You are on page 1of 40

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof.

Arthur Lima Aula 02

AULA 02: LGICA PROPOSICIONAL / ARGUMENTAO


SUMRIO 1. Resoluo de questes 2. Lista das questes apresentadas na aula 3. Gabarito PGINA 01 30 40

Ol! Vamos dar prosseguimento ao estudo da lgica proposicional e de argumentao, resolvendo diversos exerccios elaborados pela FCC, bem como alguns elaborados por outras bancas, separados por mim para te auxiliar a entender variaes possveis de exerccios. Aproveito para desejar a todos um ano novo repleto de felicidades. Que, em 2012, voc consiga atingir o seu objetivo de ingressar em um timo cargo pblico, como o caso do TCE-SP! Uma boa aula, e, em caso de dvidas, no hesite em me procurar.

1. RESOLUO DE QUESTES
Para auxiliar o seu aprendizado, separei as questes por temas (em vermelho).

OBTER CONCLUSES A PARTIR DE UMA OU MAIS PROPOSIES

1. FCC SEFAZ/SP 2009) Uma empresa mantm a seguinte regra em relao a seus funcionrios: Se um funcionrio tem mais de 45 anos de idade, ento ele dever, todo ano, realizar pelo menos um exame mdico e tomar a vacina contra a gripe. Considerando que essa regra seja sempre cumprida, correto concluir que, necessariamente, se um funcionrio dessa empresa: a) anualmente realiza um exame mdico e toma a vacina contra a gripe, ento ele tem mais de 45 anos de idade.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 b) tem 40 anos de idade, ento ele no realiza exames mdicos anualmente ou no toma a vacina contra a gripe. c) no realizou nenhum exame mdico nos ltimos dois anos, ento ele no tem 50 ou mais anos de idade. d) tem entre 55 e 60 anos de idade, ento ele realiza um nico exame mdico por ano, alm de tomar a vacina contra a gripe. e) tomou a vacina contra a gripe ou realizou exames mdicos nos ltimos dois anos, ento ele tem pelo menos 47 anos de idade. RESOLUO: Podemos resolver essa questo rapidamente. Temos uma Condicional (p q). Sabemos que uma proposio equivalente a esta ~q letra C exatamente isso. Esse o gabarito. Resposta: C. Em resumo, o que dissemos nessa resoluo : se p aconteceu, ento obrigatoriamente q deve ter acontecido. Porm, se sabemos que q no aconteceu, ento p tambm no pode ter acontecido (seno obrigaria q a ocorrer). ~p. Veja que a

2. FCC SEFAZ/SP 2010) Considere as seguintes premissas: p: Estudar fundamental para crescer profissionalmente. q: O trabalho enobrece. A afirmao Se o trabalho no enobrece, ento estudar no fundamental para crescer profissionalmente , com certeza, FALSA quando: a) p falsa e q falsa. b) p verdadeira e q verdadeira. c) p falsa e q verdadeira. d) p verdadeira e q falsa. e) p falsa ou q falsa. RESOLUO: Veja que a afirmao dada pelo enunciado : Se no-q, ento no-p. S h 1 forma dessa condicional ser FALSA: se a condio (no-q) for Verdadeira, porm o resultado (no-p) for Falso. Para que no-q seja Verdadeira, a sua negao (q) deve ser Falsa. E para que no-p seja Falsa, a sua negao (p) deve ser Verdadeira. Assim, p deve ser Verdadeira e q deve ser Falsa.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Resposta: D

3. FCC TCE/SP 2009) Certo dia, cinco Agentes de um mesmo setor do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo Amarilis, Benivaldo, Corifeu, Divino e Esmeralda foram convocados para uma reunio em que se discutiria a implantao de um novo servio de telefonia. Aps a realizao dessa reunio, alguns funcionrios do setor fizeram os seguintes comentrios: Se Divino participou da reunio, ento Esmeralda tambm participou; Se Divino no participou da reunio, ento Corifeu participou; Se Benivaldo ou Corifeu participaram, ento Amarilis no participou; Esmeralda no participou da reunio. Considerando que as afirmaes contidas nos quatro comentrios eram verdadeiras, pode-se concluir com certeza que, alm de Esmeralda, no participaram de tal reunio a) Amarilis e Benivaldo. b) Amarilis e Divino. c) Benivaldo e Corifeu. d) Benivaldo e Divino. e) Corifeu e Divino. RESOLUO: Repare que o exerccio nos repassou 4 afirmaes verdadeiras. Destas, 1 uma proposio simples (Esmeralda no participou da reunio), enquanto as outras so condicionais, isto , proposies compostas do tipo se..., ento .... Para resolver, partimos da proposio simples, pois ela j nos d uma informao por si s: Esmeralda faltou reunio. A seguir, vamos analisar a primeira frase, pois ela envolve Esmeralda (e j sabemos que ela faltou): - Se Divino participou da reunio, ento Esmeralda tambm participou. Temos uma condio (Divino participar) que, se ocorrer, obrigatoriamente faz com que a sua conseqncia (Esmeralda tambm participar) ocorra. Caso a condio ocorra mas a conseqncia no, estaramos diante de uma mentira; e o enunciado j nos disse que a frase verdadeira. Como sabemos que a conseqncia no ocorreu (Esmeralda faltou), automaticamente sabemos que a

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 condio no pode ter ocorrido (Divino no participou), sob pena de tornar a frase inteira falsa. Sabendo que Divino tambm no participou, podemos analisar a segunda frase: - Se Divino no participou da reunio, ento Corifeu participou. Como sabemos que a condio dessa frase (Divino no participar) ocorreu, ento a conseqncia tambm ocorreu (isto , Corifeu participou). Partindo para a ltima frase: - Se Benivaldo ou Corifeu participaram, ento Amarilis no participou. Sabemos que a condio ocorreu, pois Corifeu participou (no temos certeza quanto a Benivaldo). Portanto, a consequncia tambm deve ter ocorrido (Amarilis no participou). Assim, temos certeza que Esmeralda, Amarilis e Divino no participaram. Resposta: B. Vamos resolver mais rapidamente, com os conceitos estudados sobre proposies condicionais. Temos 3 condicionais (p q) e uma proposio simples. Na primeira condicional (Se Divino participou da reunio, ento Esmeralda tambm participou), q F, portanto p deve ser F para que p q continue V. Assim, Divino no participou. Na segunda condicional (Se Divino no participou da reunio, ento Corifeu participou), p V, portanto q deve ser V para que p q continue sendo V. Logo, Corifeu participou. E na terceira condicional (Se Benivaldo ou Corifeu participaram, ento Amarilis no participou), como p V, ento q deve ser V. Ou seja, Amarilis no participou. Portanto, no participaram: Esmeralda, Divino e Amarilis (letra B).

4. FCC TCE/SP 2008) Argemiro, Bonifcio, Calixto, Dalila e Esmeralda so formados em Engenharia de Computao e sobre as datas de concluso de seus cursos foram feitas as seguintes afirmaes:

Se Argemiro concluiu seu curso aps Bonifcio ter concludo o dele, ento Dalila e Esmeralda concluram seus cursos no mesmo ano. Se Dalila e Esmeralda concluram seus cursos no mesmo ano, ento Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Se Calixto concluiu seu curso antes de Bonifcio ter concludo o dele, ento Argemiro concluiu o seu antes de Dalila ter concludo o dela.

Considerando que as trs afirmaes so verdadeiras e sabendo que Argemiro NO concluiu seu curso antes de Dalila ter concludo o dela, ento verdade que Argemiro concluiu seu curso:

a) antes que Bonifcio conclusse o dele, alm de Dalila e Esmeralda terem concludo os seus em anos distintos. b) aps Bonifcio ter concludo o dele, alm de Dalila e Esmeralda terem concludo os seus no mesmo ano. c) no mesmo ano em que Calixto concluiu o seu e antes que Bonifcio conclusse o dele. d) aps Bonifcio ter concludo o dele e Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele. e) antes que Dalila conclusse o dela e Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele. RESOLUO: Veja que o exerccio apresenta 3 condicionais (se..., ento...) e uma proposio simples, que a afirmao: Argemiro no concluiu seu curso antes de Dalila ter concludo o dela. O enunciado diz ainda que as trs condicionais so verdadeiras. Para analis-las, precisamos lembrar que a nica forma de uma condicional ser falsa quando a condio (se...) ocorre e a conseqncia (ento ...) no ocorre. Nos demais casos a condicional permanece verdadeira. Como sabemos que Argemiro no se formou antes de Dalila, vamos comear analisando a ltima condicional: Se Calixto concluiu seu curso antes de Bonifcio ter concludo o dele, ento Argemiro concluiu o seu antes de Dalila ter concludo o dela. Note que a conseqncia (Argemiro concluiu antes de Dalila) falsa, pois j sabemos que Argemiro no concluiu antes de Dalila. Se a conseqncia falsa, ento a condio precisa ser falsa (no pode ter ocorrido), pois se ela fosse verdadeira cairamos no caso onde a frase inteira falsa. Assim, Calixto no concluiu seu curso antes de Bonifcio.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Com essa informao em mos, vamos analisar a seguinte condicional: Se Dalila e Esmeralda concluram seus cursos no mesmo ano, ento Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele. A conseqncia (ento Calixto ...) falsa, pois Calixto no concluiu antes que Bonifcio. Portanto, a condio (Se Dalila...) precisa ser falsa, sob pena de prejudicar toda a frase. Assim, Dalila e Esmeralda no se formaram no mesmo ano. Podemos verificar agora a primeira frase: Se Argemiro concluiu seu curso aps Bonifcio ter concludo o dele, ento Dalila e Esmeralda concluram seus cursos no mesmo ano. Novamente, a conseqncia falsa, obrigando a condio a ser tambm falsa. Assim, Argemiro no se formou aps Bonifcio. Resumindo as informaes que obtivemos at aqui: - Argemiro no se formou antes de Dalila - Calixto no se formou antes de Bonifcio - Dalila e Esmeralda no se formaram juntas - Argemiro no se formou aps Bonifcio Para facilitar a anlise, podemos colocar as 4 frases acima no sentido positivo*. Acompanhe: - Argemiro se formou aps Dalila - Calixto se formou aps Bonifcio - Dalila e Esmeralda se formaram em anos distintos - Argemiro se formou antes de Bonifcio Note que a letra A reproduz a ltima e penltima frases acima, sendo o gabarito. Resposta: A. * Obs.: aqui h uma impropriedade, pois A no se formou antes de B equivalente a A se formou junto ou aps B, e no simplesmente a A se formou aps B (que foi o que a FCC considerou). De qualquer forma, no vamos discutir com a banca!

5. CESPE Polcia Federal 2009) Considere as proposies A, B e C a seguir. A: Se Jane policial federal ou procuradora de justia, ento Jane foi aprovada em concurso pblico. B: Jane foi aprovada em concurso pblico. C: Jane policial federal ou procuradora de justia.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Nesse caso, se A e B forem V, ento C tambm ser V. RESOLUO: Quando temos 2 proposies compostas (A e C) e uma simples (B), devemos partir da anlise da simples. Se B V, isto significa que Jane efetivamente foi aprovada em concurso pblico. A proposio A uma condicional (p q). Sabemos que q V (Jane foi

aprovada em concurso). Quanto a p (Jane policial ou procuradora), nada podemos afirmar. Isto porque p pode ser V ou F que, mesmo assim, a proposio A ser verdadeira. Lembre-se que uma condicional s falsa quando a condio (p) V e o resultado (q) F. Portanto, no podemos afirmar se Jane ou no policial ou procuradora. Resposta: E (errado).

6. FCC BACEN 2006) Um argumento composto pelas seguintes premissas: Se as metas de inflao no so reais, ento a crise econmica no demorar a ser superada. Se as metas de inflao so reais, ento os supervits primrios no sero fantasiosos. Os supervits sero fantasiosos. Para que o argumento seja vlido, a concluso deve ser: a) A crise econmica no demorar a ser superada. b) As metas de inflao so irreais ou os supervits so fantasiosos. c) As metas de inflao so irreais e os supervits so fantasiosos. d) Os supervits econmicos sero fantasiosos. e) As metas de inflao no so irreais e a crise econmica no demorar a ser superada. RESOLUO: Novamente temos 2 condicionais (p q) e uma proposio simples (Os supervits sero fantasiosos). Todas as proposies so verdadeiras. Tendo em mente a informao dada pela proposio simples, vamos analisar as condicionais:

Se as metas de inflao so reais, ento os supervits primrios no sero fantasiosos.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Nesta proposio, sabemos que o resultado (os supervits primrios no sero fantasiosos) falso, pois a proposio simples nos disse que os supervits sero fantasiosos). Se o resultado falso, a condio (se as metas de inflao so reais) precisa ser falsa, para que a condicional p q continue verdadeira. Portanto, descobrimos que as metas de inflao no so reais.

Se as metas de inflao no so reais, ento a crise econmica no demorar a ser superada. Nesta condicional, sabemos que a condio (se as metas de inflao no so reais) verdadeira, pois foi isso que descobrimos logo acima. Se a condio verdadeira, o resultado (a crise econmica no demorar a ser superada) precisa ser verdadeira, caso contrrio tornar a condicional p q falsa. Assim, de fato a crise econmica no demorar a ser superada.

Com isso, podemos concluir que: - os supervits primrios sero fantasiosos - as metas de inflao no so reais - a crise econmica no demorar a ser superada Resposta: A

7. UFF ANCINE 2008)

Namoro ou estudo. Passeio e no estudo. Acampo ou

no estudo. Ocorre que no acampo. Logo: a) Estudo e passeio b) No passeio e namoro c) No acampo e no passeio d) Passeio e namoro e) Estudo e no passeio RESOLUO: Novamente temos vrias proposies compostas e 1 proposio simples (no acampo). Devemos assumir que todas so verdadeiras. Vamos analisar as proposies compostas: Acampo ou no estudo.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Sabemos que a primeira parte dessa proposio Falsa (pois eu no acampo). Assim, a segunda parte precisa ser Verdadeira para garantir que a disjuno (ou) Verdadeira. Com isso, descobrimos que no estudo. Passeio e no estudo. Aqui as duas proposies simples precisam ser Verdadeiras para que a conjuno (e) seja Verdadeira. J sabemos que a segunda parte verdadeira. Acabamos de ver que a primeira tambm , ou seja, passeio. Namoro ou estudo. Aqui sabemos que a segunda parte da disjuno falsa, pois eu no estudo. Portanto, a primeira parte precisa ser verdadeira para que a disjuno seja verdadeira. Portanto, namoro. Resposta: D.

8. ESAF ANEEL 2004) Surfo ou estudo. Fumo ou no surfo. Velejo ou no estudo. Ora, no velejo. Assim, a) estudo e fumo. b) no fumo e surfo. c) no velejo e no fumo. d) estudo e no fumo. e) fumo e surfo. RESOLUO: Sabendo que no velejo verdade, podemos voltar analisando as demais proposies: Velejo ou no estudo. A primeira parte desta proposio (velejo) falsa. Portanto, a segunda parte precisa ser verdadeira (no estudo), para que esta disjuno seja verdadeira. Portanto, de fato eu no estudo. Surfo ou estudo.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 A segunda parte desta proposio (estudo) falsa, pois j vimos que no estudo. Assim, a primeira parte precisa ser verdadeira, para que a disjuno seja verdadeira. Ou seja, surfo. Fumo ou no surfo. Novamente, a segunda parte dessa disjuno falsa. A primeira precisa ser verdadeira. Isto , fumo. Com isto, vemos que: - no estudo - no velejo - surfo - fumo Resposta: E.

9. ESAF ANEEL 2004) Se no leio, no compreendo. Se jogo, no leio. Se no desisto, compreendo. Se feriado, no desisto. Ento, a) se jogo, no feriado. b) se no jogo, feriado. c) se feriado, no leio. d) se no feriado, leio. e) se feriado, jogo. RESOLUO: Nesta questo no temos uma proposio simples, mas apenas condicionais. Para resolver, precisaremos chutar que uma das proposies verdadeira, e verificar se atendemos as demais proposies. Neste caso, vamos assumir que jogo Verdade e verificar os desdobramentos disso. Se jogo, no leio. A condio (jogo) est sendo tratada como verdadeira. Portanto, o resultado (no leio) deve ser verdadeiro tambm, para manter a proposio condicional verdadeira.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

10

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Se no leio, no compreendo. Novamente a condio (no leio) verdadeira. Assim, o resultado tambm o (no compreendo). Se no desisto, compreendo. Aqui o resultado (compreendo) falso. Portanto, a condio (no desisto) precisa ser falsa, para que a proposio condicional mantenha-se verdadeira. Ou seja, vemos que desisto. Se feriado, no desisto Novamente o resultado (no desisto) falso, obrigando a condio ( feriado) a ser falsa. Portanto, no feriado. Assim, vemos que, se jogo: - no leio - no compreendo - desisto - no feriado A alternativa A reproduz um dos casos acima: Se jogo, no feriado. Resposta: A. 10. FCC TRT/8 2010) Se Ana diz a verdade, Beto tambm fala a verdade, caso contrrio Beto pode dizer a verdade ou mentir. Se Clo mentir, David dir a verdade, caso contrrio ele mentir. Beto e Clo dizem ambos a verdade, ou ambos mentem. Ana, Beto, Clo e David responderam, nessa ordem, se h ou no um cachorro em uma sala. Se h um cachorro nessa sala, uma possibilidade de resposta de Ana, Beto, Cleo e David, nessa ordem, : (adote S: h cachorro na sala N: no h cachorro na sala) a) N, N, S, N b) N, S, N, N c) S, N, S, N

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

11

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 d) S, S, S, N e) N, N, S, S RESOLUO: Veja que o exerccio nos d as seguintes proposies: - Se Ana diz a verdade, Beto tambm fala a verdade - Se Ana mente, Beto pode dizer a verdade ou mentir - Se Clo mentir, David dir a verdade - Se Clo falar a verdade, David mentir - Beto e Clo ambos dizem a verdade, ou Beto e Clo mentem - H um cachorro na sala Sabemos que todas as proposies so verdadeiras (afinal foram apresentadas pelo enunciado do exerccio!). Veja que temos 5 proposies compostas e 1 proposio simples, a ltima. A proposio simples verdadeira se seu contedo for verdadeiro, portanto, sabemos que h um cachorro na sala. Uma forma de resolver essa questo assumir que a primeira parte da primeira proposio (Ana diz a verdade) Verdadeira, e analisar o restante. Caso no encontremos nenhuma falha na lgica, ento a premissa que assumimos est correta. Caso contrrio, devemos voltar e assumir que Ana diz a verdade Falso, e novamente analisar o restante. Veja: Assumindo que Ana diz a verdade Verdadeiro, temos que a segunda parte desta expresso (Beto tambm fala a verdade) tambm Verdadeira. Isto porque se trata de uma proposio do tipo p q, onde p Ana diz a verdade e q Beto tambm fala a verdade. Sabemos que neste tipo de proposio, se p V, q tambm deve ser V para que a proposio inteira (p q) seja V. Logo, Beto fala a verdade. Veja a penltima proposio (Beto e Clo ambos dizem a verdade, ou Beto e Clo mentem). A vrgula antes do ou faz com que este seja um caso de ou exclusivo, e no uma simples Disjuno. Sabemos que, nas proposies do tipo
p q , s um dos lados da afirmao pode ser verdadeiro: Ou Beto e Clo ambos

dizem a verdade, ou Beto e Clo mentem. Como sabemos que Beto diz a verdade,

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

12

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 fica claro que este deve ser o lado verdadeiro da proposio. Assim, Clo tambm diz a verdade. Por fim, veja a quarta expresso (Se Clo falar a verdade, David mentir). Esta mais uma expresso do tipo p q, e j sabemos que p V (Clo diz a verdade). Portanto, a consequncia q tambm precisa ser V para que p q seja V. Isto , David mentir (isso torna q Verdadeira). Com isso, assumimos que Ana diz a verdade (S), e conclumos que Beto diz a verdade (S), Clo diz a verdade (S) e David mente (N). Veja que, a partir da hiptese que assumimos, foi possvel tornar todas as proposies compostas verdadeiras. Se no tivesse sido possvel, trocaramos a hiptese para Ana mente, e analisaramos novamente as demais alternativas. Resposta: D.

11. FCC TRT/8 2010) Se Alceu tira frias, ento Brenda fica trabalhando. Se Brenda fica trabalhando, ento Clvis chega mais tarde ao trabalho. Se Clvis chega mais tarde ao trabalho, ento Dalva falta ao trabalho. Sabendo-se que Dalva no faltou ao trabalho, correto concluir que: a) Alceu no tira frias e Clvis chega mais tarde ao trabalho b) Brenda no fica trabalhando e Clvis chega mais tarde ao trabalho c) Clvis no chega mais tarde ao trabalho e Alceu no tira frias d) Brenda fica trabalhando e Clvis chega mais tarde ao trabalho e) Alceu tira frias e Brenda fica trabalhando. RESOLUO: Temos no enunciado uma srie de proposies compostas do tipo se p, ento q, isto , p q. Alm disso, temos uma proposio simples p: faltou ao trabalho. Como no exerccio anterior, devemos assumir que todas as proposies so verdadeiras. Lembre-se que para uma proposio p q ser verdadeira, no preciso necessariamente que p e q sejam verdadeiros. Veja que se p for F, q pode ser V ou F e ainda assim a proposio p q continua V. Porm se p for V, ento q precisa ser V tambm para que a proposio p q continue sendo V. Como sabemos que Dalva no faltou ao trabalho, podemos analisar a proposio Se Clvis chega mais tarde ao trabalho, ento Dalva falta ao trabalho. Dalva no

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

13

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Veja que a segunda parte desta proposio Falsa (q F). Para que a proposio inteira seja Verdadeira, preciso que p tambm seja F, isto , Clvis chega mais tarde ao trabalho uma premissa Falsa. Logicamente, Clvis no chega mais tarde ao trabalho. Sabendo esta ltima informao, podemos verificar que, na expresso Se Brenda fica trabalhando, ento Clvis chega mais tarde ao trabalho, a segunda parte Falsa (q F), portanto a primeira precisa ser Falsa tambm para que p q seja Verdadeira. Assim, Brenda no fica trabalhando. Por fim, vemos que na expresso Se Alceu tira frias, ento Brenda fica trabalhando a segunda parte Falsa, o que obriga a primeira a ser Falsa tambm. Isto , Alceu no tira frias. Analisando as alternativas de resposta, vemos que a letra C est correta. Resposta: C.

12. FCC TCE-MG 2007) Certo dia, durante o expediente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, trs funcionrios Antero, Boris e Carmo executaram as tarefas de arquivar um lote de processos, protocolar um lote de documentos e prestar atendimento ao pblico, no necessariamente nesta ordem. Considere que: cada um deles executou somente uma das tarefas mencionadas; todos os processos do lote, todos os documentos do lote e todas as pessoas atendidas eram procedentes de apenas uma das cidades: Belo Horizonte, Uberaba e Uberlndia, no respectivamente; Antero arquivou os processos; os documentos protocolados eram procedentes de Belo Horizonte; a tarefa executada por Carmo era procedente de Uberlndia. Nessas condies, correto afirmar que: a) Carmo protocolou documentos. b) a tarefa executada por Boris era procedente de Belo Horizonte. c) Boris atendeu s pessoas procedentes de Uberaba. d) as pessoas atendidas por Antero no eram procedentes de Uberaba. e) os processos arquivados por Antero eram procedentes de Uberlndia RESOLUO: Vamos analisar as afirmaes dadas, comeando pelas mais simples:

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

14

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Antero arquivou os processos; cada um deles executou somente uma das tarefas mencionadas; Com as duas informaes acima, podemos concluir que Antero, e somente Antero, arquivou os processos. Os demais trabalharam com as demais atividades.

todos os processos do lote, todos os documentos do lote e todas as pessoas atendidas eram procedentes de apenas uma das cidades: Belo Horizonte, Uberaba e Uberlndia, no respectivamente; os documentos protocolados eram procedentes de Belo Horizonte; a tarefa executada por Carmo era procedente de Uberlndia. Sabendo que os documentos protocolados so de Belo Horizonte, veja que apenas Boris pode ter protocolado. Isso porque j descobrimos a atividade de Antero, e que a tarefa de Carmo era de Uberlndia. Como Antero arquivou e Boris protocolou, ento Carmo prestou atendimento. Pela informao vista acima, as pessoas atendidas por Carmo eram de Uberlndia. Assim, resta apenas a cidade de Uberaba para os processos arquivados por Antero. Sabemos ento que: - Antero arquivou processos de Uberaba; - Boris protocolou documentos de Belo Horizonte; - Carmo atendeu pessoas de Uberlndia. Resposta: B.

13. FCC BACEN 2006) Aldo, Ben e Caio receberam uma proposta para executar um projeto. A seguir so registradas as declaraes dadas pelos trs, aps a concluso do projeto: - Aldo: No e verdade que Ben e Caio executaram o projeto. - Ben: Se Aldo no executou o projeto, ento Caio o executou. - Caio: Eu no executei o projeto, mas Aldo ou Ben o executaram. Se somente a afirmao de Ben falsa, ento o projeto foi executado APENAS por:

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

15

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 a) Aldo b) Ben c) Caio d) Aldo e Ben e) Aldo e Caio RESOLUO: Sabemos que as afirmaes de Aldo e Caio so verdadeiras. Vejamos atentamente o que foi dito por Caio: - Caio: Eu no executei o projeto, mas Aldo ou Ben o executaram. Ora, j sabemos que Caio no participou da execuo do projeto. Ele ainda afirma que Aldo ou Ben participaram. Ao dizer Aldo ou Ben, ele quer dizer que o projeto pode ter executado apenas por Aldo, apenas por Ben, ou ento por ambos. Vejamos agora o que foi dito por Ben: - Ben: Se Aldo no executou o projeto, ento Caio o executou. Sabemos que essa afirmao FALSA. J vimos que s h uma forma de uma afirmao condicional ser falsa: se a condio (se Aldo no executou o projeto) for Verdadeira, porm o resultado (ento Caio o executou) for falso. Assim, sabemos que Aldo no executou o projeto. E tambm sabemos que mentira que Caio o executou, ou seja, verdade que Caio no o executou. Isto s confirma o que j havamos entendido ao analisar a primeira parte da fala de Caio. Voltando na segunda parte da frase de Caio, ele disse que Aldo ou Ben executaram o projeto. Como acabamos de descobrir que Aldo no executou, obrigatoriamente Ben executou (se no, a frase de Caio no seria verdadeira). Portanto, sabemos que apenas Ben executou o projeto (letra B). Apenas para confirmar, vejamos a frase de Aldo: - Aldo: No verdade que Ben e Caio executaram o projeto. De fato, no verdade que ambos Ben e Caio executaram o projeto, pois apenas Ben o executou. Ou seja, confirmamos que a frase de Aldo verdadeira, como disse o enunciado.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

16

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Resposta: B.

14. FCC TJ/PE 2007) Aquele policial cometeu homicdio. Mas centenas de outros policiais cometeram homicdios, se aquele policial cometeu. Logo, a) centenas de outros policiais no cometeram homicdios. b) aquele policial no cometeu homicdio. c) aquele policial cometeu homicdio. d) nenhum policial cometeu homicdio. e) centenas de outros policiais cometeram homicdios. RESOLUO: Devemos assumir que as 2 sentenas do enunciado so verdadeiras. A primeira j nos afirma que, de fato, aquele policial cometeu homicdio. E a segunda uma condicional, podendo ser reescrita assim: se aquele policial cometeu homicdio, ento centenas de outros policiais cometeram homicdios. J sabemos que a primeira parte desta condicional verdadeira, o que obriga a segunda parte a ser verdadeira tambm. Portanto, centenas de outros policiais cometeram homicdios. Isto dito na letra E. Resposta: E.

15. FDC MAPA 2010 Adaptada) Todas as proposies abaixo envolvem implicaes lgicas. A nica que representa uma proposio FALSA : a) (42 1 = 15) b) (52 + 1 = 26) c) (70 1 = 0) d) (52 + 1 = 11) e) (2 + 3 . 5 = 17) RESOLUO: Temos 5 condicionais (p q). Voc deve estar cansado de saber que uma condicional s falsa quando p Verdadeira e q Falsa. A nica alternativa onde a proposio p (condio) verdadeira a ltima: 2 + 3.5 = 17 (aqui o ponto simboliza a multiplicao) Veja que, apesar de p ser Verdadeira, q falsa: 12 + 1 = 3 (50 + 1 = 6) 24; (2 + 3 . 5 = 25); (110= 10); (2 + 3 . 5 = 25); (12 + 1 = 3).

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

17

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Este o gabarito. Veja que as demais alternativas possuem proposies p falsas, o que por si s torna a condicional verdadeira, independente de q ser V ou F. Ficou em dvida? Volte na tabela-verdade da condicional. Resposta: E

16. CESPE TSE 2006) Assinale a opo que apresenta um argumento vlido: a) Quando chove, as rvores ficam verdinhas. As rvores esto verdinhas, logo choveu. b) Se estudo, obtenho boas notas. Se me alimento bem, me sinto disposto. Ontem estudei e no me senti disposto, logo obterei boas notas mas no me alimentei bem. c) Se ontem choveu e estamos em junho, ento hoje far frio. Ontem choveu e hoje fez frio. Logo estamos em junho. d) Choveu ontem ou segunda-feira feriado. Como no choveu ontem, logo segunda-feira no ser feriado. RESOLUO: Um argumento vlido quando, ao considerarmos as suas premissas verdadeiras, a concluso verdadeira. Vamos analisar cada alternativa, buscando verificar se existe alguma forma de ter as premissas verdadeiras e a concluso falsa, o que tornaria o argumento invlido:

a) Quando chove, as rvores ficam verdinhas. As rvores esto verdinhas, logo choveu. Temos a seguinte premissa: p q. E, a seguir, a concluso: q p. Veja que, se p for Falsa e q for Verdadeira, a primeira estrutura verdadeira (p q), porm a segunda (q p) Falsa. Assim, encontramos uma forma da premissa ser verdadeira e a concluso falsa. Portanto, esse argumento no vlido.

b) Se estudo, obtenho boas notas. Se me alimento bem, me sinto disposto. Ontem estudei e no me senti disposto, logo obterei boas notas mas no me alimentei bem. A primeira frase p q. A segunda r s, que podemos substituir pela proposio equivalente ~s ~r. Portanto, (p e ~s) vlida. (q e ~r) uma concluso

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

18

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Tente visualizar assim: se A acontece, B acontece. Se D no acontece, C no acontece. Portanto, se A acontece e D no acontece, ento B acontece e C no acontece.

c) Se ontem choveu e estamos em junho, ento hoje far frio. Ontem choveu e hoje fez frio. Logo estamos em junho. Temos a premissa (p e q) r. Observe que se p for V e q for F, r pode ser V

ou F para tornar essa premissa verdadeira. Imaginemos que r V. A seguir temos a concluso: (p e r) q. Porm assumimos p Verdadeiro, r

Verdadeiro e q Falso. Isto torna essa concluso falsa. Portanto, no temos um argumento vlido.

d) Choveu ontem ou segunda-feira feriado. Como no choveu ontem, logo segunda-feira no ser feriado. Na premissa temos: p ou q. E, na concluso: ~p ~q. Observe que se p for F e q for V, a premissa atendida (isto , verdadeira). Entretanto, ~p seria V e ~q seria F, e com isso a concluso ~p ~q no seria atendida (pois seria falsa). Assim, esse argumento invlido. Resposta: B.

17. FCC - SAEB - 2004) Leia o seguinte texto e em seguida assinale a alternativa que contenha afirmao que, se verdadeira, revela a falcia no argumento utilizado pela empresa. A Delegacia do Trabalho de Pindorama notificou a empresa X em face dos altos nveis de rudos gerados por suas operaes fabris, causadores de inmeras queixas por parte de empregados da empresa. A gerncia da empresa respondeu notificao, observando que as reclamaes haviam sido feitas por funcionrios novos, e que funcionrios mais experientes no acham excessivo o nvel de rudo na fbrica. Baseada nesta constatao, a gerncia concluiu que o rudo na fbrica no era problema real, no adotando nenhuma medida para a sua reduo. (A) Como a empresa localizada em um parque industrial, residncias no esto localizadas prximas o suficiente a ponto de serem afetadas pelo rudo.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

19

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 (B) O nvel de rudo na fbrica varia com a intensidade de atividade, atingindo seu mximo quando o maior nmero de empregados estiver trabalhando

simultaneamente. (C)) Funcionrios mais experientes no sentem desconforto devido significativa perda auditiva resultante do excesso de rudo da fbrica. (D) A distribuio de protetores auriculares a todos os funcionrios no aumentaria de maneira significativa os custos operacionais da empresa. (E) A Delegacia do Trabalho de Pindorama no possui suficiente autoridade a ponto de exigir o cumprimento de uma recomendao acerca de procedimentos de segurana no trabalho. RESOLUO: Resumindo o argumento do enunciado, temos: Premissa 1: H queixas de rudo excessivo pelos funcionrios novos. Premissa 2: Os funcionrios mais experientes no se queixam. Concluso: A queixa no procedente. Entre as alternativas do enunciado, precisamos encontrar aquela que torna a concluso invlida, isto , torna o argumento uma falcia. Observe que, se a informao dada na letra C for verdadeira (perda auditiva dos funcionrios experientes), a premissa 2 torna-se incua. Com isso, no seria possvel chegar concluso dada, tornando o argumento uma falcia. Resposta: C.)

NEGAO DE PROPOSIES

18. FGV - CODESP/SP - 2010) A negao da sentena Se tenho dinheiro, ento sou feliz : a) Se no tenho dinheiro, ento no sou feliz b) Se no sou feliz, ento no tenho dinheiro c) No tenho dinheiro e sou feliz d) No tenho dinheiro ou sou feliz e) Tenho dinheiro, e no sou feliz RESOLUO: Para desmentir o autor dessa frase, seria preciso mostrar que, mesmo tendo dinheiro, determinada pessoa no feliz. Letra E.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

20

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Trata-se de uma condicional p q, cuja negao p e ~q. Resposta: E.

19. CESPE Polcia Federal 2009) Se A for a proposio Todos os policiais so honestos, ento a proposio A estar enunciada corretamente por Nenhum policial honesto. RESOLUO: Se Joo nos diz que todos os policiais so honestos, basta encontrarmos 1 policial desonesto e j teremos argumento suficiente para desmentir Joo, isto , negar a sua afirmao. Portanto, basta dizer alguma das frases abaixo: - Pelo menos um policial no honesto, ou - Algum policial no honesto, ou - Existe policial que no honesto, ou - No verdade que todos os policiais so honestos. J Nenhum policial honesto seria a negao de proposies como Pelo menos um policial honesto, ou Existe algum policial honesto. Resposta: E (errado).

20. FCC METR/SP 2010) Considere as proposies simples: p: Maly usuria do Metr; e q: Maly gosta de dirigir automvel A negao da proposio composta p ~ q : a) Maly no usuria do Metr ou gosta de dirigir automvel b) Maly no usuria do Metr e no gosta de dirigir automvel c) No verdade que Maly no usuria do Metr e no gosta de dirigir automvel d) No verdade que, se Maly no usuria do Metr, ento ela gosta de dirigir automvel e) Se Maly no usuria do Metr, ento ela no gosta de dirigir automvel. RESOLUO:
Primeiramente, veja que ~q (negao de q) pode ser escrita como: Maly no gosta de dirigir automvel. Assim, a proposio p e no-q ( p ~ q ) : Maly usuria do Metr e Maly no gosta de dirigir automvel

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

21

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Quem diz essa frase, est afirmando que as duas informaes so verdadeiras, isto , que Maly usuria do Metr e, tambm, que Maly no gosta de dirigir automvel. Isto porque esta proposio composta uma conjuno (e), que s verdadeira quando ambos os lados so verdadeiros. Se quisssemos desmentir (ou negar) o autor da frase, bastaria mostrar que um dos lados no verdadeiro. Isto , bastaria provar que Maly no usuria do Metr, ou ento provar que Maly gosta de dirigir automvel. Portanto, a negao da frase acima : Maly no usuria do Metr ou Maly gosta de dirigir automvel (letra A) Resposta: A. De uma maneira mais rpida, bastaria voc lembrar que a negao de
p ~ q ~ p ~ (~ q ) , isto , ~ p q .

21. FGV - CODESP/SP - 2010) Em cada uma das cinco portas A, B, C, D e E, est
escrita uma sentena, conforme a seguir: Porta A: Eu sou a porta de sada Porta B: A porta de sada a C Porta C: A sentena escrita na porta A verdadeira Porta D: Se eu sou a porta de sada, ento a porta de sada no a porta E Porta E: Eu no sou a porta de sada Sabe-se que dessas cinco sentenas h uma nica verdadeira e que h somente uma porta de sada. A porta de sada a porta: a) D b) A c) B d) C e) E

RESOLUO:
Para resolver esse exerccio, vamos admitir que uma sentena seja verdadeira e as outras 4 sejam falsas. Mas, se elas forem falsas, as negaes delas sero verdadeiras. Vejamos ento como seria a negao de cada uma das sentenas:

Sentena

Negao

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

22

Porta A: Eu sou a porta de sada Porta B: A porta de sada a C Porta C: A sentena escrita na porta A verdadeira Porta D: Se eu sou a porta de sada, ento a porta de sada no a porta E Porta E: Eu no sou a porta de sada

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Eu no sou a porta de sada A porta de sada no a C A sentena escrita na porta A no verdadeira Eu sou a porta de sada e a porta de sada a porta E Eu sou a porta de sada

Repare na negao da sentena D. Essa negao nunca pode ser verdadeira, afinal ela diz que tanto a prpria porta D quanto a porta E so a sada. Temos certeza que essa frase falsa. Se ela falsa, ento a sentena D deve ser verdadeira: Se eu sou a porta de sada, ento a porta de sada no a porta E. Ora, j descobrimos que apenas a porta D tem uma sentena verdadeira, portanto a negao da sentena escrita em cada uma das outras portas tambm verdadeira. Veja que a negao da frase da porta E : Eu sou a porta de sada. Sendo essa frase verdadeira, nosso gabarito a letra E. Resposta: E

EQUIVALNCIA DE PROPOSIES

22. CESPE Polcia Federal 2009) As proposies Se o delegado no prender o chefe da quadrilha, ento a operao agarra no ser bem-sucedida e Se o delegado prender o chefe da quadrilha, ento a operao agarra ser bemsucedida so equivalentes. RESOLUO: Vamos trabalhar com as 2 proposies simples abaixo: p: o delegado no prender o chefe da quadrilha q: a operao no ser bem-sucedida A primeira afirmao nos diz p q. Sabemos que, se a condio acontecer (p for Verdadeira), obrigatoriamente o resultado deve acontecer (q deve ser Verdadeiro).

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

23

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Agora, se a condio no ocorrer (p for Falsa, ou seja, ~p for Verdadeira), nada podemos afirmar a respeito do resultado (q). Ele pode ser F ou V, e ainda assim a afirmao p q continua verdadeira. Ou seja, no podemos afirmar ~p q , nem afirmar ~p ~q. Note que a segunda frase do enunciado justamente uma das que no podemos afirmar: ~p ~q. Portanto, este item est errado. Resposta: E (errado) Obs.: note que poderamos afirmar que, caso o resultado no ocorresse (~q), a condio certamente no poderia ter ocorrido (~p), pois se ela tivesse ocorrido tornaria obrigatria a ocorrncia do resultado. Isto , poderamos afirmar que ~q ~p. por isso que dizemos que as proposies p q e ~q ~p so equivalentes.

23. UFF ANCINE 2008) Utilizando as propriedades das proposies e tambm as equivalncias lgicas, podemos dizer que, das proposies apresentadas abaixo, a nica que equivalente proposio Se corro bastante ento fico exausto, : a) No corro bastante ou fico exausto; b) Se no corro bastante, ento no fico exausto; c) Se no fico exausto, corro bastante; d) Se no corro bastante, fico exausto; e) Corro bastante e no fico exausto. RESOLUO: Temos uma proposio p q, onde: p: corro bastante q: fico exausto Sabemos que a proposio ~q ~p equivalente a esta. Ou seja, Se no fico exausto, ento no corro bastante. Entretanto, esta no uma das hipteses do enunciado. A proposio ~p ou q tambm equivalente p q (basta montar a tabelaverdade para confirmar). Ou seja: No corro bastante ou fico exausto. Resposta: A.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

24

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02

24. FCC TCE-MG 2007) So dadas as seguintes proposies: (1) Se Jaime trabalha no Tribunal de Contas, ento ele eficiente. (2) Se Jaime no trabalha no Tribunal de Contas, ento ele no eficiente. (3) No verdade que Jaime trabalha no Tribunal de Contas e no eficiente. (4) Jaime eficiente ou no trabalha no Tribunal de Contas. correto afirmar que so logicamente equivalentes apenas as proposies de nmeros: a) 2 e 4 b) 2 e 3 c) 2, 3 e 4 d) 1, 2 e 3 e) 1, 3 e 4 RESOLUO: Consideremos as seguintes proposies simples: p: Jaime trabalha no Tribunal de Contas. q: Jaime eficiente. Utilizando essas duas proposies simples, podemos reescrever as proposies compostas do enunciado da seguinte forma: (1) p q (2) ~p ~q (3) ~(p e ~q) (4) ~p ou q Duas proposies lgicas so equivalentes se possuem a mesma tabelaverdade, isto , se assumem o mesmo valor lgico (V ou F) quando p e q assumem os mesmos valores lgicos. Vamos escrever abaixo a tabela-verdade de cada uma das proposies dadas. (1) p q: p V V F F q V F V F p q V F V V

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

25

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 (2) ~p ~q p V V F F q V F V F ~p F F V V ~q F V F V ~p ~q V V F V

(3) ~(p e ~q) p V V F F q V F V F ~q F V F V p e ~q F V F F ~(p e ~q) V F V V

(4) ~p ou q p V V F F q V F V F ~p F F V V ~p ou q V F V V

Observe que a tabela-verdade das proposies 1, 3 e 4 so iguais (veja a coluna da direita de cada tabela). Portanto, essas proposies so equivalentes. Resposta: E.

25. FDC Cmara Petrpolis 2010) Dos enunciados abaixo, o que est de acordo com a sentena Se no chorou ento no mamou, ou uma sentena equivalente a esta, : a) o problema est mal formulado. b) Paulo e Vitor mamaram porque um deles no chorou; c) crianas choronas ficam gordas;

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

26

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 d) se Pedro no chorou ento ele mamou; e) se Vera mamou ento ela chorou. RESOLUO: Temos um condicional p q no enunciado, onde: p: No chorou q: No mamou Sabemos que uma sentena equivalente a esta : ~q ~p: Chorou ~q: Mamou Portanto, ~q ~p pode ser enunciada como Se mamou, ento chorou. ~p. Veja que:

Note que a letra E segue essa linha: Se Vera mamou ento ela chorou. Resposta: E

TAUTOLOGIA E CONTRADIO

26. CESPE Polcia Federal 2009) Independentemente dos valores lgicos atribudos s proposies A e B, a proposio [( A B ) (~ B )] (~ A) tem somente o valor lgico F. RESOLUO:
Uma proposio que Falsa em todos os casos chamada de contradio. Para descobrir se a proposio do enunciado uma contradio, devemos montar a sua tabela-verdade. Vamos novamente seguir os passos:

1. Escrever todas as possveis combinaes de valores lgicos (V ou F) para A e B:

Valor lgico de A
V V F F

Valor lgico de B
V F V F

2. Inserir mais 1 coluna, colocando os valores lgicos de A B (que s falso quando A V e B F):

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

27

Valor lgico de A V V F F

Valor lgico de B V F V F

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 Valor lgico de A B V F V V

3. Inserir mais 1 coluna, colocando os valores lgicos de ~ B (que o oposto do valor lgico de B): Valor lgico de A
V V F F

Valor lgico de B
V F V F

Valor lgico de A B
V F V V

Valor lgico de ~B
F V F V

4. Inserir mais 1 coluna, colocando os valores lgicos de [( A B ) (~ B )] , que uma conjuno (e), sendo verdadeira apenas quando ambos os membros so verdadeiros:

Valor lgico de A
V V F F

Valor lgico de B
V F V F

Valor lgico de A B
V F V V

Valor lgico de ~B
F V F V

Valor lgico de
[( A B ) (~ B )] F F F V

5. Inserir mais 1 coluna, colocando os valores lgicos de (oposto dos valores de A):

Valor lgico de A
V V

Valor lgico de B
V F

Valor lgico de
AB V F

Valor lgico de ~B

Valor lgico de
[( A B ) (~ B )]

Valor lgico de ~A

F V

F F

F F

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

28

F F

V F

V V

F V

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 F V V V

6. Inserir uma ltima coluna com os valores lgicos de [( A B ) (~ B )] (~ A) , que uma condicional, portanto s falsa quando o primeiro membro V e o segundo F:
Valor lgico de A Valor lgico de B Valor lgico de Valor lgico de ~B Valor lgico de Valor lgico de ~A Valor lgico de

[( A B ) (~ B )]

[( A B ) (~ B )] (~ A)

AB

V V F F

V F V F

V F V V

F V F V

F F F V

F F V V

V V V V

Observe que a expresso [( A B ) (~ B )] (~ A) possui valor Verdadeiro para qualquer valor lgico de A e de B. Portanto, no se trata de uma contradio, mas sim de uma tautologia.

Resposta: E (errado)

*************************** Pessoal, por hoje isso. At 2012, em nossa terceira aula! Uma excelente passagem de ano para todos ns! Abrao, Arthur Lima (arthurlima@estrategiaconcursos.com.br)

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

29

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02

2. LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS NA AULA


1. FCC SEFAZ/SP 2009) Uma empresa mantm a seguinte regra em relao a seus funcionrios: Se um funcionrio tem mais de 45 anos de idade, ento ele dever, todo ano, realizar pelo menos um exame mdico e tomar a vacina contra a gripe. Considerando que essa regra seja sempre cumprida, correto concluir que, necessariamente, se um funcionrio dessa empresa: a) anualmente realiza um exame mdico e toma a vacina contra a gripe, ento ele tem mais de 45 anos de idade. b) tem 40 anos de idade, ento ele no realiza exames mdicos anualmente ou no toma a vacina contra a gripe. c) no realizou nenhum exame mdico nos ltimos dois anos, ento ele no tem 50 ou mais anos de idade. d) tem entre 55 e 60 anos de idade, ento ele realiza um nico exame mdico por ano, alm de tomar a vacina contra a gripe. e) tomou a vacina contra a gripe ou realizou exames mdicos nos ltimos dois anos, ento ele tem pelo menos 47 anos de idade.

2. FCC SEFAZ/SP 2010) Considere as seguintes premissas: p: Estudar fundamental para crescer profissionalmente. q: O trabalho enobrece. A afirmao Se o trabalho no enobrece, ento estudar no fundamental para crescer profissionalmente , com certeza, FALSA quando: a) p falsa e q falsa. b) p verdadeira e q verdadeira. c) p falsa e q verdadeira. d) p verdadeira e q falsa. e) p falsa ou q falsa.

3. FCC TCE/SP 2009) Certo dia, cinco Agentes de um mesmo setor do Tribunal de Contas do Estado de So Paulo Amarilis, Benivaldo, Corifeu, Divino e Esmeralda foram convocados para uma reunio em que se discutiria a

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

30

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 implantao de um novo servio de telefonia. Aps a realizao dessa reunio, alguns funcionrios do setor fizeram os seguintes comentrios: Se Divino participou da reunio, ento Esmeralda tambm participou; Se Divino no participou da reunio, ento Corifeu participou; Se Benivaldo ou Corifeu participaram, ento Amarilis no participou; Esmeralda no participou da reunio. Considerando que as afirmaes contidas nos quatro comentrios eram verdadeiras, pode-se concluir com certeza que, alm de Esmeralda, no participaram de tal reunio a) Amarilis e Benivaldo. b) Amarilis e Divino. c) Benivaldo e Corifeu. d) Benivaldo e Divino. e) Corifeu e Divino.

4. FCC TCE/SP 2008) Argemiro, Bonifcio, Calixto, Dalila e Esmeralda so formados em Engenharia de Computao e sobre as datas de concluso de seus cursos foram feitas as seguintes afirmaes:

Se Argemiro concluiu seu curso aps Bonifcio ter concludo o dele, ento Dalila e Esmeralda concluram seus cursos no mesmo ano. Se Dalila e Esmeralda concluram seus cursos no mesmo ano, ento Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele. Se Calixto concluiu seu curso antes de Bonifcio ter concludo o dele, ento Argemiro concluiu o seu antes de Dalila ter concludo o dela.

Considerando que as trs afirmaes so verdadeiras e sabendo que Argemiro NO concluiu seu curso antes de Dalila ter concludo o dela, ento verdade que Argemiro concluiu seu curso:

a) antes que Bonifcio conclusse o dele, alm de Dalila e Esmeralda terem concludo os seus em anos distintos. b) aps Bonifcio ter concludo o dele, alm de Dalila e Esmeralda terem concludo os seus no mesmo ano.
Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

31

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 c) no mesmo ano em que Calixto concluiu o seu e antes que Bonifcio conclusse o dele. d) aps Bonifcio ter concludo o dele e Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele. e) antes que Dalila conclusse o dela e Calixto concluiu o seu antes que Bonifcio conclusse o dele.

5. CESPE Polcia Federal 2009) Considere as proposies A, B e C a seguir. A: Se Jane policial federal ou procuradora de justia, ento Jane foi aprovada em concurso pblico. B: Jane foi aprovada em concurso pblico. C: Jane policial federal ou procuradora de justia. Nesse caso, se A e B forem V, ento C tambm ser V.

6. FCC BACEN 2006) Um argumento composto pelas seguintes premissas: Se as metas de inflao no so reais, ento a crise econmica no demorar a ser superada. Se as metas de inflao so reais, ento os supervits primrios no sero fantasiosos. Os supervits sero fantasiosos. Para que o argumento seja vlido, a concluso deve ser: a) A crise econmica no demorar a ser superada. b) As metas de inflao so irreais ou os supervits so fantasiosos. c) As metas de inflao so irreais e os supervits so fantasiosos. d) Os supervits econmicos sero fantasiosos. e) As metas de inflao no so irreais e a crise econmica no demorar a ser superada.

7. UFF ANCINE 2008)

Namoro ou estudo. Passeio e no estudo. Acampo ou

no estudo. Ocorre que no acampo. Logo: a) Estudo e passeio b) No passeio e namoro c) No acampo e no passeio

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

32

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 d) Passeio e namoro e) Estudo e no passeio

8. ESAF ANEEL 2004) Surfo ou estudo. Fumo ou no surfo. Velejo ou no estudo. Ora, no velejo. Assim, a) estudo e fumo. b) no fumo e surfo. c) no velejo e no fumo. d) estudo e no fumo. e) fumo e surfo.

9. ESAF ANEEL 2004) Se no leio, no compreendo. Se jogo, no leio. Se no desisto, compreendo. Se feriado, no desisto. Ento, a) se jogo, no feriado. b) se no jogo, feriado. c) se feriado, no leio. d) se no feriado, leio. e) se feriado, jogo.

10. FCC TRT/8 2010) Se Ana diz a verdade, Beto tambm fala a verdade, caso contrrio Beto pode dizer a verdade ou mentir. Se Clo mentir, David dir a verdade, caso contrrio ele mentir. Beto e Clo dizem ambos a verdade, ou ambos mentem. Ana, Beto, Clo e David responderam, nessa ordem, se h ou no um cachorro em uma sala. Se h um cachorro nessa sala, uma possibilidade de resposta de Ana, Beto, Cleo e David, nessa ordem, : (adote S: h cachorro na sala N: no h cachorro na sala) a) N, N, S, N b) N, S, N, N c) S, N, S, N d) S, S, S, N

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

33

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 e) N, N, S, S

11. FCC TRT/8 2010) Se Alceu tira frias, ento Brenda fica trabalhando. Se Brenda fica trabalhando, ento Clvis chega mais tarde ao trabalho. Se Clvis chega mais tarde ao trabalho, ento Dalva falta ao trabalho. Sabendo-se que Dalva no faltou ao trabalho, correto concluir que: a) Alceu no tira frias e Clvis chega mais tarde ao trabalho b) Brenda no fica trabalhando e Clvis chega mais tarde ao trabalho c) Clvis no chega mais tarde ao trabalho e Alceu no tira frias d) Brenda fica trabalhando e Clvis chega mais tarde ao trabalho e) Alceu tira frias e Brenda fica trabalhando.

12. FCC TCE-MG 2007) Certo dia, durante o expediente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, trs funcionrios Antero, Boris e Carmo executaram as tarefas de arquivar um lote de processos, protocolar um lote de documentos e prestar atendimento ao pblico, no necessariamente nesta ordem. Considere que: cada um deles executou somente uma das tarefas mencionadas; todos os processos do lote, todos os documentos do lote e todas as pessoas atendidas eram procedentes de apenas uma das cidades: Belo Horizonte, Uberaba e Uberlndia, no respectivamente; Antero arquivou os processos; os documentos protocolados eram procedentes de Belo Horizonte; a tarefa executada por Carmo era procedente de Uberlndia. Nessas condies, correto afirmar que: a) Carmo protocolou documentos. b) a tarefa executada por Boris era procedente de Belo Horizonte. c) Boris atendeu s pessoas procedentes de Uberaba. d) as pessoas atendidas por Antero no eram procedentes de Uberaba. e) os processos arquivados por Antero eram procedentes de Uberlndia

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

34

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 13. FCC BACEN 2006) Aldo, Ben e Caio receberam uma proposta para executar um projeto. A seguir so registradas as declaraes dadas pelos trs, aps a concluso do projeto: - Aldo: No e verdade que Ben e Caio executaram o projeto. - Ben: Se Aldo no executou o projeto, ento Caio o executou. - Caio: Eu no executei o projeto, mas Aldo ou Ben o executaram. Se somente a afirmao de Ben falsa, ento o projeto foi executado APENAS por: a) Aldo b) Ben c) Caio d) Aldo e Ben e) Aldo e Caio

14. FCC TJ/PE 2007) Aquele policial cometeu homicdio. Mas centenas de outros policiais cometeram homicdios, se aquele policial cometeu. Logo, a) centenas de outros policiais no cometeram homicdios. b) aquele policial no cometeu homicdio. c) aquele policial cometeu homicdio. d) nenhum policial cometeu homicdio. e) centenas de outros policiais cometeram homicdios.

15. FDC MAPA 2010 Adaptada) Todas as proposies abaixo envolvem implicaes lgicas. A nica que representa uma proposio FALSA : a) (42 1 = 15) b) (52 + 1 = 26) c) (70 1 = 0) d) (52 + 1 = 11) e) (2 + 3 . 5 = 17) (50 + 1 = 6) 24; (2 + 3 . 5 = 25); (110= 10); (2 + 3 . 5 = 25); (12 + 1 = 3).

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

35

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 16. CESPE TSE 2006) Assinale a opo que apresenta um argumento vlido: a) Quando chove, as rvores ficam verdinhas. As rvores esto verdinhas, logo choveu. b) Se estudo, obtenho boas notas. Se me alimento bem, me sinto disposto. Ontem estudei e no me senti disposto, logo obterei boas notas mas no me alimentei bem. c) Se ontem choveu e estamos em junho, ento hoje far frio. Ontem choveu e hoje fez frio. Logo estamos em junho. d) Choveu ontem ou segunda-feira feriado. Como no choveu ontem, logo segunda-feira no ser feriado.

17. FCC - SAEB - 2004) Leia o seguinte texto e em seguida assinale a alternativa que contenha afirmao que, se verdadeira, revela a falcia no argumento utilizado pela empresa. A Delegacia do Trabalho de Pindorama notificou a empresa X em face dos altos nveis de rudos gerados por suas operaes fabris, causadores de inmeras queixas por parte de empregados da empresa. A gerncia da empresa respondeu notificao, observando que as reclamaes haviam sido feitas por funcionrios novos, e que funcionrios mais experientes no acham excessivo o nvel de rudo na fbrica. Baseada nesta constatao, a gerncia concluiu que o rudo na fbrica no era problema real, no adotando nenhuma medida para a sua reduo. (A) Como a empresa localizada em um parque industrial, residncias no esto localizadas prximas o suficiente a ponto de serem afetadas pelo rudo. (B) O nvel de rudo na fbrica varia com a intensidade de atividade, atingindo seu mximo quando o maior nmero de empregados estiver trabalhando

simultaneamente. (C)) Funcionrios mais experientes no sentem desconforto devido significativa perda auditiva resultante do excesso de rudo da fbrica. (D) A distribuio de protetores auriculares a todos os funcionrios no aumentaria de maneira significativa os custos operacionais da empresa. (E) A Delegacia do Trabalho de Pindorama no possui suficiente autoridade a ponto de exigir o cumprimento de uma recomendao acerca de procedimentos de segurana no trabalho.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

36

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 18. FGV - CODESP/SP - 2010) A negao da sentena Se tenho dinheiro, ento sou feliz : a) Se no tenho dinheiro, ento no sou feliz b) Se no sou feliz, ento no tenho dinheiro c) No tenho dinheiro e sou feliz d) No tenho dinheiro ou sou feliz e) Tenho dinheiro, e no sou feliz

19. CESPE Polcia Federal 2009) Se A for a proposio Todos os policiais so honestos, ento a proposio A estar enunciada corretamente por Nenhum policial honesto.

20. FCC METR/SP 2010) Considere as proposies simples: p: Maly usuria do Metr; e q: Maly gosta de dirigir automvel A negao da proposio composta p ~ q : a) Maly no usuria do Metr ou gosta de dirigir automvel b) Maly no usuria do Metr e no gosta de dirigir automvel c) No verdade que Maly no usuria do Metr e no gosta de dirigir automvel d) No verdade que, se Maly no usuria do Metr, ento ela gosta de dirigir automvel e) Se Maly no usuria do Metr, ento ela no gosta de dirigir automvel.

21. FGV - CODESP/SP - 2010) Em cada uma das cinco portas A, B, C, D e E, est
escrita uma sentena, conforme a seguir: Porta A: Eu sou a porta de sada Porta B: A porta de sada a C Porta C: A sentena escrita na porta A verdadeira Porta D: Se eu sou a porta de sada, ento a porta de sada no a porta E Porta E: Eu no sou a porta de sada Sabe-se que dessas cinco sentenas h uma nica verdadeira e que h somente uma porta de sada. A porta de sada a porta: a) D

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

37

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 b) A c) B d) C e) E

22. CESPE Polcia Federal 2009) As proposies Se o delegado no prender o chefe da quadrilha, ento a operao agarra no ser bem-sucedida e Se o delegado prender o chefe da quadrilha, ento a operao agarra ser bemsucedida so equivalentes.

23. UFF ANCINE 2008) Utilizando as propriedades das proposies e tambm as equivalncias lgicas, podemos dizer que, das proposies apresentadas abaixo, a nica que equivalente proposio Se corro bastante ento fico exausto, : a) No corro bastante ou fico exausto; b) Se no corro bastante, ento no fico exausto; c) Se no fico exausto, corro bastante; d) Se no corro bastante, fico exausto; e) Corro bastante e no fico exausto.

24. FCC TCE-MG 2007) So dadas as seguintes proposies: (1) Se Jaime trabalha no Tribunal de Contas, ento ele eficiente. (2) Se Jaime no trabalha no Tribunal de Contas, ento ele no eficiente. (3) No verdade que Jaime trabalha no Tribunal de Contas e no eficiente. (4) Jaime eficiente ou no trabalha no Tribunal de Contas. correto afirmar que so logicamente equivalentes apenas as proposies de nmeros: a) 2 e 4 b) 2 e 3 c) 2, 3 e 4 d) 1, 2 e 3 e) 1, 3 e 4

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

38

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02 25. FDC Cmara Petrpolis 2010) Dos enunciados abaixo, o que est de acordo com a sentena Se no chorou ento no mamou, ou uma sentena equivalente a esta, : a) o problema est mal formulado. b) Paulo e Vitor mamaram porque um deles no chorou; c) crianas choronas ficam gordas; d) se Pedro no chorou ento ele mamou; e) se Vera mamou ento ela chorou.

26. CESPE Polcia Federal 2009) Independentemente dos valores lgicos atribudos s proposies A e B, a proposio [( A B ) (~ B )] (~ A) tem somente o valor lgico F.

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

39

RACIOCNIO LGICO P/ TCE-SP TEORIA E EXERCCIOS COMENTADOS Prof. Arthur Lima Aula 02

3. GABARITO
01 C 08 E 15 E 22 E 02 D 09 A 16 B 23 A 03 B 10 D 17 C 24 E 04 A 11 B 18 E 25 E 05 E 12 C 19 E 26 E 06 A 13 B 20 A 07 D 14 E 21 E

Prof. Arthur Lima

www.estrategiaconcursos.com.br

40

You might also like