You are on page 1of 61

salabioquimica.blogspot.

com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

Questes discursivas de Botnica


Organizao: Prof. Fabio Dias Magalhes

(Ufrj 2002) No ano de 2001, foi publicado um trabalho no qual pesquisadores introduziram em uma alga unicelular o gene responsvel por uma protena de membrana capaz de transportar glicose do meio extracelular para o interior da clula, sem consumo de energia. As algas normais dessa espcie no dispem desse tipo de transportador. As algas que receberam o gene (algas transgnicas) tornaram-se capazes de sobreviver e multiplicar-se na ausncia de luz, desde que houvesse glicose no meio. 1. Na ausncia de luz, o que deve ocorrer com a produo de oxignio pelas algas transgnicas? Justifique sua resposta. 2. (Unicamp 93) A figura a seguir mostra o esquema do corte de uma clula, observado ao microscpio eletrnico:

a) A clula proveniente de tecido animal ou vegetal? Justifique. b) Se esta clula estivesse em intensa atividade de sntese protica, que organelas estariam mais desenvolvidas ou presentes em maior quantidade? Por qu? 3. (Fuvest 98) As leveduras podem viver tanto na presena quanto na ausncia do gs oxignio. a) Que processos de obteno de energia as leveduras realizam em cada uma dessas situaes? b) Em qual das situaes a atividade metablica das leveduras mais alta? Por qu?

pag.1

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

4. (Ufrj 96) Nos pases de clima frio, a temperatura do ar no inverno , muitas vezes, inferior a 0C. A gua do solo congela, o ar frio e muito seco. Nesse perodo, muitas espcies vegetais perdem todas as folhas. A perda das folhas evita um grande perigo para essas plantas. Que problema a planta poderia sofrer caso no perdesse as folhas? Justifique sua resposta. 5. (Ufrj 2003) Dependendo das condies do solo, os vegetais podem destinar a maior parte dos nutrientes obtidos para o crescimento de seus brotos e folhas ou para o desenvolvimento de suas razes. A figura a seguir mostra duas plantas (A e B) da mesma espcie, que possuem a mesma massa e que foram cultivadas em dois ambientes com diferentes disponibilidades de nutrientes.

Identifique qual das plantas se desenvolveu no solo com MENOR disponibilidade de nutrientes. Justifique sua resposta. 6. (Unesp 96) Fungos e bactrias tm sido considerados, por muitos, os "viles" entre os seres vivos. Sabemos, entretanto, que ambos apresentam aspectos positivos e desempenham importantes funes ecolgicas. a) Cite uma forma pela qual bactrias e fungos podem contribuir para a reciclagem de nutrientes minerais. b) Cite um exemplo de conquista cientfica no combate a infeces que foi possvel a partir da utilizao de fungos.

pag.2

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

7. (Unicamp 2001) At h algum tempo, considerava-se que fungos e bactrias pertenciam ao reino vegetal. Com o reconhecimento das diferenas entre eucariotos e procariotos, as bactrias foram separadas, mas os fungos permaneceram includos no reino vegetal. Mais recentemente, porm, tornou-se claro que os organismos agrupados como fungos definitivamente no so plantas. a) Apresente uma caracterstica comum a bactrias e fungos que permitiu consider-los como plantas. b) Apresente uma caracterstica das bactrias que demonstra serem elas pertencentes a outro reino. Qual esse reino? c) Cite duas caractersticas das plantas que no so encontradas nos fungos. 8. (Udesc 97) Os cogumelos so seres vivos representantes do reino Fungi. Algumas espcies so comestveis, outras alucingenas e outras, ainda, venenosas. Sobre esses seres, RESPONDA: a) Como ocorre seu processo de nutrio? b) Alguns fungos esto associados a animais ou plantas. COMENTE sobre uma associao de fungos com outros seres vivos. 9. (Ufc 2002) O reino Fungi possui cerca de 70.000 espcies, entre elas fungos de importncia ecolgica e/ou econmica. a) Explique, sucintamente, por que os fungos, juntamente com as bactrias heterotrficas, so ecologicamente to importantes? b) Por que alguns fungos como 'Aspergillus flavus' e 'A. parasiticus', que crescem em sementes estocadas de milho, trigo e amendoim, so danosos sade humana mesmo depois do fungo ter sido eliminado dessas sementes? c) Planta ou animal? Os fungos no so nem uma coisa nem outra. Cite uma caracterstica dos fungos que se assemelha aos animais e uma outra que se assemelha s plantas. 10. (Ufscar 2004) Muitas das caractersticas que surgiram ao longo da histria evolutiva das plantas permitiram a conquista do ambiente terrestre. Considere os musgos e as samambaias e a) cite uma caracterstica compartilhada por esses dois grupos que torna essas plantas dependentes da gua para a fertilizao. b) compare os dois grupos com relao presena de um sistema vascular para transporte de gua e nutrientes. 11. (Ufal 99) Compare o esporfito de uma samambaia ao esporfito de um musgo.

pag.3

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

12. (Unesp 94) Um estrangeiro, em visita regio sul do Brasil, teve sua ateno voltada para uma planta nativa, de porte arbreo, com folhas pungentes e perenes e flores reunidas em inflorescncias denominadas Estrbilos. Desta planta obteve um saboroso alimento, preparado a partir do cozimento em gua fervente. a) Qual o nome popular desta planta e a que grupo pertence? b) O alimento obtido corresponde a que parte da planta? 13. (Unesp 99) Observe o ciclo reprodutivo do pinheiro.

a) Em que estgios deste ciclo ocorre reduo do nmero de cromossomos? b) Indique as estruturas citadas no ciclo que correspondem s palavras em destaque na seguinte estrofe popular: "Pinheiro me d uma PINHA Pinha me d um PINHO Menina me d um beijo Que eu te dou meu corao".

pag.4

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

14. (Unesp 2001) Em visita a um Jardim Botnico, um grupo de estudantes listou os seguintes nomes de plantas observadas: Ip-amarelo-da-serra, Seringueira, Ciprestes, Jaboticabeira, Orqudea, Hepticas, Coco-da-baa, Avenca, Palmeira-dos-brejos ou Buriti e Sequias. Dentre as plantas observadas no Jardim Botnico, a) indique aquelas que pertencem ao grupo das gimnospermas. Cite uma caracterstica reprodutiva particular desse grupo. b) cite um exemplo de planta do grupo das pteridfitas. Mencione uma aquisio evolutiva desse grupo em relao s brifitas. 15. (Unicamp 97) O texto a seguir se refere ao ciclo de vida de uma planta vascular: "Os esporos germinam para produzir a fase gametoftica. Os micrsporos se tornam gros polnicos e, depois do transporte para a micrpila do vulo, o microgametfito continua o seu desenvolvimento na forma de um tubo, crescendo atravs do nucelo. Um megsporo produz um gametfito envolvido pela parede do nucelo e por tegumento. Os gametfitos produzem gametas: duas clulas espermticas em cada tubo polnico e uma oosfera em cada arquegnio". a) A que grupo de plantas se refere o texto? b) Que estrutura mencionada no texto permitiu essa concluso? c) Quais so os outros grupos de plantas vasculares? 16. (Ufes 96) As plantas fanergamas - gimnospermas e angiospermas - apresentam algumas caractersticas em comum. As angiospermas constituem o grupo vegetal com a maior biodiversidade, embora representem o grupo mais recente na histria da Terra. a) Compare esses dois grupos, destacando as semelhanas e diferenas. b) Aponte os elementos que podem explicar o xito das angiospermas em termos de biodiversidade. 17. (Unesp 90) Considerando as fases gametoftica e esporoftica que ocorrem no ciclo de vida das angiospermas, qual delas estaremos observando ao olharmos para uma goiabeira adulta, em seu estgio vegetativo? Qual seria a outra fase?

pag.5

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

18. (Unesp 95) Analisando-se ao microscpio ptico uma lmina contendo um corte transversal de uma estrutura vegetal, chegou-se a concluso de que se tratava de um caule de Monocotilednea tpico. Quais foram as evidncias anatmicas presentes que permitiram reconhecer a estrutura como: a) caule? b) pertencente a Classe das Monocotiledneas? 19. (Unicamp 92) O corte transversal do caule de uma planta herbcea, apresentado a seguir, mostra os feixes vasculares com a disposio tpica encontrada em um dos grupos de angiospermas. Com base neste dado, descreva o padro geral das flores, folhas e razes desse grupo.

20. (Unicamp 92) Atualmente so conhecidas quase 350.000 espcies de plantas, das quais cerca de 250.000 so angiospermas. Isso indica o sucesso adaptativo desse grupo. Mencione 3 fatores que favoreceram esse sucesso. 21. (Unesp 93) Um estudante colocou dois pedaos recm-cortados de um tecido vegetal em dois recipientes, I e II, contendo soluo salina. Depois de algumas horas, verificou que no recipiente I as clulas do tecido vegetal estavam plasmolisadas. No recipiente II, as clulas mantiveram o seu tamanho normal. Qual a concluso do estudante quanto: a) a concentrao das solues salinas nos recipientes I e II, em relao ao suco celular desse tecido? b) o que significa dizer que em I as clulas estavam plasmolisadas? 22. (Unicamp 91) Imagine-se observando ao microscpio ptico comum dois cortes histolgicos: um de fgado de rato e outro de folha de tomateiro. Cite duas estruturas celulares que permitiriam identificar o corte da folha do tomateiro.

pag.6

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

23. (Ufes 2001) "Boa parte da floresta Amaznica e das caatingas do Nordeste coincidem na sua latitude. Assim, a quantidade de luz que recebem semelhante. No entanto, o tipo de 'paisagem vegetal' totalmente diferente nas duas regies."

I "O clima da regio amaznica rene as condies necessrias ao desenvolvimento de uma vegetao exuberante. Nela destacam-se rvores de grande porte com a castanheira-do-par, a seringueira e o caucho, plantas produtoras de madeira como o angelim, a sucupira, a amburana e a copaba, etc." II "A caatinga, na seca, tem uma fisionomia de deserto. As cactceas como o mandacaru, a coroa-de-frade, o xiquexique, o facheiro so exemplos de sua vegetao tpica. Tambm algumas bromeliceas como a macambira. Todas elas apresentam vrias adaptaes que lhes permitem sobreviver na poca da seca".

a) Relacione o comportamento de abertura e fechamento estomtico, que est representado no grfico pelas linhas a e b, com o grupo de plantas citadas nos textos I e II. Justifique sua resposta. b) A intensidade da fotossntese das plantas representadas nas linhas a e b no grfico semelhante? Justifique sua resposta.

pag.7

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

24. (Unesp 93) Considere uma plntula sendo iluminada lateralmente como indica a figura adiante, desde o pice da folha at a extremidade da raiz.

Responda: a) Para que lado se inclinaro o caule e a raiz, durante o crescimento dessa plntula? b) Por qu? 25. (Fuvest 89) Quando uma planta colocada na posio horizontal, em ambiente homogeneamente iluminado, exibe uma resposta de crescimento orientado, conhecido como geotropismo. a) Como so os geotropismos do caule e da raiz? b) Explique o mecanismo fisiolgico responsvel por esse crescimento orientado. 26. (Ueg 2005) Os hormnios vegetais controlam o crescimento e o desenvolvimento das plantas ao interferir na diviso, no alongamento e na diferenciao das clulas. A remoo da gema apical de uma planta promove o desenvolvimento das gemas laterais. Sobre esse assunto, faa o que se pede: a) Qual o fenmeno responsvel pela inibio do desenvolvimento das gemas laterais causada pela presena da gema apical? b) Qual o hormnio vegetal envolvido nessa inibio?

pag.8

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

27. (Ufc 99) Em um experimento, o pesquisador submeteu uma determinada planta, com fotoperodo crtico de 12 horas, a trs tratamentos que diferiam com relao ao fornecimento de luz, e obteve os seguintes resultados quanto florao: I) 14 horas de luz e 10 horas de escuro No floresceu II) 10 horas de luz e 14 horas de escuro Floresceu III) 10 horas de luz, 4 horas de escuro, flash de luz e mais 10 horas de escuro No floresceu. Pergunta-se: a) Que classificao devemos dar a esta planta em relao ao fotoperiodismo (que controla a florao)? b) Por que o tratamento III inibiu a florao? c) Qual o nome, a natureza qumica e a provvel localizao, na clula, da substncia envolvida na percepo do perodo de exposio luz (ou escuro)? Num segundo experimento, foram removidas as folhas da metade superior de plantas da mesma espcie. Estas plantas foram subdivididas em 2 (dois) lotes, sendo cada lote submetido a um tratamento diferente, segundo o quadro abaixo. Lote: 1 1 - Tratamento: As folhas da metade inferior da planta foram expostas a 10 horas de luz e 14 de escuro, e as da metade superior (sem folhas) foram expostas a 14 horas de luz e 10 de escuro. Resposta: Surgiram flores em todos os pices caulinares das plantas. Lote: 2 2 - Tratamento: As folhas da metade inferior da planta foram expostas a 14 horas de luz e 10 de escuro, e as da metade superior (sem folhas) foram expostas a 10 horas de luz e 14 de escuro. Resposta: As plantas no floresceram. Com base no experimento acima, pergunta-se: d) Que rgo da planta foi o responsvel pela percepo do estmulo para a florao? e) Como se explica o surgimento de flores em todos os pices caulinares das plantas do lote 1?

pag.9

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

28. (Ufjf 2006) Em muitas plantas, a florao controlada pelo fotoperodo, sendo as espcies classificadas como plantas de dias curtos (PDC) ou plantas de dias longos (PDL). Observe a figura a seguir, que ilustra um experimento realizado com PDC e PDL, e responda:

a) Qual a classificao fotoperidica (PDC ou PDL) das plantas das espcies A e B, considerando os resultados obtidos nos experimentos? b) O que representa o fotoperodo crtico para as plantas fotoperidicas? c) Explique como possvel a ocorrncia de florescimento das plantas A e das plantas B em uma mesma localidade, na mesma poca do ano. 29. (Ufrj 2002) O etileno um hormnio vegetal gasoso e incolor, produzido nas folhas, nos tecidos em fase de envelhecimento e nos frutos, onde determina o seu amadurecimento e sua queda. Que relao pode ser feita entre a ao do etileno e o hbito, bastante comum, de se embrulhar em jornal os frutos verdes, retirados precocemente, para que amaduream mais rapidamente?

pag.10

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

30. (Ufv 99) Estudos feitos com caules de ervilha mostraram que nessa regio h forte correlao entre a taxa de crescimento e a quantidade de hormnio difusvel. Assim, a distribuio desigual desse hormnio no caule um dos fatores que podem ocasionar a sua curvatura.

a) Qual o hormnio diretamente envolvido na curvatura do caule? b) Qual o fator externo, representado pelo nmero I, que induz a curvatura do caule? c) Que nome recebe o movimento de curvatura, representado na figura anterior? 31. (Unesp 95) Uma planta de dia curto foi submetida aos fotoperodos esquematizados nas figuras I e II a seguir. Com base neste esquema, pergunta-se:

a) Sob qual das condies, I ou II, essa planta florescer? b) Justifique sua resposta.

pag.11

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

32. (Unesp 2005) Foram feitos experimentos em laboratrio, variando artificialmente os perodos em horas, de exposio luz e ao escuro, com o objetivo de observar em que condies de luminosidade (luz ou escuro) determinadas plantas floresciam ou no. No experimento I, exemplares de uma planta de dia curto foram submetidos a condies diferentes de exposio luz e ao escuro. J no experimento II, plantas de duas outras espcies foram tambm submetidas a perodos de exposio luz (ilustrados em branco) e ao escuro (destacados em preto). Em duas situaes, houve pequenas interrupes (destacadas por setas) nestes perodos de exposio. Os sinais positivos indicam que houve florao, e os negativos, que no houve, para todos os experimentos.

a) Interprete os resultados do experimento I considerando as exigncias de exposio luz e ao escuro para que ocorra a florao desta planta. b) Considerando o experimento II, qual das interrupes - a que ocorreu durante o perodo de exposio luz ou ao escuro - interferiu no processo de florao? Qual o nome da protena relacionada capacidade das plantas responderem ao fotoperodo? 33. (Unicamp 92) Um lote de plntulas de feijo foi mantido em gua destilada (lote A) e um outro em soluo contendo giberelina (lote B). Aps 10 dias, os dois lotes apresentavam a mesma massa seca, mas as plntulas do lote B tinham comprimento duas vezes maior do que as do lote A. A partir dessas informaes, responda: a) Qual o efeito da giberelina? b) Voc esperaria encontrar diferena entre os dois lotes quanto massa fresca? Por qu?

pag.12

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

34. (Unicamp 99) Sabe-se que uma planta daninha de nome "striga", com folhas largas e nervuras reticuladas, invasora de culturas de milho, arroz, cana e de muitas outras espcies de gramneas na sia e na frica, a nova dor de cabea dos tcnicos agrcolas no Brasil. Sabe-se tambm que algumas auxinas sintticas so usadas como herbicidas porque so capazes de eliminar dicotiledneas e no agem sobre monocotiledneas. a) Qual seria o resultado da aplicao de um desses herbicidas o combate "striga" invasora em um canavial? E em uma plantao de tomates? Explique sua resposta. b) Indique uma auxina natural e mencione uma de suas funes na planta. 35. (Fuvest 97) a) Relacione estrutural e funcionalmente os seguintes componentes de uma planta: vulo, ovrio, semente e fruto. b) Que grupos de plantas produzem sementes? Qual foi a importncia das sementes na adaptao das plantas ao ambiente terrestre? 36. (Ufg 2006) Observe as figuras a seguir que ilustram os frutos de duas espcies de dicotiledneas:

a) Qual a parte da flor que deu origem ao pseudofruto na Figura A e ao fruto na Figura B? b) Explique como ocorre o processo de fecundao nesses vegetais, aps a polinizao.

pag.13

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

37. (Unicamp 2003) Frutos carnosos imaturos so na maioria verdes e duros. Durante o amadurecimento, ocorre a decomposio da clorofila e a sntese de outros pigmentos, resultando em uma colorao amarelada ou avermelhada. Com o amadurecimento tambm ocorre o amolecimento devido degradao de componentes da parede celular e aumento nos nveis de acares. a) Qual a vantagem adaptativa das modificaes que ocorrem durante o amadurecimento dos frutos carnosos? b) De que estrutura da flor se origina a poro carnosa de um fruto verdadeiro? c) A ma, apesar de carnosa, no fruto verdadeiro. Explique de que estrutura ela se origina. 38. (Fuvest 91) Um casal de namorados entalhou um corao numa rvore, a 1 metro do solo. Casaram. Ao completar suas bodas de prata, voltam ao local. A rvore, agora frondosa, tem o triplo da altura. A que distncia do solo est o corao entalhado? Relacione a posio do corao com o crescimento da rvore. 39. (Fuvest 93) Por que os agricultores cortam a extremidade apical de certas plantas como mostra a figura a seguir? Que mecanismo explica o resultado que obtm com esse processo?

pag.14

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

40. (Fuvest 94) Um lote de sementes, plantadas em solo mido, comeou a germinar. O grfico a seguir representa as variaes nas quantidades de amido, glicose e total de carboidratos medidas em amostras de sementes do lote, em um perodo de 9 dias aps o incio da germinao.

a) Que processo metablico responsvel pelas variaes que ocorrem at o 5. dia? b) E aps o 5. dia? 41. (Unesp 90) Atualmente, alguns agricultores tm conseguido aumento de produo durante todo o ano com algumas culturas, utilizando a tcnica do cultivo em hidroponia. Em que consiste esta tcnica? 42. (Unesp 95) Se representssemos em um grfico os rendimentos de determinada cultura, devido utilizao de quantidades crescentes de macronutrientes e de micronutrientes minerais, obteramos as curvas I e II a seguir. Analise estas curvas e responda.

a) Qual delas, I ou II, representa a utilizao de micronutrientes? b) Justifique sua resposta.

pag.15

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

43. (Unesp 96) Uma rvore media, com 1 ano de idade, 1 metro de altura. Nessa poca, sofreu uma leso no caule, a uma altura de 40 centmetros do solo. Ao completar 4 anos, a rvore alcanou 8 metros de altura. a) A cicatriz deixada pela leso dever encontrar-se a que altura do solo? b) Justifique sua resposta. 44. (Unesp 99) Em ruas e avenidas arborizadas, periodicamente as companhias distribuidoras de eletricidade realizam cortes da parte superior das rvores que esto em contato com os fios eltricos de alta tenso. As podas so necessrias para se evitarem problemas que podem ocorrer em dias chuvosos e de fortes ventos. a) O que dever acontecer com as rvores aps o corte da regio apical que estava atingindo os fios eltricos? b) Que mecanismo explica o resultado obtido com o corte da regio apical? 45. (Unicamp 97) O albinismo uma caracterstica hereditria determinada por um gene recessivo que letal em plantas, mas no em animais. a) Por que as plantas albinas morrem pouco tempo depois da germinao? b) Como as plantas albinas conseguem se desenvolver por alguns dias? 46. (Fuvest-gv 91) Os floristas recomendam, para as flores colhidas durarem mais, que seus cabos sejam cortados sob a gua. Outra sugesto para prolongar a vida das flores colocar, na gua do vaso, tabletes de acar. Com base em seus conhecimentos de botnica, explique os porqus dessas duas recomendaes. 47. (Ufc 2000) Atualmente comum haver, em muitos supermercados da cidade, verduras que foram cultivadas atravs da tcnica da hidroponia, ou seja, do cultivo em solues de nutrientes inorgnicos e no no solo. Pergunta-se: a) Como so classificados os nutrientes inorgnicos essenciais adicionados soluo? Cite 2 (dois) exemplos de cada grupo. b) Por que a soluo de nutrientes utilizada na hidroponia deve ser continuamente aerada?

pag.16

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

48. (Unicamp 93) Um estudante de Biologia, desejando obter gametfitos para demonstrao em uma Feira de Cincias, seguiu trs procedimentos distintos: I. Coletou soros nas folhas de uma samambaia, esmagou-os e deixou-os em xaxim constantemente umedecido por vrios dias; II. Colocou gros de plen em soluo aucarada e esperou algumas horas at que germinassem; III. Colocou sementes de feijo em algodo embebido em gua, tendo o cuidado de manter a preparao em local bem iluminado. a) O que so gametfitos? b) possvel obt-los nas 3 condies descritas? Explique. 49. (Unicamp 94) Em um brejo, encontrou-se grande quantidade de brifitas e pteridfitas. Todas as brifitas eram pequenas, com poucos centmetros de altura, ao passo que algumas pteridfitas alcanavam at 2 metros. Que diferenas na estrutura antomo-fisiolgica desses grupos justifica essa diferena de tamanho? 50. (Fuvest 93) Em uma planta cujos estmatos esto completamente fechados a perda de gua por transpirao cessa completamente? Justifique. 51. (Fuvest 96) Um botnico recebeu duas plantas de origens desconhecidas. Estudando-as, concluiu que uma delas era polinizada por insetos e oriunda de regio de alta pluviosidade; j a outra era polinizada pelo vento e provinha de uma regio rida. Explique como ele pde ter chegado a estas concluses, com base nas observaes e anlises realizadas.

pag.17

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

52. (Ufrj 2001) A distribuio das folhas de uma planta ao longo dos ns presentes no caule segue padres de organizao conhecidos como filotaxia. Na "filotaxia oposta" as folhas aparecem aos pares em cada n e cada folha est diametralmente oposta outra. Alm disto, o par de um n forma ngulo de 90 com os pares imediatamente superior e inferior. Em geral, os ns so tambm distantes entre si.

Explique a importncia da filotaxia oposta para os processos metablicos das plantas. 53. (Unesp 98) Observe a figura e responda.

a) Qual o nome da estrutura assinalada em I e o do tecido assinalado em II? b) Considerando-se que na estrutura I ocorre entrada de CO e sada de HO e de O, responda em que processo o CO absorvido em I utilizado e qual a importncia deste processo para a manuteno da vida. 54. (Unicamp 96) A perda de folhas no comeo da seca um fenmeno muito freqente em plantas da caatinga no nordeste brasileiro. Nas regies temperadas, onde o frio intenso, muitas rvores ficam sem folhas no inverno. a) Por que ocorre a queda de folhas em condies to diversas? b) Explique cada um dos casos.

pag.18

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

55. (Fuvest 2004) O desenho mostra as estruturas de uma flor em corte longitudinal.

a) Identifique com a letra "A" a seta que aponta a estrutura da qual um inseto retira plen. b) Identifique com a letra "B" a seta que aponta a estrutura na qual o gro de plen inicia o desenvolvimento do tubo polnico. c) Identifique com a letra "C" a seta que aponta a estrutura que ir se desenvolver dando origem ao fruto. d) Identifique com a letra "D" a seta que aponta a estrutura em que ocorre a unio de gametas masculino e feminino e que dar origem semente. 56. (Unesp 2005) Esforos de cientistas criaram a primeira rosa do mundo com pigmento para cor azul. Anteriormente, rosas de colorao azul j eram produzidas atravs de cruzamento, mas no eram consideradas azuis verdadeiras. Segundo o jornal "The Japan Times on line", de 1.07.2004, a tcnica recentemente utilizada consistiu no seguinte: o gene da enzima que produz o pigmento azul, delfinidina, foi extrado do amor-perfeito e ativado nas rosas. a) Como se chamam as estruturas mais vistosas e atraentes destas flores, que passaram a ter cor azul? Qual o significado biolgico do fato de certas plantas apresentarem flores com cores to vistosas? b) Qual a relao entre esta tcnica recente para a produo de flores azuis e aquela empregada para a produo de alimentos transgnicos? 57. (Ueg 2007) Vrias espcies de plantas so produtoras de compostos de natureza qumica, os quais so denominados de drogas vegetais. Essas drogas podem ser encontradas e extradas de vrias partes das plantas, entre as quais frutos e partes de frutos, como exemplificado pelas "cascas" da laranja-amarga. Sobre esse tema, responda ao que se pede. a) Qual a definio de fruto? b) A expresso "cascas" em referncia laranja-amarga um termo correto do ponto de vista
pag.19

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

morfolgico? Justifique. 58. (Unesp 2001) Um aluno de uma Escola de Ensino Mdio recebeu de seu professor de Biologia uma lista de diversos vegetais considerados comestveis. O aluno elaborou um quadro onde, com o sinal (X), indicou o rgo da planta utilizado como principal alimento.

Aps a anlise do quadro, o professor informou ao aluno que ele havia cometido quatro erros. a) Indique os quatro erros cometidos pelo aluno e identifique os verdadeiros rgos a que pertencem os vegetais assinalados erradamente. b) Quais so as estruturas da flor que do origem, respectivamente, aos frutos verdadeiros e aos pseudofrutos relacionados no quadro? 59. (Fuvest 97) Um pesquisador forneceu a uma cultura de algas gs carbnico marcado com o istopo O do oxignio. A uma segunda cultura de algas foi fornecida gua com esse mesmo istopo. As culturas foram mantidas iluminadas por um certo tempo, aps o que as substncias qumicas presentes no meio e nas clulas das algas foram analisadas. a) Alm de gs carbnico, que outras substncias apresentaro o istopo O na primeira cultura? Justifique sua resposta. b) Alm da gua, que outras substncias apresentaro o istopo O na segunda cultura? Justifique sua resposta.

pag.20

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

60. (Uerj 2005) Em um experimento, foram medidas as taxas de produo de ATP e de consumo de O em clulas de folhas verdes de uma planta sob as seguintes condies experimentais: - obscuridade ou iluminao; - ausncia ou presena de um desacoplador especfico da fosforilao oxidativa mitocondrial. O desacoplador empregado interfere na sntese de ATP pela mitocndria, acelerando a passagem de eltrons pela cadeia respiratria. Observe os grficos a seguir, considerando que o de nmero 1 se refere a um experimento controle, realizado sob iluminao e na ausncia do desacoplador.

a) Indique os grficos que so compatveis com os resultados de experimentos realizados na presena do desacoplador, sob iluminao, e na presena do desacoplador, na obscuridade. Justifique suas indicaes. b) Um outro experimento, realizado na presena de um inibidor especfico da cadeia respiratria mitocondrial, apresentou resultados similares aos mostrados no grfico 2. Indique o que deve ocorrer com a taxa de produo de CO nesse outro experimento, em relao que seria obtida no experimento controle mostrado no grfico 1. Justifique sua resposta.

pag.21

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

61. (Ufc 99) Leia os versos a seguir e responda o que se pergunta: "Luz do sol, Que a folha traga e traduz, Em verde novo, Em folha, em graa, em vida, Em fora, em luz". Caetano Veloso a) A qual processo metablico das plantas o poeta est se referindo? b) Que estruturas e molculas orgnicas devem estar presentes nas clulas desses organismos e que so indispensveis para realizar este processo? c) Qual a equao geral deste processo e que comparao pode-se fazer com a equao geral da respirao celular aerbica? d) Que diferena ocorre com este processo, quando o mesmo realizado pelas sulfobactrias, microorganismos que vivem em ambientes anaerbios? e) Se voc tivesse que escolher entre duas lmpadas, uma azul e outra verde, para iluminar as plantas de um aqurio, qual seria a escolha correta, objetivando-se uma maior eficincia do processo cujo nome solicitado no item A desta questo? Por qu? 62. (Ufrj 98) Em 1931, desejando estudar a fotossntese, Cornelius van Niel observou que bactrias fotossintetizadoras usavam HS e geravam enxofre como produto. A equao a seguir mostra as reaes fotossintticas dessas bactrias:

Comparando essa equao com a da fotossntese das plantas, o que podemos deduzir a respeito da

pag.22

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

origem do oxignio gerado pelas plantas que realizam fotossntese? 63. (Ufrj 2000) As plantas chamadas de C3 perdem muito rendimento de produo de molculas orgnicas por fotossntese quando a concentrao de CO baixa. As plantas chamadas C4 possuem um metabolismo que contorna essa situao, mantendo a velocidade da fotossntese mesmo em baixas concentraes de CO. Considerando a funo dos estmatos das folhas no controle da evapotranspirao, indique qual dos dois tipos de planta perde menos produtividade em um clima seco e quente. Justifique sua resposta. 64. (Ufu 2006) O trecho do poema de Caetano Veloso, citado a seguir, faz referncia a um dos principais processos metablicos que acontecem nos vegetais. Leia-o atentamente e responda os itens a seguir. "Luz do Sol Que a folha traga e traduz Em verde novo Em folha, em graa, em vida, em fora, em luz ..." a) A que processo metablico o poema est se referindo? b) Em que tecido, e exatamente em que organela, este processo acontece? c) O que produzido no final deste processo metablico? 65. (Unicamp 95) Por muitos anos pensou-se erroneamente que o oxignio produzido na fotossntese viesse do CO, absorvido pelas plantas. a) De que substncia se origina o O, liberado no processo fotossinttico? b) Indique a equao geral da fotossntese para os vegetais clorofilados. c) Qual o destino do O produzido? d) Qual a funo da clorofila na fotossntese?

pag.23

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

66. (Uerj 2000) Dois tipos de plantas, designadas C3 e C4, respondem de forma diferente taxa de fotossntese, dependendo da intensidade luminosa e da temperatura, conforme demonstra o grfico abaixo.

a) Indique a porcentagem de insolao e a temperatura em que as plantas C3 apresentam taxa fotossinttica mxima. b) Cite uma organela da clula vegetal responsvel pela fotossntese e em que parte desta organela ocorre a fixao do carbono.

pag.24

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

67. (Uerj 2001) Trs preparaes de alga foram iluminadas por feixes de luz perpendiculares, de diferentes intensidades. Observe as fotomicrografias A, B e C.

(Adaptado de ALBERTS, Bruce et alii. "Molecular Biology of the Cell", New York: Garland Editores, 1983.) O feixe luminoso foi de baixa intensidade em A e na parte inferior de C (abaixo da linha tracejada); de alta intensidade em B e na parte superior de C (acima da linha tracejada). Pode-se observar que os cloroplastos: - tendem a empilhar-se junto s paredes celulares situadas paralelamente ao feixe da luz quando este muito intenso; - tendem a se dispor em uma monocamada perpendicular direo da luz, quando o feixe luminoso de baixa intensidade. Explique a vantagem, para a alga, de os cloroplastos assumirem a disposio verificada, quando iluminados com um feixe de baixa intensidade.

pag.25

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

68. (Ufc 96) A fotossntese e a respirao so dois processos que ocorrem simultaneamente nas plantas verdes. Construa um grfico mostrando a produo de O e a de CO, durante um perodo de 24 horas, por uma planta adequadamente suprida de gua e submetida s condies normais de iluminao de nossa regio, onde o sol nasce s 6 horas da manh e se pe s 6 horas da tarde. O eixo Y representa a produo dos dois gases e o eixo X o perodo de 24 horas. No necessrio atribuir unidades s produes de O e CO.

69. (Uff 2002) Certa experincia realizada em duas etapas consecutivas com uma amostra de algas verdes em um meio de cultivo aquoso est relatada a seguir. 1 ETAPA: A amostra de algas verdes foi, inicialmente, colocada em presena de luz e ausncia de CO. 2 ETAPA: Em determinado instante, apagou-se a luz e, simultaneamente, adicionou-se CO marcado radioativamente (CO), que foi mantido em concentrao constante at o final da experincia. O grfico a seguir mostra um dos aspectos observados durante essa experincia.

Com relao velocidade de incorporao de C glicose dessas algas, explique seu aumento no

pag.26

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

incio da 2 etapa, bem como, seu posterior decrscimo. 70. (Uerj 2004) Trs grupos de espcies vegetais nativas de Mata Atlntica - 1, 2 e 3 - esto adaptadas a trs estgios diferentes de sucesso ecolgica. No grfico a seguir, esto mostradas as curvas de saturao luminosa desses trs grupos.

(Adaptado de BEGOM, M. et alii. Ecology. Londres: Blackwell Science, 1996.) Considere um programa de reflorestamento em uma regio antes ocupada pela Mata Atlntica. a) Indique, dentre esses grupos de espcies, o mais recomendado para iniciar o programa em uma rea de pastagem com pouco sombreamento. Justifique sua indicao. b) Suponha que, com o reflorestamento, estgios mais avanados da sucesso ecolgica tenham sido alcanados. Nesta situao, indique o comportamento da produtividade primria lquida e da biomassa da comunidade vegetal.

pag.27

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

71. (Uerj 2007) Em um experimento, foram medidas as alteraes da razo entre o consumo e a produo de O de trs plantas idnticas - A, B e C -, em funo de cinco diferentes nveis de intensidade luminosa. Todas as demais condies ambientais diferiam, apenas, nas concentraes dos gases N e CO, conforme mostra a tabela e os resultados encontrados esto resumidos no grfico:

Os resultados mostram que uma das curvas corresponde planta que consegue acumular reservas energticas em um nvel de intensidade luminosa menor do que as demais. Identifique essa planta e justifique sua resposta. 72. (Ufrj 98) Existem plantas adaptadas s condies do deserto, nas quais a fotossntese do tipo CAM. Essa fotossntese se caracteriza pela absoro do gs carbnico (CO) pelos estmatos, durante a noite. O CO se acumula dentro da clula, ligando-se ao cido mlico. Durante o dia os estmatos se fecham, mas a planta pode usar, na fotossntese, o CO retido no cido mlico. Explique, do ponto de vista evolutivo, a existncia da fotossntese CAM em muitas plantas que vivem nos desertos.

pag.28

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

73. (Ufscar 2002) "...o efeito estufa tambm tem seu lado bom. A vegetao do Hemisfrio Norte est mais verde, mais exuberante e mais robusta que h vinte anos, de acordo com dados divulgados pela NASA, agncia espacial americana... A constatao de que as matas do norte esto mais viosas por causa do efeito estufa parece uma pea pregada pela natureza. Pois, quanto mais verde uma planta, mais capacidade ela tem de absorver o vilo do efeito estufa, o gs carbnico". ("Estufa do Bem", VEJA, 17.10.2001, p. 148.) a) Qual a impreciso contida no texto? Justifique. b) De que forma os fatores que justificam a impreciso do texto interagem com o "vilo do efeito estufa" para a determinao da taxa de fotossntese? 74. (Ufu 2001) Fator limitante pode ser definido como sendo aquele que, por estar num certo instante em menor quantidade em relao aos demais, limita o processo, determinando seu rendimento ou velocidade. Na fotossntese a velocidade da reao (taxa de fotossntese) pode ser limitada por fatores que dependem e que no dependem das plantas. Responda: a) Qual o principal fator limitante, que depende das plantas, na fase de "claro", e qual o principal fator limitante na fase de "escuro"? b) Cite os quatro principais fatores limitantes da fotossntese, considerados externos, que no dependem da planta. 75. (Unesp 91) O grfico a seguir representa a taxa da fotossntese em relao temperatura de uma planta tropical, submetida a uma intensidade luminosa constante. Analise o grfico e responda:

a) Qual a curva que melhor poderia representar a fixao do CO? b) Qual a curva que melhor poderia representar a produo de O? Justifique suas respostas.

pag.29

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

76. (Unesp 97) Quatro exemplares de uma mesma espcie de planta, de tamanhos iguais, foram colocados separadamente em quatro tubos com gua, numerados de 1 a 4. Cada tubo foi exposto a uma diferente intensidade luminosa. O gs produzido por cada planta foi coletado, medido e identificado como sendo oxignio. Os resultados obtidos esto representados no grfico a seguir.

a) Identifique e explique o fenmeno que produziu esses resultados. b) Qual a previso para a produo de O, se um quinto tubo (n. 5), recebendo maior intensidade de luz, fosse colocado no experimento? 77. (Unesp 2007) CO e temperatura so dois importantes fatores que influenciam o processo de fotossntese. Em uma das coordenadas trace a curva que representa a variao na taxa de fotossntese em resposta concentrao de CO e, na outra, em resposta variao de temperatura.

pag.30

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

78. (Unicamp 2002) Uma alterao climtica muito noticiada o "efeito estufa", que se atribui ao aumento da concentrao de gases como o CO na atmosfera. Segundo algumas previses, esse fenmeno poder causar um aumento de 3C na temperatura mdia do planeta nos prximos 100 anos. A figura a seguir mostra o crescimento relativo de duas espcies de plantas em funo da temperatura ambiente.

a) Em um local com temperatura mdia de 20C convivem as espcies A e B. Qual das duas espcies seria beneficiada pelo aumento previsto de temperatura? Explique. b) Por que a concentrao de CO influencia o crescimento das plantas? c) A escassez de gua no solo afeta negativamente o crescimento da planta. Por qu? 79. (Unicamp 2003) Um agricultor decidiu produzir flores em sua propriedade, localizada perto da cidade de Fortaleza (CE). Devido sua proximidade com a linha do Equador, nesta cidade os dias mais longos do ano (janeiro) so de 12:30 horas de luz, e os mais curtos (julho) so de 11:30 horas de luz. O agricultor tem dvida sobre qual flor deve cultivar: uma variedade de crisntemo, que uma planta de dia curto e tem um fotoperodo crtico de 12:30 horas, ou uma variedade de "brinco de princesa" ('Fucsia sp.'), que planta de dia longo e tem fotoperodo crtico de 13:00 horas. a) Qual espcie de planta o agricultor deveria escolher? Justifique. b) Com relao florao, o que aconteceria com a espcie de dia curto (crisntemo) se fosse dado um perodo de 15 minutos de luz artificial no meio da noite ("flash de luz")? Explique.

pag.31

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

80. (Unifesp 2003) Os grficos A, B e C correspondem taxa de fotossntese de trs plantas diferentes ocorrendo em trs ambientes distintos.

Grficos da taxa fotossinttica em funo da temperatura da folha em trs espcies de plantas de trs ambientes distintos. (Modificado de Ricklefs, R. 1993. "A Economia da Natureza".) Considere os grandes biomas terrestres existentes no planeta e responda. a) Em quais biomas esto presentes as plantas representadas nos grficos A, B e C? b) Cite pelo menos trs caractersticas morfolgicas que se espera encontrar nas folhas da planta representada no grfico C.

pag.32

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

81. (Unifesp 2005) O vermelho de cresol uma substncia que serve como indicadora do pH. Em meio alcalino, torna-se roxa e, em meio cido, amarela. Num estudo sobre taxa de fotossntese, foi realizado o seguinte experimento:

Sabendo que o vermelho de cresol absorve o CO do meio e permanece em soluo na forma de cido carbnico (HCO), responda. a) Em qual tubo, A ou B, houve maior taxa de fotossntese? Justifique sua resposta. b) Explique o que ocorreu no outro tubo com relao fisiologia da planta que ali se encontra.

pag.33

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

82. (Ufrj 2001) As plantas, para realizar a fotossntese, absorvem a luz do sol de comprimento de onda entre 400 e 700 nanmetros. Essa absoro feita na maioria dos casos atravs de pigmentos de clorofila. Na figura mostrado o percentual de luz absorvido pela clorofila a de uma planta e a taxa de fotossntese dessa planta, que proporcional quantidade de luz absorvida. Na figura, duas setas indicam dois pontos onde ocorre um aumento da taxa de fotossntese fora de correspondncia com a taxa de absoro da clorofila a.

Como pode ser explicado o aumento da taxa de fotossntese nos pontos indicados pelas setas? 83. (Ufrj 2003) Molculas de clorofila isoladas so capazes de absorver luz, resultando na passagem de eltrons para nveis com maior energia potencial (Figura 1). Com o retorno dos eltrons excitados para seus nveis energticos de origem, a clorofila emite fluorescncia vermelha (Figura 2). No entanto, quando a clorofila est em cloroplastos ntegros, ela absorve luz mas praticamente no emite fluorescncia.

Explique por que a clorofila em cloroplastos ntegros praticamente no emite fluorescncia quando iluminada.

pag.34

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

84. (Ufrrj 2004) Os cloroplastos possuem pigmentos fotossintticos responsveis pela captao de luz em diferentes comprimentos de onda. A seguir esto representadas as curvas de absoro de cada pigmento nos diferentes comprimentos de onda.

PURVES, W. K.; SADAVA, D.; ORIANS, G.H.; Heller, H.C. (2002). Admita a existncia de duas espcies de vegetais (A e B) que vivem no oceano; a primeira, prxima superfcie, com grande disponibilidade de luz; e a segunda, em guas profundas, onde a oferta de luz menor e de cor azul-esverdeada. Considere, tambm, que uma das espcies possua os pigmentos clorofila e ficoeritrina, e a outra, apenas clorofilas. A partir da anlise do grfico, diga qual das duas (A ou B) deve possuir o pigmento ficoeritrina. Justifique sua resposta. 85. (Ufrj 97) Vrias atividades biolgicas dos seres vivos dependem da luz do Sol. Uma dessas atividades faz com que, a cada momento, metade da atmosfera do planeta tenha maior teor de oxignio que a outra. a) Que atividade biolgica responsvel por esse fato? b) Qual o motivo dessa diferena no teor de oxignio?

pag.35

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

86. (Unesp 2002) Nos mares profundos das regies temperadas, ocorre um fenmeno (em relao temperatura ambiental) denominado "ressurgncia". A temperatura da gua superficial, durante a primavera e o outono, menor que a temperatura da gua das regies profundas. Desta forma, esta gua, mais aquecida, desloca-se para a superfcie, arrastando os minerais, e a gua superficial, mais fria e mais densa, submerge, promovendo a oxigenao do fundo do mar. Pergunta-se: a) Que fenmeno biolgico relacionado produo de matria orgnica ser intensificado com a mineralizao da superfcie do mar? Que organismos comporo o primeiro nvel trfico neste ecossistema? b) Cite dois grupos de animais invertebrados, normalmente presentes e fixos nas regies profundas dos mares, que sero beneficiados com a oxigenao destas regies. 87. (Unifesp 2002) Observe a figura e o grfico.

GRFICO DA DISTRIBUIO PROPORCIONAL DE PESO SECO ENTRE DIFERENTES PARTES DA PLANTA "CARDO-MORTO" OU "TASNEIRINHA" ('Senecio vulgaris', Compositae), DURANTE SEU CICLO DE VIDA. (Modificado de RICKLEFS, R. "A Economia da Natureza", 1993.) A biomassa de um organismo, populao ou comunidade expressa em termos de "peso seco" (massa seca). Analise o grfico e responda. a) No caso das plantas, o "peso seco" (massa seca) nos fornece uma indicao indireta de que processo? Por qu? b) Considerando os principais eventos na vida de uma planta, explique sucintamente os resultados apresentados pelo grfico.

pag.36

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

88. (Fuvest 89) A soluo de vermelho de cresol indicadora da concentrao de CO no ar: tem colorao rsea quando em contanto com a concentrao normal de CO atmosfrico, adquire cor amarela quando essa concentrao alta, e fica arroxeada quando a concentrao baixa. Trs tubos de ensaio receberam vermelho de cresol e uma folha recm-cortada (figura). Foram hermeticamente fechados e colocados a distncias diferentes de uma fonte de luz. Aps algum tempo, os tubos diferiram quanto cor da soluo: rsea, amarela e arroxeada. a) Relacione a cor da soluo com a distncia fonte de luz. b) Explique por que num dos tubos a soluo permaneceu rsea.

89. (Fuvest 94) Um fisiologista, trabalhando com uma montagem semelhante da figura a seguir, posicionou a fonte luminosa a uma distncia X do tubo de ensaio, atingindo o ponto de compensao ftico do vegetal.

a) Como passa a comportar-se o marcador do sistema nessa situao? b) Aproximando-se a fonte luminosa da montagem, que gs passa a ser liberado no interior do tubo? Que processo metablico responsvel pela produo desse gs?

pag.37

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

90. (Fuvest 99) Em vegetais, as taxas de fotossntese e de respirao podem ser calculadas a partir da quantidade de gs oxignio produzido ou consumido num determinado intervalo de tempo. O grfico adiante mostra as taxas de respirao e de fotossntese de uma planta aqutica, quando se varia a intensidade luminosa.

a) Em que intensidade luminosa, o volume de gs oxignio produzido na fotossntese igual ao volume desse gs consumido na respirao? b) Em que intervalo de intensidade luminosa, a planta est gastando suas reservas? c) Se a planta for mantida em intensidade luminosa "r", ela pode crescer? Justifique. 91. (Fuvest 2000) Foi realizado um experimento com o objetivo de verificar o efeito da intensidade luminosa sobre a massa de carboidratos produzida e armazenada por determinada espcie de plantas, mantida em um ambiente com temperatura constante. Os resultados obtidos foram os seguintes (unidades arbitrrias):

a) Desenhe um grfico que mostre a relao entre a intensidade luminosa e o armazenamento de carboidrato. b) Indique a posio provvel do ponto de compensao ftico, ou seja, o valor de intensidade

pag.38

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

luminosa em que as taxas de fotossntese e de respirao se equivalem. 92. (Uff 2000) Folhas de uma planta foram colocadas em condies atmosfricas adequadas, inicialmente, sob forte iluminao. No instante T escureceu-se, completamente, o ambiente, que assim se manteve at o instante T, quando reiniciou-se, progressivamente, a iluminao. Determinou-se a concentrao de carboidratos nestas folhas a partir do instante T. O grfico representa a variao da intensidade luminosa e da concentrao de carboidratos presentes, em funo do tempo.

a) Assinale, nos parnteses correspondentes, toda alternativa que apresenta concluses acerca da variao do oxignio (O) e do gs carbnico (CO) produzidos e consumidos pelas folhas, no decorrer da experincia descrita. ( ) No intervalo de tempo entre T e T, a razo (O consumido)/(O produzido) maior do que 1 e a razo (CO consumido)/(CO produzido) menor do que 1. ( ) No instante T, a razo (O consumido)/(O produzido) , aproximadamente, igual a 1, o mesmo ocorrendo com a razo (CO consumido)/(CO produzido). ( ) Aps o instante T, a razo (O consumido)/(O produzido) menor do que 1, o mesmo ocorrendo com a razo (CO consumido)/(CO produzido). b) Explique cada escolha feita no item anterior.

pag.39

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

93. (Ufmg 95) As figuras I e II mostram um experimento para o estudo da fotossntese na planta aqutica eldea. Na figura I, ramos de igual tamanho foram colocados em tubos, hermeticamente fechados, contendo gua e azul de bromotimol, soluo indicadora que apresenta colorao verde em meio neutro, amarela em meio cido e azul em meio bsico. Na figura II, est indicada a variao das taxas de fotossntese e respirao dessa planta em funo da intensidade luminosa.

Com relao ao experimento descrito, 1) Cite o nmero do tubo representado na Figura I em que a taxa de fotossntese foi maior. Indique a letra correspondente ao segmento da Figura II, em que ocorreu essa maior taxa de fotossntese. 2) Cite o fenmeno que est representado pelo ponto B na Figura II. Justifique sua resposta. Indique o nmero do tubo que corresponde ao ponto B. 3) Determine a intensidade luminosa, I, II ou III, na qual a planta viveria menos tempo. Justifique sua resposta. 4) Cite o nmero do tubo e a letra, indicadas nas figuras I e II, que representam a relao entre fotossntese e respirao numa comunidade vegetal da Floresta Amaznica. 94. (Unesp 92) Considere a afirmao: "Para que ocorra o crescimento da vegetao, as plantas necessitam ser submetidas, pelo menos algumas horas do dia, a intensidades luminosas que permitam que elas ultrapassem seu ponto de compensao luz". a) A frase falsa ou verdadeira? b) Justifique sua resposta.

pag.40

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

95. (Unesp 94) A luz no influi na respirao das plantas. Mantendo-se a planta em ambiente com O e temperatura constante, a respirao a mesma nas vrias horas do dia, conforme indicado por linhas pontilhadas na figura a seguir. A fotossntese influenciada pela quantidade de luz que a planta recebe. Medindo-se o volume de O que a planta produz com a curva da fotossntese indicada adiante.

Analise a figura a seguir e responda. a) Em quais horrios a respirao maior do que a fotossntese? b) Em que momentos os volumes dos gases consumidos e produzidos sero os mesmos? Justifique sua resposta. 96. (Uerj 97) O ciclo vital de animais e vegetais que se reproduzem sexuadamente exige a produo de gametas. A figura a seguir apresenta dois ciclos biolgicos de reproduo dos vegetais.

a) Cite uma desvantagem da gerao haplide como fase mais duradoura do ciclo vital dos vegetais do tipo A. b) Entre os vegetais que apresentam ciclo de vida do tipo B, h alguns que realizam autofecundao e outros em que a fecundao ocorre entre gametas de indivduos diferentes. Cite uma vantagem para a ocorrncia de fecundao entre gametas de indivduos diferentes.

pag.41

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

97. (Ufrj 98) No ciclo reprodutivo da maioria dos vegetais observa-se uma alternncia de geraes que mostrada, de forma simplificada, no esquema a seguir.

Em qual das fases - gametfito ou esporfito - no encontramos pares de cromossomos homlogos? Justifique sua resposta. 98. (Unicamp 2005) Os gros de plen e os esporos das plantas vasculares sem sementes variam consideravelmente em forma e tamanho, o que permite que um grande nmero de famlias, gneros e muitas espcies possam ser identificados atravs dessas estruturas. Os gros de plen e os esporos das plantas vasculares sem sementes permanecem inalterados em registros fsseis, em virtude do revestimento externo duro e altamente resistente, o que possibilita inferncias valiosas sobre floras j extintas. a) Suponha que em um determinado local tenham sido encontrados apenas gros de plen fsseis. A vegetao desse local pode ter sido formada por musgos, samambaias, pinheiros e ips? Justifique sua resposta. b) Esporos de plantas vasculares sem sementes e gros de plen maduros, quando germinam, resultam em estruturas diferentes. Quais so essas estruturas?

pag.42

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

99. (Ufrn 2000) Para se testarem conhecimentos sobre inter-relao entre organismos e meio (trocas gasosas), realiza-se um experimento no qual so usados trs recipientes de vidro. O recipiente I contm gua e peixe; o II, gua, peixe e planta aqutica; o III, gua e planta aqutica. Aos trs recipientes, adicionam-se algumas gotas de azul de bromotimol (um indicador que adquire a cor amarela em meio aquoso contendo CO). Os recipientes so hermeticamente fechados durante certo tempo.

Aps esse perodo, podero ser observadas alteraes com relao cor do indicador e s condies dos seres vivos utilizados no experimento. a) Quais as alteraes que podero ser observadas quando os recipientes forem mantidos sob iluminao? Justifique. b) Quais as alteraes que podero ser observadas quando os recipientes forem mantidos no escuro? Justifique 100. (Fuvest 92) H um sculo atrs, Louis Pasteur, investigando o metabolismo do levedo, um organismo anaerbico facultativo, observou que, em soluo de gua e acar, esse microorganismo se multiplicava. Observou tambm que a multiplicao era maior quando a soluo era aerada. a) Explique a importncia do acar para o levedo. b) Justifique a diferena de crescimento nas condies aerbica e anaerbica. 101. (Unirio 98) Clulas de levedura 'Saccharomyces cerevisiae' podem sobreviver tanto aerbica quanto anaerobicamente. Qual das duas formas mais vantajosa clula? Justifique a sua resposta.

pag.43

salabioquimica.blogspot.com

GABARITO

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

1. A produo de oxignio resultante da fotossntese deve ser interrompida pela falta de luz. 2. a) Vegetal porque possui membrana celulsica e plastos. b) Retculo endoplasmtico rugoso que rico em ribossomos responsveis pela produo de protenas e mitocndrias para a produo de energia para o trabalho celular. 3. a) Na ausncia de oxignio livre as leveduras realizam a fermentao alcolica (respirao anaerbia). Na presena deste gs realizam a respirao aerbia. b) A atividade metablica maior quando realizam a respirao aerbia porque o rendimento energtico maior do que na fermentao. 4. Congelamento da gua no interior do vegetal causando sua morte por incapacidade de repor a gua perdida pela transpirao. 5. A planta A. Com a menor disponibilidade de nutrientes, a planta utilizou a maior parte de seus recursos no desenvolvimento de suas razes, aumentando a superfcie de absoro, o que lhe permitiu atingir regies do solo em que os nutrientes ainda estavam disponveis. 6. a) Atividade decompositora. b) Produo de antibiticos para o combate a infeces bacterianas. 7. a) Parede celular. b) So organismos procariontes, pertencentes ao reino Monera. c) Cloroplastos, fotossntese, tecidos organizados. 8. a) Fungos so seres aclorofilados e hetertrofos. So saprfitas, alimentando-se da matria orgnica em decomposio, ou so parasitas. b) Micorrizas so associaes simbiticas entre fungos e razes. Favorecendo a absoro de sais minerais pelo vegetal, os fungos recebem matria orgnica deste, j que no podem produzi-las, pois so aclorofilados. 9. a) Os fungos so organismos hetertrofos que se reproduzem por esporos em pelo menos uma fase de sua vida. Junto com as bactrias eles tm papel importante nos ecossistemas, pois so responsveis

pag.44

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

pela decomposio da matria orgnica participando da circulao de matria na natureza. b) Os fungos produzem toxinas que permanecem nas sementes mesmo aps a eliminao dos mesmos. Essas toxinas podem causar intoxicao no homem. c) Assemelham-se aos animais, pois so hetertrofos e no conseguem produzir seu prprio alimento como as plantas fazem. No entanto, h fungos que, como as plantas, formam e lanam seus esporos ao vento. 10. a) Presena de gametas flagelados (anterozides). b) Musgos so vegetais avasculares e, por isso, de pequeno porte. O transporte de gua e nutrientes se faz de clula a clula, por difuso. Samambaias so plantas vasculares de porte mdio. Nessas plantas o transporte de gua e nutrientes realizado atravs de um sistema condutor representado pelos vasos lenhosos (lenho ou xilema) e vasos liberianos (lber ou floema). 11. ESPORFITO DE SAMAMBAIA: Vegetal verde, perene, vascular e capaz de produzir esporos por meiose. Constitudo por raiz, caule do tipo rizoma e fronde. ESPORFITO DE MUSGO: Fase transitria, parasita do gametfito feminino, avascular e capaz de produzir esporos por meiose. Constitudo por uma haste na extremidade da qual se localiza o esporngio. 12. a) Pinheiro-do-Paran que pertence ao grupo das Gimnospermas. b) O pinho a semente comestvel do pinheiro-do-Paran. 13. a) A meiose ocorre nos esporfitos para a produo dos gros de plen e dos vulos. b) PINHA - cone ou flor da Araucria. PINHO - semente comestvel do vegetal. 14. a) Ciprestes e sequias. As gimnospermas produzem flores femininas sem ovrios onde se formam os vulos. Os vulos fecundados formam sementes que no so envolvidas por frutos. b) Avenca. As pteridfitas so vegetais traquefitos, ou seja, possuem xilema e floema. Brifitas so plantas avasculares, desprovidas de vasos condutores. 15. a) Gimnospermas. b) Presena de arquegnio.

pag.45

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

c) Pteridfitas e Angiospermas. 16. a) Entre outras diferenas, destaca-se o fato de as Gimnospermas nunca formarem fruto, caracterstica das Angiospermas. Os representantes de ambos os grupos possuem razes, caule, folhas, flores e semente. b) Produo do fruto que protege a semente e contribui para sua disperso. 17. Ao observarmos uma goiabeira estaremos vendo o esporfito que a fase duradoura e diplide. O gametfito reduzido e est contido no interior da flor destes vegetais. 18. a) Presena de feixes liberolenhosos. b) Os feixes de vasos condutores acham-se dispersos. 19. Monocotiledneas possuem flores trmeras, folhas com nervuras paralelas e razes fasciculadas (cabeleira). 20. Fecundao atravs do tubo polnico, o que representa independncia da gua para a fecundao. Ocorrncia de fruto que protege a semente e o embrio. Semente contendo reservas nutritivas que garantem o incio do desenvolvimento embrionrio. Grande capacidade de disseminao das sementes. 21. a) Soluo I - hipertnica, soluo II - isotnica. b) Sofreram desidratao por osmose ocorrendo contrao de seu citoplasma e desprendimento da membrana plasmtica da parede celulsica. 22. Membrana esqueltica de celulose e cloroplastos. 23. a) Plantas que habitam a caatinga, regio com alto grau de insolao e muito seca, costumam manter seus estmatos fechados durante o dia para evitar a perda excessiva de gua pela transpirao. Deste modo esto representadas no grfico pela curva b. Vegetais amaznicos vivem num ambiente com alta pluviosidade o que lhes permite manter seus estmatos abertos durante as horas mais iluminadas do dia. Assim, no grfico, esto representados pela curva a. b) No. A intensidade da fotossntese das plantas amaznicas maior pois estes vegetais podem manter a abertura estomtica em suas folhas durante maior perodo de tempo. As plantas amaznicas podem atingir maior porte do que a vegetao da caatinga porque apresentam maior capacidade de captar gua do solo e CO da atmosfera, elementos essenciais para a produo de matria orgnica atravs da fotossntese.

pag.46

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

24. a) O caule se inclina em direo fonte luminosa enquanto a raiz se afasta da luz. b) O cido indol actico (AIA) se desloca para o lado menos iluminado e estimula a distenso celular na regio caulinar. O efeito na raiz a inibio no crescimento celular. 25. a) caule - negativo, raiz - positivo b) o AIA, deslocado pela ao gravitacional, estimula o crescimento do caule (curvatura para cima) e inibe o crescimento da raiz (curvatura para baixo). 26. a) As gemas apicais produzem auxinas que inibem o desenvolvimento das gemas laterais. Fenmeno chamado de Dominncia Apical. b) Auxinas. 27. a) Planta de dia curto. b) Plantas de dia curto necessitam, para a florao, de um perodo de escuro contnuo. c) O fitocromo, protena de cor azul-esverdeada, localizado nas membranas e no citoplasma das clulas das folhas. d) Folhas. e) O florgeno, hormnio relacionada florao, translocado para as regies desfolhadas onde induz a florao. 28. a) Plantas A: Plantas de dia curto (PDC) Plantas B: Plantas de dia longo (PDL) b) Para as PDC, o nmero mnimo de horas de escuro necessrio para florao e, para as PDL, o nmero mximo de horas de escuro. c) Em fotoperodo de 12 horas de luz e de escuro, condio em que o fotoperodo crtico atingido para ambas. 29. Sendo o etileno uma substncia gasosa, difunde-se pelos espaos intercelulares e eliminado para o ambiente. Estando os frutos embrulhados em jornal, ocorre um acmulo de etileno, que acelera o amadurecimento dos frutos. 30. a) AIA (cido indol-actico) b) Iluminao

pag.47

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

c) Fototropismo positivo 31. A planta de dia curto necessita de um perodo contnuo de escuro. Somente florescer se for submetida ao regime representado na figura I. 32. a) A planta do experimento I de dia curto, e apresenta fotoperodo crtico de 14h, ou seja, floresce quando recebe luz abaixo de 14h por dia. b) A interrupo do escuro interferiu na florao. A protena se chama fotocromo. 33. a) Estimula a distenso celular sua multiplicao. b) Sim, porque as plantas do lote B possuem maior comprimento do que as do lote A. 34. a) No canavial somente a erva daninha seria eliminada pois o herbicida utilizado mata dicotiledneas e a cana-de-acar uma angiosperma monocotilednea. Na plantao de tomates seriam eliminadas a erva daninha e os tomateiros pois ambos os vegetais so dicotiledneas. b) AIA (cido indol-actico) uma auxina natural que apresenta, entre outras funes, a capacidade de inibir as gemas laterais e promover a acelerao ou inibio do crescimento celular dependendo de sua concentrao em razes e caules. 35. a) O vulo contm o gameta feminino (oosfera) e est contido no ovrio. Aps a fecundao da oosfera pelo ncleo espermtico do tubo polnico, o vulo origina a semente que contm o embrio (2n) e o endosperma de reserva (3n). O fruto originado a partir do desenvolvimento do ovrio fertilizado. b) Sementes so produzidas pelas plantas que produzem flores: Gimnospermas e Angiospermas. As sementes garantem a proteo do embrio e contribuem para a disperso destes vegetais no ambiente terrestre. 36. a) Na figura A, a parte comestvel do pseudofruto desenvolveu-se a partir do receptculo floral e, na figura B, o fruto desenvolveu-se a partir do ovrio (gineceu). b) O gro de plen, germinando sobre o estigma, d origem ao tubo polnico que carrega os dois ncleos gamticos masculinos (espermticos), o qual penetra o ovrio atravs da micrpila. Um dos ncleos gamticos masculino fecunda a oosfera, originando o ovo ou zigoto, que se desenvolver como embrio. O outro ncleo gamtico masculino une-se aos ncleos polares, dando origem a um tecido triplide, formador do endosperma. 37. a) Os frutos carnosos, quando amadurecem, tornam-se atraentes e fornecem alimento para os

pag.48

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

animais que vo promover a disperso das sementes. b) O fruto verdadeiro originado a partir do desenvolvimento do ovrio fecundado. c) A ma no considerada um fruto verdadeiro porque a parte carnosa origina-se do desenvolvimento do receptculo floral e no do ovrio da flor. 38. O corao entalhado estar a 1 metro do solo, pois nesta regio s existe crescimento diametral. A rvore tem o triplo da altura, pois ocorre crescimento longitudinal nas regies prximas dos meristemas apicais. 39. A retirada da gema apical vai provocar o brotamento das gemas laterais, conseqentemente a planta vai apresentar mais ramos, folhas, flores e frutos. A poda provoca uma diminuio da quantidade de auxinas no caule o que estimula as divises celulares na regio das gemas laterais. 40. a) Hidrlise enzimtica do amido. A glicose produzida ser utilizada na respirao celular durante a germinao das sementes. b) O embrio realizando a fotossntese passa a produzir glicose que ser armazenada na forma de amido. 41. Cultivo de vegetais em estufas mergulhados em soluo contendo macro e micronutrientes balanceados, de acordo com as necessidades do vegetal que se est produzindo. 42. A curva (I) representa a utilizao de micronutrientes. A cultural abastecida com pequena quantidade destes apresenta rendimento mximo. 43. A cicatriz permanecer a 40 cm da superfcie do solo pois os vegetais apresentam crescimento longitudinal nas extremidades do caule e da raiz. 44. a) Quebra da dormncia apical e brotao das gemas laterais. b) O corte da regio apical promove a queda do teor de auxina no caule. Tal fato promove o desenvolvimento das gemas laterais que produzem novas ramificaes caulinares. 45. a) Plantas albinas no produzem clorofila, pigmento verde responsvel pela absoro de luz durante o processo de fotossntese. Sem clorofila o vegetal no produz seu alimento e no pode sobreviver. b) O desenvolvimento inicial de um vegetal garantido pelo endosperma (reserva) da semente. 46. Os cabos devem ser cortados para impedir o rompimento da coluna contnua de gua nos vasos lenhosos o que prejudica a subida da gua at as partes superiores das flores. O acar fornece matria

pag.49

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

orgnica adicional para que as flores durem mais. 47. a) Dependendo da quantidade em que so utilizados e/ou encontrados nos tecidos vegetais, os nutrientes minerais essenciais so classificados em macronutrientes (nitrognio, fsforo, potssio, clcio, carbono, hidrognio, oxignio, enxofre e magnsio) e micronutrientes (mangans, molibdnio, cobre, ferro, zinco, cloro e boro). b) Tanto os experimentos como os cultivos comerciais com hidroponia devem ter um sistema eficiente de aerao da soluo nutritiva, pois isso fundamental para que a respirao celular ocorra na raiz, possibilitando a produo de energia (ATP) necessria aos processos de absoro ativa de ons. 48. a) Parte do vegetal capaz de produzir gametas. b) I e II, respectivamente utilizando os soros com cpsulas que contm esporos e gros de plen que germinam originando tubos polnicos. 49. Nas Brifitas no h vasos condutores de seivas, limitando o tamanho desses vegetais. As Pteridfitas so vascularizadas e podem atingir grande porte. 50. No, pois a transpirao cuticular ocorre independentemente da abertura ou fechamento estomtico. 51. Uma das plantas seria proveniente de regio com alta pluviosidade e polinizada por insetos, porque deve apresentar as seguintes caractersticas: - corola vistosa, colorida e perfumada com nectrios abundantes. - folhas grandes, com cutcula delgada e estmatos presentes nas epidermes superior e inferior. O outro vegetal, polinizado pelo vento e de regio rida, apresentaria as seguintes caractersticas: - gros de plen pequenos, leves e numerosos - estigmas amplos e pegajosos - folhas pequenas, ou transformadas em espinhos, com estmatos protegidos e em grande nmero. Estmatos com abertura e fechamento rpidos. - razes muito desenvolvidas. 52. A filotaxia oposta reduz o auto-sombreamento das folhas, permitindo maior captao da luz solar, necessria aos processos fotossintticos. 53. a) I - estmato, II - parnquima clorofiliano palidico. b) O CO absorvido utilizado no parnquima clorofiliano para a realizao do processo de fotossntese. As substncias produzidas, ricas em energia, sero utilizadas por todos os seres vivos, garantindo a vida no planeta Terra.

pag.50

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

54. a) Proteo contra a perda de gua por transpirao. b) Na caatinga a perda de folhas, de razes delicadas e plos absorventes so adaptaes para a sobrevivncia em ambiente seco. Nas regies temperadas a queda da temperatura provoca a "seca" fisiolgica. Os vegetais perdem, ento, as folhas ou permanecem com folhas adaptadas ao frio como entre as conferas. 55. Identificao das estruturas:

56. a) Ptalas (corola). Atrao de agentes polinizadores. b) Trata-se da mesma tcnica, ou seja, a introduo de um organismo em outro organismo. A Transgnese procura provocar as alteraes desejadas no organismo que recebe os novos genes. 57. a) Definido como ovrio desenvolvido aps a fecundao. b) No. O termo correto epicarpo, modificao da epiderme externa do ovrio durante o processo de formao do fruto. 58. a) Erros cometidos: 1. batata-inglesa - raiz. 2. mandioca - caule 3. ma - fruto 4. cebola - raiz Correes: 1. batata-inglesa - caule subterrneo do tipo tubrculo. 2. mandioca - raiz tuberosa.
pag.51

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

3. ma - pseudofruto 4. cebola - caule subterrneo do tipo bulbo. b) Frutos verdadeiros: tomate, azeitona, manga, pepino. So produzidos a partir do desenvolvimento do ovrio, aps a fecundao. Pseudofrutos: ma, pra, morango. Desenvolvem-se a partir do receptculo floral, aps a fertilizao. 59. a) O istopo O ocorre na glicose e na gua. O oxignio produzido na fotossntese proveniente da gua, enquanto os dois tomos de oxignio do gs carbnico vo um para a gua e o outro para a glicose produzida no processo. b) Observa-se o istopo no oxignio molecular, alm da gua. 60. a) Grfico 5 - sob iluminao; grfico 3 - na obscuridade. O desacoplador diminui a sntese de ATP na mitocndria e acelera a cadeia respiratria, provocando um decrscimo da taxa de produo de ATP mitocondrial e um acrscimo no consumo de O pela cadeia respiratria. O grfico 5 o que apresenta a sntese de ATP no cloroplasto similar ao controle. O grfico 3, apresentando uma baixa produo de ATP no cloroplasto, indica, portanto, o experimento realizado na obscuridade. b) A taxa de produo de CO dever diminuir. Devido inibio da cadeia respiratria mitocondrial, a sntese de ATP e o consumo de O na mitocndria esto diminudos em relao ao controle. Em conseqncia do acmulo de coenzimas de oxirreduo sob a forma reduzida, as oxidaes do ciclo dos cidos tricarboxlicos e a produo de CO esto diminudas. 61. a) Fotossntese. b) Cloroplastos, clorofilas, luz, CO, HO, enzimas. c) 6CO+12HO+Luz+ClorofilaCHO+6HO+6O. A fotossntese o fenmeno inverso respirao aerbia. d) Na quimiossntese realizada pelas sulfobactrias a substncia doadora de hidrognios o HS em vez da HO.

pag.52

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

e) A eficincia do processo fotossinttico maior se o vegetal for iluminado com luz azul. Neste comprimento de onda ocorre maior converso de energia luminosa em energia qumica pelas clorofilas envolvidas no processo. 62. A equao apresentada poderia representar a fotossntese das plantas, bastando para tal substituir o tomo de enxofre pelo tomo de oxignio. Ento, por analogia o oxignio (O) gerado pelas plantas seria cedido pela gua. 63. A planta C4, pois em climas quentes e secos o calor aumenta a evapotranspirao e os estmatos fecham. Isso diminui a concentrao de CO no interior da folha, o que reduz o rendimento da planta C3. 64. a) Fotossntese. b) Parnquimas clorofilianos e cloroplastos. c) Glicose, gua e oxignio. 65. a) gua. b) Equao geral da fotossntese: 12HO + 6CO + Luz CHO + 6HO + 6O c) utilizado na respirao celular aerbica e o excedente eliminado pelas estruturas fotossintetizantes do vegetal. d) Absoro de luz e converso da energia luminosa em energia qumica. 66. a) Em torno de 50% e cerca de 20C. b) Cloroplasto Estroma 67. Melhora a eficincia da fotossntese por aumentar a superfcie total de exposio dos cloroplastos. 68. Observe o grfico adiante:

pag.53

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

69. Na 1 etapa, apenas foi executada a fase luminosa da fotossntese, quando so produzidos ATP e NADPH necessrios fixao do CO em glicose. No tendo havido fixao do CO (ausente), o ATP e o NADPH acumularam-se e foram utilizados no incio da 2 etapa, aps a adio de CO (aumento na velocidade de incorporao do CO em glicose). Como o ATP e o NADPH no so sintetizados pelo cloroplasto, na ausncia de luz, observou-se posterior decrscimo na velocidade de fixao do CO. 70. a) Grupo 3. Estas espcies realizam maior produo de matria orgnica em intensidades luminosas mais altas, em conseqncia da maior taxa de fotossntese. b) A produtividade primria lquida tende a estabilizar-se porque, embora ocorra um aumento da produtividade primria bruta, passa tambm a haver um aumento proporcional da respirao. A biomassa tende a aumentar. 71. Planta C. Por estar em presena de maior concentrao de CO, essa planta tem sua taxa de fotossntese aumentada e atinge, como mostra a curva X, um valor menor que 1 para a razo entre oxignio consumido e oxignio produzido em condies de intensidade luminosa mais baixa do que as demais plantas. 72. O CO captado atravs dos estmatos que, quando se abrem, permitem tambm a sada de gua. Nos desertos, manter os estmatos fechados durante o dia, quando a temperatura mais alta, deve ter representado uma adaptao muito vantajosa pois reduz a perda de gua. 73. a) A impreciso aparece quando o autor do texto diz que "quanto mais verde uma planta, mais capacidade ela tem de absorver o vilo do efeito estufa, o gs carbnico", porque a taxa de fotossntese no depende apenas da concentrao de clorofila que o vegetal possui.

pag.54

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

b) A fotossntese um fenmeno dependente de vrios fatores, dentre os quais: CO, luz, temperatura, gua, nutrientes minerais, concentrao de clorofila, enzimas, etc. Tais fatores agem independentemente um do outro, de modo que o aumento na concentrao de um fator no significa necessariamente o aumento na taxa fotossinttica. 74. a) O principal fator limitante dependente do vegetal na fase fotoqumica da fotossntese a quantidade de clorofila. Na fase qumica o fator em questo a disponibilidade enzimtica para a reduo do CO. b) So fatores limitantes externos: luz, HO, CO e temperatura ambiental, alm de outros como a disponibilidade de sais minerais no solo e na gua. 75. A curva D representa simultaneamente a fixao do CO, etapa enzimtica que depende da temperatura, e a liberao de O na fotlise da gua, que ocorre na fase luminosa da fotossntese 76. a) O fenmeno biolgico que libera oxignio para a atmosfera a fotossntese. Neste processo ocorre a quebra da molcula de gua produzindo o oxignio liberado. b) O aumento da intensidade luminosa num quinto tubo no produzir aumento na quantidade de oxignio liberado porque a taxa de fotossntese atingiu o mximo na intensidade luminosa a que foi submetido o tubo 4. 77. Observe a figura a seguir.

pag.55

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

78. a) Segundo os dados fornecidos pelo grfico, o aumento da temperatura para 23C beneficia a espcie B, ao mesmo tempo em que prejudica a espcie A. b) O gs carbnico matria prima utilizada pelo vegetal para sintetizar matria orgnica atravs da fotossntese. c) A gua essencial para o crescimento e desenvolvimento dos vegetais pois est envolvida na fotossntese, respirao celular, atividade enzimtica, transporte de substncias, regulao trmica, etc. 79. a) A escolha deve recair sobre a variedade de crisntemo, planta de dia curto, com fotoperodo crtico de 12 horas e 30 minutos, porque esta planta floresce em regimes de dias correspondentes ao fotoperodo crtico ou abaixo dele. b) Vegetais de dias curtos precisam de uma noite longa e contnua para florescerem.

pag.56

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

80. a) Grfico A: a planta desenvolve-se em ambiente temperado, como uma floresta temperada caduciflia ou floresta de confera (Taiga). Grfico B: a planta desenvolve-se em ambiente de altas temperaturas, como um deserto. Grfico C: a planta apresenta uma grande valncia ecolgica, pode ser um vegetal de savana (cerrado). b) Cutcula espessa, epiderme com plos, parnquima palidico bem desenvolvido, estmatos em criptas e situados na epiderme inferior. 81. a) A maior taxa de fotossntese ocorreu no tubo A, pois est mais prximo da fonte luminosa. Nele a fotossntese absorveu CO. A reduo da taxa de CO tornou o meio alcalino e o cresol mostrou a cor arroxeada. b) No tubo B a taxa de respirao foi maior do que a fotossntese, levando liberao de CO (HCO) para o meio. O aumento na concentrao de HCO deixou o meio cido e o cresol adquiriu a cor amarela. 82. Alm da clorofila a as plantas possuem a clorofila b, cujos mximos de absoro da luz do sol ocorrem nos comprimentos de onda 450 a 500 nm e 625 a 650 nm. 83. No h fluorescncia porque os eltrons excitados so transferidos para a cadeia de transportadores de eltrons, no retornando diretamente para a clorofila. 84. A espcie B, pois o pigmento ficoeritrina absorve melhor a luz azul-esverdeada que penetra em guas profundas. 85. a) A fotossntese. b) Em qualquer momento a metade do planeta est iluminada, enquanto a outra metade no recebe a luz

pag.57

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

do Sol. Na metade iluminada se realiza fotossntese que libera oxignio para a atmosfera ao passo que, na outra, consome-se oxignio. 86. a) A mineralizao da superfcie do mar intensificar o fenmeno da fotossntese. As algas componentes do fitoplncton compem o primeiro nvel trfico dos ecossistemas aquticos. b) Porferos (Espongirios), Celenterados (plipos) e Equinodermos (Crinides). 87. a) A massa seca um indicativo indireto do processo de fotossntese, porque neste processo que sintetizada a matria orgnica produzida pelo vegetal. b) No ciclo vital de um vegetal pode-se observar um perodo vegetativo e uma fase reprodutiva. No perodo vegetativo, ou de crescimento, as razes armazenam reservas produzidas pelas folhas atravs do processo de fotossntese. Estas reservas so mobilizadas para o caule e folhas durante a fase de reproduo. Parte destas reservas sero armazenadas nas sementes produzidas pela planta, aps o processo de fecundao. 88. a) Cor arroxeada - intensidade luminosa acima do ponto de compensao luminoso (PCL) Cor rsea - intensidade luminosa no PCL Cor amarela - luminosidade abaixo do PCL. b) No PCL a folha no troca gases com o meio. 89. a) O marcador permanecer imvel porque no ponto de compensao ftico as intensidades da fotossntese e da respirao se igualam. Nesse ponto as trocas gasosas com o meio ambiente so nulas. b) Aproximando-se a fonte luminosa da planta haver liberao de oxignio porque recebendo maior quantidade de luz a intensidade da fotossntese ser maior que a da respirao e o marcador dever deslocar-se para a direita como mostra a figura a seguir. O processo metablico que libera oxignio a fotossntese.

pag.58

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

90. a) n b) l e n c) Sim. No ponto "r" o vegetal recebe uma intensidade luminosa tal em que a produo de matria orgnica por fotossntese supera o consumo pela respirao. 91. a) Observe o grfico adiante:

b) O valor provvel para o ponto de compensao ftico , aproximadamente, 5 unidades de intensidade luminosa. 92. a) No intervalo de tempo entre T e T, a razo (O consumido)/(O produzido) maior do que 1 e a razo (CO consumido)/(CO produzido) menor do que 1. No instante T, a razo (O consumido)/(O produzido) , aproximadamente, igual a 1, o mesmo ocorrendo com a razo (CO consumido)/(CO produzido). b) Durante a fase iluminada, as folhas acumularam carboidratos pelo fato de o processo de fotossntese (O produzido e CO consumido) predominar sobre o de respirao (O consumido e CO produzido). A queda da concentrao de carboidratos entre T e T uma indicao de que o processo de respirao

pag.59

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

predomina sobre o de fotossntese. No tempo T, ocorre o ponto de compensao e, aps este tempo, o processo de fotossntese predomina sobre o de respirao, aumentando, portanto, a concentrao de carboidratos nas folhas. 93. 1) Tubo 3, letra C. 2) No tubo 2 a taxa respiratria igual taxa de fotossntese porque o indicador fica verde (neutro), ou seja, o vegetal no troca gases com o meio. 3) Tubo 1, porque est abaixo de seu ponto de compensao luminoso. 4) Tubo 2, letra B 94. Verdadeira. Recebendo luz acima de seu ponto de compensao luminoso o vegetal produz mais matria orgnica na fotossntese do que consome na respirao. 95. a) A taxa respiratria maior quando o vegetal recebe luz abaixo de seu ponto de compensao luminoso, ou seja, antes das 7 horas e depois das 17 horas. b) A produo e o consumo de oxignio e de gs carbnico se igualam s 7 e 17 horas. 96. a) Est mais sensvel s mudanas ambientais ou sujeita s expresses negativas do gentipo. b) Aumento da variabilidade gentica. 97. Na fase de gametfito, pois ela resultante de clulas que sofreram meiose, diviso celular onde ocorre a separao dos cromossomos homlogos e reduo de seu nmero metade. 98. a) No. Pinheiros (gimnospermas) e ips (angiospermas) so plantas produtoras de gros de plen. Musgos e samambaias formam esporos. b) Plantas como samambaias produzem esporos que germinam formando prtalos, geralmente hermafroditas. Os gros de plen germinam formando tubos polnicos. 99. a) I - amarelo, a respirao do peixe causa o aumento do teor de CO na gua. II - azulado, o processo de fotossntese do vegetal consome o CO liberado pela respirao do peixe, III - azulado, o vegetal utiliza o CO dissolvido na gua no processo de fotossntese. b) I - amarelo, o peixe continua respirando no escuro. II - amarelo, o peixe e o vegetal respiram no escuro.

pag.60

salabioquimica.blogspot.com

Prof Fabio Dias salabioquimica@gmail.com

III - amarelo, o vegetal respira no escuro, liberando CO para o meio. 100. a) Combustvel para a produo de energia. b) Em presena de O, os lvedos se multiplicam mais rpido porque realizam a respirao aerbica que 19 vezes mais energtica do que a fermentao que ocorre na ausncia de O. 101. Energicamente a respirao aerbica mais vantajosa, pois neste tipo de respirao a glicose degradada via Ciclo de Krebs indo at a cadeia respiratria, sendo totalmente hidrolisada em CO e HO, havendo a produo total de 38 mol de ATP para cada molcula de glicose. A respirao anaerbica compreende apenas a gliclise, quando o piruvato (cido pirvico) formado se decompe, no caso de clulas de 'S.cerevisiae', em etanol, havendo a formao de apenas 2 ATPs para cada mol de glicose.

pag.61

You might also like