You are on page 1of 10

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ

PRODUTO: Data:

LEO DIESEL S 10
13/12/2011 N FISPQ: BR0119 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 1 de 10 T Todas as anteriores

IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA LEO DIESEL S10 BR0119 PETROBRAS DISTRIBUIDORA S.A. Rua General Canabarro 500 20271-900 - Maracan - Rio de Janeiro (RJ). 0800 78 9001 08000 24 44 33

Nome do produto: Cdigo interno de identificao: Nome da empresa: Endereo: Telefone: Telefone para emergncias:

IDENTIFICAO DE PERIGOS Lquidos e vapores inflamveis. Nocivo se inalado. Causa irritao pele. Causa dano ao trato gastrointestinal, sistema nervoso central e pulmes se ingerido. Pode causar dano ao fgado e rins se ingerido. Pode causar sonolncia e vertigem (efeitos narcticos). Pode causar irritao respiratria (irritao da rea respiratria). Pode ser mortal em caso de ingesto e por penetrao nas vias respiratrias. Este produto contm gs sulfdrico, extremamente txico e inflamvel.

PERIGOS MAIS IMPORTANTES:

EFEITOS DO PRODUTO - Efeitos adversos sade humana: O produto pode causar efeitos narcticos e irritao respiratria se inalado. Pode causar irritao aos olhos. Causa dano ao trato gastrointestinal, sistema nervoso central e pulmes se ingerido. Pode causar dano ao fgado e rins se ingerido. Pode causar morte se aspirado. Este produto pode apresentar perigo para o meio ambiente em casos de grandes derramamentos. Lquidos e vapores inflamveis. Lquidos e vapores inflamveis. Recipientes podem explodir se aquecidos. Quando aquecidos, este lquido libera gases irritantes e txicos. Vermelhido, dor e lacrimejamento ocular. Nuseas, vmitos e clicas abdominais. Tosse e insuficincia respiratria severa. Tontura, vertigens, dores de cabea, confuso mental, perda de conscincia. Engasgos e dispnia. Lquidos inflamveis Categoria 3 Toxicidade aguda Inalao Categoria 4 Corrosivo/irritante pele Categoria 2 Toxicidade sistmica ao rgo-alvo aps nica exposio

- Efeitos ambientais:

- Perigos fsicos e qumicos: - Perigos especficos:

- Principais sintomas:

- Classificao de perigo do produto:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LEO DIESEL S 10
13/12/2011 N FISPQ: BR0119 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 2 de 10 T Todas as anteriores

Categoria 3 Perigo por aspirao Categoria 1 - Sistema de classificao adotado: Norma ABNT-NBR 14725-Parte 2:2009. Adoo do Sistema Globalmente Harmonizado para a Classificao e Rotulagem de Produtos Qumicos, ONU. - Viso geral das emergncias: LQUIDO INFLAMVEL E PERIGOSO PARA A SADE HUMANA.

ELEMENTOS APROPRIADOS DA ROTULAGEM - Pictogramas:

- Palavra de advertncia: - Frases de perigo:

PERIGO Lquidos e vapores inflamveis. Nocivo se inalado. Causa irritao pele. Causa dano ao trato gastrointestinal, sistema nervoso central e pulmes se ingerido. Pode causar dano ao fgado e rins se ingerido. Pode causar sonolncia e vertigem (efeitos narcticos). Pode causar irritao respiratria (irritao da rea respiratria). Pode ser mortal em caso de ingesto e por penetrao nas vias respiratrias.

- Frases de precauo:

Mantenha afastado de calor [fascas] [e chama] [no fume]. Armazene em local fresco/baixa temperatura, em local bem ventilado [seco] [afastado de fontes de calor e de ignio]. Nunca aspire (poeira, vapor ou nvoa). Quando em uso no [fume] [coma] [ou beba]. No use em local sem ventilao adequada. Evite contato com olhos e pele. Use equipamento de proteo individual apropriado. Se ingerido, lave a boca com gua [somente se a vtima estiver consciente]. Em caso de indisposio, consulte um mdico. Use meios de conteno para evitar contaminao ambiental.

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LEO DIESEL S 10
13/12/2011 N FISPQ: BR0119 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 3 de 10 T Todas as anteriores

No permita o contato do produto com corpos dgua.

COMPOSIO E INFORMAO SOBRE OS INGREDIENTES

>>>SUBSTNCIA DE PETRLEO Grupo de substncia de petrleo: Gasleos: leo diesel Gasleos e leos destilados so misturas complexas de petrleo, compostas primariamente de hidrocarbonetos saturados (parafnicos ou naftnicos) ou aromticos com cadeia carbnica composta de 9 a 30 tomos de carbono e ponto de ebulio entre 150 e 471C. Nmero de registro CAS: Ingredientes que contribuem para o perigo: 68334-30-5

Ingredientes Composto sulfurado. Composto nitrogenado. Composto oxigenado. Enxofre

Concentrao (%) Mx 10 mg/Kg

CAS NA NA NA NA

MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Remova a vtima para local arejado e mantenha-a em repouso. Monitore a funo respiratria. Se a vtima estiver respirando com dificuldade, fornea oxignio. Se necessrio aplique respirao artificial. Procure ateno mdica. Leve esta FISPQ. Remova as roupas e sapatos contaminados. Lave a pele exposta com grande quantidade de gua, por pelo menos 15 minutos. Procure ateno mdica. Leve esta FISPQ. Lave com gua corrente por pelo menos 15 minutos, mantendo as plpebras abertas. Retire lentes de contato quando for o caso. Procure ateno mdica imediatamente. Leve esta FISPQ. Lave a boca da vtima com gua em abundncia. NO INDUZA O VMITO. Procure ateno mdica. Leve esta FISPQ. Evite contato com o produto ao socorrer a vtima. Mantenha a vtima em repouso e aquecida. No fornea nada pela boca a uma pessoa inconsciente. O tratamento sintomtico deve compreender, sobretudo, medidas de suporte como correo de distrbios hidroeletrolticos, metablicos, alm de assistncia respiratria.

Inalao:

Contato com a pele:

Contato com os olhos:

Ingesto:

Proteo do prestador de socorros e/ou notas para mdico:

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LEO DIESEL S 10
13/12/2011 N FISPQ: BR0119 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 4 de 10 T Todas as anteriores

MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO Produto inflamvel. Compatvel com p qumico, dixido de carbono (CO2) e neblina de gua. Jatos dgua. gua diretamente sobre o lquido em chamas. Contineres e tanques envolvidos no incndio devem ser resfriados com jatos dgua. Recipientes podem explodir quando aquecidos. Vapores podem se dispersar e atigir fontes de ignio e provocar chamas de retrocesso. Risco de exploso em ambientes fechados. Este produto contm gs sulfdrico, extremamente inflamvel. Equipamento de proteo respiratria do tipo autnomo (SCBA) com presso positiva e vesturio protetor completo.

Meios de extino apropriados:

Meios de extino no recomendados: Mtodos especiais de combate:

Perigos especficos no combate:

Proteo de bombeiros/brigadistas:

MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precaues pessoais Remoo de fontes de ignio: Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosas e olhos: Produto inflamvel. Remova todas as fontes de ignio. Impea fagulhas ou chamas. No fume. No toque nos recipientes danificados ou no material derramado sem o uso de vestimentas adequadas. Evite inalao, contato com os olhos e com a pele. Utilize equipamento de proteo individual conforme descrito na Seo 8. Evite que o produto derramado atinja cursos dgua e rede de esgotos. Utilize spray dgua para reduzir a concentrao de fumos no ar. Utilize sistema de ar forado para manter as concentraes de gs abaixo da explosiva.

Precaues ao meio ambiente:

Mtodos para limpeza: Procedimentos a serem adotados: Colete o produto derramado e coloque em recipientes prprios. Adsorva o produto remanescente, com areia seca, terra, vermiculite, ou qualquer outro material inerte. Coloque o material adsorvido em recipientes apropriados e remova-os para local seguro. No descarte diretamente no meio ambiente ou na rede de esgoto. A gua de diluio proveniente do combate ao fogo pode causar poluio.

Preveno de perigos secundrios:

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

MEDIDAS TCNICAS APROPRIADAS PARA O MANUSEIO Preveno da exposio do Evite inalao e o contato com a pele, olhos e roupas. Evite respirar

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LEO DIESEL S 10
13/12/2011 N FISPQ: BR0119 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 5 de 10 T Todas as anteriores

trabalhador:

vapores/nvoas do produto. Utilize equipamento de proteo individual ao manusear o produto, descritos na Seo 8. Manuseie o produto somente em locais bem arejados ou com sistemas de ventilao geral/local adequado. Evite formao de vapores ou nvoas. No coma, beba ou fume durante o manuseio do produto. Lave bem as mos antes de comer, beber, fumar ou ir ao banheiro. Roupas contaminadas devem ser trocadas e lavadas antes de sua reutilizao.

Precaues e orientaes para manuseio seguro:

Medidas de higiene:

MEDIDAS TCNICAS APROPRIADAS PARA O ARMAZENAMENTO Apropriadas: Mantenha o produto em local fresco, seco e bem ventilado, distante de fontes de calor e ignio. O local de armazenamento deve conter bacia de conteno para reter o produto, em caso de vazamento. Mantenha os recipientes bem fechados e devidamente identificados. O local de armazenamento deve ter piso impermevel, no oxidante e com dique de conteno para reter em caso de vazamento. Temperaturas elevadas. Fontes de ignio. Contato com materiais incompatveis.

Inapropriadas:

Materiais seguros para embalagens: Recomendadas: No especificado.

CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL

Parmetros de controle especficos Limites de exposio ocupacional: Ingredientes leo diesel. Medidas de controle de engenharia: TLV TWA (ACGIH) 100 mg/m
3

TLV STEL (ACGIH) -

Promova ventilao combinada com exausto local, especialmente quando ocorrer formao de vapores/nvoas do produto. recomendado tornar disponveis chuveiros de emergncia e lava olhos na rea de trabalho.

Equipamento de proteo individual apropriado Proteo respiratria: Recomenda-se a utilizao de respirador com filtro para vapores orgnicos para exposies mdias acima da metade do TLV-TWA. Nos casos em que a exposio exceda 3 vezes o valor TLV-TWA, utilize respirador do tipo autnomo (SCBA) com suprimento de ar, de pea facial inteira, operado em modo de presso positiva. Siga orientao do Programa de Preveno Respiratria (PPR), 3 ed. So Paulo: Fundacentro, 2002.

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LEO DIESEL S 10
13/12/2011 N FISPQ: BR0119 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 6 de 10 T Todas as anteriores

Proteo das mos: Proteo dos olhos: Proteo da pele e corpo: Precaues especiais:

Luvas de proteo de PVC. culos de proteo com proteo lateral. Vestimenta protetora adequada. Evite usar lentes de contato enquanto manuseia este produto.

PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS Lquido lmpido (isento de materiais em suspenso). Caracterstico. No aplicvel. No disponvel.

Aspecto: Odor: pH: Ponto de fuso/ponto de congelamento: Ponto de ebulio inicial e faixa de temperatura de ebulio: Ponto de fulgor: Taxa de evaporao: Inflamabilidade: Limite inferior/superior de inflamabilidade ou explosividade: Presso de vapor: Densidade de vapor: Densidade: Solubilidade:

No disponvel. 38 C Mn.; Mtodo NBR 7974 No disponvel. Produto inflamvel. No disponvel.

No disponvel. No disponvel. 0,82 0,85 @ 20 C; Mtodo NBR-7148. Na gua: Insolvel. Em solventes orgnicos: Solvel.

Coeficiente de partio noctanol/gua: Temperatura de auto-ignio: Temperatura de decomposio: Viscosidade: Outras informaes:

Log kow: 7,22 (dado estimado).

No disponvel. 400C. 2,0 4,5 cSt a 40C; Mtodo D445/NBR-10441. Faixa de destilao: 180 370 C a 101,325 kPa (760 mmHg); Mtodo NBR-9619

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LEO DIESEL S 10
13/12/2011 N FISPQ: BR0119 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 7 de 10 T Todas as anteriores

10

ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estvel sob condies usuais de manuseio e armazenamento. No sofre polimerizao. Agentes oxidantes. Hidrocarbonetos leves e pesados e coque.

Estabilidade qumica:

Materiais/substncias incompatveis: Produtos perigosos da decomposio:

11

INFORMAES TOXICOLGICAS Como depressor do sistema nervoso central, pode causar efeitos narcticos como dor de cabea e tontura. Pode causar confuso mental e perda de conscincia em altas concentraes. O produto pode causar irritao das vias areas superiores se inalado causando tosse, dor de garganta e falta de ar. Causa irritao a pele com vermelhido e dor no local atingido. Pode causar irritao ocular com vermelhido, dor e lacrimejamento. Pode ser fatal se aspirado, causando pneumonia qumica. Pode causar a morte se ingerido ou inalado. Este produto contm gs sulfdrico, extremamente txico. DL50(oral, ratos): > 5000 mg/kg DL50 (drmica, coelhos): > 3000 mg/kg

Toxicidade aguda:

Toxicidade crnica:

Pode causar dermatite aps contato repetido e prolongado com a pele. Carcinogenicidade: Suspeito carcingeno humano (GHS e Regulamento (CE) N 1272/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho).

Efeitos especficos:

12

INFORMAES ECOLGICAS

Efeitos ambientais, comportamentos e impactos do produto Ecotoxicidade: Em caso de grandes derramamentos o produto pode ser perigoso para o meio ambiente devido possvel formao de uma pelcula do produto na superfcie da gua diminuindo os nveis de oxignio dissolvido. esperada baixa degradao e alta persistncia. esperado potencial de bioacumulao em organismos aquticos. Log kow: 7,22 (dado estimado).

Persistncia e degradabilidade: Potencial bioacumulativo:

13

CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO

Mtodos recomendados para tratamento e disposio aplicados ao: Produto: Evite a exposio ocupacional ou a contaminao ambiental. Recicle qualquer parcela no utilizada do material para seu uso aprovado ou retorn-lo ao fabricante ou ao fornecedor. Outros mtodos consultar

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LEO DIESEL S 10
13/12/2011 N FISPQ: BR0119 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 8 de 10 T Todas as anteriores

legislao federal e estadual: Resoluo CONAMA 005/1993, NBR 10.004/2004. Restos de produtos: Manter restos do produto em suas embalagens originais, fechadas e dentro de tambores metlicos, devidamente fechados, de acordo com a legislao aplicvel. O descarte deve ser realizado conforme o estabelecido para o produto, recomendando-se as rotas de processamento em cimenteiras e a incinerao. Nunca reutilize embalagens vazias, pois elas podem conter restos do produto e devem ser mantidas fechadas e encaminhadas para serem destrudas em local apropriado. Neste caso, recomenda-se envio para rotas de recuperao dos tambores ou incinerao.

Embalagem usada:

14

INFORMAES SOBRE O TRANSPORTE

Regulamentaes nacionais e internacionais Terrestre: Decreto n. 96.044, de 18 de maio de 1988: Aprova o Regulamento para o Transporte Rodovirio de Produtos Perigosos e d outras providncias. Agncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT): Resolues N. 420/04, 701/04, 1644/06, 2657/08, 2975/08 e 3383/10. Hidrovirio: DPC - Diretoria de Portos e Costas (Transporte em guas brasileiras) Normas de Autoridade Martima (NORMAM) NORMAM 01/DPC: Embarcaes Empregadas na Navegao em Mar Aberto NORMAM 02/DPC: Embarcaes Empregadas na Navegao Interior IMO International Maritime Organization (Organizao Martima Internacional) International Maritime Dangerous Goods Code (IMDG Code) Incorporating Amendment 34-08; 2008 Edition. Area: DAC Departamento de Aviao Civil: IAC 153-1001. Instruo de Aviao Civil Normas para o transporte de artigos perigosos em aeronaves civis. IATA International Air Transport Association (Associao Nacional de Transporte Areo) Dangerous Goods Regulation (DGR) 51 Edition, 2010. N ONU: Nome apropriado para o embarque: Classe de risco: Nmero de risco: 1202 LEO DIESEL 3 30
st

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LEO DIESEL S 10
13/12/2011 N FISPQ: BR0119 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 9 de 10 T Todas as anteriores

Grupo de embalagem:

III

15

REGULAMENTAES Decreto Federal n 2.657, de 3 de julho de 1998 Norma ABNT-NBR 14725-4:2009 Lei n12.305, de 02 de agosto de 2010 (Poltica Nac ional de Resduos Slidos). Decreto n 7.404, de 23 de dezembro de 2010.

Regulamentaes:

Produto sujeito a controle e fiscalizao do Ministrio da Justia Departamento de Polcia Federal MJ/DPF, quando se tratar de importao, exportao e reexportao, sendo indispensvel Autorizao Prvia de DPF para realizao destas operaes.

16

OUTRAS INFORMAES

Esta FISPQ foi elaborada baseada nos conhecimentos atuais do produto qumico e fornece informaes quanto proteo, segurana, sade e ao meio ambiente. Adverte-se que o manuseio de qualquer substncia qumica requer o conhecimento prvio de seus perigos pelo usurio. Cabe empresa usuria do produto promover o treinamento de seus empregados e contratados quanto aos possveis riscos advindos do produto.

Siglas: ACGIH - American Conference of Governmental Industrial Hygienists CAS - Chemical Abstracts Service DL50 - Dose letal 50% IARC International Agency for Research on Cancer STEL Short Term Exposure Limit TLV - Threshold Limit Value TWA - Time Weighted Average NA No Aplicvel

Bibliografia: [ACGIH] AMERICAN CONFERENCE OF GOVERNMENTAL INDUSTRIAL HYGIENISTS. Disponvel em: http://www.acgih.org/TLV/. Acesso em: dezembro de 2010. [ECB] EUROPEAN CHEMICALS BUREAU. Diretiva 67/548/EEC (substncias) e Diretiva 1999/45/EC (preparaes). Disponvel em: http://ecb.jrc.it/. Acesso em: dezembro de 2010. [EPI-USEPA] ESTIMATION PROGRAMS INTERFACE Suite - United States Environmental Protection Agency. Software.

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico - FISPQ


PRODUTO: Data:

LEO DIESEL S 10
13/12/2011 N FISPQ: BR0119 Verso: 1 Anula e substitui verso:

Pgina 10 de 10 T Todas as anteriores

[HSDB] HAZARDOUS SUBSTANCES DATA BANK. bin/sis/htmlgen?HSDB. Acesso em: dezembro de 2010.

Disponvel

em:

http://toxnet.nlm.nih.gov/cgiDisponvel Disponvel em: em:

[IARC] INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER. http://monographs.iarc.fr/ENG/Classification/index.php. Acesso em: dezembro de 2010. [IPCS] INTERNATIONAL PROGRAMME ON CHEMICAL http://www.inchem.org/. Acesso em: dezembro de 2010. SAFETY INCHEM.

[IPIECA] INTERNATIONAL PETROLEUM INDUSTRY ENVIRONMENTAL CONSERVATION ASSOCIATION. Guidance on the application of Globally Harmonized System (GHS) criteria to petroleum substances. Version 1. th June 17 , 2010. Disponvel em: http:// www.ipieca.org/system/files/publications/ghs_guidance_17_june_2010.pdf. Acesso em: dezembro de 2010. [NIOSH] NATIONAL INSTITUTE OF OCCUPATIONAL AND SAFETY. International Chemical Safety Cards. Disponvel em: http://www.cdc.gov/niosh/. Acesso em: dezembro de 2010. [NITE-GHS JAPAN] NATIONAL INSTITUTE OF TECHNOLOGY AND EVALUATION. Disponvel em: http://www.safe.nite.go.jp/english/ghs_index.html. Acesso em: dezembro de 2010. [PETROLEUM HPV] PETROLEUM HIGH PRODUCTION VOLUME. Disponvel http://www.petroleumhpv.org/pages/petroleumsubstances.html. Acesso em: dezembro, 2010 em:

[REACH] REGISTRATION, EVALUATION, AUTHORIZATION AND RESTRICTION OF CHEMICALS. Commission Regulation (EC) No 1272/2008 of 16 December 2008 amending and repealing Directives 67/548/EEC and 1999/45/EC, and amending Regulation (EC) No 1907/2006 of the European Parliament and of the Council on the Registration, Evaluation, Authorization and Restriction of Chemicals. [SIRETOX/INTERTOX] SISTEMA DE INFORMAES SOBRE RISCOS DE EXPOSIO QUMICA. Disponvel em: http://www.intertox.com.br. Acesso em: dezembro de 2010. [TOXNET] TOXICOLOGY DATA NETWORKING. ChemIDplus Lite. Disponvel em: http://chem.sis.nlm.nih.gov/. Acesso em: dezembro de 2010.

You might also like