You are on page 1of 11

A CONSTRUO DA INDIVIDUALIDADE/SUBJETIVIDADE NOS SUJEITOS SOCIAIS.

Cludio Eduardo Flix1 RESUMO Este texto busca sistematizar questes acerca do conceito de individualidade/subjetividade no referencial Marxista. A questo analisada tomando por base os trs pr-requisitos levantados por Marx e Engels na obra a Ideologia Alem para a compreenso do entendimento das condies de produo da histria humana e, por conseguinte, da subjetividade/individualidade -, quais sejam, os indivduos reais, sua atividade e as condies materiais de sua vida. (MARX e ENGELS, 1979). Neste sentido procura-se, luz da tradio Marxista discorrer acerca destes trs prrequisitos. Assim temos num primeiro momento a discusso sobre a questo dos indivduos reais, no segundo momento discute-se acerca da atividade e das condies materiais e por fim uma breve anlise sobre o fetiche da individualidade na sociabilidade do capital e seus reflexos na prxis pedaggica. Palavras-Chave: Tradio marxista, Subjetividade, individualidade.

1- INTRODUO Discutir a questo da individualidade/subjetividade na tradio marxista tida por muitos uma impossibilidade ou uma tarefa muito difcil visto que, para estes, o Marxismo se resume ao aspecto econmico e todas as explicaes se reduzem ao campo da economia ou dos temas ligados luta de classes, ou modos de produo. Algumas afirmaes e anlises apressadas do conta de que O marxismo uma teoria evolucionista, determinista, objetivista, positivista e a abordagem marxista desconsidera as subjetividades. Estes e tantos outros impressionismos, incompreenses ou deturpaes deliberadamente formuladas ou ingenuamente afirmadas para desmoralizar a referida teoria ou mesmo pelo desconhecimento do conjunto da obra de Marx. Parte desta impresso resultado de algumas interpretaes de Marx que acabaram por prevalecer tendendo a relegar a segundo plano ou mesmo excluir o problema da individualidade.
1

Plekhanov j criticava tal

Professor Assistente UNEB Campus XVI. Doutorando em Educao UFBA. Pesquisador da linha de Pesquisa Coletivo de Estudos e Pesquisas em Educao e Emancipao Humana (CEEHU)

posio no comeo do sculo XX ao criticar o socilogo Mikalovski o qual via (no materialismo dialtico) uma doutrina que sacrificava ao fator econmico todos os demais e que reduzia a zero o papel do indivduo na histria (PLEKHANOV, 2006, p.105). Uma primeira considerao a ser feita diz respeito ao fato de Marx ter descoberto que o modo de produo econmica da existncia dos homens determina a organizao da sociedade. Isto inaugurou uma nova compreenso da Histria e colocou uma grande questo: qual o papel do indivduo na histria? Para buscar responder esta questo, importante registrar que o conceito de subjetividade central no pensamento de Marx, fazendo-se presente desde suas primeiras reflexes at as mais amadurecidas (SAVIANI, 2004, p. 49) Porm, importante registrar que o Marxismo no procura uma explicao psicolgica da conduta individual, tampouco pretende reduzir as motivaes da conduta humana s causas econmicas. No se trata de explicar as motivaes subjetivas das aes dos homens, mas as condies objetivas nas quais e a partir das quais estas se desenvolvem. (ENGUITA, 1993, p. 86). Deste modo, preciso recolocar questes e buscar a luz do prprio Marx e de estudiosos de sua obra o papel da individualidade/subjetividade na histria. Para a tradio marxista impossvel pensar a individualidade deslocada das relaes sociais de produo da existncia. Marx e Engels, no livro a Ideologia Alem, fazem referncia a trs pr-requisitos para compreender a relao indivduo/coletividade: os indivduos reais, sua atividade e as condies materiais de sua vida. (MARX e ENGELS, 1979). Estes trs elementos condicionam sobremaneira a individualidade humana. Nesta perspectiva: Os homens fazem sua prpria histria, mas no a fazem como querem; no a fazem sob circunstncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado. (MARX, 1997, p. 21) O texto est dividido em trs partes discutindo a questo dos indivduos reais, das condies materiais e o fetiche da individualidade e suas repercusses na teoria pedaggica.

1. OS INDIVDUOS REAIS A histria se processa por meio das aes dos indivduos reais. So estes que fazem avanar ou atrasar consideravelmente a histria na medida em que atuam ou no em funo de determinadas condies. Indubitavelmente todo indivduo participa do desenvolvimento histrico da humanidade. Cada poca e cada classe social formam os homens sua imagem e semelhana. Mas os indivduos no so iguais em suas capacidades e possibilidades. Deste modo, compreender esta relao ntima entre objetividade e subjetividade, entre o indivduo e a comunidade requer compreender os tempos, ritmos, simbologias dos indivduos que se articulam s formas como as sociedades produzem a sua existncia material. Cheptulin compreende que todos somos diferentes, porm ele distingue diferena real de diferena essencial. A diferena real (no essencial) diz respeito aos gostos, as personalidades, que no se originam apenas por fatores orgnicos ou na conscincia do indivduo isolada das relaes concretas vividas pelos sujeitos. A Diferena essencial refere-se a estgios de alienao, de estranhamento entre os sujeitos e que esto articuladas s diferenas de classe, ao lugar na produo coletiva que o indivduo ocupa. A contradio diferencia e modula a diferena real e a diferena essencial. 2 Durante sculos, a hegemonia do pensamento metafsico nos acostumou a reconhecermos somente um tipo de contradio: a contradio lgica. Ex. no podemos dizer que uma coisa quadrada e redonda ao mesmo tempo. A contradio numa perspectiva marxista diz respeito dimenso da realidade humana, portanto a toda uma ordem de elementos presentes na histria e vivenciados na cultura das sociedades. Toda a contradio tem seu ponto de partida na diferena. Porm, nem toda diferena uma contradio. A contradio nas relaes sociais
2

A questo da classe central neste debate pois no se trata de uma identidade construda pelo sujeito ou pelo seu coletivo, trata-se de levar em considerao que os indivduos reais so julgados, classificados, rotulados por uma srie de fatores: gnero, cor da pele, gerao, sexualidade que so diferenas reais, mas no-essenciais para a lgica do capital organizar a vida pois no nvel da produo/reproduo do capital e do consumo,portanto da distribuio da riqueza material e no-material, no o fato de ser negro ou branco que determina o acesso aos bens produzidos pela humanidade , mas a possibilidade de consumir, de gerar a circulao do capital. A est uma contradio inerente ao capitalismo: a produo coletiva e a apropriao privada.

aparecem no momento em que as diferenas no essenciais passam a ser transformadas em diferenas essenciais, nas sociedades capitalistas so vrias as contradies que interferem na construo das diferenas essenciais, quais sejam, a contradio Capital/trabalho; produo coletiva/apropriao privada. Deste modo, tomando a sala de aula como exemplo, podemos afirmar que: 1. a diferena entre os alunos so reais, porm estas no se configuram em impossibilidades de aprendizagem, de um ser melhor que outro. 2. Quando moduladas pela contradio capital/trabalho que reflete na vida escolar com recompensas, competies, nota... 3. aquela diferena real, no-essencial transforma-se em diferena essencial ou seja, a contradio modula e agua o individualismo em prejuzo da coletividade. (FREITAS, 1995) A individualidade , os desejos, os talentos individuais, as idias dos indivduos so historicamente determinados. Fazer esta afirmao pode parecer que a perspectiva de Marx e do marxismo seja determinista. A importncia da produo marxiana est, em nosso entendimento, em construir uma nova possibilidade de raciocinar a partir do real concreto, em desvendar e identificar as leis da economia capitalista e assim buscar a prxis revolucionria superadora, transformadora das relaes sociais que impedem que o homem supere o estgio de reino da necessidade ao reino da liberdade. Neste sentido, Marx reconhece claramente a multiplicidade das causas ou determinaes que operam sobre os resultados histricos. Desta maneira afirma: Uma base econmica que, em suas principais caractersticas a mesma [pode manifestar] variaes e gradaes infinitas devido ao efeito de numerosas circunstncias externas, influncias climticas, geogrficas, influncias histricas do exterior, etc. (MARX Apud BOTTOMORE, 2001, p. 100). Mas Marx, Segundo Bottomore, queria evitar o ecletismo e afirmava:
Em todas as formas de sociedade, so uma produo determinada e suas relaes que atribuem a toda outra produo e suas relaes sua posio e influncia. uma iluminao geral, na qual todas as outras cores so mergulhadas e que lhes modifica as tonalidades especficas. um ter especial que define a gravidade especfica de tudo o que se encontra dentro dele. (MARX apud BOTTOMORE, 2001, p. 100).

Seria ento o pensamento de Marx e Engels historicista, como advoga Popper ao inferir que aqueles so responsveis pela viso equivocada e perniciosa de que a histria tem um padro e um significado que, se compreendidos, podem ser usados no presente para prever e conformar o 4

futuro? Para Marx a histria em si no tinha nenhum significado alm daquele que os homens, em seus vrios estgios de desenvolvimento lhe conferem. O prprio Marx afirma na Ideologia Alem que o comunismo no um ideal pelo qual se luta, tampouco que a histria da humanidade caminha para o comunismo. A histria dos homens, as suas relaes so os determinantes dos processos porque realizada por indivduos reais. Portanto, os indivduos reais e a sua individualidade esto intimamente ligados ao seu tempo histrico. Plekhanov (2006) entende que o indivduo no pode manifestar a sua habilidade individual seno quando ocupa na sociedade a situao necessria para poder faz-lo. Assim:
Os indivduos, graas a determinadas particularidades de seu carter, podem influir nos destinos da sociedade. Por vezes, a sua influncia pode ser considervel, mas, tanto a prpria possibilidade dessa influncia quanto suas propores, so determinadas pela organizao da sociedade, pela correlao de foras que nela atuam. O carter do indivduo constitui fator do desenvolvimento social somente, exclusivamente na poca, e unicamente no grau em que o permitem as relaes sociais (PLEKHANOV, 2006, p. 138)

Se tomarmos como exemplo o gnio de Leonardo da Vinci, de Dante, do talento de inmeras pessoas que desenvolvem em estado timo as suas habilidades e conhecimentos, pode-se verificar que isto s lhes foi possvel devido s condies objetivas que lhes possibilitaram desenvolver suas atividades e serem os melhores representantes de sua poca. De acordo com Plekhanov (2006), so duas as condies necessrias para que o homem dotado de certo talento exera grande influncia sobre os acontecimentos: 1. Que seu talento corresponda melhor que os outros s necessidades sociais de uma poca determinada. Se Napoleo, em lugar de seu gnio militar, houvesse possudo o gnio musical de Beethoven no teria chegado, naturalmente a ser imperador. 2. Em segundo lugar, o regime social vigente no deve alar obstculos no caminho do indivduo dotado de um determinado talento, necessrio e til justamente naquela ocasio. O prprio Napoleo teria morrido como Coronel Bonaparte e pouco conhecido se o antigo regime durasse na Frana mais setenta e cinco anos. Aqui chamamos a ateno a outro fato, por mais vontade e talento que o indivduo apresente, apenas em condies determinadas que pode o indivduo objetivar a sua subjetividade, neste sentido que se pode compreender porque os homens de talento s podem fazer variar o aspecto

individual e no a orientao geral dos acontecimentos; eles prprios s existem graas a essa orientao. (PLEKHANOV, 2006, p. 150) Desta forma a individualidade s pode ser entendida no movimento de suas atividades e de suas condies objetivas. 2 A ATIVIDADE, AS CONDIES OBJETIVAS E SUAS RELAES COM A INDIVIDUALIDADE A maneira pela quais as pessoas produzem sua existncia material e no-material fruto da intensa atividade humana coletiva produtora das condies objetivas e das formas de idealidade humana. Por idealidade entende-se a qualidade dos fenmenos ideativos, diferenciando-se de materialidade, que seria a qualidade dos fenmenos materiais. Porm, apesar das diferenas, as idias, os valores, as subjetividades no podem ser vistas como pertencendo a um mundo separado e distinto do mundo material. O mundo das idias construdo mediante a construo do mundo material humano (DUARTE, 2003, p. 87) Para existir e manifestar a sua subjetividade os seres humanos precisam realizar o primeiro ato histrico que garantir as suas necessidades de sobrevivncia material: comer, beber, vestir-se, abrigar-se. Desta forma precisa modificar a natureza, transforma-la, agir com e sobre ela. Neste processo vai produzindo a sua existncia, criando o mundo dos homens. Neste processo de produo da existncia ele no s cria instrumentos, cria tambm novas necessidades, valores, idias. No processo de produo da existncia humana cada nova alterao reflete uma natureza modificada, o ser humano adquire conscincia de que est transformando a natureza. E este processo , sobretudo, um movimento da sociedade, da coletividade, de interdependncia dos seres humanos em todas as formas da atividade humana. (ANDERY, 2001) A atividade humana o prprio movimento de mudanas das condies objetivas e subjetivas da sociedade e na base destas atividades, das relaes humanas que condicionam a vida est o trabalho. Ao contrrio do emprego/ocupao, o trabalho a atividade transformadora da realidade pela qual o homem constri a si prprio como indivduo, concomitantemente totalidade social da qual participa. ele ento, a categoria decisiva de 6

autoconstruo humana e da elevao cada vez mais desenvolvida de sociabilidade. Por isso, em qualquer sociedade existente na histria da humanidade (anteriores ou contemporneas ao capitalismo) o trabalho considerado elemento fundante das relaes sociais. Registre-se que ser fundante no significa ser cronologicamente anterior, mas sim ser portador das determinaes essenciais do ser social, das determinaes ontolgicas que consubstanciam o salto da humanidade para fora da natureza (LESSA, 2003, p. 38). Ao mexer com os elementos da natureza, homens e mulheres vo construindo seu mundo e com ele suas cosmovises, suas individualidades. As relaes de trabalho a forma de dividi-lo, organiza-lo -, ao lado do nvel tcnico dos instrumentos de trabalho, dos meios disponveis para a produo de bens materiais, compem a base econmica de uma determinada sociedade. (ANDERY, 2001) A base econmica articula as formas polticas, jurdicas e o conjunto das idias majoritrias e dominantes que existem em cada sociedade. Ao se estudar as vrias sociedades, em tempos, espaos e formas de organizao social distintas, perceberemos considerveis diferenas de vrias ordens, contudo, ao se investigar culturas cujas base econmicas sejam o trabalho associado, escravo ou assalariado, percebermos inmeras semelhanas. As sociedades escravistas antigas, seja a grega ou romana, ou hebraica, todas possuam diferenas gritantes no campo da ideologia (poltica, educao, legislao, arte...). Grosso modo, algumas pleis Gregas cultivavam o gosto pelo desvendar os mistrios da natureza e dos homens, criaram novas possibilidades de compreenso do mundo, uma literatura sofisticada, etc. Por sua vez os Romanos, de uma forma geral, se apresentavam como hbeis guerreiros, legisladores, retricos, etc... Mas, todas as condies objetivas para a manifestao destas potencialidades coletivas e individuais estavam fundadas numa base econmica na qual havia a diviso cidade-campo, uma diviso entre os produtores de bens e os donos da produo. Nestas organizaes sociais os produtores no detinham a propriedade da terra, nem os instrumentos de trabalho, nem o prprio produto de seu trabalho.
o que est claro que nem a idade mdia podia viver do catolicismo, nem o mundo antigo, da poltica. Ao contrrio, a maneira como ganhavam a vida que explica porque, numa poca, desempenhava o papel principal a poltica, e, na outra, o catolicismo. De resto, basta um pouco de

conhecimento da histria da repblica Romana para saber que sua histria secreta a histria da propriedade territorial (MARX, 2004. p. 104.)

A educao (formal, informal ou no-formal)3, como atividade social de transmisso dos valores, de produo/reproduo de conhecimentos, tcnicas, artes configura-se, em nosso entendimento, como a principal forma de influncia na construo da individualidade. Neste sentido, ela reproduz os valores, conhecimentos que faro, por sua vez, reproduzir o modo de produo da existncia da sociedade. Nas relaes sociais as possibilidades de mudanas coletivas tendem a se realizar no momento em que o grau de desenvolvimento das foras produtivas geram condies objetivas e subjetivas para a transformao de uma determinada forma de produzir a existncia e que determinar os condicionantes de uma nova moral, cultura e, conseqentemente, de novas individualidades. importante registrar ainda que tal fenmeno se processa de forma direta, imediata, mas por longos processos de construo de valores, idias, conscincias. 3. A INDIVIDUALIDADE FETICHIZADA NA SOCIABILIDADE DO CAPITAL. At aqui procuramos mostrar que a individualidade no pode ser compreendida e vivenciada fora das condies objetivas e da atividade humana coletiva e que para isso se faz necessrio entender a essncia e a dinmica das sociedades. Neste caso cabe, mesmo que brevemente, refletir acerca da individualidade no interior da maneira como o capital organiza a vida. Marx, em sua obra o Capital, comea o estudo da sociedade capitalista pela anlise abstrata da mercadoria. Ele recupera Aristteles e a afirmao da existncia do valor de uso e o valor de troca nos bens produzidos pela humanidade. Como a expresso j diz, valor de uso diz respeito utilidade que determinada mercadoria ter para quem vier a adquiri-la. Os trabalhadores que produziram esta mercadoria realizaram o trabalho concreto ou seja, desenvolveram uma atividade que originou aquele tipo especfico de produto. Alm do valor de uso, tem-se o valor de troca. No mercado, as mercadorias
3

Pode-se dizer que a educao formal aquela que possui uma estrutura curricular, uma sistematizao, sistemas de avaliao, ou seja a educao escolar. A educao no-formal aquela oferecida no meios sociais no-escolares (Igreja, organizaes sociais); a educao informal aquela que se adquire no convvio com a famlia, com os amigos, com a transmisso de informaes via veculos de comunicao.

so negociadas, trocadas uma pela outra. Cada uma tem um valor especfico. Para que possam ser trocadas elas precisam ser compradas, ou seja, ser embutidas nelas um preo, um valor (de troca) e ter algo em comum. O que elas tm em comum, de acordo com Marx, a quantidade de trabalho socialmente necessria para a sua produo.
por isso que, para se referir ao valor de troca das mercadorias, Marx formula o conceito de trabalho abstrato, ou seja, a quantidade de trabalho humano genrica e abstratamente considerado. essa abstrao que permite a quantificao, a qual se materializa na mercadoria universal que o dinheiro o qual puro valor de troca. (DUARTE, 2004, p. 8)

A produo de mercadorias pressupem um equivalente geral, uma mercadoria que faa a mediao de todas as mercadorias. Esta mediao feita pela mercadoria dinheiro. ele uma pura relao social. algo ideal, um conjunto de relaes sociais que o indivduo, por assim dizer, carrega no bolso. (DUARTE, 2003, p. 96). Porm, aos olhos dos seres humanos o dinheiro parece possuir poderes sobre-humanos, mgicos, e passa a exercer um feitio (um fetiche) sobre as individualidades humanas como se o mesmo existisse independente dos sujeitos. Marx ao discutir o fetiche da mercadoria, procurou desvelar o segredo que as protege de serem desmascaradas. Ele afirma:
primeira vista, a mercadoria parece ser coisa trivial, imedatamente compreensvel. Analisando-a, v-se que ela algo muito estranho, cheio de sutilezas metafsicas e argcias teolgicas. Como valor-deuso, nada h de misterioso nela. (---) A mercadoria misteriosa simplesmente por encobrir as caractersticas sociais do prprio trabalho dos homens, apresentando-as como caractersticas materiais e propriedades sociais inerentes aos produtos do trabalho; por ocultar, portanto, a relao social entre os trabalhos individuais dos produtores e o trabalho total, ao refleti-la como relao social existente, margem deles, entre os produtos do seu prprio trabalho. (MARX, 2004, p. 9394)

Numa sociedade produtora de mercadorias e de mais-valia os fetiches vo sendo construdos e condicionam as vises de mundo, as aes humanas, os comportamentos e valores. Neste sentido, essa sociedade vai se organizando sobre um vazio de contedo,. Entre os muitos fetiches produzidos por essa sociedade, temos o da individualidade.
No caso do fetichismo da individualidade o que ocorre que em vez de a individualidade ser considerada fruto de um processo educativo e auto-educativo deliberado, intencional, ela considerada algo que comanda a vida das pessoas e, em conseqncia, comanda as relaes entre as pessoas e a sociedade. (DUARTE, 2004, p. 13)

O fetiche da individualidade no presente momento histrico engendra conseqncias cruis na medida em que atribui aos sujeitos, de forma individualizada, a responsabilidade total pelos rumos que d a sua vida. Boa parte das reportagens televisivas de meios de comunicao veiculam insistentemente a idia de que o desemprego no um fenmeno da prpria crise estrutural do capital, mas da falta de formao individual. A qualificao pessoal o motivo pelo qual 46% dos jovens entre 16 e 24 anos de idade esto sem emprego, segundo as anlises que geralmente aparecem nestas mdias. E a podemos nos questionar: mas como fazer para que os pobres tenham qualificao, ou seja, aprendam ingls, computao, tenham uma boa formao bsica e superior? Muitas vezes, a sugesto procurar as ONGs pois l se encontram uma infinidade de cursos profissionalizantes que podem ajudar o candidato ao emprego a se qualificar. A estes bombardeios ideolgicos somam-se uma srie de pedagogias apoiadas na ideologia liberal, estejam os seus formuladores e seguidores conscientes ou no disso, que contribuem para reforar tais concepes.
Um exemplo bastante claro o das correntes pedaggicas que advogam que a educao deva submeter-se ao desenvolvimento espontneo de cada pessoa, desde a educao infantil at o ensino universitrio. Essas pedagogias aparentam ser promotoras da liberdade mas, na verdade, escravizam as pessoas espontaneidade de processos sociais naturais. (Duarte, 2004, p. 12)

CONCLUSO A construo da individualidade se d em meio a profundas e complexas mediaes. A individualidade um atributo dos seres humanos e configura-se, ao mesmo tempo, como o reconhecimento do gnero humano. Conclumos ento que a construo das particularidades individuais vivenciadas no cotidiano e em cada momento histrico uma funo que pertence categoria da reproduo social4. Complexos sociais como a esttica, a moral, o direito e a educao requerem necessariamente tanto o momento da fundao dada pelo trabalho como momento da processualidade da reproduo social. (LESSA, 2001). Desta forma,
Sem trabalho os valores no podem valores no podem vir a ser. (---) Os sociais que esto para muito alm determinaes sociais e todas as
4

existir. Todavia, apenas pelo trabalho, os valores so portadores de determinaes do trabalho; todavia, tal como todas as categorias sociais, tambm os valores

Reproduo social a sntese historicamente determinada dos atos singulares em totalidade social que determina a realizao de valores

10

apenas poderiam existir tendo por fundamento ontolgico ltimo o trabalho (LESSA, 2001: 159).

Neste sentido pode-se inferir que a individualidade no segue um caminho parte da produo material por no se constituir a partir apenas das vontades e desejos dos seres humanos isolados, mas se articulam ao processo histrico social global que condicionam a existncia do prprio sujeito e lhe possibilita novas criaes, novas idias, novas atitudes diante do que lhe colocado ou imposto. REFERNCIAS BOTTOMORE, Tom. Dicionrio do Pensamento Marxista. RJ: Jorge Zaar editora, 2001. DUARTE, Newton. O Bezerro de ouro, o feticihismo da mercadoria e o fetichismo da individualidade. In DUARTE, Newton (org) Crtica ao Fetichismo da Individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2004. _______________. Sociedade do conhecimento ou sociedade das iluses? Campinas, SP: Autores Associados, 2003. ENGUITA, Mariano F. Trabalho, escola e ideologia: Marx e a crtica da educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1993. FREITAS, Lus Carlos. Crtica da organizao do trabalho pedaggico e da didtica. SP: Papirus, 1995. LESSA, Srgio. Mundo dos Homens. Trabalho e Ser Social. So Paulo: Boitempo, 2002 MARX, K.. O capital. Crtica da economia poltica: livro 1, vol.1. Rio de Janeiro: Civilizao brasileira, 2004 MARX, Karl. ENGELS, Fredrich. A Ideologia Alem. So Paulo: cincias humanas, 1979. PLEKHANOV. O Papel do indivduo na histria. SP: Expresso Popular, 2006. SAVIANI, Dermeval. A perspectiva Marxiana e o problema da subjetividadeindividualidade. In DUARTE, Newton (org) Crtica ao Fetichismo da Individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

11

You might also like