You are on page 1of 73

Modelagem Numrica de Sistemas Ambientais

Prof. Ricardo Rodrigues

Introduo
O estudo de modelagem de sistemas ambientais importante para os engenheiros compreender os fenmenos ambientais.
Eles podem, por exemplo, estar interessado em aprender como se comportam os vrios tipos de acontecimentos na atmosfera e no oceano. Na Modelagem Matemtica de Sistemas Ambientais, como o estudo de qualquer outro ramo da cincia, precisa de anlises fsicas, estatsticas, matemticas, entre outras.

Abordagem analtica ajudar a encontrar solues para certos problemas idealizados e/ou simplificado, e na compreenso dos fenmenos aparentemente diferentes.

Introduo

Vale salientar que, simplificaes drsticas sero necessrias em decorrncia da complexidade dos fenmenos reais. Um bom entendimento das tcnicas matemticas e computacionais so definitivamente teis.

Introduo

Ento...

Esta disciplina apenas uma introduo Modelagem Matemtica de Sistemas Ambientais e destinada a engenheiros.
Embora a nfase est na compreenso dos conceitos elementares envolvidos e sua aplicao nos campos de engenharia.

Introduo
Assim sendo, bom mencionar que... O(A) ALUNO(A) no vai obter uma satisfao completa, mesmo depois de ter cursado a disciplina.
Porm mais provvel que ELE ou ELA tenha mais perguntas sobre a natureza da modelagem do que antes de estudar o tema.

No entanto, o propsito da disciplina ... Tentar deixar o(a) ALUNO(A) curioso(a) e interessado(a) em Modelagem Matemtica de Sistemas Ambientais.

Captulo 01 Sistemas e Modelos

AS ABORDAGENS HOLSTICAS E REDUCIONISTAS

As Abordagens Holsticas e Reducionistas


Os procedimentos metodolgicos utilizados na anlise dos sistemas ambientais esto relacionados com a natureza do objeto de estudo e com a viso-de-mundo adotada pelo cientista.
Ao lado da estrutura conceitual necessrio que haja disponibilidade da instrumentao tecnolgica para a coleta de informaes e efetiva ao analtica. O desenvolvimento tecnolgico possibilita a produo de novos equipamentos mais capazes e adequados s pesquisas cientficas, favorecendo:

a obteno de dados; a compreenso; o diagnstico; o manejo dos sistemas de organizao complexa.

As Abordagens Holsticas e Reducionistas


O embasamento tecnolgico disponveis permite o desenvolvimento de pesquisas mais acuradas nos campos da , Engenharia, Ecologia, Meteorologia, Oceanografia, Hidrologia, Geomorfologia, etc., a respeito da estrutura, dinmica e evoluo dos sistemas ambientais.

As perspectivas envolvendo a anlise ambiental englobam estudos considerando a complexidade do sistema e o estudo das suas partes componentes. Assim...

Uma abordagem holstica sistmica necessria para compreender como as entidades ambientais fsicas se estruturam e funcionam como diferentes unidades complexas em si mesmas e na hierarquia de aninhamento.

As Abordagens Holsticas e Reducionistas


Simultnea e interativamente h necessidade de focalizar os subconjuntos e parte componentes em cada uma delas, a fim de conhecer seus aspectos e relaes entre eles.

A abordagem reducionista tambm se enquadra como bsica na pesquisa dos sistemas ambientais, sem contraposio com a holstica. A exposio encontra-se direcionada para focalizar:

as concepes de mundo; as noes de unidade, totalidade e complexidade e os aspectos das abordagens holstica e reducionista.

Captulo 01 Sistemas e Modelos

AS CONCEPES DE MUNDO

As Concepes de Mundo
A significncia e a valorizao a respeito do meio ambiente esto relacionados com a viso-de-mundo imperante em cada civilizao, apresentando inclusive nuanas em seus segmentos socioeconmicos. A formao dessa estrutura conceitual realiza-se de modo difuso ou sistematizado, envolvendo os conhecimentos do senso comum, o religioso, o filosfico e o cientfico.

A viso-de-mundo prevalecente sobre a natureza comanda as explicaes sobre as caractersticas, funcionamento, utilizao e percepo dos riscos provenientes dos eventos ambientais.
Essa viso-de-mundo, tambm comanda as escalas de valorizao, as decises e as atitudes das pessoas e grupos sociais.

As Concepes de Mundo
Ela (a viso-de-mundo) encontra-se relacionada com o conhecimento religioso, assinalando que a natureza foi criada pelos desgnios de Deus, sendo obra pura e perfeita. Assim...

Pondera-se que o homem constitui o elo final e que a natureza toda encontra-se sua disponibilidade, bastando simplesmente utiliz-la e usufruir os benefcios.

Os acidentes ambientais e as catstrofes provocadas pelos fenmenos climticos, por exemplo, seriam castigos enviados pelo Ser divino para punir as aes humanas.
Essas explicaes so inerentes perspectiva teolgica.

As Concepes de Mundo
O naturalista Alexandre von Humboldt, argumentou longamente que a distribuio dos seres vivos na superfcie terrestre era explicada pela ao climtica e no sendo obra da vontade divina.

Essa proposta de substituio causativa criou ambiente predisponvel na mentalidade ento reinante para a aceitao das teses evolucionistas desenvolvidas por Charles Darwin.
Esses dois acontecimentos intelectuais contriburam para que a ao divina fosse descartada nos enunciados de explicao.

As Concepes de Mundo
A viso mecanicista do mundo considera que a organizao composta por peas elementares e separadas, mas que se integram em funcionamento similar ao das mquinas, como se fosse um relgio. O trao fundamental dessa orientao o estabelecimento de uma noo de natureza composta por fenmenos sobrepostos em uma cadeia de ligaes necessrias. A maneira de compreender o mundo deve se processar distinguindo pea por pea, analisando parte por parte, e reconstruindo ento as relaes entre essas partes. Essa concepo tem suas origens explicitas no pensamento de Ren Descartes.

As Concepes de Mundo
Uma terceira proposio interpretativa considera o mundo como sendo formado por sistemas que funcionam de modo similar aos organismos (viso organicista).

O trao fundamental dessa orientao que cada sistema orgnico possui diversos elementos componentes, com suas caractersticas e funes. Todavia...

O conjunto no apenas o resultado da somatria dessas partes, mas surge como sendo algo individualizado e distinto, com propriedades e caractersticas que s o todo possui.

Assim...

A viso organicista a proposio mais antiga formulada como alternativa para a mecanicista.

As Concepes de Mundo
Aplicando a concepo organicista no mbito da superfcie terrestre, cada unidade regional chega a atingir um estado de equilbrio conforme as condies reinantes e funciona de maneira integrada com as demais para compor a individualizao e a funcionalidade geral no planeta Terra. Afetado por determinados eventos de alta magnitude, que rompem o estado de equilbrio predominante, o sistema regional ou local age de modo a absorver o impacto e reajustar seu estado de equilbrio. Caso os eventos e impactos possam ser absorvidos, pois embora afetando os fluxos de energia e matria no chegam a ultrapassar os limiares de resilincia, o sistema recompe-se em sua estabilidade. Nessa perspectiva, deve-se compreender as caractersticas e funcionamento dos sistemas do meio ambiente e evitar introduzir aes que provoquem rupturas no equilbrio, ocasionando os impactos ambientais que ultrapassem a estabilidade existente.

As Concepes de Mundo
A insero de novas perspectivas relacionadas com a abordagem em sistemas promoveu revitalizao das concepes organicistas bsicas, embora sob outros contextos conceituais e analticos, repercutindo nas maneiras de focalizar as questes ambientais. Se a perspectiva sistmica com fundamentao biolgica considerada como ligada modernidade, j as perspectivas sistmicas ligadas incerteza e ao comportamento catico so consideradas como pertencentes ps-modernidade, por exemplo a Qumica e a Fsica (GARE, 1995).

Captulo 01 Sistemas e Modelos

NOES DE UNIDADE, TOTALIDADE E COMPLEXIDADE

Noes de unidade, totalidade e complexidade


Unidade

Representa a unidade do que um, nico, s ou sem pares, sendo que tudo pode ser considerado individualmente. A unidade constitui o componente indivduo, mas no significa que seja simples.

A harmonia de conjunto estabelece-se como norma de caracterizao, podendo inclusive ser composto por agrupamento de seres individuais, considerados pelas relaes mtuas que existem entre si, por seus caracteres comuns, por sua mtua dependncia.
As unidades de rea ou os lugares so entidades individualizadas, nicas, em sua ocorrncia.

Noes de unidade, totalidade e complexidade


Totalidade

Entidades constitudas por um conjunto de partes, cuja integrao resulta numa composio diferente e especfica, independente da somatria dos elementos componentes.

O todo assume uma estrutura e funcionalidade diferenciada dos seus subcomponentes.


Em novo nvel hierrquico, cada componente do todo possui caractersticas especficas, podendo ser considerado como unidade, sendo tambm analisada como uma totalidade.

A noo sempre envolve o contexto do todo, em seu nvel hierrquico e na categoria classificatria, constituindo-se em uma entidade unitria, individualizada.

Noes de unidade, totalidade e complexidade


Complexidade

Os sistemas complexos apresentam diversidades de elementos, encadeamentos, interaes, fluxos e retroalimentao compondo uma entidade organizada.

O desenvolvimento de pesquisas procurando estudar inmeros problemas ligados aos sistemas complexos em Fsica, Biologia, etc. A razo fundamental que possibilitou o desenvolvimento desses estudos foi a crescente habilidade da informtica e dos programas computacionais, que aumentou a velocidade de processamento e a capacidade de manejar grandes quantidades de informao.
Esse avano possibilitou que se comeasse a pensar que a complexidade, em si mesma, possui suas prprias leis, que podem ser simples e coerentes.

Noes de unidade, totalidade e complexidade


Complexidade

Um sistema complexo pode ser definido como sendo composto por grande quantidade de componentes interatuantes, capazes de intercambiar informaes com seu entorno condicionante e capazes, tambm, de adaptar sua estrutura interna como sendo consequncia ligadas a tais interaes.

A complexidade vem sendo considerada como uma importante revoluo na cincia, reformulando e ultrapassando a concepo mecanicista e linear dos sistemas.
As bases dessa nova concepo que a maior parte da natureza no-linear, comportando-se como sistemas dinmicos e caticos.

Noes de unidade, totalidade e complexidade


Complexidade

Na teoria dos sistemas dinmicos, a complexidade significa no apenas a no-linearidade, mas tambm uma diversidade elevada de elementos com muitos graus de liberdade.
A cincia da complexidade tem a ver com a estrutura e a ordem, procurando regras bsicas e os princpios comuns que fundamentam todos os sistemas e no apenas os detalhes de uma determinada categoria, a exemplo dos ecossistemas.

Noes de unidade, totalidade e complexidade


Complexidade

Os sistemas ambientais possuem diversas caractersticas comuns:


apresentam diversos elementos constituintes; possuem uma desordem estrutural intrnseca; Caractersticas assincrnicas; Aleatrias interaes resultantes do comportamento catico dos processos.

Embora o padro referencial possa ser o do timo global (mnima energia), torna-se intil esperar que os sistemas cheguem a atingi-lo.

Noes de unidade, totalidade e complexidade


Complexidade

Ao nvel macroscpico...
Os sistemas ambientais apresentam diversidade em suas formas e estabilidades:

Se de um lado pode se observar a presena de mltiplos estados fundamentais (equilbrio).

Por outro lado, resulta ser robusta e estvel frente as mudanas na ordem interna do sistema.

Noes de unidade, totalidade e complexidade


Complexidade

A dinmica encontra-se afetada pela estrutura interna, enquanto a adaptao e reao aos timos locais ou globais esto governadas por diversos condicionantes temporais.

No caso de sistemas abertos, a dinmica desenvolve-se em espectro de configuraes possveis, que no esto caracterizadas por escalas temporais e espaciais precisas. Esta propriedade denominada de criticalidade autoorganizada, e a dinmica dos sistemas que a desencadeia funciona nas fronteiras do caos.

Noes de unidade, totalidade e complexidade


Complexidade

H reconhecimento consensual sobre a existncia de sistemas complexos:


na evoluo da matria (sistemas fsicos) na evoluo dos seres vivos (sistemas biolgicos) na evoluo da sociedade (sistemas sociais) na economia (sistemas econmicos).

H, tambm, a existncia de sistemas complexos expressos pelas organizaes espaciais (sistemas geogrficos), nos quais a espacialidade na superfcie terrestre torna-se caracterstica inerente e fundamental.

Noes de unidade, totalidade e complexidade


Complexidade

Em decorrncia, os seus subconjuntos tambm so sistemas complexos, tais como:


Sistemas ambientais fsicos (geossistemas) Sistemas scio-econmicos Ecossistemas Agrossistemas Sistemas urbanos Sistemas hidrolgicos Sistemas geomorfolgicos, etc.

Captulo 01 Sistemas e Modelos

HOLISMO E REDUCIONISMO

HOLISMO E REDUCIONISMO
A compreenso dos fenmenos ambientais que percebemos tem sido organizada atravs de dois principais tipos de procedimentos, denominados:

Abordagem analtica Abordagem holstica

HOLISMO E REDUCIONISMO
A abordagem analtica encontra-se mais desenvolvida nas atividades cientficas, necessrias anlise e interpretao.

Essa reduo encontra sua contrapartida na sntese e na generalizao.

A cincia tem por objetivo:

explicar, generalizar e determinar as causas, de modo que as hipteses sejam formuladas e verificadas atravs de comparaes e experimentos, e as teorias incluem enunciados expressando leis da natureza.

Nessa abordagem, o procedimento metodolgico desenvolve-se focalizando o problema em seu nvel inferior na hierarquia da complexidade.

HOLISMO E REDUCIONISMO
No conhecimento geogrfico, por exemplo, j se considerou como ideal catalogar separadamente todos os fatos e distribuio das atividades humanas em determinado lugar.

Nessa perspectiva, a Geografia encontra-se caracterizada pela desagregao em inmeros elementos componentes. Essa abordagem geral denominada de reducionismo, definida mais formalmente como conceitos ou enunciados redefinidos em termos que so mais elementares ou bsicos.

HOLISMO E REDUCIONISMO
A outra abordagem considera que a anlise do fenmeno deve ser realizada em seu prprio nvel hierrquico, e no em funo do conhecimento adquirido nos componentes de nvel inferior.

Isso significa que ela procura compreender o conjunto mais do que as suas partes e sugere que o todo maior que a somatria das propriedades e relaes de suas partes, pois h o surgimento de novas propriedades que no emergem do conhecimento das suas partes constituintes.
Dessa maneira, leva a considerar as condies de emergncia das novas qualidade, que geralmente devem estar relacionadas com o arranjo dos elementos, com a estrutura do sistema. Essa abordagem denominada de holstica, definida como a concepo de que o todo possui propriedades que no podem ser explicadas em termos de seus constituintes individuais.

HOLISMO E REDUCIONISMO
Ento... Considera-se que na natureza h uma tendncia para produzir conjuntos a partir de grupamento ordenado de estruturas unitrias. Essa tendncia funcional de organizao pode ser reconhecido em vrias categorias de conjuntos, levando doutrina de que o funcionamento global (do todo) afeta as suas partes componentes, sendo contrria anlise isolada pois as partes no poderiam ser estudas e compreendidas individualmente. O holismo tambm leva formulao de que a Cincia se constitui em um sistema integrado, complexo, e no como coleo de disciplinas e setores disparatados.

HOLISMO E REDUCIONISMO
Torna-se inadequado entender que haja oposio entre as perspectivas reducionistas e holsticas. Elas complementam-se e se tornam necessrias aos procedimentos de anlise em todos as disciplinas cientficas. O fundamental sempre estar ciente da totalidade do sistema abrangente, da complexidade que o caracteriza e da sua estrutura hierrquica.

A abordagem reducionista vai focalizando elementos componentes em cada nvel hierrquico do sistema, mas em cada hierarquia tambm se pode individualizar as entidades e compreend-las em sua totalidade.
Sob uma concepo reformulada, substitui a antiga concepo de analisar parte por parte e, depois, realizar a sntese.

HOLISMO E REDUCIONISMO
O desenvolvimento da aplicabilidade dos sistemas dinmicos e comportamento catico em Geocincias crescente, interagindo com o uso da abordagem analtica fractal e multifractal para o estudo das estruturas e expressividade geomtrica.

Captulo 01 Sistemas e Modelos

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS O vocbulo sistema, representado conjunto organizado de elementos e de interaes entre elementos, possui uso antigo e difuso no conhecimento cientfico (p. ex. sistema solar). A preocupao em se realizar abordagem sistmica conceitual e analtica rigorosa surgiu explicitamente na dcada de 1930.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Em 1971, Chorley e Kennedy, salientaram o aspecto conectivo do conjunto, formando uma unidade, escrevendo que:

um sistema um conjunto estruturado de objetos e/ou atributos. E que esses sistemas consistem de componentes ou variveis que exibem relaes discernveis um com os outros e operam conjuntamente como um complexo, de acordo com determinado padro.

J em 1985, Haigh assinalou que:

um sistema a totalidade que criada pela integrao de um conjunto estruturado de partes componentes, cujas interrelaes estruturais e funcionais criam uma inteireza que no se encontra implicada por aquelas partes componentes quando desagregadas.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Quando se conceituam os fenmenos como sistemas, uma das principais atribuies e dificuldades est em identificar os elementos, seus atributos e suas relaes, a fim de delinear com clareza a extenso abrangida pelo sistema em foco. Os sistemas envolvidos na anlise ambiental funcionam dentro de um ambiente, fazendo parte de um conjunto maior, o qual denominado de universo, que compreende o conjunto de todos os fenmenos e eventos:

Isto... atravs de suas mudanas e dinamismo, apresentam influencias condicionadoras no sistema focalizado; e tambm de todos os fenmenos e eventos que sofrem alteraes e mudanas por causa do comportamento do referido sistema particular.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


A fim de estabelecer uma ordem classificatria de universo, pode-se considerar que:

Os primeiros so os:
sistemas antecedentes ou controlantes;

Os segundos so os:
sistemas subsequentes ou controlados.

Entretanto, no se deve pensar que exista apenas um encadeamento linear, sequencial, entre os sistemas antecedentes e os subsequentes. Pois ...

Atravs do mecanismo de retroalimentao (feedback) que os sistemas subsequentes podem voltar a exercer influncias sobre os antecedentes, numa perfeita interao entre todo o universo.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Com o objetivo de diminuir a subjetividade envolvida na deciso, Campbell (1958), props algumas normas que devem ser consideradas pelo observador:

proximidade espacial das suas unidades; similaridade de suas unidades; objetivo comum das unidades; padronagem distinta ou reconhecvel de suas unidades.

Individualmente, qualquer uma dessas regras podem ser desobedecida sem acarretar prejuzos para o discernimento do sistema.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Assim... Nos sistemas ambientais fsicos:

a contiguidade observada com maior frequncia.

J nos sistemas industriais:

os elementos no apresentam contiguidade especial.

Logo...

O entrosamento desses critrios permite estabelecer que a organizao e a funcionalidade so as normas bsicas para caracteriz-lo.

Portanto...

As relaes interligando as vrias unidades, tendo em vista a transformao do input recebido, representam o elo de significncia do sistema.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS Assim sendo...

Os sistemas pode ser classificados conforme critrios variados para:


a anlise ambiental; o critrio funcional e; a composio interativa.

Sendo estes os mais importantes.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Agora...

Levando em considerao o critrio funcional, pode-se distinguir os seguintes tipos de sistemas:


Sistema isolado

aqueles que, dadas as condies iniciais, no sofrem mais nenhuma perda nem recebem energia ou matria do ambiente que os circundam.

Sistemas no-isolados

mantm relaes com os demais sistemas do universo no qual funcionam. estes ainda podem ser subdivididos em: Fechados - quando h permuta de energia, mas no de matria.

Abertos quando ocorrem constantes trocas de energia e matria, tanto recebendo como perdendo.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Levando em considerao o critrio para a complexidade da composio integrativa Chorley e Kennedy (1971) propem uma classificao estrutural de onze tipos de sistemas. Porm... Os mais relevantes para o campo de ao da anlise ambiental pode-se distinguir quatro tipos de sistemas:

Sistema morfolgicos; Sistemas em sequncia ou encadeantes; Sistemas de processos-respostas; Sistemas controlados.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Sistema morfolgicos

so compostos apenas pela associao das propriedades fsicas dos sistemas e de seus elementos componentes, ligados com os aspectos geomtricos e de composio, constituindo os sistemas menos complexos das estruturas naturais. Correspondem s formas, sobre as quais se podem escolher diversas variveis a serem medidas.

A coeso e a direo da conexidade entre tais variveis so reveladas pela anlise de correlao.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Sistema morfolgicos

Este tipo de sistema podem ser:


Isolados Fechados Abertos.

Os dois ltimos tipos de sistemas so os de maior interesse para o pesquisador ambiental. Pois, muitas de suas propriedades podem ser consideradas como respostas ou ajustamentos ao fluxo de energia ou matria atravs do sistema em sequncia aos quais esto ligados.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Sistemas em sequncia

So compostos por cadeias de subsistemas, possuindo tanto grandeza como localizao espacial, que so dinamicamente relacionado por uma cascata de matria e energia. O posicionamento dos subsistemas contguo e nesta sequncia a sada (output) de matria e energia de um subsistema torna-se a entrada (input) para o subsistema de localizao adjacente.

Nos sistemas em sequncia a relevncia da anlise incide na caracterizao dos fluxos de matria e energia e nas transformaes ocorridas em cada subsistema.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS Sistemas em sequncia

Assim...
Dentro de cada subsistema deve haver um regulador que trabalhe a fim de repartir o input recebido de matria ou energia em dois caminhos:

Armazenando-o; Fazendo-o atravessar o subsistema e tornando-o um output do referido subsistema.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Sistemas em sequncia

No estudo desse tipo de sistema, a focalizao analtica principal est em verificar as relaes entre a entrada e a sada. Conforme o grau de detalhamento que se deseja obter, trs maneiras distintas podem ser aplicadas:
Caixa Branca Caixa Cinza Caixa preta

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


CAIXA PRETA

Input Output

O sistema em seu todo tratado como unidade, sem qualquer considerao a propsito de sua organizao e funcionamento interno.

A ateno dirige-se somente para o carter do output resultante de inputs identificados.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


CAIXA CINZA
Armazenamento
Input 02

01
Output

Envolve conhecimento parcial do funcionamento do sistema, quando o interesse se centraliza apenas em nmero limitado de subsistemas, no se considerando suas operaes internas.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


CAIXA BRANCA
Subsistema 01 Subsistema N

Input

Output

A tentativa feita no sentido de identificar e analisar as estocagens, fluxos e outros processos no sistema. Ento... Afim de obter conhecimento detalhado e claro de como a organizao interna do sistema funciona a fim de transformar um input em output.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Sistemas de processos-respostas

So formados pela combinao de sistemas morfolgicos e sistemas em sequncia.

Sabemos que:
Os sistemas em sequncia indicam o processo; Os sistemas morfolgicos representam a forma.

Nos sistemas de processo-resposta, a nfase maior est focalizada para identificar as relaes entre o processo e as formas que dele resulta, caracterizando a globalizao do sistema.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Sistemas de processos-respostas

Portanto...
Pode-se definir e estabelecer um equilbrio entre o processo e a forma.

De modo que:
Qualquer alterao no sistema em sequncia (processo) ser refletida por alterao na estrutura do sistema morfolgico (forma).

Por outro lado...


As alteraes ocorridas nas formas podem alterar a maneira pela qual o processo se realiza, produzindo modificaes na qualidade dos inputs fornecidos ao sistema morfolgico.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Sistemas controlados

So aqueles que apresentam a atuao do homem sobre os sistemas de processos-respostas. A complexidade aumentada pela interveno humana. Ao se examinar a estrutura dos sistemas processo-resposta...
nota-se que h certas variveis chaves (vlvulas), sobre os quais o homem pode intervir para produzir modificaes na distribuio de matria e energia dentro dos sistemas em sequncia e,... consequentemente, influenciar nas formas que com ele esto relacionadas.

DEFINIO E TIPOLOGIA DE SISTEMAS


Nos estudos ambientais de Thornes e Ferguson (1981), foi proposto a classificao de trs tipos principais de sistemas:

Os simples;
So os compostos por um conjunto de componentes conectados conjuntamente e agindo um sobre os outros conforme determinadas leis.

Os complexos, mas desorganizados;


So os formados por um conjunto de componentes, mas os objetos so considerados como interagindo de maneira fraca ou acidental.

Os complexo, porm organizados.


Essa concepo sobre sistemas recente, e os seus componentes so vistos como interagindo fortemente uns com os outros para formar um sistema complexo e de natureza organizada.

Captulo 01 Sistemas e Modelos

DEFINIO E TIPOS DE MODELOS

DEFINIO E TIPOS DE MODELOS


A palavra modelo possui muitas nuanas em seu significado.

De modo geral...

Pode ser compreendido como sendo:


Qualquer representao simplificada da realidade. Qualquer aspecto do mundo real que surja como de interesse ao pesquisador, que possibilite:

reconstruir a realidade; prever um comportamento; uma transformao; uma evoluo.

DEFINIO E TIPOS DE MODELOS


Berry (1995), ao considerar que um modelo uma representao da realidade sob uma forma:

material (representao tangvel); simblica (representao abstrata).

A modelagem no campo dos sistemas ambientais envolvem representao simblicas das propriedades:

locacionais (onde); atributos temticos (o que); temporais (quando).

Isto resulta em descrever as caractersticas e condies do espao e tempo.

DEFINIO E TIPOS DE MODELOS


Vrios autores consideram as seguintes categorias de modelos:

Modelos matemticos;
So apresentados sob a forma de equaes, como a gravitao e da regresso.

Modelos de sistemas;
So esquemas lgicos que procuram representar a estrutura do sistema e identificar os elementos, fluxos e retroalimentaes.

Modelos preditivos;
Constitudos como imagens de sistemas, como matrizes de relaes entre os elementos de um sistema espacial, preveem sua evoluo quando se modificam alguns parmetros.

Isto , certas condies de input e valores das variveis de seus elementos e das relaes.

Modelos grficos.
Representam a estrutura de um espao determinado.

Capitulo 01

TIPOLOGIA DE MODELOS EM GEOMORFOLOGIA

Tipologia de modelos em GEOMORFOLOGIA Distingue-se em trs categorias:

Modelos anlogos naturais Modelos que sintetizam sistemas Modelos anlogos abstratos

Modelos Anlogos naturais


Tem a finalidade de esclarecer determinada categoria de fenmenos os sistemas e pode-se identificar duas classes:

Anlogos Histricos que agrupam os fenmenos em relao s suas posies imaginadas nas sequncias controladas pelo tempo, pressupondo que:
o acontecido antes acontecer novamente; o evento passado importante para o que existe agora.

Anlogos Espaciais que relacionam um conjunto de fenmenos a outros, pressupondo que:


as observaes sobre uma paisagem ou sobre um processo em determinado lugar, talvez mais fceis de fazer; ou de carter mais simples do que em outras reas, auxiliar na compreenso das formas e dos processos em outros lugares.

Modelos que sintetizam sistemas


Procuram sintetizar os sistemas com a finalidade de fornecer um quadro global do sistema, realizando interaes entre os elementos e funcionamento entre os inputs e outputs do sistema, objetivando compreender o sistema como um todo. As trs tipolgicas pode ser consideradas:

Tentativa para especificao completa do sistema, considerando a sua estrutura e funcionamento. Focaliza os input, output, retroalimentao e evoluo; Representao do conhecimento parcial sobre o sistema (caixa cinza).Focaliza os input, output e retroalimentao, mas sem examinar os mecanismos internos; Abordagem em caixa preta. A representao no identifica os processos internos. Baseia-se no ponto de entrada e sada que podem ser exemplificadas em dois casos:
1- sistemas em equilbrio so dependentes da retroalimentao negativa. 2- sistemas de conotao histrica so condicionados pelo tempo e envolvem retroalimentao positiva.

Anlogos abstratos (sistemas fsicos)


Fundamentam-se na perspectiva de que a pesquisa pode ser melhor realizada pela anlise da estrutura do sistema envolvido. Onde o funcionamento de cada parte e as interaes entre elas possam ser examinadas, levando em conta uma organizao completa. Esse tipo de modelo procura estabelecer uma similitude entre o modelo (o abstrato) e a realidade.

Anlogos abstratos (sistemas fsicos)


Existem trs categorias diferentes no conjunto de modelos anlogos abstratos:

Modelos experimentais
Baseiam-se na construo de experimentos visando simular concretamente as caractersticas e a composio dos sistemas ambientais, a fim de exercer controle sobre as variveis e compreender a dinmica dos processos. Tambm envolvem mudanas radicais nos procedimentos imitativos das condies ambientais pelos quais o modelo construdo. As vantagens so o alto grau de controle que pode ser conseguido sobre as condies experimentais simplificadas e a maneira pela qual o tempo pode ser comprimido. As dificuldades nas mudanas de escala afetam as relaes entre certas propriedades do modelo e o mundo real. Bem como, nas tentativas de produzir propores significativas de escalas dinmicas.

Anlogos abstratos (sistemas fsicos)


Existem trs categorias diferentes no conjunto de modelos anlogos abstratos:

Modelos matemticos
Baseiam-se nas abstraes no sentido de substituir objetos, foras, eventos, etc., por uma expresso que contm variveis, parmetros e constantes matemticas.

Esse tipo de modelo pode ser distinguido em trs classes:

Determinsticos Probabilsticos ou estocsticos Desenho experimental

Anlogos abstratos (sistemas fsicos)


Existem trs categorias diferentes no conjunto de modelos anlogos abstratos:

Modelos matemticos (determinsticos)


So baseados nas noes matemticas clssicas entre variveis independentes e dependentes, e consistem num conjunto de afirmaes matemticas especificadas, deduzidas pela argumentao matemtica.

Esses modelos encontram-se fundamentados no conhecimento ou pressuposies das leis dos processos fsicos e qumicos.

Anlogos abstratos (sistemas fsicos)


Existem trs categorias diferentes no conjunto de modelos anlogos abstratos:

Modelos matemticos (probabilsticos)


So expresses que envolvem variveis, parmetros e constantes matemticas, juntamente com um ou mais componentes aleatrios resultantes de flutuaes imprevisveis dos dados de observao ou da experimentao. Esse tipo de modelo base para a simulao, podendo assumir trs caminhos:

Simulao de Markov que se baseia nos estados precedentes do sistema para simular os estados posteriores.

Simulao de Monte Carlo onde o evento simulado independe dos estados prvios do sistema.
Sistemas de otimizao promove a maximizao ou minimizao de alguma fora ou critrio.

Anlogos abstratos (sistemas fsicos)


Existem trs categorias diferentes no conjunto de modelos anlogos abstratos:

Modelos matemticos (desenho experimental)


Envolve o reconhecimento de que, dentro de determinada amplitude dos dados de observao, existem certas partes componentes significativas dos sistemas que podem ser identificadas e analisadas pelo emprego de um desenho (projeto) experimental adequado. De modo geral, predominam os procedimentos e tcnicas estatsticas em sua formulao.
As generalizaes estatsticas envolvem somente o uso de regresses simples, mltiplas ou tridimensionais.

Captulo 01 Sistemas e Modelos

ISSO ENCERRA A AULA DE HOJE

You might also like