You are on page 1of 43

PENTAGRAMA

A revista Pentagrama prope-se a atrair a ateno de seus leitores para a nova era que j se iniciou para o desenvolvimento da humanidade. O Pentagrama tem sido, atravs dos tempos, o smbolo do homem renascido, do novo homem. Ele tambm o smbolo do universo e de seu eterno devir, por meio do qual o plano de Deus se manifesta. Entretanto, um smbolo somente tem valor quando se torna realidade. O homem que realiza o Pentagrama em seu microcosmo, em seu prprio pequeno mundo, consegue permanecer no caminho de transfigurao. A revista Pentagrama convida o leitor a operar esta revoluo espiritual em seu prprio interior.
1998 ANO VINTE NMERO 5 2 O COMPLETAMENTE OUTRO
OCULTO NO

NDICE

NO-SER 11 VITRIA 15 SIM, 18 DA


SOBRE A

MEDUSA

MAS...

MULTIPLICIDADE VER-

DADEIRA UNIDADE

20 UNIDADE 26 SE TEUS

APARENTE E VER-

DADEIRA UNIDADE OLHOS

FOREM BONS...

30 OS MILAGRES ANTICRISTO 34 MIL

DO

COISAS CRIAM OBSTCU-

LOS VISO DA UNIDADE

36 VIVER NA SIMPLICIDADE DE CRISTO 41 ESCOLHER


ESCOLHIDO OU SER

Stichting Rozekruis Pers. Reproduo proibida sem autorizao prvia.

O COMPLETAMENTE OUTRO OCULTO NO NO-SER

Somente vs, os homens, evolus e cresceis rumo ao livre-arbtrio. Tendes o germe de uma vida universal.

PRINCPIO

DEUS

UM

DADO OPERANTE?

E stas palavras do filsofo Pico de la

Mirandola (1463-1494), extradas de De Dignitate Hominis (Da Dignidade do Homem), ainda hoje tocam muitas pessoas que esto em busca da verdade. Elas expressam a idia de que o homem, no mais profundo de seu ser, autnomo: que ele est preparado para dirigir seu prprio processo de desenvolvimento, de determinar por si mesmo sua vida, de determinar-se a si mesmo em cada caso. H um princpio divino oculto no homem! E o que de origem divina nele deve ter outras caractersticas, diferentes daquelas que se desenvolveram a partir do fato de se haver subordinado s leis da sobrevivncia e do instinto de conservao. certo que a liberdade de agir e de ser si mesmo so uma coisa s. Entre o comeo do Renascimento italiano e o meio do sculo vinte, cinco sculos de civilizao europia se passaram. O existencialismo dessa poca representado entre outros por JeanPaul Sartre, Luis Ortega e Albert Camus considerava o fenmeno homem de modo bastante diferente. Jean-Paul Sartre atribui ao homem apenas um valor, mas somente se ele for capaz de devotar-se a ele: a noo de engajamento importante para ele, e at mesmo essencial, no sentido mais literal da palavra. Albert Camus acha que o homem somente pode progredir se afrontar o absurdo encarando-o nos olhos e perseverando em seu esforo.

Estes dois pensadores, e outros alm deles, rejeitam a metafsica. Eles pensam que o homem moderno nada pode fazer com palavras como supra-sensorial e divino, pois estas palavras no so operantes. O autntico buscador da verdade no concorda com este ponto de vista. Primeiro, porque ele aprendeu a considerar o teatro da luta entre vida e morte, no qual o homem prisioneiro, como uma ordem de socorro criada pela nica Vida Universal para deter a humanidade em sua queda. Segundo, porque ele pode testemunhar por experincia pessoal que existe realmente uma vida divina. E em terceiro lugar, porque ele chega a pensar que a negao do divino uma doena que ataca e destri o prprio fundamento da existncia.

ACEITE

SEU DESTINO COMO

O QUE H DE MELHOR

Os existencialistas no podem imaginar que o homem possui dentro dele um princpio divino capaz de lig-lo novamente fonte de toda a vida. O socilogo e economista alemo Karl Marx (1818-1883) pensava que o homem, objetivo da produo, tinha-se tornado meio da produo. Friedrich Nietzsche (1844-1900) queria que o homem se reconciliasse com seu destino. Ele introduziu o conceito amor fati (liebe dein loss) no pensamento ocidental: Aceite seu destino como o que h de melhor,

Quando Nietzsche tinha vinte anos e comeava sua peregrinao interior, ele escreveu: Quero conhecer-te, , desconhecido, tu que tocas minha alma profundamente, que carregas minha vida como uma tempestade, tu, o insondvel, que ests prximo de mim: quero conhecer-te, e at servir-te. Sua vida foi uma luta em busca de Deus, que terminou por volta de 1872, concluindo que o Deus desconhecido dentro de seu ser fugia dele. Este pensamento domina suas ltimas obras.

se afirma com as escolhas que faz. Sartre e Camus eram jornalistas influentes antes da Segunda Guerra Mundial. Quando se deu o grande conflito que ops os Aliados ao Eixo Roma-Berlim, eles se alistaram na Resistncia da esquerda. Depois de 1945, eles declararam abertamente sua opinio, que era impopular na poca. Nos anos cinqentas, eles tiveram de enfrentar muitas controvrsias: a Igreja, o Estado e a burguesia se opuseram a suas idias e concluses pelo menos aquelas que podiam compreender e encarar. Estas idias tambm causaram muitos choques no interior do prprio existencialismo. Por outro lado, movimentos estudantis dos anos sessentas aderiram a elas, e, com o termo engajamento, Sartre tornou-se personagem de proa dos intelectuais da poca.

O filsofo alemo Friedrich Nietzsche (1844-1900). (Nietzsche Archives, Weimar, Alemanha.) Abaixo, retrato de Pico de la Mirandola na pgina de rosto de The life of John Picus Earl of Mirandula, who died Anno Christi 1494.

como a melhor possibilidade que voc recebeu. Ao mesmo tempo, como resultado de seu caminho interior, ele chegou a pensar que o deus do cristianismo era um deus morto, um deus que reduzia a vontade pessoal e a personalidade cheia de ricas nuanas do homem para fazer dele um manso carneirinho. Para o existencialismo, todos os deuses esto mortos: os das igrejas e os das idias sublimes de qualquer outra ideologia. O homem moderno existe e 3

O UOMO UNIVERSALIS DESTRONADO


PELO EXISTENCIALISMO

O ponto de partida do existencialismo coincide completamente com o chamado de Pico de la Mirandola. Este, traduzido livremente, estabelece que qual-

quer pessoa que acredite em suas personalidades e engaje todos os seus dons inatos e adquiridos pode tomar as rdeas de seu processo de desenvolvimento, visando a vida universal. O ideal do Uomo Universalis, o homem universal, era uma perspectiva que poderia agradar a todos. De fato, Pico de la Mirandola estabelecia, para isto, um programa de desenvolvimento visando o futuro. A partir deste ponto de vista, no havia nenhum obstculo. Todos os que se entregavam totalmente a este ideal tinham todas as chances de obter e vivenciar a liberdade interior.

O EXISTENCIALISMO
No sculo XIX, o filsofo dinamarqus Kierkgaard qualificou-se como existencialista. Em seu dirio, ele escreve: Devo encontrar a verdade de acordo com esta idia: por que vivo e por que morro... O existencialista parte da idia de que o homem deve escolher entre a moral e a verdade. A experincia e a compreenso pessoais so mais importantes que o saber transmitido ou imposto. A razo e a cincia no esto preparadas

O filsofo dinamarqus Sren Kierkegaard (1813-1855)

para responder s questes vitais mais importantes. Para poder escolher, devemos ter liberdade. Segundo Sartre, a existncia precede a essncia. por esta razo que o homem obrigado a fazer uma escolha sobre a qual ele tem responsabilidade, assim como tem responsabilidade sobre suas conseqncias. No escolher tambm representa uma escolha. Kierkegaard tinha orientao espiritualista, ao passo que Sartre era ateu. O existencialismo acaba-se voltando contra a teologia atual. Esta posio a de pessoas importantes, como Martin Buber, Karl Jaspers, Paul Tillich e Rudolf Bultmann (Alemanha), Gabriel Marcel (Frana), Nicolas Berdiaeff (Rssia). Na literatura, seus representantes mais influentes foram Dostoievski, Franz Kafka, Andr Malraux e Albert Camus. Samuel Beckett e Eugne Ionesco apresentaram suas idias no teatro sob a forma de alegoria.

Ora, uma perspectiva como esta negada pelos existencialistas. Seu ideal apenas um: agir normalmente, da melhor forma possvel, e assim fazer a escolha mais correta de acordo com as circunstncias e isto corresponde bem ao pensamento atual. Entretanto, o resultado o oposto da liberdade interior! Podemos pensar que este um duro exemplo dos tempos modernos, quando experimentamos mais o inverso do que o livre-arbtrio. No incio do Renascimento, no entanto, sucedeu o contrrio. Muitos seguiram o caminho indicado pelo livro Da Dignidade do Homem. Em um tempo relativamente curto, um grande nmero de pensadores, poetas, escritores, arquitetos, pintores e escultores foram inspirados pelas idias de Pico de la Mirandola. Durante quase um sculo, a Europa da Idade Mdia se transformou em uma jovem e dinmica sociedade de cidades-estado. Tudo o que fez a grandeza da Idade Mdia estava em runas ou ento eram monumentos da antiguidade clssica, transformados em igrejas. At ento, o estudo e o desenvolvimento cultural eram reservados aos monastrios. Mas, ento comeou um perodo tumultuado, em que todas as barreiras foram postas de pernas para o ar. Uma nova arte da arquitetura, leve e harmoniosa, embelezou as cidades jovens e dinmicas. Foram construdos edifcios pblicos, palcios, vilas enfeitadas de esculturas, de pinturas e de tapearias de uma beleza at ento desconhecida. E em muitos lugares floresceu uma nova literatura e, graas arte da impresso, quase toda a Europa se beneficiou desta riqueza. Uma nova primavera espiritual anunciava as primeiras flores que floresceram no Norte da Itlia!

O filsofo italiano Tommaso Campanella foi mantido preso durante 26 anos, em Npoles,por ter combatido as idias de Aristteles. Em sua cela, ele escreveu A Cidade do Sol.

O modelo do desenvolvimento cultural de toda a Europa estabeleceu-se nessa poca. Modismos diversos, idias hermticas, traduzidas do grego e do rabe, tomaram novas formas. O europeu, que despertava, tinha alguma percepo da origem da Criao com os textos de Hermes que se espalharam por toda a Europa. Pico de la Mirandola foi um gnio de grande porte. Ele se esforou especialmente para reunir todas as sabedorias mundiais. Props suas 99 teses em 1486, convidando os sbios da Europa para virem discutir em Roma, a sua custa, mas sua iniciativa foi barrada pelo papa, que impediu esta reunio.

NEGAO

E MANIPULAO

DAS IDIAS INOVADORAS

A histria da civilizao mostra que as idias hermticas, divulgadas no Renascimento e logo aps, influenciaram profundamente os esquemas culturais europeus que vieram depois disto. Mas 5

A Academia platnica de Cosme de Mdicis, fundada em Florena em 1442.

em nenhuma parte elas se manifestaram pura e completamente: em todo o lugar elas sempre foram alteradas, distorcidas e manipuladas. Por qu? Na melhor das hipteses, por causa da incompreenso. Mas muitas alteraes so conseqncias de alteraes conscientes, algumas para defender os interesses do poder. A Igreja e o Estado, colocando todos os seus pesos na balana, traduziram estas idias mais ou menos assim: Faam o melhor que puderem e se adaptem ordem estabelecida. Assim, vocs podero partilhar da liberdade e da felicidade eterna no Reino dos Cus. Mas isto no tem nada a ver com a idia hermtica original do Bem! Sempre houve indivduos ou pequenos grupos que tentaram encontrar o pensamento hermtico na confuso das idias contemporneas. Sempre quiseram voltar ao ponto de partida indicado por Pico de la Mirandola, e muitas vezes trabalharam dentro da estrutura da Igreja, com esperana de levar para ela algo de novo. Mas, evidentemente, eles se colocavam por isso mesmo fora desta poderosa instituio o que sempre terminava em catstrofe. A histria da Europa atravessada por uma linha de pensamentos hermti6

cos mais ou menos puros. Somente em meados do ltimo sculo que foram aparecer as primeiras falhas neste tipo de desenvolvimento, e os diferentes modelos utpicos se mostraram inoperantes. A Europa encontrou-se diante da Cidade de Deus, de Agostinho. Thomas More escreveu a Utopia. Calvino via a salvao na fundao da cidade-estado de Gnova. Johann Valentin Andre descreveu a cidade de Christianopolis a partir da Cidade do Sol, de Campanella. E sir Francis Bacon apresentou uma sociedade ideal na Nova Atlndida. Alguns estabeleceram comunidades isolando-se do mundo a fim de seguir seu prprio caminho. Novos idealistas no paravam de apresentar novas frmulas e reuniam muitos adeptos.

NOVO VERSO

DE UMA ANTIGA CANO

Poderamos pensar, portanto, que tantos esforos iriam pouco a pouco fazer da terra um planeta paradisaco, dotado de inmeras formas de sociedade ideal! Conhecemos a realidade. No por falta de ideal. No decorrer do tempo, estas sociedades foram sendo assimiladas pouco a pouco pelo mundo co-

mum. Depois das Leis, de Plato, muitos grandes espritos se entregaram ao progresso dos homens e criao de sociedades ideais. Mas a inrcia da matria contribuiu para o naufrgio de suas idias, tornando-as inoperantes. Cada tentativa como um novo verso de uma velha cano. Um grupo de pioneiros d forma ao ideal e os primeiros resultados so promissores, mas ningum se d conta das foras da natureza humana. O desenvolvimento das idias introduzidas no Renascimento continuou at o sculo XIX. Os pensadores sempre se inspiraram em idias bsicas das comunidades ideais realistas, em que os homens deveriam viver felizes, se seguissem seus princpios. Mas as foras da natureza humana aniquilaram os resultados de cada tentativa muito antes de sua realizao definitiva.

felicidade anunciada. O refro da cano sempre o mesmo: nenhuma sociedade ideal possvel; nenhuma liberdade interior durvel possvel na natureza terrestre; nenhuma verdadeira iluminao possvel, nem pelo misticismo, nem pela razo.

SEM

SOL

ESPIRITUAL,

NO H ESPRITO ILUMINADO

Da mesma forma que no h dia sem a luz do sol, no h esprito humano iluminado sem a luz do Sol divino. O desenvolvimento cultural do homem no lhe traz nenhuma iluminao. O filsofo Karl Eckartshausen reagia contra as idias iluministas de Rousseau dizendo: Iluminao? A razo no pode iluminar o homem. Somente o Esprito divino pode iluminar, pelo fogo de sua graa! Os existencialistas como Sartre e Camus no cantaram uma nova cano, pois seus argumentos nos repetem, invariavelmente, o mesmo refro: a razo incapaz de iluminar verdadeiramente o homem. At a h uma concordncia, mas a segunda parte da frase de Eckartshausen, para eles uma opo impossvel. E mesmo se fosse possvel, raciocina Camus, ns a rejeitaramos, pois no queremos ser supra-humanos, se os outros no tm a capacidade de s-lo.

PARTILHANDO
PROMETIDA

DA FELICIDADE

incontestvel que alguns fatores dificultaram as coisas para os pioneiros. Burgueses ricos, muitos eruditos e o clero agiram cinicamente. Em conseqncia disto, o comrcio europeu caiu em suas mos, e em seguida os militares tomaram as rdeas da situao. A Europa sempre sofreu e ainda sofre por causa disto: ela foi continuamente retalhada pelas balas de canho. Uma forma de estado ideal dirige-se exclusivamente a pessoas que tm o mesmo esprito. Cada vez que uma sociedade razovel parece possvel, surgem minorias e pessoas que pensam de outra forma, acendendo, assim, novos focos de agitao. Nos intervalos, houve um crescimento explosivo da populao europia. E todos quiseram partilhar da

ABSURDO DA VIDA COTIDIANA

Por que, segundo eles, impossvel ser iluminado? Por que no podemos alcanar a liberdade? De acordo com 7

O escritor francs Albert Camus (1914-1960) (Photo Henri Cartier-Breson).

Camus, esta pergunta somente tem resposta se percebermos o absurdo de nossa prpria condio. E, no entanto, no tinha ele o desejo obstinado, lancinante, inextinguvel de uma unidade perdida? O mundo se recusa a isto. O ser humano olha a sua volta, tenta encontrar uma relao e v a terra como uma regio estril e hostil. Que situao absurda! Para que serve, ento, viver nesta terra? Essa a idia crucial de Camus. A confuso que nasce do absurdo constante pode invadir algum de repente.

Nesse instante nico de sua vida, todas as suas certezas habituais se desfazem e, como um claro, sua conscincia v como o mundo estranho e hostil para ele. A alienao nos surpreende: logo percebemos que o mundo est fechado; logo vemos como uma pedra estranha, irredutvel, e com quanta intensidade a natureza, ou uma paisagem podenos renegar. O mundo escorrega entre nossas mos; ele se defende. O absurdo nasce deste confronto do homem que questiona e do mundo que se cala sem razo. Albert Camus foi um pesquisador apaixonado que, assim como muitos de seus contemporneos, foi at os limites do eu, estudando as possibilidades e qualidades da personalidade, mostrando que ela no deveria gozar antecipadamente a salvao eterna nem aqui embaixo e nem mesmo no alm. O mrito deles maior ainda pelo fato de que no fundaram nenhuma religio nova, ou alguma doutrina considerada libertadora.

AGIR

CONTRA SEUS PRPRIOS PRINCPIOS

Pelo menos, o que eles afirmam. Mas Sartre, por exemplo, violentou seus prprios princpios, sustentando o movimento contestatrio dos estudantes, nos anos sessentas. Albert Camus via a grandeza da personalidade humana na medida em que ela podia dar um sentido ao mundo graas a seus atos. E porque o indivduo que sofre pode-se identificar com a humanidade sofredora, a solidariedade o fundamento de toda a sua revolta. 8

Jean-Paul Sartre em seu escritrio (Photo Henri Cartier-Bresson).

Para todos os que buscam a Verdade, possvel ir at o fim com Camus. Sua rota de buscador e suas conseqncias so impressionantes, mas, se ele queria verdadeiramente encontrar a Verdade e vivenci-la, ainda lhe faltou alcanar uma outra dimenso. A grande descoberta dos rosa-cruzes a idia de que eles no pertencem a este mundo.

METADE DESCONHECIDA DO MUNDO

TOCA A HUMANIDADE

Esta idia mostra que a existncia terrestre no a nica que foi criada para o homem. Uma metade do mundo est oculta para ele! Ela age sobre ele! Ela o chama! Assim como ele est rodeado por um universo, tambm est rodeado por um microcosmo. E nesta parte desconhecida, neste no-ser de seu ser duplo, que o completamente Outro repousa, ou pior: jaz em um sono mortal. Trata-se de uma regio que o ser humano, de propsito, desconhece j h muito tempo e que j no reconhece. Ele recebe esta idia desta poderosa energia que se libera no momento em que a rosa do completamente Outro envia seu pri-

meiro impulso mais forte. A partir desse momento, ele comea a compreender a razo de sua existncia no mundo terrestre, e uma nova f o liga novamente a este novo mundo, ao mesmo tempo que ele descobre a possibilidade de uma verdadeira e nova evoluo. So caractersticas desta verdadeira evoluo: o reconhecimento do absurdo da existncia humana em um ambiente hostil. Este reconhecimento emana da rosa-do-corao, cujos impulsos interiores fazem nascer uma grande inquietao; a idia de ser prisioneiro do destino; a compaixo sincera, que no cria dependncias: ou seja, o cristianismo original fundamental; a nova f, que a f na metade desconhecida do mundo, da qual se fala especialmente na Fama Fraternitatis; a prpria fora da nova vida, que age diretamente e provm da metade desconhecida do mundo. Sobre esta base, o impossvel possvel, o absurdo do mundo anulado. Esta a atividade da Gnosis, o conhecimento da natureza divina, o conhecimento que d a Vida, a iluminao no Esprito e pelo Esprito divino. 9

VITRIA

SOBRE A

MEDUSA

Tudo se passa como se, na natureza do ser humano, houvesse algo que sempre o fizesse praticar os mesmos erros; algo que, apesar de todos os seus esforos para melhorar, escapasse dele; algo que deveria fundamentalmente evoluir para que ele pudesse encontrar uma resposta verdadeiramente positiva para sua crescente sede de transformao.

csmica. E a pergunta que todos fazem : Quais so estas novas condies e como podemos reagir a elas? Como descobrir o que preciso fazer, sem voltar cegamente para os antigos mtodos e autoridades? Como enfrentar-se com as influncias destrutivas e obter novos e positivos resultados?

SEM

PODER CONHECER A SI MESMO

A libertao de Andrmeda, a alma que aspira unio com o Esprito. Pgaso desempenha aqui o papel de Perseu (Gustave Moreau, 1826-1898).

pre procurar novos estmulos? Insatisfao com a existncia? Seria tdio por que os resultados parecem ser sempre os mesmos? Ou haveria uma influncia externa que age sobre a humanidade? bem conhecido nos meios cientficos, esotricos e filosficos o fato de que as condies csmicas, bem como os campos de irradiao onde se encontra nosso planeta, se modificam. O campo de vida da humanidade sofre a ao de novas irradiaes, o que resultado, principalmente, da passagem da Era de Peixe para a Era de Aqurio. E preciso que a humanidade se adapte a isto. O que para muitos era uma norma h muito tempo, agora j no acontecer dentro de curto prazo. Aqurio provoca uma grande desordem em todos os domnios, em razo de suas novas exigncias. Problemas cada vez mais complicados pedem solues: e todos os antigos mtodos parecem estar fracassando. Na melhor das hipteses, seus resultados so efmeros e preciso passar para novas solues. Nossa poca exige uma mudana estrutural fundamental, adaptada s novas condies de irradiao csmica e inter-

P or que existe esta tendncia para sem-

A falta de uma verdadeira resposta interior pode dar a impresso de que estamos afundando em areia movedia. O que um indivduo pode fazer diante da luta pelo poder, das guerras, da solido, da desordem, e assim por diante? Cegos e tateantes como se estivessem em uma noite escura, os humanos vagueiam pelo mundo, esperando que os dirigentes saibam mais do que eles. Quando algum percebe sua cegueira e descobre que ela mantida artificialmente, preciso fazer um esforo interior enorme para sair dela, para ver a verdade face a face e agir conseqentemente. E ser perseverante! Sempre parece que, em tudo o que fazemos, esta compreenso prejudicada por inmeras coisas que ocupam nossa ateno a cada dia. Parece que h uma resistncia que quase nos impossibilita perceber e descobrir a profundeza das coisas. como se uma tela coletiva invisvel nos impossibilitasse de ver o interior de nosso prprio ser. Isto sem falar da possibilidade de ser objetivo. como se a conscincia - individual e coletiva - no quisesse perceber sua situao. Quem teria interesse em manter a humanidade em um caminho fcil, 11

em deixar que as velhas iluses sejam sempre substitudas por novas iluses, de tal modo que ningum possa ver-se, claramente, como ?

ENCONTRO

INTERIOR COM A

MEDUSA

Perseu vira o rosto para no ser transformado em pedra pelo olhar da Medusa (decorao de uma urna do sculo VII a.C).

Quem desce ao mais profundo de si mesmo descobre que h dentro de si coisas to penosas, to intolerveis que fica difcil encar-las. Os antigos gregos, que traduziam tudo sob a forma de narrativas, comparavam esta viso da Medusa, monstro feminino que morava nos confins da terra. Sua cabea era recoberta de escamas de drago e seus cabelos eram serpentes vivas. Ela tinha presas de javali, mos de ferro e asas de ouro. Todos os que olhavam seu rosto eram transformados em pedra. A viso das profundezas do ser humano pode provocar um susto to grande que bloqueia a fora vital: tornamo-nos um pedao de matria, uma pedra. As escamas formam uma carapaa mental de inveja, de crtica que expulsa todas as energias sutis. A cabea dominada pelas foras da velha serpente que, vinda da conscincia da bacia, faz com que os pensamentos sejam dirigidos por raciocnios tortuosos, sobre a conservao do eu e da vontade pessoal. Com a selvageria do javali que se 12

mantm custe o que custar remexendo com suas presas na lama astral, o homem se debate sem escrpulo para se entregar a suas torpezas. Por causa de seus atos mecnicos, a vida tornouse repetitiva, e j no passa de uma rotina que, com seu esforo frreo, mata toda e qualquer espontaneidade e autenticidade. Adicione-se a isto suas asas de ouro que foram feitas especialmente por seus falsos deuses e iluses de um poder luciferiano, e teremos a imagem completa do monstro humano com toda a sua atrocidade. Este conjunto ultrapassa qualquer entendimento. O ser humano no tem fora para encarar este monstro primitivo e fica sem resposta diante dos aspectos horripilantes de seu ser.

SEM

PODER DEFENDER-SE

Conseqentemente, ele se coloca em posio defensiva, dentro de sua impotncia. Ele se rodeia de todo o tipo de construes e em seguida fica girando em falso, sem encontrar a sada. Com efeito, seja como for, para livrar-se do monstro ele deve venc-lo, e isto sem olhar diretamente para sua face horripilante. Mas como fazer isto? A personalidade humana no foi feita ao acaso. Ela tem entendimento e tambm dispe de possibilidades para resolver seus problemas. Deve haver, portanto, um meio para acabar com estes aspectos negativos ocultos, um meio que no seja o combate direto, pois, neste caso, a fora da besta aumentaria. Seria

preciso ignor-los? Ser que assim eles desapareceriam automaticamente? No to simples assim. O poder da Medusa somente poder ser rompido com a ajuda de um Filho de Deus. Os mitos gregos representam este aspecto divino por Perseu, o filho de Zeus e Danae.

COLABORAO ENTRE

DEUS

E O HOMEM

Somente quem ultrapassa o humano, que portanto j ultrapassou os limites da conscincia humana comum, est preparado para neutralizar e aniquilar a horrvel Medusa. com sua colaborao com a alma divina - colaborao que somente pode acontecer se ele perceber que metade humano e metade divino que o homem terrestre pode atingir o objetivo para o qual ele foi criado. de fundamental importncia que o buscador da verdade reconhea que, por detrs de todas as mscaras, por detrs da carapaa das identificaes, das imagens e das projees, por detrs de tudo aquilo ao qual ele se agarra e que no ele mesmo, por detrs de tudo o que dentro dele est partido, isolado, incompleto, h algo que pertence ao mundo do Olimpo: a unidade da perfeio absoluta.

COLABORAR

SEM CONTRARIEDADE

Se o ser humano no passasse de um animal comum, no haveria proble-

ma. Ele se conduziria sem sofrimento, conforme sua natureza. Ora, como no somente a Medusa mora dentro dele, mas ele prprio um semi-deus, estes dois elementos opostos o obrigam a lutar. Logo que a Medusa decapitada, uma onda de sangue corre de seu dorso, de onde se eleva Pgaso, o cavalo alado. Se o elemento divino triunfa sobre o monstro da natureza dialtica, uma energia dinmica se desliga dele, e capaz de elevar o homem at seu verdadeiro estado, que o estado humanodivino. O que necessrio, em primeiro lugar, o verdadeiro conhecimento de si mesmo, de Perseu, pois somente ele tem o poder de vencer a Medusa. A Rosacruz urea lana seu chamado nesta nossa poca, quando muitos no podem resolver seu conflito interior. Sua tarefa despertar, libertar e revivificar o elemento divino que est presente no buscador da verdade. Este elemento divino tem seu ponto de contato no corao, como uma semente que esperasse a luz do sol divino para germinar e desabrochar. O buscador que, em um dado momento, se d conta de que todas as idias que passam por sua cabea provm das serpentes da Medusa - a voz do passado, do eu ilusrio e das quimeras da matria descobre que da no pode sair nada de bom. Ele aprende e percebe que incapaz de alcanar a vitria sobre a Medusa por suas prprias foras. Todos os esforos da personalidade para extirpar o mal de seu ser conduzem, no final das contas, 13

cristalizao e morte. Os antigos rosa-cruzes diziam: Jesu mihi omnia, Jesus tudo para mim pois unicamente a fora crstica, o poder da Gnosis, pode resolver o problema fundamental da dualidade do homem. Se algum ousar, com uma confiana absoluta, entregar-se ao Perseu que h dentro dele, ter ao mesmo tempo o poder de enfrentar a Medusa, pois o escudo de Perseu que reflete a luz e cega a Medusa.

mundo uma fora de imensa realidade e de dimenses mltiplas. A humanidade est preparada para um novo desenvolvimento em que a alma ser o centro, a fim de se elevar, um dia, como Pgaso, rumo ao divino Sol do Amor.

NO

FUGIR

Orientando-se por este objetivo e escolhendo com conseqncia as coisas que Perseu pode liberar, chega o momento em que ele comea o combate. A personalidade tem como tarefa principal ser receptiva, aberta: ter a confiana e colaborar. Dando lugar ao completamente Outro dentro de ns, perceberemos que estamos colaborando com ele, o que pode trazer uma sensao desagradvel para a personalidade. O eu quer continuar sendo o mestre de seu prprio reino, e ele vai certamente protestar, pois sua existncia est ameaada. Ele sente angstia. ento que no devemos fugir diante do vazio que surge em meio ao silncio. O eu sempre teve tendncia de preencher o vazio. Mas quem ousar confiar-se ao auxlio divino dentro de si ter o poder de perceber a voz original dentro de seu corao apaziguado e silencioso. Sob a influncia de Aqurio, as iluses desaparecem e uma corrente de amor chega at ns e espalha pelo 14

SIM, MAS...

Tudo o que realmente , movido; s o que no , imvel. Todo o corpo est sujeito a mudana, mas nem todos os corpos permitem dissoluo. Nem toda a criatura mortal, nem toda a criatura imortal. O que pode ser dissolvido perecvel, o imutvel que permanece eterno. O que sempre de novo nasce, sempre de novo perece; mas o que de uma vez por todas veio a ser, nunca perece, tampouco se torna em outra coisa. Hermes Trismegisto*

seu tipo e sua natureza para formar elementos e matrias qumicas.

FORMA RETORNA

PURA ENERGIA

T udo o que percebido pelos sentidos

est continuamente em movimento. Toda a criao est em movimento e todas as criaturas participam deste movimento, o que faz com que mudem de estrutura e de lugar. As galxias seguem seu curso atravs dos espaos macrocsmicos. Os planetas giram em volta de seu sol central, os continentes vagueiam sobre a superfcie do globo, as guas se precipitam para baixo ou se quebram contra os rochedos. As correntes de vento so como rios: s vezes selvagens, s vezes suaves e refrescantes. Os eltrons giram continuamente em volta do ncleo do tomo, que por sua vez gira em volta de seu prprio centro e em volta dos ncleos dos sistemas aos quais ele pertence. Em cada criatura aflui a fora original da Criao, que rene partculas incomensuravelmente pequenas, para fazer delas partculas mensurveis, que renem tomos para fazer molculas. E as molculas se combinam de acordo com

A terra, a gua e o ar so feitos deste tipo de combinaes de matrias qumicas e constituem os elementos do planeta e de seus habitantes. Outros elementos, ainda desconhecidos, formam vias lcteas, galxias, planetas, que, no final, retornam ao estado de partculas e depois ao estado de pura energia. Os organismos vivos s vezes se revelam em minsculos conjuntos de elementos. Encontramos formas intermedirias entre minerais e vegetais ou animais, entre plantas e animais, entre animais e homens. Eles constituem o conjunto da vida orgnica, ou biolgica, sobre a terra. Todo e qualquer movimento mudana, e toda a mudana vida. Tudo muda interior e exteriormente, durante milhes de evolues cclicas, formando um s e grande ciclo. Tudo muda, voltando fonte original a partir da qual a Criao se realiza, e o homem se encontra neste processo, e ele um conjunto de partculas mensurveis e no-mensurveis, um organismo biolgico de carne e de sangue, uma criatura que tem um metabolismo e respirao que fazem com que ele se transforme a cada segundo, interna e externamente; uma criao abenoada, dotada de uma conscincia capaz de perceber seu lugar e sua misso na Dana de Shiva. 15

A TENDNCIA

DA VIDA A ORDEM

amor a unio, mas a unio no leva ao Amor. Vida, movimento e transformao se manifestam no crescimento. Da desordem, do caos, nasce a ordem, como uma manifestao da fora que cria a vida visvel, mas que no esta vida visvel. Ao mesmo tempo, atua uma fora que reconduz a criao ao vazio no-manifestado. Nos vedas, a fora dupla que cria e que dissolve simbolizada por Shiva, o conservador e o destruidor do Todo; em termodinmica, o elemento destruidor chamado de entropia. um princpio que conduz tudo ao equilbrio absoluto, ao nada absoluto. Por mais que esta ao parea dominar, ela est em equilbrio com a fora construtora. As foras de degradao

O HomemAlma-Esprito descobre a imagem eterna do Criador. Baixo relevo egpcio do Fara Senousret I e do deus Aton, dcima-segunda dinastia.

A transformao tambm crescimento, e o crescimento renovao. Os elementos se renem para constituir formas vitais, organismos complexos, mas a causa disto a conscincia original, a fonte original da Vida. Transformao e renovao revivificam, do outras percepes, outras possibilidades de aprender passando por constantes experincias diferentes. Cada conscincia recebe impulsos para crescer e renovarse. No homem, estes impulsos se traduzem por suas reaes no domnio do pensamento, do sentimento e da ao. A tendncia da vida a ordem, mas a ordem no leva Vida. A tendncia do 16

so o plo oposto das foras construtoras. Elas conduzem o consciente para o inconsciente e trazem o esquecimento. As formas compostas so decompostas; seu dinamismo se transforma em lentido. A primeira fora d movimento e vida; a segunda, a morte. Nos textos antigos, elas so, s vezes, chamadas de rio da vida e rio da morte. Estas duas foras agem no ser humano; elas se manifestam, entre outros casos, por seu carter e determinam seus pensamentos, seus sentimentos e suas aes. Todos os traos de carter que bloqueiam uma verdadeira renovao so alimentados pela fora que conduz morte, no o fim da existncia terrestre, mas a dissoluo de tudo o que a conscincia acumulou e construiu. O que d mais medo principalmente o aniquilamento da conscincia. Este medo da morte desapareceria, em grande parte, com a certeza de continuar a existir depois da morte. Entretanto, este medo da morte que impede muitos de aceitar uma verdadeira renovao, e eles continuam prisioneiros da morte perptua. Eles morrem de medo da morte porque no conhecem quem poderia faz-los sair deste crculo vicioso. Geralmente, por falta de conhecimento autntico, eles no compreendem que esto buscando estabelecer incessantemente condies que lhes permitiriam realizar seu prprio ideal. Assim, eles fogem de sua verdadeira responsabilidade. Eles no compreendem tambm que esto colocando-se no centro de tudo, e por isso criam cada vez mais luta, a luta necessria para a auto-afirmao. Os seres humanos utilizam a maior parte de seus traos de carter, ou quase todos, positivos e negativos, para sustentar esta luta, para conquistar e manter seu lugar na natureza da morte. por isso que ainda h to pouco crescimento, to pouca evoluo, tal como Deus os concebeu. Ao contrrio: h um

movimento circular contnuo na esfera da morte, e a eternidade se prende cada vez mais morte para destru-la. Ela rene matria para fazer com ela uma forma que passe por experincias e depois esta forma se desagrega. O que pertence morte se volatiliza. O que pertence Vida se perpetua. O nico modo de escapar deste moto contnuo abandonar-se incondicionalmente ao rio da Vida, verdadeira ordem, realizao da nica verdadeira Vida. Este abandono supe um novo comportamento, um comportamento de um eu que j no ocupa o centro, de um homem que enfrenta seu ambiente sem condies, sem nenhuma dvida quanto nica verdadeira Vida. Em resumo, um comportamento que no implica nenhum sim, mas... que expresso de dvida e incerteza. Um comportamento incondicional frente verdadeira verdade. Um eu sem sim, mas... pode manter-se no rio da Vida. Um homem que no diz sim, mas... j no obedece cegamente a uma autoridade exterior: ele age pela conscincia viva que est crescendo nele. Um homem sem sim, mas... poder vivenciar a verdadeira evoluo eterna e tomar o caminho do Eterno Imutvel.

* A Arquignosis Egpcia e seu chamado no eterno presente, tomo II, pginas 57 e 58, versculos 16 a 20, Jan van Rijckenborgh, 1a. edio 1986, Lectorium Rosicrucianum, So Paulo, Brasil.

17

DA

MULTIPLICIDADE

UNIDADE

Busca, alma, adquirir o conhecimento absoluto das coisas aprendendo a conhecer sua forma e sua essncia. Mas deixa de lado suas qualidades e sua quantidade, pois a Vida verdadeira, assim como sua essncia, una e eterna, e no h nada que se interponha entre ela e a alma. Hermes Trismegisto*

tos, as tendncias, os sentimentos, as preferncias, acabam-se apagando na poeira dos sculos. E isto muito bom, pois muitas especulaes, talvez muito interessantes em um dado momento, nada serviro para a eternidade.

UM

ALIMENTO QUE VEM DA

ETERNIDADE INSONDVEL

P or que o mundo assim? Por que os

homens fazem assim? Ou, mais diretamente, por que sou assim? Por que fao o que fao? Por que existe sofrimento? Por que existe injustia? O que o amor? Onde est a harmonia? Todas estas perguntas, certamente, no so novas. O homem, olhando as estrelas, sempre procurou compreender o como e o porqu da criao. Mas, nos dias de hoje, quem chega ao final do processo de individualizao, j no se satisfaz com frmulas prontas e, como j as conhece, sente uma surda inquietao. Buda disse: Mesmo que o mundo fosse to belo como cantam os poetas ou como o pintam os artistas, aqui no encontraramos a paz. A resposta para estas indagaes no difcil e nem complicada. No se trata de usar a inteligncia, como geralmente pensamos, enganosamente. As funes intelectuais sempre esto relacionadas com o tempo e o espao. Depois da morte do corpo, o que resta so os pensamentos e sua expresso, em formas que no permanecem. E, se no prestamos nenhuma ateno a eles, eles desaparecem. H pensamentos que podem durar mais, mas no so eternos. As idias, as reflexes, os gos-

Muito acima das atividades mentais, est a fonte da vida. A vida penetra e engloba toda a criao, mas sem receber dela nenhuma influncia. Da fonte, jorra a fora que conduz a criao para seu objetivo. Esta fora no se reduz a uma soma de preceitos: ela no permite o sucesso na vida pessoal; ela no tangvel, nem pode ser captada. Podemos apenas receb-la e ela nos permite participar da verdadeira vida. Ela alimenta a alma, desde que a alma deseje ser alimentada por ela. a fonte silenciosa, intangvel, na qual a alma dolente pode matar sua sede para encontrar a f e o consolo, e avanar no caminho at o bom fim. A primeira condio que a alma queira matar sua sede na fonte de vida original. Depois de ter perdido o rumo, ela deve optar pela volta. por esta razo que dizemos que o mundo material no passa de uma morada provisria para a alma. Isto quer dizer que a alma est de passagem, que ela deve ir alm, sem dormir sobre os louros. Na plancie do desespero, jazem os ossos dos inmeros que se sentaram para descansar. E, enquanto estavam sentados, morreram. O homem empurrado para a frente

18

e sacudido, at conseguir adiantar-se, rumo a sua meta, que a unidade trplice: do Esprito divino, da Alma imortal e do Homem transfigurado. Buda mostrou a angstia da alma aprisionada, comparando o mundo em que ela vive a uma casa prestes a pegar fogo: preciso abandonar a casa. Quem aspira a libertar sua alma um passageiro neste mundo. Est aqui, trabalha aqui, faz o melhor de si, mas continua neutro em relao a tudo o que se passa dentro dele e a sua volta. Sua meta final no est includa nos limites do espao e do tempo. Ele no se entrega nem a uma elevao mstica negativa, nem ao masoquismo. Ele se comporta com inteligncia. Sua conduta testemunha sua paz interior, sua compreenso e sua f verdadeira. E, quando ele encontra algum que est angustiado, o ajuda como o bom samaritano e no como o fariseu.

prendendo a conhecer sua forma e sua essncia. Mas deixa de lado suas qualidades e sua quantidade. No mundo da multiplicidade, este um trabalho sem fim: estudar as propriedades dos inmeros seres e fenmenos. Cada resposta suscita uma nova srie de perguntas; e tambm no devemos buscar a paz interior na multiplicidade das coisas, pois a paz leve como o vento. Uma paz interior durvel nasce justamente quando a alma se eleva para alm da multiplicidade, para celebrar a unidade com seu Criador.

BUSCA DO CONHECIMENTO

ABSOLUTO

Como a paz na terra efmera, ele no fica procurando aqui embaixo uma sociedade ideal dotada de uma estrutura em perfeito funcionamento. Certamente, ele consagra o melhor de suas foras a elevar o mais alto possvel o nvel da sociedade, mas este no seu objetivo principal. Quem v a soluo neste modo de considerar a vida, no deve hesitar em se submeter, a si mesmo e ao mundo, a um exame aprofundado. Hermes Trismegisto diz: Busca, alma, adquirir o conhecimento absoluto das coisas a-

* Hermes Trismegisto, O Castigo da Alma, Srie Cristal, Rozekruis Pers, Haarlem, Holanda, 1997.

19

UNIDADE APARENTE

VERDADEIRA UNIDADE

A compreenso de que tudo uno, em Deus e na natureza, mostra que a diviso dos humanos uma iluso. A est a traduo livre de um dos axiomas do filsofo liberal Baruch Spinoza (1632-1677).

P ode-se descrever o ego como uma

unidade que pensa que est fechada sobre si mesma. A personalidade habitada por um impulso comparvel fora de gravidade, e o impulso vital se reduz ao instinto de conservao. ilusrio pensar que a autoconservao pode continuar, pois antinatural agarrar-se a uma situao existencial que no passa de uma realidade passageira. Em razo de sua natureza, o ser humano impulsionado para a unidade. Aqui, o conceito de natureza no deve ser encarado como a natureza que os movimentos ecolgicos tentam proteger. Esta natureza sobre a qual fala Spinoza est em seu estado original, ainda puro e virgem, em que o homem vivia em toda a sua inocncia. Como o homem um ser que precisa viver bem tanto na eternidade quanto no tempo, que portanto ao mesmo tempo eterno e mortal, seu desejo de unidade se manifesta de modo deformado, caricaturesco.

fundamento do discernimento correto entre a vida e a falsa unidade. Sem uma compreenso exata, seremos facilmente arrastados pela iluso de uma unidade aparente, determinada pelos sentimentos. O isolamento e as condies atuais de vida em sociedade, sofridas e difceis, nos fazem fugir, sonhando com um passado romntico, ou para uma volta ao estado de unidade antes da queda, quando a natureza e o homem ainda repousavam em Deus. Mas uma volta destas no fcil! Em sua imaginao, o ser humano considera o mundo algo imperfeito, porque baseia suas esperanas e vises fantasiosas sobre as idias do momento. Assim ele rejeita a realidade e no tem nem vontade nem capacidade para saber o que ele , verdadeiramente. Deste modo, ele se priva da possibilidade de atingir a autoconscincia e sondar a realidade do mundo.

UMA

LIGAO UMA

TROCA DE ENERGIAS

OS

SENTIDOS PERCEBEM O MUNDO

COMO ALGO IMPERFEITO

A conscincia deve acabar compreendendo a relao que existe entre a matria e o Esprito: este o prprio 20

Com o passar dos sculos, os sonhos de unidade e de vida fraternal so sempre os sonhos da humanidade. Eles esto por trs das grandes utopias e dos ideais do coletivismo. Como nuvens gigantescas, eles vo deslizando diante do sol. O que comea com os sonhos de um escritor ou de um filsofo, evolui, por um processo metablico, e se transforma em um movimento popular, um partido poltico ou uma experincia social. O que causa este metabolismo o crescimento da idia ou do belo sonho graas a todos os que

se unem, de uma maneira qualquer, como adeptos ou adversrios. Estes dois grupos vo recebendo energia: os adeptos vo acreditando cada vez mais; os adversrios vo reforando sua oposio. Este belo sonho alimentado por eles e os alimenta de volta, e assim eles vo-se mantendo, mutuamente. Depois, estes intercmbios vo ficando cada vez mais rpidos e a nuvem vai-se tornando cada vez mais espessa em torno de suas conscincias. Finalmente, a tenso se descarrega como uma tempestade e se dissipa, enquanto que os partidrios e os adversrios abandonam a questo: isto at o dia em que algum revivifica uma imagem artificial e o processo recomea. Em nossos dias, entretanto, est surgindo uma concepo completamente nova da verdadeira unidade e o apelo favorvel a ela est ressoando cada vez mais forte. Mas muitos se perguntam sobre qual unidade estamos falando e como poderemos atingi-la.

no natural, mas, se algum aprender a abandonar sua vontade Vontade universal, que de Deus, e quer manifestar-se nele, ento passar a ter o poder de se reconciliar consigo mesmo e com o mundo. Nesse momento, ele estar pronto para voltar origem da criao e repousar na unidade do Todo.

REDESCOBERTA DA

GNOSIS

CRIAO RETORNA A SUA ORIGEM

A verdadeira unidade eterna tem como fundamento a origem da criao. Jacob Boehme chama esta origem de sem fundo, que repousa totalmente dentro de si mesmo, em um silncio e um encantamento insondveis. A criao inteira retorna origem, a Deus. O ser humano, graas a seus pensamentos e a seus atos, tambm deve retornar a sua origem, que est dentro dele como uma centelha divina cujo fogo est incubado em seu imo. A existncia humana atual no passa de um simples fenme-

Nesta senda, os seres humanos aprendem a participar da edificao da perfeita natureza divina, desde que aceitem todas as coisas, todos os fenmenos, todas as situaes tais como eles se apresentam e que se adaptem luz da eternidade. exclusivamente no interior da natureza eterna fundamental, da qual todos fazemos parte, em princpio, que reside a verdadeira unidade. Agora que esta nova compreenso encontra um eco cada vez maior, graas descoberta da Gnosis como a terceira corrente entre a Cincia e a Religio, no espantoso constatar que, simultaneamente, as antigas idias de falsa unidade apontem sua cabea. Bem no fundo da natureza humana se oculta uma fora de resistncia: resistncia para se desligar de uma determinada situao, resistncia para abandonar uma situao adquirida. Estas resistncias esto em relao com a fora de gravidade j mencionada, o instinto de conservao. intil lutar contra elas, mas, se for possvel reconhecer as foras subjacentes, ser possvel neutraliz-las. por isto que bom examinar as causas e esclarecer o mecanismo delas. 21

A mulher do Apocalipse, (envolvida pelo sol e tendo a lua a seus ps (Johfra, 1965).

A resistncia contra a verdadeira unidade geralmente toma formas refinadas e enganosas, imitando a unidade original, por exemplo. No passado, o Anticristo era o smbolo desta unidade aparente. Em um sentido mais estreito, designava-se Sat o destruidor do cristianismo. Sat significa obstculo. Com o passar do tempo, o medo ficou to impregnado neste nome, e ele ficou to carregado de vises grotescas, que preciso falar sobre isto com a maior prudncia, pois a ltima coisa que queremos fazer despertar velhos fantasmas. Portanto, uma postura bem rigorosa se impe: Sat vive nas conscincias

como o adversrio, o opositor, ou o obstculo. Ele existe e a est por causa da imaginao e da fantasia humana. Portanto, ele ao mesmo tempo uma realidade e uma iluso. Na realidade, um conceito egocntrico e artificial mantido pelo mundo e pela humanidade (a quem o opositor empresta sua fora) representa a maior das iluses. por isso que intil ter medo dele. O opositor vive de nossos sonhos e de nossos desejos, que so o produto de nossas angstias reprimidas. E agora que est surgindo a nova conscincia gnstica, o opositor erguer obstculos mais convulsiva e desesperadamente, porque ele sabe que esta conscincia vai acabar dando a ele o golpe de misericrdia.

MANTO DO PSEUDO-AMOR

Para agir, Sat, o opositor, o obstculo, se veste com o manto do pseudo-amor, sob o qual se oculta um egosmo desmesurado. Sob a mscara de benfeitor, ele oferece humanidade uma imitao de uma unidade concebida por ele, em um processo descrito pelo escritor e poeta Vladimir Soloviev (18531900) de modo muito penetrante e assustadoramente realista, em seu livro Curta Histria do Anticristo, escrito pouco antes de sua morte. Atualmente, cem anos mais tarde, algumas de suas predies j se realizaram. Soloviev enaltecia um ensino de orientao gnstica conhecido sob o nome de Sophiologia, e portanto inspirado na Sophia, ou Sabedoria. Ele acreditava em uma unidade que engloba tudo, uma unidade universal, e, para comear, aspirava a uma teocracia mundial que teria tido como origem a reunificao da ortodoxia russa e o catolicismo romano. Em seguida, inclinou-se para a f em um cristianismo que escapava a qualquer crena ou igreja. 22

INSTITUIO DE UMA

TEOCRACIA MUNDIAL

Em seu texto, a unidade que o Anticristo preconiza como trampolim para sua atividade de ordem poltica. Soloviev fala dela como dos estados unidos da Europa. O Anticristo, disfarado em gnio benfeitor, proclamado imperador. Apresenta-se a tendncia para um ideal terrestre superior: a unidade das grandes religies mundiais. Este o objetivo do Anticristo. Na Europa materialista h dois grupos distintos: o da maioria dos intelectuais, que no tm f e vivem mais ou menos falsamente conscientes; e o de um pequeno nmero que restou de crentes que so, por assim dizer, constrangidos a fazer funcionar seu intelec-

to, para satisfazer as palavras de Paulo: No sejais meninos no entendimento (Primeira Epstola aos Corntios, 14:20). O Anticristo rene as aspiraes da massa inconsciente do primeiro grupo. Ele tem todas as caractersticas do opositor: ele saiu de um meio religioso, ele tem um certo gnio, um pensador ou um escritor, ele age na sociedade. Mas ele tambm est prximo do segundo grupo, pois Soloviev o descreve assim: Consciente de sua grande fora espiritual, ele sempre defende o que espiritual com convico. Ele v claramente em sua inteligncia a exatido de tudo em que preciso crer: o Bem, Deus, o Messias. Ele cr, mas ama apenas a si mesmo. Ele cr em Deus, 23

O peregrino a caminho da Cidade Celeste saindo da Cidade do sofrimento, Pilgrims Progress from This World to That wihch is to come, Joyhn Bunyan, 1688.

mas, no fundo de seu corao, involuntariamente, inconscientemente, a ele mesmo a quem d a preferncia. Seu carter messinico se revela quando ele comea a pensar que o sucessor do Cristo, e assim fazendo, desvia o princpio joanita, afirmando: O outro Cristo era meu precursor. Aos 33 anos exatamente, acontece sua iniciao, no a da alma-esprito, mas a do eu superior, que representa a personalidade mortal. Seu medo de ser obrigado assim mesmo a se ajoelhar diante de Cristo transforma seu respeito em dio. Desesperado, ele se atira do alto de um rochedo, porque acredita que o Cristo o acolhera por piedade. Socorrido por uma fora sobrenatural, ele obumbrado por este demnio que salvou sua vida, e cujos poderes, alm da superioridade e do gnio prprios de sua personalidade, fazem com que ele fique pronto para comear sua misso. Publica, ento um livro intitulado Abertura da senda para a paz mundial e o bem-estar geral. um tratado universal que resolve todas as contradies. Qualquer que seja a opinio do leitor, este as aceita sem ter de colocar em causa as verdades s quais ele adere, sem ter de se elevar acima de seu prprio nvel. Assim se cumprem as palavras de Cristo: Eu vim em nome de meu Pai, e no me aceitais; se um outro vier em seu prprio nome, a esse aceitareis (Joo, 5:43). que o Anticristo sabe se fazer aceitar, agradando a todos. Ele traz a paz mundial, no a espada. Um de seus primeiros objetivos a satisfao geral. Ao lado do po, preciso a diverso. Disto se ocupa o mgico Apolnio, que alia a tcnica ocidental mais sofisticada magia oriental mais antiga. Ele tem o poder, por exemplo de atrair a eletricidade atmosfrica e de dirigi-la de acordo com sua vontade. O ocultista tcnico oferece massa encantada toda gama de possibilidades. A dupla mgica composta pelo Anti24

cristo e pelo mgico liga a massa incrdula pelo po e pela diverso. A unificao e a submisso das diferentes crenas devem coroar sua atividade comum. Para chegar a isto, o Anticristo convoca em Jerusalm, no Templo nacional para a unidade de todos os cultos, um conclio geral, reunindo as trs religies crists mais importantes. Ele faz um apelo aos sentimentos e princpios que as animam: a autoridade espiritual, entre os catlicos, a santa tradio, ente os ortodoxos, a convico pessoal da verdade e o livre exame da Bblia, entre os protestantes.

O ANTICRISTO

DESMASCARADO

O Anticristo surge como uma autoridade incontestvel, um conservador dos valores universais e um novo doutor em teologia. Ele ganha o mundo inteiro para si, exceto Pedro, Joo e Paulo, representantes dos trs grupos, que resistem. Ento, ele desmascarado. Em sua clera contra esta ltima resistncia dos representantes das igrejas catlica, protestante e ortodoxa, ele manda o mgico Apolnio assassin-los. Somente o professor Pauli, telogo que encarna os livre-pensadores, no morto. Ele diverte o povo com o sensacional e o horripilante. Enfim, os judeus, frustados em sua espera messinica e percebendo as verdadeiras intenes do Anticristo, conseguem venc-lo em um campo de batalha. Pedro e Joo, ressuscitados, e Paulo, renascido, so prottipos da soberania espiritual do homem e contemplam a viso do Apocalipse: Uma mulher, vestida de sol, tendo a lua debaixo de seus ps, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabea (Apocalipse, 12:1). Sophia, a esposa celeste.

LUZ

E TREVAS SE ANUNCIAM

AO MESMO TEMPO

Um certo nmero de detalhes datam da poca da narrativa de Soloviev. Assim, atualmente temos a tendncia de considerar Sat mais como uma fora do que como uma pessoa. Mas o que ele quis dizer claro: o ser humano deve-se preparar para receber Sophia, a Sabedoria, quando ela se manifestar, e ao mesmo tempo enfrentar as atividades do opositor. Aqui, preciso acrescentar ainda um comentrio. Nem Sat nem Sophia surgiro no futuro: eles sempre estiveram presentes e so bem reais. Quanto ao opositor, ele sempre se impe ao homem sob a forma de uma srie ilimitada de tentaes que tm todas o mesmo resultado: a submisso ao reino das iluses.

base, dentro de si mesmo e no mundo. Se algum for capaz disto, poder resistir a ela e dela desligar-se. Mas h algo mais. O opositor mobiliza certas foras dentro do homem que este no conhece e que no pode libertar. Mas, por causa da luta, do conflito, o homem aprofunda sua compreenso sobre a impostura na qual a humanidade vive. Esta experincia o torna mais forte neste mundo, mesmo que, em razo da ligao com Sophia, ele saiba que j no deste mundo. Soloviev, depois de ter evocado a travessia do deserto de Pedro, Joo e Paulo, diz que, depois do desaparecimento do que j no til (as autoridades e as tradies espirituais) o que resta o livre exame e o poder de discernimento pessoal. Portanto, graas s foras opostas, o homem espiritual renascido torna-se soberano e, para ele, a nica diretriz sua autoridade interior, enquanto a tradio se transforma em um outro poder.

UMA

NICA CENTELHAZINHA DA NOVA

COMPREENSO PODE ANIQUILAR O ANTIGO UNIVERSO

Sophia, ao contrrio, quem chama e espera por uma resposta espontnea. Se algum responde com um profundo desejo de sabedoria e com a vontade de voltar incondicionalmente para o nico Amor divino, ento esta fora pode comear a agir, mesmo de forma incompleta. Entretanto, esta primeira centelha de nova compreenso j capaz de romper todos os laos com Sat. Trata-se de reconhecer esta fora opositora e de cham-la por seu nome. De fato, quem coloca o obstculo, o opositor, no pode atingir sua finalidade a no ser que suas foras e suas intenes sejam assimiladas de modo inconsciente pelos humanos. Seus objetivos reais esto como que latentes na massa. Para extirpar a prpria raiz da existncia mortal, preciso ver conscientemente a fora que est em sua 25

SE TEUS

OLHOS FOREM BONS...

A candeia do corpo so os olhos. De sorte que, se teus olhos forem bons, todo o teu corpo ser luz. Se, porm, os teus olhos forem maus, o teu corpo ser tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti h so trevas, quo grandes sero tais trevas! (Mateus, 6:22)

E sta

passagem do Evangelho de Mateus coloca em evidncia um aspecto desconhecido do olho. No como um receptor de luz, mas como emissor de luz: a lmpada do corpo o olho. Esta lmpada no faz outra coisa seno brilhar, pois se o olho mau todo o corpo ficar nas trevas. O homem limitado pela luz que seu olho capta, ou seja, pelos fenmenos que acontecem a seu redor. Ele est habituado a identificar-se com mundo que o rodeia, com lado externo das coisas, o que se tornou cada vez mais importante. Este esplendor e este brilho mascaram sua pobreza interior. O que uma pessoa pretende ser, sua imagem, comea a tornar-se mais importante do que aquilo que ela realmente. A publicidade ilustra bem este fenmeno. Para um certo produto, trata-se de saber quem o utiliza e em qual ambiente. O fator qualidade secundrio. Existem at mesmo propagandas que mostram imagens atraentes sem falar nada do produto. Em resumo, o que se procura convencer aqueles que olham o produto, desviando-os da realidade. A propaganda os convence a seguir uma nova f, a f na iluso, ao mesmo tempo em que oculta a realidade. O olho mau no poder dissipar a

iluso deste mundo, pois ele no est completamente satisfeito com tudo o que v. Deste modo, nenhuma luz verdadeira pode penetrar o ser humano como criatura microcsmica, e todo o seu corpo continua nas trevas. A multiplicidade dos contrrios a marca do mundo dialtico. Quase sempre, somente percebemos as diferenas entre os fenmenos e ningum capaz de v-los como uma unidade. E no poderia ser de outra forma, pois o homem perdeu o contato com sua prpria unidade e assim ficou condenado a conhecer a si mesmo dentro de um caos interior. Como ele comeu do fruto da rvore do conhecimento do bem e do mal e somente v oposies, a rvore da vida tornou-se inacessvel para ele.

PODER DE ATINGIR A UNIDADE

Quando o olhar se volta do exterior para o interior, possvel comer o fruto da rvore da vida. O olho que quer-se tornar simples deve aprender a se desligar do mundo das oposies, e isto no fcil. Primeiro, preciso descobrir que, na natureza, cada fora atrai uma fora contrria. Para atingir a tranqilidade, preciso conseguir ter uma relao completamente diferente com a natureza. Se possvel, preciso deixar o mundo em calma para depois conseguir sua prpria calma e com este propsito que os frutos da rvore da vida nos vm ajudar. De fato, este novo alimento, que provm de um outro campo de vida, concede a fora de ultrapassar as oposies da natureza perecvel e de seguir

26

em frente, em meio ao mundo, a caminho do mundo da unidade. O homem traz a unidade dentro de si mesmo, e este nico vestgio divino est sempre lhe dizendo: Eis que estou porta e bato: se algum ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa.... (Apocalipse, 3:20). Um novo rumo lhe ser dado, para que ele possa sair do mundo dos opostos. Este rumo lhe trar a paz e apagar dentro dele os desejos deste mundo. Surgir para ele um novo preceito: Busca primeiro o Reino de Deus e todo o resto te ser dado em acrscimo. Ser estabelecida uma nova relao com o mundo: ele j no ter necessidade, como antes, de buscar o que

preciso para viver, pois isto lhe ser oferecido. Ele receber tudo o que necessitar para o crescimento da nova alma. Ele entrar, assim, na primeira hora do Nuctemeron: Na unidade, os demnios cantam louvores a Deus. Eles perdem a maldade e a ira1. E Jan van Rijckenborgh comenta: As tenses magnticas, com todas as suas conseqncias naturais na natureza dialtica, desaparecem e uma parte das linhas de fora magnticas que estavam acumuladas no ser aural desaparecem, transmutadas em harmonia e ficam disposio do candidato. A outra parte destas linhas de fora magnticas redirecionada ou eliminada do sistema, de tal maneira que j no sobra mais nada alm da unidade.1 Este texto fala de um estado em que todo o corpo iluminado. A totalidade do corpo compreende aqui a personalidade qudrupla que habita o microcosmo. Neste sentido, o olho desempenha um papel central, pois ele reage fora astral e ligado pela hipfise cabea e ao corao. Portanto, a maneira pela qual o olho v determina a qualidade do corpo astral e do corpo mental. por esta razo, tambm, que ele chamado de espelho da alma. Pelos tlamos pticos, as vibraes do stuplo candelabro astral que brilha no santurio da cabea so transmitidas ao olho. O homem v de acordo com os impulsos transmitidos. Ele v, ou se presta a ver, de acordo com seu estado magntico. 2 Este pensamento vai ao encontro das concepes habituais segundo as quais a luz atravessa o olho e reconhecida como tal pelo crebro. Jacob Boehme explica, em seu 27

Dilogo entre o olho esclarecido e o olho no esclarecido, Jacob Boehme, 1682.

CAMINHO DA ESQUERDA E

O CAMINHO CERTO

Segundo o sbio rabe Avicena (9801037), o olho composto de sete membranas que correspondem aos sete planetas do macrocosmo (In Pretiosa Margarita, de Grego Reisch, 1503).

Dilogo entre o mestre e o discpulo: Teu olho direito v na eternidade. O olho esquerdo olha para trs, no tempo. Se te permites sempre olhar a natureza e as coisas do tempo, no atingirs jamais a unidade que tanto desejas. Deixa disto e fica atento. No permitas a teu esprito que percorra o que exterior ou que se satisfaa com isto; e no voltes teu olhar sobre ti mesmo... No deixes que teu olho esquerdo te induza a erro, evocando a todo o momento uma idia depois da outra; mas que teu olho direito conduza o esquerdo... E somente levando o olho do tempo no olho da Eternidade e... descendo na luz da natureza graas luz divina... que conseguirs atingir a unidade de viso, ou a vontade unificada. 28

Em seu livro No h espao vazio, Jan van Rijckenborgh escreve: Nosso organismo sensorial depende absolutamente dos cinco fluidos da alma no que diz respeito a suas atividades e a seus poderes. O estado de alma, que diferente para cada pessoa, tem sua cor particular; portanto, correto dizer que cada um v e escuta de sua prpria maneira. O olho direito est em relao direta com a pineal e a parte do crebro que lhe correspondente. O olho esquerdo, ao contrrio, provm do pensamento cerebral comum, da inteligncia comum. Todo o aparelho intelectual explicado, regido e controlado pelos desejos. Pode-se dizer, portanto, que o olho esquerdo dominado pelo fgado. Ns vos dizemos isto para que vejais claramente que o homem que ainda no est inflamado pelo Esprito divino, que conseqentemente ainda no abriu seu olho direito para a luz da Gnosis, em realidade caolho. De fato, seu olho direito no pode servir para percepo interior, pois o acesso parte do crebro em que se encontra a pineal passa pela hipfise, que o centro da alma (centro psquico). No embrio humano, os olhos nascem do mais profundo da substncia do crebro. Portanto, enquanto a pineal no estiver aberta para a luz gnstica, o olho direito no poder nem perceber, nem acender esta luz3. A realizao da senda prepara a pineal para ligar novamente a pessoa que busca com a eternidade. O olho direito comea a enxergar na eternidade.

Jacob Boehme, em seu livro Aurora, mostra o que o olho direito v, se este olho for simples. O microcosmo torna-se capaz de ver; ele v uma nova luz e irradiado por ela. O microcosmo torna-se clarividente e novamente toma parte do mundo divino. Se nosso olho for simples, ele atrair novas foras astrais que faro de nosso microcosmo uma criatura luminosa.

O olho que v Deus o olho com o qual Deus me v., Mestre Eckhart.

1) Nuctemeron de Apolnio de Tiana, Jan van Rijckenborgh, Lectorium Rosicrucianum, So Paulo, l985, edio esgotada. 2) A Gnosis Chinesa, Jan van Rijckenborgh, Rozekruis Pers, Haarlem, Holanda, 1994. 3) No h espao vazio, Jan van Rijckenborgh, Lectorium Rosicrucianum, So Paulo, edio esgotada.

29

OS

MILAGRES DO

ANTICRISTO

Quando o Anticristo vier, ele ser exatamente parecido com Cristo. Reinar uma grande misria, ir de pas em pas para dar po aos pobres e ter muitos adeptos. (Dito popular siciliano)

Mas, desde o momento em que o Anticristo faz sua entrada em sua sociedade, sua vida vai mudando, pouco a pouco.

RESOLUO DOS

PROBLEMAS HUMANOS

N o incio do sculo XX, a sueca Selma

Lagerlf escreveu um livro intitulado Os milagres do Anticristo. Ela se inspirou em um conto siciliano segundo o qual duas esttuas, uma de Cristo e a outro do Anticristo, se encontram frente a frente em uma capela. Uma representa o verdadeiro cristianismo, a outra uma imitao. Exteriormente, elas so idnticas, mas na coroa do Anticristo esto inscritas as seguintes palavras: Meu reino exclusivamente deste mundo. No texto de Selma Lagerlf, a esttua de Cristo roubada na baslica de Araceli (que quer dizer altar do cu) e substituda por sua imitao. Esta troca somente ser percebida mais tarde, no momento em que esta esttua, sob a forma de um menino com lgrimas nos olhos, fica na frente da porta da capela, convidando o povo a entrar. Somente ento o engano descoberto, a capela se livra do Anticristo e este comea sua viagem pelo mundo para a estabelecer uma imitao do cristianismo. No incio da histria, a esttua de Cristo continua na capela. Os pobres e os ricos vivem juntos, todos no lugar que Deus lhes assinalou, pensam eles. Eles esto satisfeitos e partilham suas alegrias e tristezas. Reina a felicidade e o reconhecimento, pois eles trabalham, compram e vendem, comem, dormem, divertem-se e s vezes ficam tristes.

Um habitante da cidadezinha comea a adorar o Anticristo. Ele lhe suplica que resolva um grande problema. O pretenso Cristo d a soluo e todo o mundo festeja. Pouco a pouco, cada vez mais pessoas comeam a acreditar no Anticristo, a colocar suas esperanas nele, e elas no se desapontam. O que h de mais agradvel do que conseguir o que se pede? Do que pensar em um problema e conseguir que algum o resolva? O falso Cristo d tudo o que as pessoas querem, sem pedir nada em troca. As pessoas mais velhas conhecem bem o nome de Selma Lagerlf, que viveu de 1858 a 1940, e recebeu em 1909 o prmio Nobel de Literatura. Em suas obras, ela descreve uma poca bastante agitada. O socialismo acabava de surgir diante do materialismo e estas duas tendncias logo se confundiram. Esta poca tambm foi o tempo da corrida do ouro que fez com que os humanos mergulhassem um pouco mais na matria. Muitos tentaram dar forma a seus ideais materiais e espirituais para tentar entravar a decadncia em espiral da humanidade.

30

Selma Lagerlf escreve que, para ela, o papel do Anticristo desempenhado pelo socialismo. Logo de incio, o leitor recebe um choque: mas o socialismo no seria um bom princpio? Ora, se examinarmos de perto os resultados prticos, percebe-se que eles sempre so seguidos de um novo descontentamento. A doutrina do socialismo foi inculcada nos homens e como que imposta a eles. Por isso, muitos sentimentos verdadeiramente sociais ficaram perdidos e todas estas tentativas para melhorar o destino dos indivduos ocuparam o primeiro plano. por isso que o cristianismo foi sendo esvaziado pouco a pouco de sua substncia, pois o descontentamento no ter fim enquanto o ser humano viver centrado em si mesmo. Somente no final do texto, quando quase todos os tipos de manipulaes provocam o descontentamento e a insa-

tisfao de todos, que aparece algum para mostrar-lhes que eles perderam a f adorando o Anticristo e eles j no perguntam: Meu Deus, o que queres que eu faa? mas somente pediram de tudo para si mesmos. O Anticristo desmascarado e a desiluso terrvel. Que escolha faz o homem atual em um mundo em que todas as vantagens do socialismo j tomaram uma certa forma? Muitos viram a emergncia e o declnio do comunismo. O comunismo, que deveria instaurar a igualdade de todos, mostrou-se pouco diferente do capitalismo: somente faltou dinheiro. Os dois sistemas ficaram muito prximos. O socialismo e o comunismo radical mudaram muito. Ser que estas duas tendncias sempre ofereceram pedras em lugar de po, como sugere Selma Lagerlf? Pode ser que muitos acabaram compreendendo que uma f dogmtica em um cu teolgico ou no bemestar material no fazem ningum dar nenhum passo frente rumo ao Criador. Como o homem acaba adquirindo o que pede, se o pedido vem de um puro cristianismo interior, o resultado ser diferente daquele que foi obtido por quem sempre buscou mais bens materiais para seu prprio eu. No podemos negar que a inclinao por ideais voltados para o bem-estar da humanidade gera sentimentos e atos de solidariedade, mas, ao mesmo tempo, o outro prato da balana sente o peso. O bem que feito neste mundo se transforma a cada dia em mal. Atualmente, neste final de sculo XX, os ricos vo-se 31

No alto, Marbacka, a casa de Selma Lagerlf. esquerda: Selma Lagerlf quando tinha vinte anos.

Capa da edio holandesa de Jerusalm, decorada com rosas e uma cruz.

tornando cada vez mais ricos e os pobres, cada vez mais pobres. Onde esto os ideais do socialismo? Os idealistas de h algumas dezenas de anos, que propagavam seu ideal em favor de um mundo mais justo, j esto mortos. Cada um por todos... isto est bem longe, no tempo! Agora estamos mais para cada um por si! A Idade Mdia est voltando, o medo e a violncia esto aumentando, bandos incontrolveis criam grandes problemas para os policiais. Tudo isto forma um terreno propcio para chamar um salvador para auxiliar, algum que prometa trabalho e po (como Hitler), algum que alivie os homens de seu fardo, de tal modo que eles possam respirar um pouco e se sentirem protegidos; algum que garanta a paz. Mas, de fato, tudo isto realmente possvel na terra, onde tudo se transforma constantemente em seu contrrio? O bem e o mal no so frutos da mesma rvore? O homem que est pronto para renunciar a todos estes esforos e a seu eu, que o motor que mantm em movimento estas foras opostas, encontrar a soluo. Mas a advertncia 32

deste dito popular continua sendo muito atual: Quando o Anticristo vier, ele ser exatamente parecido com Cristo. Reinar uma grande misria, e ele ir de pas em pas para dar po aos pobres e ter muitos adeptos. Esta a lenda de Gsta Berling, que tornou clebre Selma Lagerlf. Este livro foi traduzido em inmeras lnguas e lido em quase todo o mundo. O livro As lendas do Cristo tambm foi traduzido em 33 lnguas e sempre est ganhando novas edies. Estas obras, de grande beleza, so cheias de humanidade, indulgncia e delicadeza. Sua compreenso da alma da criana to rica e profunda que suas idias ainda tm grande valor. Suas narrativas e seus romances acontecem em um outro tempo. Sem dvida, por isso que eles so to emocionantes e reconfortantes para nossa poca to direcionada para a sobrevivncia e glorificao do eu. Selma Lagerlf pe em cena personagens de tal integridade que ela ficou quase desconhecida em nossos dias. Suas palavras podem-nos provocar as seguintes perguntas: O que a integridade? Ainda sou ntegro? Aos sessenta e oito anos, juntamente com muitos outros artistas suecos, o jornal Sndagsnisse Strix lhe fez a seguinte pergunta: Se, um belo dia, com a idade que tem, a senhora se encontrasse consigo mesma aos vinte anos, como seria este encontro? Selma Lagerlf respondeu: Espero, de todo o corao, que este encontro inverossmil no acontea! A Selma Lagerlf de 1880, que era uma pessoa jovem e ambiciosa, dotada de uma autoconfiana ilimitada, teria naturalmente comeado a conversa me perguntando se, com sessenta e oito anos eu j tinha escrito algum drama que

Os Milagres do Anticristo, primeira edio sueca de 1897. Abaixo: Selma Lagerlf em 1931.

ultrapassasse os de Shakespeare. Como eu teria de responder-lhe negativamente, a prxima pergunta seria, certamente: j fez poemas comparveis aos de Goethe? E a tambm eu seria obrigada a dizer no. Se teria composto uma epopia altura da Odissia? Tambm desta vez nenhuma resposta seria afirmativa. Nesse momento, eu teria, sem dvida, observado que esta jovem pessoa de vinte anos achava que eu havia utilizado mal meu talento, e eu no teria a coragem de lhe dizer que de qualquer forma, j escrevi alguns romances e novelas. Romances e novelas! teria ela gritado, eu j os escrevi com doze ou treze anos! Mas eu parei, todas as obras em prosa envelhecem dez ou quinze anos. Eu no escrevo para o presente, eu quero escrever para a eternidade! No me assusto pelo fato de ela ter desprezado minha produo, mas fico com lgrimas nos olhos quando penso na jovem corajosa e na grande confiana que eu tinha

No tempo de Selma Lagerlf, as idias do socialismo estavam surgindo. Em 1776, o economista escocs Adam Smith escreveu Pesquisas sobre a natureza e as causas da riqueza das naes. Neste livro, ele defende o princpio da livre empresa, que Karl Marx qualificar de capitalismo. Basicamente, a idia socialista estava alicerada na distribuio igual de riquezas que a natureza coloca disposio dos homens. O socialismo lutava para instaurar uma sociedade sem classes onde cada um serviria a todos. Em um certo sentido, uma variante materialista do cristianismo. Sem dvida, foi a partir da que Selma Lagerlf fez um paralelo entre o cristianismo e o socialismo (o Anticristo). De fato, o socialismo promete as mesmas coisas que o cristianismo, porm no plano material.

MIL

COISAS CRIAM OBSTCULOS

VISO DA UNIDADE

Todas as formas materiais ou imateriais que conhecemos tm um princpio central do qual procede sua forma especfica. Este centro desempenha o papel de motor: uma fora de propulso subjacente e interior, presente em cada forma.

roda, com seu eixo e seus raios, representa bem esta atividade. Ela somente pode girar em torno deste eixo. Sem ele, sem este centro, no pode haver movimento; e a vida sem movimento leva, invariavelmente, cristalizao; e a cristalizao conduz morte. Assim, uma roda que no gira torna-se, aos poucos, intil. preciso que sempre haja movimento, pois o movimento significa mudana, vida! A direo e a vitalidade deste movimento se encontram no princpio central. Assim, cada ao consciente implica na projeo de fortes imagens mentais. Quanto mais a projeo mental for poderosa, a forma se apresenta com mais fora e sua vivificao mais enrgica. A questo crucial , entretanto, saber qual motivo, qual impulso se encontra

na base do pensamento projetado, e portanto que fora gerou este pensamento. O impulso vem do princpio que tudo unifica, e que a centelha divina do corao? Ou ser que as foras opostas fazem do corao um campo de batalha? No ltimo caso, aumenta a multiplicidade, ou, como diz o filsofo chins, a multiplicao das mil coisas que fazem obstculo unidade. O segredo reside no corao, neste corao visto como um universo em ponto pequeno, como um crculo, uma roda com um eixo. A chave se encontra na conscincia. Se a conscincia se mantiver no crculo mais externo, que o movimento das mil coisas, somente conseguiremos supor o que a existncia possvel na unidade, somente poderemos desejar a unidade. Da se instaura o movimento do exterior para o interior. Entrever a unidade pode-se transformar em uma experincia de unidade e uma vida baseada na unidade se a conscincia se deslocar para o centro do crculo. Ento, a unidade irradia do interior para o exterior, e o princpio central, a unidade, engloba a multiplicidade.

A batedeira do mar da vida (afresco, Pnjab, sculo XIX)

34

VIVER

NA SIMPLICIDADE DE

CRISTO

Deus est na sublime semelhana e no no esprito das estrelas e dos elementos; ele nada possui alm de si mesmo em sua prpria semelhana. E mesmo que ele possua algo, somente compreende aquilo que nasceu e emanou dele: a alma semelhana de Deus. por isto que tudo o que escrevo parecido com o que escreve um aluno que vai escola. Deus conduziu minha alma a uma escola maravilhosa, e eu realmente no posso admitir que meu ego possa ser ou compreender alguma coisa. Neste mundo de informao ilimitada, ser que Jacob Boehme (1575-1624) ainda tem algo a dizer aos homens modernos, que j sabem de tudo? Qualquer pessoa que parta deste ponto de vista ter pelo menos um sorriso de complacncia lendo os textos e pensamentos deste simples sapateiro de Grlitz na antologia de suas obras intitulada Viver na simplicidade de Cristo*. Mas quem, hoje, ainda fala to convincente e profundamente de Cristo, de Deus e do Esprito Santo? A teologia, o materialismo e as cincias, conduziram a humanidade ao mais baixo ponto de seu desenvolvimento. dio, violncia, guerra, genocdio fazem parte integrante da vida cotidiana. Pesquisas demonstram que o budismo , atualmente, a religio que est-se expandindo mais rapidamente no mundo ocidental. Pode ser que a imagem de Buda, sentado em posio de ltus, com um sorriso sereno em seus 36

lbios, seja mais inspiradora para os que buscam do que a de Jesus sofrendo.

SIMPLICIDADE: CARACTERSTICA
DEIRO?

DO VERDA-

Viver na simplicidade, conforme escreve Jacob Boehme, um conceito que se apresenta completamente diferente em 1998. A prosperidade aproxima os modos de vida de inmeras culturas diferentes e h tal excesso de coisas materiais que a simplicidade novamente percebida como a caracterstica do que verdadeiro. Mas ser que uma decorao interior sbria, quase vazia, com uma nica e bela obra de arte... e todo o conforto, testemunham esta simplicidade descoberta por Jacob Boehme? No escrevo para aqueles que esto imbudos de preconceitos, que compreendem e sabem tudo mas que no entanto no sabem nada, pois eles j esto satisfeitos e ricos, mas sim para os simples como eu, e assim me alegro com meus semelhantes. Qualquer pessoa que tente captar algo da sublime verdade que Boehme quer transmitir a seus semelhantes dever, portanto, se alistar entre os simples; somente assim ficar, talvez, esclarecido o que ele quer dizer por palavras e conceitos como Deus, Esprito e Cristo. Ningum deve pensar mais a meu respeito alm do que est vendo aqui, pois a obra de meu trabalho no

Pgina de rosto da primeira edio inglesa de Aurora, publicada em 1656, em Londres, e venda na The Black-SpreadEagle at the West-End of Pauls.

minha, ela no me pertence a no ser na medida em que o Senhor concedeu. Sou apenas seu instrumento, com o qual Ele faz o que quer. Digo-te isto como uma advertncia, a fim de que ningum tente encontrar em mim um homem que no sou, como se eu fosse um artista e fosse dotado de grande inteligncia.

ANIQUILAMENTO

DO ANTIGO OU ELEVAO

EM UM NOVO MUNDO?

Portanto, no se trata de um estilo de vida sbrio e moderno, de nenhuma obra artstica ou cientfica. Jacob Boehme deseja que seu leitor seja um buscador, algum que aprenda todos os dias e cada vez mais a renunciar a seus prprios desejos. Algum que, aberta e honestamente, a partir da infinita variedade da vida cotidiana, queira penetrar at a Vida na simplicidade de Cristo. Quem era Jacob Boehme, na realidade? O que este homem tinha a dizer a sua poca? E o que podemos aprender com ele? Jacob Boehme nasceu em 1575, em Alteseidenberg, uma cidadezinha situada ao sul da cidade alem de Grlitz, na fronteira polonesa. Sua data de nascimento fica no meio de um perodo muito movimentado, compreendido entre o incio da Reforma (1517) e a atrocidade da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648). As pessoas que tinham esprito conservador estavam preocupadas com a derrocada do mundo, com a vinda do Anticristo e com o anti-papismo, enquanto que os livres-pensadores se interessavam por um novo mundo que

pudesse oferecer novas possibilidades humanidade.

UMA TERA-FEIRA PENTECOSTES...

DEPOIS DE

Jacob Boheme, piedoso e srio, nasce em um mundo em que as comunicaes ainda estavam submetidas s limitaes da distncia. Ele se tornou aprendiz de sapateiro, formou famlia e exerceu sua profisso. Nisto, ele no era nem um pouco diferente de seus semelhantes. Em seu livro Aurora, a aurora nascente (A raz da filosofia, da astrologia e da teologia, escrito em Grlitz, na tera-feira aps Pentecostes, no ano de 37

1612), ele descreve como, por quatro vezes, ele foi tocado pela luz. Na segunda vez, ele pode lanar um olhar at o fundo mais ntimo ou centro da natureza oculta. As idias que ele tirou da no cessaram de se confirmar, pois a cada dia ele encontrava no corao as maravilhas do Criador perfeitamente claras e abertas atravs de tudo o que foi criado.

A VERDADE

EM PALAVRAS

As idias de Boehme eram diametralmente opostas s convices religiosas da poca. O que despertou mais a oposio e o dio foram principalmente seus escritos sobre a vontade oculta de Deus e a vontade do homem. Boehme considerava a fora crstica como mediadora na relao entre Deus e o homem. Cristo era o poder que permitia a reconciliao do homem, que se tornara novamente humilde com seu Criador.

Sua alegria por estes toques era grande, mas ele mal falava dela, se bem que tentasse descrev-la por si mesmo ou com a ajuda de alguns amigos. Segundo ele, isto no era fcil. Tratavase de verdades universais que sempre foram vlidas, mas que so difceis de serem expressas por palavras. que elas tm de ser experimentadas. Jacob Boehme estava perfeitamente consciente disto. As palavras matam a viva corrente divina. E ele lutou para traduzir esta fora viva, pois ele queria servir-se da linguagem to somente para descrever suas experincias, mas principalmente para transmitir a Verdade viva e fazer com que seus semelhantes pudessem senti-la. Em 1613, um manuscrito caiu entre as mos do pregador de Grlitz, Gregoire de Richter. Depois do ofcio religioso, em que Boehme foi atacado do alto do plpito, ele esperou o pregador para perguntar-lhe quais eram os pecados que ele havia cometido e como ele poderia remediar isto. A resposta foi somente uma reao furiosa, e assim comeou uma campanha de dio contra o filsofo teutnico. 38

AUXLIO DIVINO NO EXTERIOR, MAS SIM

INTERIOR

Neste processo, Boehme no coloca o mediador em uma regio celeste indefinida, mas dentro do prprio homem. Ele fala de experincia prpria, pois ele havia encontrado este poder dentro de si mesmo, sem ajuda de nenhuma instituio, pessoa ou texto. Estes assuntos o aproximavam da tradio mstica de Mestre Eckhart (1260-1327/29), Jan van Ruysbroek (1293-1381) e Thomas AKempis (1379-1471). Suas experincias no-dogmticas suscitaram reaes, como acontece com todos os que buscam a verdade: processos, perseguies, campanha de calnias, banimentos, priso. Nada lhe foi poupado. Alm disto, proibiram a publicao de seus escritos. Jacob submeteu-se durante sete anos a este veredicto, e depois reuniu em torno de si um crculo de simpatizantes para esclarecer certas passagens da Aurora nascente, a pedido de alguns amigos. Ele chamou este grupo de Escola do

Pentecostes teosfico. Com auxlio de imagens e de conceitos tirados da Bblia, da astrologia e da alquimia, Boehme tentou fazer com que eles partilhassem com ele a compreenso da relao eterna entre Deus, o homem e o mundo. Seus escritos circularam exclusivamente em pequenos cenculos. Em 1619, ele vivenciou um novo impulso de luz e nos cinco ltimos anos de sua vida ele escreveu trinta livros e mais de cem cartas, cerca de quatro mil pginas, no total. Nesses textos, ele fala do fogo oculto que brilha dentro dele e das dificuldades que encontra em traduzir suas experincias por meio de palavras. Cada novo texto foi sendo seguido por interrogatrios, ameaas e afrontas. Alm disto, Jacob Boehme reagiu em conformidade com suas idias sobre as razes pelas quais Deus permite o sofrimento neste mundo: Pergunta: a razo fala: Por que Deus criou a vida sofrida e dolorosa? As circunstncias da vida no poderiam ser melhores, sem sofrimentos e tormentos, posto que ele o comeo e o fim de todas as coisas? Por que ele tolera a oposio? Por que ele no faz com que o mal desaparea, posto que ele o nico Bem em todas as coisas? Resposta: Uma coisa no pode aprender a se conhecer sem oposio, pois, se ela no tivesse nada que lhe oferecesse resistncia, continuaria indefinida e no se voltaria para si mesma. E se ela no voltasse para dentro de si mesma, l de onde ela provm em sua origem, ela nada saberia a respeito de seu estado. Se a vida natural no conhecesse oposio e se ela no tivesse nenhuma finalidade, ela jamais se perguntaria a respeito das profundezas de onde ela saiu; assim, o Deus oculto continuaria desconhecido para a vida natural.

OPOSIO INEVITVEL NECESSRIA

Por mais que tenha sofrido profundamente o furor satnico de seus perseguidores, que nada compreendiam de seus textos, Boehme continuou sendo clemente, pois sabia que a oposio inevitvel e necessria. Dizem que ele teria dito um dia que seu inimigo preferia um bom copo de vinho a uma discusso sobre o renascimento em Cristo. At sua morte, em 1624, este grande mstico e filsofo foi ignorado pelo clero oficial. Recusaram-lhe um tmulo e uma homlia. Jamais foi publicado qualquer aviso de falecimento. Ao lado de todos estes ultrajes, ele tambm teve reconhecimento e estima. Na corte de Dresden, liam seus textos. Por mais que eles fossem oficialmente proibidos na Alemanha, eles seguiram seu destino at os buscadores, por intermdio de inmeros simpatizantes de outros pases. O negociante holands Abraham Willemszoon van Beyerland desempenhou um papel importante na impresso e na difuso de sua obra.

39

A VIDA EM

DIVINA OFERENDA

A influncia de Boehme sobre o esprito dos europeus ocidentais inegvel. Prncipes, sbios, filsofos, telogos, esotricos, todos se debruaram sobre sua obra e aprenderam muito, sendo influenciados por elas. Entre eles, nomes clebres: Leibnitz, Spinoza, Hegel, Schopenhauer e Newton. Boehme teria, sem dvida, ficado bem espantado em saber que tantos grandes espritos puderam dizer que eram seus discpulos, pois ele no se considerava nem um mestre nem um pastor, nem um ser excepcional! Ele viveu muito lucidamente, em divina oferenda, e transmitiu suas experincias e percepes queles que eram receptivos a elas. assim que tentou levar seus semelhantes ao renascimento pela fora de Cristo, acontecimento interior no ligado ao tempo ou a dogmas. No decorrer de quatro sculos, ele deu uma nova esperana a muitos. Assim, descobriram que o homem leva duas vidas: a do homem biolgico que se constri com ajuda de inmeras foras naturais, e a vida cuja essncia tem por origem o Criador. Somente poderemos atingir esta ltima graas ao renascimento pela fora crstica universal, processo que se desenvolve no homem interior. O homem da natureza deve diminuir cotidianamente para finalmente se aniquilar a fim de que o ser de essncia divina desperte. Jacob Boehme no considerava Cristo como uma pessoa, mas como uma fora recriadora. Uma fora una, simples, que preciso ser admitida no 40

corao: a nica fora que sempre foi, e ser. a partir desta fora que se desenvolve a verdadeira vida que Jacob Boehme designa pelas seguintes palavras: Viver na simplicidade de Cristo.

* Levend in de eenvoud van Christus (Anthologia das obras de Jacob Boehme), Rozekruis Pers, Haarlem, Holanda, 1998.

ESCOLHER OU SER ESCOLHIDO MAS PODEMOS AINDA ESCOLHER?

Eia! Desamos e confundamos ali a sua lngua, para que no entenda um a lngua do outro. Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra. Esta passagem da Gnese (11: 7-8) tirada do captulo intitulado A Torre de Babel.

lidos. Ser que no h um exagero de informaes? Os experts partem do princpio de que o crebro faz, de fato, uma seleo mais ou menos cuidadosa e retm apenas 20%. Ele joga fora o restante ou simplesmente se recusa a deixar entrar!

SELEO Vivemos em um tempo de abundncia e confuso. O homem atual se encontra no somente face confuso das lnguas da Torre de Babel, isto em razo da rede de comunicao mundial, mas tambm a afluxos crescentes de informaes s vezes teis mas, na maior parte do tempo desprovidas de sentido, que atingem pelo som e pela imagem, e entre as quais preciso fazermos uma escolha. A Internet uma fonte quase ilimitada de informaes que abrange o mundo inteiro. Quem recebe excesso de informaes j no tem o que indagar, declarou um jornalista, a partir de suas prprias experincias. Desde manh e at a noite, a rdio e a televiso derramam suas informaes e suas imagens nas orelhas e olhos de milhes de ouvintes e telespectadores. Emissoras regionais, nacionais e internacionais enchem o ter com suas informaes e disputam as melhores ondas. Podemos dizer o mesmo a respeito dos jornais dirios, semanrios e edies opinativas. Algumas edies de final de semana quase nem conseguem caber nas caixas de correio. Dezenas de pginas consumveis aterrissaro na segunda-feira, talvez at antes, na lata de lixo. Pesquisas mostraram que 60% do contedo destas edies no so

DE INFORMAES

Escolher uma das coisas mais difceis e a questo de saber se o homem ainda pode escolher livremente extremamente atual. Um supermercado j oferece 15.000 produtos diferentes. Todas as semanas aparecem novas sobremesas com gostos inditos, um refrigerante atraente. Ao ato de escolher alguma coisa no meio deste mar de ofertas chamamos, nos pases ricos, fazer compras: e esta uma ocupao necessria para milhes de pessoas. A oferta de escolas e universidades tambm est cada vez mais ampla. A publicidade leva o estudante a fazer sua escolha, com folhetos luxuosos que atraem sua ateno para aprender tal ou tal especialidade, em tal ou tal lugar. E exige-se cada vez mais cedo que os estudantes tomem sua deciso, mas a escolha est ficando cada vez mais difcil. Nestas condies, ser que no podemos fazer uma analogia com o mito da Torre de Babel e da confuso das lnguas? Em 1998 foi publicada, na Holanda, uma enquete sobre religio: sua concluso principal era que as igrejas estavam perdendo rapidamente terreno, embora as pessoas sejam efetivamente crentes. As novas religies e filosofias, sem 41

contar a corrente da Nova Era, progrediram muito nos ltimos dez anos. Por que este excesso de informaes em tantos setores? Seria uma conseqncia do crescimento do individualismo, ou de um processo de desenvolvimento da conscincia? Em nossos dias, todos querem ter suas prprias pequenas idias, um carro de modelo especial, uma casa personalizada, uma formao especializada. O que curioso que esta tendncia a endeusar a personalidade segue paralelamente com um processo de nivelamento que diz respeito quase totalidade do mundo. Livros, filmes, teatros, televiso, tudo isto est mergulhado na mesma atmosfera, em mbito internacional.

tal.

COMO

FICAMOS, NISSO TUDO?

CULPA

E ISOLAMENTO

Um jornal matinal saiu com um suplemento intitulado: O estado mental da Holanda. Na introduo, lia-se: Neste ano, pela primeira vez, mais de mil holandeses tero 100 anos, contra os quinhentos de doze anos atrs e os trinta de h um sculo. A vida eterna est prxima. Mas, agora que temos tudo, que podemos tudo, a culpa e o isolamento comeam a nos atormentar. O tdio toma conta de ns, o vazio interior nos leva a buscar distraes, procuramos estimulantes cada vez mais fortes para expulsar o tdio. E o jornal continua: Msica e dana esto a para nos divertir, a igreja nos garante os dias de festa... Mas, onde est a felicidade permanente? Esta a pergunta final que no tem resposta, mas que fundamen42

A pessoa que se examina de modo crtico, pode acabar descobrindo com espanto que, apesar de seus princpios, suas abstenes e suas boas intenes, ainda propaga involuntariamente o modelo da sociedade de consumo. Neste sentido, muitos, como ratos ou hamsters em sua roleta, ficam girando e girando sem fim, fazendo o jogo dos aproveitadores e dos caa-bobos, sem restries, comprando todo o tipo de artigos, necessrios ou no, sem poder fazer de outro modo. O desejo de possuir cada vez mais no criou mais felicidade. A qualidade da vida em sociedade no melhorou. Mas ser que podemos encontrar uma estabilidade e uma qualidade de vida melhores do que isto? O escritor holands Henri Borel (1869-1933), que trabalhou durante muitos anos como intrprete na China, escreveu, no incio do sculo: O Esprito da China, livro em que ele d a palavra a Tchuang-Ts, um sucessor de Lao-Ts, que expe como conseguir uma vida melhor: Cada coisa manifesta Tao por sua existncia, sua vida; pois Tao a unidade na mudana, a unidade que mantm ao mesmo tempo a multiplicidade das coisas e os instantes que se sucedem na vida. por isso que o homem que percorre seu caminho sem mudanas no a manifestao completa de Tao, mas sim aquele que, graas a uma mudana muito importante, se une dentro dele mais pura unidade. H dois

tipos de vida. A primeira a vida comum, a usura at a extino; a segunda a transformao eterna e sua unidade no Esprito. Quem no se deixa degradar pela vida, mas se renova sem parar, mantm seu ser na mudana e, por meio dela - o que no um estado esttico, mas justamente o caminho de Tao - consegue se transformar e manter-se eternamente. Trata-se, portanto, diz Tchuang-Ts, de vivenciar a unidade das coisas em sua multiplicidade. evidente que para isto necessrio ser receptivo e fazer sua prpria escolha: escolher se degradar com a vida, ou se transformar eternamente em unidade com o Esprito. Deste ponto de vista, a escolha no difcil. O livro As Npcias Alqumicas de Christian Rosenkreuz*, o grande clssico dos rosa-cruzes do sculo XVII, publicado em 1616, trata das qualidades interiores e do prottipo do buscador da verdade. Este buscador, Christian Rosenkreuz, se encontra muitas vezes diante de uma escolha radical, mas percebe-se claramente, pelo texto, que sua escolha determinada por sua orientao interior: ...refleti longamente at ficar faminto e sedento por conta do grande esforo. Tomei, por isso, meu po e o parti em pedaos. Uma nvea pomba, que estava sobre a rvore, e contudo eu no havia percebido, voou para baixo e, qui por costume, veio mansamente at mim, de modo que prazerosamente reparti meu po com ela, que o aceitou. Ela refrigerou-me um pouco por sua beleza. Assim que seu inimigo, um corvo negro, viu isso, partiu para ela. Uma vez que queria tomar seu po, e no o meu, ela

somente pde salvar-se fugindo. Voaram, por isso, rumo ao meio-dia, o que me irritou e afligiu de tal maneira que, sem refletir, persegui o corvo insolente e, contra minha vontade, percorri quase um acre por um dos caminhos citados, enxotei o corvo e livrei a pomba.

* As Npcias Alqumicas de Christian Rosenkreuz, Tomo I, pginas XXXII e XXXIII, Jan van Rijckenborgh, 1993, Lectorium Rosicrucianum, So Paulo, Brasil.

43

TEMPLO DE AQUARIUS (uma foto do templo de Aquarius, dentro do arco) Templo da Harmonia, Templo do Poder, Templo da Luz, Eu te sado! Das sete colunas que sustentaram o trabalho na primeira fase, foste considerado a Sexta coluna da Gnosis, o guardio fiel, guardio dos tesouros gnsticos no hemisfrio sul. Eu te sado, querido templo! Dentro de tuas paredes fui forjado um obreiro da Fraternidade. Abriste-me as portas e mandaste levar a palavra queles que tm ouvido para ouvir. Abandonei-te para cuidar de seu filho dileto, Pedra Angular. Ainda espero voltar um dia. Tua contraparte etrica est firmada na Igreja Triunfante e, por outro lado, minha contagem regressiva est chegando ao fim. Um pouco mais e estaremos juntos, querido templo, e ento farei uma prece de gratido por tudo o que de ti recebi , em especial, por tudo o que pude dar e assim, querido templo, continuaremos trabalhando juntos pela eternidade! Antnio Lazaro FIM

44

You might also like