You are on page 1of 6

Professor Vilmar Antnio da Silva Direito Penal Caros alunos.

Este material um maceteiro que desenvolvi para facilitar o entendimento do clculo da pena. importante que busquem outras fontes, principalmente os doutrinadores e a lei. Boa sorte.

DICAS DICASPARA PARACLCULO CLCULODA DAPENA PENA


O sistema brasileiro de aplicao de pena composto de trs fases.
Cdigo Penal - Art. 68. A pena-base ser fixada atendendo-se ao critrio do artigo 59 deste Cdigo; em seguida sero consideradas as circunstncias atenuantes e agravantes; por ltimo, as causas de diminuio e de aumento.

- Pena-Base
Na primeira fase, o juiz fixa a pena-base do ru, considerando as circunstncias judiciais previstas no art. 59 do Cdigo Penal. O juiz, ao fixar a pena-base, no excede as cominaes mnima e mxima previstas na lei.
Tomemos como exemplo o crime de Josenildo, que matou algum, mediante pagamento, utilizando-se de veneno. Josenildo cometeu outro crime, pelo qual foi processado e condenado a 10 anos de recluso h 4 anos (4 anos atrs).

Primeiramente devemos procurar no CP o artigo referente a esse crime: Art 121, 2, I (mediante paga). Homicdio Qualificado: pena: recluso de 12 a 30 anos. Preste ateno que no se trata de homicdio simples (caput do art. 121), pois est presente uma circunstncia qualificadora (mediante paga), prevista no 2, I.

Vamos, ento calcular sua pena-base, partindo da pena mnima de 12 anos. (parte-se da pena mnima porque h jurisprudncia consolidada neste sentido, porm a lei nada diz a esse respeito).
A- CULPABILIDADE: verificar a reprobalidade que o crime teve na sociedade. - Neste nosso caso, o juiz analisar o quanto a sociedade se sente lesada e abalada pelo crime. Como o crime no parece ter causado grande comoo social, no elevaremos a pena. BANTECEDENTES: vida pregressa do agente criminoso.

- Neste caso, como no sabemos qual a vida pregressa (seu comportamento), no poderemos tambm aplicar esta majorante. C- CONDUTA SOCIAL: saber como era a relao entre ele e seus familiares e amigos (se bate na me). - Aqui tambm no sabemos qual essa conduta. Caso ele tivesse problemas crnicos de relacionamento familiar e social, como bebedeiras e arruaas, encrencar em famlia e em sociedade, o juiz aplicaria uma majorante de 1/6, Como no foi mencionado no exerccio, no majoraremos. D- PERSONALIDADE: saber se est arrependido do crime que cometeu ou se faria tudo de novo. Se sua personalidade revela uma mente tendenciosa ao crime. - No nosso exerccio, nada sabemos a esse respeito, no aplicando esta majorante. E- MOTIVOS DO CRIME: saber por que cometeu o crime e o que o levou a ter esta atitude criminosa. - Aqui tambm no sabemos os motivos. Nada a acrescentar. F- CIRCUNSTNCIAS DO CRIME: qual a gravidade deste crime, saber qual foi o procedimento usado para atingir o resultado danoso. (tomar cuidado com as qualificadoras) - Idem acima. G- CONSEQUENCIAS DO CRIME: qual foi o impacto familiar desse crime se a vitima era pai de famlia, se deixou filho de tenra idade... - Idem acima. H- COMPORTAMENTO DA VITIMA: nica hiptese em que diminui o clculo da pena base.

- Nada a acrescentar.

*Ao final desta fase o juiz ter chegado pena-base, somando-se a pena mnima aos acrscimos das circunstncias judiciais. No nosso caso, continuam 12 anos.

- Pena Provisria
Nesta fase, o juiz analisa a incidncia de circunstncias legais (agravantes e atenuantes), previstas nos artigos 61, 62, 65 e 66. Novamente, a fixao da pena nessa fase no poder extrapolar os limites legais. Em caso de reconhecimento de alguma das agravantes, acrescenta-se 1/6 sobre a pena-base em cada uma, assim como diminui-se 1/6 de cada atenuante.
O Tribunal Catarinense, em casos que anlogos, assentou: (...) "Embora a norma penal no estipule frao especfica para a fixao de acrscimo ou reduo de pena quando trata das circunstncias legais, constitui praxe proceder-se ao clculo, quantificando-a em 1/6 sobre a pena base (Apelao Criminal n. 2003.021463-1, Des. Srgio Paladino, j. 18.11.03)." (Apelao Criminal n. 2007.021627-1, de Rio do Sul, rel. Juiz Jos Carlos Carstens Khler). (...) (ACV n. 2007.057062-5, de Rio do Sul, rel. Des. Tulio Pinheiro, 19/03/08).

CIRCUNSTNCIAS AGRAVENTES: Analisemos, pois, o art 61:


Art. 61 - So circunstncias que sempre agravam a pena , quando no constituem ou qualificam o crime: I - a reincidncia; - Em nosso caso, configura-se agravante. Acrescenta-se 1/6 de 12 anos = 2 anos. Note que o ru fora condenado e ainda no passaram-se 5 anos aps o cumprimento ou extino da pena. Sumula 241 STJ: A reincidncia penal no pode ser considerada como circunstncia agravante e, simultaneamente, como circunstncia judicial. * Como no utilizamos a reincidncia para clculo de maus antecedentes na penabase, poderemos utilizar aqui. II - ter o agente cometido o crime: a) por motivo ftil ou torpe;

b) para facilitar ou assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou vantagem de outro crime; c) traio, de emboscada, ou mediante dissimulao, ou outro recurso que dificultou ou tornou impossvel a defesa do ofendido; d) com emprego de veneno, fogo, explosivo, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que podia resultar perigo comum; - No nosso caso, como foi utilizado veneno por Josenildo, poderemos utilizar aqui como majorante, pois no foi utilizado para a qualificadora, pois somente mediante paga j foi suficiente para a qualificao. AUMENTA-SE EM 1/6 = 2 ANOS. e) contra ascendente, descendente, irmo ou cnjuge; f) com abuso de autoridade ou prevalecendo-se de relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade, ou com violncia contra a mulher na forma da lei especfica; g) com abuso de poder ou violao de dever inerente a cargo, ofcio, ministrio ou profisso; h) contra criana, maior de 60 (sessenta) anos, enfermo ou mulher grvida; i) quando o ofendido estava sob a imediata proteo da autoridade; j) em ocasio de incndio, naufrgio, inundao ou qualquer calamidade pblica, ou de desgraa particular do ofendido; l) em estado de embriaguez preordenada. Art. 62 - A pena ser ainda agravada em relao ao agente que: I - promove, ou organiza a cooperao no crime ou dirige a atividade dos demais agentes; II - coage ou induz outrem execuo material do crime; III - instiga ou determina a cometer o crime algum sujeito sua autoridade ou nopunvel em virtude de condio ou qualidade pessoal; IV - executa o crime, ou nele participa, mediante paga ou promessa de recompensa.

- Aqui no poderemos utilizar esta majorante, pois j foi utilizada para qualificar o crime. CIRCUNSTNCIAS ATENUANTES
Art. 65 - So circunstncias que sempre atenuam a pena: I - ser o agente menor de 21 (vinte e um), na data do fato, ou maior de 70 (setenta) anos, na data da sentena; II - o desconhecimento da lei; III - ter o agente: a) cometido o crime por motivo de relevante valor social ou moral; b) procurado, por sua espontnea vontade e com eficincia, logo aps o crime, evitar-lhe ou minorar-lhe as conseqncias, ou ter, antes do julgamento, reparado o dano; c) cometido o crime sob coao a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influncia de violenta emoo, provocada por ato injusto da vtima; d) confessado espontaneamente, perante a autoridade, a autoria do crime;

e) cometido o crime sob a influncia de multido em tumulto, se no o provocou. Vejam que no houve nenhuma dessas circunstncias. Art. 66 - A pena poder ser ainda atenuada em razo de circunstncia relevante, anterior ou posterior ao crime, embora no prevista expressamente em lei.

Tambm nada foi mencionado no problema. Temos ento, uma pena provisria de: Pena-base = 12 anos Dois casos de agravantes = 2 + 2 anos = 4 anos Nenhuma atenuante. Pena provisria = 12 + 4 anos = 16 anos.

- Pena Final.
Por fim, o juiz analisa a existncia de causas gerais ou especiais de aumento ou diminuio de penal. Nessa fase, a pena pode exceder os limites previstos na lei, tanto para agravar a situao do ru, tanto para lhe atenuar a reprimenda. As causa especiais de aumento ou diminuio da pena esto previstas no Cdigo Penal Brasileiro ora na parte especial ora na parte geral. - No nosso caso, como o crime foi do art. 121 CP, analisemos: Art 121 Caso de Diminuio de Pena 1 - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. *No o caso de nosso problema. Aumento de Pena 4 - No homicdio culposo, a pena aumentada de 1/3 (um tero), se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima, no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante. Sendo doloso o homicdio, a pena aumentada de 1/3 (um tero) se o crime praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos. (Alterado pela L-0010.741-2003)

*No o caso de nosso problema, pois no trata-se de homicdio culposo, e sim doloso.

Assim, chegamos pena definitiva =

16 anos de recluso

Na parte geral, so de quantias variveis, alguns exemplos: artigo 14 pargrafo nico, artigo 16, artigo 21 in fine, entre outros. Na parte especial so de quantidade fixa, artigo 121, 4, 122 pargrafo nico, artigo 127, artigo 129, 7, entre outros. Tambm na parte especial podem ser em quantidades variveis: artigo 121 1, artigo 129 4, artigo 155 2, artigo 157 2, artigo 158 1, artigo 170, artigo 171 1, artigo 175 2, artigo 180 3, artigo 265 pargrafo nico, artigo 281 4, 6 e 7 (de acordo com os artigos 18 e 19 pargrafo nico da lei n 6.368/76). Para se identificar a ocorrncia das causas especiais de aumento ou diminuio, um modo prtico, consiste em toda vez que o cdigo sem se referir a meses e/ou anos dispe que a pena deva ser aumentada ou diminuda em quantidade fixa (um sexto, um tero, metade, dobro) ou dentro de limites variveis (um sexto at metade, um a dois teros), ser uma causa especial de aumento ou diminuio da pena. As causas especiais sero consideradas neste terceiro momento da dosimetria sobre o resultado da segunda operao alterando-a para mais ou para menos, esses limites agora podendo ser ultrapassados dos limites impostos em abstrato da pena. Primeiramente so aplicadas as causas de aumento e em seguida as causa de diminuio. As principais causas de aumento da pena na parte geral so: o concurso formal (artigo 70 cdigo penal) e a continuidade delitiva (artigo 71 cdigo penal) a frao do aumento da pena dever ser calculada com base no nmero de crimes praticados. As principais causas de diminuio da pena da parte geral so a tentativa (artigo 14, II cdigo penal), o arrependimento posterior (artigo 16 cdigo penal), o erro inevitvel sobre a ilicitude do fato (artigo 21 cdigo penal) e a participao de menor importncia (artigo 29 1 cdigo penal).

You might also like