You are on page 1of 40

Cdigo:

PS.010-GEG

Pgina:
1/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA

1. OBJETIVO

Esse programa tem como objetivo estabelecer diretrizes e orientar as obras sobre o sistema de gesto para o alcance de resultados. Tem como finalidade medir o desempenho das obras, melhorar a qualidade da gesto nos canteiros, reconhecendo e premiando os melhores resultados.

2. CAMPO DE APLICAO

Diretoria de Operaes, Diretoria de Gente e Gesto, Gerncia de Planejamento Tcnico, Gerncia de Suprimentos, Gerncia de Relacionamento com o Cliente, Gerncia de Projetos, Gerncia de Meio Ambiente, Gerncia de Segurana e Medicina do Trabalho, Gerncia de Contas a Pagar, Gerncia de Marketing e Gerncia Jurdica.

3. DOCUMENTOS DE REFERNCIA PS.010-GEG Gerenciamento da Rotina PT.001 MKT Manual da Marca Obras PT.001-SSO Manual de Segurana do Trabalho PT.004-GGO Manual de Terraplenagem PT.005-GGO Galeria de guas Pluviais PT.006-GGO Instalaes de Rede de gua e Esgoto PT.007-GGO Guias e Sarjetas PT.008-GGO Pavimentao POL.003-ACP Poltica de Contas a Pagar PO.006-GGO Elaborar AESA Autorizao Execuo de Servio Adicional POL.001-GSU Poltica da rea de Suprimentos PO.001-GSU Contratao de Servios Obras PO.002-GSU Contratao de Outros Servios PT.001-IMP Modelo Apresentao Palestras Tcnicas PO.017-IMP Entrega de Empreendimentos

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
2/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA 4. ABRANGNCIA 4.1. Obras

Pblico Alvo: As obras que estiverem com o mnimo de 10% no andamento fsico (ponderado pelo relatrio Financeiro), tendo no mnimo 4 (quatro) meses de data do incio de obra. At 5 meses de data de trmino do programa, as obras que atingirem esse perfil podero solicitar a participao dentro dos critrios descritos neste procedimento.

Consideraes: - Para as obras com previso de entrega ser considerado: mximo 4 (quatro) meses para o trmino da obra, para participar do programa. Para a validao da data de incio e data de trmino ser considerado o Business Plan da Companhia. - A Obra que durante o ano se enquadrar nessas condies para ingresso no Programa, ter at o ms de Junho para solicitar a participao, atravs do e-mail:

alphavillegestao@alphaville.com.br. Aps esse perodo, ela somente poder ingressar no prximo ano.

4.2.

Colaboradores

Pblico Alvo: Admitidos at a data de 30 de Junho do ano vigente da equipe de campo: assistente administrativo de obra, lder de campo, encarregado de obra, tcnico de segurana do trabalho, almoxarife, supervisor de obra e tcnico de planejamento. Sendo que, admitidos entre os meses de Janeiro a Maro concorrem integralmente ao bnus e admitidos entre Abril e Junho, concorrem proporcionalmente aos meses trabalhados. Os colaboradores admitidos aps o dia 30 de Junho, no sero contemplados. Esto excludos da premiao: - Estagirios - Trainees - Coordenadores de Obra - Engenheiros de Obra

Casos Especiais: - Colaboradores afastados por mais de trinta dias por doenas ou acidentes de trabalho: o clculo da premiao dever ser proporcional ao tempo de trabalho e dever ter a aprovao prvia da Diretoria de Operaes e de Gente e Gesto.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
3/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA - Afastamento por licena maternidade: a premiao ser integral. - No caso de transferncia entre obras, os colaboradores sero avaliados e premiados proporcionalmente pelo perodo trabalhado em cada obra. Conforme exemplo abaixo:

Exemplo: Nota Ponderada: (Obra X "4 meses (Obra Y 8 meses

4 lugar= 1 salrio) = 4/12xSalrioxPrmio + 3 lugar= 2 salrios) = 8/12xSalrioxPrmio

= Valor Final

Sero desconsideradas do clculo as obras em que a permanncia do colaborador for inferior a 3 (trs) meses.

5. REGRAS DO PROGRAMA Este programa ter durao de 1 (um) ano, sendo reservado Superintendncia, Diretoria de Operaes e Gerncia de Gente e Gesto o direito de realizar, no transcorrer do ano, as alteraes que se fizerem necessrias para o aprimoramento do mesmo. At o lanamento do novo programa para o ano seguinte, sero vlidas as regras do programa do ano anterior.

5.1.

Critrio Eliminatrio No atingir a pontuao mnima de 750 pontos. Zerar em alguma categoria.

5.2.

Critrio para Reduo de Pontos

5.2.1.

Multas, Embargos e Interdies

As obras que sofrerem multas, interdio e embargos por parte dos auditores fiscais do Ministrio do Trabalho durante o ano vigente do programa, sofrero desconto de sua pontuao final:

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
4/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA Tipo Penalidade Auto de Infrao Interdio Embargo Pontos Descontados 1 ponto 2 pontos 5 pontos Medio Por Auto de Infrao Por Dia de Interdio Por Dia de Embargo

5.2.2.

Acidente Fatal

As obras com ocorrncia de acidente fatal, tero 100 pontos descontados da pontuao final do programa.

5.3.

Reunio de Passagem

de responsabilidade da obra garantir antes do incio das obras as reunies de passagem, registrando em uma ata de reunio especfica para este item e assegurando que todos os itens dos procedimentos listados abaixo foram seguidos: Reunio de Passagem de Negcios PO.001-GGO Reunio de Passagem de Projetos - PO.016-PRI Elaborao de Oramento de Empreendimento PO.008-GPT

Esta reunio ter como objetivo avaliar a situao atual da obra e levantar todos os itens no previstos durante a fase do projeto.

A Obra que no fizer a Reunio de Passagem perder 50 pontos da avaliao final do Programa.

6. PROCESSO DE AVALIAO

O processo de avaliao composto por: - Caderno de Dvidas; - Auditorias: Orientativas, Corporativas e Finais. - Concesses e No Aplicabilidade

6.1.

Caderno de Dvidas

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
5/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA O caderno de dvidas tem como objetivo levantar as dvidas existentes nas obras, analisar alguma incoerncia ou texto no claramente escrito neste padro, revisar o padro caso seja necessrio e divulgar a resposta das dvidas para todas as obras visando maior entendimento do programa. O caderno de dvidas deve ser preenchido atravs do formulrio F.016-GEG Caderno de Dvidas do Programa, disponvel no Sistema Gafisa Gesto e enviado para

alphavillegestao@alphaville.com.br, conforme cronograma.

6.2.

Auditorias

Todos os itens do programa sero medidos pelos donos de categorias via sistema ou em campo, conforme cronograma definido.

6.2.1.

Auditorias Corporativas (Mensais)

Os itens auditados por sistema mensalmente tero seus resultados publicados no site Gafisa Gesto (www.gafisagestao.com.br) no dia 20 do ms subsequente a avaliao, atravs do Relatrio de Auditoria Corporativa (F.017-GEG - RAC). Portanto as informaes contidas no relatrio sero sempre referentes ao ms anterior ao de publicao. A data de envio do Relatrio at dia 30 de cada ms. Os dados no divulgados nessa data, assim como as respostas aos pedidos de correo sero divulgados no dia 20 do ms seguinte. Caso esta data seja em um final de semana e/ou feriado, a publicao acontecer no prximo dia til. de responsabilidade da obra analisar, verificar se alguma dado no foi divulgado no Relatrio e se h alguma divergncia nas informaes computadas. A comunicao ser realizada atravs do e-mail: alphavillegestao@alphaville.com.br.

Observao: Especificamente para o critrio de Qualidade da categoria meio, as auditorias sero realizadas conforme as etapas das obras, conforme descrito na prpria categoria (item 3).

6.2.2.

Auditorias Orientativas

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
6/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA As auditorias orientativas sero realizadas nas obras via conferncia ou em campo (a critrio do dono da categoria) com a finalidade de verificar se o procedimento est sendo seguido e avaliar os colaboradores e as obras nos itens descritos nesse procedimento. Cada obra deve ser auditada no mnimo uma vez ao ano, entre os meses de Maio e Julho e sempre de acordo com as necessidades levantadas pelo Dono da Categoria. Essa auditoria tem como finalidade o aprendizado e o esclarecimento de dvidas.

6.2.3.

Auditorias Finais

A auditoria final ser realizada pela equipe de auditores internos (definidos pela rea de Gente e Gesto) e tem como objetivo validar a pontuao das obras em todas as categorias. Entre os meses de Janeiro e Fevereiro, sero validadas nas obras as pontuaes das auditorias corporativas e auditorias finais, da seguinte maneira: 6.2.4 Visita da Diretoria (Pontuao Extra)

O Diretor de Operaes ir visitar as 5 (cinco) obras finalistas, com o objetivo de avaliar e comparar as obras sob o ponto de vista de excelncia gerencial, de acordo com um relatrio a ser definido pela Diretoria de Operaes. As obras ganharo um Plus na pontuao final de at 50 pontos. Pontuao Final do Programa (Auditoria Final Corporativa) + (Auditoria Final) + (*Visita da Diretoria) = Resultado Final

PFP

As obras com no mximo 2 meses antes da entrega no andamento fsico, devero solicitar auditoria final e receber auditoria no prazo mximo de 01 ms aps a solicitao. * A visita da Diretoria ser apenas para as 5 (cinco) finalistas. Para as demais obras, desconsidera-se este item na pontuao final.

6.3.

Concesses e No Aplicabilidades

6.3.1.

Concesso

todo procedimento feito pela obra que seja diferente do padro. Todas as concesses de quaisquer itens do Programa devero ser solicitadas Gerncia de Gente e Gesto com o envio de e-mail para alphavillegestao@alphaville.com.br, com o assunto Solicitao de

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
7/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA Concesso - Programa, atravs do formulrio F.018-GEG Solicitao de Concesso e No Aplicabilidade. A anlise das solicitaes de concesso poder ter dois resultados: - Aprovada: neste caso o valor do item permanecer o mesmo, porm no momento da auditoria ser verificada e validada a medio do item de acordo com a validao da concesso. A concesso dever ter um prazo de validade de acordo com a definio da rea de Gente e Gesto. - Negada: retorno ao solicitante com o argumento do Dono da Categoria. A solicitao da concesso deve ser considerada NEGADA at o momento do parecer oficial do responsvel da categoria. As solicitaes que no estiverem preenchidas corretamente, no formulrio padro F.018-GEG Solicitao de Concesso e No Aplicabilidade sero automaticamente negadas.

6.3.2.

No aplicabilidade

todo o procedimento que no acontecer na obra no ano vigente do programa. Todas as no aplicabilidades de quaisquer itens do programa devero ser solicitadas Gerncia de Gente e Gesto com o envio de e-mail para alphavillegestao@alphaville.com.br, com o assunto No Aplicabilidade Programa, atravs do formulrio F.018-GEG Solicitao de Concesso e No Aplicabilidade. A anlise das solicitaes da no aplicabilidade poder ter dois resultados: Aprovada: neste caso o valor do item dever ser redistribudo para os outros itens da categoria ou conforme definio do dono da categoria. Negada: retorno ao solicitante com o argumento do dono da categoria. A solicitao da no aplicabilidade deve ser considerada NEGADA at o momento do parecer oficial do responsvel da categoria. Caso o item no tenha condies de ser avaliado apenas em determinada auditoria mensal, os pontos referentes ao ms em questo sero redistribudos nos demais meses avaliados, no havendo a necessidade da solicitao de no aplicabilidade atravs do formulrio F.018-GEG.

7. CORREES E RESULTADOS Todas as correes nas auditorias mensais devero ser solicitadas Gerncia de Gente e Gesto atravs do seguinte formulrio: F.019-GEG Solicitao de Correo Auditoria Corporativa.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
8/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA A solicitao deve ser enviada para a rea de Gente e Gesto

(alphavillegestao@alphaville.com.br) at o dia 25 de cada ms, ou seja, 5 dias aps a divulgao das RACs. As solicitaes enviadas fora do prazo sero automaticamente negadas. A validao ou no dos pedidos de correo ser feita pela Gerncia de Gente e Gesto e donos de categorias. O resultado das solicitaes ser publicado no Relatrio da Auditoria do ms seguinte a solicitao.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
9/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA 8. CRONOGRAMA GERAL Cronograma Anual de Divulgao e Aes Divulgao do Programa Envio do Caderno de Dvidas Publicao das respostas do Caderno de Dvidas Reconhecimento dos primeiros colocados Data Maro/Abril Abril/Maio Abril/Maio Abril do Prximo Ano

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
10/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA 9. PREMIAO

9.1. Notas Ponderadas 9.1.1 - Todos os pontos ganhos pelas obras sero ponderados conforme o andamento fsico da mesma em Dezembro do ano vigente, conforme tabela abaixo:

Andamento 10% a 40% 41% a 70% 71% a 100%

Ponderao Pontuao final x 1,00 Pontuao final x 1,05 Pontuao final x 1,03

Obs Para ponderao da nota ser considerado o BP.

9.2. Bonificao As obras finalistas, ou seja, que no forem desclassificadas de acordo com Critrio Eliminatrio (item 5.1 das regras deste padro) sero premiadas de acordo com a pontuao final obtida neste programa. Sendo assim, quanto maior for a pontuao, maior a possibilidade de aumentar o valor da bonificao. Fica estabelecido que as regras a serem consideradas e o clculo para a premiao ser o seguinte: 1 Regra: At 3 salrios para as trs melhores obras pontuadas no programa. At 2 salrios para todas as demais obras classificadas no programa. 2 - Clculo

Para a base de clculo ser considerado:

- de750 a at 1155 - Pontuao Final da Obra (PO) - at 1155 - Pontuao (possvel) Final do Programa (PF) - Mltiplo (conforme regra item 1) (M) - Salrio de Abril (ano anterior) (S) Sendo: Clculo = (PO/PF) X M X S

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
11/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA Veja exemplo abaixo: Obra Alpha = Pontuao: 900 pontos Colocao = 2 lugar

Colaborador: Bonifcio Admisso: 01/01/1999 Salrio de Abril (2013): R$ 1000,00 Clculo = Bonificao recebida pelo Bonifcio: R$ 2337,66

Considerao: A pontuao final (PF) poder variar de acordo com o andamento da obra, sendo o exemplo acima a pontuao mxima que uma obra poder obter.

Observaes: 1 O valor do prmio a ser pago ser o salrio base de Abril do ano anterior ou de admisso, podendo sofrer alteraes conforme alcance ou no das metas da companhia no ano vigente, ou seja, caso as metas eliminatrias da companhia no ano vigente no sejam alcanadas, nenhum colaborador elegvel ao bnus. 2 Colaboradores transferidos ao longo do ano sero avaliados conforme descrito no item 4.2. 3 - Colaboradores desligados at a data do pagamento do prmio no tero direito premiao (demisses voluntrias e involuntrias).

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
12/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA

10. ESTRUTURA DO PROGRAMA Categorias Meios: ____________________________________________________400 pontos 1. Processo de Gente e Gesto: _________________________________________75 pontos 2. Processo de Segurana do Trabalho:____________________________________75 pontos 3. Processo de Qualidade: ______________________________________________75 pontos 4. Processo Financeiro: ________________________________________________50 pontos 5. Gesto de Terceiros: ________________________________________________75 pontos 6. Processo de Meio Ambiente: __________________________________________50 pontos Categorias Resultados: _______________________________________________600 pontos 7. Custo e Prazo_____________________________________________________250 pontos 8. Qualidade_________________________________________________________200 pontos 9. Meio Ambiente_____________________________________________________150 pontos Total do Programa: __________________________________________________1000 pontos

Pontuao Extra por bonificao: at 100 pontos, sendo 50 na Categoria Resultados, conforme descrito na prpria categoria e 50 na Avaliao da Diretoria, conforme descrito neste procedimento.

Para os itens no aplicveis durante a vigncia do Programa, ter a pontuao do item ponderado na prpria categoria conforme a pontuao de cada subitem.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
13/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA

CATEGORIAS MEIOS

01 Processo de Gente & Gesto 75 Pontos Avaliar o comprometimento pessoal dos membros da equipe atravs: do Gerenciamento da Rotina, Conhecimento das Metas da Companhia e Cultura, Gesto a Vista, Treinamento na Funo e Aplicao da Marca.

1.1. Gerenciamento da Rotina

19 pontos

A obra possui gerenciamento da rotina implantado conforme padro PS.010-GEG Gerenciamento da Rotina, assegurando que a obra possui:

- Utilizao e correto preenchimento das Atas de Reunio conforme padro F.009-GEG Modelo de Ata de Reunio. - As Reunies devem ser realizadas pela equipe da Obra de Alphaville uma vez ao ms. A Obra deve garantir que foi realizada pelo menos uma vez ao ms reunio com toda a equipe da obra. A rea de Gente e Gesto verificar mensalmente via Relatrio de Auditoria Corporativa RAC (F.017-GEG), o preenchimento correto das Atas de Reunio.

1.2. Metas da Companhia

7,5 pontos

Tem como objetivo avaliar o conhecimento e acompanhar sistematicamente s metas desdobradas e atuar quando necessrio para melhoria dos resultados, atravs:

- Demonstrao do conhecimento da equipe Alphaville das metas da companhia e das metas dos engenheiros e coordenadores. O item ser avaliado atravs de entrevista com no mnimo 5 (cinco) colaboradores da equipe Alphaville, incluindo estagirios e trainees, onde todos os entrevistados devero saber quais so as metas dos engenheiros e coordenadores e da companhia e como seu trabalho impacta no alcance das metas. Somente sero entrevistados funcionrios e/ou estagirios que tenham no mnimo quinze dias na companhia.

1.3 Gesto Vista 7,5 pontos

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
14/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA As obras asseguram o uso e aplicao correta da marca Alphaville de acordo com o Manual da Marca - Obras (PT.001-MKT), contendo todas as dimenses e layout conforme descrito no prprio manual, assim como a localizao descrita em cada subitem. Seguindo as seguintes diretrizes: 1.3.1 Gesto a Vista fixado na recepo com as seguintes informaes: - Descrio do Negcio; - Meta do Coordenador de Obra; - Cultura da Empresa; - Aniversariantes; - Licena Ambiental; - Alvars; - Aprovao do loteamento; - Termo de fechamento; - ART (Atestado de Responsabilidade Tcnica); - Quadro resumo com as datas de Vencimentos de Licena. 1.3.2 Quadro de Evoluo de Obra fixado na sala de engenharia, contendo: - 4 mapas evolutivos de Obra; - 1 cronograma de acompanhamento de obra; - 4 fotos do andamento da obra. 1.3.3 Quadro de Cronograma de Obra fixado na sala de Engenharia.

Observaes: - Em auditoria interna, ser avaliado atravs de entrevista com no mnimo 5 (cinco) colaboradores da equipe Alphaville, incluindo estagirios e trainees, onde todos os entrevistados devero saber qual a Cultura da Empresa e os itens do quadro de Gesto Vista.

1.4. Treinamento na Funo 19 pontos A obra realiza gesto da padronizao, assegurando: - Treinamento de 100% da equipe de campo, conforme a matriz de treinamento em padres de obra para funcionrios Alphaville. - Envio a rea de Gente e Gesto da cpia do Formulrio Contnuo Individual de Treinamento em Padres de Obra (F.011-GEG) dentro do prazo estipulado.

Este item ser evidenciado atravs de:

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
15/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA - A obra envia para a rea de Gente e Gesto a cpia do Formulrio Contnuo Individual de Treinamento em Padres de Obra (F.011-GEG), encaminhadas dentro do prazo para a rea de Gente e Gesto; - No momento da auditoria ser verificado: por amostragem, a eficcia do treinamento (conhecimento por parte do executante do contedo dos padres e conformidade durante a execuo das atividades).

1.4.1. Observaes:

- Colaboradores admitidos e promovidos tero 30 dias no mximo para realizarem o treinamento conforme a matriz de treinamento. - Padres novos ou revisados devem ser treinados em no mximo 15 dias aps a publicao/reviso de padres ou incio da atividade (o que vier primeiro). - Os colaboradores das obras tero dois momentos para realizar o treinamento na funo: 1 momento - no ato da sua admisso (treinamento geral dos padres, conforme o cargo) e 2 momento at 15 dias antes de cada etapa de servio da Obra, conforme descrito no critrio qualidade (meio).

1.5. Aplicao da Marca 22 pontos Placa da CIPA: a obra dever seguir as dimenses e layout estabelecido no Manual da Marca - Obras (PT.001-MKT), descrevendo a real situao da Obra de acordo com a segurana da obra. Placas de Sinalizao e Identificao de Ambientes: as obras asseguram que as placas estejam de acordo com o Manual da Marca - Obras (PT.001-MKT). Os Quadros citados no item 1.3 devem seguir as diretrizes de acordo com o Manual da Marca - Obras (PT.001-MKT).

Observaes Importantes: Todas as obras devem descartar materiais que contenham a logo antiga. As obras que estiverem algum material em desacordo com o Manual da Marca - Obras (PT.001MKT), sero descontadas a pontuao total do item. Todos os itens acima descritos sero avaliados e pontuados em auditoria final.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
16/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA 02: Processo de Segurana do Trabalho 75 Pontos Verificar se a execuo das atividades feita de maneira segura e responsvel, respeitando e preservando a sade e integridade fsica de colaboradores e terceiros e o atendimento s normas e legislaes inerentes, de sade e segurana do trabalho.

A Obra garante o acompanhamento das inspees e a eliminao de qualquer situao de risco, resolvendo imediatamente as observaes e no conformidades apontadas nos relatrios da rea de Segurana e Sade Ocupacional por meio do formulrio disponvel no Portal Gafisanet. Os requisitos do relatrio abrangem todo o escopo definido no PT.001-SSO Manual de Segurana no Trabalho.

2.1 Relatrios de Inspeo de Segurana

24 pontos

A obra dever, necessariamente, emitir 1 (um) relatrio de inspeo de segurana semanal. No caso da no emisso, a obra perder os pontos deste item no ms. A Inspeo de Segurana ser realizada pelo Tcnico de Segurana do Trabalho responsvel pela obra e dever ter o acompanhamento do Coordenador de Obra ou Encarregado de Obra e o relatrio proveniente desta inspeo dever ser assinado pelo Tcnico de Segurana do Trabalho, Coordenador de Obra e Encarregado de Obra. Cabe ao Coordenador da Obra verificar os itens relacionados em desacordo no relatrio e sob a orientao do Tcnico de Segurana, estabelecer um Plano de Ao, onde determinar as responsabilidades para resoluo, seus prazos, sejam internos ou da empresa ou profissional contratado para esse fim, de forma que haja melhoria e no ocorra reincidncia na vistoria seguinte. Todos os Relatrios de Inspeo de Segurana devem ser inseridos no Portal e sero avaliados pelo Coordenador de Segurana do Trabalho se esto preenchidos corretamente. As avaliaes devero ser inseridas na RAC (F.017-GEG).

2.2 Auditorias em Obra

51 pontos

Em auditoria final ser realizada na obra com base nos itens e sub-itens do relatrio de inspeo de Segurana do Trabalho, conforme Itens abaixo:

Andaimes Simples / Plataforma de Trabalho Documentao

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
17/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA

EPC's EPI's / Treinamento Equipamentos / Ferramentas Eltricas Escavao / Demolio Incio de Obra / Canteiro Locais Confinados Mquinas / Equipamentos Sinalizao / Identificao

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
18/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA 03: Processo de Qualidade 75 pontos Avaliar se as atividades so executadas em conformidade com os projetos executivos fornecidos obra e com os padres tcnicos da empresa, de forma a assegurar a qualidade dos produtos Alphaville.

3.1. Execuo de Obra

75 pontos

3.1.1. Infraestrutura

(50 pontos da categoria)

3.1.2 Auditorias por Execuo

20 pontos

1.1 Terraplenagem 1.2 Drenagem 1.3 gua e Esgoto 1.4 Guias e Sarjetas 1.5 Pavimentao 1.6 Eltrica 1.7 Fechamentos 1.8 Desenvolvimento da Obra

(3.2 pontos) (2.0 pontos) (2.0 pontos) (2.8 pontos) (3.2 pontos) (2.0 pontos) (2.8 pontos) (2.0 pontos)

De acordo com o planejamento da obra, que pode ser acompanhado atravs do Sistema de Gerenciamento de Projetos (EPM), os responsveis pela categoria devem auditar cada item descrito acima, no mnimo 2 vezes durante a execuo das atividades. O auditor indicar no conformidade quando perceber que esto ocorrendo falhas na execuo dos servios e a equipe de obra no estiver verificando e corrigindo o erro. Os itens listados como no conformes nas auditorias na obra devero estar solucionados ou em processo de correo. Devido quantidade significativa de visitas s obras durante o ano, fica dispensada a avaliao de infraestrutura na auditoria orientativa, sendo que quaisquer dvidas que surjam na execuo de servios, a equipe de projetos deve ser contatada. As obras sero pontuadas atravs dos Check Lists descritos nesta prpria categoria. O

auditor agendar sua visita previamente com as obras. A pontuao final ser consolidada e validada pela rea responsvel em auditoria final. Caso existam divergncias em relao ao projeto, a obra pode comprovar as autorizaes de mudana de projeto mediante apresentao das SRPs (Solicitao de Reviso de Projetos).

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
19/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA

- Terraplenagem A execuo conforme padro tcnico PT.004-GGO Manual de Terraplenagem ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

A pontuao do grupo seguir o seguinte critrio: Todos os itens de Terraplenagem de acordo no Check List De Trs a Quatro Itens de Acordo no Check List Abaixo de 3 itens (100% dos pontos); (50% dos pontos); (0 pontos)

- Drenagem A execuo conforme padro tcnico PT.005-GGO Galeria de guas Pluviais ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

A pontuao do grupo seguir o seguinte critrio: Todos os itens de Drenagem de acordo no Check List De Trs a Quatro Itens de Acordo no Check List Abaixo de 3 itens (100% dos pontos); (50% dos pontos); (0 pontos)

- gua e Esgoto A execuo conforme padro tcnico PT.006-GGO Rede de gua e Esgoto ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

A pontuao do grupo seguir o seguinte critrio: Todos os itens de gua e Esgoto de acordo no Check List De Trs a Quatro Itens de Acordo no Check List Abaixo de 3 itens (100% dos pontos); (50% dos pontos); (0 pontos)

- Guias e Sarjetas A execuo conforme padro tcnico PT.007-GGO Guias e Sarjetas ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

Todos os itens de Guias e Sarjetas de acordo no Check List De Trs a Quatro Itens de Acordo no Check List Abaixo de 3 itens

(100% dos pontos); (50% dos pontos); (0 pontos)

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
20/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA - Pavimentao A execuo conforme padro tcnico PT.008-GGO - Pavimentao ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

Todos os itens de Pavimentao de acordo no Check List De Trs a Quatro Itens de Acordo no Check List Abaixo de 3 itens

(100% dos pontos); (50% dos pontos); (0 pontos)

- Eltrica A execuo ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

Todos os itens de Eltrica de acordo no Check List De Trs a Quatro Itens de Acordo no Check List Abaixo de 3 itens

(100% dos pontos); (50% dos pontos); (0 pontos)

- Fechamento A execuo ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

Todos os itens de Fechamento de acordo no Check List De Trs a Quatro de Acordo no Check List Abaixo de 3 itens

(100% dos pontos); (50% dos pontos); (0 pontos)

- Desenvolvimento da Obra A execuo ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

Todos os itens de acordo no Check List De Trs a Quatro Itens de Acordo no Check List Abaixo de 3 itens

(100% dos pontos); (50% dos pontos); (0 pontos)

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
21/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA 3.1.3 Auditoria Final 30 Pontos

As obras sero visitadas conforme o cronograma deste procedimento para a Auditoria Final. Ser avaliado todas as fases de execuo, projetos atualizados e recebimento de materiais, conforme o check list F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura). Se abaixo de 3 itens do check list estiver no conforme, a obra perder todos os pontos, conforme descrito abaixo:

1.1 Terraplenagem 1.2 Drenagem 1.3 gua e Esgoto 1.4 Guias e Sarjetas 1.5 Pavimentao 1.6 Eltrica 1.7 Fechamentos 1.8 Desenvolvimento da Obra

(4.8 pontos) (3.0 pontos) (3.0 pontos) (4.2 pontos) (4.8 pontos) (3.0 pontos) (4.2 pontos) (3.0 pontos)

- Terraplenagem A execuo conforme padro tcnico PT.004-GGO Manual de Terraplenagem ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

A pontuao do grupo seguir o seguinte critrio: 4 e 5 os itens de Terraplenagem de acordo no Check List Abaixo de 4 itens (100% dos pontos); (0 pontos)

- Drenagem A execuo conforme padro tcnico PT.005-GGO Galeria de guas Pluviais ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

A pontuao do grupo seguir o seguinte critrio: Todos os itens de Drenagem de acordo no Check List Abaixo de 4 itens (100% dos pontos); (0 pontos)

- gua e Esgoto A execuo conforme padro tcnico PT.006-GGO Rede de gua e Esgoto ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
22/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA

A pontuao do grupo seguir o seguinte critrio: Todos os itens de gua e Esgoto de acordo no Check List Abaixo de 4 itens (100% dos pontos); (0 pontos)

- Guias e Sarjetas A execuo conforme padro tcnico PT.007-GGO Guias e Sarjetas ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

Todos os itens de Guias e Sarjetas de acordo no Check List Abaixo de 4 itens

(100% dos pontos); (0 pontos)

- Pavimentao A execuo conforme padro tcnico PT.008-GGO - Pavimentao ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

Todos os itens de Pavimentao de acordo no Check List Abaixo de 4 itens

(100% dos pontos); (0 pontos)

- Eltrica A execuo ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

Todos os itens de Eltrica de acordo no Check List Abaixo de 4 itens

(100% dos pontos); (0 pontos)

- Fechamento A execuo ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

Todos os itens de Fechamento de acordo no Check List Abaixo de 4 itens

(100% dos pontos); (0 pontos)

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
23/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA - Desenvolvimento da Obra A execuo ser avaliada atravs do Check List F.001-PRI Check List de Qualidade (Infraestrutura).

Todos os itens de acordo no Check List Abaixo de 4 itens

(100% dos pontos); (0 pontos)

3.1.4. Edificaes

(25 pontos da categoria)

1.0 Documentao 1.1 Fundao 1.2 Vedao 1.3 Acabamento 1.4 rea Externa

(3 pontos) (4 pontos) (7 pontos) (7 pontos) (4 pontos)

De acordo com o planejamento da obra, que pode ser acompanhado atravs do Sistema de Gerenciamento de Projeto (EPM), os responsveis pela categoria devem auditar cada item descrito abaixo. Sero realizadas no mnimo trs visitas obra, divididas nas etapas de Fundao, Vedao e Acabamentos, onde a etapa de rea Externa ser avaliada juntamente com um dos servios descritos em uma das 3 visitas definidas, no momento mais propcio. Os servios sero analisados atravs de check-lists preenchidos e validados pela rea responsvel pela categoria. Podero ocorrer mais visitas pela equipe de projetos de edificaes, sendo de cunho orientativo. Sero avaliados a qualidade dos servios executados e se esto sendo seguidas as especificaes de projeto e o prazo de execuo. Devido quantidade significativa de visitas s obras durante o ano, fica dispensado a avaliao de edificaes na auditoria orientava, sendo que quaisquer dvidas que surjam na execuo de servios, a equipe de projetos deve ser contatada. A pontuao final ser consolidada e validada pela rea responsvel pela categoria na auditoria final.

3.1.4.0 Documentao A pontuao ser validada mediante visita obra durante a execuo do servio e ser avaliada conforme a apresentao e a organizao dos arquivos de projeto impressos e digitalizados. A pontuao seguir o seguinte critrio: Todos os itens do check-list estejam conformes: At 2 itens do check-list no conforme: (3 pontos) (1 ponto)

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
24/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA Mais que 2 itens do check-list no conforme: (zero)

3.1.4.1 Fundao A pontuao ser validada mediante visita obra durante a execuo do servio e ser avaliada o cumprimento das especificaes do projeto e a qualidade dos servios atravs do check-list F.001-PRE Check List de Fundao. Caso existam divergncias em relao ao projeto, a obra pode comprovar as autorizaes de mudana de projeto mediante apresentao das SRPs (Solicitao de Reviso de Projetos) ou documentos que embasem a argumentao, como memorial descritivo de materiais, etc. A pontuao seguir o seguinte critrio: Todos os itens do check-list estejam conformes: At 1 item do check-list no conforme: Mais que 1 item do check-list no conforme: (4 pontos) (2 pontos) (zero)

3.1.4.2 Vedao A pontuao ser validada mediante visita obra durante a execuo do servio e ser avaliada conforme o cumprimento das especificaes do projeto atravs do check-list F.002PRE Check List de Vedao. Caso existam divergncias em relao ao projeto, a obra pode comprovar as autorizaes de mudana de projeto mediante apresentao das SRPs (Solicitao de Reviso de Projetos) ou documentos que embasem a argumentao, como memorial descritivo de materiais, etc. A pontuao do grupo seguir o seguinte critrio:

Todos os itens do check-list estejam conformes: At 2 itens do check-list no conformes: Mais que 2 itens do check-list no conformes:

(8 pontos) (4 pontos) (zero)

3.1.4.3 Acabamentos A pontuao ser validada mediante visita obra durante a execuo do servio e ser avaliada conforme o cumprimento das especificaes do projeto atravs do check-list F.003PRE Check List de Acabamento. Caso existam divergncias em relao ao projeto, a obra pode comprovar as autorizaes de mudana de projeto mediante apresentao das SRPs (Solicitao de Reviso de Projetos) ou documentos que embasem a argumentao, como memorial descritivo de materiais, etc. A pontuao do grupo seguir o seguinte critrio:

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
25/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA Todos os itens do check-list estejam conformes: At 2 itens do check-list no conformes: Mais que 2 itens do check-list no conformes: (8 pontos) (4 pontos) (zero)

3.1.4.4 rea Externa A pontuao ser validada mediante visita obra durante a execuo do servio e ser avaliada conforme o cumprimento das especificaes do projeto atravs do check-list F.004PRE Check List de rea Externa. Caso existam divergncias em relao ao projeto, a obra pode comprovar as autorizaes de mudana de projeto mediante apresentao das SRPs (Solicitao de Reviso de Projetos) ou documentos que embasem a argumentao, como memorial descritivo de materiais, etc. A pontuao do grupo seguir o seguinte critrio: Todos os itens do check-list estejam conformes: At 1 item do check-list no conforme: Mais que 1 item do check-list no conforme: (5 pontos) (2,5 pontos) (zero)

3.1.4.5 Alteraes de Projeto A obra poder, a seu critrio, propor alteraes de projeto ao Setor de Projetos, demonstrando vantagens em relao ao custo, qualidade, velocidade de execuo e caractersticas regionais. As vantagens obtidas pela provvel alterao devero atender as seguintes premissas: - A reduo de custo dever ser maior de que o custo de alterao de projeto (demonstrao por relatrio quantitativo); - As alteraes no podero impactar o cronograma de execuo; - A obra no poder alterar projetos sem a anuncia do Setor de Projetos.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
26/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA 04: Processo Financeiro 50 Pontos ___________________________________________________________________________ Avaliar o comprometimento da Obra com relao aos processos financeiros da companhia. ____________________________________________________________________________

4.1 Notas Fiscais (Jan Dez/13)

15 pontos

A Obra cumpre mensalmente o envio das notas para a rea de Contas a Pagar conforme padro POL.003-ACP Poltica de Contas a Pagar, assegurando que: - As Notas Fiscais sejam entregues no CSG em tempo hbil para pagamento, ou seja, respeitando o prazo de 15 dias corridos, exceto em casos de concessionrias (05 dias teis) e as datas divulgadas pela rea de Contas a Pagar, atravs do Calendrio de recebimento de Notas de Servios e Materiais; - Os boletos de cobrana estejam anexados Nota Fiscal e que os mesmos no tenham instruo de protesto e tambm no podem ser descontados em empresas de factorings ou Bancos ( antecipao de recebveis) ou autorizao de depsito em papel timbrado assinado pelo fornecedor ou no corpo da Nota Fiscal (dados bancrios idnticos ao do SAP); - Os dados de faturamento estejam corretos e o lanamento no sistema compatvel com as informaes da Nota Fiscal e Boleto em questo; - As Notas Fiscais estejam com o carimbo de autorizao devidamente preenchido e assinado pelo Engenheiro responsvel (com identificao). - Todas as notas fiscais de servios prestados s obras devero estar obrigatoriamente acompanhadas do seguinte kit de documentos (relativos ao ms de competncia anterior), com exceo da primeira medio: Cpia da folha de pagamento do fornecedor; Cpia da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e Informaes Previdncia Social); Cpia da GPS (Guia da Previdncia Social); Medio dos servios; Checklist de verificao dos documentos (carimbado/assinado pelo gestor da obra) Check List (F.020-GEG) A Obra ser avaliada considerando a quantidade de Notas Fiscais devolvidas pela rea de Contas a Pagar em de acordo com os itens acima, sendo pontuada conforme abaixo:

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
27/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA

Quantidade de NFs Devolvidas Pontuao Descontada 0 1 2 3 4 5 ou mais 0%/ ms 20%/ms 40%/ms 60%/ms 80%/ms 100%/ms

4.2. Antecipao de Pagamentos Automdia (Jan Dez/13)

8,75 pontos

A obra garante a inexistncia de solicitao de antecipao de pagamento. A Obra ser avaliada considerando a quantidade de solicitao de antecipao de pagamentos, sendo pontuada conforme abaixo:

Quantidade de Solicitaes Pontuao Descontada 0 1 2 3 4 ou mais 0%/ ms 25%/ms 50%/ms 75%/ms 100%/ms

4.3 Acrscimos (juros, multas, custos cartoriais, etc) (Jan Dez/13)

8,75 pontos

A obra garante a inexistncia de pagamento com acrscimos (juros, multa, custas cartoriais e etc.) ocasionados pelo atraso no pagamento. A Obra ser avaliada considerando a quantidade de Notas Fiscais pagas com acrscimo, sendo pontuada conforme abaixo:

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
28/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA Quantidade de acrscimos Pontuao Descontada 0 1 2 3 4 5 ou mais 0%/ ms 20%/ms 40%/ms 60%/ms 80%/ms 100%/ms

4.4 Avisos de Cartrios (Jan Dez/13)

8,75 pontos

A cada Aviso de Cartrio recebido, a Obra perde o ponto do ms. Obs.: Na incidncia de 03 ou mais Avisos de Cartrio, ainda que em meses distintos, a Obra perder todos os pontos deste item do ano.

4.5 Protestos (Jan Dez/13)

8,75 pontos

A obra garante a inexistncia de protestos e ser penalizada, mensalmente, com a perda dos pontos do ms at o momento da baixa do ttulo protestado no SERASA. Obs.: Na incidncia de 03 ou mais Protestos, a Obra perder todos os pontos deste item do ano.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
29/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA 05: Processo de Gesto de Terceiros 75 Pontos ____________________________________________________________________________ Assegurar o gerenciamento das aquisies em conformidade com a Poltica de suprimentos (POL. 001-GSU) visando garantir as melhores condies comerciais e tcnicas, o prazo, o custo e a qualidade da obra, alm da correta administrao de terceiros.

5.1

Ocorrncias de desvios contratuais

5.1.1 Contrato assinado e arquivado na obra

35 pontos

Todo contrato negociado pela rea de Suprimentos dever ter uma cpia assinada arquivada na obra. A pontuao ser validada pela rea de Suprimentos mensalmente na inexistncia de registro de pendncia de documento, atravs do Formulrio (F.014-GSU), que deve ser anexado junto RAC (F.017-GEG) no lanamento da mesma. Caso o mesmo no seja enviado para a rea de Suprimentos dentro do prazo estabelecido, sero descontados todos os pontos referentes ao item 5.1.1. A obra dever preencher este formulrio e enviar para a rea de Suprimentos at o dia 10 de cada ms, onde as informaes sero analisadas e validadas para pontuao. A rea de Suprimentos retornar o Resultado at o dia 15 do mesmo ms, e na ocorrncia de no conformidades a gerncia de suprimentos enviar uma nota via e-mail informando a infrao.

5.1.2

Regularizao de aquisies

20 pontos

Para toda contratao de servios e materiais a obra deve seguir as determinaes da poltica da rea de Suprimentos (POL.001-GSU) e os procedimentos para Contratao de Servios Obras (PO.001-GSU), Variaes Previstas no Processo de Compras (PO.002-GSU) e Contratao de Outros Servios (PO.003-GSU). A pontuao ser validada pela rea de Suprimentos mensalmente, considerando que o volume de processos regularizados no supere 10% do volume total de processos conduzidos no ms e/ou no supere 10% do valor financeiro total do item oramentrio em que ser lanada a despesa. A referncia para identificao do item oramentrio da despesa ser a informao de elemento PEP constante na Requisio de Compra aprovada no SAP.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
30/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA 5.1.3 Termo de encerramento e quitao do contrato 10 pontos

A pontuao ser validada pela rea de Suprimentos mensalmente mediante entrega pela obra do Termo de encerramento e quitao do contrato (Anexo III do Contrato de Prestao de Servios) assinado pelas Partes. Todos os contratos com reteno zerada no SAP

(identificado pela transao FBL1N do SAP) devero ter o respectivo termo assinado e entregue em suprimentos, atravs do Formulrio (F.014-GSU Controle de Contratos).

5.1.4

Ao judicial por pleito de terceiros

10 pontos

A pontuao ser validada pela rea de Suprimentos mensalmente mediante confirmao com a Gerncia Jurdica da inexistncia de reclamaes de pleitos de servios executados pelos Contratados e/ou Subcontratados relativo aos Contratos de Servios das obras. As

reclamaes avaliadas como indevidas por Suprimentos sero desconsideradas. A pontuao ser validada com a comprovao de inexistncia de reclamaes. O item 5.1.5 - Ao judicial por pleito de terceiros ser analisado e discutido entre as gerncias jurdicas e de suprimentos que decidir a cada ms quando a obra ser penalizada.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
31/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA CATEGORIA 06: Meio Ambiente 50 Pontos

6.1. Registro de Alerta Ambiental

Antes das auditorias orientativas e final a equipe de meio ambiente enviar para a obra o Plano de Auditoria das Obras (F.001-AMB). Neste documento estaro explcitos todos os itens que sero auditados para que a obra possa se orientar para as auditorias. Caso o item no esteja no Plano de Auditoria de Obras este no poder ser pontuado em Auditoria Final e nem cobrado em Auditoria Orientativa. Para o registro das auditorias a rea de meio ambiente utilizar o Relatrio de Auditoria (F.002-AMB), onde sero anotadas todas as evidncias encontradas, podendo elas ser apenas Oportunidades de Melhoria (no pontuam) ou No-Conformidades (pontuam), sendo esta ltima de acordo com os requisitos da categoria meios e resultados. Vale ressaltar que as Oportunidades de Melhoria das obras, podem vir a virar NoConformidades em auditorias posteriores, pois so no-conformidades potenciais. Caso a obra consiga corrigir ou apresentar um plano de ao para as no-conformidades identificadas no prazo de 5 (cinco) dias aps o recebimento do relatrio e, este fato for comprovado pela equipe de meio ambiente, ter a pontuao completa deste item. Caso a obra no se manifeste ou no corrija alguma das no-conformidades presentes no Relatrio de Auditoria (F.002-AMB) perder a pontuao para o item.

6.1. Alertas Ambientais

20 pontos

A empresa responsvel pelo monitoramento ambiental na obra emitir relatrios ambientais com os alertas (itens no conformes) encontrados na obra e enviar para rea de meio ambiente mensalmente, sempre no incio do ms. Estes relatrios sero avaliados mensalmente pela equipe de meio ambiente que emitir para a obra o Relatrio de Alerta (F.003-AMB) no qual constar a gravidade (grave e leve) dos alertas e as aes que devero ser tomadas por parte da equipe da obra. Este Relatrio de Alerta dever ser enviado equipe de obra que ter 5 dias para solucionar ou apresentar um plano de ao para cada alerta.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
32/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA Alertas respondidos no prazo: Sero avaliados todos os relatrios de alerta emitidos para a obra e o tempo de resposta para a rea de meio ambiente. Para cada 6 alertas (6 meses), sero tolerados apenas 2 atrasos, caso haja acima de 2, sero retirados 10 pontos, do contrrio a obra ganha os 10. Alertas graves no solucionados ou no apresentados planos de ao: perda de 5 (cinco) pontos por alerta grave. Neste requisito a obra poder alcanar a pontuao mxima de 10 pontos, ou seja, caso no tenha soluo para alertas graves no perodo de 6 meses, zera a obra que tiver 2 ou mais alertas graves no solucionados.

Requisito Alertas Tempo de Resposta Soluo de Alertas Graves 10 pontos 10 pontos

Pontuao

6.2. Auditoria Final Ambiental Execuo de Obras

30 pontos

Durante a auditoria final ser realizada a vistoria em toda o obra, sendo observados os seguintes itens abaixo e suas respectivas pontuaes:

Requisitos Ocorrncia de Processos Erosivos (ser avaliado o grau) Interveno em APP (rea de Preservao Permanente) ou rea Verde sem Autorizao Assoreamento em Curso Hdrico, Alterao da Qualidade da gua Superficial ou Subterrnea Contaminao do Solo Danos aos stios arqueolgicos 6 pontos 6 pontos 6 pontos 6 pontos 6 pontos

Pontuao

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
33/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA

CATEGORIAS RESULTADOS

07: Custo e Prazo 250 Pontos

7.1 Custo de Obras As obras participantes devem manter seus custos dentro do oramento planejado.

70 pontos

Para obras oradas dentro do ano a base ser o pr-oramento definido antes do lanamento do empreendimento. Para as obras oradas em anos anteriores a base ser o pr-oramento com as incluses/redues aprovadas em BP. Para obras que cumprirem o oramento planejado a pontuao ser de 70 pontos. Caso a obra reduza o custo ter uma pontuao extra de acordo com o quadro abaixo:

REDUO DE CUSTO % 5% 3% Bonificao 10% sobre total de pontos da categoria 05% sobre total de pontos da categoria

7.2 Andamento Fsico As obras participantes devem manter seu andamento fsico conforme planejado.

70 pontos

Para obras oradas dentro do ano a base ser o pr-planejamento definido antes do lanamento do empreendimento. Para as obras oradas em anos anteriores a base ser o pr-planejamento aprovado em BP. Para obras que cumprirem o planejamento fsico a pontuao ser de 70 pontos. Caso a obra alcance uma reduo de prazo ter uma pontuao extra de acordo com o quadro abaixo: REDUO DE PRAZO Perodo 3 meses 2 meses Bonificao 10% sobre total de pontos da categoria 05% sobre total de pontos da categoria

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
34/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA

7.3 Entrega de Obras

70 pontos

Para obras oradas dentro do ano a base ser o pr-planejamento definido antes do lanamento do empreendimento. Para as obras oradas em anos anteriores a base ser o pr-planejamento aprovado em BP. O limite para realizao da AGO ser a data definida em pr-planejamento ou no BP. Obras entregues na data definida em pr-planejamento ou no BP tero a pontuao descrita neste item. Ser considerada entregue a obra sem pendncias fsicas e financeiras.

7.4 Monitoramento e Controle

40 pontos

As obras participantes devem manter seu Planejamento atualizado e informado mensalmente. Entrega da CCPrO sem necessidade de correo pela rea de Planejamento Tcnico.

Este item ser medido mensalmente por Relatrio de Auditoria Corporativa - RAC, com critrio Sim para planejamentos entregues sem necessidade de reviso at o penltimo dia til de cada ms. Caso a obra atrase esta data ou entregue o planejamento com necessidade de revises e inconsistncias o critrio ser No.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
35/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA

08: Qualidade 200 Pontos Avaliar o comprometimento dos membros da equipe no que diz respeito ao Relacionamento com o cliente, desde suas interaes em visitas obra, eventos de relacionamento, bem como no processo de entrega, considerando o prometido x realizado.

8.1. Implantao

200 pontos

Para a avaliao ser considerado: Avaliao formal pelo cliente nas visitas s obras, pesquisa de satisfao do cliente quanto a palestra de engenharia realizada nos eventos de relacionamento, tabela de controle de recebimento mensal das fotos com o andamento das obras, alm dos mtodos de avaliao de entrega conforme orientao da equipe de implantao.

8.1.1. Visita dos clientes obra

50 pontos

De acordo com o Contrato de Venda e Compra, assegurada a visita obra ao cliente, mediante agendamento prvio na Central de Relacionamento Alphaville (0800 15 1963). Ao receber via sistema de Relacionamento com o Cliente a solicitao de visita, o responsvel da obra dever dentro do prazo mximo de 3 dias teis responder Central de Relacionamento com suas sugestes de datas, horrios e responsvel para que esta providencie a confirmao com o cliente solicitante. Vale ressaltar que o engenheiro ou coordenador da obra podem requerer o adiamento da visita caso verifique-se situao extraordinria em que o cliente possa ser exposto a qualquer tipo de risco.

Uma vez agendada, o responsvel designado dever estar disposio do cliente no horrio marcado e acompanh-lo em campo, sanando suas dvidas e questionamentos quanto ao andamento da obra. Aps a visita, a Central de Relacionamento entrar em contato com o cliente e far uma pesquisa rpida atravs do Formulrio F.033IMP Questionrio Visita Tcnica para avaliar a maneira que ele foi recebido, considerando: disponibilidade do profissional durante o atendimento, pontualidade, qualidade das informaes prestadas, cordialidade e ateno.

Para avaliao, sero consideradas as notas atribudas pelos clientes nesta pesquisa. Consideramos que clientes satisfeitos so aqueles que o total de pontos gerados pelo questionrio superem 40 pontos. A pontuao da obra fica definida conforme abaixo:

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
36/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA Mais que 90% clientes satisfeitos = 25 pontos; Mais que 80% e menos que 90% clientes satisfeitos = 15pontos; Mais que 70% e menos que 80% clientes satisfeitos = 5 pontos. Menos que 70% clientes satisfeitos = zero. 8.1.2. Palestras Tcnicas Eventos de Relacionamento

25 pontos

cada vez mais notrio os clientes requererem esclarecimentos sobre o empreendimento, bem como informaes sobre a evoluo da execuo. Nos eventos de relacionamento, implantamos palestras rpidas, conduzidas pela equipe de obra, de modo a estabelecer uma relao transparente e gerar confiana e engajamento do cliente ao produto adquirido.

Em todos os eventos que a rea de Relacionamento requerer uma palestra de Engenharia, to logo exista o alinhamento entre o GGO da obra, bem como a confirmao do tema do evento e a data, a equipe de obra dever preparar um material visual (Power point), conforme o modelo PT.001-IMP Modelo Apresentao Palestras Tcnicas, seguindo a orientao da Coordenao de Comunicao da rea de Relacionamento para que este seja apresentado aos clientes no dia do evento. Aps a realizao do evento, ser realizada uma pesquisa, atravs do Formulrio F.034-IMP Questionrio Palestra Tcnica para avaliar a satisfao geral do cliente quanto ao evento, sendo que um dos itens avaliados a palestra oferecida. Os itens avaliados sero: qualidade das informaes transmitidas, qualidade do material de apresentao passado, clareza e transparncias das explicaes prestadas, cordialidade da equipe de engenharia.

Para avaliao, sero consideradas as notas atribudas pelos clientes nesta pesquisa. Consideramos que clientes satisfeitos so aqueles que o total de pontos gerados pelo questionrio superem 40 pontos. A pontuao da obra fica definida conforme abaixo: Mais que 90% clientes satisfeitos = 25 pontos; Mais que 80% e menos que 90% clientes satisfeitos = 15pontos; Mais que 70% e menos que 80% clientes satisfeitos = 5 pontos. Menos que 70% clientes satisfeitos = zero.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
37/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA 8.1.3. Atualizao fotogrfica do site (marketing) com o andamento das obras 25 pontos

Mensalmente a rea de Relacionamento com o cliente demanda fotos atualizadas das obras para alimentar o site e permitir que os clientes acompanhem indiretamente a evoluo da construo de seu empreendimento. As obras devero enviar todos os meses, conforme data definida pela equipe de planejamento, no mnimo 8 fotos soltas em formato JPG, com resoluo mnima 640x480 PX para a Equipe de Planejamento, atravs do Sistema de Gerenciamento de Projetos. As fotos no devem apresentar datas e devem ser salvas com o nome do servio. As quantidades deve seguir os critrios abaixo, dependendo do status da obra:

Mnimo 1 Foto de Terraplanagem; Mnimo 1 Foto de Drenagem; Mnimo 1 Foto de Rede Eltrica; Mnimo 1 Foto de Rede de Esgoto; Mnimo 1 Foto de Rede gua; Mnimo 1 Foto de Rede de Servios; Mnimo 1 Foto de Pavimentao; Mnimo 1 Foto da execuo das Edificaes (Clube, incluindo piscinas/quadras e portaria/sede da Associao; Mnimo 1 Foto de Pontos Altos do Empreendimento que apresentem uma viso global de todos os servios.

Estas fotos devero ser enviadas desde o incio da execuo de cada um destes itens, de modo que torne possvel criar um lbum com a evoluo visual do empreendimento. Caso a obra no esteja executando todos os servios, devem ser enviadas fotos de todos os servios que estejam em execuo, podendo ser mais de 1 foto por servio, respeitando a regra do mnimo de 8 fotos mensais.

O total de pontos ser atribudo via auditoria corporativa, considerando a pontualidade do envio. Caso, exista atraso, a obra deixar de somar os pontos referentes ao ms.

8.1.5 Entrega

100 pontos

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
38/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA A obra dever seguir as orientaes da equipe de implantao e o procedimento de entrega do empreendimento PO.017-IMP Entrega de Empreendimentos. Para avaliar os pontos referentes a este item, sero considerados os itens de controle abaixo, com 20 pontos cada um. A cada dia de atraso sero descontados 2 pontos de cada item.

- Acionamento para entrega com 120 dias antes da data prevista. Avaliado atravs de e-mail formal do GGO responsvel para a Gerncia da rea de Implantao; - Pontualidade na resposta do primeiro check list (F.032-IMP Check List Acervo Fotogrfico), conforme prazo acordado entre a obra e a equipe de implantao, com 85% dos itens solicitados solucionados: Evidenciado atravs da data de envio do e-mail com as respostas para o Analista de Implantao e a comprovao atravs de fotos, disponibilizadas pela obra neste check list das solues utilizadas para atender aos itens no conformes; - Pontualidade na resposta do segundo check list (F.032-IMP Check List Acervo Fotogrfico), conforme prazo acordado entre a obra e a equipe de implantao, com 100% dos itens solicitado solucionados: Evidenciado atravs da data de envio do e-mail com as respostas para o Analista de Implantao e a comprovao atravs de fotos disponibilizadas pela obra neste check list das solues utilizadas para atender aos itens no conformes. A avaliao ser via auditoria corporativa. - Envio dos documentos exigidos em check list (F.032-IMP Check List Acervo Fotogrfico); Comprovado atravs da data de envio do e-mail para o Analista de Implantao com todos os documentos listados no check list enviado. A avaliao ser via auditoria corporativa.

- Envio dos projetos digitais e fsicos (as-built): Comprovado atravs da data de envio do e-mail para o Analista de Implantao com todos os projetos digitais solicitados no check list (as builts), bem como data do protocolo de recebimento dos projetos fsicos.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
39/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA 09: Meio Ambiente 150 Pontos

9.1. Licenas

75 pontos

As obras devero manter suas licenas sempre dentro do prazo de vencimento e, quando necessrio, efetuar as renovaes de suas licenas ambientais 120 dias antes do vencimento. Este item ser medido em auditoria final atravs de anlise das licenas vigentes e seus respectivos vencimentos e atravs dos protocolos de pedidos de renovao de licenas que devero ser enviados ao responsvel do Meio Ambiente assim que emitidos.

9.2. Programas ambientais e condicionantes

75 pontos

As obras devero realizar o atendimento das condicionantes ambientais e programas dentro do prazo estabelecido ou caso no tenham prazo a obra dever apresentar os planos de ao com quais est buscando o cumprimento. Para este caso, basta o no tratamento de 1 (uma) condicionante para que os pontos no sejam ganhos. Este item ser medido em auditoria final atravs de visitas a campo e atravs dos relatrios mensais do monitoramento ambiental, nos quais j ocorre a anlise do cumprimento das condicionantes ao longo da obra. Este item ser pontuado em Auditoria Final e verificado em Auditorias Orientativas para orientao.

Cdigo:
PS.010-GEG

Pgina:
40/40

Diretoria:
Gente & Gesto

PADRO DE SISTEMA

Data Elaborao / Reviso: Reviso:


21/08/2012 02

APEX ALPHAVILLE PROGRAMA DE EXCELNCIA 11. ELABORADORES

Gente e Gesto Gerncia Geral de Obra

12. APROVADORES

Gerente de Gente & Gesto Diretor de Gente & Gesto Diretor de Operaes Alphaville Diretor Superintendente Alphaville

13. RESPONSVEL Gerente de Gente e Gesto

You might also like