You are on page 1of 17

CAPTULO 1

_____________________________________________________________

INTRODUO

1.1 NATUREZA DO PROBLEMA

A implantao de uma obra geotcnica origina deslocamentos na massa de solo do terreno, podendo, em funo da magnitude destes deslocamentos, causar danos significativos s construes lindeiras. Nestas circunstncias, a correta previso dos deslocamentos no macio condio indispensvel ao sucesso de tais obras. A previso da magnitude dos deslocamentos da massa de solo induzidos pela implantao de uma obra geotcnica pode ser obtida atravs de mtodos empricos ou analticos. Os mtodos empricos estabelecem correlaes sobre o comportamento tenso-deformao do solo pelo processo de induo. Os mtodos analticos, ao contrrio dos mtodos empricos, caracterizam-se por apresentar uma soluo racional para a previso da magnitude dos deslocamentos. Atualmente, entre os mtodos analticos utilizados destacam-se aqueles que se auxiliam de tcnicas numricas. Estes mtodos representam uma potente ferramenta, quando devidamente utilizados, na avaliao dos deslocamentos em obras geotcnicas. Para que os deslocamentos obtidos atravs de tcnicas numricas sejam confiveis necessrio que se atendam os seguintes requisitos: conhecer atravs de ensaios laboratoriais o comportamento tenso-deformao dos solos

constituintes do macio e dispor-se de um programa computacional apropriado para a simulao do processo executivo. Para isto preciso incorporar ao programa numrico um modelo constitutivo que seja capaz de representar as caractersticas predominantes do comportamento tenso-deformao do solo, de acordo com as trajetrias de tenso observadas durante a implantao da obra.

Nos ltimos anos muitos esforos tm sido dedicados ao desenvolvimento de modelos constitutivos para os solos. Uma contagem grosseira mostra que existem entre 40 a 50 modelos geotcnicos publicados na literatura (Pande & Pietruszczak, 1986). Esses modelos so classificados em diferentes categorias, de acordo com a teoria na qual so baseados. Os primeiros modelos constitutivos propostos para o solo baseiam-se na teoria da elasticidade e partem da suposio que a totalidade das deformaes observadas so reversveis. Entre os modelos elsticos utilizados destaca-se o modelo hiperblico. Este modelo foi proposto por Duncan & Chang (1970), seguindo os trabalhos publicados por Konder (1963) e Konder & Zelasko (1963), e tem como caracterstica a representao da relao tensodeformao do solo atravs de uma funo hiperblica. O modelo hiperblico apesar de ser muito utilizado limitado por no modelar aspectos importantes do comportamento do solo tais como a influncia da tenso principal intermediria (2) e dilatncia. Associado a isto, sabido que um solo apresenta aps um ciclo de carregamento-descarregamento, no s

deformaes recuperveis ou elsticas, mas tambm deformaes norecuperveis, denominadas deformaes plsticas. Deste modo, sentiu-se a necessidade de se desenvolver modelos que pudessem representar tambm tal aspecto do comportamento do solo. Estes modelos so conhecidos como modelos elasto-plsticos. Entre os modelos elasto-plsticos destacam-se o modelo de Clam-Clay Modificado (Roscoe & Burland apud Dyer et al, 1986), o modelo de Lade (1977, 1979) e o modelo de Kim-Lade (Kim & Lade, 1988; Lade & Kim, 1988a, 1988b).

Parreira (1991), no seu trabalho de doutorado, estudou a capacidade do modelo elasto-plstico de Lade (1979) em representar o comportamento tenso-deformao da argila vermelha porosa e da argila variegada da cidade de So Paulo. Para realizar o seu estudo, Parreira (1991) executou, em laboratrio, ensaios triaxiais que permitiram conhecer-se o comportamento tenso-deformao dos solos em questo segundo trajetrias de tenso convencionais e no-convencionais. Aps a calibrao do modelo de Lade a partir dos ensaios triaxiais convencionais, foi realizada a reproduo, atravs do modelo, de todas as trajetrias de tenso correspondentes aos ensaios triaxiais executados. Posteriormente, estas reprodues foram comparadas com os resultados obtidos nos respectivos ensaios. Finalmente, foi simulada, a partir de um programa de elementos finitos, a construo de um tnel localizado num macio constitudo destes solos. Os deslocamentos obtidos atravs da simulao numrica foram comparados com resultados fornecidos pela instrumentao de campo. O modelo de Lade utilizado neste estudo caracterizado pela adoo de duas superfcies de plastificao, sendo uma delas regida por uma lei de fluxo associada e a outra, por uma lei de fluxo no-associada.

Kim & Lade (1988); Lade & Kim (1988a, 1988b) apresentaram um novo modelo, cuja diferena principal em relao ao modelo de Lade (1979) a adoo de uma superfcie de plastificao nica, sendo esta regida por uma lei de fluxo no-associada. A adoo de uma superfcie de plastificao nica apresenta como vantagem a facilidade de sua implementao numrica em programas destinados simulao da construo de obras geotcnicas. Segundo seus autores, este modelo, alm de representar o comportamento dos solos arenosos e argilosos, tambm possibilita que seu uso seja estendido para materiais com coeso efetiva, como concreto e rocha.

Tanto os modelos de Lade (1979) como o de Kim & Lade (1988); Lade & Kim (1988a, 1988b) so formulados em termos das tenses efetivas e as expresses matemticas utilizadas para representar o comportamento plstico dos solos apresentam-se em funo dos invariantes de tenso. Os parmetros necessrios para caracterizar o comportamento do solo, nestes

modelos, podem ser obtidos atravs de resultados de ensaios de compresso isotrpica (HC) e de compresso triaxial convencional (CTC) drenado ou nodrenado.

1.2 OBJETIVOS DA DISSERTAO

Esta

dissertao

tem

como

objetivo

principal

analisar

capacidade do modelo elasto-plstico desenvolvido por Kim & Lade (1988); Lade & Kim (1988a, 1988b) em reproduzir o comportamento tensodeformao da argila vermelha porosa e da argila variegada pertencentes ao subsolo do espigo da av. Paulista, na cidade de So Paulo.

Para se alcanar este objetivo sero cumpridas as seguintes etapas:

1. Calibrar o modelo de Kim-Lade a partir dos resultados dos ensaios triaxiais convencionais e de compresso isotrpica realizadas por Parreira (1991).

2. Simular,atravs do modelo Kim-Lade, os ensaios triaxiais utilizados na calibrao e os ensaios de descarregamento lateral e axial, e comparar os resultados obtidos com os resultados de laboratrio. E ainda compar-los com os resultados da simulao destes mesmos ensaios realizada por Parreira (1991), atravs do modelo de Lade.

3. Simular numericamente, a partir do modelo de Kim-Lade, a construo de um trecho de um tnel, denominado Tnel Mineiro Paraso, usando o mtodo dos elementos finitos e comparar os deslocamentos obtidos com os fornecidos pela instrumentao de campo. E ainda, comparar estes resultados com os obtidos por Parreira (1991), atravs do modelo de Lade, na simulao desta mesma obra.

1.3 ORGANIZAO DA DISSERTAO

Este trabalho est dividido em cinco captulos. O captulo 2, denominado Modelos Constitutivos, apresenta o conceito de modelo

constitutivo e alguns aspectos bsicos das teorias da elasticidade e da plasticidade. Discutem-se o modelo elasto-plstico de Lade brevemente, e de maneira detalhada, o modelo elasto-plstico de Kim-Lade, que ser utilizado neste trabalho.

captulo

descreve

resumidamente

as

caractersticas

geotcnicas dos solos estudados e mostra o processo e resultados da calibrao do modelo de Kim-Lade para este solos. Em seguida, avalia-se o desempenho deste modelo na reproduo dos ensaios triaxiais convencionais e no-convencionais. Tambm apresentada, uma comparao desta anlise, com a realizada por Parreira (1991), atravs do modelo elasto-plstico de Lade (1979).

O captulo 4 apresenta uma descrio das caractersticas do tnel analisado, do processo de simulao de sua escavao e do programa de elementos finitos utilizado. So comparados os deslocamentos obtidos atravs da simulao numrica com os resultados fornecidos pela instrumentao de campo. Finalmente, so comparados os resultados obtidos a partir do modelo de Kim-Lade com os obtidos por Parreira (1991), atravs do modelo de Lade.

O captulo 5 apresenta as concluses referentes s diversas anlises envolvidas neste trabalho.

CAPTULO 2
_____________________________________________________________

MODELOS CONSTITUTIVOS

2.1 INTRODUO

Para se estudar o comportamento tenso-deformao dos materiais necessrio estabelecer teorias sobre os aspectos predominantes deste comportamento. Tais teorias permitem a formulao de equaes matemticas que possibilitam representar o comportamento do material. Estas equaes so denominadas equaes constitutivas ou leis constitutivas ou modelos constitutivos. Um modelo constitutivo, como tratado neste trabalho, tem como objetivo descrever a relao entre a tenso e a deformao de um solo quando submetido a variaes no seu estado de tenso. Esses modelos so desenvolvidos a partir do estudo macroscpico do comportamento do solo.

Segundo Lacy & Prevost (1987), um modelo constitutivo deve possuir certas propriedades que o torne indicado para a representao do comportamento do solo. Primeiro, o modelo deve estabelecer uma

interpretao fsica do material que corresponda a suas caractersticas principais, por exemplo, o solo no pode ser modelado como elstico se deformaes plsticas so observadas aps o descarregamento. Segundo, os parmetros de um modelo devem ser de fcil determinao: embora um modelo sofisticado exija muitos parmetros, deve ser possvel identific-los atravs de um nmero reduzido de ensaios. Finalmente, um modelo alm de

descrever corretamente o comportamento de um solo sob as condies de carregamento sob as quais os parmetros do modelo foram determinados, tambm deve ser capaz de simular satisfatoriamente todas as outras trajetrias de tenso e deformao, tanto para as condies de carregamento drenado como no drenado.

Neste captulo sero apresentados alguns conceitos importantes em que se baseiam a formulao dos modelos constitutivos utilizados para materiais geotcnicos e tambm aspectos de alguns modelos de uso comum, com destaque para modelo de Lade (1977, 1979). Ser tambm apresentado e discutido o modelo de Kim-Lade, objeto principal da anlise desenvolvida neste trabalho.

2.2 ELASTICIDADE

Diz-se que um material elstico quando a energia dissipada aps um ciclo de carregamento-descarregamento nula e assim, como pode ser visto na Fig. 2.1, as deformaes envolvidas no processo so totalmente reversveis. importante ressaltar que um material elstico pode apresentar uma curva tenso-deformao linear ou no linear.

As deformaes elsticas so independentes da trajetria de tenso que se submete o material, podendo-se atingir um mesmo estado de deformao a partir de trajetrias de tenso diferentes. Estas deformaes dependem somente dos incrementos de tenso, conforme mostra a eq. (2.1).

{d e } = f ( {d})
e

(2.1)

onde, {d } o incremento de deformao elstica e {d} o incremento de tenso.

(a) (b)

FIGURA 2.1 - Caractersticas do comportamento tenso-deformao de um material elstico a) linear e b) no-linear

a) Elasticidade Linear

O primeiro modelo constitutivo utilizado para solos baseou-se na teoria da elasticidade linear, a partir da relao entre tenso () e deformao (), formulada por Hooke em 1678 atravs de suas observaes experimentais em fios metlicos quando submetidos a carregamentos uniaxiais, como mostra a expresso (2.2):

= E

(2.2)

onde a tenso, a deformao e E um parmetro do material denominado mdulo de elasticidade. Esta equao representada pela Fig. 2.1(a).

Para uma elemento tridimensional, a eq. (2.2) pode ser generalizada por :

{ }= C {}

(2.3)

onde e so, respectivamente, os tensores de tenso e de deformao e C a matriz dos coeficientes elsticos ou matriz constitutiva.

A matriz C expressa em funo de 36 coeficientes, uma vez que h 6 componentes independentes de tenso e 6 de deformao. Contudo, ao se considerar a energia armazenada em um corpo elstico quando deformado, pode-se demonstrar que esta matriz simtrica, sendo seus coeficientes reduzidos a um nmero de 21. Adicionando o conceito de isotropia, assume-se que o material possui eixos e planos de simetria em todas as direes, possibilitando assim representar a matriz C somente em funo de 3 variveis, que so : Mdulo de Young (E), Coeficiente de Poisson () e Mdulo de Cisalhamento (G), sendo que esta ltima pode ser relacionada com E e pela seguinte expresso: E 2 ( 1 + )

G =

(2.4)

Apesar, de se observar que a grande maioria dos materiais exibem um comportamento bem mais complexo que o representado por este modelo, o modelo elstico-linear foi amplamente utilizado tendo vista a inexistncia, durante longo tempo, de outras formulaes matemticas mais realsticas.

b) Elasticidade no-linear

O modelo apresentado no item anterior tem como caracterstica principal a representao do comportamento elstico dos materiais atravs de um valor constante para o mdulo de elasticidade. Contudo, os solos apresentam um comportamento tenso-deformao no-linear, de acordo com a Fig. 2.1(b) e, sendo assim, o seu mdulo de elasticidade varivel com a variao do seu estado de tenso.

Na tentativa de estabelecer uma relao que pudesse representar o comportamento no-linear dos solos, Konder (1963) e Konder & Zelasko

(1963) adaptaram a curva tenso-deformao, obtida atravs de ensaios de compresso triaxial e de cisalhamento simples, a uma funo hiperblica. Porm foram Duncan & Chang em 1970 que, ao utilizar este conceito, formularam um modelo, conhecido como modelo hiperblico, que tem como objetivo representar o comportamento elstico isotrpico no-linear dos solos.

Segundo Duncan (1980), a principal vantagem do modelo hiperblico est relacionada a sua capacidade de representar o comportamento tenso-deformao dos solos saturados ou parcialmente saturados, sob condies de carregamento drenado e no-drenado, tanto para amostras naturais como compactadas. Porm, este modelo no considera os efeitos da tenso intermediria e nem representa o comportamento dilatante de certos materiais. Alm disso, um solo apresenta, aps um ciclo de carregamentodescarregamento, alm das deformaes reversveis ou elsticas, conforme apresentado no item anterior, uma parcela no-reversvel de deformao, conhecida como plstica. Com o objetivo de representar o comportamento elstico e plstico dos materiais, surgiram os modelos elasto-plsticos.

2.3 PLASTICIDADE

As deformaes plsticas de um material so irreversveis, sendo que, a energia fornecida durante o carregamento dissipada no seu interior.

Segundo Desai & Siriwardane (1984), uma curva tensodeformao de um metal quando submetido a um ensaio de trao simples pode ser representada conforme esquematizado na Fig. 2.2. Observa-se nesta figura que para um aumento gradual do carregamento, o material comporta-se elasticamente at o ponto A, sendo a deformao totalmente recuperada aps o descarregamento. Quando o metal tensionado do ponto A at o ponto B, e depois descarregado at C, nota-se o surgimento de deformaes no recuperveis ou plsticas. Este tipo de comportamento conhecido como elasto-plstico devido ocorrncia concomitante de deformaes elsticas e plsticas. Os pontos F e G representam um mesmo estado de deformao para dois diferentes estados de tenso. Este comportamento, caracterstico dos

materiais que apresentam plasticidade, indica que o estado de deformao alcanado no s depende do acrscimo de tenso, mas tambm da trajetria de tenso percorrida, conforme apresentado na eq. (2.5).

{ d p } = f ( {},{ d} )
p

(2.5)

onde, {d } o incremento de deformao plstica, {} o nvel de tenso e

{d} o incremento de tenso.

Para a formulao de um modelo elasto-plstico necessrio compreender trs aspectos bsicos da teoria da plasticidade: critrio de plastificao, lei de fluxo e lei de endurecimento. A seguir sero apresentados alguns comentrios a respeito destes aspectos, tendo como base os trabalhos de Drucker et al. (1957), Desai & Siriwardane (1984) e Dyer et al. (1986).

G B

A F

C Def. plstica Def. elstica

FIGURA 2.2 - Curva tenso-deformao para um metal submetido a trao simples (Desai & Siriwardane, 1984)

a) Critrio de Plastificao

O critrio de plastificao divide o espao de tenses em duas regies, estabelecendo o limite dos pontos de tenso que podem ser alcanados sem que ocorra deformao plstica. No espao tridimensional das tenses, esta diviso representada por uma superfcie denominada de superfcie de plastificao, obtida atravs de uma funo F, expressa em funo dos seis componentes do tensor de tenses conforme a equao abaixo:

F = f ( x , y , z , xy , xz , yz )

(2.6)

A eq. (2.6) pode tambm ser expressa em termos das tenses principais e de suas direes: F = f ( 1 , 2 , 3 , n1 , n2 , n3 )

(2.7)

onde 1, 2 e 3 so as tenses principais, e n1, n2 e n3 so os cossenos diretores, que definem a posio dos planos principais. Para se obter uma formulao matemtica mais simplificada, assume-se que o material isotrpico. Desta forma a eq. (2.7) pode ser expressa em termos das tenses principais, conforme abaixo : F = f ( 1 , 2 , 3 )

(2.8)

ou em termos dos invariantes de tenso : F = f (I 1 , I 2 , I 3 )

(2.9)

A Fig. 2.3 ilustra uma funo de plastificao F qualquer tomada como exemplo, projetada num plano normal ao eixo hidrosttico, conhecido como plano octadrico. Deve-se observar que no existe um estado de tenso externo superfcie de plastificao. Toda variao do estado de tenso dentro

do limite estabelecido pela superfcie de plastificao acarretar somente deformaes elsticas. Ao se variar um estado de tenso situado sobre a superfcie pode-se ter trs situaes:
F { }

(i)

dF =

( d) > 0

(2.10)

corresponde a um carregamento que produz simultaneamente deformaes elsticas e plsticas;


F { }

(ii)

dF =

( d) = 0

(2.11)

corresponde a um carregamento neutro, produzindo apenas deformaes elsticas;


F { }

(iii)

dF =

( d) < 0

(2.12)

corresponde a um descarregamento provocando somente deformaes elsticas.

Quando a eq. (2.10) satisfeita, a superfcie de plastificao materializa-se em uma nova posio, que depende do material e da trajetria de tenso seguida, podendo ser coincidente, no caso dos materiais perfeitamente plstico, ou no com a antiga superfcie de plastificao. Novas deformaes plsticas sero verificadas somente se o estado de tenso superar esta nova superfcie. Nos materiais perfeitamente plsticos, onde as tenses permanecem constantes aps o escoamento, deformaes plsticas ocorrem quando os pontos de tenso permanecem sobre a superfcie.

b) Lei de Fluxo

Conforme mencionado, quando o estado de tenso variado de acordo com a eq. (2.10), o material apresenta deformao plstica. A lei de fluxo possibilita, a partir de uma relao entre tenso e deformao, a determinao destas deformaes.

A eq. (2.13) a representao matemtica para a lei de fluxo, tambm denominada de condio de normalidade.

d ij = d .

Q ij

(2.13)

onde dij corresponde aos incrementos de deformao plstica, Q/ij a direo do vetor de incremento de deformao plstica e d um fator escalar que determina a magnitude deste incremento. Segundo a teoria da plasticidade, a direo do vetor de incremento de deformao plstica definida atravs da existncia de uma funo de potencial plstico (Q), na qual o incremento dos vetores de deformao so ortogonais e independentes dos incrementos de tenso. A funo Q pode ser igual funo de plastificao F, dizendo-se, neste caso, que o material segue uma lei de fluxo associada. Contudo, observou-se experimentalmente que muitos solos apresentam a funo de potencial plstico Q diferente da funo F. Quando isto ocorre, a lei de fluxo dita no-associada.

Sobrepondo os eixos das coordenadas de deformao sobre o eixo das coodenadas de tenso torna-se possvel plotar deformaes e tenses no mesmo diagrama. A Fig. 2.3 mostra a direo do incremento de deformao plstica ( d ij ), desenhado no plano triaxial definido pela bissetriz entre os eixos 2, d 2 e 3, d 3 e o eixo 1, d 1 , atravs de uma lei de fluxo associada e no-associada.
p p p
p

1, 1 d ij
p

1, 1

F=Q

d ij

3,

d 3

p
2

3,

d 3

(a)

(b)

FIGURA 2.3 - Representao do incremento de deformao plstica para uma lei de fluxo a) associada e b) no-associada A determinao do fator escalar d ser tratado no prximo item.

c) Lei de Endurecimento

Muitos materiais elasto-plsticos apresentam uma tenso de plastificao crescente com o aumento da deformao plstica. Esses materiais, ditos encruveis, so regidos pela lei de endurecimento. H trs tipos de endurecimento em que se baseiam os modelos elasto-plsticos: o isotrpico, o cinemtico e o misto. No primeiro, a superfcie de plastificao se expande homoteticamente como um "balo inflvel", preservando a sua forma e orientao enquanto o seu tamanho aumentado. No segundo, a superfcie de plastificao transladada em relao ao seu eixo inicial, mantendo a sua forma e podendo variar de tamanho. A lei de endurecimento mista uma combinao destas duas leis de endurecimento mencionadas.

Para os materiais que apresentam endurecimento isotrpico, o grau de endurecimento pode ser determinado de duas maneiras. A primeira, conhecida como work-hardening, considera que o grau de endurecimento depende do trabalho plstico total realizado durante o processo de deformao, como mostra a seguinte expresso:

F = f {}, Wp = 0

(2.14)

segunda

hiptese,

conhecida

como

strain-hardening,

determina o grau de endurecimento a partir das deformaes plsticas do material de acordo com a seguinte equao:

F = f {}, p = 0

(2.15)

O fator escalar positivo d, da eq. (2.13), pode ser calculado atravs da lei de consistncia definida por:
dF = 0

(2.16)

Para a lei de endurecimento por trabalho a equao acima pode ser expressa por:

F T F {d} + dWp = 0 Wp
logo,

(2.17)

F T {d} dWp = F Wp
como

(2.18)

dWp = {} T d p

{ }

(2.19)

e recorrendo-se a eq. (2.13), referente a lei e fluxo, tem-se:

F T {d} d = Q F {} T Wp

(2.20)

ou, usando-se a eq. (2.18):

d =

dWp Q {} T

(2.21)

You might also like