You are on page 1of 12

Sistemas de freios

Principio de funcionamento

NOME: DATA: TURMA:

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DO FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE FREIOS

Objetivos deste estudo Descrever o ciclo de calor e sua influncia em todos freios automotivos. Explicar a conseqncia de transferncia de calor como se processa a transformao de energia. Descrever como o coeficiente de atrito afeta a classificao e a transferncia de calor. Discutir a conseqncia da teoria hidrulica e como esta se aplica a um circuito hidrulico fechado. Explicar como podemos alterar a fora em um circuito hidrulico, como pode ser adaptado para aplicaes especficas, alterando o dimetro do pisto. Lista os requisitos do fludo para freios num sistema de freio automotivo

Princpios Fundamentais O mais importante sistema de segurana de um automvel o sistema freio. A capacidade de frenagem de um sistema de freio medida pela sua capacidade de parar a roda do veiculo, portanto o sistema de freio deve fornecer uma potencia pelo 4 vezes a potencia do motor. O princpio bsico de operao do freio a converso de energia. Energia a capacidade de realizar trabalho. As formas mais familiares de energia em um veculo automotor so; qumica , eltrica, calorfica e mecnico. Por exemplo, num motor temos vrios tipos de converses de energia. A energia Qumica na bateria convertida para energia eltrica no motor de partida. A energia eltrica convertida para energia mecnica na partida do motor..

Ciclo de Calor A Queima de hidrocarbonetos e oxignio no motor gera energia calorfica. Nada pode destruir energia, ela convertida para outro tipo de energia. A energia calorfica convertida em energia cintica que so geradas com o veculo em movimento. Energia cintica um dos alicerces da energia mecnico; a energia de um massa em movimento. Energia cintica aumenta em diretamente proporcional na medida em que incrementamos peso ao veiculo e aumenta em com o quadrado da velocidade.

Ec =

m * v2 2

Transformao da Energia

A Energia cintica, energia do movimento transformada em energia calorfica no momento da aplicao dos freios.

Atrito Atrito a resistncia para movimento entre dois corpos em contato um com o outro. Que converte energia de movimento em calorfica ao aquecer. Se o veculo trafegar numa superfcie desegrenado, a energia cintica ser convertida em calorfica no aquecimento nos rolamentos da roda e da transmisso, tambm o atrito do pneu com o solo at o veiculo parar completamente. O sistema de freio proporciona o meio de converter energia cintica atravs de sistema de sapatas ou pastilhas estacionrias que ao premir contra uma superfcie rotativa, gerando atrito e calor. A quantidade de atrito produzida proporcional presso entre os dois corpos, a composio do material das sapatas e pastilhas determinam o atrito.Quanto maior a presso aplicado no freio , maior o atrito, assim o calor aumenta produzido pelo atrito , mais rpida e a parada do veculo.

O coeficiente de atrito um coeficiente adimensional que expressa a oposio que mostam as superfcies de dois corpos em contato ao deslizar um em relao ao outro. Usualmente representado com a letra grega ( mu ). O valor do coeficiente de atrito caracterstico de cada par de materiais, e no uma propriedade intrinsica do material. Depende de muitos fatores tais como o acabamento das superfcies em contato, a velocidade relativa entre as superfcies, etc... Coeficiente de atrito esttico ( e ): medido quando ambas as superfcies esto em repouso ( sem mover-se ). Um bloco de 100 kg de gelo arrastado atravs de uma superfcie de concreto, requer uma fora de 5 kg Coeficiente de atrito igual a: 5kg = = 0,05 100kg Um bloco de 100 kg de borracha arrastado atravs de uma superfcie de concreto, requer uma fora de 45 kg Coeficiente de atrito igual a: 45kg = = 0,45 100kg

Coeficiente de atrito dinmico ( d ): medido quando uma ou ambas as superfcies esto em movimento ( pode mover-se apenas uma ou as duas )

O coeficiente de atrito varia nos dois exemplos acima de acordo com os materiais utilizados. Podemos concluir que no sistema de freios este coeficiente ser varivel de acordo com o material utilizado nas guarnies de freio e no estado da superfcie dos tambores de freio ou dos discos de freio.

Funcionamento Bsico Ao aplicar a fora no pedal de freio, esta fora transforma-se em presso e atravs de um circuito fechado chega ate os cilindros de roda, atuando nos discos e tambores atravs das sapatas de freio

Funcionamento Bsico Sistema de freio O mais amplamente sistemas de freio utilizados presentemente so, o freio de servio os operado pelo p e manual tipo freio de estacionamento. O freio de servio atravs da presso hidrulica gerada no cilindro mestre onde transforma fora do p do motorista em presso. Esta presso conduzida at os cilindros de roda e transformado em forca novamente que ira atuar nas sapatas. de freio. Reduzindo a rotao da roda ou bloqueando-a. Os cilindros foram os sapatas e pastilhas para contatar com um tambor ou disco girando com o rodas gerando atrito e convertendo energia cintica em energia.calorfica Grandes quantidades de calor so gerados na parada de curta distancia. O calor convertido absorvido em primeiro lugar pelo tambor de freio e dissipado ao circundante ar. Fadiga no freio Os tambores e os discos de freio, so forcados a absorver uma significativa quantidade de calor durante a frenagem. Fading(fadiga) no freio descrita quando a taxa de variao do calor muito grande e o sistema no consegue dissipar para a atmosfera. Por exemplo, durante uma frenagem pnica a temperatura dos tambores e discos aumentam muito em poucos segundos, logo se aplicarmos o freio muitas vezes a temperatura dos componentes ser elevada, os componentes perderam seu coeficiente de atrito, e o freio ficara ineficiente. Podemos citar dois tipos de fadiga(fade) nos freios causada pelo calor: Mecnica A fadiga mecnica ocorre quando o tambor de freio ultrapassa sua temperatura e expande, provocando um curso maior das lonas at atingir o Tambor de freio, isto resulta no curso maior do pedal de freio

Fadiga no Sistema de freio Tambores e discos de freio absorvem uma grande quantidade de calor dependendo do tipo de frenagem. Esta situao acrescenta mais calor que o sistema pode dissipar, ento vem a fadiga dos componentes.

Lona de freio Os efeitos nas lonas e pastilhas de freio ocorrem quando existe um aquecimento excessivo, neste caso o coeficiente de atrito perturbado pelo calor, assim a frenagem fica comprometida.

Teoria bsica da hidrulica O Sistema de freio hidrulico utiliza um fluido no sistema, que fechado. O Sistema hidrulico de freio apia no principio fsico descoberto pelo Cientista Blaise Pascal, que enunciou leis da mecnica dos fluidos. A lei que rege o sistema de freio hidrulico a seguinte: Ao aplicarmos uma presso no sistema hidrulico, ela se transmitira de modo uniforme em todos os sentidos, o fluido o condutor desta presso.

No sistema ao lado temos a aplicao da Lei de Pascal no freio hidrulico, mostra que a presso a mesmas em todos os pontos do circuito de freio.

Uma observao importante que no Freio Hidrulico s utilizamos um liquido, pois eles so praticamente incompressveis, se tiver ar no sistema o pedal de freio ao acionado dar a impresso que elstico, pois o ar compressvel

O Ar compressvel Lquidos so praticamente incompressveis, o ar compressvel

A presso indicada em kilogramas por centmetro quadrado (

dividindo a fora aplicada no embolo do cilindro mestre pela rea do embolo.

kgf ). Este valor encontrado cm 2

P=

Fora = presso Area

Se a fora igual a 40 kgf aplicada ao embolo do cilindro mestre e a rea do embolo e igual a 5 cm2, a presso igual a:

P=

40kgf 8kgf = 2 5cm cm 2

Os freios Hidrulicos fornecem uma mesma presso para todas as rodas com o mnimo de perda possvel. O sistema de freios hidrulicos consegue variar a fora e o curso do embolo de acordo com a rea de cada embolo. Na figura acima observamos que quando as reas so iguais, temo a mesma fora e o mesmo deslocamento, se temos reas diferentes, quando o embolo que recebe e maior do que impulsiona, a fora maior e o deslocamento menor.

Fluido de freio Por que se deve trocar o fluido de freio todo ano (ou a cada dois anos, segundo alguns)? Ele perde suas propriedades com o tempo? Responsvel por transmitir a presso que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos, o fluido de freio raramente lembrado por muitos motoristas, um erro que pode deixar o carro sem freios quando mais se precisa deles, como em uma descida de serra. O sistema de freios trabalha em alta temperatura, que um fluido novo suporta com segurana. Como o fluido higroscpico, vai absorvendo aos poucos a umidade do ar e baixando o ponto de ebulio (fervura). Num momento de maior solicitao, atinge uma temperatura crtica e surgem bolhas de ar que, ao contrrio do fluido, podem ser comprimidas, deixando o pedal "elstico". Para evitar isso, substitua todo o fluido uma vez ao ano, no caso dos antigos DOT3, ou a cada dois anos, no caso dos DOT4 e DOT5, no importa a quilometragem percorrida no perodo. A classificao DOT (sigla originria do Departamento de Transportes americano) mais elevada indica apenas um fluido mais resistente s altas temperaturas, no influindo no desempenho dos freios.

O fluido tem outras funes, como lubrificar e proteger da corroso componentes metlicos, como molas e mbolos, e de borracha, como as de vedao e os tubos flexveis. mais um motivo para se exigir o uso de marca reconhecida e de uma embalagem lacrada: um fluido guardado pode no mais conservar suas propriedades originais. normal uma pequena queda do nvel de fluido pelo desgaste das pastilhas. Ao complet-lo, evite ultrapassar a marca "mximo", o que pode faz-lo transbordar com a dilatao do sistema. Uma perda mais acentuada de fluido, contudo, pode indicar vazamento. Quando ocorre, comum que o curso do pedal aumente e o freio fique "elstico". Mas isso pode indicar tambm que os tubos flexveis no mais suportam a presso e devem ser substitudos.

Ajustagem do freio de cunha


Objetivo:
Explicar a montagem e a ajustagem das lonas, nos freios cunha.

1. Substituio de lonas
Sentido de rotao do tambor de freio Frente do Veculo

10

Lonas com maior espessura para a frente

Lona inferior diferente, mais espessa na parte de baixo

Ressalto no Patin de freio, montado na traseira do espelho

11

2. Posio dos apoios inferiores

Dianteira com o chanfro para cima

Traseira lisa

3. Ajustagem do freio
Ajustar ambos os patins da seguinte forma: Aps substituir as lonas e limpar e lubrificar o cilindro de cunha, instale o tambor de freio, no cubo de roda sem as rodas, e aperte os parafusos para ajusta-lo ao cubo de roda. Girar o parafuso de regulagem at travar o Tambor Soltar o parafuso de regulagem at a folga entre patin (lona) e tambor ficar entre 0,40 a 0,50 mm. Pisar no freio, verificar se o tambor travou, soltar o freio e conferir com o calibrador a distncia entre lona e tambor, (0,40 a 0,50 mm.) Se ficar fora ajuste e pise no freio de novo. Faa esta operao at conseguir a folga.

12

You might also like