You are on page 1of 4

Ferramentas para o diagnstico organizacional

Escrito por Rafael Chiuzi Qua, 10 de Fevereiro de 2010 16:25 - ltima atualizao Qua, 10 de Fevereiro de 2010 21:48

Quando o assunto em pauta diagnstico organizacional, no h uma receita procedimental pronta a ser professada para a realizao do processo como um todo, nem um indicador preciso sobre qual estratgia utilizar, por isso aqui percorreremos algumas das principais tticas para se perpetrar um diagnstico organizacional mais acurado, bem como a anlise das cautelas com cada uma delas.

Questionrios

uma forma bastante utilizada em processos diagnsticos. Habitualmente encontrado em pesquisas de clima organizacional no formato fechado com o objetivo de se pesquisar percepes e opinies dos sujeitos respondentes. Esta estratgia normalmente est ligada ao uso do mtodo quantitativo onde, segundo Spata (2005), o uso da estatstica permite organizar e sumarizar seus dados, e interpretar e generalizar seus achados. Marconi e Lakatos (2006, p. 203) em sua viso definem o questionrio como um instrumento de coleta de dados, constitudo por uma srie ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presena do entrevistador.

Presentemente percebe-se grande utilizao de questionrios envolvendo o sistema Likert de respostas, baseado numa escala de classificao (SPATA, 2005) conforme a Figura 1.

1/4

Ferramentas para o diagnstico organizacional


Escrito por Rafael Chiuzi Qua, 10 de Fevereiro de 2010 16:25 - ltima atualizao Qua, 10 de Fevereiro de 2010 21:48

Um dos pontos negativos deste mtodo o fenmeno da desejabilidade social, onde o sujeito responde com seu eu ideal (a maneira como pensa que deve ser), e no o seu eu verdadeiro (a maneira como realmente so). Este fenmeno parte do movimento de alguns indivduos de, deliberadamente, responderem as questes mostrando-se sob um prisma extremamente positivo com a inteno de oferecer respostas socialmente desejveis (SPATA, 2005). A Figura 2 ilustra alguns pontos positivos e negativos do uso de questionrios de acordo com Marconi e Lakatos (2006).

Entrevistas

Este mtodo, bastante empregado nas cincias sociais como um todo, est mais voltado para um enfoque qualitativo (embora seja passvel de quantificao) do que quantitativo. Marconi e Lakatos assim definem a entrevista:

A entrevista um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informaes a respeito de determinado assunto, mediante uma conversao de natureza profissional. um procedimento utilizado na investigao social, para a coleta de dados ou para ajudar no diagnstico ou tratamento de um problema social (2006, p. 197)

Prontamente percebe-se seu enfoque qualitativo e a necessidade da explicao dos diferentes tipos de entrevista seguindo a linha terica de Marconi e Lakatos (2006):

a)Entrevista padronizada ou estruturada H um roteiro de perguntas previamente estabelecido, ou seja, as perguntas feitas aos indivduos so padronizadas e o pesquisador no livre para adaptar suas perguntas a determinadas situaes ou mesmo alterar a ordem dos assuntos. O principal motivo desta padronizao a comparao entre as diferentes respostas para as mesmas perguntas.

b)Entrevista despadronizada ou no-estruturada Neste tipo de entrevista o pesquisador tem liberdade para adaptar-se aos diferentes contextos que considere adequados. uma

2/4

Ferramentas para o diagnstico organizacional


Escrito por Rafael Chiuzi Qua, 10 de Fevereiro de 2010 16:25 - ltima atualizao Qua, 10 de Fevereiro de 2010 21:48

maneira de oferecer possibilidades de maior explorao do assunto em voga. Neste tipo geralmente as perguntas so abertas e podem ser respondidas dentro de uma conversa sem uma linha muito bem definida. Godoi e Mattos (2005), alm disso, ressaltam que uma entrevista para fins de pesquisa deve atender trs requisitos bsicos: O entrevistado poder expressar-se sua maneira frente ao estmulo do entrevistador; A ordem das perguntas no pode prejudicar esta expresso livre; e a possibilidade do entrevistador poder inserir outras perguntas ou participao no dilogo objetivando sempre a meta da entrevista demonstrando uma predileo pelo roteiro no-estruturado de entrevista de Marconi e Lakatos (2006).

De acordo com Marconi e Lakatos (2006) obter respostas vlidas e informaes significativas com a entrevista uma verdadeira arte que se aprimora com tempo, experincia e treino. As autoras ainda sinalizam que uma boa entrevista deve seguir alguns passos ou procedimentos:

1.Contato inicial Estabelecimento de um ambiente de confiana e tranqilidade para a entrevista, explicao dos objetivos da entrevista, garantia do sigilo, procedimentos ticos e preparao do entrevistado para o processo.

2.Formulao de perguntas Deciso sobre o roteiro a ser utilizado (padronizado ou no-padronizado) deixando o entrevistado falar a vontade, realizando uma pergunta de cada vez para no confundi-lo e evitando perguntas tendenciosas.

3.Registro de respostas Se possvel, anotao das respostas para maior fidelidade e veracidade. Se o entrevistado concordar, utilizar gravador. O registro deve ser feito com as mesmas palavras que o entrevistado utilizar, evitando resumi-las, traduzi-las ou distorc-las.

4.Trmino da entrevista Terminar como comeou, ou seja, num ambiente cordial para que, se necessrio, o pesquisador possa voltar e obter novos dados com o mesmo entrevistado.

5.Requisitos importantes

3/4

Ferramentas para o diagnstico organizacional


Escrito por Rafael Chiuzi Qua, 10 de Fevereiro de 2010 16:25 - ltima atualizao Qua, 10 de Fevereiro de 2010 21:48

a.Validade Comparao com outras fontes; b.Relevncia Importncia em relao aos objetivos da pesquisa; c.Especificidade e clareza Referentes a datas, nomes, lugares, quantidades, etc. d.Profundidade Relacionada aos sentimentos, pensamentos e lembranas do entrevistado, sua intensidade e intimidade; e.Extenso Amplitude das respostas.

Logo, na realizao de um diagnstico organizacional h distintas estratgias que podem ser aproveitadas pelo gestor de RH a fim de obter dados relevantes e respeitveis sobre a atual conjuntura da organizao. Alguns possuem maior facilidade com mtodos mais quantitativos enquanto outros elegem abordagens mais qualitativas para seu uso, contudo, destacado o mtodo ou estratgia utilizada, o bom pesquisador em seu diagnstico sempre atenta prudentemente a fatos variados sendo ele o responsvel por aglutinar estas informaes e gerar um diagnstico preciso e apurado.

Referncias

GODOI, C. K.; MATTOS, P. L. C. L. Entrevista qualitativa: instrumento de pesquisa e evento dialgico. In: GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais. So Paulo: Saraiva, 2006;

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientfica. 6 ed. 4 reimpr. So Paulo: Atlas, 2007;

SPATA, A. Mtodos de pesquisa: cincia do comportamento e diversidade humana. Rio de Janeiro: LTC, 2005;

4/4

You might also like