889, durando at a Revoluo de 1930, com a destituio do 13 e ltimo presidente do perodo, Washington Lus. [2] Para saber um pouco mais sobre a vida, a atuao libertria e a produo literria do amanuense Domingos Ribeiro Filho, sugerimos os textos - Martins, A. M. R. (2012). Letras (im)pertinentes: A literatura na militncia libertria de Domingos Ribeiro Filho (Rio de Janeiro, 1900 - 1934). Rio de Janeiro: Unigranrio. Recuperado de: <http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/cali grafo/artigos/caligrafo.pdf>. Brando, G. S., & Kauss, V. L. T. (2013). Domingos Ribeiro Filho: Uma escrita literria perpassada pela histria do anarquismo brasileiro [Web log post]. Recuperado de: <http://www.unigranrio.br/recursos/documentos/ICJr/7ICJr.pdf>. Acesso em 13 de Abril de 2013. [3] Empreendimento cooperativo e inovador, datado do final de 1907 e incio de 1908, onde os colaboradores refletiam influncias literrias de escritores diversos como Zola, Tolstoi, Ea de Queirs; e filosficas de Bakunin, Kropotkin, Herbert Spencer, Jean Marie Guyau, etc. A pequena revista se isentava de estar ligada a greis ou partidos literrios, propondo-se a lutar contra a hegemonia dos mandarins da literatura na imprensa da poca. [4] A burocracia segundo Weber caracteriza-se pela rotinizao, formalidade, impessoalidade, racionalizao e consequentemente eficincia. Para ele, a burocracia seria uma das consequncias da progressiva racionalizao e rotinizao das sociedades contemporneas e dos Estados modernos, resultante da complexificao da cultura. A burocracia do Estado brasileiro, no contexto histrico em que Lima viveu foi balizada pelo patrimonialismo de origem ibrica e pelo familismo poltico, logo o termo mais adequado dentro do lxico weberiano seria a "burocratizao", indicando um processo pelo qual as atividades ou organizao se tornam rgidas. O familismo poltico uma instituio brasileira que remonta ao sculo XVI, atravessando os Brasis Colnia e Imprio, chegando Repblica, notadamente Primeira Repblica (1889 - 1930), perodo ao qual atina esta obra. Designa o processo de interveno ou pujana dalgumas famlias patriarcais e oligrquicas, principalmente as elites agrrias, na esfera pblica e consequentemente na vida poltica do pas. Segundo Holanda (1983), h uma preponderncia inconteste e absorvente das relaes do ncleo familiar que se projetam nas composies sociais engendradas entre ns; incluso onde as instituies democrticas esto assentadas em princpios supostamente neutros e abstratos, pretendendo arraigar a sociedade em normas antiparticularistas (Freyre, 1995, & Holanda, 1983). Para a aquisio de mais informaes sobre a dinmica desta categoria no contexto brasileiro, recomendamos outrossim, a leitura das obras: Freyre, G. (1977). Sobrados e mucambos. (5 ed.). Rio de Janeiro: J. Olympio. Freyre, G. (2004). Ordem e progresso. (6 ed.). So Paulo: Global. Segundo Leal (2012), o coronelismo no Brasil uma instituio que designa uma complexa estrutura de poder principiada no mbito municipal, mediante a hipertrofia da figura do coronel (privada) sobre a esfera pblica e o Aparelho de Estado (Althusser, 1974)
11

resvalando no mandonismo, o filhotismo (ou apadrinhamento), a fraude eleitoral e a desagregao dos servios pblicos, compreendendo todo o sistema poltico do pas, durante a Repblica Velha. O sistema coronelista perfaz o controlo da populao, atravs do coronel um "dspota local", quem detm as escolhas dos eleitores em candidatos por eles pr-determinados. J o patrimonialismo no Brasil pode ser interpretado como um conjunto de prticas sociais e culturais que no distinguem uma fundamental diferena entre as esferas pblica e a privada na vida poltica. Recomendamos a leitura de um clssico do pensamento social brasileiro, para uma compreenso mais densa acerca desse conceito: Holanda, S. B. (1983). Razes do Brasil. (16 ed.). Rio de Janeiro: J. Olympio. [5] A expresso se refere ao cerceamento que o negro est sujeito, numa sociedade onde o racismo se encontra institucionalizado. J Gonzalez & Hasenbalg (1982), operacionalizam a categoria lugar do negro. [6] Neste pargrafo ao esboarmos um pouco acerca do pensamento poltico e social de Lima Barreto, destacamos tambm a influncia da produo do filsofo, economista anarquista P. J. Proudhon e da imprensa proudhoniana sobre as concepes de federalismo libertrio e contrato poltico que atravessam vrios escritos barreteanos. Segundo Proudhon (2001), tal contrato no granjeia toda a sua dignidade e moralidade, se no for primeiramente signalagmtico e comutativo, possuindo depois seu objeto contido dentro de certos limites; condies supostas em regimes democrticos, porm fico na maioria das vezes. Para ele, nas democracias representativas e monarquias constitucionais, o contrato poltico que vincula o cidado ao Estado exorbitante, descompensado e aleatrio, pois a vantagem prometida, inicialmente insuficiente no assegurada. Assim, para que o respectivo contrato satisfaa as condies supracitadas, ensejando a ideia de democracia, preciso que o cidado, ingressando na associao, receba do Estado o que este lhe sacrifica e depois conserve toda a sua liberdade, soberania e iniciativa, exceto ao que tange ao objeto contratado e para o qual se pede a garantia do Estado. Assim regulado e compreendido, o contrato poltico para Proudhon compreenderia uma federao. [7] O racismo na sociedade brasileira contempornea exsurge no Brasil Colonial e atravessa os Brasis Imprio e Repblica, podendo ser outrossim interpretado, mediante o autoritarismo afetivo (Cerqueira Filho, 2005). Assim, o racismo no Brasil que se origina no perodo colonial, vincula-se dimenso dos afetos e combina-se ideologia dos grupos dominantes e consequentemente ideologia da sociedade, reconfigurando-se depois em formas societais posteriores, ou seja, percorrendo os perodos imperial e republicano at chegar aos dias de hoje. [8] Na obra Literatura como Misso, Sevcenko (2003) afirma que a linguagem perpassa o centro de toda atividade humana, sendo produzida por um complexo jogo de relaes sociais estabelecidas cujas potencialidades fluem sobre as realidades das pessoas, mediante lacunas abertas entre as palavras. Assim na narrativa romancesca a palavra e a linguagem, ainda que traduza em linguagem literria a viso do cronista sobre a geografia, a paisagem, o habitus (Bourdieu) da populao carioca, na seleo dos fatos e na sua substncia h uma relao com a histria, devido ao comprometimento com a vida e
12

o momento da sua cidade. Dessa forma ele se refere literatura como uma praxis discursiva por onde desafiam os inconformados e os desajustados socialmente, apresentando inextricvel relao com a produo de Lima Barreto. [9] A figura marital do carteiro neste romance, tambm pode ser considerada como uma transferncia positiva da figura paterna de Dona Engrcia (Freud, 1996). No caso, a dona de casa transferia todas as responsabilidades quanto aos problemas no foro domstico, incluso a resoluo das questes mais simples, para o marido Joaquim dos Anjos que tutelava a mulher e a filha. [10] O termo estigma assinala uma pessoa portadora de uma inscrio simblico-social que, de certa forma, a avilta perante o grupo social no qual ela est inserida. Assim, o termo estigma expe [...] a situao de um indivduo que est inabilitado para a aceitao social plena. (Goffman, 1998). Para mais informaes, sobre esta categoria, vide a obra Goffman, E (1998). Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. (4 Ed). Rio de Janeiro, Zahar. [11] O conceito de estruturas sociais, usamo-lo na acepo de Levi-Strauss (1987). A condio ou situao da moa Clara coaduna-se tambm com o conceito de minoridade em Kant (1784).

13

REFERNCIAS ALTHUSSER, L. (1974). Ideologia e aparelhos ideolgicos do Estado. Lisboa: Presena. BARBOSA, F. de A. (2002). A vida de Lima Barreto. Rio de Janeiro: Jos Olympio Editora. BARROS, J. D. (2007). Sobre a feitura da micro-histria. Revista OPSIS, 7 (9), 167-85. Recuperado de: <http://revistas.ufg.br/index.php/Opsis/article/view/9336#.UfSQZaw6x_9>. Acesso em 13 de Abril de 2013. BENJAMIN, W. (1940). Teses sobre o conceito da histria. Recuperado de: <http://mariosantiago.net/ Textos%20em%20PDF/Teses%20sobre%20o%20conceito%20de%20hist%C3%B3ria.pdf>. Acesso em 13 de Abril de 2013. BERLINCK. M. T. (2013). Insuficincia imunolgica psquica. Estudos Gerais da Psicanlise. Recuperado de: <http://egp.dreamhosters.com/EGP/insuficiencia_ imunologica.shtml>. Acesso em 10 de abril de 2013. BRANDO, G. S., & KAUSS, V. L. T. (2013). Domingos Ribeiro Filho: uma escrita literria perpassada pela histria do anarquismo brasileiro [Web log post]. Recuperado de: <http://www.unigranrio.br/recursos/documentos/ICJr/7ICJr.pdf>. Acesso em 13 de Abril de 2013. CARVALHO, J. J. (2005). O confinamento racial do mundo acadmico brasileiro. REVISTA USP, 68 (88-103). Recuperado de: <http://www.usp.br/revistausp/68/08-jose-jorge.pdf>. Acesso em 13 de Abril de 2013. CERQUEIRA FILHO, G. (2005). Autoritarismo afetivo: a Prssia como sentimento. So Paulo: Escuta. DARRIBA, V. (2005). A falta conceituada por Lacan: da Coisa ao objeto a. gora, 8 (63-76). Recuperado de: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-4982005000100005>. Acesso em 13 de Abril de 2013. DURKHEIM, E. (1978). As regras do mtodo sociolgico. (2 ed.). So Paulo: Editora Nacional. DURKHEIM, E. (1970). Representaes individuais e representaes coletivas. In: E. DURKHEIM, Sociologia e filosofia. Rio de Janeiro: Forense Universitria. FREUD, S. (1996). A interpretao dos sonhos e sobre os sonhos. (vol. 5). Rio de Janeiro: Imago. ______. (1996). Conferncias introdutrias sobre psicanlise. (vol. 15). Rio de Janeiro: Imago. ______. (1996). Novas conferncias introdutrias sobre psicanlise e outros trabalhos. (vol. 22). Rio de Janeiro: Imago.
14

______. (1996). Um estudo autobiogrfico, inibies, sintomas e ansiedade, anlise leiga e outros trabalhos. (vol. 20). Rio de Janeiro: Imago. FREYRE, G. (1995). Casa-grande e senzala. (30 ed.). Rio de Janeiro: Record. ______. (1977). Sobrados e mucambos. (5 ed.). Rio de Janeiro: J. Olympio. ______. (2004). Ordem e progresso. (6 ed.). So Paulo: Global. GOFFMAN, E. (1998). Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. (4 ed.). Rio de Janeiro: LTC. GONZALEZ, L.; HASENBALG, C. (1982). Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero. GRAMSCI, A. (1995). Os intelectuais e a organizao da cultura. (9 ed.). Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. HOLANDA, S. B. (1983). Razes do Brasil. (16 ed.). Rio de Janeiro: J. Olympio. IANNI, O. (1988). Literatura e conscincia. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Edio Comemorativa do Centenrio da Abolio da Escravatura. 28 (30-45). KANT, I. (1784). Resposta pergunta: O que o Iluminismo?. Recuperado de: <http://www. lusosofia.net/textos/kant_o_iluminismo_1784.pdf>. Acesso em 13 de Abril de 2013. LEAL, V. N. (2012). Coronelismo, enxada e voto: o municpio e o regime representativo no Brasil. So Paulo: Cia das Letras. LEVI-STRAUSS, C. (1987). Antropologa estructural. Barcelona: Ediciones Paids. LIMA BARRETO, A. H. (1990). Clara dos Anjos. Rio de Janeiro: Garnier. ______. (1956). Dirio ntimo. So Paulo: Brasiliense. MALINOWSKI, B. (1976). Argonautas do Pacfico Ocidental. So Paulo: Abril Cultural. MARTINS, A. M. R. (2012). Letras (im)pertinentes: a literatura na militncia libertria de Domingos Ribeiro Filho (Rio de Janeiro, 1900 - 1934). Rio de Janeiro: Unigranrio. Recuperado de: <http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/caligrafo/artigos/caligrafo.pdf>. Acesso em 13 de Abril de 2013. MITCHELL, J. (1969). Mulheres: a revoluo mais longa. In: MITCHELL, J. Estrutura de classe e estratificao social. Rio de Janeiro: Zahar.
15

MOSCOVICI, S. (2004). Representaes sociais: investigaes em psicologia social. (2 ed.). Petrpolis: Vozes. NASCIMENTO, R. H. Z. (2010). Lima Barreto, anarquia e anticivilizao. In: Congresso Internacional da BRASA. Conferencia llevada a cabo en el X Congreso Internacional da Brazilian Studies Association (BRASA), Braslia, Brasil. NIETZSCHE, F. (2000). Humano demasiado humano: um livro para espritos livres. So Paulo: Cia. das Letras. PERES, I. (1995). Escritores libertrios [Web log post]. Recuperado de: <http://www.nodo50.org/ insurgentes/textos/brasil/07escritoreslibert.htm>. Acesso em 13 de Abril de 2013. PROUDHON. P. J. (2001). O princpio federativo. So Paulo: Imaginrio. ROCKER, R. (2007). Os sovietes trados pelos bolcheviques. So Paulo: Hedra. SAFFIOTI, H. I. B. (1995). Influncia do ps-modernismo nas teorias feministas. In: Encontro nacional da ANPOCS. Conferencia llevada a cabo en la XIX Reunio Nacional da ANPOCS, Minas Gerais, Brasil. SEVCENKO, N. (2003). Literatura como misso: tenses sociais e criao cultural na Primeira Repblica. So Paulo: Brasiliense. THOMPSON, J. B. (2011). Ideologia e cultura moderna: teoria social crtica na era dos meios de comunicao de massa. Petrpolis: Vozes. WEBER, M. (2009). Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. (4 ed.). (v.2). Braslia: UNB.

16

You might also like