You are on page 1of 16

Aula 2: Agregados Macroeconmicos

Macroeconomia
As identidades macroeconmicas bsicas, o sistema de Contas Nacionais, as Contas Nacionais no Brasil. Gilmar Ferreira
Abril 2010

Fluxo Circular da Renda


A Contabilidade Nacional estuda a mensurao dos agregados, tais como o produto, renda e dispndio. Uma forma de entender as relaes da contabilidade nacional atravs do fluxo circular da renda. Nesse caso dividimos os agentes econmicos em famlias e empresas.

Fluxo Circular da Renda

Fluxo Circular da Renda


Onde temos os seguinte fluxo: 1 Famlias ofertam fatores de produo: Capital e trabalho; 2- Empresas fornecem bens e produtos; 3- Associado ao fornecimento de fatores de produo h o seu pagamento: salrios, lucros e juros; 4 Pagamento das famlias pelos bens e servios consumidos.

Fluxo Circular da Renda


Dessa relao do fluxo circular da renda podemos observar trs formas de mensurar o produto: Pela tica da renda, ou seja, pagamento de juros lucros, alugueres e salrios; Pela tica do produto: mensurao fsica nas empresas; Pela tica do dispndio: na compra pelos consumidores de bens e servios. A partir do fluxo circular da renda podemos estabelecer a primeira identidade das contas nacionais.

Identidade 1

Conceito: Produto
Produto: O Produto o valor, em unidades monetrias, dos bens e servios finais produzidos por uma economia em um determinado perodo de tempo (geralmente um ano).

Produto Renda Despesa

Uma outra forma de mensurar o produto por meio do chamado valor adicionado, definido como o valor que foi, em cada etapa produtiva, acrescido ou adicionado ao valor dos bens intermedirios.

Conceito: Produto

Tabela 1: Produo de um Pas

Suponhamos que um pas produza um nico bem final que seja consumido por seus habitantes: o po. Para produzir po necessrio produzir trigo e farinha.

Produto Trigo Farinha Po

Valor do produto 10 15 20

Insumos 0 10 15

Valor adicionado 10 5 5

Conceito: Produto
o produto agregado dessa economia 20, que corresponde ao ltimo bem produzido, o po. Esse valor tambm pode ser entendido somando-se o valor adicionado em cada etapa do processo produtivo, 10 + 5 + 5 = 20. J o valor bruto da produo (VPB) a soma do valor de cada um dos bens na economia que no nosso exemplo, igual a 45. Assim o valor adicionado (VA), VA= VPB Consumo de bens e servios intermedirios

Os vrios conceitos do produto


O produto pode ser definido como Interno ou Nacional, Bruto ou Lquido e a preo de mercado ou a custo de fator. Produto Interno: a produo realizada no pas. O conceito de produto interno, portanto um conceito geogrfico, ou seja, pertence ao produto interno de um pas todo bem ou servio final produzido dentro dos limites geogrficos desse pas.

Os vrios conceitos do produto


Produto Nacional: a produo do pas, que pertence ao pas. O conceito de produto nacional um conceito de titularidade, assim, pertence ao produto nacional de um pas os produtos que empregam fatores de produo que pertencem aos residentes desse pas, independente do local onde esse produto foi realizado.

Os vrios conceitos do produto


A diferena entre o produto Interno e o Produto Nacional a Renda Liquida Enviada ao Exterior( RLEE), pois, o Produto Interno inclui (contabiliza) a RLEE e Produto Nacional exclui (no contabiliza) a RLEE. Renda liquida enviada ao exterior (RLEE): Renda enviada ao exterior subtrada da renda recebida do exterior. Exemplo: PIB - PNB = RLEE PIB = PNB + RLEE

Produto a Preo de Mercado


Produto a preo mercado (pm): o produto que inclui os impostos indiretos, mas no inclui os subsdios. Produto a custo de fatores (cf): o produto que no inclui os impostos indiretos, porm inclui os subsdios. A diferena entre o Produto a preo de mercado e o produto a preo (custo) de fator so os impostos indiretos e os subsdios.

Os vrios conceitos do produto


Produto Bruto: o conceito de produto que inclui (contabiliza, contm) a depreciao. o produto que inclui o investimento bruto. Produto Lquido: o produto que exclui a depreciao. o produto que inclui o investimento lquido. A diferena entre o produto bruto e o produto lquido a depreciao pois o produto bruto inclui a depreciao e o produto lquido no inclui a depreciao.

Ppm = Pcf + impostos indiretos subsdios

Conceito: Renda
Renda (Y): A Renda a remunerao dos fatores de produo na forma de salrios, aluguis, juros (pagos a pessoas) e lucros. A renda composta pela soma da remunerao do fator trabalho mais a remunerao do capital financeiro mais a remunerao do capital fsico ou dos recursos naturais mais a remunerao do capital de risco.

Conceito: Dispndio ou Despesa


Dispndio ou Despesa (D): so os gastos que os agentes econmicos realizam para adquirir (comprar) a produo, ou seja, o destino da produo. A despesa a alocao do produto. A Despesa dada pela soma do Consumo das famlias (C), do Investimento das empresas (I), dos Gastos do Governo (G) e das Exportaes lquidas (X-M).

Dispndio = C+I+ G+X-M Renda = S + A + J + L

As trs ticas do PIB: Despesa


tica da despesa: O PIB pela tica da despesa dada pela soma do Consumo das famlias (C), do Investimento das empresas (I), dos Gastos do Governo (G) e das exportaes lquidas (X M). Note que nesse caso o PIB calculado o PIB a preo de mercado (PIBpm) PIBpm = C + I + G + X M C consumo das famlias I investimento das empresas G gastos do governo X exportaes de bens e servios no fatores M importaes de bens e de servios no fatores

As trs ticas do PIB: Renda


O PIBcf pela tica da renda dado pela soma de todas ao remuneraes pagas aos agentes econmicos em um determinado ano. Note que nesse caso o PIB calculado o PIB a custo de fatores (PIBcf). PIBcf = salrios + aluguis + juros + lucros + depreciao + RLEE Uma outra forma de calcular o PIB, nesse caso a custo de fatores, atravs da relao abaixo: PIBcf = remunerao dos empregados + excedente operacional bruto

As trs ticas do PIB - Produto


Para se calcular o PIB pela tica do produto devemos somar (agregar) toda a produo de bens e servios finais produzidos pr um pas em um determinado perodo de tempo, pr exemplo, um ano. A questo bsica no clculo do PIB pela tica do produto no cometer um erro de dupla contagem ao se somar os produtos intermedirios. Nesse caso o PIB calculado o PIB a custo de fatores (PIBpm)

Principais agregados macros PIBpm : Produto Interno Bruto a preo de mercado. PNLcf: Produto Nacional Lquido a custo de fator. RNBcf: Renda Nacional Bruta a custo de fator. RILpm: Renda Interna Lquida a preo de mercado. DILcf: Despesa Interna Lquida a custo de fator. DNBpm: Despesa Nacional Bruta a preo de mercado.

PIBpm = (Produo total de bens e servios)


(Produo intermediria)

Conceito: Consumo
Consumo: o consumo o valor dos bens e servios adquiridos pelos indivduos para a satisfao de seus desejos. O valor, em unidades monetrias, do total destes gastos ns chamamos de Consumo.

Conceito: Poupana
A Poupana a renda que no foi consumida. A poupana o excesso da renda sobre o consumo (S = Y-C). A Poupana, portanto, a renda que no foi consumida, utilizamos a letra S para denotar a Poupana (do ingls saving) .

Conceito: Investimento
Investimento o aumento do estoque fsico de capital. O Investimento o processo de acumulao dos bens de capital. O Investimento igual a soma da formao bruta de capital fixo (FBKF ) com a variao de estoques ( e ) , isto : I = FBKF + e

Conceito: Gastos do Governo


Os gastos do governo so os gastos com salrios de funcionrios pblicos e os gastos com as compras do governo Os gastos com transferncias, penses e aposentadorias, e com subsdios no so includas na rubrica Gastos do Governo.

Conceito: Transferncias
So recursos financeiros que o Governo transfere ao setor privado sem receber algo (bem ou servio) em troca. As transferncias se dividem em transferncias s pessoas (penses, aposentadorias, etc) e transferncias s empresas (IBC Instituto do caf, por exemplo).

Conceito: Subsdio
Quando o Governo financia parte do custo de produo de certos produtos (lcool, por exemplo ) com o objetivo de que o consumidor adquira mais barato esses produtos.

Identidade 2:

Poupana Externa (Se) Se = Saldo em conta corrente A poupana externa igual ao dficit em conta corrente.

Investimento Poupana Ip + Ig = Sp + Sg + Se
Sp: poupana privada bruta Sg: poupana governo Se: poupana externa Ip: investimento bruto do governo Ig: investimento bruto do setor privado I = FBKF + e I = Investimento bruto FBKF = Formao Bruta de Capital Fixo e = variao de estoques

Poupana Governo (Sg) Sg= RLG G RLG = Renda Lquida do Governo G = Gasto do Governo ou Consumo do Governo A Renda Lquida do Governo (RLG) dada pela soma dos Impostos Indiretos (II) mais Impostos Diretos (ID) mais outras Receitas do Governo (ORG) menos subsdios e transferncias (penses e aposentadorias). RLG = II + ID + ORG subsdios transf.

Dficit do Governo (Dg)

Dg = Ig Sg
O Dficit do Governo dado pelo excesso do Investimento do Governo sobre a Poupana do Governo.

Poupana Interna (Si) A poupana interna dada pela soma da poupana privada (Sp) coma poupana do governo (Sg). Si = Sp + Sp Si = Poupana Interna Sp = Poupana Bruta do Setor Privado ou Renda Bruta das Empresas Sg = Poupana do Governo ou saldo em conta corrente do governo

Nova Metodologia Contas Nacionais


Produo Nacional PN = (CF+CI) + I + X M IP + Sub PN: Produo Nacional CF: consumo de bens finais CI: consumo de bens intermedirios I: investimento das empresas X: exportaes M: importaes IP: Impostos sobre produtos Sub: Subsdios

Nova Metodologia Contas Nacionais


Da relao anterior e da formula do PIBpm chegamos a seguinte relao entre PIBpm e Produo Nacional: PN = PIB + CI IP + Sub PN: Produo Nacional CF: consumo de bens finais PIBpm: Produto interno bruto a preos de mercado IP: Impostos sobre produtos Sub: Subsdios

Deflator Implcito do PIB Deflator implcito do PIB = Pib Nominal/Pib Real O PIB nominal tambm chamado de produto a preos correntes - corresponde ao valor do produto medido aos preos vigentes no ano de referncia. J o PIB real tambm chamado de produto a preos constantes - corresponde quantidade fsica de bens e servios produzidos pela economia. Ou seja, o produto real somente varia se houver uma variao na quantidade fsica efetivamente produzida.

1. (CESPE - FUNCAP 2004)


O estudo dos conceitos bsicos da contabilidade nacional indispensvel compreenso da teoria macroeconmica. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. a) - Quando ocorre a acumulao de estoques nos ptios das montadoras de automveis, o produto interno bruto (PIB) torna-se maior que a renda interna bruta. b) A mensurao do PIB pela tica da despesa no deve levar em conta as vendas externas porque elas no representam gastos dos residentes no pas.

2. (SEPLAG CESPE - 2009)


O estudo da contabilidade nacional diz respeito mensurao dos agregados macroeconmicos. Com relao a esse assunto, julgue os itens seguintes. a) Os gastos em investimento, que so relevantes para o clculo da despesa agregada, englobam tanto a compra de mquinas e equipamentos pelas firmas privadas como as despesas com aquisies de aes de empresas pelos clientes de corretoras de valores. b) Contrariamente ao conceito de Produto Interno Bruto (PIB), que geograficamente delimitado, o de Produto Nacional Bruto (PNB) inclui a produo e a renda nacionais, geradas tanto no pas como no exterior.

3. (CESPE - TCE 2009 - Adaptada)


A contabilidade nacional trata da mensurao dos grandes agregados econmicos. Com relao a esse assunto, assinale a opo correta. a) Os lucros auferidos por uma fbrica de carros em Porto Real-RJ so includos, simultaneamente, no produto interno bruto (PIB) e no produto nacional brasileiro (PNB). b) De acordo com a identidade bsica da contabilidade nacional, aumentos no deficit pblico, por contrarem a poupana domstica, reduzem, inequivocamente, os recursos destinados aos gastos de investimento.

3. (CESPE - TCE 2009 - Adaptada)


c) Pagamentos de penses e aposentadorias para funcionrios pblicos federais, por representarem despesas do governo central, so contabilizados no PIB, computado sob a tica da despesa. d) A reduo do imposto sobre produtos industrializados (IPI) sobre material de construo, anunciada recentemente pelo governo, contribui para elevar a renda disponvel da economia brasileira.

10

4. (CESPE - TCE 2008- Adaptada)


A respeito da mensurao de agregados macroeconmicos no mbito da contabilidade nacional, assinale a opo correta. a) O produto interno bruto (PIB) , que constitui um estoque de bens e servios, representa uma forma de mensurao da riqueza de um pas. b) Nos pases em desenvolvimento, o produto nacional bruto (PNB) superior ao PIB porque as empresas multinacionais, que produzem uma parcela expressiva da oferta de bens e servios nesses pases, repatriam seus lucros para o pas de origem. c) Transferncias realizadas no mbito de programas redistributivos para famlias de baixa renda elevam a renda disponvel da economia. Gabarito: 1 - EE 2 EC 3 - EEEC 4 - EEC

Gabarito Cespe

1 AFRF - ESAF
Com relao aos conceitos de produto agregado, podemos afirmar que: a) o produto nacional necessariamente maior do que o produto interno; o produto bruto necessariamente maior do que o produto lquido; e o produto a preos de mercado necessariamente maior do que o produto a custo de fatores b) o produto a preos de mercado necessariamente maior do que o produto a custo de fatores; o produto interno necessariamente maior do que o produto nacional; e o produto bruto necessariamente maior do que o produto lquido

1 AFRF - ESAF
c) o produto bruto necessariamente maior do que o
produto lquido; o produto interno necessariamente maior do que o produto nacional; e o produto a preos de mercados pode ser maior ou menor do que o produto a custo de fatores d) o produto interno necessariamente maior do que o produto nacional; o produto lquido pode ser maior ou menor do que o produto bruto; e o produto a custo de fatores pode ser maior ou menor do que o produto a preos de mercado e) o produto bruto necessariamente maior do que o produto lquido; o produto nacional pode ser maior ou menor do que o produto interno e o produto a custo de fatores pode ser maior ou menor do que o produto a preos de mercado

11

2 - ESAF MPU 2004


Considere os seguintes dados. Produto interno bruto a preo de mercado: 1000 Renda lquida enviada ao exterior: 100 Depreciao: 50 Impostos indiretos: 200 Subsdios: 50 Com base nessas informaes, a renda nacional lquida a custo de fatores igual a a) 800 b) 750 c) 700 d) 850 e) 900

3 - ESAF- APO 2005


Considere os seguintes dados para uma economia hipottica renda nacional lquida: 1000 depreciao: 30 consumo pessoal: 670 variao de estoques: 30 Com base nestas informaes e considerando as identidades macroeconmicas bsicas que decorrem de um sistema de contas nacionais para uma economia fechada e sem governo, podemos afirmar que a formao bruta de capital fixo nesta economia de: a) 300 b) 330 c) 370 d) 400 e) 430

4 - AFRF- 2005
Considere as seguintes informaes para uma economia hipottica (em unidades monetrias): Variao de estoques: 50. Poupana lquida do setor privado: 270. Depreciao: 30. Dficit do balano de pagamentos em transaes correntes: 100. Saldo do governo em conta corrente: 300.

4 - AFRF- 2005
Com base nessas informaes e considerando as identidades macroeconmicas bsicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, correto afirmar que a formao bruta de capital fixo dessa economia foi de: a) 520. b) 620. c) 550. d) 650. e) 600.

12

5 ESAF INSS
Levando-se em conta a identidade macroeconmica Poupana = Investimento, numa economia aberta e com governo, e considerando: 1. D = dficit pblico 2. Sg = poupana pblica 3. Ig = investimento pblico 4. Spr = poupana privada 5. Ipr = investimento privado 6. Sext = poupana externa

5 ESAF INSS
correto afirmar que: a) D = Sg - Ig + Spr - Ipr b) D = Sext c) D = Spr + Ipr + Sext d) D = Sg - Ig + Sext e) D = Spr - Ipr + Sext

6 - AFRF- 2005
Considere as seguintes informaes para uma economia hipottica (em unidades monetrias): Investimento bruto total: 700 Depreciao: 30 Dficit do balano de pagamentos em transaes correntes: 100 Saldo do governo em conta corrente: 400 Com base nessas informaes e considerando as identidades macroeconmicas bsicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, correto afirmar que a poupana lquida do setor privado foi igual a a) 170 b) 200 c) 140 d) 210 e) 120

7 - AFRF- 2005

Considere as seguintes informaes para uma economia hipottica (em unidades monetrias): Investimento privado: 500 Investimento pblico: 100 Poupana privada: 300 Poupana do governo: 200 Com base nessas informaes e considerando as identidades macroeconmicas bsicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, correto afirmar que essa economia hipottica apresentou: a) supervit no balano de pagamentos em transaes correntes de 100. b) dficit do balano de pagamentos em transaes correntes de 100.

13

7 - AFRF- 2005
c) dficit do balano de pagamentos em transaes correntes de 200. d) supervit no balano de pagamentos em transaes correntes de 200. e) poupana externa de 150.

8 APO - 2008
Considere os seguintes dados de um sistema de contas nacionais, que segue a metodologia do sistema adotado no Brasil, em unidades monetrias: Produo = 1200 Importao de bens e servios = 60 Impostos sobre produtos = 70 Consumo final = 600 Formao bruta de capital fixo = 100 Variao de estoques = 10 Exportaes de bens e servios = 120 Com base nessas informaes, o consumo intermedirio igual a: a) 500 b) 400 c) 450 d) 550 e) 600

9 APO ESAF - 2008


A conta de bens e servios do sistema de contas nacionais no Brasil apresentou os seguintes dados para 2005 (em R$ 1.000.000): Produo: 3.786.683; Importao de bens e servios: 247.362; Impostos sobre produto: 306.545; Subsdios aos produtos: 1.559; Despesas com consumo final: 1.721.783; Formao bruta de capital fixo: 342.237; Variao de estoques: 5.739; Exportao de bens e servios: 324.842. Com base nestas informaes, pode-se afirmar que o consumo intermedirio foi de:

9 APO ESAF - 2008


a) 2.133.019 b) 1.944.430 c) 1.946.019 d) 2.231.014 e) 1.942.901

14

10 ESAF - APO - 2005


Considere os seguintes dados de um sistema de contas nacionais, que segue a metodologia do sistema adotado no Brasil, em unidades monetrias: Produo = 1200 Importao de bens e servios = 60 Impostos sobre produtos = 70 Consumo final = 600 Formao bruta de capital fixo = 100 Variao de estoques = 10 Exportaes de bens e servios = 120

10 ESAF - APO - 2005


Com base nessas informaes, o consumo intermedirio igual a: a) 500 b) 400 c) 450 d) 550 e) 600

11 ESAF - Gestor - 2009


Considere os seguintes dados extrados de um Sistema de Contas Nacionais, em unidades monetrias: Produto Interno Bruto: 1.162; Remunerao dos empregados: 450; Rendimento misto bruto (rendimento de autnomos): 150; Impostos sobre a produo e importao: 170; Subsdios produo e importao: 8; Despesa de consumo final: 900; Exportao de bens e servios: 100; Importao de bens e servios: 38.

11 ESAF - Gestor - 2009


Com base nessas informaes, os valores para a formao bruta de capital fixo e para o excedente operacional bruto sero, respectivamente, 300 e 362; b) 200 e 450; c) 400 e 200; d) 200 e 400; e) 200 e 262

15

12 ESAF - Gestor - 2009


Considere os seguintes dados extrados de um Sistema de Contas Nacionais extradas das contas de produo de renda: Produo: 2.500; Impostos sobre produtos: 150; Produto Interno Bruto: 1.300; Impostos sobre a produo e de importao: 240; Subsdios produo: zero; Excedente operacional bruto, inclusive rendimento de autnomos: 625.

12 ESAF - Gestor - 2009


Com base nessas informaes, correto afirmar que o consumo intermedirio e a remunerao dos empregados so, respectivamente: a) 1.350 e 440; b) 1.350 e 435; c) 1.200 e 410; d) 1.200 e 440; e) 1.300 e 500

Gabaritos - ESAF
1E 2-C 3B 4D 5E 6A 7B 8A 9B 10 A 11 D 12 - B

16

You might also like