You are on page 1of 5

Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio PCNEM, PCN+ e OCEM

Os PCNEM constituem um importante documento orientador da ao docente elaborado no mbito do Ministrio da Educao do Brasil, em 1999. Sua organizao difere um pouco dos PCN para o Ensino Fundamental, na medida em que propem a organizao do currculo escolar em trs grandes reas: Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias esta rea abrange as disciplinas Lngua Portuguesa, Lngua Estrangeira Moderna, Artes, Educao Fsica e Informtica. Cincias da Natureza, Matemtica e suas Tecnologias compe-se das disciplinas Matemtica, Qumica, Fsica, Biologia. Cincias Humanas e suas Tecnologias rea em que se situam as disciplinas Histria e Geografia.

Essa apresentao tem como objetivo delimitar nosso foco de ateno, que recai sobre a primeira rea, denominada Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias, mais particularmente sobre a Lngua Portuguesa. A partir de agora nos referiremos apenas ao volume dos PCNEM que trata

especificamente das Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias, eixo onde se encontram as orientaes para o trabalho com a lngua portuguesa. No primeiro volume dos PCNEM, como j podemos supor, o objeto de estudo a linguagem, em suas multifacetadas manifestaes: verbal, noverbal, verbo-visual, udio-visual, udio-verbo-visual etc. Ela , por sua natureza, transdisciplinar e esse aspecto deve ser considerado quando abordada em situao de ensino. Ela tem sido estudada por diferentes cincias, como Filosofia, Psicologia, Antropologia, Semitica, Lingustica etc. e, nesse documento, entendida como toda forma de expresso humana provida de sentido e que est presente em todas as atividades humanas desenvolvidas nas relaes sociais. atravs da linguagem que o sujeito organiza sua compreenso de mundo e de suas experincias, bem como as formas de pensar, de comunicar e de (inter)agir no meio social em que se encontra inserido. Segundo os PCNEM (2000, p. 5):

Produto e produo cultural, nascida por fora das prticas sociais, a linguagem humana e, tal como o homem, destaca-se pelo seu carter criativo, contraditrio, pluridimensional, mltiplo e singular, a um s tempo.

Antes de apresentar as competncias e habilidades que o aluno do ensino mdio deve dominar com relao ao estudo da lngua portuguesa, os PCNEM (2000) apresentam um breve retrospectiva e diagnstico sobre o ensino dessa disciplina na escola. A LDB 5.692, de 1971, propunha uma diviso entre Lngua e Literatura que teve grande repercusso na forma de organizao do currculo escolar. Ainda hoje encontramos resqucios desse pensamento em escolas que fazem questo de dividir a disciplina Lngua Portuguesa em estudos de gramtica, de literatura e de redao. O ensino de gramtica baseia-se no estudo de apenas uma variedade lingustica e, mesmo assim, sob uma tica normativa ortodoxa. Ao estudante apresentada uma vasta lista de nomenclaturas gramaticais cabendo-lhes, apenas, o reconhecimento de formas descontextualizadas previamente memorizadas. Segundo os PCNEM (2000, p. 16),
A perspectiva de estudos gramaticais na escola, at hoje, centra-se, em grande parte, no entendimento da nomenclatura gramatical como eixo principal; descrio e norma se confundem na anlise da frase, essa deslocada do uso, da funo e do texto.

A abordagem do texto literrio constitui um outro momento enfadonho e improdutivo o ensino dessa disciplina. H uma grande confuso no tratamento de conceitos e categorias literrias, alm da nfase na histria da literatura em detrimento da leitura e da compreenso do texto literrio propriamente dito. Esse tem sido o panorama do ensino de lngua portuguesa na escola, caracterizado como uma espao de aula de expresso em que os alunos no podem se expressar. (PCNEM, 2000, p. 16). Qual seria, ento, a abordagem da lngua materna nesse nvel de ensino que corresponderia aos propsitos bsicos da comunicao eficiente, tal como ela ocorre nas prticas sociais subjetivas cotidianas? A resposta vem na concepo de lngua como instncia de interao entre sujeitos social e historicamente situados, capazes de exercer plenamente a cidadania nas

trocas simblicas mediadas pelas mais diferentes manifestaes lingusticas, conforme previsto no artigo 22 da LDB:
A educao bsica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formao comum indispensvel para o exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. (LDB, 1996).

A viso de lngua a ser trabalhada no ensino mdio deve romper com as fronteiras da abordagem tradicional, para a qual os elementos estruturais do enunciado tinham maior importncia. Ao contrrio dessa concepo, a lngua est presente nas interaes sociais e deve ser estudada nesse contexto, considerando-se todos os aspectos envolvidos, como o sujeito, os

determinantes scio-histricos e poltico-sociais que compem esse quadro. Segundo os PCNEM (2000), o ensino de lngua portuguesa deve se ocupar de um dos tipos de linguagem, isto , a linguagem verbal, que majoritariamente trabalhada no espao escolar. E o que , ento, essa linguagem verbal? Ainda segundo os PCNEM (2000, p. 18),
Ela se caracteriza como uma construo humana e histrica de um sistema lingustico e comunicativo em determinados contextos. Assim, na gnese da linguagem verbal, esto presentes o homem, seus sistemas simblicos e comunicativos, em um mundo sciocultural.

Nessa perspectiva, o texto deve ser considerado o objeto concreto de trabalho nas aulas de lngua, uma vez que ele a instncia material do ato lingustico verbalmente realizado. O aluno considerado um sujeito produtor de textos, artefato que registra as aes humanas desenvolvidas social, histrica e culturalmente. Essa abordagem possibilita, ainda, um novo enfoque aos contedos gramaticais, que passam a ser estudados em situaes efetivas de uso, visando-se compreenso dos mais variados efeitos de sentido decorrentes desses usos. nessa perspectiva que os PCNEM sugerem as competncias que o egresso do Ensino Mdio deve apresentar ao final de seu curso e, de forma particular, as competncias e habilidades a serem desenvolvidas em lngua portuguesa, as quais reproduzimos abaixo.

COMPETNCIAS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS EM LNGUA PORTUGUESA

REPRESENTAO E COMUNICAO Confrontar opinies e pontos de vista sobre as diferentes manifestaes da linguagem verbal. Compreender e usar a Lngua Portuguesa como lngua materna, geradora de significao e integradora da organizao do mundo e da prpria identidade. Aplicar as tecnologias de comunicao e da informao na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes da vida.

INVESTIGAO E COMPREENSO Analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos/contextos, mediante a natureza, funo, organizao, estrutura, de acordo com as condies de produo, recepo (inteno, poca, local, interlocutores participantes da criao e propagao das idias e escolhas, tecnologias disponveis). Recuperar, pelo estudo do texto literrio, as formas institudas de construo do imaginrio coletivo, o patrimnio representativo da cultura e as classificaes preservadas e divulgadas, no eixo temporal e espacial. Articular as redes de diferenas e semelhanas entre a lngua oral e escrita e seus cdigos sociais, contextuais e lingusticos. CONTEXTUALIZAO SCIO-CULTURAL Considerar a Lngua Portuguesa como fonte de legitimao de acordos e condutas sociais e como representao simblica de experincias humanas manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social. Entender os impactos das tecnologias da comunicao, em especial da lngua escrita, na vida, nos processos de produo, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
Quadro 1 Competncias e habilidades a serem desenvolvidas em Lngua Portuguesa (PCNEM, 2000, p. 24)

Os PCN+, publicados trs anos aps a publicao dos PCNEM e sem qualquer pretenso normativa, trazem orientaes educacionais com o objetivo de contribuir para a implementao das reformas educacionais definidas pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN, 1996) e regulamentadas por Diretrizes do Conselho Nacional de Educao. Um de

seus principais objetivos o de apresentar sugestes de trabalho para o professor na rea de Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias. Para isso, mostra a articulao das competncias gerais que se deseja promover com os conhecimentos disciplinares e seus conceitos estruturantes e apresenta, ainda, um conjunto de sugestes de prticas educativas e de organizao dos currculos, coerentes com essa articulao. Os PCN+ (2003) ampliaram a compreenso sobre as competncias e conceitos a serem desenvolvidos pelos alunos ao final do ensino mdio, os quais passamos a apresentar de forma sucinta abaixo.

You might also like