You are on page 1of 36

CAMINHOS PARA PRTICAS DE CONSUMO RESPONSVEL

Agricultura Familiar

Agroecologia

Economia Solidria

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

Instituto Kairs
Renata de Salles S. Pistelli Thais Silva Mascarenhas

So Paulo 2011

Dados

Internacionais de Catalogao na Publicao (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)


Organizao de grupos de consumo responsvel / Instituto Kairs ; [elaborao de textos] Renata de Salles S. Pistelli, Thais Silva Mascarenhas. -- So Paulo : O Instituto, 2011. -- (Caminhos para prticas de consumo responsvel ; 1) Bibliografia. ISBN 978-85-99517-03-1 1. Alimentos - Aspectos sociais 2. Cidadania 3. Consumidores - Comportamento 4. Consumo (Economia) 5. Desenvolvimento sustentvel 6. Educao ambiental 7. Poltica ambiental I. Instituto Kairs. II. Pistelli, Renata de Salles S. III. Mascarenhas, Thais Silva. IV. Srie.

(CIP)

11-13771 ndices para catlogo sistemtico:

CDD-304.2

1. Consumo alimentar : Sustentabilidade : Sociologia 304.2 2. Consumo sustentvel : Alimentao : Sociologia 304.2

1. Apresentao geral 2. Introduo 3. O que so Grupos de Consumo Responsvel (GCRs)? 3.1. Iniciativas identificadas no Brasil 3.2. Caractersticas gerais 3.3. Dinmicas de funcionamento 4. Como organizar um Grupo de Consumo Responsvel? 4.1. Identidade do grupo 4.2. Produo: escolha dos produtos, relao com produtores 4.3. Logstica e dinmica de funcionamento 4.4 Gesto 4.5 Comunicao e educao 4.6 Principais desafios enfrentados 5. Informaes sobre o tema 6. Contatos dos Grupos de Consumo Responsvel no Brasil

4 9 11 11 13 13 16 17 18 19 23 26 27 29 30

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

A organizao de grupos de consumo responsvel foi escolhida como um dos temas desta srie de cartilhas, em que apresentamos alguns caminhos para prticas que buscam contribuir na construo de uma cadeia de produo, comercializao e consumo mais responsvel, justa, solidria e sustentvel. No entanto, antes de entrar especificamente neste tema, importante refletirmos sobre alguns destes conceitos.

O que entendemos por consumo responsvel?


Voc j se perguntou: de onde vem e para onde vai o que voc consome diariamente? Esta reflexo crtica essencial para a prtica do consumo responsvel, que nos traz ainda outras questes. O que comprar? um produto necessrio ou suprfluo? De onde vem o que compramos? Como produzido? A produo causa algum impacto no meio ambiente? Onde e como comprar? Quanto vale? Como consumir? Como diminuir a gerao de lixo? Como podemos intervir e multiplicar a prtica de consumo responsvel? Em geral, o que vemos so pessoas escolhendo quais produtos vo comprar a partir do desejo e da necessidade, sem pensar no que esse ato provoca, para alm do que seus olhos veem, no mundo a sua volta. Ao comprar alimentos, a maioria das pessoas se preocupa mais com aparncia, sabor e preo, deixando de lado suas consequncias para a sade, o meio ambiente, a sociedade, a cultura, a economia e o mundo. Mas no podemos esquecer que, ao escolher comprar este ou aquele produto, estamos alimentando tambm atitudes que podem ser ou no sustentveis.

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

Vivemos numa cultura em que o consumismo e a prtica de relaes desrespeitosas com os trabalhadores tm trazido srias conseqncias para a sustentabilidade da vida no planeta. Refletir sobre o nosso consumo e buscar alternativas mais sustentveis e responsveis um dos maiores desafios que o homem encontra hoje para efetivamente contribuir na construo de uma melhor qualidade de vida para si e para todos. O Consumo Responsvel (CR) a interveno do consumidor que entende que suas escolhas dirias afetam sua qualidade de vida, a sociedade, a economia e a natureza. Assim, esse consumidor (um indivduo, um grupo ou uma instituio) busca alternativas, ajudando a construir opes saudveis, sustentveis e responsveis de produo, comercializao e consumo.
DE, PAS, MU CIDA ND E D A O D I N U M O , C ENTENDER REFLE TIR R A G R E ENX Inquietar-se,
criticar, discernir, expressar

FA M

IA

Portanto, para exercer o CR fundamental entender para intervir. E, ao intervir, temos a necessidade de entender melhor a nossa prtica. O entender contribui para o intervir e vice-versa.

Observar, descobrir, sensibilizar-se, conhecer

PESSOA

Assumir responsabilidade, escolher, agir de forma planejada e participativa

INTERV

IR

Entender: desenvolver a reflexo crtica acerca das consequncias


sociais e ambientais dos atuais padres de produo e consumo adotados por cada um de ns e pela sociedade.

Intervir: contribuir na prtica para as transformaes em busca de


uma melhor qualidade de vida com sustentabilidade social, econmica e ambiental.

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

Algumas alternativas de produo, comercializao e consumo j acontecem no Brasil, como vemos nas reas a seguir. Agricultura Familiar (AF) considera-se agricultor familiar aquele que pratica atividades no meio rural de acordo com determinado limite de rea, utilizao de mo-de-obra da prpria famlia, renda familiar originada de atividades econmicas do estabelecimento, direo do estabelecimento com sua famlia (Lei Federal no 11.326/06). Ressalta-se que a AF responsvel pelos principais produtos que chegam mesa dos brasileiros (cerca de 90% da mandioca e 2/3 do feijo, do leite e dos sunos). Alm disso, no mnimo 30% dos gastos com gneros alimentcios para a alimentao escolar deve ser gasto com produtos da AF (Lei Federal no 11.947/09). Agricultura Orgnica um conjunto de sistemas de produo agrcola que, entre outras coisas, no permite o uso de substncias que coloquem em risco a sade de consumidores e trabalhadores e o meio ambiente. Alm disso, partem do respeito s leis ambientais e s boas relaes com os trabalhadores e no utilizam substncias proibidas pela legislao de orgnicos1, como agrotxicos, fertilizantes minerais solveis, hormnios, antibiticos e outros medicamentos, alm dos produtos geneticamente modificados. Agroecologia uma cincia holstica e interdisciplinar que objetiva o desenvolvimento sustentvel da agricultura. Segue as normas da produo orgnica, e leva em conta os seguintes aspectos: ambiental: os produtores realizam manejo ecolgico da produo de acordo com os recursos naturais disponveis com o mnimo de impacto na natureza e em sua biodiversidade; busca-se diversificar e integrar a produo de espcies vegetais e animais com o objetivo de criar ecossistemas mais equilibrados; social: promove a valorizao da agricultura familiar e da qualidade de vida de todos os atores da cadeia (do produtor ao consumidor) no campo e na cidade; econmico: tem como base estimular uma comercializao justa e solidria; cultural: valoriza o conhecimento e a experincia de cada agricultor e a cultura local.

1. O Decreto n 6323 regulamenta a Lei dos Orgnicos (n 10.831/2003).

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

Comrcio Justo e Solidrio (CJS) uma nova forma de comercializar, uma prtica comercial diferenciada pautada nos valores de justia social e solidariedade realizada pelos empreendimentos econmicos solidrios. Esta definio consta no Decreto n 7.358 (17/11/2010), que institui o Sistema Nacional do Comrcio Justo e Solidrio. No CJS, as relaes comerciais entre produtores, comerciantes e consumidores so: mais justas buscam um preo justo ao produtor e ao consumidor; solidrias todos so co-responsveis na construo dessas novas relaes; duradouras proporcionam estabilidade e desenvolvem a confiana entre os envolvidos; transparentes todos compartilham as informaes sobre os produtos, os processos, a composio dos preos e suas organizaes. Economia Solidria (ES) um jeito diferente de produzir, vender, comprar, trocar e consumir, em que a realizao das atividades econmicas baseada na democracia, autogesto, cooperao, solidariedade, preservao ambiental e nos direitos humanos. A autogesto acontece quando todos os integrantes do empreendimento so, ao mesmo tempo, trabalhadores e donos e tomam as decises de forma democrtica. Os participantes ou scios(as) so trabalhadores dos meios urbano e rural que realizam atividades de produo de bens, prestao de servios, fundos de crdito (cooperativas de crdito e fundos rotativos populares), comercializao e consumo solidrio. Segurana Alimentar e Nutricional (SAN) consiste na realizao do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base prticas alimentares promotoras da sade, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econmica e socialmente sustentveis (Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional2) Slow Food movimento que nasceu em resposta aos efeitos padronizantes do fast food, ao ritmo frentico da vida atual, ao desaparecimento das tradies culinrias regionais e ao decrescente interesse das pessoas por sua alimentao (www.slowfoodbrasil.com/). Ele prega que o alimento deve ser bom, limpo e justo, produzido de forma artesanal, respeitando o meio ambiente e os produtores e incentivando que os consumidores estejam bem informados e se tornem parceiros dos produtores (co-produtores).

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel


O Instituto Kairs e a Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA) vm trabalhando no projeto Consumo Responsvel nos Territrios Rurais, envolvendo a agricultura familiar junto s Bases de Servios de Apoio Comercializao (BSC) nos territrios e construindo parcerias na discusso e na prtica de estratgias de consumo responsvel, em especial nos estados do Cear, Paraba, Rio Grande do Norte e So Paulo. Para ilustrar o tema aqui proposto, o Instituto Kairs apresenta esta srie de cartilhas com algumas alternativas. So exemplos de prticas de consumo que promovem a aliana entre produtores, comerciantes e consumidores, de forma responsvel e justa. Tais prticas tm a inteno de, por um lado, facilitar o acesso dos consumidores a produtos e servios da agricultura familiar, agroecolgica e da economia solidria a um preo justo, ao mesmo tempo que se busca construir com produtores um canal de escoamento de seus produtos com remunerao mais justa e melhores condies de trabalho. Temas da Srie Caminhos para Prticas do Consumo Responsvel:

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel; Parceria entre Consumidores e Produtores na Organizao de Feiras; Controle Social na Alimentao Escolar
Esperamos que as reflexes aqui trazidas possam contribuir para tornar as prticas de consumo responsvel mais acessveis e efetivas, sendo adaptadas a cada realidade, aproximando consumidores e produtores e possibilitando uma melhor qualidade de vida a todos. Esperamos ainda contribuir para a articulao entre os movimentos de Agroecologia, Agricultura Familiar, Economia Solidria, Comrcio Justo e Solidrio, Educao Ambiental e Segurana Alimentar e Nutricional. timas reflexes e prticas de consumo responsvel!

2. Lei 11.346/2006

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

Entendemos que a sensibilizao das pessoas para o tema do consumo responsvel fundamental para promover a reflexo crtica sobre as consequncias sociais e ambientais dos atuais padres de produo e consumo. Porm, para que transformaes aconteam, necessrio avanar no desenvolvimento e na ampliao de prticas diferenciadas de produo, comercializao e consumo, como j acontece em diversas experincias pelo Brasil afora no campo da economia solidria e da agroecologia, entre outros movimentos. Um exemplo disso so os Grupos de Consumo Responsvel (GCRs), experincias de consumidores e produtores organizados que se propem a transformar seu ato de compra em um ato poltico, visando sustentabilidade da prpria experincia e ao bem-estar do planeta. Existem referncias, em diversos momentos da histria, sobre a formao de organizaes para aquisio de bens e servios de forma coletiva. Para se ter uma ideia, alguns pesquisadores dizem que o chamado cooperativismo de consumo surgiu no sculo XIX, na Inglaterra, como uma das primeiras manifestaes dos trabalhadores contra a explorao que sofriam por parte de seus empregadores. Essa forma de organizao do consumo serviu, durante algumas dcadas, como alternativa para o abastecimento de pessoas em diversas partes do mundo, at cair em decadncia, entre outros motivos, pelo predomnio dos modelos de distribuio de massa (super e hipermercados), a partir da metade do sculo XX. Nessa mesma poca, a publicidade ganha fora como mecanismo de apoio venda da produo excedente, o que representa um fator importante no processo de mudana dos hbitos de consumo na sociedade contempornea. Recentemente, os impactos ambientais e sociais causados pelos padres de produo e consumo contemporneos vm sendo reconhecidos por parte da sociedade, ao mesmo tempo em que surgem propostas de adoo de novas posturas de consumo, chamadas de ticas ou responsveis.

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

Contextualizadas no movimento da economia solidria, diversas experincias coletivas de organizao do consumo tm sido desenvolvidas no Brasil desde a dcada de 1990, resgatando caractersticas do cooperativismo de consumo desenvolvido no sculo XIX. Nesse sentido, o Instituto Kairs atua, junto a diversos parceiros, no apoio ao desenvolvimento de experincias de consumo coletivo, sobretudo na cidade de So Paulo e em alguns estados do Nordeste, como Paraba, Cear e Rio Grande do Norte. Tivemos a oportunidade de conhecer experincias similares que acontecem em diversos lugares do pas e que carregam traos muito semelhantes de organizao, inteno e proposta de atuao. Dessa forma, o objetivo deste material compartilhar com todos e todas algumas informaes sobre a atuao desses Grupos de Consumo Responsvel no Brasil.

10

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

Uma alternativa para construir estratgias de compra e venda baseadas em relaes de tica e transparncia entre produtores, vendedores e consumidores so os GCRs, grupos de pessoas que decidem organizar-se para comprar determinados produtos, de uma forma diferente da que ocorre no mercado convencional. Essas pessoas querem ter acesso a produtos que tenham qualidade nutricional e que sejam fruto de um sistema produtivo e comercial que respeite as pessoas e o meio ambiente. Dessa forma, o objetivo desses grupos vai alm do ato de consumo, buscando promover a troca de saberes entre os participantes, a reflexo e a transformao de hbitos e costumes, tornando possvel para o consumidor assumir ativamente sua responsabilidade na dinmica das relaes sociais que acontecem desde a produo at o consumo dos alimentos e produtos em geral. Nos grupos, os participantes tm acesso a produtos de qualidade, vindos da economia solidria, agricultura familiar e agroecologia, com preos justos. Para isso, os grupos esto constantemente envolvidos na tarefa de encontrar e criar formas viveis para os produtos chegarem dos produtores aos consumidores, que no remunerem a mais ou a menos a produo e a venda. Isso s possvel por meio de muito trabalho e do constante dilogo entre os envolvidos.

3.1 Iniciativas identificadas no Brasil


Diante da necessidade e do interesse em (re)conhecer e compreender a dinmica desses grupos, o Instituto Kairs iniciou, em 2009, o levantamento do perfil dos Grupos de Consumo Responsvel no Brasil, que resultou no documento Consumo como interveno Um olhar sobre as experincias de consumo coletivo3.
3. O documento na ntegra est disponvel no site do Instituto Kairs: www.institutokairos.net

11

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

At o ano de 2011, foi possvel identificar 22 iniciativas no Brasil que declararam realizar (ou ter realizado at 2010) compras coletivas com critrios solidrios e/ou agroecolgicos, que so:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 ADAO CE - Associao para o Desenvolvimento da Agropecuria Orgnica ADAO GO - Associao para o Desenvolvimento da Agricultura Orgnica Associao de Comercializao Xiquexique - Rede Xiquexique Associao de Integrao Campo Cidade - MICC Broto ComerAtivaMente Compras Coletivas da Ilha ConsumoSol - Articulao tica e Solidria para um Consumo Responsvel Cooperativa de Produo e Consumo Solidrio Ltda - Cooper Ecosol Fortaleza Goinia Mossor So Paulo Vitria So Paulo Florianpolis So Carlos Passo Fundo Porto Alegre Natal Botucatu Dourados Fortaleza Botucatu Piracicaba Rio de Janeiro So Paulo Salvador Alta Floresta Itaja Campinas CE GO RN SP ES SP SC SP RS RS RN SP MS CE SP SP RJ SP BA MT SC SP

10 Cooperativa GiraSol - Comrcio Justo e Consumo Consciente 11 Cooperativa TECHNE - Grupo Consumo Consciente 12 CSA Demetria Botucatu 13 Grupo de Compras Coletivas 14 Grupo de Consumidores Responsveis do Benfica 15 Grupo de Consumo Consciente 16 Rede de Produo e Consumo Responsvel de Piracicaba e Regio 17 Rede Ecolgica 18 Rede Sementes de Paz 19 RedeMoinho - Cooperativa de Comrcio Justo e Solidrio 20 SISCOS Sistema de Comercializao Solidria / Instituto Ouro Verde 21 Triambakam 22 Trocas Verdes

Destas, as experincias estudadas na pesquisa foram: Rede Ecolgica; MICC; Rede Sementes de Paz; Trocas Verdes; CooperEcosol; Cooperativa GiraSol; e RedeMoinho 4.
4. Entre os grupos que no foram estudados na pesquisa, alguns no tiveram possibilidade de responder ao questionrio de pesquisa e outros foram identificados somente aps o incio da sistematizao dos dados.

12

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

3.2 Caractersticas gerais


A pesquisa sobre o perfil dos Grupos de Consumo Responsvel no Brasil, em linhas gerais, nos mostrou que a maioria das iniciativas faz parte do movimento da economia solidria ou se identifica com seus princpios, adotando sistema de gesto descentralizado e democrtico, que valoriza e prioriza a relao direta entre produtores e consumidores. Costumam ter um espao fsico onde os consumidores retiram as mercadorias e, em alguns casos, realizam a entrega em domiclio. J os principais desafios apontados pelos coletivos esto relacionados logstica (realizao de pagamentos, transporte, gesto dos pedidos), busca da viabilidade econmica e mobilizao dos consumidores no s na compra, mas tambm na organizao do coletivo. A seguir, abordaremos com mais detalhes questes relacionadas s dinmicas de funcionamento adotadas pelos grupos. Mais informaes sobre outras caractersticas dos grupos de consumo sero comentadas no item 4 (Como organizar um Grupo de Consumo Responsvel).

3.3 Dinmicas de funcionamento


Com base nas principais caractersticas observadas na organizao dos GCRs, possvel dizer que eles assumem a forma de redes solidrias. Isso porque envolvem atores da cadeia produtiva com o objetivo de conquistar benefcios coletivos a partir da cooperao na produo, na intermediao e no consumo. Por suas diferentes formas de organizao, entendemos que os grupos podem ser classificados em dois tipos de rede que sero chamadas de redes singulares e redes capilares , assim caracterizadas: redes singulares so os grupos de consumo formados por um coletivo de consumidores que tem um eixo centralizado de gesto e distribuio dos produtos (entrega/retirada), o qual se relaciona diretamente com os produtores; redes capilares so os grupos de consumo formados por diferentes ncleos de consumidores (caracterizados por certa localizao geogrfica, ambiente de trabalho etc.) que descentralizam a gesto e a distribuio dos produtos (entrega/ retirada) e podem apresentar variados graus de autonomia entre si, dependendo da proposta do grupo.

13

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

Para auxiliar a compreenso deste tema, foram elaborados os esquemas abaixo, na tentativa de ilustrar a dinmica de funcionamento destas redes a partir de uma representao simplificada do fluxo dos produtos. Lembramos que a dinmica de funcionamento pode mostrar-se de outras formas conforme forem enfocados outros aspectos do funcionamento, como a organizao (ou o fluxo) dos pedidos ou dos pagamentos.

REDE SINGULAR

Produtor Ecolgico 1

Produtor Ecolgico 2

Fluxo do Produto: entrega feita pela origem Fluxo do Produto: entrega feita pela ponta

Consumidor Gesto Geral / ponto de retirada

Rede singular: aps serem colhidos ou produzidos, os produtos so transportados dos produtores at o local da gesto geral (centralizada) do grupo de consumo. Este funciona como um ponto de retirada para os consumidores, que vo at l buscar seus produtos. Em alguns grupos, h tambm a possibilidade de o consumidor receber seus produtos em casa.

14

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

REDE CAPILAR

Produtor Ecolgico 1

G G

Produtor Ecolgico 2

Consumidor Fluxo do Produto: entrega feita pela origem Fluxo do Produto: entrega feita pela ponta Gesto Geral / ponto de retirada

G Ncleo de Consumidores

Rede capilar: aps serem colhidos ou produzidos, os produtos so transportados dos produtores at o local da gesto geral/central de logstica, onde ento so separados e distribudos aos ncleos de consumo. Estes funcionam como um ponto de retirada para os consumidores, que vo at l buscar seus produtos. Em alguns ncleos, h tambm a possibilidade de o consumidor receber seus produtos em casa.

A principal diferena entre essas duas formas de organizao diz respeito relao entre o consumidor e a gesto, j que so bastante parecidas no tocante gesto com os produtores. Foi observado tambm na pesquisa que, nas experincias estudadas, todas as redes capilares esto localizadas em capitais de grandes centros urbanos (Rio de Janeiro e So Paulo), o que, entre outros fatores, nos faz pensar que talvez esse modelo seja mais adequado a grandes reas urbanas, tanto pela escala possvel como pelo ritmo de vida das pessoas. J as redes singulares esto localizadas em cidades menores, entre 200 mil e 1,5 milho de habitantes.

15

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

A partir das iniciativas que conhecemos e de nossas prprias experincias, possvel dizer que montar um grupo de consumo responsvel uma tarefa que exige articulao de pessoas e de propostas de vida. Geralmente, o movimento comea com duas, trs ou mais pessoas interessadas, que mobilizam conhecidos no local de trabalho ou no bairro, identificam e firmam parcerias com um ou mais produtores, viabilizam o transporte e a distribuio dos produtos, e assumem a gesto das atividades como um todo. Desde o comeo costuma estar presente a expectativa de que, ao longo do tempo, mais pessoas entraro no grupo e estaro dispostas a dividir o trabalho. Muitas vezes isso acontece, mas no sempre. Assim, possvel perceber que, alm de criar um grupo, importante construir estratgias para a manuteno e sustentabilidade deste coletivo ao longo do tempo. Assim, acreditamos ser necessrio bastante planejamento, compromisso e organizao do trabalho para viabilizar essa empreitada, de forma que se torne uma ao consistente, vivel e significativa para os envolvidos, assim como para a sociedade. Propomos abaixo algumas questes que consideramos serem pontos centrais para reflexo dos envolvidos no momento da organizao de um grupo de consumo responsvel. Dialogando com isso, trazemos tambm mais algumas informaes sobre grupos de consumo existentes, observadas na pesquisa sobre o perfil dos Grupos de Consumo Responsvel no Brasil, com a inteno de que inspirem o desenvolvimento e a organizao de novas experincias de consumo coletivo, no Brasil e no mundo.

16

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

4.1 Identidade do grupo


Por que montar o grupo? Quem sero os consumidores? Quais so os princpios e valores que orientam o grupo?

A motivao para a criao do grupo fundamental, pois dar identidade ao coletivo ao longo de sua trajetria. Uma ao primordial, nesse sentido, promover encontros e reunies presenciais para refletir sobre isso com as pessoas que esto dispostas a construir o grupo. As principais motivaes dos grupos existentes esto relacionadas ao desejo de possibilitar a aproximao entre produtores(as) e consumidores(as) e de integrao entre o campo e a cidade. Esses grupos declaram ter a inteno de fortalecer as organizaes produtivas e dar oportunidade aos consumidores de praticar o consumo responsvel. Muitos falam tambm do desejo de construir relaes mais justas e solidrias de comercializao e consumo, em oposio s convencionais (hegemnicas) e ainda da inteno de fomentar a comercializao e o consumo de alimentos saudveis e ambientalmente sustentveis. A maioria dos grupos de consumo manifestam claramente que a motivao central de sua existncia a organizao do consumo, tanto para possibilitar o acesso a produtos de qualidade a preos mais acessveis, como para apoiar os grupos produtivos na comercializao de seus produtos. Com o desenvolvimento da experincia, torna-se cada vez mais importante firmar boas parcerias. Todas as experincias estudadas contam com o apoio de entidades parceiras, sobretudo nas seguintes reas: comercializao, comunicao, infraestrutura, formao, subsdios financeiros e/ou recursos humanos. Essas entidades so geralmente ONGs, empreendimentos da economia solidria, associaes de produtores, restaurantes ou empresas.

17

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

4.2 Produo: escolha dos produtos, relao com produtores


Quais produtos sero consumidos? Quem sero os produtores? Onde e como encontr-los?

A definio sobre os tipos de produto que sero consumidos muito importante para indicar a forma como o coletivo ir funcionar e quais produtores ou fornecedores devero buscar. Essa definio est intimamente relacionada com a identidade do grupo, uma vez que os princpios e valores que do sentido ao coletivo costumam ser traduzidos em seus critrios de compra. Em geral, esse tema pauta das reunies iniciais de constituio do grupo e, para sua definio, devem-se levar em conta (alm dos princpios e valores) as necessidades de compra dos participantes, a viabilidade da logstica necessria (considerando as diferenas de durabilidade entre alimentos frescos e os secos, a necessidade de armazenamento, entre outros) e a existncia de produtores que forneam os produtos escolhidos. Tambm possvel dizer que esse processo passa pela considerao de que tipo de produto se deseja consumir e que tipo de empreendimento produtivo se deseja financiar ou fortalecer por meio da compra (por exemplo: comprar alimentos agroecolgicos de determinada cooperativa de agricultores ou de certo grupo da agricultura familiar de que se tem conhecimento). Nesse caso, os produtos especficos que podero ser comprados estaro subordinados a essa considerao. Para a identificao de produtores, alm de contatos locais que podem ser bastante eficientes na indicao de grupos produtivos, podem-se consultar tambm os sites do Frum Brasileiro de Economia Solidria (www.fbes.org.br), do Cirandas (http://cirandas.net), da Plataforma Brasileira de Comrcio Justo e Solidrio Faces do Brasil (www.facesdobrasil.org.br) e instituies e coletivos ligados agricultura familiar e agroecologia, como rgos de Assistncia Tcnica e Extenso Rural (Ater), sindicatos dos trabalhadores rurais, Colegiados Territoriais e movimentos sociais (por exemplo, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST, entre outros).

18

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

Os grupos de consumo estudados contam em mdia com algo em torno de 10 produtores envolvidos no fornecimento de produtos. ofertada uma boa variedade de produtos, tanto frescos (hortalias, legumes e frutas) quanto secos de primeira necessidade, (como arroz, feijo e gros em geral). Encontramos tambm uma grande variedade de alimentos processados, produtos de limpeza e higiene pessoal e cadernos reciclados. Foi possvel observar que a maior parte dos produtos tem origem prxima a um ncleo consumidor, a maioria oriunda do prprio municpio e/ou de municpios vizinhos. Muitos compram tambm de municpios mais distantes dentro do prprio estado e alguns ampliam a lista realizando a compra de estados vizinhos, na mesma regio. Em alguns casos, compram-se produtos tpicos de outras regies, como a castanha da Amaznia. Os grupos procuram preferencialmente (em alguns casos, exclusivamente) produtores agroecolgicos e/ou solidrios para fornecerem os produtos. Entretanto, algumas experincias compram tambm produtos convencionais, de forma complementar, para ajudar na viabilidade da organizao da compra de produtos ecolgicos e solidrios.

4.3 Logstica e dinmicas de funcionamento


Como os produtos chegaro at os consumidores? Qual ser a frequncia dos pedidos? Quando e como sero feitos os pedidos? Onde receber e armazenar os produtos? Como ser a retirada ou o recebimento dos produtos pelos consumidores?

A logstica ser o fio condutor das atividades do grupo e preciso dar ateno a ela desde o incio, podendo ser repensada ao longo do tempo, em resposta s necessidades ou oportunidades de modificao e aprimoramento que surgiro com a prtica. preciso pensar na estrutura necessria para viabilizar as compras, em particular para a logstica de transporte dos produtos: desde a sada dos produtos do ncleo produtivo at a chegada nas mos do consumidor final.

19

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

Quanto mais bem estruturada for a logstica, menores sero os custos, as perdas de produtos e mais otimizado ser o tempo necessrio para a realizao do trabalho. Para organizar a logstica, importante definir a frequncia dos pedidos, que pode ser semanal (principalmente para produtos frescos), ou ter um intervalo mais longo (o que costuma funcionar melhor para produtos secos). H uma tendncia de que os produtos frescos sejam adquiridos de produtores mais prximos do local de operao do grupo (devido natureza mais perecvel ou menos durvel daqueles), enquanto os produtos secos podem no estar disponveis em local prximo, exigindo um transporte por distncias maiores e cuidados adicionais na logstica. Tambm necessrio decidir a forma de oferta dos produtos, que pode acontecer atravs de pedidos antecipados ou da compra direta no ponto de comercializao.No primeiro caso, a compra pode ser feita por meio de uma lista aberta de produtos ofertados, na qual o consumidor pode escolher livremente quais produtos deseja adquirir e em que quantidade; ou pela encomenda de cestas, em que se oferecem determinadas quantidades e variedades de produtos (que podem ou no ser surpresa para o consumidor), definidos de acordo com a disponibilidade da produo. A maioria dos grupos de consumo trabalha com a forma de pedidos antecipados, o que representa a venda certa para o produtor, ou seja, o produtor vai colher a quantidade de produtos que j esto com a compra garantida. Existem tambm experincias que atuam com a compra direta no ponto de comercializao. Observamos que essa forma de organizao acontece de duas maneiras diferentes: em estruturas fixas como o caso das experincias que funcionam como uma loja; ou em estruturas intermitentes como o caso das experincias que funcionam por meio da organizao de feiras. importante ressaltar que h casos em que diferentes formas de funcionamento so combinadas na mesma experincia, como pedidos antecipados via listas com opo por cestas, ou pedidos de cestas e organizao de uma feira no momento da retirada pelos consumidores, entre outras possibilidades.

20

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

A maioria dos grupos pesquisados tem uma sede onde feita a gesto geral. Porm, h casos em que esse local funciona apenas como um ponto de encontro para o recebimento dos produtos e, a partir da, pode-se ter a separao dos produtos: (1) para a distribuio nos ncleos (caso das redes capilares); (2) para retirada direta pelos consumidores ou; (3) para entrega em domiclio. H tambm casos em que esse local funciona como um armazm para a estocagem de produtos ou como uma loja aberta para qualquer consumidor frequentar. Podemos dividir a logstica de produtos em duas etapas: (1) do produtor at o ponto de retirada/recebimento ou central logstica e (2) deste at os consumidores. Nas redes singulares, a etapa 2 ocorre de maneira direta, do ponto de retirada aos consumidores finais. J nas redes capilares, essa etapa se subdivide em duas: (2a) da central logstica at os ncleos de consumo e (2b) dos ncleos at o consumidor final.

PRODUTORES

(1)

GESTO GERAL / PONTO DE RETIRADA

(2)

CONSUMIDORES FINAIS

PRODUTORES

(1)

CENTRAL LOGSTICA

(2a)

NCLEOS DE CONSUMO

(2b)

CONSUMIDORES FINAIS

21

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

Vale lembrar que cada grupo tem uma forma de organizao prpria. Segue abaixo o esquema desenvolvido pela Rede de Produo e Consumo Responsvel de Piracicaba e Regio para ilustrar o ciclo do pedido e as dinmicas de trabalho dos envolvidos.
GESTO DAS ENTREGAS COMUNICAO CONSUMIDORES PEDIDO SISTEMA DE PEDIDOS CONSULTA

INTERAO CONSUMIDOR E PRODUTOR

GESTO FINANCEIRA

APOIO E COMUNICAO AGRICULTORES

GESTO DE RECEBIMENTO DE PRODUTOS GESTO DAS ENTREGAS

GESTO DO SISTEMA

COMUNICAO CONSUMIDORES

PEDIDO
SISTEMA DE PEDIDOS CONSULTA

INTERAO CONSUMIDOR E PRODUTOR


APOIO E COMUNICAO AGRICULTORES

GESTO FINANCEIRA

GESTO DE RECEBIMENTO DE PRODUTOS

GESTO DO SISTEMA

22

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

4.4. Gesto
Quais trabalhos precisam ser feitos e quem os far? Como ser feito o pagamento aos produtores? Qual o custo da logstica e do trabalho do grupo? Quais so os recursos necessrios para cobrir esses custos? Como ser definido o preo final dos produtos? Como sero organizados o recebimento dos consumidores e o
pagamento dos produtores?

Para o grupo funcionar, diferentes tipos de trabalho precisam ser realizados. Listamos a seguir vrios pontos importantes relacionados s atividades que precisam ser feitas no desenvolvimento do grupo de consumo (alguns deles podem ser excessivos na fase inicial da experincia). Dessa forma, ser preciso: identificar o que precisa ser feito; fazer acordos sobre a diviso do trabalho; definir se o trabalho ser remunerado, voluntrio ou uma combinao das duas formas; definir os responsveis; estimar os custos envolvidos; e criar formas de avaliar os procedimentos. Na maioria dos casos estudados, toda a gesto feita por pessoas do prprio grupo de consumo, entretanto h exemplos em que parte dessa gesto feita por profissionais especializados. Em todas as experincias, h diviso de trabalho, normalmente organizado em comisses ou reas temticas. Especificamente nas redes capilares (grupos de consumo que apresentam diferentes ncleos de consumidores), a gesto se subdivide em dois tipos: a gesto de cada ncleo e a gesto geral da rede. Nos ncleos, h sempre gestores responsveis pela coordenao, recebimento dos produtos e pela entrega aos consumidores. Esse trabalho em geral voluntrio, mas h exemplos de experincias cujos gestores de ncleos recebem alguma forma financeira de incentivo (calculada como uma porcentagem da venda do ncleo).

23

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

Para viabilizar as atividades, os grupos costumam cobrar uma porcentagem sobre o preo dado pelos produtores, de forma a cobrir os custos com transporte, estrutura e remunerar o trabalho da gesto. Verificou-se tambm a cobrana de uma taxa ou mensalidade que garante o pagamento dos custos mencionados e representa um compromisso do consumidor com o coletivo. Tambm pode ser feita a cobrana de um valor inicial do consumidor, no momento que entra no grupo, que direcionado a um fundo ou poupana coletiva do grupo para cobrir despesas extras, apoiar gastos na produo, servir como capital de giro, ou ser utilizado de outras formas conforme deciso dos coletivos. importante lembrar que compartilhar e disponibilizar informaes sobre esses valores, assim como sobre a formao do preo dos produtos, um indicador importante da transparncia nas relaes do coletivo. O pagamento do produtor costuma ser feito vista, na entrega dos produtos, ou mediante um prazo acordado, o que muitas vezes necessrio para o ncleo gestor receber dos consumidores para ento pagar os produtores. Por isso, importante que os consumidores realizem seus pagamentos de forma antecipada (preferencialmente) ou no momento em que recebem ou retiram os produtos.

Os passos para a realizao da compra do Grupo Compras Coletivas da Ilha Como funciona uma compra coletiva? As atividades do ncleo gestor so:

divulgar uma lista com os produtos disponveis e preos; receber os pedidos individuais e os pagamentos dos consumidores (em alguns
casos o pagamento feito no momento de receber ou retirar o pedido);

organizar os pedidos por fornecedor e repass-los a cada um; acompanhar o envio dos produtos, cuidando de sua recepo e de seu
armazenamento (em casos em que os produtos no so retirados na origem, junto aos fornecedores/produtores); e

organizar a distribuio dos produtos no dia da partilha, em um dia predefinido


para tal.

24

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

O uso de ferramentas web ou softwares de gesto um grande facilitador do trabalho. Alguns grupos como o Trocas Verdes, o Siscos, a Rede Moinho, a Rede de Produo e Consumo Responsvel de Piracicaba e Regio, entre outros, desenvolveram sistemas de gesto que facilitam e otimizam bastante o trabalho com as compras, uma vez que possibilitam: a realizao dos pedidos on-line pelos consumidores; a compilao automtica desses pedidos para fazer a encomenda aos produtores; o controle da quantidade de pedidos por produto em relao sua disponibilidade (isso muito importante para diminuir as chances de frustrao dos consumidores que fazem os pedidos e depois no recebem os produtos por falta de disponibilidade); entre outros fatores. Os grupos que no utilizam sistemas de gesto costumam fazer esse processo manualmente: elaborao da lista de pedidos em uma planilha eletrnica (excel, por exemplo); envio dessa lista aos consumidores; preenchimento individual por consumidor; compilao dos pedidos dos consumidores; controle das quantidades versus disponibilidade e; encomenda aos produtores. importante dizer que um coletivo de pessoas ligadas aos Grupos de Consumo Responsvel e instituies parceiras esto desenvolvendo um software de gesto de compras coletivas, (inspirado naqueles utilizados pelos grupos acima citados), cuja primeira verso est disponvel a todos os interessados no www.cirandas.net. Percebemos que os consumidores que fazem parte dessas redes podem estar associados a um grupo de consumo ou a um ncleo especfico, participando de outras atividades alm da compra dos produtos e criando laos com os demais envolvidos, ou pode participar da rede de maneira individual, apenas para suprir suas necessidades de consumo. A respeito da formalizao dos grupos, verificamos que algumas experincias so formalizadas como cooperativa de produo e consumo5, em que produtores e consumidores constam como associados, enquanto outras so formalizadas como associaes. No momento da formalizao, preciso avaliar qual a melhor forma para o grupo, considerando os custos que passaro a existir (impostos, contabilidade etc.), entre outros aspectos.
5. Quando o grupo de consumo formalizado como cooperativa pode vir a ser beneficiado pelo ato cooperativo dispositivo legal que proporciona diferenciao tributria nas transaes de compra e venda entre os cooperados e a cooperativa.

25

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

4.5. Comunicao e educao


Sero organizadas atividades educativas e de formao entre os participantes? Como conhecer melhor os produtores e o local da produo? Como avaliar o processo? Como avaliar os resultados?

Para a ao dos grupos de consumo responsvel serem significativas, acreditamos que a interao entre as pessoas que compem esses coletivos o ponto que exige mais ateno. A compra coletiva, que viabiliza o acesso aos produtos, considerada como um instrumento para fortalecer relaes de parceria, de troca, baseadas no reconhecimento do valor da produo, da terra, do trabalho, da nutrio, da cooperao e da solidariedade entre pessoas na construo de uma sociedade mais justa e humana. Nesse sentido, as atividades que envolvem a comunicao e a educao dos envolvidos so centrais na efetivao dos grupos de consumo como atores polticos no processo de transformao social. Diversas so as formas de trabalhar a comunicao e a educao entre os envolvidos nos coletivos. O principal meio de comunicao citado pelos grupos de consumo a internet, sendo que todas as experincias estudadas dispem de algum espao virtual (site ou blog). Se o espao no prprio, est disponibilizado em algum portal da economia solidria. A comunicao interna dos grupos de consumo tambm feita majoritariamente pela internet. Alguns grupos elaboraram boletins informativos e cartas peridicas aos consumidores, em que so veiculadas informaes sobre dinmicas e andamentos do prprio grupo, assim como so abordados temas que tenham relao com a proposta do consumo responsvel, como assuntos relacionados a polticas pblicas, eventos de articulao poltica, segurana alimentar e nutricional, entre outros.

26

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

Para a divulgao externa, alguns dos grupos utilizam o boletim informativo ou alguma mala direta virtual, alm do prprio site. A comunicao boca a boca tambm uma das principais estratgias de divulgao. Alm disso, vrios grupos ressaltam a importncia da elaborao de materiais para divulgao e sensibilizao dos consumidores. Os materiais educativos utilizados pelas experincias so de diversas naturezas: virtuais, impressos, audiovisuais etc. Os grupos estudados apontam para a importncia da organizao de atividades envolvendo os consumidores, produtores e parceiros como forma de promover a interao entre eles. Tais atividades podem ser: oficinas, rodas de conversa, cursos, visitas aos produtores, recebimento de visitas no espao do grupo de consumo, mutires, encontros entre produtores, assembleias e festas. Geralmente, a organizao das atividades feita pelo membros que cuidam da gesto do grupo.

4.6 Principais desafios enfrentados


So muitos os desafios vivenciados pelos grupos de consumo e acreditamos ser importante compartilhar essas informaes aqui para que possam servir como alerta aos grupos que esto em construo. Muitos grupos indicam a necessidade de desenvolver uma gesto eficiente. Fala-se especificamente de dificuldades com a rea financeira. A dependncia do trabalho voluntrio e a consequente busca de remunerao adequada para a equipe responsvel pela gesto so pontos destacados por vrios grupos. Alm disso, h a necessidade de melhorar a logstica e o armazenamento dos produtos. Quanto viabilidade econmica, destacam-se os desafios de arcar com as despesas, alcanar o ponto de equilbrio do grupo (em termos de quantidade ofertada mnima que no traga prejuzo ao grupo) e conhecer melhor os mecanismos de formao de preos e os custos da formalizao. A ampliao das vendas outro ponto bastante abordado pelos grupos, incluindo a adeso de novos scios, a expanso dos pedidos em cada compra coletiva e da escala de vendas. Isso est relacionado com o desafio de sensibilizar o pblico para o consumo responsvel e coletivo.

27

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

O processo de formalizao constitui um desafio em si. Os grupos tm dificuldade de acesso a informaes sobre esse processo e quais so seus custos e vantagens. Entendem que a institucionalizao pode, de um lado, resolver algumas questes, como ter reconhecimento institucional na sociedade, facilitar a relao com outros atores institucionalizados e possibilitar o uso de nota fiscal. Porm, por outro lado, necessrio ficar atento e prever o aumento dos gastos com tributos e profissionais especializados (como contadores e advogados), alm de alterar uma possvel relao que exista com empreendimentos e grupos informais no fornecimento de produtos. A respeito da comunicao, os grupos apontam a necessidade do desenvolvimento de estratgias eficientes, atravs da internet e demais meios de comunicao, para viabilizar a divulgao dos produtos, da forma de produo e da comercializao. importante encontrar alternativas para driblar os altos custos exigidos pela mdia e por empresas publicitrias, entre outros. No tocante comunicao e ao dilogo entre os grupos de consumo e dentro deles, tambm necessria a criao de estratgias de integrao de projetos, dinamizando as trocas e viabilizando o apoio de projetos institucionais. Um fator essencial citado por todos os grupos a necessidade de ampliar o envolvimento dos consumidores para potencializar as aes do grupo. Nesse sentido, necessrio lidar com algumas questes, como o fato de que parte significativa dos consumidores no dedica tempo para o grupo de consumo e demonstram ter pouca noo da cadeia produtiva e pouca preocupao com o produtor; para esses consumidores, a motivao para participar no grupo est restrita a preocupaes com sua prpria sade e busca de acesso a produtos orgnicos com preos mais baixos do que o mercado convencional (quando o caso). Para reverter isso, os grupos ressaltam a importncia de fomentar espaos de troca entre os atores na rede, por exemplo sobre a construo da certificao participativa, entre outros assuntos que interessem ao coletivo. Por fim, vrios grupos registram firmemente a preocupao em garantir ou tornar os produtos acessveis a consumidores de todas as classes sociais e a inteno de que os produtores tambm sejam consumidores do grupo.

28

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

Instituto Kairs: www.institutokairos.net Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio


(SDT/MDA): www.mda.gov.br/sdt

Agroecologia em Rede: www.agroecologiaemrede.org.br Articulao Nacional de Agroecologia (ANA): www.agroecologia.org.br Associao de Agricultura Orgnica (AAO): www.aao.org.br Banco Palmas: www.bancopalmas.org.br Capina: www.capina.org.br Cirandas: http://cirandas.net Faces do Brasil: www.facesdobrasil.org.br Frum Brasileiro de Economia Solidria (FBES): www.fbes.org.br Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec): www.idec.org.br PROCON: www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp Rede Semeando Comercializao Justa e Solidria: http://cirandas.net/rede-semeando Secretaria Nacional de Economia Solidria (Senaes/MTE):www.mte.gov.br/ecosolidaria/
secretaria_nacional.asp

Slow Food Brasil: www.slowfoodbrasil.com Transio Agroecolgica: www.transicaoagroecologica.org/portal


Espanha:

Xarxa de Consum Solidari: www.xarxaconsum.net IDEAS Iniciativa de Economia Alternativa y Solidaria: www.ideas.coop

29

Organizao de Grupos de Consumo Responsvel

GRUPO DE CONSUMO

RESPONSVEL

CONTATOS
(85) 3272-7065 organicos.adao@gmail.com

CIDADE

UF

ADAO - Associao para o Desenvolvimento da Agropecuria Orgnica

Fortaleza

CE

Associao de (84) 9945-0136 Comercializao Xiquexique redexiquexique@gmail.com - Rede Xiquexique www.redexiquexique.blogspot.com Associao de Integrao Campo Cidade - MICC (11) 2843-4620 contato@micc.org.br www.micc.org.br (11) 3091-4400 / (11) 3091-5828 comerativamente@gmail.com www.cirandas.net/comerativamente/blog compracoletivafloripa@gmail.com www.comprascoletivasdailha.net consumosol@ufscar.br www.consumosol.ufscar.br (54) 3045-1565 cooperecosol@gmail.com http://cirandas.net/cooper-ecosol adair.barcelos@gmail.com www.coopgirasol.com.br

Mossor

RN

So Paulo

SP

ComerAtivaMente

So Paulo

SP

Compras Coletivas da Ilha ConsumoSol - Articulao tica e Solidria para um Consumo Responsvel Cooperativa de Produo e Consumo Solidrio Ltda Cooper Ecosol Cooperativa GiraSol Comrcio Justo e Consumo Consciente

Florianpolis

SC

So Carlos

SP

Passo Fundo

RS

Porto Alegre

RS

30

Caminhos para Prticas de Consumo Responsvel

(84) 3211-6280 Cooperativa TECHNE technern@veloxmail.com.br Grupo Consumo Consciente www.techne.org.br CSA Demetria Botucatu (14) 3882-6685 magajabr@yahoo.com.br www.csademetria.wordpress.com (67) 3421-5613 comprascoletivas@hotmail.com neusagripa@hotmail.com www.bancopire.org (85) 3281-0246 www.consumidoresresponsaveis. blogspot.com (14) 9775-2578 fernanda.florestal@hotmail.com rede@terramater.org.br www.terramater.org.br inforede.ecologica@gmail.com www.redeecologicario.org cooperativa.redemoinho@gmail.com www.redemoinho.coop.br (66) 3521-7917 siscosiov@gmail.com www.ouroverde.org.br (47) 3045-6320 triamabakam@triambakam.com.br www.triambakam.com.br contato@trocasverdes.org www.trocasverdes.org

Natal

RN

Botucatu

SP

Grupo de Compras Coletivas

Dourados

MS

Grupo de Consumidores Responsveis do Benfica Grupo de Consumo Consciente Rede de Produo e Consumo Responsvel de Piracicaba e Regio Rede Ecolgica RedeMoinho - Cooperativa de Comrcio Justo e Solidrio SISCOS Sistema de Comercializao Solidria / Instituto Ouro Verde Triambakam

Fortaleza

CE

Botucatu

SP

Piracicaba

SP

Rio de Janeiro

RJ

Salvador

BA

Alta Floresta

MT

Itaja

SC

Trocas Verdes

Campinas

SP

31

Ficha Tcnica
Realizao

www.mda.gov.br/sdt Execuo INSTITUTO KAIRS TICA E ATUAO RESPONSVEL i.kairos@yahoo.com.br / www.institutokairos.net / Telefone: (55 11) 3257-5100 O Instituto Kairs tica e Atuao Responsvel uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 2000, que tem como foco de ao a informao, sensibilizao e conscientizao da sociedade brasileira para o consumo responsvel, por meio de aes que vo desde a produo e difuso de conhecimentos na rea, at a atuao direta em projetos educacionais nesta temtica. Estimula as prticas de: economia solidria, comrcio justo e solidrio, agroecologia, segurana alimentar e nutricional e temas afins. Projeto Consumo Responsvel nos Territrios Rurais Instituto Kairs: Ana Flvia Borges Badue Arpad Spalding Reiter Danuta Chmielewska Diogo Jamra Tsukumo Elaine Diniz Fernanda Freire Ferreira Gomes Renata de Salles S. Pistelli Thais Silva Mascarenhas Elaborao de textos: Renata de Salles S. Pistelli Thais Silva Mascarenhas Reviso de texto: Tamara Castro Reviso Tcnica: Mahesh (Manfred Molz) Projeto grfico, diagramao e capa: Ricardo Ferrer Ilustrao: Ricardo Ferrer pp 16-17 - Isa Montenegro / bioDiversa ecoComunicao & imagem Agradecemos pelas contribuies: Adair Coelho Barcelos; Adriano Borges Costa; Alberto Paulo Vsquez; Aline Olivia Paglioco Nava; Andr Toshio Villela Iamamoto; Antonio Carlos da Silva Souto; Cludia Medeiros Suassuna; Clvis Teles Lunardi; Daniel Tygel; Dilane Borinato Batista de Almeida; Diogo Ferreira de Almeida Rgo; Felipe Vella Pateo; Fernanda Freira; Fernanda Ribeiro da Silva; Flvio Melo de Luna; Francisco Hudson da Cunha Lustosa; hugo Leonardo de Oliveira; Janine Schmitiz; Joo Lucas Castanha; Jlia do Rgo Aires; Leonardo de Oliveira Pinheiro; Lucilene Vanessa Andrade; Luis Carlos Santos; Luiz Pereira de Sena; Mahesh / Manfred Molz; Mara Cavalcanti Rocha; Mrcio Menezes; Marcos Jos de Arruda Garcia; Miriam Langenbach; Nalfra Batista; Natalie Machado Rios; Neiton Rech; Olivia Gonalves Janequine; Rodrigo Sampaio Primo; Terezinha de Jesus Pimenta; Vanessa Moreira Sgolo; Veridiana V. Firmino; Viviany de Aquino Flix; Wellington da Silva; Wilson Stavarengo Pereira. permitida a reproduo integral ou parcial desta obra, para fins no comerciais, desde que citada a fonte. Disponvel para download em: www.institutokairos.net . O contedo deste material no reflete, necessariamente, a opinio do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio. Tiragem: 6.000 exemplares Ano da 1 edio: 2011

Nessa srie de cartilhas, so apresentados caminhos para prticas que buscam contribuir na construo de uma cadeia de produo, comercializao e consumo mais responsvel, justa, solidria e sustentvel. A organizao de grupos de consumo responsvel uma prtica de consumo responsvel, tratada nesse material.

You might also like