You are on page 1of 4

ATIVIDADEDEESTUDO2FUNDAMENTOSEARQUITETURADECOMPUTADORES

1QUESTO
"Para o processador, no h diferena entre acessar uma memria RAM ou ROM - a no ser a velocidade, pois a memria ROM mais lenta que a RAM" TORRES, 2000. Referente memria RAM, assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS
So alimentadas no momento que o sistema operacional iniciado e no recebem novos valores. DDR, DRAM, SRAM referem-se s memrias RAM. SRAM refere-se ao tipo de memria RAM esttica, o nico tipo de memria RAM que no voltil. Os pentes de memrias RAM tm a capacidade de armazenamento medida em Ghz (Gigahertz).

2QUESTO
O processador tem um papel fundamental durante as vrias geraes de computadores. A famlia/arquitetura x86 foi muito importante para os computadores pessoais. Referente aos detalhes do funcionamento de um processador pode-se afirmar:

ALTERNATIVAS
Clock a configurao do processador para guardar/sincronizar a data/hora do computador. A unidade de controle controla o fluxo de informaes nos barramentos de endereos e de dados, interpreta e gerencia os sinais presentes no barramento de controle. O clock medido em GB (gigabytes) e quanto maior o nmero de GB, maior o nmero de instrues enviadas ao processador. Quando o processador possui dois ncleos, um utilizado somente para a Unidade de Controle e o outro para a Unidade Aritmtica e Lgica.

3QUESTO
As memrias esto presentes em chipsets da placa-me, memrias cache e nos pentes de memrias RAM. Referente a esta hierarquia de memrias, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I - A memria interna de um processador (chamada de registrador) lenta, se for comparada aos pentes de memrias RAM que esto evoluindo e ficando mais rpidas. II - Memrias Flash podem ser representadas pelo grupo de memria chamado cache. III - O custo de uma memria do tipo registrador muito maior do que uma memria do tipo principal. Como prova disto, podemos comparar o preo de um processador e de um pente de memria. IV - As memrias secundrias so a base da pirmide da hierarquia de memrias, devido ao seu tamanho de

IV - As memrias secundrias so a base da pirmide da hierarquia de memrias, devido ao seu tamanho de armazenagem.

ALTERNATIVAS
Somente I e II esto corretas. Somente II e III esto corretas. Somente I, II e IV esto corretas. Nenhuma das alternativas. Todas esto corretas.

4QUESTO
Segundo Mrio A. Monteiro, em Introduo organizao de computadores: "Todo processador construdo de modo a ser capaz de realizar algumas operaes, denominadas primitivas, tais como: somar, subtrair, mover um dado de um local de armazenamento para outro, transferir um valor (dado) para dispositivo de sada etc". Dos itens abaixo, quais fazem parte do processador? Assinale a alternativa correta. I - UC - Unidade de Controle. II - ULA - Unidade Lgica e Aritmtica. III - Registradores.

ALTERNATIVAS
Todas esto corretas. Somente I e II esto corretas. Somente II e III esto corretas. Somente I e III esto corretas.

5QUESTO
Como estudamos nas aulas, possvel realizarmos a converso de binrios em decimal. Assim, qual o valor decimal do binrio 11010101111010101001?

ALTERNATIVAS
876201. 876203. 876301. 876211. 876200.

6QUESTO
TORRES (2000) descreve a placa me como um item que influencia diretamente o desempenho do micro computador. Referente a este tema, assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS

Asus, Samsung, FoxConn so marcas de placa-mes. A placa-me possui uma pequena bateria que serve como um no-break, caso falte luz. Com isto, no havendo perda de dados. A placa-me pode ser on-board ou off-board. Caso ela seja off-board, ela no precisa de gabinete. On-board, necessariamente precisa de gabinete. Formada por chipsets, slots de barramentos e soquete de processador, responsvel por armazenar os componentes eletrnicos do computador.

7QUESTO
John von Neumann, quando sugeriu uma arquitetura de computadores, a qual at hoje usada, pensava em um grupo de memrias que podiam ser consultadas. O ENIAC tinha este problema de no armazenar os programas j executados, gerando um grande tempo de configurao do computador. As seguintes afirmaes sobre memrias ROM so realizadas. Analise-as e assinale a resposta correta. I - CD-ROM pode ser considerado uma memria ROM. II - O programa BOOT est presente em uma memria ROM. III - EPROM depende da energia eltrica para guardar, funcionar e armazenar dados. Quando no h corrente eltrica os dados so perdidos. IV - Da mesma forma que a EPROM perde os dados quando no h corrente eltrica, a EEPROM precisa sempre ser reformatada na mnima ausncia de eletricidade.

ALTERNATIVAS
Somente I e II esto corretas. Somente II e III esto corretas. Somente I, II e IV esto corretas. Somente I, III e IV esto corretas. Todas esto corretas.

8QUESTO
Se fizssemos uma analogia das partes de um computador com o corpo humano, certamente o processador seria considerado o crebro. Referente s funes de um processador, assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS
Um processador um pequena pea de silcio responsvel pelo processamento dos dados, alm de buscar e interpretar instrues. Um processador unicamente usado para processar dados, convertendo-os em binrio atravs da ULA (unidade lgica e aritmtica), cabendo a responsabilidade do controle do fluxo de informao e instrues para a placa-me. Um processador pode ser multinucleado, sendo que um ncleo pode ser da AMD e o outro da Intel. Um processador possui um recurso de memria interna chamado registradores. A quantidade de armazenamento nos registradores igual ou superior aos das memrias RAM.

9QUESTO
O artigo publicado por Carlos Morimoto no site <http://www.hardware.com.br/> fala sobre as arquitetura de computadores. "Sempre houve uma grande polmica em torno de qual dessas plataformas melhor. Na verdade, voc j deve ter ouvido muito boatos como "Os Macs so mais rpidos por que tem chips RISC" ou algo do gnero.

ouvido muito boatos como "Os Macs so mais rpidos por que tem chips RISC" ou algo do gnero. Um processador CISC (Complex Instruction Set Computer, ou "computador com um conjunto complexo de instrues"), capaz de executar vrias centenas de instrues complexas diferentes, sendo extremamente verstil. Exemplos de processadores CISC so o 386 e o 486." Com respeito as arquiteturas RISC e CISC correto afirmar?

ALTERNATIVAS
Processadores Intel utilizam arquiteturas RISC. ARM refere-se a processadores de arquitetura x86. Na arquitetura RISC a quantidade de instrues limitada e a execuo sem microcdigo. A arquitetura CISC est presente na maioria dos celulares e sistemas embarcados.

10QUESTO
De acordo com nossos estudos, vimos algumas formas de converso. A respeito da converso de binrios em hexadecimal, qual o valor hexadecimal do binrio 11010101111010101001?

ALTERNATIVAS
23BA2. 15BA2. CCE19. D5EA9. D5EA7.

You might also like