You are on page 1of 3

Informativo Ano 1 - n 5 - Vargem Grande, 1 a 31 de agosto de 2.013. Aconteceu - 01/08 - Pesquisa e coleta de terra para as oficinas de tinta de terra.

Foram encontradas 5 cores e o grupo conseguiu preparar 2kg de cada cor. 3 Agentes de Desenvolvimento de Comunidades Saudveis participaram da atividade. - 01/08 - Pintura das caladas e bocas de lobo da Avenida Primavera, no quarteiro onde se encontra a sede do projeto Vargem Grande: Comunidade Saudvel. Esta foi uma das maneiras que a equipe encontrou para melhorar a esttica da avenida e divulgar as oficinas que acontecem no projeto. 17 (dezessete) pessoas da comunidade e toda a equipe do projeto participaram da oficina.

- 01/08 - Oficina de tinta de terra no campo de futebol da rua Dezessete com a participao de 18 (dezoito) pessoas, dentre elas crianas e adolescentes. Todos os cartes produzidos foram disponibilizados para os participantes levarem para casa.

- 02/08 - Oficinas de brinquedos e tinta de terra, na sede Vargem Grande: Comunidade Saudvel. Foram confeccionados 9 iois de PET e pintura de dois jogos, Amarelinha Matemtica e Caracol Alfabtico. 13 (treze) pessoas participaram das oficinas.

- 05/08 - Oficina de tinta de terra na Casa dos Idosos Luz Fernando. 3 idosos participaram da oficina e confeccionaram 6 cartes, todos ilustrados com tinta de terra. A atividade gerou alegria e bem estar ao grupo, que demonstrou interesse em participar de novas atividades. - 06/08 - As aes desenvolvidas pela equipe do projeto Vargem Grande tem conquistado um nmero cada vez mais expressivo de pessoas. Foram cadastrados mais 20 (vinte) idosos, aumentando assim o nmero de interessados em participar das oficinas promovidas pelo projeto. - 15/08 - Oficina de confeco de bonecas de pano. Esta foi mais uma maneira de reaproveitar materiais que seriam descartados, transformandoos em brinquedos para as crianas. Foram utilizadas meias, algodo, linha, agulha e l. 14 pessoas participaram da oficina e produziram 13 (treze) bonecas. - 16/08 - Oficina de capacitao em Mediao de Leitura, para o time dos 10 Agentes de Desenvolvimento de Comunidades Saudveis. A equipe trabalhou tcnicas que proporcionaro maior ludicidade e aprendizagem das crianas e idosos durante as mediaes de leitura que sero promovidas, na sede e com instituies parceiras. Durante a capacitao foram mediados 12 livros infantis e duas dinmicas para aperfeioamento da voz.

Saudveis. Alm de promover a aprendizagem da equipe, os jogos despertam a criatividade favorecendo a confeco de novos jogos. - 22/08 - Oficina de tinta de terra na creche Paulino Eva com um grupo de educadores e parte do grupo da terceira idade. Participaram da oficina 27 (vinte e sete) pessoas, foram confeccionados 23 cartes, 2 marcadores de livros e 6 quadrinhos de madeira. O objetivo desta oficina foi trabalhar com os educadores e multiplicadores, que usaro esta tcnica com as crianas; mais uma maneira de trabalhar a sustentabilidade, o respeito pela natureza, criatividade e a arte.

- 23/08 - Participao da equipe do projeto no Mutiro promovido pela PAVs e ACHAVE. A equipe de ADCS participou das oficinas Sementeira, Mandala, Grafite e Tinta de Terra. Um grupo de crianas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Geraldo Schunck confeccionou durante a oficina de tinta de terra 25 (vinte e cinco) cartes ilustrados com tinta de terra.

- 19/08 - Oficina de Bornal de Jogos e apresentao de 5 jogos do Bornal de Aprendizagem aos 10 Agentes de Desenvolvimento de Comunidade
2

- 24/08 - Oficina de brincadeiras e contao de histrias na sede do projeto, com a participao de 17 (dezessete) crianas. Alm de descontrair as crianas, a oficina foi uma maneira de atrair o pblico e incentiv-lo a participar de outras atividades.

Acontece - Para melhor atender ao pblico, a sede do projeto Vargem Grande: Comunidade Saudvel, est com novo horrio de funcionamento, de 9h s 17h,de segunda sexta-feira. - 28/08 - Mediao de leitura com crianas na sede do projeto, a partir das 13h e oficina de tinta de terra para confeco de cartes s 9h na CONOSCO. Acontecer - 29/08 - Oficina de confeco de jogos, para criao do Bornal de Jogos de Vargem Grande e oficina de tinta de terra e confeco de cartes s 13h na CONOSCO. - 31/08 - Dia de lazer com oficina de jogos, mediao de leitura e brincadeiras com crianas de 9h s 12h, na sede do projeto.

- 26/08 - Com o objetivo de divulgar as tcnicas aplicadas na Permacultura, para a comunidade de Vargem Grande, a equipe de Agentes props implantar no mesmo espao onde ficaro expostos os livros infantis, a construo de lixeiras e vasos de flores, tudo feito com material reciclvel! - 27/08 - Em parceria com a APA - Agente de Promoo Ambiental e Fernando Bike, a nossa equipe visitou o Mirante, local apreciado pela diversidade da sua fauna e flora. A proposta da equipe realizar um trabalho de preservao ambiental.

Este informativo contou com a contribuio de Laniela de Jesus Feitosa, Eliane Luiz de A. Oliveira, Doralice B. Mota e Simone Ceclia.

You might also like