You are on page 1of 56

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade verificar a adequao da ocorrncia do plenrio na ausncia do acusado solto, de acordo com os princpios constitucionais inerentes ao processo do tribunal do jri, quanto ao processo penal. Trazendo uma viso resumida de todo o procedimento do tribunal do jri, quanto alguns princpios relevantes. Palavras-chave: Revelia Plenrio Constitucionalidade.

Sumrio

Introduo...................................................................................................................................3 1 DO TRIBUNAL DO JRI......................................................................................................5 2 DA CONSTITUCIONALIDADE DA OCORRNCIA DO PLENRIO NA AUSNCIA DO ACUSADO SOLTO...........................................................................................................32 Concluso..................................................................................................................................47 Referncias................................................................................................................................54

Introduo
O presente trabalho tem como fundamento verificar se a ausncia do acusado solto, em plenrio, faria com que o julgamento se tornasse inconstitucional ou no. Porm, muitos perguntariam o porqu de suscitar tal possibilidade, uma vez que o acusado estando solto tem a possibilidade ou no de comparecer ao seu julgamento.

Entretanto, relevante se mostra essa anlise, pois, pensemos nos casos em que o julgamento encontra-se suspenso por ter o ru sido citado por edital, passados vrios anos sem que o acusado tenha comparecido em juzo ou tenha constitudo advogado, o processo dever permanecer suspenso.

Ocorre que o Conselho Nacional de Justia, quando do 2 Encontro Nacional do Judicirio, realizado em 16 de fevereiro de 2009, traou juntamente com os tribunais brasileiros 10 metas que o Judicirio deve atingir no ano de 2009 para proporcionar maior agilidade e eficincia tramitao dos processos, melhorar a qualidade do servio jurisdicional prestado e ampliar o acesso do cidado brasileiro justia 1. O importante desse encontro para o presente trabalho est contido na Meta 2 2, que a meta que norteia a situao dos processos antigos que aguardam tramitao.

Os processos que esto suspensos e que foram distribudos at o ano de 2005 tero de ser finalizados at o final do ano de 2009. Com isso os Tribunais do Jri

Disponvel no site: http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7909:meta2&catid=327:meta-2&Itemid=963 Acessado em 04 de outubro de 2009. Identificar os processos judiciais mais antigos e adotar medidas concretas para o julgamento de todos os distribudos at 31/12/2005 (em 1, 2 grau ou tribunais superiores).

espalhados pelo pas tem levado a julgamento processos em que os acusados esto desaparecidos, ou que nem tem conhecimento da sua situao perante o Judicirio.

Para ter subsdios para analisar a constitucionalidade ou no do julgamento foram trazido os princpios norteadores do Processo Penal brasileiro, que interessam ao caso em tela, e os princpios constitucionais do instituto do Tribunal do Jri, alm de trazer de uma forma resumida a dinmica dos procedimentos referentes ao Tribunal Popular, o qual foi alterado de forma substancial pelo advento da Lei 11.689/2008, desde o juzo de formao da culpa at o julgamento final pelos jurados, que so pessoas do povo, assim como o prprio acusado.

Tal situao de o acusado ser julgado por seus pares torna o tribunal do jri um instituto atpico e particular, sendo muito mais necessria a presena do acusado perante tais julgadores, at mesmo, para poder tentar convenc-los de sua inocncia.

Para um melhor entendimento do tema o presente trabalho se estrutura de uma maneira em que o leitor tenha uma noo geral do rito do tribunal do jri, ou seja, no primeiro captulo ser explicada, de uma forma sinttica, toda a dinmica do Tribunal Popular.

O segundo captulo trar os elementos norteadores do processo, quais sejam os princpios, que formaram o arcabouo da concluso.

Por fim, a concluso trar os motivos de entender-se ser constitucional, de acordo com alguns princpios, e o posicionamento pela inconstitucionalidade de acordo com outros princpios.

1 DO TRIBUNAL DO JRI

Sumrio: 1.1 Procedimento bifsico ou trifsico? 1.2 Da formao de culpa: 1.2.1 Pronncia; 1.2.2 Impronncia; 1.2.3 Desclassificao; 1.2.4 Absolvio Sumria 1.3 Da Preparao do Processo para Julgamento em Plenrio3 1.4 Da Instruo em Plenrio.

1.1 procedimento bifsico ou trifsico


A Lei 11.689/2008 trouxe um divergncia doutrinria quanto ao nmero de fases do procedimento do jri, posto que para alguns doutrinadores este agora se tornara trifsico e para outros continuou sendo bifsico ou escalonado, conforme o era antes da mudana legislativa. 4

A parte da doutrina que entende ser tal procedimento bifsico a divide na formao de culpa, o qual abarcava desde a denncia at a fase de pronncia, e uma segunda parte que englobava do recebimento do libelo at a deciso em plenrio. 5

4 5

A separao dos procedimentos em trs mero expediente didtico, posto que desta forma fica mais fcil a delimitao respeito de cada parte do rito do tribunal do jri, ou seja, no quer dizer ser esse o entendimento adotado no presente trabalho. Nesse sentido: Nucci, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 46. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p. 495.

A primeira fase, para aqueles que entendem ser trifsico o procedimento do jri, que se intitula de formao de culpa, se estende da instruo criminal at a pronncia, uma segunda fase a qual recebeu o nome de preparao do processo para julgamento em plenrio, nessa fase o juiz ir ouvir as testemunhas arroladas e as preparaes iniciais para o julgamento do caso em plenrio e, enfim, uma terceira fase que a do julgamento em plenrio.6

Consubstanciando a tese trifsica Guilherme de Souza Nucci diz:


O procedimento do jri trifsico e especial. (...). Por outro lado, h quem denomine tal procedimento de bifsico, considerando apenas a parcela referente formao da culpa (da denncia pronncia) e, posteriormente, do recebimento do libelo deciso em plenrio do Jri. Parece-nos equivocado no considerar como autnoma a denominada fase de preparao do plenrio, to importante quanto visvel. Aps a edio da Lei 11.689/2008, destinou-se a Seo III, do Captulo II (referente ao jri), como fase especfica (Da Preparao do Processo para o Julgamento em Plenrio), confirmando a existncia de trs estgios para atingir o julgamento de mrito. 7

Ficando, assim, configurada a existncia de trs fases distintas e autnomas dentro do procedimento do Tribunal do Jri. Fases essas, cumpre ressaltar, muito bem delimitadas pelo legislador.

Porm, mesmo com o advento da lei que reformulou os procedimentos do jri, a maioria dos doutrinadores continuou a entender que se mantiveram, apenas, duas fases.8

6 7 8

Nucci, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 46 Nucci, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 46. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p. 496.

O procedimento dos crimes de competncia do tribunal do jri desenvolvido em duas fases e encontra-se previsto nos arts. 406 a 497 do CPP (com a nova redao dada pela Lei n. 11.689). A primeira fase denominada judicium accusationis. Vai do oferecimento da denncia ou queixa at a deciso de pronncia (...). (...) A segunda fase denominada judicium causae e vai da precluso da deciso da pronncia, at o trmino da sesso de julgamento perante o tribunal do jri. 9

Nota-se, do exposto, que ambos os argumentos so suficientemente fortes e por isso poderamos adotar qualquer um dos dois entendimentos.

Com o argumento de que o Cdigo de Processo Penal entende ser um procedimento s que vai da precluso da deciso da pronncia at o julgamento final da causa, o autor faz pender para seu lado o deslinde de tal imbrglio. 10

Aps esses primeiros esclarecimentos passaremos a analisar cada uma das fases formadoras do rito desse instituto complexo que o Tribunal do Jri, para assim tentar desvendar todo o seu mistrio.

1.2 da formao da culpa


Essa primeira fase inicia-se com o oferecimento da denncia ou queixa que ser acompanhada, de regra, do inqurito policial, e vai at a deciso de pronncia ou, a

FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p. 495-496 10 Idem: H quem entenda que o procedimento do tribunal do jri no bifsico ( iudicium accusationis e iudicium causae), mas trifsico. Com as modificaes da Lei n. 11.689/2008 haveria uma fase intermediria, denominada fase da preparao do processo para julgamento em plenrio, nos arts. 422 a 424 do CPP. Porm, entendemos que continua a ser procedimento bifsico, pois o prazo de seis meses at o julgamento contado do trnsito em julgado da deciso de pronncia, no caso de cabimento de desaforamento, em razo de comprovado excesso de servio (art. 428, caput, CPP). Portanto, a nosso ver, o prprio CPP considera o procedimento que vai da precluso da deciso da pronncia at o julgamento como um todo, ou seja, exatamente o procedimento denominado doutrinariamente iudicium causae.

sentena de impronncia ou, sentena de absolvio sumria, ou deciso de desclassificao da competncia do tribunal do jri. 11 12

Entretanto caso o juiz entenda no haver justa causa para a ao penal ele pode rejeitar a denncia ou queixa liminarmente. 13

Existindo provas da materialidade do fato ilcito e havendo indcios de autoria o juiz ir receber a pea acusatria, ordenando, de pronto, a citao do ru para responder a acusao, sendo necessariamente na forma escrita essa resposta, no prazo de 10 (dez) dias, conforme se depreende da inteligncia do artigo 406, caput, do Cdigo de Processo Penal.14

Art. 406. O juiz, ao receber a denncia ou a queixa, ordenar a citao do acusado para responder a acusao, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias. 15

O prazo para o acusado apresentar a resposta comea a correr do efetivo cumprimento do mandado de citao, ou, ento, do comparecimento do acusado ou de defensor constitudo em juzo, no caso de citao invlida ou por edital. 16

Ocorre que se na citao feita por edital no obtiver xito, seguir o disposto no artigo 366, do Cdigo de Processo Penal, ou seja, o processo ser suspenso at a localizao do ru. 17

11

12 13 14 15

16

17

FEITOZA, Denilson. . Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 496-497. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 48. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 48. Nesse sentido, NUCCI, Tribunal do Jri. 2008. p.48. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del3689.htm Acessado em: 13 de maio de 2009 Assim diz FEITOZA, Denilson. . Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 496-497. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 48..

Art. 366. Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar priso preventiva, nos termos do disposto no art. 312.18

Em sua resposta, que pode continuar a ser chamada de defesa prvia, o ru poder arguir preliminares, alm de alegar tudo que for de interessante para a defesa, incluase nessa hiptese a absolvio sumria, que est prevista no artigo 397 do Cdigo de Processo Penal.19

Dever, ainda, em sua defesa prvia, arrolar at oito testemunhas, assim como deve fazer o Ministrio Pblico em sua pea acusatria, qualificando-as e requerendo a intimao de cada uma delas. 20

Entretanto, se a defesa no peticionar sua defesa, o juiz com fulcro no princpio da plenitude de defesa 21, nomear um defensor dativo faa a pea de defesa, ou, ento, dar um prazo para a Defensoria Pblica tornar-se patrona do caso e diligenciar a confeco da defesa prvia. 22

Superada a fase de defesa prvia, ser aberto o prazo de cinco dias ao Ministrio Pblico para se manifestar sobre possveis preliminares e documentos acostados na

18

19

20

21

22

Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del3689.htm Acessado em: 13 de maio de 2009 Nesse sentido, tanto NUCCI, Tribunal do Jri. 2008. p.48, quanto FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 497. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 497. O princpio da plenitude de defesa um dos princpios fundamentais do rito do tribunal do jri, tanto que est previsto na Constituio. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 49.

10

resposta do acusado acusao, conforme prev a nova redao dada pela Lei 11.689/08 ao artigo 409, do Cdigo de Processo Penal, e em respeito ao princpio do contraditrio. 23 24

Aps manifestao do Parquet sobre a defesa apresentada pelo advogado do acusado o juiz proferir despacho preparatrio para determinar a inquirio das testemunhas, designando data e hora para a audincia de instruo. 25

Com a data da audincia de instruo e julgamento designada o juiz ordenar a intimao de todos os interessados no deslinde da demanda, so eles: o acusado que estando preso ser requisitada a sua presena, na hiptese de estar solto ser intimado normalmente, do defensor do acusado, do membro do Ministrio Pblico e, caso haja, do assistente e do querelante. 26

A reforma definiu, expressamente no caput do artigo 411, a ordem de inquirio das pessoas relacionadas ao processo. 27 28

H uma ordem legal expressa para a inquirio: ofendido, testemunhas de acusao e testemunhas de defesa, esclarecimento de peritos, acareaes, reconhecimento de pessoas ou coisas e interrogatrio do ru, finalizando-se com o debate das partes (...).29

23

24 25

26

27 28

29

Nesse sentido, tanto NUCCI, Tribunal do Jri. 2008. p.48, quanto FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 497. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 49. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 497. Nesse sentido, tanto NUCCI, Tribunal do Jri. 2008. p.48, quanto FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 497. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 50. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 497-498. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 50.

11

Terminada a instruo probatria sem nenhum percalo, ou seja, se conseguir seguir a determinao de uma nica audincia de instruo, as alegaes finais devero ser feitas na hora e de forma oral, tendo sido adotado o tempo de 20 minutos para o Ministrio Pblico, prorrogveis por mais 10 minutos e, sucessivamente, 10 minutos para, se houver, o seu assistente. A defesa dispe do mesmo tempo para apresentar suas alegaes finais. 30 31

Para o encerramento dessa primeira fase h quatro possibilidades. 32

(...) a) pronncia (considera-se admissvel a acusao e o processo segue para segunda fase); b) impronncia (extingue-se o processo, sem julgamento de mrito); c) desclassificao (remete-se o processo a outro juzo, diante do reconhecimento da incompetncia do Tribunal do Jri para o caso); d) absolvio sumria (encerra-se o processo, com julgamento do mrito, absolvendo-se o acusado). 33

1.2.1 Pronncia
A pronncia o ato pelo qual o juiz de forma fundamentada, entendendo estarem presentes a materialidade do fato e da existncia de indcios suficientes de autoria ou participao do acusado, remeter o caso para julgamento no Tribunal do Jri. Tal ato tem natureza de deciso interlocutria mista, por encerrar a fase de formao de culpa e inaugurar a fase de preparao do plenrio. 34

30 31

32 33 34

NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 51-52. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 498-499. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 52. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 52-53. Nesse sentido, NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 60-61 e FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 505-506.

12

Apesar de se tratar de deciso interlocutria a pronncia deve seguir a mesma estrutura de uma sentena, ou seja, deve conter relatrio, fundamentao e dispositivo.
35

Anteriormente reforma, ocasionada pela Lei n 11689/2008, a pronncia era tida como sentena fosse e, sentena no sentido formal por ter contedo declaratrio. 36

Trata-se de sentena em sentido formal e no substancial. A pronncia sentena processual de contedo declaratrio, em que o juiz proclama admissvel a acusao, para que esta seja decidida no plenrio do Jri. 37 38

Conforme se percebe da mudana de redao do artigo 413, do Cdigo de Processo Penal, retirou a denominao sentena, anteriormente chamada pronncia, e por tal motivo acredita-se ser a agora uma deciso interlocutria. 39

A nova redao dada ao art. 413 pela Lei n 11.689/2008 :

Art. 413. O juiz, fundamentadamente, pronunciar o acusado, se convencido da materialidade do fato e da existncia de indcios suficientes de autoria ou de participao. 40

O artigo correspondente ao art. 413 antes da referida reforma era o artigo 408, que em seus pargrafos trazia a denominao sentena de pronncia.

Art. 408. Se o juiz se convencer da existncia do crime e de indcios de que o ru seja o seu autor, pronunci-lo-, dando os motivos do seu convencimento. 1 Na sentena de pronncia o juiz declarar o dispositivo
35 36

37 38

39 40

NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 60-61. MARREY, Adriano. Teoria e prtica do jri: doutrina, jurisprudncia, questionrios, roteiros prticos. /Adriano Marrey, Alberto Silva Franco, Rui Stoco. coordenao Alberto Silva Franco, Rui Stoco. atualizao da doutrina Luiz Antonio Guimares Marrey 7 ed. rev., atual. e ampl. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2000. p. 257. MARQUE Jos Frederico. Elementos de Direito Processual Penal. Vol. III, p. 723. MARREY, Adriano. Teoria e prtica do jri: doutrina, jurisprudncia, questionrios, roteiros prticos. /Adriano Marrey, Alberto Silva Franco, Rui Stoco. coordenao Alberto Silva Franco, Rui Stoco. atualizao da doutrina Luiz Antonio Guimares Marrey 7 ed. rev., atual. e ampl. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2000. p. 257. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 84. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del3689.htm.

13

legal em cuja sano julgar incurso o ru, mandar lanar-lhe o nome no rol dos culpados, recomenda-lo-, na priso em que se achar, ou expedir as ordens necessrias para a sua captura. 41

Com a alterao do Cdigo de Processo Penal, em razo da Lei 11.689/2008, o acusado pode ser submetido a julgamento perante o Conselho de Sentena mesmo que reste dvida quanto autoria e participao deste ao crime imputado, pois a pronncia est baseada no princpio do in dbio pro societate, ou seja, ser o ru julgado mesmo que no haja uma prova forte do seu envolvimento. 42

Outra alterao relevante trazida pela reforma, no tocante pronncia, foi a abolio da priso em razo da pronncia. Tanto que o pargrafo 1, do artigo 408 do antigo Cdigo trazia um poder-dever ao juiz de diligenciar, caso o acusado se encontrasse solto, para captur-lo. Restando na atual redao a possibilidade de o juiz apenas decretar a priso preventiva, devendo estar restrita apenas aos requisitos genricos das cautelares e os requisitos especficos da priso cautelar, quais sejam, os constantes do artigo 312 do Cdigo de Processo Penal. 43

Contra a deciso de pronncia o recurso cabvel continua sendo o recurso em sentido estrito, conforme prev o artigo 581, IV, do CPP. 44

1.2.2 Impronncia
Assim como a pronncia, a impronncia uma deciso interlocutria mista, porm o que difere uma da outra que, na pronncia a deciso no terminativa, enquanto

41

42

43

44

Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del3689.htm. Acessado em 12 de maio de 2009. MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 62. Nesse sentido: ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.18. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.17.

14

que na impronncia a deciso terminativa, posto que, tambm, encerra a o juzo de acusao do processo, porm no inicia o juzo de mrito. 45

A impronncia s se d porque durante o juzo de acusao no foram obtidas provas de materialidade, ou mesmo indcios suficientes de autoria, o que quer dizer que o magistrado dever julgar a denncia ou queixa improcedente. Porm se provas supervenientes surgirem nada impede a instaurao de um novo processo. 46

Tal possibilidade s ocorre, pois, a impronncia no faz coisa julgada material, por isso que com a descoberta de novas provas que sustentem as acusaes e, antes de extinta a punibilidade, que h a possibilidade de oferecimento de nova acusao, conforme previsto no pargrafo nico do artigo 414 do CPP: Enquanto no ocorrer a extino da punibilidade, poder ser formulada nova denncia ou queixa se houver prova nova. 47

Importante ressaltar nesse ponto que somente ser admitida a propositura de um novo processo, por meio de denncia ou queixa, caso surjam provas substancialmente novas, ou seja, as provas conseguidas agora so inditas, pois, no eram conhecidas at ento, ou por ser desconhecida, ou por ser inexistente at a presente data. 48

O recurso cabvel contra a deciso de impronncia apelao, de acordo com a redao do artigo 416: Contra a sentena de impronncia ou de absolvio sumria

45

46 47

48

Nesse sentido: ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.19. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 85. MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 74. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 88.

15

caber apelao 49, porm antes da reforma, trazida pela Lei n. 11.689/08, o recurso cabvel era o recurso em sentido estrito (art. 581, IV, CPP). 50

1.2.3 Desclassificao
Tal instituto tem natureza de deciso interlocutria mista e no terminativa, pois afasta a competncia do Tribunal do Jri, entretanto no encerra o processo. O que ocorre a discordncia do juiz com a imputao penal posta na denncia, ou seja, entende no se tratar de crime doloso contra a vida, afastando, assim, sua competncia. 51 52

O termo desclassificao, largamente empregado pela doutrina para tratar do art. 419 do CPP (e, anteriormente Lei n 11.689/2008, do art. 410), inapropriado. Toda desclassificao, a rigor, uma hiptese de emendatio libelli e, portanto, o fato desclassificado deve estar contido no fato originrio. Contudo, no caso, o termo se aplica a qualquer fato que no seja de competncia do tribunal do jri, ainda que no seja uma reduo do fato originrio, englobando, portanto, quaisquer hipteses de declarao, de ofcio, da incompetncia do tribunal do jri. Assim, aplica-se, por exemplo, mesmo quando haja uma ampliao do fato originrio, como seria o caso de o juiz sumariamente concluir que se trata de um latrocnio, em que a morte dolosamente produzida foi apenas um meio para se subtrair uma coisa alheia mvel (art. 157, 3, CP). 53

Cumpre ressaltar que ao operar a desclassificao o juiz no deve dar uma nova qualificao ao fato, pois poderia estar exercendo um juzo de prejulgamento. Ou seja, cabe, somente nesse momento, ao juiz afastar a tipificao indicado na denncia ou queixa. 54

49

50

51

52

53

54

Disponvel em: http://www.dji.com.br/codigos/1941_dl_003689_cpp/cpp413a421.htm. Acessado em: 12 de maio de 2009. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.19. MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 79. Nesse sentido: a deciso interlocutria simples, modificadora da competncia do juzo, no adentrando o mrito, nem tampouco fazendo cessar o processo. Ensina TORNAGHI que desclassificar dar-lhe [ao crime] nova enquadrao legal, se ocorrer mudana de fato, novos elementos de convico ou melhor apreciao dos mesmos fatos e elementos de prova ( Compndio de processo penal, t.I, p.323). NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 89. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 512. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.20.

16

Conforme, anteriormente, trazido no item da Pronncia como nessa fase, havendo dvida respeito da acusao o juiz deve pronunciar, fazendo uma interpretao a contrrio sensu, se houver algum receio de o acusado no ter praticado o ilcito, em respeito ao princpio do in dubio pro societate, no deve o juiz desclassificar a imputao sob pena de estar suprimindo a competncia do Tribunal do Jri. 55

A partir do momento em que o juiz togado invadir seara alheia, ingressando no mrito do elemento subjetivo do agente, para afirmar ter ele agido com animus necandi (vontade de matar) ou no, necessitar ter lastro suficiente para no subtrair, indevidamente, do Tribunal Popular a competncia constitucional que lhe foi assegurada. soberano, nessa matria, o povo para julgar seu semelhante, razo pela qual o juzo de desclassificao merece sucumbir a qualquer sinal de dolo, direto ou eventual, voltado extirpao da vida humana. 56

Sendo assim, para a ocorrncia da desclassificao h necessidade de uma prova cabal, livre de qualquer dvida, uma vez que tal instituto afasta a competncia constitucional do Jri para julgamento do fato descrito na pea acusatria. 57

Da deciso de desclassificao o recurso cabvel ser o Recurso em Sentido Estrito, conforme versa o artigo 581, II, do CPP: Art. 581. Caber recurso, no sentido estrito, da deciso, despacho ou sentena; II - que concluir pela incompetncia do juzo. 58 59

1.2.4 Absolvio Sumria


O instituto da absolvio sumria tem natureza de sentena, pois uma deciso de mrito, uma vez que pe fim ao processo, julgando improcedente a pretenso punitiva do Estado. 60
55 56 57

58

59

60

NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 89. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 89. MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 80. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del3689.htm Acessado em 14 de maio de 2009. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.20. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 94.

17

O que diferencia a absolvio sumria da desclassificao que na primeira o juiz deve ter certeza da inexistncia de um ilcito penal, enquanto que na segunda o ilcito praticado no tem o condo de atrair a competncia para o Tribunal do Jri, ou seja, no se trata de um crime doloso contra a vida. 61

So quatro as hipteses de absolvio sumria, sendo elas: a) provada inexistncia do fato; b) provado no ser o acusado o autor ou partcipe do fato; c) o fato no constituir infrao penal e d) demonstrada causa de iseno de pena ou de excluso do crime. Para que o ru seja absolvido sumariamente s se o caso se enquadrar exatamente dentro de uma dessas possibilidades. 62

O juiz de direito, em sua deciso, fundamentar o porqu de estar absolvendo sumariamente o acusado, e para absolver o magistrado dever ter certeza da inexistncia do crime, com um prova robusta, imputvel ao ru, pois estar subtraindo do Conselho de Sentena a possibilidade de julgamento do processo. 63

Cumpre ressaltar, ainda, que caso haja crimes conexos, o juiz no poder decidi-los de imediato, deve aguardar o transito em julgado da absolvio sumria. Ainda, se em relao ao crime contra a vida, no doloso, restar absolvido sumariamente essa absolvio no toca o crime que seria julgado pelo Tribunal do Jri por conexo. 64

Imperioso salientar que com a reforma, trazida pela Lei n 11.689/2008, o recurso de ofcio foi abolido, uma vez que o legislador omitiu por completo qualquer
61

62

63

64

FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 512. MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 80. MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 80. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.20.

18

referncia de dever do juiz de remeter sua deciso ao tribunal. Alis, inseriu no artigo 416 do CPP, ser cabvel apelao contra a sentena de absolvio sumria. 65

Fazendo um confrontamento entre os institutos da pronncia, impronncia e absolvio sumria, verifica-se que o Cdigo de Processo Penal ptrio adota como princpio norteador o in dubio pro societate, nessa primeira fase do rito do Tribunal Popular, uma vez que o acusado no ser condenado nessa fase caso pronunciado, alm de poder ser absolvido no julgamento em plenrio.66

J em relao ao princpio que rege o julgamento em plenrio, apesar da sua soberania, adota o princpio do in dubio pro reo. 67

1.3 da preparao do processo para julgamento em plenrio


Antes da alterao do procedimento do jri, pelo advento da Lei 11.689/2008, o ponto nodal dessa parte no rito do jri era a apresentao do libelo pelo rgo acusatrio. 68

Ocorre que a referida reforma suprimiu de uma vez por todas a pea que inaugurava a segunda fase, ou seja, o libelo e junto com ele a contrariedade ao libelo, que era a pea ofertada pela defesa a qual respondia pea da acusao. 69

65 66

67

68 69

Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 97. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 516. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 516. Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 99. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.24.

19

Apesar de ter suprimido o libelo acusatrio a reforma manteve, podemos assim dizer, os atos que eram praticados juntamente com o libelo, como por exemplo, o arrolamento de testemunhas, o requerimento de diligncias e a juntada de documentos. 70

Ocorrendo o trnsito em julgado da deciso de pronncia e ficando definida a competncia do Conselho de Sentena para o julgamento, o processo remetido para o juiz presidente do Tribunal do Jri que dever, conforme prescreve a redao do artigo 422 do Cdigo de Processo Penal, intimar o rgo do Ministrio Pblico ou o querelante, no caso da queixa, e o defensor, para apresentarem rol de testemunhas, juntar documentos e requer diligncias. 71

Art. 422. Ao receber os autos, o presidente do Tribunal do Jri determinar a intimao do rgo do Ministrio Pblico ou do querelante, no caso de queixa, e do defensor, para, no prazo de 5 (cinco) dias, apresentarem rol de testemunhas que iro depor em plenrio, at o mximo de 5 (cinco), oportunidade em que podero juntar documentos e requerer diligncia. 72

Em relao ao rol de testemunhas, continua sendo exigvel arrolar as testemunhas com a clusula de imprescindibilidade, alm de incluir a intimao por mandado, para tanto indicando a localizao precisa. Sendo essa a nica maneira de garantir que a testemunha ser ouvida, mesmo que falte no dia do julgamento. 73

Caso a parte deixe que mencionar a imprescindibilidade da testemunha, no poder, caso essa falte ao julgamento, requer adiamento da sesso. 74

70

71

72

73 74

FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 521. MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 84. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del3689.htm. Acessado em 14 de maio de 2009 Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 99. Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 99.

20

Superado a apresentao do rol de testemunhas e possveis juntadas de documentos e requerimento de diligncias, o juiz ordenar, caso entenda necessrio, as diligncias para sanear possveis nulidades ou esclarecer fatos interessantes para o julgamento da causa, conforme se depreende da inteligncia do artigo 423, CPP. Alm disso, far o juiz, um relatrio resumido do processo, para determinar a incluso do processo na pauta da reunio do Tribunal do Jri. 75

Esse relatrio resumido do processo poder ser feito por outro juiz quando a lei de organizao judiciria local assim definir a competncia, e ser entregue a cada um dos jurados que foram sorteados, no podendo o juiz emitir nenhum juzo de valor a respeito do caso. 76 77

Importante tratar nesse ponto da possibilidade de alterao da competncia que inicialmente foi fixada para o Tribunal do Jri de uma Comarca, conforme artigo 69 do Cdigo de Processo Penal, transferindo-se a competncia para apreciao da causa a outra Comarca. 78

O nome tcnico para a deciso judicial que modifica a competncia do julgamento de um processo do Tribunal do Jri de uma Comarca para outra desaforamento.79

75

76

77 78 79

FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 521. MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 84. Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 106. Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 106. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 524.

21

A Lei 11.689/2008 implementou diversas modificaes no instituto do desaforamento como, por exemplo, a possibilidade de ser requerida pelo assistente, sua distribuio imediata, a preferncia de julgamento do desaforamento, a suspenso do julgamento pelo jri, a possibilidade de no admisso, alm da hiptese de cabimento de excesso de servio fazendo com que o prazo para julgamento seja reduzido para seis meses. 80

Excluiu-se, na reforma, a possibilidade de o Ministrio Pblico requerer o desaforamento em situao de demora para a realizao do julgamento (art. 428, caput, CPP). No se nos afigura razovel. Imagine-se a hiptese de prescrio se avizinhando. Deveria o promotor cuidar para que houvesse o desaforamento. Assim no sendo vivel, resta-lhe requerer ao juiz a imediata incluso do feito em pauta. 81 So quatro as possibilidades legais de desaforamento que so: interesse da ordem pblica, dvida sobre a imparcialidade do jri, dvida quanto segurana pessoal do ru e demora para o julgamento em plenrio, sem culpa do ru ou da defesa. 82 83

1.4 da instruo em plenrio


A colocao do processo em pauta, salvo motivo relevante que autorize, obedecer a uma ordem de preferncia como no caso de acusados presos, dentre esses, os que estiverem mais tempo na priso e, respeitando a isonomia, aqueles que tiverem sido pronunciados h mais tempo.
80

84

81 82 83

84

FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 524. Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 109. Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 107. Art. 427. Se o interesse da ordem pblica o reclamar ou houver dvida sobre a imparcialidade do jri ou a segurana pessoal do acusado, o Tribunal, a requerimento do Ministrio Pblico, do assistente, do querelante ou do acusado ou mediante representao do juiz competente, poder determinar o desaforamento do julgamento para outra comarca da mesma regio, onde no existam aqueles motivos, preferindo-se as mais prximas. (...) Art. 428. O desaforamento tambm poder ser determinado, em razo do comprovado excesso de servio, ouvidos o juiz presidente e a parte contrria, se o julgamento no puder ser realizado no prazo de 6 (seis) meses, contado do trnsito em julgado da deciso de pronncia. Nesse sentido: FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 525.

22

Na nova sistemtica adotada pela Lei 11.689/2008 o Tribunal Popular ser composto por um juiz togado, que o presidente, e por vinte e cinco jurados, alterando assim a previso antiga de vinte e um jurados. Assim o fez a mudana para evitar a frustrao do julgamento caso o nmero mnimo de quinze jurados no fosse atingido. 85

Dos vinte e cinco jurados sorteados, sete comporo o Conselho de Sentena em cada sesso de julgamento. Jurados esses que sero sorteados dentre os populares que se alistarem para exercer tal funo. 86

Cumpre ressaltar, nesse ponto, a excluso da necessidade de um menor de dezoito anos ter de sortear o carto, no qual constam as qualificaes dos jurados, de uma urna geral, sendo que os jurados sorteados sero convocados pelo correio ou por outro meio hbil, como por exemplo telefone, para comparecer reunio. 87

So dois os requisitos para ser jurado: ser maior de 18 anos, alterao trazida pela nova lei em decorrncia da reduo operada pelo Cdigo Civil de 2002, e ter notria idoneidade, sendo entendido como ausncia de fato desabonador. Alm do que o limite de idade, tambm, foi aumentado de sessenta anos para setenta, ficando a cargo do interessado requer a sua dispensa. 88

Aps ter-se organizado a pauta o juiz presidente intimar o Ministrio Pblico, os assistentes, os querelantes, caso exista, e os advogados dos acusados sobre o dia e

85

86

87

88

MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 100. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.27. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 527. Assim entende: ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.30.

23

a hora designado para o sorteio dos jurados. Sorteio esse que ocorrer com as portas abertas, sendo presidido pelo juiz presidente. 89

Superada a fase de preparao do julgamento passemos para a fase dos trabalhos na sesso de julgamento.

O art. 454 do CPP estabelece que, At o momento de abertura dos trabalhos da sesso, o juiz presidente decidir os casos de iseno e dispensa de jurados e o pedido de adiamento de julgamento, mandando consignar em ata as deliberaes. 90 O julgamento s poder ocorrer com a presena do membro do Ministrio Pblico, do ru preso e seu defensor e das testemunhas imprescindveis. 91

No caso do ru solto h duas possibilidades, uma primeira que caso no tenha sido intimado devidamente pode ocorrer um adiamento regularmente no ocorrer o adiamento da sesso.
92

, ou tendo sido intimado

No ser adiado o julgamento caso o assistente de acusao e o advogado do querelante, caso exista, faltem, mas tiverem sido devidamente intimados. J em relao testemunha que faltar injustificadamente, estar sujeita a uma multa e conduo coercitiva, porm sem prejuzo da ao penal por desobedincia. 93

89 90

91

92

93

NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 134. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 529. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.42. Interpretao a contrario sensu do artigo 457: O julgamento no ser adiado pelo no comparecimento do acusado solto, do assistente ou do advogado do querelante, que tiver sido regularmente intimado. (sem grifo no original). ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.43.

24

Antes de comear a inquirio da testemunhas, do ofendido e ao final do acusado, sero sorteados os jurados que comporo o Conselho de Sentena dentre o 15 jurados presentes, nmero mnimo exigido em lei, podendo tanto a acusao quanto a defesa recusar trs jurados imotivadamente, e mais quantos entender necessrio motivadamente. Com o Conselho de Sentena pronto, o juiz, a defesa e acusao, est formado o plenrio do jri, que o tribunal do jri pronto para julgar.
94

A primeira fase da instruo em plenrio se d com a declarao da vtima, quando possvel, e a inquirio das testemunhas de acusao, anteriormente, arroladas. Sendo que essa fase s tem incio aps o compromisso dos jurados para compor o Conselho de Sentena. 95

O juiz presidente o responsvel por comear a perguntar, sendo precedido pelo Ministrio Pblico, pelo assistente, pelo querelante, pela defesa do acusado e por ltimo, caso queiram, pelos jurados. Essa ordem seguida em relao ao rol de testemunhas de acusao. No que tange o rol apresentado pela defesa, a ordem de inquirio se altera somente para a defesa, o Ministrio Pblico e o assistente, pois a defesa far as perguntas antes do parquet e do assistente. 96

Cumpre ressaltar que as perguntas formuladas pelas partes sero feitas de forma direta, somente em relao ao Conselho de Sentena que as perguntas devem ser feitas ao juiz presidente e esse as fazer para as testemunhas e vtima. 97
94

95

96

97

FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 529. Nesse sentido: NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 172. MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 124. Assim entende: ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.44.

25

Tendo em vista o princpio constitucional da verdade real, previu o legislador no artigo 473, 3, do Cdigo de Processo Penal, a possibilidade de realizar acareao, ato esse presidido pelo juiz e que pe frente a frente depoentes, cujas declaraes prestadas anteriormente sejam contraditrias ou divergentes. 98

Dentre as possibilidades trazidas pelo pargrafo terceiro do artigo 473, alm da supramencionada, est o reconhecimento de pessoas e coisas, o esclarecimento dos peritos, bem como a leitura de peas que se refiram, exclusivamente, s provas colhidas por carta precatrias e s provas cautelares, antecipadas ou no repetveis. 99

O interrogatrio do ru se d ao final da inquirio das testemunhas, declarao do ofendido e tudo mais que se seguiu. Tal mudana foi introduzida pela Lei 11.689/2008, seguindo o que ocorreu com os procedimentos ordinrio e sumrio. Reforando, assim, a natureza de meio de defesa. 100

A ordem de inquirio do acusado se dar na seguinte ordem: primeiro o juiz presidente, depois o Ministrio Pblico, o assistente, o querelante e o defensor, sendo que esses quatro ltimos formularo perguntas diretamente ao ru, enquanto que os jurados formularo perguntas por intermdio do juiz. 101

98 99

Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 175. Nessa esteira: FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 537. 100 FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 537. 101 MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 127.

26

O juiz deve, em respeito ao direito ao silncio (art.5, LXIII, CF; art. 186, pargrafo nico, CPP), informar ao acusado, antes de comear o interrogatrio, a possibilidade de permanecer calado sem que haja, com isso, um prejuzo na sua defesa.102

Ainda em relao ao querelado, a to citada lei que alterou o procedimento do jri, introduziu a obrigatoriedade de o ru permanecer no plenrio do tribunal do jri sem algemas, ocorrendo somente o diverso em casos excepcionais, para garantir a segurana geral por exemplo. 103

Quando do trmino da instruo em plenrio inicia-se a fase de debates, que o momento no qual as partes iro apresentar suas alegaes finais de formal oral.104 105

O tempo destinado acusao e defesa, em sede de debates, ser de uma hora e meia para cada e, no mais de duas horas como previa o antigo Cdigo de Processo Penal, j para rplica houve um aumento, passando de meia hora para uma hora para cada, e assim tambm o ocorreu em relao trplica. 106

No caso de se tratar de ao penal privada (subsidiria), o querelante falar antes do Ministrio Pblico, entretanto se o Ministrio Pblico retomar a titularidade da ao falar primeiro. 107

102 103 104

105

106

107

Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 186. Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 188. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.46. Finda a instruo, a prxima etapa do julgamento a realizao dos debates, onde as partes faro as suas consideraes sobre o caso e exporo seus argumentos tendentes ao convencimento dos jurados. Nas palavras de: ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.46. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 538. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.46.

27

No se pode olvidar tratar da hiptese de haver assistente de acusao, devendo esse dividir seu tempo com o Ministrio Pblico, e no caso de mais de um defensor para o acusado, todos podero falar desde que dividam seu tempo. No caso de mais de um acusado dever ser acrescido em uma hora o tempo das partes, ficando, ento, em duas horas e meia. 108

As partes somente podero se utilizar de documentos previamente juntados com antecedncia mnima de trs dias teis e cientificada a outra parte, visando os princpios do contraditrio e da plenitude de defesa. 109

Inovou o legislador, no art. 478 do Cdigo de Processo Penal, com a nova redao que lhe foi dada pela Lei n 11.689/08, ao estabelecer limites manifestao das partes durante os debates. Assim, no podero as partes, sob pena de nulidade, fazer referncias: a) deciso de pronncia ou s decises posteriores que julgaram admissvel a acusao; b) determinao do uso de algemas como argumento de autoridade que beneficie ou prejudique o acusado; c) ao silncio do acusado, em seu prejuzo; d) ausncia de interrogatrio por falta de requerimento, em prejuzo do acusado. A nulidade de que trata esse artigo relativa. 110 Ou seja, no podem as partes se utilizarem de meios ardis para tentar convencer os jurados.

Durante os debates as partes podem fazer apartes, regularizado pela reforma, competente o juiz presidente para regulamentar a interveno de uma das partes, quando a outra estiver explanando, podendo conceder at trs minutos para cada aparte.111
108 109

110

111

Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 194. MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 136. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.47-48. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 539.

28

Finalizada a fase de debates o juiz presidente indagar aos jurados se esto preparados para julgar ou se desejam algum outro esclarecimento. Caso reste alguma dvida sobre alguma questo de fato, o juiz dar vista dos autos e dos instrumentos do crime aos jurados para que seja dirimida a dvida. 112

Restando superada qualquer dvida o juiz ler os quesitos, [...] em termos simples, pode-se dizer que a pergunta feita aos jurados com vistas determinao da condenao ou absolvio do acusado reclamao a ser feita. 114
113

, e indagar as partes se possuem requerimento ou

Depois de lido cada quesito o juiz presidente explicar o sentido legal de cada um, como, por exemplo, a conseqncia do reconhecimento ou no de determinado quesito para a soluo do caso. A explicao deve ser feita na presena de todos, partes, plateia e jurados. 115

Terminada a leitura dos quesitos, realizada a explicao necessria e, atendido os eventuais reclamos das partes, o juiz deve fazer o anncio de que o julgamento ser feito em sala especial, antiga sala secreta, porm, caso no exista a sala especial, pode o juiz pedir para os presentes se retirarem, permanecendo no plenrio to somente o juiz, os jurados, o Ministrio Pblico, o assistente, o querelante, o defensor do acusado, o escrivo e o oficial de justia, a fim de se proceder a votao dos quesitos. 116

112 113

114

115 116

Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 212. MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 138. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.49. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 213. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.50.

29

O artigo 483 do Cdigo de Processo Penal traz a previso da formulao dos quesitos, com a redao dada pela Lei 11.689/2008.

Art. 483. Os quesitos sero formulados na seguinte ordem, indagando sobre: I a materialidade do fato; II a autoria ou participao; III se o acusado deve ser absolvido; IV se existe causa de diminuio de pena alegada pela defesa; V se existe circunstncia qualificadora ou causa de aumento de pena reconhecidas na pronncia ou em decises posteriores que julgaram admissvel a acusao. 1o A resposta negativa, de mais de 3 (trs) jurados, a qualquer dos quesitos referidos nos incisos I e II do caput deste artigo encerra a votao e implica a absolvio do acusado. 2o Respondidos afirmativamente por mais de 3 (trs) jurados os quesitos relativos aos incisos I e II do caput deste artigo ser formulado quesito com a seguinte redao: O jurado absolve o acusado? 3o Decidindo os jurados pela condenao, o julgamento prossegue, devendo ser formulados quesitos sobre: I causa de diminuio de pena alegada pela defesa; II circunstncia qualificadora ou causa de aumento de pena, reconhecidas na pronncia ou em decises posteriores que julgaram admissvel a acusao. 4o Sustentada a desclassificao da infrao para outra de competncia do juiz singular, ser formulado quesito a respeito, para ser respondido aps o 2o (segundo) ou 3o (terceiro) quesito, conforme o caso. 5o Sustentada a tese de ocorrncia do crime na sua forma tentada ou havendo divergncia sobre a tipificao do delito, sendo este da competncia do Tribunal do Jri, o juiz formular quesito acerca destas questes, para ser respondido aps o segundo quesito. 6o Havendo mais de um crime ou mais de um acusado, os quesitos sero formulados em sries distintas. 117

Encerrada a votao dos quesitos e a assinatura do termo, o juiz presidente dever proferir sentena, sendo que o veredicto dos jurados pode apontar para trs hipteses, quais sejam a de condenao, a de absolvio ou, ainda, a de desclassificao. 118

No caso da sentena condenatria o juiz presidente fixar a pena como prev o Cdigo Penal, ou seja, adotou o sistema trifsico, sendo a primeira o clculo da penabase, em seguida as circunstncias atenuantes e agravantes e, por ltimo, as causas de
117

118

Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del3689.htm. Acessado em: 31 de maio de 2009 MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009, p. 157.

30

diminuio e de aumento. No que tange a fundamentao da matria de fato decidida pelo Conselho de Sentena, consiste, apenas, em referir cada veredicto proferido, sem examinar a prova produzida.119

Isso ocorre com respaldo do princpio da ntima convico, garantido pelo sigilo das votaes. Sendo criada pela prpria Constituio uma exceo ao princpio constitucional da motivao das decises judiciais. 120

No caso da sentena seguir o entendimento do veredicto absolutrio o juiz presidente seguir o preceituado no artigo 386 do Cdigo de Processo Penal. A lei impe ao juiz o dever de mandar colocar em liberdade o acusado, se no estiver preso por outro motivo, de revogar as medidas restritivas provisoriamente decretadas. 121

J no caso da desclassificatria, o juiz presidente prolatar a sentena analisando o crime com competncia plena. Havendo desclassificao, o crime conexo que no seja doloso contra a vida ser julgado pelo juiz presidente do Tribunal do Jri, podendo, se o caso, ser tambm aplicadas s disposies da Lei n 9.099/95. 122

A publicao da sentena ocorrer pela leitura da sentena no plenrio do tribunal do jri, conforme versa o artigo 493 do CPP, A sentena ser lida em plenrio pelo presidente antes de encerrada a sesso de instruo e julgamento. 123
119

120

121

122

123

FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 551. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009. p 551. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.53. ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009, p.54. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009, p 558.

31

32

2 DA CONSTITUCIONALIDADE DA OCORRNCIA DO PLENRIO NA AUSNCIA DO ACUSADO SOLTO


Sumrio: 2.1 Princpios Constitucionais Processuais Penais: 2.1.1 Contraditrio e Ampla Defesa; 2.1.2 Busca da Verdade Real; 2.1.3 Presuno de Inocncia ou No Culpabilidade; 2.2 Princpios Constitucionais do Tribunal do Jri: 2.2.1 Plenitude de Defesa; 2.2.2 Sigilo das Votaes; 2.2.3 Soberania dos Veredictos; 2.2.4 Competncia para o Julgamento dos Crimes Dolosos Contra a Vida.

2.1 princpios constitucionais processuais penais


O Processo Penal, assim como todas as outras reas, regido por uma srie de princpios que servem para salvaguardar o direto do acusado perante um tribunal. Alm, claro, de representar a base fundamental da poltica processual penal de um Estado.124

Sendo assim, nesse segundo captulo sero abordados alguns desses princpios que norteiam o procedimento do Processo Penal brasileiro e tambm os princpios inerentes do Tribunal do Jri, e que serviro de sustentculo para a concluso do presente trabalho.

124

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal, volume 1, 25 ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2003, p. 36.

33

2.1.1 Contraditrio e Ampla Defesa


Ambas as garantias encontram-se pacificadas na Constituio Federal de 1988, no clebre artigo 5, inciso LV aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os recursos a ela inerentes.125

Cumpre ressaltar que tanto o contraditrio quanto a ampla defesa fazem parte de uma mesma garantia, pois uma no existe sem a outra. Ora no haveria a ampla defesa se no pudesse haver o contraditrio e vice-versa.126

Segundo Joaquim Canuto Mendes de Almeida o contraditrio a cincia bilateral dos atos e termos processuais e possibilidade de contrari-los.127

No processo penal tal princpio se faz presente mesmo quando o acusado se encontra em revelia diferentemente do que ocorre no processo extrapenal, ou civil, que presumem-se verdadeiros os fatos alegados.128

Corroborando o entendimento acima apresentado, o processualista Rogrio Lauria Tucci em sua obra: Direitos e garantias individuais no processo penal brasileiro traz a seguinte passagem respeito do contraditrio:

(...) a contrariedade deve ser efetiva, real, em todo o desenrolar da persecuo penal, a fim de que, perquirida exausto, a verdade

125

126

127

128

Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm Acesso em: 22/09/2009 s 11:32. DE CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho. Processo Penal e Constituio: princpios constitucionais do processo penal. 3 ed. reescrita e ampliada. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2004, p. 131. ALMEIDA, Joaquim Canuto Mendes de. Princpios Fundamentais do Processo Penal . So Paulo, RT, 1973, p.81 FERNANDES, Antonio Scarance. Processo Penal Constitucional. 5 ed. rev., atual. e ampl. So Paulo, RT, 2007, p.64.

34

material, reste assegurada liberdade jurdica do indivduo enredado na persecutio criminis. 129 O Cdigo de Processo Penal ptrio consigna regras que realam as garantias aqui tratadas, como, por exemplo, dispe o artigo 261 no qual traz que nenhum acusado, anda que ausente ou foragido, ser processado ou julgado sem defensor, ou como prev o artigo 263 que se o acusado no constituir defensor, o Juiz ser obrigado a nomear-lhe um, ressalvando seu direito de, a todo tempo, nomear outro de sua confiana ou a si mesmo defender-se, caso tenha habilitao tcnica.130

Entende-se por ampla defesa o dever do estado de proporcionar a todo acusado a mais completa defesa, seja essa defesa pessoal, seja tcnica, bem como o de prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos necessitados.131

A ampla defesa se desdobra em duas garantias, quais sejam, a autodefesa e defesa tcnica, sendo que a primeira significa a participao pessoal do acusado no contraditrio, atravs da sua contribuio para a funo defensiva, desdobrando-se no direito de audincia132 e no direito de presena133. J a segunda garantia caracteriza-se por vrios aspectos, como por exemplo, o advogado constitudo deve efetivamente envidar esforos para carrear aos autos elementos favorveis ao acusado, o juiz deve verificar se a defesa tcnica est sendo ou foi desempenhada adequadamente, sob pena de considerar o ru indefeso, etc.134

129

130

131

132 133

134

TUCCI, Rogrio Lauria. Direitos e Garantias Individuais no Processo Penal Brasileiro. 2 ed. So Paulo, RT, 2004, p. 211. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. Vol 1. 25 ed., rev. e atual. So Paulo, Saraiva, 2003, p.45. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009, p 143. O direito de audincia consiste na oportunidade de influir na defesa por intermdio do interrogatrio. O direito de presena consiste na possibilidade de o ru tomar posio, a todo momento, sobre o material produzido, sendo-lhe garantida a imediao com o defensor, o juiz e as provas. FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009, p 144.

35

Entretanto caso haja colidncia entre a vontade do defensor e do acusado deve prevalecer a do defensor, pois possui uma qualificao tcnica 135. Nesse sentido diz Hlio Tornaghi que: o defensor no est atrelado vontade do defendido, ou seja, sua atuao exprime o que ele prprio julga mais conveniente para o acusado.136

Corroborando tal entendimento o Supremo Tribunal Federal quando do julgamento do Recurso Extraordinrio n. 226.640, com relatoria do Ministro Seplveda Pertence proferiu o seguinte acrdo.

Recurso: legitimidade do defensor para interp-lo, no prejudicada pela renncia do ru. 1. No processo penal, o papel do defensor, constitudo ou dativo, no se reduz ao de simples representante ad judicia do acusado, investido mediante mandato, ou no, incumbindolhe velar pelos interesses da defesa: por isso, a renncia do ru apelao no inibe o defensor de interp-la. 2. A pretendida eficcia preclusiva da declarao de renncia ao recurso pelo acusado reduziria a exigncia legal de subseqente intimao do defensor tcnico - com a qual jamais se transigiu - a despropositada superfetao processual. 137 Com tais consideraes encerra-se o subitem o qual abarca os princpios do contraditrio e da ampla defesa, princpios que sustentam o princpio do devido processo legal, ou due process of law.

2.1.2. Busca da Verdade Real


No plano processual penal a questo da verdade que deve ser revelada pela motivao judicial um aspecto controverso, pois depende do modelo de Direito Penal adotado. No caso brasileiro o modelo adotado o com caractersticas garantista, legado do

135

136 137

DE CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho. Processo Penal e Constituio: princpios constitucionais do processo penal. 3 ed. reescrita e ampliada. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2004, p. 147. TORNAGHI, Hlio. A Relao Processual Penal. 2 ed. So Paulo, Saraiva, 1987. Pesquisado no dia 30/09/2009, s 11h33min, estando disponvel no site o STF no seguinte endereo: http://www.stf.jus.br/portal/diarioJustica/verDiarioProcesso.asp? numDj=73&dataPublicacaoDj=14/04/2000&numProcesso=226640&siglaClasse=RE&codRecurso=0&tipoJu lgamento=M&codCapitulo=5&numMateria=11&codMateria=3.

36

Iluminismo. Sendo assim a verdade a ser buscada no a verdade completa, inteira, mas sim uma verdade reduzida na exata medida do objeto que se busca demonstrar.138

Afirmando essa tese temos o clebre doutrinador italiano Luigi Ferrajoli que traz o seguinte pensamento.

Esta verdade no pretende ser a verdade; no obtida mediante indagaes inquisitivas alheias ao objeto social; est condicionada em si mesma pelo respeito aos procedimentos e s garantias da defesa. , em suma, uma verdade mais controlada quanto ao mtodo de aquisio, porm mais reduzida quanto ao contedo informativo do que qualquer hipottica verdade substancial.139 J para o processualista Tourinho Filho, o Processo Penal deve tender averiguao e descobrimento da verdade real, da verdade material, at para usar como sustentculo da sentena. Essa busca da verdade real se d por conta da funo punitiva do Estado de s poder ser exercida contra quem realmente tenha praticado um ilcito penal.140

Demonstrando quo difcil definir qual verdade se busca no Processo Penal, no somente na dinmica processual ptria, mas tambm, na estrangeira que trago uma passagem do livro do espanhol Francisco Muoz Conde no qual ele afirma que a busca da verdade, no processo penal, est limitada vrios fatores.

En el proceso penal, la bsqueda de la verdad est limitada adems por el respeto a unas garantas que tienen incluso el carcter de derechos humanos reconocidos como tales em todos los textos constitucionales y leyes procesales de todos los pases de nuestra rea de cultura.

138

139

140

DE CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho. Processo Penal e Constituio: princpios constitucionais do processo penal. 3 ed. reescrita e ampliada. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2004, p. 197. FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razo Teoria do Garantismo Penal. Traduo de Ana Paula Zomer Sica, Fauzi Hassan Choukr, Juarez Tavares e Luiz Flvio Gomes. So Paulo, RT, 2002, p. 38. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. Vol 1. 25 ed., rev. e atual. So Paulo, Saraiva, 2003, p.36.

37

Por todo ello, la afirmacin de que el objeto del proceso penal es la bsqueda de la verdad material debe ser relativizada, y, desde luego, se puede decir entonces, sin temor a equivocarse, que en el Estado de Derecho em ningn caso se debe buscar la verdad a toda costa o a cualquier precio. De todo lo dicho se deduce que el objeto del proceso penal es la obtencin de la verdad solo y en la medida em que se empleen para ello los medios legalmente reconocidos. Se habla as de uma verdad forense que no siempre coincide com la verdad material propriamente dicha. Este es el precio que hay que pagar por un proceso penal respetuoso con todas las garantas y derechos humanos caractersticos del Estado social e democrtico de Derecho.141 142 Por todo o aqui exposto que melhor seria falar de verdade processual ou verdade forense, do que em verdade real, posto que, por mais que o Juiz procure fazer uma reconstruo histrica do fato objeto do processo, muitas vezes o material de que ele se vale poder conduzi-lo a uma falsa verdade real, j que na maioria dos casos so as partes, interessados diretamente no caso, que lhe fornecem seus pontos de vista.143

2.1.3. Presuno de Inocncia ou No Culpabilidade.


Esta uma regra garantidora do Estado Democrtico de Direito, ensejando por conseguinte tambm como regra que o acusado responda seu processo em liberdade. Comporta exceo prevista em lei, pela qual o acusado, eventualmente, poder ser preso por conta, exclusivamente, de um interesse processual, o que no lhe antecipa a culpa. E, somente, durante o tempo em que esse interesse estiver presente. Cessadas as condies que,
141

142

143

MUOZ CONDE, Francisco. Bsqueda de la verdad en el proceso penal. Buenos Aires, Hamurabi, 1999, p.101/102. Traduo da citao: No processo penal, a busca da verdade ainda mais limitada pelo respeito garantia de que eles ainda tm o carter de direitos humanos reconhecidos como tal em todas as constituies e leis processuais de todos os pases da nossa rea de cultura. Portanto, a alegao de que o objeto do processo penal a busca da verdade material deve ser relativizada, e, claro, podemos dizer sem medo de errar, que o Estado de Direito, de modo algum ser em buscar a verdade a qualquer custo ou a qualquer preo. De tudo isso resulta que o objeto do processo penal o de obter a verdade e na medida em que apenas deve ser usada pelos meios reconhecidos pela lei. Fala-se aqui de uma "verdade forense", que nem sempre corresponde com a verdade material propriamente dita. Este o preo que se paga por um processo penal que respeita todas as garantias dos direitos humanos e as caractersticas do Estado social e democrtico de Direito. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. Vol 1. 25 ed., rev. e atual. So Paulo, Saraiva, 2003, p.39.

38

eventualmente, autorizaram a priso processual, a regra deve prevalecer, porque a liberdade individual o bem maior garantido constitucionalmente.144

Segundo a melhor doutrina este princpio representa nada mais do que o coroamento do due process of law, ou seja, um ato de f no valor tico da pessoa, prpria de toda a sociedade livre.145

Tal princpio teve sua primeira apario em um texto legal na Constituio da Virgnia, em 1776, sendo includo no ano de 1789 na clebre Declarao Universal dos Direitos do Homem e do Cidado, na Frana. Entretanto, no sculo seguinte o princpio sofreu grande crtica, principalmente da Escola Positiva, a qual teve como grandes expoentes Garofalo, Ferri e Manzini, sendo que este ltimo considerava-o um verdadeiro absurdo.146

Posteriormente redescobriram-se os mritos por intermdio de Hobbes, Beccaria, Pufendorf e Carrara, sendo, inclusive, desse ltimo a manifestao fundamental do princpio: Perante um homem ainda assistido pela presuno de inocncia, repugna que se diga provisrio o estado de liberdade, e, por conseguinte, normal o estado de deteno.147

dson Lus Baldan ensina que o direito de ser presumido inocente possui quatro funes bsicas: limitao atividade legislativa, critrio condicionador das interpretaes das normas vigentes, critrio de tratamento extraprocessual em todos os seus

144

Disponvel em: http://www.oabsp.org.br/palavra_presidente/2007/artigo-em-defesa-da-presuncao-deinocencia/ Acessado em 03 de outubro de 2009. 145 NEVES, A. Castanheira. Sumrios de processo penal. Coimbra: 1967, p. 26. Apud: TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Op. Cit. p. 61. 146 DE CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho. Processo Penal e Constituio: princpios constitucionais do processo penal. 3 ed. reescrita e ampliada. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2004, p. 149. 147 MARQUES, Jos Frederico. Elementos de Direito Processual Penal. Rio de Janeiro, Forense, 1962, p. 117.

39

aspectos (inocente); obrigatoriedade de o nus da prova da prtica de um fato delituoso incidir sempre sobre o acusador, pelo critrio da no culpabilidade.148

A presuno de inocncia citada por tratados internacionais como a Declarao Universal dos Direitos Humanos, Conveno Europia de Direitos Humanos, Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos e Conveno Americana de Direitos Humanos. "Considerando que a maioria dos pases ocidentais est submetida a um desses pactos internacionais ou a mais de um, possvel afirmar, mesmo sem pesquisar detidamente a Constituio de cada um, que em todos eles h presuno de inocncia. Os Estados Unidos so exceo, pois nunca assinam tratados internacionais, menos ainda os de direitos humanos", afirma o professor Thiago Bottino.149

Em decorrncia do Princpio da Presuno de Inocncia deve-se concluir que a priso do acusado antes da sentena definitiva, s deve existir se preenchidos os requisitos e pressupostos que autorizam a priso preventiva, insertos no artigo 312 do Cdigo de Processo Penal. Demais disso para a condenao o juiz deve ter convico de sua responsabilidade na prtica do delito, pois em caso de dvida, prevalece o princpio do in dbio pro reo.150

2.2 princpios constitucionais do tribunal do jri


O Tribunal do Jri, rgo jurisdiciona, encontra-se previsto no ttulo II da Constituio Federal, ttulo esse que trata dos direitos e garantias fundamentais. Sua localizao sistmica indica que foi institudo com a finalidade de ampliar o direito de defesa

148

149

150

BALDAN, dson Lus. Direitos fundamentais na constituio federal. Estado democrtico de direito e os fins do processo penal. So Paulo: Juarez de Oliveira, 2002, p.128. Disponvel em: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/792145/stf-acertou-ao-confirmar-presuncao-dainocencia Acessado em 03 de outubro de 2009. Disponvel em: http://www.mp.rn.gov.br/bibliotecapgj/artigos/artigo24.pdf Acessado em 03 de outubro de 2009.

40

dos rus e o direito de liberdade, uma vez que o jri, em regra, tem decises mais flexveis e favorveis aos rus do que os juzes togados, normalmente vinculados a decises tcnicas.151

Os princpios constitucionais referentes ao Tribunal Popular esto elencados no artigo 5, inciso XXXVIII, da Carta Magna ptria: reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.152

Conforme Guilherme de Souza Nucci, a relevncia jurdica dos princpios constitucionais enorme, pois um ordenamento coerente parte de princpios constitucionais para interpretar e aplicar as normas infraconstitucionais e no o oposto.153

Sendo assim passemos a analisar mais detidamente cada um dos quatro princpios norteadores do Tribunal do Jri.

2.2.1. Plenitude de Defesa


No mesmo artigo 5 da Constituio Federal, no qual est previsto tal princpio, o legislador assegurou a todos os litigantes e aos acusados em geral a ampla defesa (inciso LV), entretanto, apesar de alguns doutrinadores entenderem se tratar de mera redundncia154, outros entendem de forma diversa, pois, analisando os vrios preceitos do jri tal diferenciao se mostra lgica. So dois os princpios, ainda que correlatos. O constituinte pretendeu assegurar alm da ampla defesa geral de todos os acusados, assegurar ao acusado
151

152

153 154

FEITOZA, Denilson. Direito Processual Penal: teoria, crtica e prxis. 6 ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009, p 492. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm Acessado em 03 de outubro de 2009. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 24. DE CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho. Processo Penal e Constituio: princpios constitucionais do processo penal. 3 ed. reescrita e ampliada. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2004, p. 119.

41

do jri mais, ou seja, a defesa plena, levando em conta principalmente o fato de que, diferentemente das decises judiciais nos processos em geral, a deciso dos jurados no motivada.155

H uma diferena enorme entre ampla defesa e plenitude de defesa, sendo a ltima muito mais ampla e complexa. A explicao simples: a plenitude de defesa admitida somente no Tribunal do Jri, pois usada para conscientizar os jurados. Os juzes de fato no decidem por livre convico, e, sim, por ntima convico, sem fundamentar de forma secreta e respondendo somente perante a conscincia de cada um. por causa disso que existe, s no Jri, plenitude de defesa, pois o defensor poder usar de todos os argumentos lcitos para convencer os jurados. No Tribunal do Povo, todas as ponderaes, indagaes e atitudes do advogado esto ligadas umbilicalmente plenitude defensria exercida no Jri.156

Tanto se apresentam diferentes tais princpios que em sede de jri pode a defesa inovar sua tese defensiva na trplica, posto que os jurados decidem sem fundamentar e so leigos, essencial que a defesa de valha de todos os instrumentos que puder. A adoo da diferenciao possui um significado prtico, sem dvida, mas, sobretudo, h uma viso calcada na Poltica Criminal, j que no Brasil, onde vigora o direito codificado, os operadores de direito passam anos estudando os cdigos e leis, e os jurados tem de decidir em poucas horas a culpabilidade de algum, sem possurem o menor preparo tcnico. Portanto, tem-se que adotar uma postura humanista para permitir ao ru uma defesa perfeita.157

155

156

157

FERNANDES, Antonio Scarance. Processo Penal Constitucional. 5 ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo, RT, 2007, p.187. Disponvel em: http://www.escritorioonline.com/webnews/noticia.php?id_noticia=5653& Acessado em 03 de outubro de 2009. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 28.

42

2.2.2. Sigilo das Votaes


O sigilo das votaes no ofende a garantia constitucional da publicidade. Alm de estar previsto na Constituio, justifica-se como medida necessria para preservar a imparcialidade do julgamento, evitando-se influncia sobre os jurados que os impea de, com liberdade, manifestar seu convencimento pela votao dos quesitos.158

Quando o legislador ordinrio, no CPP de 1941, e, depois, o constitucional, na CF/88, asseguraram o sigilo das votaes no Tribunal do Jri, dispuseram muito mais do que o simples voto em sala especial (secreta), e com razo, pois a essncia do julgamento pretendida o estabelecimento de que os votos dos jurados no pudessem ser identificados, tendo como conseqncia, uma maior segurana, espcie prpria de garantia para os juzes leigos que, embora julgadores, no possuem as mesmas garantias e prerrogativas que os Magistrados de carreira.159

Dentre as inovaes, o legislador ordinrio, submisso Constituio Federal, contemplou, nos 1 e 2 do novel artigo 483 do Cdigo de Processo Penal, a ratio essendi do sigilo das votaes, qual seja: atingido o quarto voto no mesmo sentido, em cada quesito, encerra-se a apurao, preservando-se, por conseguinte, os jurados.160

Art. 483. (...) Os quesitos sero formulados na seguinte ordem, indagando sobre: 1o A resposta negativa, de mais de 3 (trs) jurados, a qualquer dos quesitos referidos nos incisos I e II do caput deste artigo encerra a votao e implica a absolvio do acusado. 2o Respondidos afirmativamente por mais de 3 (trs) jurados os quesitos relativos aos incisos I e II do caput deste artigo ser

158

159

160

FERNANDES, Antonio Scarance. Processo Penal Constitucional. 5 ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo, RT, 2007, p.188. Disponvel em: http://www.mp.rn.gov.br/antigo/caops/caopjp/teses/sigilo_tribunal_juri.pdf Acessado em 03 de outubro de 2009. Disponvel em: http://www.mp.mt.gov.br/cma/secure/arquivos/arq822.pdf Acessado em 03 de outubro de 2009.

43

formulado quesito com a seguinte redao: O jurado absolve o acusado? 161 No Tribunal do Jri, o encerramento da apurao em cada quesito aps o voto definidor do julgamento assegura a garantia constitucional do sigilo da votao, sem ofensa a plenitude de defesa.162

2.2.3. Soberania dos Veredictos


Segundo leciona o clebre doutrinador Jos Frederico Marques, entende-se por soberania dos veredictos: Se soberania do Jri, no entender da communis opinio doctorum, significa a impossibilidade de outro rgo judicirio substituir ao Jri na deciso de uma causa por ele (sic) proferida, - soberania dos veredictos traduz, mutatis mutandis, a impossibilidade de uma deciso calcada em veredicto dos jurados, ser substituda por outra sentena sem esta base.163

Ou seja, no h possibilidade do Tribunal de Justia modificar a deciso proferida pelos jurados, pois soberana dentro do sistema processual penal, no mrito, s poder ser revista por quem lhe deu causa, ou seja, o prprio Tribunal do Jri.164

Cumpre ressaltar que tal soberania pode suprimir do processo de jri qualquer outro juzo. H durante o processo um prvio controle judicial sobre a admissibilidade do julgamento, sobre a competncia e sobre a ocorrncia de excludente de ilicitude, podendo, inclusive, o juiz pronunciar, impronunciar, desclassificar e absolver sumariamente o acusado.165
161

162

163 164

165

Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del3689.htm Acessado em 03 de outubro de 2009. Enunciado n 04 lavrado no debate de Membros do Ministrio Pblico do Rio Grande do Norte IN: http://www.mp.rn.gov.br/antigo/caops/caopjp/teses/sigilo_tribunal_juri.pdf. MARQUES, Jos Frederico. A instituio do Jri. So Paulo: Saraiva, 1963, p. 40. Disponvel em: http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/files/journals/2/articles/31638/public/31638-36243-1PB.pdf Acessado em 04 de outubro de 2009. FERNANDES, Antonio Scarance. Processo Penal Constitucional. 5 ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo, RT, 2007, p.190.

44

Como sustentculo da instituio do Jri, a Constituio Federal conferiu, de maneira expressa, a garantia soberania dos veredictos, sendo assim, no possvel que cortes togadas invadam o mrito do veredicto, substituindo-o. Caso haja erro judicirio remete-se o caso a novo julgamento pelo prprio Tribunal Popular, porm, de jeito nenhum, pode-se invalidar o veredicto, proferindo outro quanto ao mrito.166

A soberania dos veredictos no pode ser confundida com poder absoluto, incontrastvel e ilimitado, o que estaria na contramo dos fins no s da prpria instituio, mas do prprio Estado Democrtico de Direito. Assevera, ainda, Adriano Marrey, que no so os jurados onipotentes, com o poder de tornar o quadrado redondo e de inverter os termos da prova167.

Importante no olvidar que a soberania dos veredictos no exclui a possibilidade de se recorrer das decises proferidas pelo Conselho de Sentena, caso tal deciso seja manifestamente contrria s provas dos autos. Nessa seara, o saudoso, Ministro Hlio Quaglia Barbosa quando do julgamento do habeas corpus n 37.687-SP168, no qual foi relator, entendeu no ser caso de violao a tal princpio caso o resultado do julgamento seja manifestamente contrrio prova dos autos.
166 167

168

NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 32. MARREY, Adriano. Teoria e prtica do jri: doutrina, jurisprudncia, questionrios, roteiros prticos. Coordenao Alberto Silva Franco, Rui Stoco. Atualizao da doutrina Luiz Antonio Guimares Marrey. 7 ed. rev., atual. e ampl. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2000, p.101. HABEAS CORPUS . PENAL E PROCESSO PENAL. TRIBUNAL DO JRI. HOMICDIO QUALIFICADO. ABSOLVIO: LEGTIMA DEFESA. APELAO DO MINISTRIO PBLICO. ANULAO DA SENTENA: MANIFESTAMENTE CONTRRIA PROVA DOS AUTOS. PRINCPIO DA SOBERANIA DOS VEREDICTOS: NO VIOLAO. ORDEM DENEGADA. 1. Esta Colenda Turma tem se posicionado, de forma muito criteriosa e de outro modo no poderia ser -, em defesa da manuteno das decises proferidas pelo Conselho de Sentena, impedindo que o Tribunal de Justia viole o princpio da Soberania dos Veredictos. 2. A caracterizao da violao do referido princpio implica adoo, pelo Tribunal de Justia, de uma das verses alternativas e verossmeis, em contraposio quela aceita pelo Jri Popular. 3. Estando, de outra parte, a deciso em completa dissociao com o conjunto probatrio produzido nos autos, caracterizando arbitrariedade dos jurados, deve, o Tribunal de Justia anulla, sem que isso signifique qualquer tipo de violao dos princpios constitucionais. 4. In casu, o impetrante no logrou demonstrar a dinmica dos fatos ocorridos, tampouco apresentou as provas que teria lastreado a absolvio, ao contrrio, colhe-se dos autos que o Tribunal de Justia, examinando o conjunto fticoprobatrio, entendeu ser a tese da legtima defesa carente de sustentao probatria. 5. Ordem denegada. (HC 37.687-SP, 6 T., rel. Hlio Quaglia Barbosa, 16.05.2005, v.u., DJ 01.07.2005, p.629).

45

Corroborando a tese trazida o Ministro Carlos Velloso, na qualidade de relator do recurso extraordinrio n 115.202, proferiu deciso na esteira desse pensamento.169

2.2.4. Competncia para o Julgamento dos Crimes Dolosos Contra a Vida


Assegura a Constituio Federal ao jri a competncia para julgar crimes dolosos contra a vida, os quais abrangem, no Cdigo Penal, o homicdio doloso em suas diversas modalidades; o induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio; infanticdio e os vrios crimes de aborto. Atribuiu, ainda, em seu artigo 125, 4, ao jri a competncia para processar e julgar esses crimes em casos que seriam da competncia da Justia Militar quando a vtima for civil.170

Leciona Nucci que tal competncia no fixa, ou seja, que no pode ser ampliada, muito pelo contrrio, entende ele que o intuito do constituinte ao mencionar ser assegurada a competncia e no somente restou bastante claro a inteno, visto que, sem a fixao da competncia mnima e deixando-se lei ordinria a tarefa de estabelec-la, seria provvel que a instituio, na prtica, desaparecesse do Brasil.171

169

170

171

CONSTITUCIONAL. PENAL. PROCESSUAL PENAL. JRI. SOBERANIA. CF/67, ART. 153, PARGRAFO 18. CF/88. ART. 5., XXXVIII, "c", C.P.P., ART. 593, III. I. A soberania dos veredictos do Tribunal do Jri no exclui a recorribilidade de suas decises, quando se mostram manifestamente contrria prova dos autos (CPP, art. 593, III, "d"). Provido o recurso, ser o ru submetido a novo julgamento pelo Jri. II. RE no conhecido. (RE 115202, Relator(a): Min. CARLOS VELLOSO, SEGUNDA TURMA, julgado em 30/04/1991, DJ 21-06-1991 PP-08428 EMENT VOL-01625-01 PP-00117). FERNANDES, Antonio Scarance. Processo Penal Constitucional. 5 ed. revista, atualizada e ampliada. So Paulo, RT, 2007, p.192. NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008, p. 34.

46

Restou bastante claro que a competncia do Jri, por fora do dispositivo constitucional, prevalece para o julgamento das infraes penais de outra natureza, quando houver conexo172 ou continncia173 de causas.174

Aramis Nassif traz um posicionamento do porque se atribuir ao Tribunal do Jri o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

(...) O bem vida, cujo conceito tem atormentado os pensadores, mais especialmente os do meio jurdico, , indubitavelmente, o mais expressivo dos bens e o mais significativo dos direito. Com mais razo, portanto, justifica-se a necessidade da interveno da sociedade para avaliao da conduta dos homens em seus atos de violncia contra os semelhantes.175 Por tais motivos que se adota o Tribunal Popular, no qual as pessoas do povo que decidem a querela, como o mais apropriado para o julgamento de acusados de terem abalado a paz social com o cometimento de crimes que atinjam o bem da vida.

172

173

174

175

A conexo provm, nos termos legais, da pluralidade de infraes, concomitantemente com a pluralidade de agentes. Dela resulta a instaurao de uma s ao penal, para o julgamento simultneo das infraes conexas, embora de natureza diversa, respeitando-se a regra de modificao da competncia para que predomine a do Jri. Um exemplo de conexo com predominncia da competncia do Jri : crimes de estupro e homicdio cometidos pelo mesmo sujeito em cidades diversas, pois o Jri da Comarca em que houver sido praticado o homicdio julgar, tambm, o crime de estupro. Verifica-se a continncia quando duas ou mais pessoas forem acusadas pela mesma infrao, com pluralidade de agentes e unidade de infrao. Ou seja, na continncia uma causa est contida na outra, no sendo possvel a ciso. MARREY, Adriano. Teoria e prtica do jri: doutrina, jurisprudncia, questionrios, roteiros prticos. Coordenao Alberto Silva Franco, Rui Stoco. Atualizao da doutrina Luiz Antonio Guimares Marrey. 7 ed. rev., atual. e ampl. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2000, p.108. NASSIF, Aramis. Jri Instrumento da Soberania Popular. 2 ed. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2008, p.52.

47

Concluso
Com a entrada em vigor da Lei 11.689/2008, importante alterao legislativa foi trazida aos artigos 420, principalmente em seu pargrafo nico 176, e 457177 do Cdigo de Processo Penal.

176

177

Art. 420. A intimao da deciso de pronncia ser feita: Pargrafo nico. Ser intimado por edital o acusado solto que no for encontrado. (Includo pela Lei n 11.689, de 2008). Disponvel no endereo eletrnico: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del3689.htm acessado em 04 de outubro de 2009. Art. 457. O julgamento no ser adiado pelo no comparecimento do acusado solto, do assistente ou do advogado do querelante, que tiver sido regularmente intimado. (Redao dada pela Lei n 11.689, de 2008). Disponvel no endereo eletrnico: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del3689.htm acessado em 04 de outubro de 2009.

48

O artigo 420 revogou os artigos 414 e 415 do diploma anterior, artigos esses que norteavam a sistemtica de intimao do acusado a respeito da deciso de pronncia 178, nos casos de o crime ser inafianvel, artigo 414, ou afianvel, artigo 415.

Ou seja, agora possvel que todo acusado ausente, devidamente citado e intimado, seja julgado perante o Plenrio do Tribunal do Jri, mesmo que no tenha sido intimado pessoalmente do teor da deciso de pronncia, uma vez que restou revogado o bice constante do artigo 414, que era a necessidade de intimao pessoal para os casos de crime inafianvel.

Dessa forma todos os rus que na primeira fase tiverem sido devidamente citados e posteriormente intimados da deciso de pronncia, pessoalmente ou de forma ficta, podero ser julgados em plenrio mesmo no comparecendo.

Entretanto deve-se tomar cuidado no momento de estudo de tal alterao. Em uma anlise rpida poderia entender que h uma violao a determinados princpios constitucionais referentes ao julgamento pelo Tribunal Popular.

Ocorre que, em uma anlise mais profunda e detalhada, percebe-se que esse entendimento mitigvel, devendo-se atentar para cada caso de uma maneira.

Um dos prismas pelo qual se pode olhar essa problemtica a de que tal regra no pode ser ilimitadamente aplicada, sob pena de violao de princpios constitucionais essenciais ao sistema processual penal, quais sejam: a Plenitude de Defesa, a Busca da Verdade Real, a prpria Ampla Defesa, o Contraditrio e por ltimo, mas no menos importante, a Presuno de No Culpabilidade.
178

O diploma anterior falava em sentena de pronncia.

49

Por exemplo, se o ru no comparece audincia de Instruo e Julgamento, por mais que se entenda que a sua ausncia um ato volitivo, no h como negar que tal situao acarretar ao acusado, perante os jurados, uma repulsa. Na verdade mais um sentimento negativo, uma vez que deva ser constrangedor enfrentar uma acusao perante um tribunal.

No comparecendo o ru no julgamento no poder dar sua viso dos fatos aos seus juzes, nem mesmo os jurados podero analisar, de acordo com a sua convico, a postura do acusado durante o julgamento, em especial durante seu interrogatrio.

Inclusive ensina a melhor doutrina que o interrogatrio essencialmente meio de defesa e no figura hbrida de acusao e defesa, mesmo porque o ru tem o poder de silenciar-se. A propsito do interrogatrio como meio de defesa, leciona Tourinho Filho 179 que pelo interrogatrio que o Juiz mantm contato com a pessoa contra quem se pede a aplicao da norma sancionadora. E tal contato se faz necessrio porque propicia ao julgador o conhecimento da personalidade do acusado e lhe permite, tambm, ouvindo-o, cientificar-se dos motivos e circunstncias do crime, elementos valiosos para a dosagem da pena.

A natureza do interrogatrio do ru como meio de defesa assente no Supremo Tribunal Federal. O Ministro Menezes Direito, quando do julgamento do HC 91.444, adotou o posicionamento de que no sistema processual adotado no Brasil afastou a antiga concepo de que o interrogatrio ato privativo do Juiz. Sendo, atualmente, tratado pela doutrina como ato essencialmente da defesa (autodefesa), ligado intrinsecamente ao princpio constitucional da ampla defesa.

179

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. Vol 3. 26 ed. rev., atual. e aum. So Paulo: Saraiva, 2004, p. 271.

50

A busca da verdade real, to sonhada no processo penal, ficar demais prejudicada, posto que s haver uma viso dos fatos, o da acusao.

Como o ru est sendo julgado por leigos e, respeitando o princpio da plenitude de defesa, pode ele, durante o julgamento se manifestar a respeito do que est ocorrendo.

Uma justificativa freqente para a possibilidade de intimao do acusado por edital que em muitos casos a ausncia do acusado em plenrio se d como estratgia da defesa.

Entretanto na hiptese do ru defendido por advogado dativo, absolvido no primeiro plenrio e que vem a ter o julgamento anulado pelo Tribunal de Justia, mandandose a novo jri porque a deciso foi contrria prova dos autos. O ru, por motivos de segurana, mudou de cidade, acreditando estar absolvido. Pois bem, esgotados os meios para encontr-lo, expede-se edital e, aps, o julgamento ser realizado revelia. Pode-se afirmar que o ru no compareceu sesso porque estava se ocultado da justia, ou por mera estratgia da defesa? No. Ele no compareceu simplesmente porque desconhecia a existncia do novo julgamento.

Outra hiptese a do caso de no ocorrer em nenhum momento do processo a cincia pessoal do acusado sobre a acusao. Ou seja, no caso de ocorrer citao ficta e ser decretada a revelia do ru, situao possvel anterior Lei n 9.271/96 que alterou o procedimento do artigo 366 do CPP, e com o advento da Lei n 11.689/08 o acusado pode ser intimado da deciso de pronncia por edital.

51

A desembargadora, do TJDFT, Sandra de Santis quando do julgamento do habeas corpus n 2009.00.2.002078-8 enfrentou tal situao aventada anteriormente e motivando seu voto pelo posicionamento de declarar inconstitucional tal hiptese por afrontar o artigo 5, inciso XXXVIII, alnea a, da Constituio Federal e o artigo 8, nmero 4, do Pacto de So Jos da Costa Rica, por falta de intimao pessoal do acusado em qualquer fase do procedimento.

Preconiza o artigo 5, inciso XXXVIII, da Constituio Federal que reconhecida a instituio do jri, com a organizao lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; e, ainda, no mesmo artigo, inciso LV, aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. O Pacto de So Jos da Costa Rica, no artigo 8, nmero 4, prev como garantia judicial, a comunicao prvia e pormenorizada ao acusado da acusao formulada.180 Outra justificativa aventada pela douta Desembargadora a de que a lei processual, natureza da reforma trazida pela Lei n 11.689/08, no retroage. Vigora imediatamente, ao contrrio da lei penal. E o nico caminho para observar a plenitude de defesa afastar o preceito, nos casos anteriores Lei 9.271/96.

Cabe aqui, trazer o outro lado da moeda, qual seja o entendimento que plenamente legtimo, de acordo com a alterao legislativa, ocorrncia do julgamento em plenrio com o no comparecimento do acusado.

Neste ponto h que analisar tal problematizao levando-se em conta os princpios como a Razovel Durao do Processo, a Celeridade Processual, a Ampla Defesa e o de No Auto-Incriminao (Nemo Temetur Se Degetere).

180

Acessado em 31 de outubro de 2009 e Disponvel em: http://tjdf19.tjdft.jus.br/cgi-bin/tjcgi1? DOCNUM=4&PGATU=1&l=20&ID=61665,41291,19020&MGWLPN=SERVIDOR1&NXTPGM=jrhtm03 &OPT=&ORIGEM=INTER.

52

Asseveram tais princpios, razovel durao do processo e celeridade processual, que o Estado como detentor do direito de punir, jus puniendi, deve fazer com que seja atingida a justia na maior brevidade possvel, sem deixar de lado a qualidade jurisdicional.

E como admitir que um processo fique suspenso, por digamos, 20 anos sem ser julgado. Fere-se, de morte, ambos os princpios.

J em relao ampla defesa, conforme explicado no subitem 2.1.1, essa se divide em autodefesa, que aquela feita pelo prprio acusado (defesa essa no admitida no rito do Jri, como nica defesa, posto que h necessidade de conhecimentos tcnicos para garantir a validade do julgamento) e a defesa tcnica, que aquela efetivada pelo profissional habilitado para tanto, ou seja, advogado com inscrio no quadro da OAB.

H no TJDFT um entendimento sendo formado no sentido de que a ausncia do acusado no plenrio no gera prejuzo a seu julgamento uma vez que levando em conta o princpio do Nemo Temetur Se Degetere, princpio esse que assegura aos acusados a faculdade de no produzir provas contra seus prprios interesses, alm de ser o corolrio lgico do direito ao silncio, direito esse resguardado pela Constituio Federal.181
181

HABEAS CORPUS - TENTATIVA DE HOMICDIO- NO COMPARECIMENTO SESSO DE JULGAMENTO PERANTE O JRI POPULAR - PRISO PREVENTIVA - LEI 11.689/08 - NEMO TENETUR SE DETEGERE - AUSNCIA DOS REQUISITOS PARA A CUSTDIA CAUTELAR - RU PRIMRIO E SEM OUTROS ENVOLVIMENTOS CRIMINAIS. 1. As novas regras processuais que regulam o procedimento de julgamento do Jri Popular, a partir da vigncia da Lei 11.689, de 9 de junho de 2008, asseguram o julgamento em plenrio sem a presena do acusado. 1.1 O paciente, tendo plena cincia dos termos da acusao que lhe dirigida, com base na nova redao do art. 457, do CPP, tem o direito de no comparecer audincia de julgamento perante o Conselho de Sentena, com base no princpio do nemo tenetur se detegere, que assegura aos acusados a faculdade de no produzir provas contra seus prprios interesses. 2. Doutrina: "Com a entrada em vigor da Lei n 11.689, de 9 de junho de 2009 e que deu nova redao ao art. 420 do Cdigo de Processo Penal, nos termos da exposio de motivos da respectiva norma, "permite a realizao do julgamento sem a presena do acusado que,em liberdade, poder exercer a faculdade de no comparecimento como corolrio lgico do direito ao silencio constitucionalmente assegurado. O acusado preso poder requerer dispensa de comparecimento sesso de julgamento, sem prejuzo de sua realizao. A priso provisria que era regra, converte-se em exceo, de modo que a exigncia do acusado solto em plenrio, como condio para o julgamento j no mais se harmoniza com o novo sistema" (sic), ou seja e agora na esteira da doutrina de Guilherme de Souza Nucci, "a Lei 11.689/2008 simplificou e aprimorou o mtodo de intimao do acusado da deciso de pronncia. A meta bsica intim-lo pessoalmente,esteja preso ou solto. Busca-se, tambm, intimar, pessoalmente, o defensor nomeado (dativo ou defensor pblico) e o Ministrio Pblico (art. 420, I). Quanto ao defensor constitudo (contratado pelo ru), ao querelante (por seu advogado) e ao assistente do Ministrio Pblico (tambm o advogado contratado pelo ofendido), pode-se fazer a intimao pela imprensa, pois se considera o preparo dos escritrios particulares para o recebimento dessa forma de intimao. No mais, se o

53

Leciona Luiz Flvio Gomes que autodefesa facultativa. O ru a exerce se quiser. O fundamental que ele tenha tido cincia (no incio do processo) do inteiro teor da acusao. Caso tenha sido citado por edital, aplica-se o disposto no art. 366 do CPP. Se no comparecer ou constituir advogado, a partir da, o processo ter andamento normal, mesmo aps o advento da pronncia. Tratando-se, assim, de mudana que visa a atender ao princpio que garante ao ru o direito de permanecer em silncio. Afinal, se possui esse direito (reforado com alterao trazida, na disciplina do interrogatrio, pela Lei 10.792/2003), no sentido de no ser obrigado a se auto-incriminar (Nemo temeter se detegere), como conseqncia se deve reconhecer, tambm, a faculdade de se ausentar, deixando de comparecer ao julgamento em plenrio.182

Fazendo a juno desses princpios, pois deve ser levando em conta a durao razovel do processo, assim como sua celeridade, o direito de no produzir provas contra si mesmo e estando o ru resguardado por uma defesa tcnica, que se sustenta que, pode sim ocorrer o julgamento pelo plenrio do Tribunal do Jri na ausncia do acusado solto.

Aps verificar todas essas possibilidades e com todo o estudo aqui construdo, fica evidente que assegurar que ou no constitucional o julgamento em plenrio do acusado solto tarefa rdua, pois so suficientemente fortes ambos os argumentos.

Ocorre que os princpios da razovel durao do processo, celeridade processual e de no auto-incriminao combinados com o princpio da ampla defesa formam

acusado estiver solto e no for localizado, para a intimao pessoal, far-se- por edital. No h mais necessidade de sobrestar o andamento do processo, nem tampouco decretar a sua priso cautelar" (in Gulherme de Souza Nucci, Cdigo de Processo Penal Comentado, 8 edio, RT, p. 753). 3. Ao demais, deve a ordem ser concedida, eis que ausentes os requisitos ensejadores da custdia cautelar, previstos no art. 312, do CPP, na medida em que, alm da possibilidade de no comparecer sesso plenria, no h risco evidente na liberdade do paciente, que, conforme indicam os autos, primrio e no se envolveu em outro fato delituoso aps o incio da demanda. 4. Ordem concedida. (sem grifo no original) (20090020058063HBC, Relator JOO EGMONT, 1 Turma Criminal, julgado em 18/06/2009, DJ 27/07/2009 p. 194)
182

GOMES, Luiz Flvio; CUNHA, Rogrio Sanches; PINTO, Ronaldo Batista. Comentrios s Reformas do Cdigo de Processo Penal e da Lei de Trnsito. So Paulo, RT, 2008, p. 89/90.

54

um arcabouo capaz de sustentar o posicionamento da constitucionalidade, alm, claro, de se levar em conta que processos suspensos ad eternum faria com que a justia perdesse seu carter principal que de solucionar conflitos para restabelecer a paz social.

Referncias
ALMEIDA, Joaquim Canuto Mendes de. Princpios fundamentais do processo penal. So Paulo, RT, 1973 ANDREUCCI, Ricardo Antonio. O novo tribunal do jri: estudo sintetizado sobre as recentes alteraes da Lei n. 11.689/08. Rio de Janeiro, Lmen Jris, 2009 BALDAN, dson Lus. Direitos fundamentais na constituio federal. estado democrtico de direito e os fins do processo penal. So Paulo: Juarez de Oliveira, 2002 DE CARVALHO, Luis Gustavo Grandinetti Castanho. Processo penal e constituio: princpios constitucionais do processo penal. 3. ed. reescrita e ampliada. Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2004 FEITOZA, Denilson. Direito processual penal: teoria, crtica e prxis. 6. ed., rev., ampl. e atual. com a Reforma Processual Penal (Leis 11.689/2008, 11.690/2008 e 11.719/2008) e Videoconferncia (Lei 11.900/2009). Niteri, RJ: Impetus, 2009.

55

FERNANDES, Antonio Scarance. Processo penal constitucional. 5. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo, RT, 2007 FERRAJOLI, Luigi. Direito e razo teoria do garantismo penal. Traduo de: Ana Paula Zomer Sica, Fauzi Hassan Choukr, Juarez Tavares e Luiz Flvio Gomes. So Paulo, RT, 2002 GOMES, Luiz Flvio; CUNHA, Rogrio Sanches; PINTO, Ronaldo Batista. Comentrios s reformas do cdigo de processo penal e da lei de trnsito. So Paulo, RT, 2008 MARQUES, Jader. Tribunal do Jri: consideraes crticas Lei 11.689/08 de acordo com as Leis 11.690/08 e 11.719/08. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2009 MARQUES, Jos Frederico. Elementos de direito processual penal. Rio de Janeiro, Forense, 1962 MARREY, Adriano. Teoria e prtica do jri: doutrina, jurisprudncia, questionrios, roteiros prticos. /Adriano Marrey, Alberto Silva Franco, Rui Stoco. coordenao Alberto Silva Franco, Rui Stoco. atualizao da doutrina Luiz Antonio Guimares Marrey 7. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2000. MUOZ CONDE, Francisco. Bsqueda de la verdad en el proceso penal. Buenos Aires, Hamurabi, 1999 NASSIF, Aramis. Jri instrumento da soberania popular. 2 ed. Porto Alegre, Livraria do Advogado, 2008 NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do jri. So Paulo, Revista dos Tribunais, 2008. NEVES, A. Castanheira. Sumrios de processo penal. Coimbra: 1967 TORNAGHI, Hlio. A relao processual penal. 2. ed. So Paulo, Saraiva, 1987 TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo penal. Volume 1, 25. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2003 TUCCI, Rogrio Lauria. Direitos e garantias individuais no processo penal brasileiro. 2. ed. So Paulo, RT, 2004 http://www.cnj.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7909:meta2&catid=327:meta-2&Itemid=963

56

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del3689.htm http://www.dji.com.br/codigos/1941_dl_003689_cpp/cpp413a421.htm http://www.stf.jus.br/portal/diarioJustica/verDiarioProcesso.asp? numDj=73&dataPublicacaoDj=14/04/2000&numProcesso=226640&siglaClasse=RE&codRe curso=0&tipoJulgamento=M&codCapitulo=5&numMateria=11&codMateria=3 http://www.oabsp.org.br/palavra_presidente/2007/artigo-em-defesa-da-presuncao-deinocencia/ http://www.jusbrasil.com.br/noticias/792145/stf-acertou-ao-confirmar-presuncao-dainocencia http://www.mp.rn.gov.br/bibliotecapgj/artigos/artigo24.pdf http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm http://www.escritorioonline.com/webnews/noticia.php?id_noticia=5653& http://www.mp.rn.gov.br/antigo/caops/caopjp/teses/sigilo_tribunal_juri.pdf http://www.mp.mt.gov.br/cma/secure/arquivos/arq822.pdf http://www.mp.rn.gov.br/antigo/caops/caopjp/teses/sigilo_tribunal_juri.pdf http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/files/journals/2/articles/31638/public/31638-36243-1PB.pdf http://tjdf19.tjdft.jus.br/cgi-bin/tjcgi1? DOCNUM=4&PGATU=1&l=20&ID=61665,41291,19020&MGWLPN=SERVIDOR1&NX TPGM=jrhtm03&OPT=&ORIGEM=INTER

You might also like