You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS JURDICAS DEPARTAMENTO CINCIAS JURDICAS SANTA RITA

Curso: Direito Disciplina: Direito Financeiro Prof. Waldemar de Albuquerque Aranha Neto

REVISO 2 Estgio

1) Assinale a opo correta. ( ) De acordo com o grupo de natureza da despesa, as despesas com amortizao, juros e encargos da dvida pblica so grupos das despesas de capital, enquanto as despesas de custeio pertencem ao grupo das despesas correntes. Quanto afetao e competncia, as receitas podem ser classificadas em correntes ou de capital. As receitas patrimoniais so exemplos de receitas derivadas. A arrecadao d-se quando o contribuinte vai at a rede bancria e faz o pagamento do carn-leo, da guia do IPTU, da Previdncia Social ou de outra receita pblica. O estgio da receita que antecede ao momento em que os valores ficam disposio do tesouro pblico denominado lanamento.

( (

) )

2) Por se tratarem de recursos financeiros de carter temporrio, que no se incorporam ao patrimnio pblico, os seguintes ingressos constituem item da receita extraoramentria, exceto: ( ( ) ) Depsitos em cauo previsto em edital de licitao pblica. Depsitos para administrativas. contestao ou impugnao de multas

Operaes de crdito por antecipao de receita oramentria, salvo os juros e demais encargos desta operao. Operao de crdito atravs da emisso de ttulos pblicos. Outras entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros.

( (

) )

3) Assinale a opo incorreta: ( ) Para os gastos pblicos do governo decorrentes de aluguis pagos de forma parcelada, aplica-se a modalidade do empenho global. Quanto categoria econmica, a despesa apresenta as seguintes espcies: custeio e investimento. So exemplos de inverses financeiras: compra de imvel j em utilizao e aquisio de veculo usado. O empenho por estimativa utilizado nas despesas das reparties pblicas com o consumo de energia eltrica, por exemplo, pois no se pode determinar previamente o montante exato dessa despesa. A Lei 4.320/64 no admite o pagamento de despesa pblica sem o prvio empenho.

4) De acordo com a Lei 4.320/64, para que uma despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados seja liquidada, necessrio (a) (o): ( ( ) ) Comprovao da existncia de saldo financeiro no valor da despesa. Indicao dos recursos oramentrios, suficientes para quitar a obrigao. Declarao de ter sido deduzido do crdito oramentrio o valor da despesa. Comprovante da entrega do material ou da efetiva prestao do servio. Ordem de pagamento exarada em documento pela autoridade

competente. 5) considerada dvida pblica consolidada ou fundada: ( ) O montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses. A dvida representada por ttulos emitidos pela Unio, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municpios. O compromisso financeiro assumido em razo da aquisio financiada de bens e recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios. O compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada. O compromisso financeiro assumido em razo da abertura de crdito bem como a emisso de ttulos para pagamento do principal.

You might also like