You are on page 1of 17

MDULO 8 PORTUGAL E O MUNDO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL AO INCIO DA DCADA DE 80 OPES INTERNAS E CONTEXTO INTERNACIONAL

UNIDADE 2 PORTUGAL DO AUTORITARISMO DEMOCRACIA

IMOBILISMO POLTICO E CRESCIMENTO ECONMICO DO PS-GUERRA


1

A posio de neutralidade que Portugal assumiu na Segunda Guerra Mundial permitiu a sobrevivncia do regime salazarista. Apesar de alguns sobressaltos e do desencadear de uma dura guerra nas colnias, a vida poltica do pas manteve uma feio autoritria, a que nem mesmo a doena e substituio do velho ditador foi capaz de pr fim. Este nosso pas no soube tambm acompanhar o ritmo econmico das naes mais desenvolvidas. Mesmo com algumas realizaes louvveis, o atraso portugus persistiu e, em certos setores, como a agricultura, agravou-se. O Estado Novo estava, no inicio dos anos 70, beira do fim.

A ESTAGNAO DO MUNDO RURAL

Em 1945, Portugal era um dos pases menos desenvolvidos da Europa , como j referido. Mais de metade da populao trabalhava no setor primrio , o que revelava o atraso da economia portuguesa, nomeadamente da agricultura. Apesar das campanhas de produo dos anos 30 e 40, o pas agrrio continuava um mundo sobrepovoado e pobre, com ndices de produtividade que, em geral, no atingiam sequer a metade da mdia europeia. Os estudos apontavam como essencial o redimensionamento da produtividade, que apresentava uma profunda assimetria Norte-Sul: - no sul do Pas (onde predominavam os latifndios), prevalecia a escassa mecanizao e o absentismo dos proprietrios que mantinham a produtividade muito baixa. - no norte do pas, constitudo maioritariamente por zonas de pequena propriedade, continuava a praticar-se uma agricultura tradicional, pouco produtiva. Portugal importava, por isso, grandes quantidades de produtos agrcolas .

A partir do inicio da dcada de 50, alguns capitalistas e alguns responsveis governamentais passaram a defender que o crescimento industrial deveria ser o verdadeiro motor de todo o sistema econmico nacional. Assim, elaboraram-se planos de reforma, que tornaram como referencia a explorao agrcola mdia, fortemente mecanizada, capaz de assegurar um rendimento confortvel aos seus proprietrios e, assim, contribuir tambm para a elevao do consumo de produtos industriais. Tal como j tinha acontecido no passado, ergueu-se no contra estas novas medidas, a cerrada oposio dos latifundirios do Sul, que utilizaram a sua grande influncia poltica as inviabilizarem. Desta forma, as alteraes na estrutura fundiria acabaram por nunca se fazer e a politica agrria esgotou-se em subsdios e incentivos que pouco efeito tiveram e beneficiaram os grandes proprietrios do Sul e os grandes vinhateiros. Na dcada de 60, quando o pas enveredou decididamente pela via industrializadora, a agricultura viu-se relegada para o segundo plano. Esta dcada saldou-se por um decrscimo brutal da taxa de crescimento do Produto Agrcola Nacional. E por um xodo rural macio, que esvaziou as aldeias do interior.

A EMIGRAO

Fenmeno persistente da histria portuguesa, a emigrao reduziu-se drasticamente nas dcadas de 30 e 40, devido, primeiro, Grande Depresso e, em seguida, Segunda Guerra Mundial. O crescimento econmico proporcionado pela industrializao dos anos 50 e 60, embora significativo, era insuficiente para que Portugal recuperasse do atraso que o separava dos pases mais desenvolvidos. Esta situao de atraso afetava sobretudo as populaes rurais, cujas condies de vida eram particularmente difceis: a produtividade agrcola era baixssima. A pobreza do campesinato deu origem a um excecional movimento migratrio, quer para os principais centros urbanos portugueses, quer para o estrangeiro, visto que nesta poca, para alm da atrao pelos altos salrios do mundo industrializado , h que ter em conta os efeitos da guerra colonial (a perspetiva do recrutamento compulsivo para a guerra de frica foi um dos motivos que tambm pesou na fuga para o estrangeiro). Foi nos anos 60 que as periferias de Lisboa e do Porto cresceram rpida e desordenadamente, e aqueles que emigravam para estas cidades, nem sempre mudavam para melhor, muitos deles passavam a viver em bairros de lata ou bairros clandestinos.

No entanto, o maior destino da populao rural portuguesa seria, porm, a emigrao para os pases desenvolvidos. Embora a emigrao fosse uma constante de longa data na sociedade portuguesa, sofreu, a partir da dcada de 60, um dramtico aumento. O destino principal deste novo surto migratrio foi sobretudo a Frana, seguido em menor escala pela Amrica do Norte e do Sul. O Brasil que at dcada de 50 era o principal destino, perde gradualmente o seu poder de atrao.

Metade da populao desta emigrao fez-se clandestinamente. A legislao portuguesa subordinava o direito de emigrar, colocando-lhe restries , como a exigncia de um certificado de habilitaes mnimas a todos os que tivessem mais de 14 anos. Com o deflagrar da guerra colonial, juntou-se a estes requisitos a exigncia do servio militar cumprido, obrigao a que muitos se pretendiam eximir. Sair a salto, como ento se dizia, tornou-se a opo de muitos portugueses.

No obstante esta politica restritiva, o Estado procurou salvaguardar os interesses dos nossos emigrantes, celebrando , no inicio dos anos 60 , acordos com os principais pases de acolhimento. Estes acordos permitiram ao pas, receber um montante muito considervel de divisas: as remessas dos emigrantes. Em consequncia deste surto emigratrio, a populao estagnou. Certas regies, em especial no interior quase se despovoaram. O resultado deste abandono dos campos foi a diminuio da produo agrcola e o aumento da importao de bens alimentares. Apesar de tudo, a emigrao trouxe tambm benefcios ao pas . As remessas em divisas estrangeiras contriburam, juntamente com as receitas do turismo, para atenuar o desequilbrio das contas com o exterior.

O SURTO INDUSTRIAL

A poltica de autarcia empreendida pelo Estado Novo no atingiu os seus objetivos. Portugal continuou dependente do fornecimento estrangeiro em matrias-primas, energia, bens de equipamento e outros produtos industriais, adubos e alimentos . Quando os pases que tradicionalmente nos forneciam se envolveram na guerra, os

abastecimentos tornaram-se precrios e grassou a penria e a carestia. Assim, em 1945, a Lei do Fomento e Reorganizao Industrial estabelece as linhas mestres da poltica industrializadora dos anos seguintes.

- Dependncia ao estrangeiro

- A agricultura que continuava a no atingir os valores necessrios

Elaborao dos Planos de Fomento

Entretanto, Portugal assina em 1948, o pacto fundador da OECE, integrando-se nas estruturas de cooperao previstas no Plano Marshall, e embora pouco tenhamos beneficiado da ajuda americana, a participao na OECE reforou a necessidade de um planeamento econmico, conduzindo ento elaborao dos Planos de Fomento, que caracterizaram a politica de desenvolvimento do Estado Novo. O I Plano de Fomento (1953-58) no rejeitou a agricultura, embora tenha reconhecido a importncia da industrializao para a melhoria do nvel de vida. O plano baseou-se ainda num conjunto de investimentos pblicos que se distribua por vrios setores, com prioridade para a criao de infraestruturas. No II Plano de Fomento (1959-64) alarga-se o montante investido e elege-se a indstria transformadora de base como setor a privilegiar (siderurgia, refinao de petrleos, adubos, qumicos). Pela primeira vez, a poltica industrializadora assumida sem ambiguidades, industrializao. Em suma, estes dois primeiros planos mantm intocado o objetivo da substituio das importaes e a lei do condicionamento industrial. Os anos 60 trouxeram, porem, alteraes significativas poltica econmica portuguesa. No decurso do II Plano, Portugal integrou-se na economia europeia e mundial: tornou-se um dos pases fundadores da EFTA (ou AECL Associao Europeia de Comercio Livre ), e mais tarde dois decretos-lei que aprovam o acordo do BIRD e do FMI , e por ltimo um protocolo com o GATT. A adeso a estas organizaes marca a inverso da poltica da autarcia do Estado Novo. O Plano Intercalar de Fomento (1965-67) enfatiza j as exigncias da concorrncia externa inerente aos acordos assinados, e a necessidade de rever o condicionamento industrial, que se considerava desadequado s novas realidades. O grande ciclo salazarista aproximava-se do fim. subordinando-se a agricultura que sofreria os efeitos positivos da

Em 1968, a nomeao de Marcelo Caetano para o cargo de Presidente de Conselho inaugura, com o III Plano de Fomento (1968-73), uma orientao completamente nova. A implementao deste novo plano veio confirmar a internacionalizao da economia portuguesa, o desenvolvimento da indstria privada como setor dominante da economia nacional, o crescimento do setor tercirio e consequente incremento urbano. No que concerne internacionalizao da economia, assistiu-se ao fomento da exportao de produtos nacionais, num quadro de afirmao cada vez mais consistente da livre concorrncia, e abertura do pas aos investimentos estrangeiros, em especial quando geradores de emprego e portadores de tecnologias avanadas. Esta poltica conduziu consolidao dos grandes grupos econmico-financeiros e ao acelerar do crescimento nacional, que atingiu, ento, o seu pico . No entanto, o Pas: - continuou a sentir as exigncias da guerra colonial; - o seu enorme atraso face Europa desenvolvida;

A URBANIZAO

Este surto industrial traduziu-se inevitavelmente no crescimento no setor tercirio e progressiva urbanizao do pas . Em 1970, mais de da populao portuguesa vivia em cidades e cerca de metade desta populao urbana vivia em cidades com mais de 10 000 habitantes. Viveu-se em Portugal, no terceiro quartel do sculo XX, o fenmeno urbano que caracterizou a Europa no sculo anterior. Com efeito, sobretudo as cidades do litoral, onde se onde se concentravam as grandes industrias e os servios, viram a aumentar os seus efetivos populacionais, concentrados nas reas perifricas. o tempo da formao, em torno das grandes cidades, dos dormitrios de populaes que, diariamente, passaram a dirigir-se para os locais de trabalho, tornando obsoleto o sistema de transportes pblicos. Quer dizer que, semelhana do que ocorreu na Europa industrializada, tambm em Portugal se fizeram sentir os efeitos da falta de estruturas habitacionais, de transportes, de sade, de educao, de abastecimento , tal como os mesmos

problemas

de

degradao

da

qualidade

de

vida,

de

marginalidade

de

clandestinidade a que os poderes pblicos tiveram de dar resposta.

O FOMENTO ECONMICO NAS COLNIAS

No perodo que se seguiu ao fim da guerra, o fomento econmico das colnias passou tambm a constituir uma preocupao do Governo Central, no mbito da alterao da poltica colonial. Com efeito, nos incios dos anos 50, o conceito de provncia ultramarina no se coadunava com as formas tipicamente coloniais de explorao dos territrios africanos. O entendimento das colnias como extenses naturais do territrio metropolitano tinha, forosamente, de levar o Governo de Salazar a autorizar a instalao das primeiras industrias como alternativa econmica explorao do trabalho negro nas grandes fazendas agrcolas. Havia necessidade de demonstrar comunidade internacional que o Governo Central se empenhava no fomento econmico das suas provncias ultramarinas como forma de legitimar este novo conceito de colnias . Acrescia que a industrializao dos territrios ultramarinos era cada vez mais entendida como um fator determinante do desenvolvimento da economia metropolitana. Por conseguinte, os sucessivos planos de fomento previam tambm para os territrios africanos, em especial para a Angola e Moambique, medidas impulsionadoras do seu desenvolvimento paralelas s implementadas na metrpole. Logo, com o primeiro plano, em 1953, Angola e Moambique foram contempladas com avultados investimentos para a criao de infraestruturas, sobretudo ligadas aos transportes, produo de energia e de cimento para a construo urbana que tambm urgia desenvolver. A modernizao do setor agrcola , tendo em vista a grande produo de produtos tropicais e a extrao de matrias-primas do rico subsolo angolano, tendo em vista o mercado internacional que foram tambm preocupaes do I Plano de Fomento. Associado a este fomento econmico esteve o lanamento de projetos de colonizao intensiva com populao branca, sobretudo aps o inicio da guerra. A consolidao da presena portuguesa em reas onde era pouco notada a influncia branca era tambm uma forma de evidenciar a particularidade das relaes de Portugal com as suas colnias e, por outro lado, constitua uma forma de atrair as populaes locais para o lado portugus e suster o avano dos guerrilheiros.

O fomento econmico das colnias intensificou-se, com efeito, em consequncia da ecloso da guerra na sequncia do lanamento da ideia de Salazar em construir um Espao Econmico Portugus (EEP). no mbito deste objetivo que se assiste beneficiao de vias de comunicao, construo de escolas, hospitais e, sobretudo, ao lanamento de obras grandiosas.

A RADICALIZAO DAS OPOSIOES E O SBRESSALTO POLTICO DE 1958

Em maio, grandes manifestaes celebraram, nas ruas da capital, a derrota da Alemanha. As democracias, aliadas Unio Sovitica, tinham vencido a guerra e mostrado assim, a sua superioridade face aos regimes repressivos de direita. Salazar, tirou deste facto, a ideia de que o seu regime deveria democratizar-se ou corria o risco de cair. neste contexto que, o Governo toma a iniciativa de antecipar a reviso constitucional (Constituio de 1933 que consagra a ideologia do Estado Novo), dissolver a Assembleia Nacional e convocar eleies antecipadas, que Salazar anuncia to livres como na livre Inglaterra. Um clima de otimismo instala-se entre aqueles que viam com maus olhos o Estado Novo, e numa entusistica reunio no Centro Republicano Almirante Reis que nasce a MUD (Movimento de Unidade Democrtica), que congregou a fora da oposio. O impacto deste movimento d inicio chamada oposio democrtica. Como forma de garantir a legitimidade do ato eleitoral, o MUD formula algumas exigncias, tais como: o adiamento das eleies por seus meses, a reformulao dos cadernos eleitorais, a imprescindvel liberdade de expresso, de reunio e de informao. Como nenhuma das reivindicaes do Movimento foram satisfeitas, concluiu-se que o ato eleitoral no passaria de uma farsa. As listas de adeso ao MUD, que o Governo requereu a fim de examinar a autenticidade das assinaturas, forneceram polcia poltica as informaes necessrias para uma represso eficaz, tendo muitos aderentes ao MUD interrogados, presos e despedidos do seu trabalho.

Entretanto, o clima de guerra fria foi tomando conta da Europa e as preocupaes das democracias ocidentais orientaram-se para a conteno do comunismo . Desta forma, em 1949, Portugal tornou-se membro da NATO, o que equivalia estar de

acordo com os parceiros desta organizao, pois o nosso pas servia de barreira na expanso do comunismo e isto permitiu a Salazar afirmar mais o seu regime . Neste mesmo ano, a oposio voltam a ter uma nova oportunidade de mobilizao, desta vez em torno da candidatura de Norton de Matos s eleies presidenciais , sendo a primeira vez que um candidato da oposio concorria Presidncia. A sua concorrncia entusiasmou o pas, da mesma forma que o desiludiu com a sua desistncia, enfraquecendo assim a oposio democrtica. O Governo pensou ter controlado a situao at que, em 1958, a candidatura de Humberto Delgado a novas eleies presidenciais desencadeou um autntico terramoto poltico. Conhecido como o General Sem Medo, anunciou o seu propsito de no desistir das eleies e anunciou a sua inteno de demitir Salazar: Obviamente demitia-o!. Contra a sua campanha, o Governo tentou de todas as formas limitar os seus movimentos, acusando-o de provocar agitao social. Concludas as eleies presidenciais, o resultado revelou mais uma vitria esmagadora do candidato do regime, Amrico Toms, mas desta vez, a credibilidade do Governo ficou indelevelmente abalada. Salazar teve conscincia de que outro terramoto poltico podia acontecer e que comeava a ser difcil para o regime continuar a enganar a opinio pblica e subtrair-se s opresses da comunidade internacional. Por isso, Salazar introduziu mais uma alterao Constituio, segundo a qual era anulada eleio por sufrgio direto do Presidente da Republica que passava a ser eleito por um colgio eleitoral restrito . Mais uma vez, Salazar recorria ao subterfgio das leis para recusar a inevitabilidade da mudana.

A necessidade de divulgar internacionalmente a natureza antidemocrtica do regime levou a oposio a intensificar a sua ao de contestao, recorrendo a atos de maior impacto, pela relevncia das personagens intervenientes e pela espetacularidade das aes: - a famosa carta do bispo do Porto, D. Antnio Ferreira Gomes, em que, na defesa da doutrina social da Igreja, teve a coragem de tecer, com toda a frontalidade, criticas contundentes relativas situao poltico-social e religiosa do pas . A consequncia foi o seu exlio. - o exlio e assassinato de Humberto Delgado. O General Sem Medo acabou destitudo das suas funes militares e, para poder continuar a desenvolver a sua ao em prol da democracia, retirou-se para o Brasil. Em 1963, fixa-se na Arglia, onde passa a dirigir a Frente Patritica de Libertao Nacional . A sua ao era de tal modo influente que acabou por ordem de Salazar a ser assassinado. - o assalto a Santa Maria. Em pleno mar das Carabas, o navio portugus Santa Maria assaltado e ocupado pelo comandante Henrique Galvo, como forma de protesto contra a falta de liberdade cvica e poltica em Portugal. Apesar da tentativa

por parte do Governo em evitar a compreenso deste ato, as instncias internacionais souberam-no e entenderam-no como um verdadeiro ato de protesto legtimo.

Para alm destes atos oposicionistas, a ecloso da guerra colonial traz ao regime a sua maior e derradeira prova.

A QUESTO COLONIAL

A Partir de 1945, a questo colonial passa a constituir mais um serio problema para Portugal. A nova ordem internacional instituda pela Carta das Naes e a primeira vaga de descolonizaes tiveram importantes repercusses na poltica colonial do Estado Novo. Com efeito, a partir do momento em que a ONU reconhece o direito

autodeterminao dos povos e em que as grandes potncias coloniais comeam a negociar a independncia das suas possesses ultramarinas , torna-se difcil para o Governo portugus manter a politica colonial instituda com a publicao do Ato Colonial, em 1930. A simples mstica imperial comeava a revelar-se ultrapassada para explicar as posies coloniais do Estado Novo. Salazar teve de procurar solues para afirmar a vocao colonial de Portugal e para recusar qualquer cedncia s crescentes presses internacionais.

SOLUES PRECONIZADAS

A adaptao aos novos tempos processou-se, numa primeira fase, em duas vertentes complementares: uma ideolgica e outra jurdica. Em termos ideolgicos, a mstica do imprio, que, na dcada de 30, fora um dos pilares do Estado Novo, substituda pela ideia da singularidade da colonizao portuguesa, inspirada na teoria do socilogo Gilberto Freire, designada como teoria lusotropicalismo, que serviu para retirar o carter opressivo que assumia nas colnias. Esta teoria garantia ainda o no interesse econmico dos Portugueses sob as colnias, e que a presena destes em frica era uma manifestao de extenso, a outros continentes, da

10

histrica misso civilizadora de Portugal, explicada, por exemplo, pela falta de contestao presena portuguesa.

Tornava-se necessrio, por conseguinte, clarificar juridicamente as relaes da metrpole com os seus espaos ultramarinos. Neste sentido, na reviso constitucional de 1951, em pleno processo internacional de descolonizao, Salazar revoga o Ato Colonial e insere o estatuto de colnias por ele abrangido na Constituio. Todo o territrio portugus ficava abrangido pela mesma lei fundamental. Para melhor concretizar esta integrao, desaparece o conceito de colnia que substitudo pelo de provncia, desaparecendo o conceito de Imprio Portugus, que substitudo pelo conceito de Ultramar Portugus. Embora externamente a manuteno do colonialismo portugus cedo fosse posta em causa, a nvel interno, a presena portuguesa em frica no sofreu praticamente contestao at ao inicio da guerra colonial . Exceo feita ao Partido Comunista Portugus, que reconheceu o direito independncia dos povos colonizados. No entanto, as foras da oposio mantiveram-se concordantes com o Governo, como por exemplo, Norton de Matos e Humberto Delgado, que foram empenhados defensores da integridade do territrio portugus. Esta quase unanimidade de opinies veio a quebrar-se com o inicio da luta armada em Angola, em 1961. Confrontam-se, ento, duas teses divergentes: a integracionista e a federalista.

Integracionista Defendia a poltica at a seguida, pugnando por um Ultramar plenamente integrado no Estado portugus.

Federalista Considerava no ser possvel, face presso internacional e aos custos de uma guerra em frica, persistir na mesma via. Advogava, por isso, a progressiva autonomia das colnias e a constituio Estados de uma federao de os que salvaguardasse

interesses dos portugueses.

11

A aposta no federalismo, que ser partilhada por muitos elementos da oposio, deu lugar, em abril de 1961, na sequncia dos primeiros distrbios em Angola, ao chamado golpe de Botelho Moniz. Caso inslito em que altas patentes das Foras Armadas, com o apoio do ex-presidente da Republica (Craveiro Lopes) resolveram atuar pela via legal, exigindo a Amrico Toms a destituio de Salazar . Porm, destitudos acabaram por ser eles, e anulada a oposio governamental, Salazar agiu com determinao que lhe era peculiar, enviando para Angola, os primeiros contingentes militares. Comeava, assim, a mais longa das guerras coloniais que se travaram a sul do Sara.

A LUTA ARMADA

A recusa do Governo portugus em encarar a possibilidade de autonomia das colnias africanas fez extremar as posies dos movimentos de libertao que, nos anos 50 e 60, se foram formando na frica portuguesa: - Em Angola: em 1955, surge a UPA (Unio das Populaes de Angola) liderada por Holden Roberto, que mais tarde se transforma na FNLA (Frente de Libertao de Angola); o MPLA (Movimento Popular de Libertao de Angola), dirigido por Agostinho Neto, forma-se em 1956; a UNITA (Unio para a Independncia Total de Angola) surge pela mo de Jonas Savimbi, em 1966.

- Em Moambique: a luta encabeada por FRELIMO (Frente de Libertao de Moambique), criada por Eduardo Mondlane, em 1962.

- Na Guin:

12

distingue-se o PAIGC (Partido para Independncia da Guin e Cabo Verde), fundado por Amlcar Cabral, em 1956.

Os confrontos iniciaram-se no Norte de Angola, em 1961, com ataques da UPA , que mesmo minimizando a caso, o Governo no conseguiu impedir que a guerra se alastrasse pelo territrio, obrigando mobilizao de milhares de portugueses. Em 1963, o conflito alastrou-se pela Guin e, ano seguinte, a Moambique. Durante treze anos, Portugal viu-se envolvido em trs duas frentes de batalha que, custa de elevadssimos custos materiais (40% do oramento do Estado) e humanos (8000 mortos e cerca de 100 000 mutilados), chegou a surpreender a comunidade internacional. Todavia, a intensificao das presses internacionais e o isolamento a que o pas era votado acabariam por tornar inevitvel a cedncia perante o processo descolonizador, ainda que essa cedncia tivesse custado o prprio regime.

O ISOLAMENTO INTERNACIONAL

Quando, em 1955, Portugal passa a ser membro da UNO, o Governo no democrtico de Oliveira Salazar continuava a defender uma politica de reforo da autoridade portuguesa sobre os espaos ultramarinos e de indiscutvel recusa de qualquer negociao que pudesse pr em causa essa autoridade . Estava fora de causa qualquer cedncia s crescentes presses internacionais. Esta oposio do Governo portugus levou a Assembleia-Geral da ONU, sob fortes presses dos pases do Terceiro Mundo, a colocar sobre a mesa a questo colonial portuguesa. A questo ganha ainda mais pertinncia perante a habilidade de Salazar em transformar colnias em provncias para no ter que se submeter s disposies da Carta das Naes Unidas no que aos territrios no autnomos dizia respeito. A Assembleia-Geral da ONU no s no aceitou esta tese, como condenou

sistematicamente a atitude colonialista portuguesa, pressionando Portugal a arrancar com um efetivo programa de descolonizao . Seria esta a primeira de uma srie de derrotas que, progressivamente, foram isolando os Portugueses e que se intensificaram, na dcada de 60, com a aprovao de Resoluo 1514 e o inicio da guerra colonial.

13

Em 1961, ano em que se inicia a guerra em Angola, Portugal esteve particularmente em foco nas Naes Unidas, acabando esta organizao por condenar o nosso pas devido ao no cumprimento dos princpios da Carta e das resolues aprovadas . Tal postura conduziu, ao desprestgio do nosso pas, que foi excludo de vrios organismos das Naes Unidas e alvo de sanes econmicas por parte de diversas naes africanas. Para alm das dificuldades que lhe foram colocadas na ONU, os Estados Unidos da Amrica no apoiaram a manuteno das colnias, visto que os Soviticos apoiavam a luta de independncia das colnias e que o prolongamento da guerra afastava os estados africanos de Portugal . Deste modo, no s financiaram alguns grupos nacionalistas, como a UPA como propuseram planos de descolonizao, procurando vencer as resistncias de Salazar que afirmava: Portugal no est venda e a Ptria no se discute, encarando o facto de ficarmos orgulhosamente ss. Mesmo tendo tentado quebrar esse isolamento atravs de uma intensa campanha diplomtica junto dos aliados europeus e atravs do uso de propaganda internacional, Salazar no conseguiu impedir, internamente as duvidas sobre a legitimidade do conflito e o descontentamento crescente na sociedade portuguesa . Aquando da substituio de Salazar, em 1968, tornara-se j claro que o futuro da guerra determinaria o futuro do regime.

A PRIMAVERA MARCELISTA:
REFORMISMO POLTICO NO SUSTENTADO

Em, 1968, perante a intensificao da oposio interna e das denuncias internacionais do colonialismo portugus, o afastamento de Salazar por doena, parecia finalmente abrir as portas do regime liberalizao democrtica. A presidncia do Conselho de Ministros foi entregue a Marcello Caetano que subordinou a sua ao poltica a um princpio original de renovao na continuidade. Pretendia o novo governante conciliar os interesses polticos dos setores conservadores com as crescentes exigncias de democratizao do regime . Continuidade para uns, renovao para outros. Numa primeira fase da sua ao governativa, Marcello Caetano empreendeu alguma dinmica reformista ao regime:

14

- permisso do regresso de alguns exilados, como o Bispo do Porto e Mrio Soares;

- abrandamento na represso policial e na censura ;

- abertura da Unio Nacional, rebatizada , na dcada 70, Ao Nacional Popular - ANP;

- a PIDE muda de nome para Direo-Geral de Segurana - DGS;

- direito ao voto da mulher alfabetizada;

- legalizao de movimentos polticos opositores ao regime;

- permisso de consulta dos cadernos eleitorais e fiscalizao das mesas de voto;

- reforma democrtica do ensino.

Foi neste clima de mudana, que ficou conhecido como Primavera Marcelista, que se prepararam as eleies legislativas de 1969, onde a oposio pura e simplesmente no elegeu qualquer deputado. As eleies acabaram por constituir mais uma fraude . A Assembleia Nacional continuava dominada pelos eleitos na lista do regime, incluindo apenas uma ala liberal de jovens deputados cuja voz era abafada pelas foras conservadoras, acabando por abandonarem a Assembleia. Acabadas as esperanas de uma real democratizao do regime, Marcello Caetano viu-se sem o apoio dos liberais, e alvo da hostilidade dos ncleos mais conservadores, que imputavam poltica liberalizadora a onda de instabilidade que, entretanto, tinha assolado o Pas. Desta forma, Marcello Caetano comea a dar sinais de esquecer a evoluo e privilegia a continuidade: - movimento de contestao estudantil, repreendido pelo regime;

- intensificao novamente da censura e represso policial (nova vaga de prises);

- alguns opositores, como Mrio Soares, so novamente remetidos a exlio;

- Amrico Toms (77 anos e conotado com a ala ultraconservadora) reconduzido novamente ao cargo de presidente da Republica, por um colgio eleitoral restrito.

15

Alvo de todas as criticas, incapaz de evoluir para um sistema mais democrtico, o regime continua, ainda, a debater-se com o grave problema da guerra colonial.

O IMPACTO DA GUERRA COLONIAL

A poltica de renovao tentada por Marcello Caetano tambm teve reflexos na questo colonial: - a presena colonial nos territrios africanos deixa de ser afirmada como uma misso histrica ou questo de independncia nacional para ser reconhecida por questes de defesa dos interesses das populaes brancas que h muito a residiam; - no seguimento deste novo carter da colonizao portuguesa, j se admite o principio da autonomia progressiva e concede-se o titulo honorifico de Estado, s provncias de Angola e Moambique - Estados honorficos - que so dotadas de governos , assembleia e tribunais prprios, ainda que dependentes de Lisboa.

Apesar deste novo estatuto vir a ser consagrado na Constituio, em 1971, pouco ou nada mudava para os movimentos independentistas e para a conjuntura internacional que lhes era favorvel. Assim, a guerra prossegue medida que se acentua o isolamento internacional de Portugal evidenciado: - pela receo dos principais dirigentes dos movimentos de libertao pelo Papa Paulo VI, em 1970, traduzida numa humilhao sem paralelo da administrao colonial portuguesa; - pelas manifestaes de protesto que envolveram a visita de Marcello Caetano a Londres, em 1973, em consequncia do conhecimento internacional dos massacres cometidos pelo exercito portugus em Moambique; - pela declarao unilateral da independncia da Guin-Bissau, ainda em 1973, e seu reconhecimento pela Assembleia Geral da ONU.

16

Entretanto, tambm internamente, apesar da atuao da censura, so conhecidas as denuncias da injustia da Guerra Colonial e os apelos soluo do conflito: - os deputados liberais comeam, em sinal de protesto, a abandonar a Assembleia Nacional, proliferando os grupos oposicionistas de extrema-esquerda, crescendo a contestao dos catlicos progressistas; - o general Antnio de Spnola, heri da guerra da Guin, publica a obra Portugal e o Futuro , onde segundo relata, Marcello Caetano proclamou abertamente a inexistncia de uma soluo militar para a guerra de frica, que por outras palavras, a guerra estava perdida, e que ele mesmo se deu conta que o golpe militar era inevitvel.

17

You might also like