You are on page 1of 20

Coleo dos documentos, estatutos e memrias da Academia Real da Histria Portuguesa

Coleo dos documentos, estatutos e memrias da Academia Real da Histria Portuguesa, que neste ano de 1721, se compuseram e se imprimiram por ordem dos seus censores, dedicada a el rei nosso senhor, seu augustissmo protetor e ordenada pelo conde de Villamayor, secretrio da mesma academia. Lisboa Ocidental, na oficina de Pascoal da Sylva, Impresso de S. Majestade real. MDCCXXI.

ndice das Composies que se acham neste volume com os nomes dos seus Autores. Advirta-se que os nmeros declaram a Conferncia, a que pertencem as obras, cujos ttulos vo entre um, e outro. Notcias da primeira Conferncia, que a Academia fez em 8. de Dezembro de 1720. num. I. Decreto da Instituio da Academia Proposio da Academia feita pelo Padre D. Manoel Caetano de Sousa Notcias da Conferncia de 22 de Dezembro de 1720. num. 2 Estatutos da confirmao dos Estatutos. Reflexes do Conde da Ericeira sobre o estudo Acadmico Catalogo dos Acadmicos Distribuio dos empregos Acadmicos Notcias da Conferncia de 5 de Janeiro de 1721, num. 3. Memria das Notcias, que se devem mandar dos Arquivos do Reino. Notcias da Conferncia de 19 de Janeiro de 1721, num. 4. Notcias da Conferncia de 2 de Fevereiro de 1721. num. 5. Notcias da Conferncia de 16 de Fevereiro de 1721. num. 6. Sistema da Histria feito pelo Conde da Ericeira, e pelo Padre D. Manoel Caetano de Sousa. Notcias da Conferncia de 4. de Maro de 1721. num. 7. Elogio na morte de Jlio de Mello de Castro pelo P. D. Joseph Barbosa. Notcias da Conferncia de 18. de Maro de 1721. num 8. Declarao, que o Marquez de Abrantes fez de estar eleito Acadmico o Conde de Assumar. Prtica do Conde de Assumar. Notcias da Conferncia do primeiro de Abril de 1721. num. 9. Discurso do Padre D- Luis de Lima sobre a introduo de algumas palavras novas na lngua Latina. Hieronymi Godinii Nizensis judicium de novatis sacrorum Magistratuum nominibus.1 Notcias da Conferncia de 16 de Abril de 1721. num. 10. Dissertatio Historico-Juridica de potestate Judaeorum in mancipia, Auctore
1

216

Juzo de JGN* sobre os novos nomes dos Magistrados (Cargos) sagrados. (trad.). * No foi possvel precisar o nome. Todas as tradues em latim foram feitas por Flvia Varella.

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Academia Real da Histria Portuguesa

217

Doctores Emmanuele de Azevedo Soares.2 Discurso do Doutor Joo Alvares da Costa sobre o poder, que nos servos Cristos tinham os Judeus nos primeiros sculos. Notcias da Conferncia de 30 de Abril de 1721. num. 11. Catlogo dos Bispos de Miranda, ordenado pelo Padre Fr. Fernando de Abreu. Notcias da Conferncia de 13 de Maio de 1721. num. 12. Catalogo dos Bispos de Portalegre, que comps o Conde de Monsanto. Notcias da Conferncia de 27 de Maio de 1721. num. 13. Catlogo dos Bispos de Elvas composto por Igncio de Carvalho e Sousa. Epistolae aliquot de rebus ad academiae Regiae institutum spectantibus.3 Notcias da Conferncia de 5. de Julho de 1721. num. 14. Panegrico na eleio do Sumo Pontfice Inocncio XIII. Composto pelo Conde da Ericeira. Notcias da Conferncia de 17 de Julho de 1721. num. 15. Notcias da Conferncia de 31. de Julho de 1721. num. 16. Notcias da Conferncia de 31 de Julho de 1721. num. 17. Decreto de S. Majestade de 13. de Agosto de 1721.e copia do que baixou ao Desembargo do Pao sobre a conservao dos monumentos antigos. Catlogo dos Bispos do Funchal, que comps o Padre D. Antonio Caetano de Sousa. Notcias da Conferncia de 28 de Agosto de 1721. num. 18. Notcias da Academia Real em 7 de Setembro de 1721. num. 19. Cerimonial, que se h de observar quando a Academia for ao Pao. Introduo Panegrica, que o Conde da Ericeira repetiu na presena de Suas Majestades, e Altezas em 7.de Setembro de 1721. Notcias da conferncia de 24 de Setembro de 1721. num. 20. Assento, que se tomou sobre a autoridade que se devia dar a alguns Escritores, e Catlogo dos reprovados. Notcias da Conferncia de 9 de Outubro de 1721. num. 21. Notcias da Academia Real de 22 de Outubro de 1721. num. 22. Discurso, que o Marques de Abrantes fez, e repetiu na presena de Suas Majestades, e Altezas em 22 de Outubro de 1721. Notcias da Conferncia de 6 de Novembro de 1721. num. 23. Notcias da Conferncia de 20 de Novembro de 1721. num. 24. Notcias da Conferncia de 9. de Dezembro de 1721. num. 25. Catlogo dos Arcebispos da Bahia, e mais Bispos seus sufragneos, composto pelo Padre D. Antonio Caetano de Sousa. Catlogo dos Deputados do Conselho Geral da Santa Inquisio, composto pelo Padre Fr. Pedro Monteiro. Orao do Padre D. Manoel Caetano de Sousa na ltima Conferncia da Academia deste ano de 1721.
2

Dissertao Histrico-juridica sobre o poder dos Judeus nas propriedades, Autor Doutor Emmanuel de Azevedo Soares. (trad.)
3

Epstolas aos espectadores sobre algumas coisas para o instituto da A.R. (trad.)

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Coleo dos documentos, estatutos e memrias da Academia Real da Histria Portuguesa

Decreto porque Elrei N. Senhor D. Joo V foi servido instituir a Academia Real da Histria Portuguesa Tenho resoluto que se estabelea uma Academia, em que se escreva a Historia Eclesistica destes Reinos, e depois tudo o que pertencer a toda a Histria deles, e de suas Conquistas; e porque as notcias necessrias no se acharo s nos livros impressos, mas estaro nos Arquivos: ordenarei por cartas firmadas da minha Real mo se participem Academia todos os papis , que deles se pedirem, comunicando-lhe os Catlogos dos mesmos Arquivos, e Cartrios as pessoas, a cujo cargo esto, e os Acadmicos faro alguns Estatutos para facilitar o seu progresso, e mos proporo, para que eu como Protetor da mesma Academia os examine, e aprove, para que possam ter sua devida execuo e vigor. E porque tenho escolhido muitas pessoas, que pela sua cincia, e outras qualidades ho de formar este Corpo, e se ho de nomear outras at que fique o nmero bastante para o fim, a que os aplico: ordeno que o presente Decreto na primeira Conferncia, para que escolhi o dia de N. Senhora da Conceio, Padroeira dos Reinos, se leia na mesma Academia, e se registre nos seus livros, e nas mais partes em que for necessrio, para que conste que a minha Real inteno concorrer para o aumento de uma Academia, de que espero resulte uma Historia to til, conservando-se as aes to dignas de memria, que nestes Reinos se tem obrado no aumento do servio de Deus, da Igreja Catlica, dos Reis meus predecessores e meu. Lisboa Ocidental a 8. de Dezembro de 1720. Com Rubrica de Sua Majestade. Proposio da Academia da Histria Eclesistica de Portugal, que por ordem de S. majestade se abriu no pao da casa de Bragana em 8 de dezembro de 1720 Disse-a por ordem Delrei Nosso Senhor O P. D. Manoel Caetano de Sousa. Clrigo Regular, Lente da Sagrada Teologia, Examinador das trs ordens Militares, e do Priorado do Crato, Deputado da Junta da Bula da Santa Cruzada. Mandou-me Sua Majestade, que Deus guarde, que eu expusesse a este eruditssimo Congresso o alto fim, para o qual por sua Real ordem foi instituda a Academia da Historia Eclesistica de Portugal, cujas Conferncias servido que tenham hoje glorioso princpio neste Palcio. Conhecendo a vastssima compreenso de S. Majestade, que a pouca notcia, que o mundo tem das Histrias de Portugal, nasce no s de no se acharem escritas na lngua Latina, mas tambm de no estarem todas impressas na Portuguesa. E que este dano s se podia remediar, mandando que se escrevesse em Latim um corpo de toda a Histria deste Reino, o qual se dividisse em duas partes, uma Eclesistica e outra Secular; foi servido ordenar-me em quatro do ms passado, que lhe apontasse os meios, que me parecessem teis, para que exata, e prontamente se pudesse escrever uma, e outra Histria; mas primeiro a Eclesistica, fazendo-se uma obra, que tivesse o ttulo de Lusitnia
histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

218

Academia Real da Histria Portuguesa

219

Sacra. Em sete do mesmo ms ofereci a S. Majestade um largo papel, no qual expus todos os meios, que me pareciam mais proporcionados para se conseguir brevemente este fim; os quais todos se reduziam a dois, que so ajuntar manuscritos, e convocar Escritores. Acrescentando eu que para uma, e outra coisa era necessrio o poder Real, porque sem ele no se abrem os Arquivos, nem se descobre o que neles est no s recolhido, mas sepultado. E sem o impulso soberano no se podem unir muitos engenhos a compor uma s obra, e que para isto se pode conseguir era necessrio formar-se uma Academia. to grande a Real clemncia de S. Majestade, que mostrou no lhe desagradava o arbtrio, que a mim me ocorria. E logo resolveu mandar descobrir os manuscritos, como nos declara no seu Real Decreto, que agora leu Excelentssimo Senhor Conde de Villarmayor. E para a formao da Academia me ordenou, que tratasse particularmente com algumas pessoas, de cuja erudio, e zelo do Real servio tem sua Majestade total conhecimento, e larga experincia. E todas concordaro em que a Academia seria apontando as qualidades que deviam ter as pessoas, de que se havia de compor aquele Corpo. do que logo dei conta a S. Majestade, que foi servido aprovar o que se lhe propunha. Animados ns com a Real aprovao comunicamos a mais algumas pessoas o desgnio, e todos acrescentamos algumas observaes necessrias para se lograr o fim pretendido, as quais tambm foram aprovadas por Sua Majestade. No cabia na brevidade do tempo, com que todos desejamos executar a ordem de Sua Majestade, o comunicar esta matria a todos aqueles, que conhecemos serem teis para esta empresa; porm de tudo quanto se apontou fui dando sucessivamente conta a sua Majestade, e sempre o zelo, com que todos desejamos servi-lo, logrou o inestimvel prmio da sua Real aprovao; e facilitou-nos muito a merec-la, o termos conseguido, que todas as vezes que eu dava conta a Sua Majestade, saia dos seus Reais ps com novas luzes, que nos conduziam a todos ao maior acerto. Finalmente tendo resoluto S. Majestade, que no dia de hoje tivesse princpio a Academia, foi servido ordenar que eu expusesse a este Congresso a Real inteno. Ouvidas as disposies Reais, entenderam as pessoas consultadas sobre estas matrias, que convinha que houvesse um Diretor da Academia, e Quatro Censores, que durassem naquele exerccio por um ano; porm de tal sorte, que destes cinco cada um fosse Diretor em uma Conferncia, sucedendo-se uns a outros pela ordem da sua eleio, at se acabar o ano no fim do qual se dar conta a S. Majestade para se fazer nova eleio, se assim for do seu Real servio. Tambm pareceu que seria conveniente, que para o ato deste dia ter a devida ordem se deputassem logo Diretor, Censores, e Secretrio. E esquecendose da minha indignidade, atendendo s a ter S. Majestade mandado, que fosse eu o que fizesse esta Proposio da Academia, me nomearo a mim para Diretor.

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Coleo dos documentos, estatutos e memrias da Academia Real da Histria Portuguesa

Para Censores escolheram prudentssima, e justissimamente ao Excelentssimo Senhor Marqus da Fronteira, ao Excelentssimo Senhor Marqus de Abrantes, ao Excelentssimo Senhor Conde da Ericeira: e para Secretrio ao Excelentssimo Senhor Conde de Villarmayor. Logo dei conta deste parecer a Sua Majestade, que tambm foi servido aprovado, e mandar que se avisassem para esta tarde as pessoas, a que at aqui se tinha falado, para darem princpio Academia; e me ordenou a mim que declarasse nela que do seu Real agrado, que sejam muitos os que logrem esta honra, havendo muitos dignssimos de merec-la com se empregar cuidadosamente em promover a desejada obra da Lusitnia Sacra. E assim quer que cada um dos que aqui se acham j Acadmicos aponte as pessoas, que lhe parecerem teis para este exerccio, as quais sero recebidas pela maior parte de votos de toda a Academia. Ainda que a Academia, como manda Sua Majestade no seu Decreto, ha de fazer Estatutos, devo antes de tudo declarar que Sua Majestade servido, que os Congressos dela se faam de quinze em quinze dias. E que o Diretor, e Censores, alm dos Congressos ordinrios, se ajuntem extraordinariamente quando, e aonde lhes parecer. E que de tudo o que se conferir, assim nos Congressos ordinrios, como nas Juntas extraordinrias, se dar logo exata conta a Sua Majestade para ele ter notcia do calor com que se trabalha nesta obra, e do progresso que se faz nela. Tenho obedecido ao honroso preceito de sua Majestade expondo a este eruditssimo Congresso as suas Reais ordens, e todas as que nesta tarde se ouviram devem ser adoradas pelos que temos a incomparvel felicidade de ser seus Vassalos; porque todas esto respirando devoo para com a Virgem Senhora nossa, beneficncia para toda a Monarquia, e benignidade para esta Academia. No a obra da Lusitnia Sacra outra cousa seno uma ilustrao histrica de todas as Igrejas de Portugal; e glria da Nossa Senhora que esta ilustrao se principie no dia, em que dela se canta: Cunctas illustrar Ecclesias.4 Ser o empenho da Lusitnia Sacra ilustrar as Igrejas e Catedrais deste Reino, mas tudo redunda em glria da mesma Senhora, a quem todas elas so dedicadas. Que outra cousa instituir El Rei nosso Senhor em dia da Conceio da Virgem Santssima, e a sombra da sua Imagem uma Academia para se escrever a Lusitnia Sacra, seno o protestar que tem consagrado o Reino de Portugal Rainha dos Anjos imitao do seu Augusto Av o Senhor Rei D. Joo o IV. e do seu dcimo sexto Av o Senhor Rei D. Afonso Henriques? Mandar que em dia da Conceio se principiem a imortalizar por meio da Historia as Igrejas e catedrais de Portugal, e agradecer-lhe a piedade, com que todas elas seguindo a Metropolitana de Lisboa juraram no ano de 1646 a Conceio

220

Ilumina todas as Igrejas. (trad.)

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Academia Real da Histria Portuguesa

221

imaculada, como tinha feito no mesmo ano o Senhor Rei D. Joo o IV. segundo escreve o discretssimo Padre Sebastio de Novaes no seu Lilium inter spinas,5 dizendo: Omnes denique Lusitaniae Cathedrales, praegunte Metropolitana Ulyssiponensi, Regio subscriptere diplomati de eligenda pro Regni Praeside Sanctissima Conceptione Virgine, illius que propugnanda libertate naevo originali.6 Fez o Senhor Rei D. Joo IV aquele juramento da Conceio imaculada em obsquio da Senhora, para lhe agradecer o benefcio da Aclamao, que lhe deu a posse da Coroa deste Reino, do qual foi jurado Rei pelos trs Estados dele, e manda Sua Majestade dar princpio a Histria deste Reino em dia da Conceio, para que nela dure imortal aquele agradecimento. E para avivar a memria daquele beneficio quer El Rei nosso Senhor, que os eruditos Congressos, em que se h de dispor aquela obra, se faam neste Palcio, por ser o mesmo lugar, em que ha oitenta anos se faziam os Congressos, em que os quarenta Fidalgos zelosos da liberdade Portuguesa dispuseram, que se restitusse a Coroa Serenssima Casa de Bragana, como felizmente se executou no faustssimo dia primeiro de Dezembro do sempre famoso ano de 1640. Esta Real determinao do Serenssimo Rei D. Joo o IV. muito conforme, ao que a Eterna Providncia ordenou, que sucedesse naquele glorioso dia, decretando, que o Senhor Arcebispo de Lisboa, D. Rodrigo da Cunha, sendo o maior Autor da Histria Eclesistica que teve este Reino, como provam os livros que escreveu dos Prelados do Porto, Braga e Lisboa, lograsse a singularssima glria no ato da Aclamao ser a primeira pessoa de cujo conselho , e direo se valeram por sua autoridade, como testemunha o Senhor Rei D. Pedro II. de gloriosa memria em uma doao que fez, sendo ainda Prncipe Regente, em 22 de Fevereiro de 1673. E se me fora lcito discorrer sobre os inescrutveis segredos da Providncia Divina, dissera eu que a causa desta misteriosa unio da Histria Eclesistica de Portugal com a Aclamao do Senhor Rei D. Joo o IV. era o serem uma, e outra o desempenho dos orculos do Campo de Ourique; porque na Histria Eclesistica, que descreve a santidade, a F, e a piedade do nosso Reino, e as vidas dos Prelados que nele plantaro, cultivaro, e propagaro a F; e que com a santidade da vida e verdade da doutrina ensinaro a piedade, se mostra satisfeita a promessa de Cristo ao Senhor Rei D. Afonso Henriques Fundador do nosso Imperio: Erit mihi regnum sanctificatum, fide ourum, e pietate dilectum.7 E na Aclamao do Senhor Rei D. Joo o IV. se viu o desempenho da palavra do mesmo Senhor: Volo in te, e in semine tuo Imperium mihi stabilire.8 Pondo Cristo os olhos na dcima sexta gerao atenuada, como ao mesmo Rei tinha vaticinado o Eremita.
5 6

O lrio entre os espinhos. (trad.) Afinal todas as Catedrais lusitanas, [indo] frente* a Metropolitana de Lisboa, inscreveram-se** para a permisso rgia de ser eleita como Presidente do Reino aquela que preside o Reino, a Santssima Virgem da Conceio, e de ser defendida a sua liberdade da mcula original. (trad.). *Supondo que praegunte equivalha a praeeunte. **Supondo que subscriptere equivalha a subscripsere. 7 Terei um reino santificado, puro na f e amado pela sua piedade. (trad.) 8 Quero em ti e na tua semente estabelecer o meu Imprio. (trad.)

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Coleo dos documentos, estatutos e memrias da Academia Real da Histria Portuguesa

A beneficncia para com toda a Monarquia mostra S. Majestade em querer ressuscitar as suas insignes memrias, que o descuido de muitos sculos tinha no s amortecidas, mas profundamente sepultadas. Na Lusitnia Sacra a tero nova vida muitos Prelados, que se no conheciam, muitos Santos, e Vares ilustres, que se ignoravam. Descobrir-seo Fundadores de Templos, de Mosteiros e de lugares pios. E se o Senhor Rei D. Joo o III. merece eternos louvores por escrever uma carta a um Bispo encomendando-lhe muito o descobrir as memrias dos Santos Portugueses, para mand-las a Surio, que naquele tempo escrevia as vidas dos Santos em Alemanha; de que elogios se no faz a crer El Rei D. Joo o V. nosso Senhor quando escreve cartas a todos os Bispos, e Cabidos dos Reinos , e suas Conquistas, para que remetam a esta Academia todas as memrias Eclesisticas , que acharem nos seus arquivos? Quanta glria resultar da Lusitnia Sacra s Cidades Episcopais, que nela ho de ir descritas, e a todas as que forem ptrias dos Santos, dos Prelados, e de outros Vares ilustres? As famlias tambm recebero muita utilidade desta obra; porque de quase todas se acharo nelas Prelados insignes, e ilustres Vares. O quanto a Lusitnia Sacra contribuir para a glria das famlias se pode entender, sabendose que um dos motivos, que animou ao Abade Fernando Ughello a escrever a sua grande obra da Itlia Sacra, foi o desejo de ilustrar as famlias italianas, como ele diz no Prlogo do primeiro dos nove tomos daquela obra: Addidit deinde mihi scribendi animos de innumeris propemodum Italicis famillis benemererai nobilis cupidu.9 E havendo de resultar da Lusitnia Sacra, e da Academia em que ela se escreve, todas estas, e outras muitas utilidades monarquia, e sem dvida, que so argumento da Real beneficncia, todas as clausulas que conduzem para a perfeio de uma e perpetuidade da outra. Porm excede a tudo a benignidade, com que El Rei nosso Senhor favorece a Academia, dando-lhe os mais eficazes meios de conseguir a incomparvel fortuna de exercitar com acerto a sua obedincia, elevando-a a mais sublime honra, ao mesmo tempo que a perpetua com a sua Real Proteo, a qual pem toda a Academia na gostosa obrigao de um eterno agradecimento. E eu em nome de toda a Academia acabo este discurso com as mesmas palavras, com que Ausonio principiou o Panegrico, em que deu as graas ao seu Soberano: Ago tibi gratias, Imperator Auguste; si possemetiam referrem. Sed nec tua fortuna desiderat remunerandi vicem, nec nostra suggerit restituendi facultatem . 10

222

O nobre desejo de ser til ento me encorajou a escrever sobre as quase inmeras famlias itlicas. (trad.) 10 Agradeo-te, Imperador Augusto; se eu pudesse, daria ainda algo em troca. Mas nem a tua fortuna deseja troca de remunerao, nem a nossa fortuna fornece a faculdade de restituio. (trad.)

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Academia Real da Histria Portuguesa

Estatutos da Academia Real da Histria Portuguesa Introduo . I. Querendo a Majestade Del Rei D. Joo o V nosso Senhor fazer uma especial demonstrao de sua inata piedade, e Real nimo, dando a conhecer o desejo, que tem de que se perpetue a memria das aes pias, generosas, e teis ao culto da Religio, ao servio Real, e ao bem comum de seus Vassalos; ordenou se institusse uma Academia composta de pessoas, por virtudes, letras, e mais qualidade, dignas deste emprego, que trabalhem em compor a Histria Eclesistica, e Secular destes Reinos, ressuscitando por este meio o nome daqueles, cuja memria, e opinio tem injustamente sepultado, ou a ignorncia, ou o descuido; no podendo tolerar a Real benignidade, fique totalmente entregue ao esquecimento a opinio dos que merecem, o inestimvel prmio da mais dilatada lembrana, nem que peream as memrias , e documentos que provam, e merecimento; isentando Sua Majestade por este modo da jurisdio da morte o Vassalos mais benemritos, que so os que obraro aes dignas de serem imortalizadas pela vida da fama, que sempre lhe conservar a Histria, na qual acharam tambm singulares exemplos, e veementes estmulos os que devem generosamente aspirar a semelhante prmio, que no pode ser maior, nem mais seguro, do que aquele com que contribui ao verdadeiro merecimento a venerao da posteridade interessada; com o que paga juntamente S. Majestade com to grande merc aos mais relevantes servios, que ou no foram satisfeitos, ou esto por esquecidos inutilmente remunerados; e vence El Rei nosso Senhor nesta ao toda a generosidade de seus Reais predecessores, que nunca pagaro to abundantemente aos seus Vassalos, e d justia distributiva o melhor, e mais adequado exerccio com premiar aos passados benemritos, segurando-lhes a estimao na perpetuidade da memria, e aos vindouros seus que s se consegue por meio da Histria, e pela conservao dos verdadeiros, que no sendo conservados, e reproduzidos pela impresso, ordinariamente se perdem, e facilmente caducam, o que tambm tem prevenido a singular providncia de Sua Majestade. Por tanto deve ser o primeiro cuidado, e principal emprego dos Acadmicos concorrer para a composio da Histria de Portugal, principiando pela Eclesistica, procurando apurar a verdade, sem mais fim, que a obedincia, sem mais interesse, que o da glria da Nao, e pelos meios da unio, e do estudo; para o que no necessitam os Acadmicos de outro Estatuto, nem de mais lei, que aquela, lhe ditar o zelo do culto da Religio, do preceito de S. Majestade, do interesse da Ptria, e aumento das virtudes. Porm para satisfazer ordem de Sua Majestade, e s regras comuns se fizeram os Estatutos Seguintes.

223

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Coleo dos documentos, estatutos e memrias da Academia Real da Histria Portuguesa

. II. Far-se- todos os anos no dia seguinte ao da conceio de nossa Senhora na Casa da Academia, e pelas trs horas da tarde, eleio por escrutnio de cinco Acadmicos; para Diretor, e Censores, e o seu exerccio durar por tempo de um ano, e deste se tirar por fortes no mesmo dia a ordem, porque se ho de suceder nos dias da direo. . III. Presidir o Diretor em uma Conferncia, e a sua direo at a seguinte, em que lhe h de suceder o que saio pela sorte em segundo lugar, e assim os outros at que torne ao primeiro pelo tempo referido de um ano; e se nele, por morte, ou ausncia larga, em que deles faltar, se far por escrutnio eleio de outro Diretor, que continuar at o dia da Conceio de N. Senhora; e assim este como os outros, podero ser eleitos no ano seguinte, e nos mais, ficando a arbtrio dos Acadmicos votar no escrutnio em quem entenderem. Propor o Diretor todas as matrias que l parecer, e pondo-se em votos, os regular, para que se vena pelo maior nmero. Poder impor silncio, evitar questes, tocar a campainha, e fazer as mais funes de Presidente, e far declarar os Acadmicos, que faro leitos para diferentes aplicaes, e ser quem d conta a S. Majestade, ou a quem ele ordenar, do que se tratou em cada conferncia, e quem recorra sua Real Proteo, para observncia destes Estatutos, e para as diligncias, em que se necessita do seu Real patrocnio. Ocupar o primeiro lugar da mo na mesa da Academia com os quatro Censores, que lhe ho de suceder. . IV. Os quatro Censores, que so os mesmos, que sucedem na direo, se assentaro na forma, em que sairo pelas sortes, mo esquerda do Diretor do dia, e faltando este, o substituir o que fica no lugar imediato, e o Diretor, que teve impedimento, o no tornar a ser, se no acabado o giro. Os Censores podero lembrar ao Diretor as matrias que lhe parece se devem propor, o que lhe far, inda que no seja conforme o seu parecer, se ficar vencido em votos sobre a proposta, procurando que na Junta particular, que h de haver cada semana, composta de todos cinco, e do Secretrio, e convocada na parte, que parecer ao Diretor, se confira, e ajuste tudo o que ha de tratar-se na Academia seguinte. Devem livremente sem dependncia do Diretor censurar qualquer abuso, que se introduza, e encontre o instituto da Academia, e da mesma sorte os papis dos Acadmicos, e dos mais que se remeterem Academia; e tudo o que vier ajustado das conferncias particulares, e comunicar Academia, e o que nela se vencer por mais votos, se lanar nos livros do registro, para ter fora de lei Acadmica.

224

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Academia Real da Histria Portuguesa

. V. O Secretrio ser perptuo, e faltando todos os cinco diretores, ser ele quem presida, podendo nomear por aquela ocasio quem substitua o lugar de Secretrio; e se tiver impedimento, que o obrigue a faltar em alguma Conferncia, somente em uma poder nomear substituto; porque sendo a ausncia de mais de uma Conferncia, nomearo o diretor, e Censores quem sirva at que o Secretrio se possa achar presente, e a eleio do Secretrio, em caso que falte o que perptuo, ser de toda a Academia por escrutnio na mesma forma que a dos Diretores. A sua obrigao fazer os assentos de tudo o que se lanar nos livros no tempo da Conferncia, avisar os Acadmicos novamente eleitos, escrever, e responder s cartas, como parecer ao Diretor, e Censores, e fazer os meios avisos extraordinrios; e para os registros ter livros separados. O primeiro em que se ho de lanar o Decreto de S. Majestade da Instituio desta Academia, os seus Estatutos, e todas as ordens, e resolues do mesmo Senhor, os nomes dos Acadmicos, que agora h, e depois se elegerem, e outros documentos semelhantes. O segundo livro ser para se lanar o que se tratar de mais importncia em cada Conferncia, com as principais razes que forem dignas de memria, incluindo as que se lhe derem por escrito, para que de tudo se forme a Histria da Academia. O terceiro livro ser para fazer lanar pelos seus oficiais o traslado dos papis, que se remeterem dos Arquivos, e mais memrias, que se mandarem Academia. No quarto livro se requestaro as cartas, e respostas, que h de mandar, e receber na forma que se tem determinado. O quinto livro ser para se escreverem os nomes dos Acadmicos, a quem se encomendam alguns estudos particulares com o dia, em que se lhe destinaram, e tambm os livros, e documentos, que se fiam dos Acadmicos, e que se emprestarem Academia, de que dar recibo com obrigao de os restituir pontualmente, e de que se no divulgue o que for de segredo, e de outras matrias, que podem vir nos livros, e documentos, que no pertencem a Histria, e dar as certides com despacho do Diretor, que exercita, e se depositaram com toda a ordem, e segurana no Arquivo Acadmico, fazendo Inventrio em livro parte de todos os livros, e documentos. . VI. Os Acadmicos sero cinquenta, e se no poder pela Academia eleger supernumerrio, se no quando S. Majestade assim o ordene. Sero todos pontuais em assistir s Conferncias e se assentaro sem preferncia pela ordem, em que forem entrando, comeando a votar pela mo direita do Diretor; e quando algum tenha impedimento que por dois meses o embarace ir s Conferncias, o participar por escrito ao Secretrio; e s o Diretor, e Censores tero obrigao de avisar o Secretrio antes da Conferncia, que tem embarao para ir a ela. E todos os papis que se entregarem ao Secretrio, sero escritos
histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

225

Coleo dos documentos, estatutos e memrias da Academia Real da Histria Portuguesa

em folha de papel com margem para se encadernar, e tambm de palavra podero com permisso do Diretor, e brevidade propor o que entenderem que preciso, para que o fim, a que se dirigem seus estudos, se facilite. Vagando algum lugar, se far o provimento por escrutnio, apresentandose a S. Majestade, para que aprove a eleio, sendo servido, ou mande proceder a outra, e se for por morte, nomear o Diretor o Acadmico, que lhe parecer, para que escreva o Elogio com o Eptome da sua vida, que se ler na Academia, e se lanar no livro do registro para se imprimir na Histria da Academia, e se procuraro recolher os livros, e papis, que se lhe entregaram, e o que tiver escrito pertencente ao Instituto Acadmico. No podero os Acadmicos imprimir obra, em que declarem o ttulo de Acadmicos, se no for primeiro aprovada pela Academia. Haver os Acadmicos supranumerrios, que se julgarem so convenientes, e que tenham domiclio em cada um dos bispados, e Conquistas do Reino; e quando venham a Lisboa, tero igual lugar com os mais Acadmicos. . VII. Todos os quinze dias no Domingo, desde o primeiro de Maio at o fim de Setembro s quatro horas, e do primeiro de Outubro at o ltimo de Abril s duas horas da tarde haver Academia, e se principiar tanto que chegar o Diretor, e dois Censores dos que se esperam, por no terem feito aviso de que esto impedidos, e sem esperar mais, que at doze Acadmicos; e nas Conferencias no poder entrar pessoa alguma de qualquer qualidade que seja, no sendo Acadmico, ou chamado, ou tendo representado por escrito, que tem que dar alguma notcia importante, julgando o Diretor, e Censores, que conveniente ser ouvido, e neste caso se assentar entre os Acadmicos; mas sair, em tendo feito a sua proposta, sem assistir mais na Conferncia. . VIII. Haver os Oficiais necessrios para escreverem o que lhes ordenar o Secretrio, e para trasladarem todos os documentos, e um porteiro, que assista nos dias da Academia, e nos mais que lhe ordenar o Secretrio; os quais Oficiais, e Porteiro sero pagos pela renda, que Sua Majestade foi servido dar Academia. Haver tambm um Impressor, que prontamente imprima as folhas avulsas, avisos circulares, e as mais coisas, que a Academia lhe ordenar. . IX. Haver duas Academias pblicas cada ano, em dia dos anos del Rei nosso Senhor, e da Rainha nossa Senhora, em que se ho de ler as obras do Instituto da Academia, que couberem no tempo, e escolherem o Diretor, e Censores, e se faro na forma, e na parte que S. Majestade ordenar. . X. A Academia ter Selo, e Empresa, de que use onde e costume. O Selo

226

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Academia Real da Histria Portuguesa

ser composto do escudo das Armas Reais, e debaixo dele a figura do tempo preso com cadeias, e na circunferncia este ttulo: Sigillum Regiae Academiae Historiae Lusitanae . 11 A empresa ser o simulacro da Verdade, como a representaro os Antigos, com esta letra: Restituet omnia.12 Decreto, pelo qual sua majestade, que Deus guarde, foi servido confirmar os estatutos da Academia Sendo-me presentes os Estatutos, que a Academia da Histria Eclesistica, e Secular destes Reinos, de ordem minha, fez em dez Captulos, fui servido aprov-los; e hei por bem que se observe inviolavelmente presentes, como pelos futuros. Lisboa Ocidental 4 de Janeiro de 1721. Com Rubrica de Sua Majestade. Reflexes sobre o estudo acadmico Como nos Estatutos se estabeleceu aos Diretores que seria til um mtodo de estudos em comum, de que pudesse aproveitar-se toda a sociedade; como se fosse uma comutao de frutos, donde o interesse pronto, recproco, e seguro: porque, ainda sendo tanta, e to profunda a erudio dos Acadmicos, (como se reconhece) no bastava a aplicao particular para o benefcio universal, e para o acerto, e brevidade, com que se espera a Histria deste Reino, e suas Conquistas. Dividiu-se entre os Acadmicos a Histria Eclesistica, e Secular de Portugal, e para a primeira se nomearam nove Historiadores Latinos, que ho de escrever com o ttulo de Lusitania Sacra a vida dos Bispos, e tudo o que houve memorvel no seu tempo; e porque esta matria to vasta, e no podia executar-se exatamente, e em pouco tempo, e ficava aos Historiadores imenso o trabalho de examinar os documentos, e tecer a Histria, ainda que isto fosse vencvel, sempre ela ficava com a imperfeio de se encherem as margens de alegaes, o fim do volume de documentos, e de interromper a narrao com questes nos pontos duvidosos; e assim se entendeu que bastava, que no Prlogo declarassem o benefcio, que devero aos Escritores das memrias, e aos mais Autores, de que se valero para formar a sua Histria. Os Acadmicos, que ho de aplicar-se a escrever memrias de cada bispado, tem diferente instituto, e no menos til, e glorioso; pois imprimir cada um em folha um, ou mais volumes, em que trate a descrio do Bispado, e da cidade, a sua antiguidade, a famlia, empregos, virtudes, e mais circunstncias da vida, e morte de cada Prelado, as fundaes de conventos, Igrejas, e lugares pios, o descobrimento, e colocao de Relquias, e Imagens, a vida dos Vares Ilustres em Virtude, e letras e as mais circunstncias prprias deste assunto: e como h de tratar com dissertaes tudo o que tiver questo na antiguidade, na Cronologia, e nas mais matrias duvidosas, citar fielmente nas margens os
11 12

227

Selo da Academia Rgia de Histria Lusitana. (trad.) Reparar todas as coisas. (trad.)

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Coleo dos documentos, estatutos e memrias da Academia Real da Histria Portuguesa

Autores, que segue com o nmero dos livros, e captulos, e ainda das folhas declarando a impresso que segue; no s dos impressos far esta memria, mas tambm alegar os manuscritos, e as Livrarias em que existem, para que tambm se d o justo agradecimento a quem os participou. Como os ttulos dos arquivos so as provas mais seguras, se devem imprimir no fim de cada volume das memrias todos os que corroboram o que o Autor refere, para que assim se perpetuem e se conheam os que o tempo, e o lugar deixariam sempre ocultos: ficando ao Autor judicioso, e Censura Acadmica o exame com a s regras ajustadas da Crtica, assim dos Escritores, como dos Ttulos que so verdadeiros, duvidosos, ou falsos. Para facilitar descobrirem-se, e trasladarem-se estes documentos declarou j Sua Majestade, que Deus guarde, como Protetor da Academia no Real Decreto da sua Instituio, que escrevia aos Bispos, Cabidos, Prelados das Religies, Cmeras, e outras Comunidades, Cartas firmadas pela sua Real mo, como tambm aos Provedores das Comarcas, e a outras pessoas, e em cada uma vai uma memria impressa, em que se pedem os Catlogos dos Arquivos, e no s dos livros deles em comum, mas dos papis que se acham em maos, ou avulsos nos mesmos Cartrios, e de cada ttulo o ano em que foi feito, e os nomes das pessoas que o afirmaro: tambm se pede o ndex das Livrarias grandes, principalmente dos livros manuscritos, e a cpia das letras, e o mais que se acha gravado em pedras, e todas as notcias de todos estes monumentos, e a tradio, e origem das Procisses, festas pblicas, que fazem as Igrejas e as Cmeras. Na Histria Secular se observar quase o mesmo mtodo, e nomear a Academia um s Historiador, que a escreva em Portugus, e depois que a imprimir se compor em Latim, e a sua matria se dividiu na mesma forma pelos acadmicos, para que se imprimam as suas memrias com a mesma distribuio, que se referiu nas Eclesisticas, sem mais diferena que se fazer separao pela ordem dos tempos, escrevendo o primeiro as memrias da antiga Lusitnia at a Conquista dos Romanos, o segundo desde o princpio do seu Imprio at a entrada dos Godos, e das outras Naes brbaras, o terceiro desde o princpio destes Reinos at o da entrada dos Mouros, o quarto at o Conde D. Henrique, e os mais a vida dos nossos Reis, como se v distribuda na segunda tbua, e se espera de uns, e outros Historiadores, que ajustando pode ser a ordem dos tempos, e as regras mais seguras da Crtica erudita, por preocupao, ou desejo de adquirir glria Ptria, nem por indiscreta piedade, nem por adornar a Histria com o que raro, e plausvel, defendam os sucessos inverossmeis, sigam os Autores, ou documentos, que na melhor censura se tem por falsos; nem passando a outro extremo oponham ao que se acha solidamente estabelecido em ttulos originais, e autnticos, em Autores contemporneos, e estimados, e em tradies bem fundadas, em milagres aprovados, e em razes demonstrativas. Sendo esta a matria do estudo histrico, pareceu fazer algumas reflexes sobre a sua forma. A cada Acadmico se dar um Catlogo impresso com os

228

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Academia Real da Histria Portuguesa

229

Bispos, de que at agora se sabe o nome, feito pela ordem dos anos, e com claros que se vo ocupando com o que cada um for descobrindo nos seus estudos; de tal sorte, que tendo cada Acadmico o Catlogo do Bispado, de que escreve, ter tambm os dos outros, e ir apontando em cada um o que descobrir, porque tambm prpria a utilidade, porque os outros estudam para ele, e todos ho de alegar nas suas memrias, e histrias os nomes dos Acadmicos, a quem devero o benefcio. Estas reflexes, que forem descobrindo para o estudo dos outros, se entregaro ao Secretrio, escritas em folha de papel com margem pra se encadernar, alegando fielmente a parte em que acharam a notcia e depois de registradas, o Secretrio as ir repartindo pelos Autores das memrias, e tambm o mesmo Secretrio ir entregando a cada Acadmico, segundo os seus assuntos, os papis que lhe vierem dos Arquivos, e os manuscritos, que adquirir a Academia, fazendo-se o assento no livro para a segurana da restituio na forma, que declaram os Estatutos. Para a Histria Secular se observar o mesmo, e os Catlogos impressos sero com a diviso dos tempos, e dos Reis; e uns, e outros Acadmicos tero estes Catlogos de uma, e outra Histria, para que os que escrevem as memrias Eclesisticas, apontem tambm o que serve de luz, aos que compem as memrias da Histria Secular, e estes faam o mesmo. Os Acadmicos das Provncias tem a ocupao de buscar, e inculcar Academia os documentos, que se acham nos seus distritos, para as memrias de uma, e outra Histria, advertindo os erros que se acham nas impressas, na Genealogia das Famlias delas, porque nos livros das Famlias com escrituras, se pode achar a notcia da qualidade das pessoas, de que se trata nas duas Histrias, com datas do tempo em que viveram, e muitas aes da vida destes Vares ilustres, que se no acham em outra parte. Como em muitos Autores Estrangeiros por ignorncia, ou por malcia se acham muitas opinies, e sucessos contrrios verdade, e Glria da Nao Portuguesa, se encomenda aos Acadmicos, que participem ao Secretrio na mesma forma, o que encontraro nos seus novos estudos, nos livros Estrangeiros com as suas reflexes; e da mesma sorte se pede a todos queiram comunicar o que nesta matria, e nas mais, de que se trata, adquiriro nos seus estudos antigos pelo interesse universal, que resulta Academia, e podem por escrito Annimo avisar ao Secretrio alguns manuscritos, ou documentos que se ocultam para que Sua Majestade, que Deus guarde, sendo servido procure adquir-los Academia com a segurana da restituio; e dos Pases Estrangeiros, e Academias das outras Naes, e homens doutos delas, se procure igualmente adquirir todas as notcias, que contribuam para a perfeio desta insigne obra. Em cada Conferncia podem propor os Acadmicos a falta de matrias, e as dvidas que forem encontrando, a que os Censores, e pessoas que nomearem, ou toda a Academia procuram satisfazer, e tambm para facilitar o estudo se far um Catlogo dos Autores Portugueses, e Estrangeiros impressos, ou manuscritos, de que podem tirar-se notcias, feito pela mesma distribuio das matrias, que se repartiro pelos Acadmicos, os quais podero acrescentar neste Catlogo os Autores que faltarem nele, para que se imprima mais amplo,

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Coleo dos documentos, estatutos e memrias da Academia Real da Histria Portuguesa

e correto. Assim poder em cada Conferncia ter-se notcia do progresso, que faz a Academia no seu assunto, satisfazendo o Real preceito do seu Augusto Protetor, a gloria da Nao, e a expectao, em que est o mundo deste Instituto, que o primeiro que se fez na Repblica literria, para escrever a Histria com Academia fundada s para este fim. Lisboa Ocidental 18 de Dezembro de 1720. Sistema da histria eclesistica e secular de Portugal, que h de escrever a Academia Real da Histria Portuguesa Sendo qualquer Histria mui propriamente comparada a um edifcio, convm esta semelhana com muita mais propriedade a que h de escrever a Academia Real da Histria Portuguesa; porque assim como o edifcio, sendo uma s obra, fabricado por muitos Artfices, assim esta Histria h de ser composta por muitos Escritores. Para que o edifcio seja construdo, segundo as regras da arte, por todos os que trabalham nele, se faz primeiro a planta de toda a obra; e para que a Histria Portuguesa seja escrita por todos os seus Autores de tal maneira que forme um corpo proporcionado em todas as suas partes, necessrio, que primeiro se forme uma ideia de toda ela, apontando-se algumas observaes, que so muito necessrias para se conseguir aquele fim, para o que se ordenou o presente Sistema. As observaes, umas so comuns histria Eclesistica, e Secular, outras so prprias s da Histria Eclesistica, e outros s teis para a Histria Secular. . I. Observaes comuns Histria Eclesistica e Secular. As observaes comuns a uma e outra Histria so as seguintes. As Memrias da Histria de Portugal sero escritas na lngua portuguesa com estilo puro, e claro, prprio deste assunto, e como a Arte Histrica deixa toda a liberdade a este gnero de escritos, pra examinar as questes, e pontos difceis, e alegar os documentos, e Autores, no pode seguir-se a forma de anais, se no a de dividir a obra pelas matrias, que se ho de continuar, sem se interromperem, s em cada uma se guardar pontualmente a ordem Cronolgica, at se acabar de referir os sucessos, de que se trata no seu ttulo. Como a Geografia, e a Cronologia so os dois olhos da histria, preciso que todos os Escritores se conformem nelas pelas muitas opinies, em que se dividem os Autores, nos clculos, e pocas do tempo, e nas alturas, e situaes dos lugares. Estas devem examinar em todas as memrias os Acadmicos destinados para a Geografia, assim nas divises da antiga Lusitnia, como nas observaes Astronmicas, e distncias itinerrias. Como h poucos sucessos da Histria de Lusitnia, que necessitem de averiguar o tempo entre o princpio do Mundo, e o Nascimento de Cristo, bastar seguir o Sistema do Padre Dionsio Petavio da Companhia de Jesus, que principia a era Crist no ano de 4714 do
histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

230

Academia Real da Histria Portuguesa

231

perodo Juliano, 3984 do principio do Mundo, 754 da fundao de Roma, e no ano 38 da era Hispnica, chamada tambm de Csar. Para o tempo que corre da era de Cristo at a presente, se conte a Hgira no ano de 622. A aclamao del Rei Dom Afonso Henriques em 1139. e a Lei porque El Rei D. Joo I. mandou contar os anos s pelo do nascimento de Cristo em 1422. E para que esta Cronologia, que a Academia manda imprimir, na qual se vero pelos anos de Cristo, dos Pontfices, e dos Reis, as memrias dos sucessos, que depois se repartem por matrias. As descries das Cidades, Vilas, e outros lugares, que forem dignos de memria, ou porque tenham Catedral, ou pela conquista, ou pela defesa, ou por outra ao gloriosa, se devem fazer com esta distino, que nas Memrias Eclesisticas se ho de descrever no estado, em que de presente se acham; porm nas Memrias Seculares deve haver a advertncia de que cada um dos escritores desta parte Topogrfica trate do lugar que descreve, como estava no tempo, em que se refere os sucessos, para que sem repetio se veja sucessivamente a mudana, que o tempo fez nestes lugares. O ttulo, que ter cada livro das Memrias Eclesisticas, ser: Memrias para a Histria Eclesistica de Portugal, do Arcebispado de etc. e no mais se conformar com o ttulo das Memrias Seculares, que ser este: Memrias para a Histria de Portugal, que compreendem o governo de ... do ano de ...at o ano de...dedicadas a El Rey D. JooV, nosso Senhor, aprovadas pela Academia Real da Histria Portuguesa, escritas pelo Acadmico F... Seguir-se- a Dedicatria a El Rei nosso Senhor. O Prlogo explicar tudo o que for preciso para a inteligncia das Memrias Histricas, com a notcia dos livros impressos, e manuscritos que se alegam, e o juzo que se faz dos seus Autores, e do tempo em que floresceram, e das impresses, que cada um segue, o lugar, ano, e nome do Impressor, e a forma do volume, e nmero de pginas que tem. E quanto aos manuscritos, se ho de declarar as Livrarias, em que existem, e a demonstrao, ou conjecturas que h da sua legalidade, e o mesmo se far com os documentos que se tiraram dos Arquivos. Ao Prlogo se seguir um ndex por alfabeto, das abreviaturas dos apelidos, e das obras dos Autores, que se alegam nas margens das Memrias. A este ndex se seguir a Tbua Cronolgica, que a Academia mandar distribuir. Toda a obra ter suas divises por livros, captulos, pargrafos, e nmeros, e estes correro sucessivamente desde o primeiro at o ltimo pargrafo de um, ou mais volumes, em que as memrias se compreendam, porque sempre o nmero correr desde o primeiro at os mais tomos, se os tiver, para que o ndex Alfabtico dos nomes, apelidos, e matrias notveis, que se h de pr no fim de toda a obra, sirva para todas as impresses; porm tambm no princpio de cada volume haver um Index particular dos seus Captulos pelo sumrio deles, que se h de compor do extrato dos pargrafos numerados, que tambm se h de escrever na margem dos mesmos pargrafos.

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Coleo dos documentos, estatutos e memrias da Academia Real da Histria Portuguesa

Os anos, a que pertence cada uma das matrias, que se ho de referir em uma, e outra historia, se iro apontando tambm nas margens, e nelas iro os autores, livros e documentos alegados, e no contexto as suas palavras que forem precisas, para que a significao delas esforce ou decida as dvidas, e se ho de referir na lngua prpria do Autor e tambm traduzidas fielmente; mas quando as autoridades forem muito largas, se trasladaro no fim de cada volume com os tratados manuscritos, que devem publicar se para prova, e f das Memrias, e as escrituras autnticas, que se tirarem dos Arquivos, examinadas pelas regras da boa Crtica. De uma Histria s se trataro na outra aqueles sucessos, que forem inseparveis dela, e nas margens das Memrias Eclesisticas se alegaro os autores das Memrias Seculares, e nestas os das memrias Eclesisticas; e o mesmo se observar entre os Acadmicos das Memrias Eclesisticas com os que escreverem de outras Dioceses, e com os Acadmicos das Memrias Seculares com os que escreverem de outros Reinados, a quem pertencem as aes que se no individuam. Como em uma, e outra Histria se ho de encontrar muitos pontos Teolgicos, e Jurdicos, faro os Autores das Memrias as observaes que lhes ocorrerem, e as participaro ao Diretor, e Censores, para que as repartam pelos Acadmicos, que esto destinados para este fim. No se faro dissertaes, ou notas separadas das Memrias no fim dos Livros, e Captulos, porque no mesmo contexto se ho de tratar as dvidas, com a liberdade que permite este gnero de Histria, sem obrigar a quem a l a que v a outra parte a resoluo das questes. . II. Observaes particulares para a Histria Eclesistica. As Memrias Eclesisticas de cada Diocese se dividiro regularmente em doze Ttulos, e cada um em Livros, e estes em Captulos, conforme pedir a matria. O primeiro Ttulo tratar da Diocese. O Acadmico, que escrever de qualquer Diocese, h de principiar pela descrio dela, declarando os seus limites, e confins, e logo descrever brevemente a cidade, em que se acha catedral, declarando brevemente o tempo da sua fundao, quando e por quem foi plantada nela a F de Cristo, e tambm quando foi erigida Cadeira Episcopal, e por quem foi fundada a S. Quem escrever as memrias da Igreja de Lisboa, que ho de ser a primeira parte desta Histria, deve principiar por uma breve descrio da Monarquia Portuguesa, pelos Reinos, e Estados que compreende, e logo continuar com outra descrio igualmente breve da Hierarquia, pelas Metrpoles que h neste Reino, e suas Conquistas. O Acadmico, que escrever de qualquer Metrpole, deve principiar descrevendo-a pelas Dioceses, que compreende a sua Provncia. No segundo Ttulo escrever as vidas dos Prelados, que governaram aquela Diocese, o que far com a miudeza, com que as Leis da Histria mandam

232

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Academia Real da Histria Portuguesa

233

escrever as vidas; advertindo que dos Prelados, que tiveram muitas Dioceses, se h de escrever por extenso as aes, que em cada uma fizeram, e por eptome a parte, que toca da sua vida s mais Dioceses. Declarar os Snodos que fez o Prelado, os Conclios a que foi, as Visitas, e Leis que estabeleceu, as funes em que se achou ou s, ou com outros Bispos, as fbricas que fez, os livros que comps, e outras particularidades, que vo apontadas na Memria impressa, das notcias, que se procuram para esta Histria. Tambm contar todos os sucessos memorveis, que aconteceram na Diocese no tempo de cada Prelado. Neste mesmo segundo Ttulo se h de escrever tudo o que houver digno de memria no tempo das Ss vacantes, assim como elas forem sucedendo aos Bispos. E neste escrever as vidas dos Bispos, que s foram nomeados, e no chegaram a governar, ou porque morrero antes da confirmao, ou porque no quiseram aceitar aquela dignidade, mostrando-se com isso mais dignos dela, e tambm as vidas dos Bispos, e a descrio daquelas Cidades, ou Villas, em que houve Catedrais, e hoje pertencem ao Bispado de que trata. No terceiro Ttulo deve fazer uma exata descrio da S, e do seu Cabido, sabendo fazendo memria dos seus Estatutos, e dos homens insignes que dele saram. Se na Diocese houver algumas Colegiadas, tambm deve tratar delas com a mesma miudeza, com quem tem tratado do Cabido da Catedral. No quarto Ttulo se escrever dos Santurios frequentados por causa da venerao das Relquias, ou Imagens milagrosas, que neles se acham, declarando as suas origens autnticas. No quinto Ttulo se deve tratar de todas as Igrejas Seculares. No sexto Ttulo se deve tratar de todos os Mosteiros de Religiosos com o tempo das suas fundaes, descrevendo os mais principais. No stimo Ttulo se escrever da mesma sorte dos mosteiros das Religiosas, que h em toda a Diocese, declarando a quem esto sujeitos. No oitavo Titulo deve tratar das Universidades, dos Seminrios, Recolhimentos, Casas de rfos, da Misericrdia, Hospitais, e semelhantes lugares pios. No nono Ttulo deve cotar as Procisses, votos, e romagens, que h em toda a Diocese, declarado os seus motivos, e princpios. No dcimo Ttulo deve fazer memria particular dos casos milagrosos acontecidos na Diocese. No undcimo Ttulo deve referir as cousas notveis que sucederam na Diocese. Neste nmero entram as coroaes, casamentos, mortes, e sepulturas dos Reis, ou Prncipes. No duodcimo Ttulo deve fazer Memrias distintas dos Vares ilustres em virtude, ou em letras, ou em dignidades Eclesisticas, que por algum ttulo pertenam Diocese; e aqui ho de entrar os Prelados naturais dela, ainda que fossem somente Titulares. A exao, e miudeza, com que tudo isto deve ser tratado, se insinua

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Coleo dos documentos, estatutos e memrias da Academia Real da Histria Portuguesa

bastantemente na individuao, com a qual na Memria impressa se procuram notcias para esta Histria. . III. Observaes particulares para a Histria Secular. Havendo de ter as Memrias da Histria Secular a diviso de Livros, e Captulos, que fica dito; o primeiro Livro ha de incluir nos Captulos, que forem necessrios, em primeiro lugar a Histria do estado, em que se achava o Reino no princpio do tempo, de que se escrever, e dos seus interesses, com os Prncipes estrangeiros, de que se deve dar notcia com breve digresso, e do estado, em que tambm se achavam os Prncipes, com quem Portugal tinha guerra, ou aliana, principalmente nos de Espanha. Escrever-se- a vida do Rei, de que se trata, no tempo antecedente ao ano, em que as memrias principiam, com brevidade, porque as aes, que fez enquanto Prncipe, e antes de Rei, pertencem a quem escreve do seu antecessor, e em outros captulos; com toda a individuao, se descrever para seu carter, e as mais circunstncias particulares, que se no podem reduzir a outras classes: e para que em tudo fique mais conhecido, se mandam tirar cpias dos retratos, e debuxos das esttuas mais antigas, que existem notcias, que se acham nos Autores, se conhea no s o que toca pessoa, mas o traje, de que usavam os nossos Reis e Prncipes. A aclamao, e coroao, os casamentos, os nascimentos dos filhos, e netos legtimos, e ilegtimos, a morte, a sepultura, o testamento do Rei, e com toda a individuao as vidas das Rainhas, e Infantes, e notcia das Famlias com que se aliaro. Referir-se-o logo os sucessos raros, e particulares do progresso daquele Reinado, que no tem lugar entre os Polticos, e Militares, as festas de que se no tratou antes, as jornadas, e as obras pblicas, das quais se poro tambm as estampas. As mercs que fez, com a notcia que parecer necessria das Famlias ilustres, que principiavam, e dos Vares insignes em Armas, Poltica, e Letras, com os Catlogos dos Governadores, Presidentes de Tribunais, e Oficiais da Casa dos Reis, e Infantes, com os nomes que se acham nas escrituras antigas, confirmando as doaes. Os Livros seguintes compreenderam as Matrias Polticas, principiando pelas Cortes, declarando as pessoas que nelas se acharam, e o que nelas se tratou, e resolveu, as Leis, Questes, o Cerimonial, e o mais que pertence ao Despacho, Justia, Fazenda, e mais Tribunais com a sua origem, forma e Regimentos, e tudo mais que toca ao governo Civil. A outra parte da Poltica se compor dos negcios Estrangeiros com as instrues dos Embaixadores, a relao das suas Embaixadas, e das suas negociaes, e dos mais ministros que os Reis mandaro a outros Prncipes; e logo se far a mesma memria dos que receberam na sua Corte, com os Tratados de Passes, Trguas, e quaisquer outros que celebraram, e tudo o demais de fora do Reino, exceto as Conquistas. Nos ltimos Livros se descrevero as guerras, e descobrimentos, e primeiro

234

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

Academia Real da Histria Portuguesa

as de Europa, e suas Ilhas adjacentes, assim das expedies terrestres, como martimas, referindo-se as causas da guerra, as prevenes para ela, os socorros dos Aliados, e a forma da milcia, e depois as Campanhas, Batalhas, e Combates, Praas que se sitiaram, e defenderam, e os sucessos militares. De todas as Conquistas se descrever tambm o estado, Poltico, e Militar, em que estavam no tempo de que se escreve, e primeiro se tratar de frica, e suas Ilhas, comeando nesta, como nas outras Conquistas da parte mais vizinha a Portugal at a mais remota, com as Leis, e costumes dos seus povos, e notcia dos animais, plantas, e minerais, e descrio das costas, e interior do Pas com as viagens, e naufrgios dos Portugueses, guerras que fizeram, socorro que mandaram, e aes dos Governadores. A Amrica seguir a mesma ordem, no s no que toca ao Brasil, mas no que os Portugueses descobriram para outros Prncipes, porque no ho de esquecer as aes, que executaram fora da Ptria os homens ilustres nascidos em Portugal. A Histria da sia ser a ltima parte das Memrias, que principiam do descobrimento da ndia, referindo o Civil, Poltico, e Militar dos Vice-Reis, e Governadores, seguindo pela ordem Geogrfica tudo o que toca aquele Domnio, e navegao, e comrcio dos Portugueses. ************************************

235
As Memrias que se acabarem primeiro, se imprimiro, tanto que se entregarem na Academia, custa da mesma Academia, a quem El Rei nosso Senhor assinalou larga renda para este efeito, e oferecendo-se primeiro um exemplar a cada uma das pessoas Reais, e dando-se outro a cada Acadmico da Corte, e Provncias, e s pessoas, que concorrero generosamente com documentos dos seus Arquivos, e Livrarias para esta obra, reservando-se alguns volumes para os Acadmicos novos, e mais ocasies que ocorrerem, se dar ao seu Autor o resto da impresso, para que a distribua como lhe parecer, levando todas as obras aprovadas pela Academia, no princpio a sua empresa, e na sua aprovao o Selo, assinando o Diretor, e Censores, e subscrevendo o Secretrio esta Censura. Foram estas Leis estabelecidas pelo Diretor, e Censores, que as mandaram observar na forma dos Estatutos que se registrassem, e imprimissem. Lisboa Ocidental em 3 de Fevereiro de 1721. O Conde de Ericeira. O Marquez de Fronteira. O Marquez de Alegrete. O P. D. Manoel Caetano de Souza O Marquez de Abrantes. O Conde de Villarmayor.

histria da historiografia ouro preto nmero 03 setembro 2009 216-235

You might also like