You are on page 1of 6

INTRODUO

Medidor de condutividade ou condutivmetro um material de laboratrio que permite a medio de condutividade de diversas amostras. O condutivmetro muito utilizado em medies que necessitem de preciso, o medidor de condutividade tem como vantagem a indicao e compensao automtica de temperatura (de 0 C a 100 C). Basicamente, existem trs tipos de medidor de condutividade: Condutivmetro de bancada Possibilita a medio de condutividade em Siemens por centmetro ou Siemens por metro, slidos dissolvidos, salinidade ou temperatura de determinada amostra. Este tipo de medidor de condutividade geralmente utilizado em indstrias eletrnicas, qumicas, controle de qualidade de gua, formulaes ou solues. Condutivmetro de Bolso Material de laboratrio utilizado principalmente para controle de qualidade, medio de pureza de guas destiladas, desmineralizada, deionizadas ou osmosificadas tanto em laboratrio ou diretamente em instalaes industriais. Devido ao tamanho reduzido, este medidor de condutividade pode ser utilizado fora do laboratrio, em guas de lavagem de circuitos impressos, controle de gua em baterias ou em qualquer indstria que utilize gua destilada. Condutivmetro Porttil Este tipo de medidor de condutividade pode ser utilizado em campo ou no laboratrio. Por apresentar alta preciso, permite a medio de condutividade, slidos dissolvidos, e temperatura da amostra. Pode ser usado em controle de qualidade de gua, solues ou formulaes, processamento de alimentos, cosmticos, entre outros. Lembrando que como qualquer outro material de laboratrio, o condutivmetro deve passar por calibrao aps a aquisio, antes e aps qualquer manuteno. A unidade utilizada pelo sistema internacional o Siemens por centmetro, que na pratica chamado apenas por Siemens. Grande parte das medies esto na escala dos microSiemens (S) ou miliSiemens (mS). A medio da condutividade em fluidos depende de alguns fatores, como:

Concentrao inica; Tipos de ons presentes em soluo (mobilidade); Temperatura e Dimenses da clula condutimtrica.

Basicamente, a clula consiste em duas placas metlicas que so fixadas e montadas em material isolante, que pode ser vidro ou plstico. Serve para delinear um pequeno volume constante do lquido e torna a medio da condutividade independente do volume total da amostra e da proximidade de superfcies ou paredes dos tanques ou tubulaes. Os eletrodos so construdos de metal, geralmente platina, e so revestidas por um depsito eletroltico de negro de platina. Isso limita os efeitos da polarizao. A medio da condutividade baseia-se na intensidade da corrente eltrica que circula entre os eletrodos, localizados na clula de medio, que so imersos na soluo que se deseja medir. A clula conectada ao condutivmetro, que aplica um potencial a esses eletrodos e efetua o tratamento do sinal.

OBJETIVO
Utilizar adequadamente o condutivmetro e determinar a condutividade das amostras de gua.

MATERIAL
Condutivimetro Becker de 50 ml

EQUIPAMENTO
Tecnopon Mca-150 Verso 6.2

REAGENTES

gua do filtro Purific do bloco A gua Destilada gua da Torneira gua do filtro dos Alunos

PROCEDIMENTO ANLITICO
Mediu-se a condutividade das guas das amostras preparadas, utilizando-se uma clula de condutncia de imerso.

PROCEDIMENTO INSTRUMENTAL
Calibrou-se o condutivimetro na constante de cela=1, lavou-se e enxaguou a clula do condutivimetro entre uma amostra e outra, manteve em temperatura a 25C as solues.

RESULTADOS E DISCUSSES ANALTICOS


Utilizamos quatros Becker de 50 ml e adicionamos as seguintes amostras de gua: gua do Purificador Platina, gua destilada, gua de torneira e gua dp filtro dos alunos. Lavou-se e enxaguou-se a clula do condutivmetro, o magneto e o eletrodo com gua destilada vrias vezes antes de iniciar-se o experimento. Ligamos o condutivimetro e seguimos as instrues fornecidas no seu painel de controle, para medir a condutividade. Calibrou-se o condutivmetro, antes de iniciar-se as medidas, com a soluo padro, com temperatura a 25C e a constante de clula K= 1,0. Mediu-se tambm a condutividade da gua antes de comear as demais medidas. Manteve-se a temperatura das solues controladas a 25C durante os experimentos. Mediu-se a condutividade das solues preparadas, utilizando-se uma clula de condutncia de imerso, iniciou-se com a amostra da gua do Purificador de Platina,

mergulhou-se trs vezes a clula e o eletrodo na amostra a ser medida. E assim foi feito com as demais amostras.

RESULTADOS E DISCUSSES INSTRUMENTAIS


Os dados foram obtidos atravs da leitura da condutividade eltrica no condutivmetro. Os resultados obtidos para a condutividade das quatro amostras de gua so respectivamente: gua do Purificador Platina 170,7s/cm 25C gua Destilada 1,97s/cm 25C gua da Torneira 162,8s/cm 25C gua do Filtro dos Alunos 159,1s/cm 25C A soluo padro do condutivimetro 146,9s A partir dos resultados obtidos, visualizamos que a gua torneira tem 98,9s/cm de diferena da gua destilada, no qual a gua destilada considerada a mais pura.

CONCLUSO
O mtodo de condutimetria considerado rpido para estimar a concentrao dos ons na gua (fator relacionado pureza). Ex: A condutncia da gua destilada deve ser menor do que 2 mho/cm. No experimento que fizemos utilizamos o condutivimetro para analisar a condutividade da gua, no qual o observamos que a gua do Purificador Platina, gua da torneira e gua do filtro dos alunos, obtivemos resultados prximos quanto a sua condutividade, j a gua destilada apresentou uma grande diferena entre as outras como sendo uma gua mais tratada.

BIBLIOGRAFIA
VOGEL, A. I e outros. Anlise Qumica Quantitativa. 5a. ed, Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 1992. HARRIS, Daniel C. Quantitative Chemical Analysis. 5a. ed, W. H. Freeman and Company, New York, 2000.

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN


CURSO TECNOLGICO EM PROCESSOS QUIMCOS

VIVIANE LOPES LEITE DA COSTA

CONDUTIMETRIA

APUCARANA 2012

You might also like