You are on page 1of 21

Adjetivo - definio e classificao

Creuzomiro usou o servio da Brega-Brega guindastes. Creuzomiro usou o excelente servio da Brega-Brega guindastes

Brega-Brega Guindastes e Reboques LTDA

O que voc percebeu de diferente entre as duas frases? Voc poderia responder o acrscimo da palavra "excelente". E a resposta essa mesma. Eu acrescentei um adjetivo para caracterizar um substantivo. esse o papel doadjetivo: mostrar uma caracterstica do substantivo. Nesse caso, o substantivo "servio da Brega-Brega guindastes" e eu estou caracterizando esse servio como "excelente". para isso que o adjetivo serve. Da mesma forma que o advrbio tem relao com o verbo, o adjetivo tem relao com o substantivo. Observao: A palavra "excelente" um adjetivo. A palavra "excelncia" j no mais adjetivo, mas sim um substantivo, tanto que eu posso defini-lo com um artigo. A excelncia faz parte da Brega-Brega Guindastes Veja que quem pratica a ao verbal (fazer parte) "excelncia". Logo, excelncia no pode ser adjetivo. substantivo. Isso sempre acontece com os adjetivos. Veja outro exemplo: bom (adjetivo) e bondade (substantivo).

Agora que vimos a definio, veremos a classificao Adjetivos explicativos e restritivos As crianas da escola Brega-Brega Futebol Club sero timos jogadores de futebol.

Tpico aluno veterano da escola Brega-Brega Futebol Club

O adjetivo "timos". Agora, so todas as crianas do mundo que sero timos jogadores de futebol? E a resposta : no. Segundo a frase, somente as crianas que esto na escola Brega-Brega Futebol Club sero timos jogadores de futebol. Logo, existe uma ideia de restrio a (estamos restringindo o sentido do "timos jogadores" apenas s crianas do Brega-Brega). Portanto, esse adjetivo, nesse contexto, um adjetivo restritivo. Todo mundo passa por situaes perigosas.

Nessa frase, o termo com funo de adjetivo "perigosas". Note que, ao contrrio do exemplo anterior, a ao verbal se aplica a todo mundo; no se restringe a um certo grupo. Logo, o adjetivo explicativo. Alm dessa classificao, temos os adjetivos:

compostos (ex: luso-brasileiro), simples (ex: magro), derivados (ex: belssimo, que vem de "belo") e primitivos(ex: belo). Os adjetivos, como voc pde perceber ao longo dessa postagem, se flexionam em nmero (ex: "timo" e "timos"), como em grau (bonita, bonitona, bonitinha) e gnero ("timo" e "tima'). Adjetivos ptrios Relativos ao lugar de origem (cidades, estados, pases...) Exemplo: Cear - adjetivo ptrio: cearense Rio de Janeiro - adjetivo ptrio: carioca ou fluminense Tangamandpio - adjetivo ptrio: tanga... no sei Locuo Adjetiva Quando um termo com mais de uma palavra tem a funo de adjetivo, ns o denominamos de "locuo adjetiva", da mesma forma que existe "locuo verbal" e "locuo adverbial". Carne bovina (adjetivo) Carne de boi (locuo adjetiva)

Advrbio (definio)
Ol povo, Hoje vamos comear a falar dos advrbios. O que vem a ser um advrbio? Vejamos o exemplo a seguir: Fredericano come rao.

Fredericano e seu colar cervical da Brega-Brega Prticos Equipamentos Veterinrios LTDA.

Agora, veja esses exemplos:

Fredericano come rao rapidamente. Fredericano come rao na cozinha. Fredericano comeu rao ontem. Fredericano comeu muita rao. Fredericano comeu rapidamente muita rao na cozinha ontem. Perceba que nesses exemplos ns estamos detalhando a forma em que a ao verbal ocorre: definindo o modo(rpido, devagar, melhor, pior...), o lugar (na cozinha, no quarto, em Tangamandpio, em Pato Branco), otempo (ontem, hoje, amanh), intensidade (pouco, muito, bastante...) e por a vai. Essas palavras so os advrbios. So palavras invariveis que indicam as circunstncias da ao verbal. Alguns se flexionam (variam) em grau (pouco-pouqussimo, perto-pertinho,...), aumentando ou diminuindo a intensidade, alm do grau comparativo de superioridade (bem-melhor, mal-pior). Porm, o mais importante saber a classificao dos advrbios, ou seja: saber o que eles exprimem. Saber se eles do a ideia de modo, tempo, lugar, afirmao, negao, dvida e por a vai. Na prxima postagem, vou publicar uma lista da classificao dos advrbios para voc ter uma ideia. Na Anlise Sinttica, o termo que tem valor de advrbio se chama "adjunto adverbial".

Advrbio (lista)
Ol povo, Essa postagem um tpico post de consulta. Eu no explico nada aqui. Apenas vasculhei a internet para fazer a lista mais completa possvel da classificao dos advrbios, ok? Assim, voc poder ter uma ideia das vrias circunstncias que os advrbios podem dar, que o aspecto de maior importncia no estudo dos advrbios.

Modo Assim, bem, mal, acinte (de propsito, deliberadamente), adrede (de caso pensado, de propsito, para esse fim), debalde (inutilmente), depressa, devagar, melhor, pior, sobretudo, sobremodo, sobremaneira, quase, principalmente, bondosamente, generosamente, cuidadosamente Obs: muitos advrbios de modo terminam em "mente". Locues Adverbiais de Modo s pressas, s claras, s cegas, toa, vontade, s escondidas, aos poucos, desse jeito, desse modo, dessa maneira, em geral, frente a frente, lado a lado, a p, de cor, em vo. Lugar abaixo, debaixo, acima, adentro, adiante, afora, a, alm, algures (em algum lugar), alhures (em outro lugar), nenhures (em nenhum lugar), ali, aqui, aqum, atrs, c, dentro, embaixo, externamente, l, longe, perto, detrs, aonde, onde, defronte, alm, acol, fora, adiante. Locues Adverbiais de Lugar a distncia, distncia de, de longe, de perto, em cima, direita, esquerda, ao lado, em volta, por aqui.

Tempo afinal, agora, amide (da expresso a mido - Repetidas vezes, freqentemente, a mido), ontem, hoje, amanh, breve, cedo, constantemente, depois, enfim, ento, ora, entrementes (enquanto isso), imediatamente, outrora, primeiramente, primeiro, tarde, provisoriamente, sucessivamente, j, doravante, logo, nunca ( de negao tambm), sempre, ainda, antigamente, dantes Locues adverbiais de tempo s vezes, tarde, noite, de manh, de repente, de vez em quando, de quando em quando, a qualquer momento, de tempos em tempos, em breve, hoje em dia. Negao no, tampouco (tambm no), nunca, jamais, nem. Locues adverbiais de negao de modo algum, de jeito nenhum, de forma nenhuma, no. e etc. Afirmao sim, certamente, decerto, certo, realmente, efetivamente. Locues adverbiais de afirmao de certeza, etc. Dvida acaso, casualmente, porventura, possivelmente, provavelmente, talvez, qui, ser Locues adverbiais de dvida por certo, quem sabe. Intensidade ou quantidade assaz (bastante, suficientemente), bastante, demais, mais, menos, muito, quanto, quo, quase, tanto, pouco, demasiado, to, . Locues adverbiais de intensidade ou quantidade em excesso, de todo, de muito, por completo, por demais. Excluso apenas; exclusivamente; salvo; seno;somente; simplesmente; s; unicamente Incluso ainda; at; mesmo; inclusivamente; tambm Ordem depois; primeiramente; ultimamente Designao eis Interrogao onde? como? quando? por que?

Preposio
tags: preposio, gramtica, blog do gramaticando, vinicblog

Ol povo, Hoje ns vamos falar a respeito das preposies. A preposio nada mais do que um termo que faz a ligao entre os termos da orao. uma palavra invarivel, ou seja, no se flexiona (em nmero, grau, etc...) Frigobaldo gosta de cachorro-quente

O termo "de" uma preposio, que liga os termos "Frigobaldo" e o verbo "gostar" ao "cachorroquente" (complemento). Sobre preposies, no resta muito o que falar.Vamos logo lista delas. So preposies: a, aps, ante, at, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trs. Locues Prepositivas: palavras combinadas que servem de preposio tambm abaixo de, acerca de, a fim de, ao lado de, apesar de, atravs de, de acordo com, embaixo de, em frente a, em vez de, junto de, para com, perto de, por entre. Classificao As preposies, ao ligarem os termos, indicam algumas ideias. Vejamos o exemplo: Frugncio e Acheropito conversavam sobre carros

Observe que a preposio "sobre" confere a ideia de "assunto". De mesmo modo, as preposies podem indicar outras ideias, como modo (Jurubebo morreu de preguia), lugar (Cafondr mora em Pato Branco), finalidade(Jumentino pegou o revlver e atirou na lmpada para apagar a luz), meio (Borocod foi ao trabalho dehelicptero) e assim por diante.

Pronomes
tags: pronomes, classificao, indefinidos, pessoais, relativos, demonstrativos, possessivos, interrogativos, de tratamento, vossa, sua, blog do gramaticando, vinicblog

Ol povo. Hoje vamos comear a falar dos pronomes. Na medida que voc for lendo esta classificao, voc entender melhor a funo do pronome em nossa lngua. Portanto, "sigam-me os bons". Pronomes Possessivos Quais so? Resposta: meu, meus, minha, minhas, teu, teus, tua, tuas, seu, seus, sua, suas, nosso, nossos, nossa, nossas, vosso, vossos, vossa, vossas, dele, deles, dela, delas. Portanto, os pronomes possessivos, como o nome diz, so essas palavrinhas que a gente usa para indicar posse. A Kombi minha! No tua, nem dele, nem dela, nem do Adegaldiro!

Tpico veculo da BREGA-BREGA Transportes LTDA

Pronomes Demonstrativos Quais so? Resposta: este, estes, esse, esses, esta, estas, essa, essas, isto, isso, aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo.

Os pronomes demonstrativos "apontam" para alguma direo, ou seja: se referem a uma pessoa do discurso ou a algo. Se est longe, usamos "aquele", por exemplo. Se estiver perto de quem fala, a gente usa o "este". No se preocupe que na prxima postagem falaremos melhor sobre o "este" e o "esse". Aquele cara meu professor de matemtica. O nome dele Acheropito Piruegas de Bederagas.

Uma tpica aula na Brega-Brega Cursos Preparatrios

Em azul, temos o pronome demonstrativo (aquele) e em verde temos pronomes possessivos ("meu" e "dele"). Voc tem dvidas no uso de "este" e "esse"? Ento veja esta postagem, CLICANDO AQUI. Pronomes Relativos Quais so?

Resposta: O qual, a qual, os quais, as quais, cujo, cuja, cujos, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas, que, quem. Esse pronomes servem para substituir algo que foi dito antes na orao, retomando-os. Observe essas exemplos: Eu conheo o cachorro. O cachorro foi engolido pelo banco do carro. Veja que eu repito "cachorro" sem necessidade, podendo substitu-lo por um pronome relativo, ficando assim: Eu conheo o cachorro que foi engolido pelo banco do carro.

O "que" o pronome relativo mais usado. Portanto, ele chamado de "pronome relativo universal". Vejamos outros exemplos: O cantor que acabou de se apresentar pssimo ("O cantor se apresentou" + "o cantor pssimo") Frederico comprou um carro que tem air-bag ("Frederico comrpou um carro" + "o carro tem air-bag")

Pronomes Pessoais So aqueles que fazem referncia s pessoas do discurso (eu, tu, ele ou ela, ns (plural do "eu"), vs (plural do "tu"), eles ou elas)

Apresentam dois tipos: caso reto e caso oblquo. Pronomes pessoais do caso reto: na sintaxe, cumprem o papel de sujeito da orao. So eles: eu, tu, ele, ela, ns, vs, eles, elas. Simples, no? Eles so os responsveis pela ao verbal (sujeito da orao). Eu queria um Grill, mas ela queria um ferro novo.

Pronomes pessoais do caso oblquo: na sintaxe, servem de complemento. So eles: me, te, se, lhe, lhes, nos, vos, se, si, o, a, os, as. Desculpe-me. No queria te prejudicar. Vou lhes dizer o que fazer. Pronomes de Tratamento So aqueles usados para se referir, de um modo respeitoso, a algum. Exemplos: Vossa Majestade (reis e imperadores), Vossa Senhoria (funcionrios graduados), Vossa Excelncia (altas autoridades), Vossa Santidade (papa), Vossa Alteza (prncipes e duques). Oh,Vossa Majestade! Referenciada em todo o imprio! Com todo o respeito, digo-te: vais te catar! Vossa X Sua Se usa "vossa" ao se falar diretamente com a autoridade e "sua" quando se fala sobre a autoridade para outra pessoa. Vossa Majestade: vais te catar! (estou falando diretamente com imperador). Eu disse a Sua Majestade para que se catasse (estou falando com outra pessoa sobre o imperador) Voc

O termo "voc" tambm pronome de tratamento, enquanto o "tu" pronome pessoal (do caso reto). Pronomes Interrogativos Quais so? Resposta: que, quem, qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas. So usados para formular perguntas. Lembre que nem toda pergunta precisa de ponto de interrogao: as perguntas indiretas no usam ponto de interrogao. Diga qual cachorro voc quer adotar (pergunta indireta) Qual cachorro voc quer adotar? (pergunta direta)

Crenidas adotou um cachorro mergulhador

Pronomes Indefinidos So aqueles que se referem a um termo sem indicar, exatamente, a quantidade, sendo vago e indeterminado. Exemplos: algum, algum, ningum, nenhum, todos, nada. Algum, em algum lugar, comprou alguma coisa para ningum, outra coisa para todos e no fez nada depois. So eles; Variveis Algum, alguma, alguns, algumas, nenhum, nenhuma, nenhuns, nenhumas, todo, toda, todos, todas, outro, outra, outros, outras, muito, muita, muitos, muitas, pouco, pouca, poucos, poucas, certo, certa, certos, certas, vrio, vria, vrios, vrias, quanto, quanta, quantos, quantas , tanto, tanta, tantos, tantas, qualquer, quaisquer, qual, quais, um, uma, uns, umas Invariveis: algo, tudo, nada (referem-se a coisas), quem, algum, ningum, outrem (referem-se a pessoas), cada, que (referem-se a coisas e a pessoas)

Colocao Pronominal
tags: colocao pronominal, pronomes, vinicblog, blog do gramaticando, gramtica

No me convena a comprar essa BMW. No convena-me a comprar essa BMW.

Ser que tem diferena entre a primeira e a segunda orao? E a resposta : sim, realmente h diferena. A orao escrita de modo correto a primeira (no me convena a comprar essa BMW). Saber quando o pronome pessoal vem antes do verbo (me convena) ou depois (convena-me) ou at mesmo no meio (convencer-me-) tarefa da Colocao Pronominal. Vamos ver as regras ento. Prclise - o pronome vem antes do verbo Em oraes com sentido negativo: No me convena a comprar essa BMW (seria errado escrever "convena-me") Depois de pronomes indefinidos: Quem te disse que era para carregar o carro? (seria errado escrever "quem disse-te")

Depois de pronomes demonstrativos: Aquilo me fez cair (seria errado escrever "aquilo fez-me cair")

Antes de verbos no gerndio Em se tratando de emprego, a caixa de Skinner era melhor (seria errado escrever "em tratando-se de emprego")

Depois de advrbio (ou locuo adverbial) Ontem me forneceram muitos materiais de auxlio ao professor (seria errado escrever "ontem forneceram-me")

Basicamente, so nessas ocasies que usamos a prclise (pronome antes do verbo). Mesclise - o pronome vem no meio do verbo Esse para os mais "chiques". Ns praticamente no a usamos na linguagem coloquial, mas se voc quiser dar uma de erudito e de intelectual, ento v em frente, meu filho! Usa-se mesclise quando o verbo est conjugado no futuro (do presente ou do pretrito). Comprar-te-ei um chapu de gente rica!

Madame usando mais um dos produtos da marca Brega-Brega

nclise - pronome depois do verbo Se nenhuma dessas regras se enquadrarem no uso do pronome, ento voc pode usar a nclise (pronome depois do verbo). Disseram-lhe que estava um pouquinho acima do peso para usar a roupa do Spider Man.

Conjunes
Ol gente As conjunes so palavrinhas mgicas que ligam oraes, estabelecendo diversos tipos de relao entre elas. So timos conectivos para manterem a coeso de sua redao, por exemplo. A verdade nua e crua: existem vrias classificaes de conjunes, mas a questo no decorar, mas sim entender o tipo de relao que a conjuno estabelece entre duas oraes. Veja, abaixo, a classificao completa das conjunes. Aquelas que tiveram um asterisco (*) possuem observaes importantes no final dessa postagem. CONJUNES COORDENATIVAS (ligam oraes independentes, ou seja: coordenadas) ADITIVAS: do ideia de soma ou adio de ideias ou fatos ex: e, nem, no s... mas tambm, no s... como tambm, bem como, mas ainda So dois os piores perigos para a sociedade: Bbado com chave de carro e burro com ttulo de eleitor. ADVERSATIVAS: do ideia de oposio, adversidade; expressa ideias contrrias ex: mas, porm, entretanto, todavia, contudo

Saci disse: "no demoro, vou num p e volto no outro". Ele foi, mas nunca mais voltou ALTERNATIVAS: do ideia de alternncia ou escolha ou, ou ... ou, ora ... ora, quer ... quer, j... j Liquidao de Muletas! S hoje! Ou venha correndo ou venha voando! *CONCLUSIVAS: do ideia de concluso assim, logo, portanto, pois (depois do verbo), por conseguinte, por isso Desistir para os fracos. Logo, faa como eu: nem tente. *EXPLICATIVAS: explicam ou justificam pois (antes do verbo), porque, que, porquanto Deus, dai-me apenas pacincia para aguentar meu chefe, porque se me der fora eu bato nele! CONJUNES SUBORDINATIVAS (ligam uma orao subordinada outra) *CAUSAIS: expressam causa ou motivo porque, visto que, j que, uma vez que, como, desde que Malandro o canguru que j nasce com Bolsa Famlia. (obs: o fato de nascer com Bolsa Famlia a causa do canguru ser malandro)

CONSECUTIVAS: expressam consequncia que (usado com expresses do tipo "to", "tanto", "tal", "tamanho", ou seja: indicadores de intensidade), de modo que, de maneira que Treinei tanto que sou capaz dedigtiar 300 palvras pro seugdno! COMPARATIVAS: expressam comparao como, (tal) qual, assim como, tanto... quanto, mais... do que, menos... do que, to... como Amor trado como capim: voc planta, ele cresce... a vem uma vaca e acaba com tudo! CONDICIONAIS: expressam condio se, caso, contanto que, desde que, salvo se, sem que (= se no), a menos que Se acupuntura adiantasse, porco espinho viveria para sempre

CONFORMATIVAS: expressam ideia de conformidade com a orao principal. conforme, segundo, consoante, como Conforme me disseram, dinheiro no trs felicidade. D-me o seu e viva feliz! CONCESSIVA: expressam concesso, contradio ou um fato inesperado

embora, apesar, conquanto, posto que, ainda que, mesmo que Embora existam mulheres conquistadas com beijos e carinhos, para todas as outras existe MASTERCARD. TEMPORAIS: expressam ideia de tempo quando, enquanto, logo que, desde que, assim que, mal (com o sentido de "logo que"), at que A pior hora para se ter um ataque cardaco quando estamos brincando de mmica FINAIS: expressam ideia de finalidade ou propsito a fim de, para que, que Nas provas eu sempre uso a tcnica do Clculo Hipottico Universal da Teoria Estimativa (popularmente conhecida como C.H.U.T.E.) a fim de no deixar nenhuma questo em branco. PROPORCIONAIS: indicam proporo medida que, proporo que, ao passo que, quanto mais (+ tanto menos) medida que calculo meu IMC, mais vejo que a minha altura est abaixo da normal. INTEGRANTES: As conjunes integrantes introduzem as oraes subordinadas substantivas. So duas as conjunes integrantes: "que" e "se". Para mais detalhes sobre subordinao e coordenao, leia sobre Sintaxe ou Anlise Sinttica. OBSERVAES IMPORTANTES 1) Conjuno Causal ou Conjuno Explicativa? A conjuno explicativa usada para unir oraes independentes, ou seja, coordenadas (que possuem sentido prprio, no dependendo de outras para serem entendidas). Deus, dai-me apenas pacincia para aguentar meu chefe, porque se me der fora eu bato nele! 1- Deus, dai-me apenas pacincia para aguentar meu chefe 2 - Se me der fora, eu bato nele.

A conjuno causal usada para unir oraes de carter subordinativo, ou seja: uma orao depende da outra para ser compreendida Malandro o canguru que j nasce com Bolsa Famlia. 1- Malandro o canguru 2 - J nasce com Bolsa Famlia (quem nasce?) Veja que no posso entender a orao 2 sem a orao 1, ao contrrio do exemplo do "Deus, dai-me pacincia..." 2) O caso do "pois"

O "pois" muito usado no sentido explicativo. Malandro o homem bomba, pois ele fala pra mulher que vai trabalhar e nunca mais volta pra casa Porm, o "pois" pode ser conclusivo tambm. Esse caso mais comum em Portugal do que no Brasil. Desistir para os fracos. Nem tente, pois (= portanto, nem tente) CONJUNES E A REDAO As conjunes exprimem um papel fundamental na coeso textual, deixando seu texto fluir, ou seja, bem "amarrado" e "coeso". Veja na prtica: Fragmento sem coeso: Adoro praia. L possvel descansar. Na cidade, no possvel descansar. Posso tomar sol. Posso mergulhar no mar. Posso conhecer pessoas novas. Eu tenho que viajar e gastar dinheiro para ir at a praia. Fragmento com coeso: Adoro praia, j que l possvel descansar enquanto que na cidade no . Alm disso, posso tomar sol, mergulhar no mar e conhecer pessoas novas. Porm, eu tenho que viajar e gastar dinheiro para ir at l.

Artigo
tags: artigo, vinicblog, blog do gramaticando, gramtica

Ol povo, Hoje vamos falar sobre os artigos. A funo principal deles determinar ou indeterminar o substantivo a quem eles se referem. Como assim? Vejamos: Artigos definidos: o, a, os, as Artigos indefinidos: um, uns, uma, umas Peguei um nibus Peguei o nibus

Tpico servio da Brega-Brega Transportes Metropolitanos

Qual a diferena entre os dois? Bem, no primeiro exemplo, onde empregado o artigo "um", ocorre a indefinio do nibus (pode ser qualquer nibus), determinando "nibus" de um modo mais vago. Por outro lado, no segundo exemplo, o artigo "o" define de modo mais preciso o nibus (no qualquer nibus). Portanto, quando falamos de artigos, ns precisamos ver essa ideia de substantivos definidos e indefinidos (vagos ou precisos). Os artigos podem se combinar com outros termos. Por exemplo: "Entrei NO nibus" (no = em + o) ou "entrei NUM nibus (num = em + um)".

Numerais
tags: numerais, gramtica, vinicblog, blog do gramaticando

Ol povo, Hoje vamos falar dos numerais. Claro que, a primeira coisa que vem a sua mente so nmeros. De fato, voc no deixa de estar certo. Porm, os numerais no se restringem apenas ao um, dois e trs. Os numerais se referem a qualquer tipo de quantidade. Numerais Numerais Numerais Numerais Cardinais - so os nmeros (um, dois, trs, etc...) Ordinais - indicam a ordem ou posio (primeiro, segundo, terceiro, etc...) Fracionrios - indicam a diviso dos seres (meio, dois teros, quatro quintos, etc...) Multiplicativos - indicam a ideia de quantas vezes se foi multiplicado (dobro, triplo, etc...)

At a no tem muito mistrio, certo? Numerais X Substantivos Coletivos O que no se pode esquecer tambm que dcada, dzia, par, novena e outras palavras desse tipo tambm so numerais. Portanto, palavras que indicam quantidades, sem serem necessariamente nmeros em si (por extenso), so numerais. Cuidado para no confundir com substantivos coletivos. Por exemplo, um molho de chaves indica o aglomerado de vrias chaves, mas substantivo coletivo, apesar de indicar quantidades de um determinado objeto.

Nmeros por extenso A encontramos algo mais interessante e legal de se trabalhar: a escrita de determinados numerais. Escrever o nmero 1 fcil: UM. E 60 ou 600? Muita gente tem dvida nisso, tanto que a postagem sobre a escrita correta do 600 e do 60 uma das mais procuradas aqui no blog e voc pode conferir CLICANDO AQUI. Para escrever por extenso, se usa vrgula entre os conjuntos numricos (dezena, centena, milhar, etc...) e, dentro de cada conjunto, se usa "e". Exemplo: 21.550.432.123 - Vinte e um bilhes, quinhentos e cinquenta milhes, quatrocentos e trinta e dois mil, cento evinte e trs.

Interjeio
Uau! Que carro bacana! Ah... Como bom tirar frias. Puxa vida! Eu devia ter chutado a letra "F" na prova! Opa! Eu acho que errei o caminho... Ahhhh! Cuidado! Voc vai perder o trem! Aff... Que viso desagradvel!

Realmente... Que viso desagradvel...

Todas as expresses destacadas so chamadas de "interjeies". A Interjeio a classe de palavra que exprime as emoes da linguagem afetiva. Podem ser palavras nicas (Oba! Claro!Psiu!Bravo! Bravssimo!Bis!), ou ento grupos de palavras (Ai meu Deus! Claro que no! Ora bolas!). Se voc cegou at aqui seguindo o Plano de Estudo "Morfologia sem Bl-Bl-Bl", meus parabns! Voc terminou o mdulo terico!

You might also like