You are on page 1of 4

INTERVENO FEDERAL A unio federal tem competncia para intervir nos estados e no DF.

Somente pode intervir diretamente nos municpios localizados em Territrio Federal. A interveno medida excepcional, como exceo ao princpio da no-interveno. A decretao da interveno um ato poltico, executado sempre pelo Chefe do Poder Executivo.

INTERVENO FEDERAL ESPONTNEA H interveno espontnea (de ofcio) mas hipteses autorizadas pela Constituio: a) Para a defesa da unidade nacional b) Para a defesa da ordem pblica c) Para a defesa das finanas pblicas

INTERVENO FEDERAL PROVOCADA Solicitao ou requisio H interveno provocada quando a medida depende de provocao de algum rgo ao qual a CF conferiu tal competncia. Nos casos de solicitao, o Chefe do executitvo no estar obrigado a decretar a interveno, podendo exercer seu poder discricionrio. Diante da requisio, o Chefe do Poder Executivo no dispe de discricionariedade, estando obrigado a decretar a interveno.

rgos que tm a incumbncia constitucional de iniciar o processo de interveno: a) Poder legislativo ou Poder Executivo local (dos Estados ou do Distrito Federal). Esses poderes solicitaro ao Presidente da Repblica a interveno federal, a fim de que a Unio venha a garantir o livre exerccio de suas funes. b) STF: caso o Poder Judicirio local esteja sendo coagido, o Tribunal de Justia respectivo solicitar ao STF que requisite a interveno e esse, se julgar cabvel, requisitar a interveno federal ao PR. c) STF, STJ ou TSE: no caso de desobedincia ordem ou deciso judicial, a interveno depender da requisio de um desses tribunais ao PR.

d) Procurador da Repblica: no caso de recusa execuo de lei federal (ao de executoriedade de lei federal) e de ofensa ao princpios sensveis. Depender de representao interventiva do Procurador-Geral perante o STF.

DECRETO INTERVENTIVO A interveno federal ser implementada mediante decreto expedido pelo PR, que uma vez publicado ter eficcia imediata, legitimando os demais atos do chefe do Executivo na execuo da medida. O decreto interventivo especificara a amplitude, o prazo e as condies de execuo da interveno e, se for o caso, nomear temporariamente o interventor, com o conseqente afastamento das autoridades locais de suas funes. Nas hipteses de interveno novinculada, o PR ouvir os conselhos da Repblica e de Defesa Nacional.

CONTROLE POLTICO O decreto presidencial de interveno dever ser submetido apreciao do Congresso Nacional no prazo de 24 horas. Havendo recesso do Congresso, ser consvocado extraordinariamente no mesmo prazo. Importante: o Chefe do Executivo no solicita a autorizao ao Congresso Nacional para decretar a interveno. O CN a aprovar, por decreto legislativo, ou determinar a sua suspenso. No h contreole poltico do CN nas hipteses de interveno decididas pelo Poder Judicirio, em que o PR provocado mediante requisio.

COMPETNCIAS A CF/88 adotou como critrio para a repartio de competncias entre os diferentes entes federativos o princpio da predominncia do interesse. Esse princpio impe a outorga de competncia de acordo com o interesse predominante quanto respectiva matria.

A competncia dos estados-membros no foi expressamente enumerada no texto constitucional, sendo-lhes atribuda a denominada competncia residual, reservada ou remanescente. A eles foi conferida, expressamente, a competncia para explorao do gs canalizado e para a criao, mediante lei complementar, de regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies.

COMPETNCIAS DA UNIO Art. 21: competncias exclusivas da unio. So competncias admministrativas, nas quais a Unio dever atuas com absoluta exclusividade, no havendo, sequer, autorizao constitucional para a delegao a outros entes federativos. Sua principal caracterstica a indelegabilidade

Art. 22: competncia privativa da Unio. Trata-se de competncias legislativas, para a edio de normas sobre as matrias enumeradas nesse artigo. Os Estados, DF e municpios no dispem de competncias para legislar sobre essas matrias, sob pena de inconstitucionalidade, mesmo diante omisso da Unio na expedio de normas sobre as matrias de sua competncia privativa. Os Estador e o DF podem legislar sobre questes especficas das matrias enumeradas no art. 22 da CF, desde que a Unio delegue a competncia, por meio de lei complementar.

Competncia Comum Art. 23: matrias integrantes da denominada competncia comum (paralela ou cumulativa), dispondo o que competncia comum da Unio, dos Estados, do Df e dos Municpios. A competncia comum uma competncia administrativa dando poderes ao esses rgos para atuar paralelamente sobre as respectivas matrias. Sua principal caracterstica a inexistncia de subordinao na atuao dos diferentes entes federativos.

Competncia Legislativa Concorrente Art. 24: estabelece a competncia legislativa concorrente, ao dispor o que compete Unio, aos Estados e ao DF legislar concorrentemente sobre. Os Municpios no foram contemplados com a possibilidade de legislar concorrentemente com os demais entes federativos, na regulao das matrias enumeradas no art. 24.

Suspenso e revogao Na revogao, a norma revogada retirada do ordenamento jurdico. Na suspenso de eficcia, a norma permanece no ordenamento jurdico, mas tem a sua incidncia, os seus efeitos suspensos.

Competncia suplementar Competncia suplementar complementar quando Estados e DF editar normas especficas aps a edio de lei de normas gerais pela Unio. Os Estados e o DF exercem competncia suplementar supletiva quando legislam plenamente em decorrncia da inrcia da Unio em estabelecer normas gerais sobre a matria.

Os municpios no foram contemplados na competncia concorrente. No entanto, possuem, sim, uma competncia constitucional genrica para suplementar a legislao federal no que couber. Podem tambm legislar sobre assuntos de interesse local.

You might also like