You are on page 1of 17

Habilidades Sociais Educativas Parentais: Programa de Interveno para Familiares de Educandos com Transtorno Global do Desenvolvimento

Escrito por: Andra Lilian Andrade Castro, Eulina Gama Passos Neta e Sidenise Estrelado Sousa

Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar as principais dificuldades enfrentadas pelas famlias na educao dos filhos com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), assinalando os fatores educativos parentais que favorecem ou prejudicam o desenvolvimento social e adaptativo do educando, visando propor um programa de interveno. A pesquisa em questo considerou a abordagem AnalticoComportamental e o Programa de Treinamento de pais para fundamentar este trabalho. A modalidade de pesquisa adotada foi a pesquisa ao. Essa metodologia social possibilita ao pesquisador detectar um problema em seu meio laboral e junto com outros atores, buscar sua soluo. Foram includas no estudo dez mes, vinculadas a uma instituio pblica de atendimento educacional especializada, referncia para pessoas com TGD no municpio de Salvador-Bahia. A partir do levantamento e anlise dos dados, foi possvel observar que os pais revelam muitas dificuldades no que concerne aos limites, demonstrando inabilidade para lidar com comportamentos externalizantes dos filhos. Foi evidenciado que a falta de conhecimento dos pais atrelada a ausncia de orientao em relao s possibilidades e dificuldades dos filhos deixam a famlia insegura e temerosa em relao monitorao do comportamento dos filhos. Uma tendncia por parte das participantes foi atribuir os problemas comportamentais dos filhos (as) como uma consequencia do Transtorno Global do Desenvolvimento, desconsiderando os aspectos educativos e o manejo como uma das causas da instalao de certos comportamentos. Conclui-se que existe ligao entre as prticas educativas parentais apresentadas pelos pais pesquisados e comportamento inadequado dos filhos. Palavras-chave: Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD). Famlia. Prticas educativas parentais. Programa de interveno.

1 Introduo
A famlia enquanto sistema social com dinmicas diversificadas ainda vista como unidade bsica de desenvolvimento das experincias positivas ou negativas das realizaes do homem. Falar sobre ncleo familiar no fcil, pois a mesma constitui uma rede complexa cheia de contradies. Amy Swerdlow (1981 apudSARDENBERG, 1997) pontua que a simples meno do termo suscita diversas emoes: sentimentos de amor e dor, memrias de momentos agradveis ou ruins e sentimentos de lealdade e obrigao.

Neste contexto, percebe-se que pesquisas sobre a famlia e as respectivas habilidades educativas parentais tm adquirido cada vez mais importncia tanto nos meios acadmicos quanto nos meios sociais. Silveira (2007) informa que tais estudos buscam conhecer e destacar o valor das aes educativas dos pais e da famlia frente s dificuldades de comportamento dos filhos, considerando as aes adequadas quanto s inadequadas. Esses dados deixam evidente que a aprendizagem dos comportamentos socialmente competentes comea nas primeiras interaes familiares, com a criana sofrendo influncia das prticas educativas parentais. Analisando trabalhos de Sidman (1995), Del Prette e Del Prette (1999), BolsoniSilva e Marturano (2002), possvel identificar muitos estudos relacionados s prticas educativas parentais como determinantes para problemas de comportamento e comportamento antissocial dos filhos, porm grande parte destas pesquisas tem como foco crianas com desenvolvimento tpico. No tocante ao estudo de prticas educativas parentais de famlias de crianas com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), observa-se que trabalhos nesta rea so escassos. No entanto, cabe destacar que nos ltimos anos, houve um aumento significativo nas pesquisas cientficas, especificamente sobre autismo, direcionadas a natureza do transtorno, sua sintomatologia e possveis estratgias de tratamento, porm desconsiderando o contexto familiar e a prtica parental como elemento de promoo de comportamentos socialmente adequados ou de comportamentos considerados, pelos pais, como indesejveis, os quais so entendidos como comportamentos que prejudicam a interao da criana com seus pares e adultos de sua convivncia. De acordo com Silveira (2007), a presena de uma criana com Transtorno Global do Desenvolvimento no contexto familiar provoca impacto no papel dos pais, afetando a famlia de vrias formas, tornando-as mais vulnerveis experincia de stress devido aos problemas no desenvolvimento da criana. Os problemas oriundos do quadro sintomtico afetam a comunicao, expresso emocional e reconhecimento de emoes, conduzindo-os a comportamentos restritos, repetitivos e muitas vezes considerados inadequados. Nessa perspectiva, Baio (2008) afirma que medida que os pais de crianas com Transtorno Global do Desenvolvimento se adaptam ao nascimento de seu filho, surgem dificuldades relacionais parentais. Essas crianas so, em especial, dependentes em longo prazo, exigentes para com as famlias no sentido em que as suas necessidades so muitas, e requerem qualitativa e quantitativamente suporte para o seu desenvolvimento (WOOLFSON; GRANT, 2006 apud BAIO, 2008). Diante desse quadro referencial, o estudo em pauta levantou a seguinte questo problema: Quais as principais dificuldades enfrentadas por familiares de crianas com

TGD em relao educao de seus filhos, especificamente em relao s habilidades educativas? Considerando essa problemtica, o objetivo central que norteia a elaborao deste trabalho buscou investigar as principais dificuldades enfrentadas pelos pais na educao dos filhos com TGD, em relao s prticas educativas parentais, assinalando os fatores que favorecem ou prejudicam o desenvolvimento social e adaptativo do filho (a), visando propor um programa de interveno. Cabe ressaltar que estudo dessa temtica reveste-se de grande importncia na medida em que visa conhecer o educando e a sua dinmica familiar (prticas educativas, valores, crenas, prioridades, situao socioeconmica e cultural) para proceder s intervenes necessrias, como tambm envolver toda famlia no processo. Na mesma linha de raciocnio, Goulart e Assis (2002), destacam a importncia de aes interventivas capazes de identificar a funo do comportamento da criana com TGDEssas aes devem partir de um estudo individualizado com base na anlise funcional do comportamento, no deve restringir-se aplicao de procedimentos baseados exclusivamente em formas generalistas de diagnstico como, por exemplo, as descritas em manuais como DSM e a CID-10. Percebe-se que tais manuais limitam o diagnstico do Transtorno Global do Desenvolvimento, ao considerar os sintomas de uma forma generalista, como se esses indivduos fossem membros de um grupo homogneo. Nessa perspectiva, Goulart e Assis (2002), evidenciam que existem caractersticas do repertrio de pessoas com TGD que so comuns a todos que possuem o transtorno, mas elas no so suficientes para que se caracterize e avalie um caso individual de autismo e/ou asperger, dentre outros.

Visto por esse prisma, as diferenas individuais, fruto da histria de aprendizagem e das diversas contingncias sociais, econmicas e culturais, que constituem os repertrios comportamentais que diferenciam as pessoas, no so contempladas pela categorizao apresentada pelos manuais. Os comportamentos caractersticos do repertrio das pessoas diagnosticadas com o transtorno so apresentados em termos estritamente topogrficos, isto , com base na forma como os comportamentos se apresentam (GOULART; ASSIS, 2002). relevante pontuar com base nos autores citados que as abordagens de tratamento baseadas exclusivamente na topografia dos comportamentos-problema podem trazer alguns prejuzos, uma vez que tendem a ignorar fatores motivacionais por trs de sua ocorrncia.

Nesse contexto, o presente estudo considerou a abordagem AnalticoComportamental com foco em habilidades sociais e no Programa de Treinamento de pais para fundamentar este trabalho, no qual foi constatado que o papel dos pais e suas aes educativas so pontos cruciais na compreenso e desenvolvimento dos problemas comportamentais. Sendo assim, os comportamentos inadequados e os adequados so compreendidos com base nas aes antecedentes e nas consequncias que os mantm. Na viso analtico-comportamental, os comportamentos esto relacionados a eventos antecedentes e so mantidos por suas consequncias. Porm, nem sempre as consequncias que controlam o comportamento so perceptveis, sendo necessrio ficar atento e analisar as contingncias. Nessa direo, Goulart e Assis (2002) afirmam que qualquer interveno que ignore as consequncias enquanto variveis controladoras dos comportamentos (considerando apenas a topografia do comportamento) tendem a ser reducionistas e pontuais, constituindo estratgias ineficazes, seja na eliminao de comportamentosproblema ou no estabelecimento de novas habilidades. Considerando o carter idiossincrtico do Transtorno Global do Desenvolvimento, a Anlise Aplicada do Comportamento, prope uma anlise funcional do comportamento das pessoas com TGD, a fim de identificar que aspectos do ambiente dos indivduos controlam ou poderiam estar controlando seu comportamento. A partir da anlise dos ambientes naturais dos indivduos, procura-se ensinar habilidades necessrias, que esto ausentes ou apresentam-se prejudicadas no repertrio do sujeito.

2 Metodologia
A modalidade de estudo adotada foi a da pesquisa ao. Nesse sentido, Thiollent (2007) evidencia a eficcia nesse tipo de pesquisa pela sua praticidade, j que a mesma consiste em resolver ou esclarecer os problemas da situao observada.

2.1 Participantes
Foram includas no estudo dez participantes, vinculadas a uma instituio pblica de atendimento educacional especializado de pessoas com TGD, no municpio de Salvador-Bahia. Com base nos critrios para participao nesta pesquisa, tanto os pais quanto as mes poderiam participar da proposta, desde que seu (sua) filho (a) estivesse matriculado na instituio em questo e que fosse devidamente diagnosticado dentro do quadro de TGD.

Participaram da pesquisa, as mes que aceitaram ser voluntrias e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A coleta de dados ocorreu ao longo de um ms.

2.2 Instrumentos
Foram delineados e adaptados especialmente para este estudo dois instrumentos. O primeiro, um questionrio para avaliar prticas educativas parentais. O qual buscou investigar as caractersticas sociodemogrficas dos participantes, como tambm, itens relativos ao diagnstico, escolaridade, medicao, tratamento da criana e dados sobre dificuldades em relao s habilidades educativas parentais. Esse instrumento consta de um roteiro de entrevista semiestruturada, tendo por finalidade investigar o estilo parental das participantes e dos conjugues, identificar, tambm, se h discordncia em relao educao dos filhos. As questes foram formuladas com o propsito de favorecer a produo de um contexto de reflexo aprofundada acerca das vivncias dessas mes. O segundo instrumento Questionrio para identificar a interao entre pais e filhos com TGD objetivou analisar o comportamento dos filhos (a) descrito pelos pais como inadequado, com foco na funo, a descrio contextual, os antecedente e os consequentes dos comportamentos destacados.

2.3 Coleta de dados


Cada participante foi contatada pelas pesquisadoras, que apresentaram o convite para participao no estudo. Com a anuncia das participantes, foi agendada a entrevista. As entrevistas iniciais e de aprofundamento do tema foram realizadas individualmente, em situao face a face, no momento mais oportuno para as participantes. A coleta dos dados ocorreu em sala reservada da instituio. As pesquisadoras procuraram manter um ambiente acolhedor, encorajando a livre expresso de pensamentos e sentimentos. Utilizou-se a tcnica do dirio de campo para registrar os dados. 2.4 Anlises dos dados A partir da pesquisa documental e das anlises dos dados coletados na entrevista foram organizadas as informaes relativas ao objeto de investigao. Aps a leitura criteriosa de todo material, atentou-se classificao dos dados em temas. Foi utilizado como tcnica a anlise do contedo (TRIVIOS, 1987).

A anlise dos dados permitiu identificar aspectos convergentes e divergentes relacionados classificao do estilo parental e dificuldades especficas, pontuadas pelas participantes em relao educao de seus filhos.

3 Resultados e Discusses
Foram entrevistadas dez mes, todas tinham seus filhos atendidos pelo Centro de Atendimento Educacional escolhido como campo da pesquisa. Tais participantes sero identificadas neste estudo, da seguinte forma (P1, P2, P3, P4, P5, P6, P7, P8, P9 e P10). A faixa etria das mes era de 27 a 44 anos. Sendo que, duas participantes trabalhavam fora e as demais cuidavam da casa. Quanto religiosidade, h um predomnio da religio protestante. Os dados sociodemogrficos, como idade da me e idade da criana, nmero de filhos, escolaridade da me, religio e renda per capita, indicam que se trata de um grupo heterogneo, com caractersticas diversificadas, exceo do estado civil (quase todas casadas) e da caracterstica do trabalho da me, j que a maioria cuidadora direta do filho com TGD, ocupando-se tambm dos afazeres domsticos.

Com relao escolaridade das mes, verificou-se que trs participantes possuam o ensino fundamental (completo ou incompleto), seis o ensino mdio (completo ou incompleto) e apenas uma o superior incompleto.

A idade mdia das crianas foi de aproximadamente 07 anos, sendo que a menor tinha cinco anos e, a de maior idade, 12 anos. Em mdia, as famlias envolvidas no estudo constituam-se de dois a trs filhos.

Constatou-se que as mes tm uma rotina diria que inclui os afazeres domsticos, cuidados pessoais e familiares e, prioritariamente, os cuidados que envolvem o filho com TGD. Quanto renda, h uma predominncia de um salrio mnimo por famlia. Nos encontros para realizao das entrevistas, as participantes puderem compartilhar as experincias vivenciadas no tocante a suas prticas educativas parentais. Assim, analisando as falas, fica evidente que a maior parte das mes, sentese impotente no que se refere educao de seus filhos. As mes utilizaram suas narrativas para exprimir situao de stress, sobrecarga fsica e emocional. Tal relato foi mais comum da parte de mes que os filhos apresentam comportamentos inadequados e dificuldades acentuadas de comunicao e socializao. Alm disso, as participantes mencionam o acmulo de funes, ou seja,

elas cuidam da casa, dos outros filhos, leva-o(s) ao mdico, ao atendimento educacional, escola, dentre outras demandas. Os relatos maternos demonstraram que a situao da criana com Transtorno Global do Desenvolvimento exige adaptaes no s no cotidiano, mas no ambiente familiar como um todo, e que alguns pais e irmos dessas crianas tambm vivenciam dificuldades para lidar com a situao e o manejo comportamental, gerando assim, uma sobrecarga psicolgica contnua, que compromete sua qualidade de vida. Esses dados confirmam os estudos de Moes e Cols (1992 apud FVERO; SANTOS, 2005), pois os mesmos esclarecem que as mes de crianas autistas mostram significativamente mais stress do que os genitores. Os autores sugerem que o stress pode estar relacionado s diferentes responsabilidades com a criana designada para cada cuidador. No que diz respeito sobrecarga fsica e emocional pontuada pelas participantes, Gray (1997 apud FAVERO; SANTOS, 2005), destacam o impacto de crianas autistas sobre a sade mental de suas mes. Os autores revelam que o cuidado de uma criana autista constitui uma sobrecarga emocional, fsica e financeira para seus pais.

De acordo aos relatos, nota-se que a figura paterna responsvel pelo sustento de seus familiares, enquanto as mes ficam como cuidadoras primrias de seus filhos. A maior parte (sete participantes) vive exclusivamente para o lar e para cuidar do filho com TGD. Foi revelada tambm uma tendncia desses familiares ao isolamento social e a problemas de relacionamento conjugal, devido discordncia na conduo da educao do filho. A partir dos dados revelados no estudo, ficou evidente que o stress das participantes e de seus respectivos cnjuges est associado gravidade da sintomatologia, ou seja, os comportamentos inadequados, as dificuldades de comunicao e socializao apresentadas por seus filhos, sendo que estes foram descritos como fatores preditores do isolamento social e conflitos conjugais nas famlias. Percebe-se, atravs dos relatos, que h uma tendncia das participantes e de seus conjugues a usarem os modelos usados pelos seus progenitores como referncia na educao de seus filhos; tais prticas esto marcadas pela punio fsica, ateno negativa, ausncia de dilogo, dificuldade para brincar e inabilidade para reforar comportamentos adequados. Este aspecto salientado por Oliveira et al (2002), quando afirmam que alm dos estilos parentais influenciarem em diversos aspectos no desenvolvimento dos filhos,

podem estar determinando o estilo parental que os filhos vo adotar futuramente, havendo uma transmisso intergeracional de estilos parentais. Para melhor compreenso dos dados coletados e atender os objetivos propostos nesta pesquisa, organizou-se, a partir da anlise das entrevistas e aplicao dos instrumentos, categorias temticas mais significativas e amplas, referentes entrevista aplicada as mes participantes.

3.1 Habilidades sociais educativas parentais que as participantes identificaram dificuldade para lidar
Para verificar tais dificuldades foi aplicado o questionrio para avaliar prticas educativas parentais, adaptado e elaborado a partir das proposies de autores da rea de habilidades sociais (Del Prette; Del Prette, 1999; Caballo, 1991). De acordo a Bolsoni-Silva e Loureiro (2010), as habilidades sociais educativas parentais podem ser classificadas nas seguintes categorias: comunicao (conversar, perguntar), expresso de sentimentos e enfrentamento (expressar sentimentos positivos, negativos e opinies, demonstrar carinho, brincar) e estabelecimento de limites (identificar consequncia de comportamentos socialmente habilidosos e no habilidosos, estabelecer regras, ter consistncia, concordar com cnjuge, cumprir promessas, identificar erros e pedir desculpas). No tocante s Habilidades Sociais Educativas Parentais, as dificuldades citadas pelas participantes em ordem de inabilidade foram: a) Estabelecer limites (cinco participantes); b) Auto-avaliar-se quanto os erros na forma de educar (duas participantes); c) Discriminar comportamentos inadequados (duas participantes) e; d) Brincar com o filho (uma participante). No foram pontuados os itens: expressar sentimentos positivos; demonstrar carinho e identificar comportamentos adequados dos filhos. No tocante s dificuldades pontuadas, as participantes revelaram no item:

A. Estabelecer limites
As mes relatam se sentirem mal ao estabelecer certos limites j que seus filhos tm muitas restries. Fico pensando, ele j tem tanta dificuldade, por que eu vou tornar as coisas mais difceis. Tenho que aprender a dizer no para ele. (P2).

Olho para ele quando ele no faz o que mando e sei que ele faz isso, pois no me entende, tem tantas limitaes, no fala, no brinca com outras crianas. (P4).

Meu filho j nasceu com as normas e limites impostos por Deus. Minha dificuldade dizer as regras para ele, sei que ele no entende. Voc sabe que criana com autismo no entende regras e no quer cumprir. (P6).

Minha famlia reclama, pois sou mole para d limites. Fico com o corao cortado. Quando ele quer algo e eu no dou. (P1) Eu no fao porque, na verdade, desistir de dar regras e certas normas, j que ele no cumpre os combinados. (P7) Nesse contexto, cabe enfatizar o estudo de Martins e Pedroso (2008), o qual destaca a importncia do estabelecimento de limites para o desenvolvimento da criana. Os autores mencionam que fundamental que a criana conviva com regras claras, as quais lhe indiquem como agir e quais as consequncias de sua conduta.

Ampliando esta discusso, Martins e Pedroso (2008, p.107) pontuam: [...] se o estabelecimento de regras e limites fundamental para o saudvel desenvolvimento infantil, salientamos que o mesmo no pode ser diferente ou negligenciado diante da criana com necessidade especial. Os autores acrescentam que as orientaes disponibilizadas pelos pais em determinadas situaes permitir que seus filhos possam organizar e ajustar seu comportamento. Quanto dificuldade de estabelecer normas e regras reveladas pelas participantes, pertinente destacar Costa (2004, p.11), pois a mesma afirma que as regras/normas familiares constituem os limites, as fronteiras do sistema familiar. Se as regras so impostas de forma rgida, os limites so rgidos (dificultam a comunicao e a compreenso recprocas). Quando as regras so claras, mas com flexibilidade, temos limites funcionais claros. Outro item que merece destaque diz respeito dificuldade de dizer no. Muito comum nas falas das mes entrevistadas. Uma participante merece destaque:

Muitas vezes quando estou na rua, ele pede uma coisa e eu no dou, a ele comea a chorar, gritar. Pego e dou. No digo no, pois fico com vergonha das pessoas quando

fica em crise. (P4). Sobre esse fato, Bolsoni-Silva e Marturano (2002), revelam que as Habilidades Sociais Educativas de "dizer no" e "negociar" tambm so importantes no que se referem s prticas educativas mais amplas de estabelecer limites. Os autores destacam que os pais necessitam aprender a dizer no para pedidos no razoveis dos filhos, porm, necessrio que se faa a anlise do pedido, para poder verificar se realmente no razovel, pois, se for, podem negociar com os filhos, de forma que ambas as partes cedam em algo. Outro aspecto, a ser pontuado em relao a essa fala (P4), diz respeito instalao e manuteno de comportamentos inadequados. Vimos que a me est reforando comportamentos inadequados do filho, fugindo do aversivo que a crtica social. Nesse sentido, faz-se necessrio que os pais e as mes ofeream ateno para comportamentos positivos dos filhos, assim como pequenas conquistas, e no apenas aos comportamentos considerados inadequados. Assim, possvel que se reduza a probabilidade do surgimento de problemas de comportamento. Na fala das participantes ouviu-se queixas a respeito da falta de disciplina dos filhos, destacando a agressividade e o comportamento de birra como comportamentos que as deixam impacientes e estressadas. As falam a seguir elucidam:

O que mais me incomoda os ataques dele quando estamos no nibus ou na rua. Na escola recebo muita queixa. D vontade de tirar. (P.5).

Perco a pacincia quando ele faz birra. s vezes quero deixar tudo.... (P.8). O que me tira do srio, incomoda mesmo, a agressividade, quando ele chuta do nada. Ele s faz o que quer. (P.10). A partir dessas revelaes pode-se inferir sobre a ambiguidade na relao mes e filhos (as), pois as participantes almejam que seus filhos tenham um repertrio comportamental adequado, porm sentem dificuldade de estabelecer limites, na medida em que consideram que os mesmos possuem dificuldade para compreender as solicitaes ou se sentem culpadas por seus filhos apresentarem diversas restries comportamentais, sociais e comunicativas, como aponta os depoimentos. Nesse contexto, fica evidente o mecanismo de culpabilizao e autoatribuio das causas da patologia do filho. Tal fato conduz as participantes a uma espcie de superproteo, decorrente da subvalorizao das capacidades da criana.

Diante do exposto, convm chamar ateno para conduta comportamental das mes, conforme relatos acima, a qual demonstra reforamento inadequado frente a situaes diversas, implicando na instalao e/ou manuteno dos comportamentos inadequados da criana com TGD, os quais so geralmente atribudos ao Transtorno, severidade do problema, desconsiderando a histria de vida e o contexto em que a mesma est inserida. Esse estudo parte do pressuposto, como destacado inicialmente, que o desenvolvimento humano, assim como, os problemas de comportamento no esto relacionados meramente s caractersticas dos indivduos e seu temperamento, mas com a estrutura familiar, as prticas parentais adotadas, os aspectos sociais e culturais. Nesse sentido, os comportamentos de birra e agressividade, dentre outros, apresentados pelos educandos no esto necessariamente relacionados ao Transtorno Global de Desenvolvimento e sim que s prticas parentais e ao contexto em que os mesmos esto inseridos. Um aspecto importante dos resultados refere-se s habilidades de demonstrar carinhos e de identificar comportamentos positivos, descritas pelas mes como presentes na educao de seus filhos. Tais comportamentos ajudam a criana a se sentir aceita e amada, assim como, fornece aos filhos modelos de interao social satisfatria. O bom relacionamento entre os membros familiares envolve equilbrio de reforadores, valores, respeito, expresso de sentimentos, empatia e cooperao.

B. e C. Auto-avaliar-se quanto os erros na forma de educar (duas participantes) e discriminar comportamentos inadequados dos filhos (duas participantes)
Nessa categoria, as participantes pontuaram: No sei como educar meu filho. Fico perguntando se t fazendo a coisa certa. s vezes perco a pacincia e dou umas palmadas. Isso certo, no sei mais o que fazer? (P.8). Estou cheia de dvidas, no sei bem o que fao. (P.3) s vezes no sei se o que meu filho faz certo ou errado. Se coisa de autista ou de qualquer criana. Me sinto mal com isso, d uma angstia. (P.9). Sabe, quando ele d as crises, no sei se faz parte do quadro, ou se ele indisciplinado mesmo. (P.5)

Estes comentrios revelam que as mes no sabem o que fazer diante de respostas inadequadas, ou seja, diante de comportamentos que no contribuem para uma boa convivncia e no so bem aceitos no meio em que vivem e nem na sociedade em geral. Ficou evidente que os pais recorrerem quase sempre a punies fsicas diante de tais comportamentos. Considerando esses dados, pode-se inferir que, quando uma me diz que no sabe mais o que fazer com seu filho, est revelando, claramente, que est faltando apoio da sociedade, falta informao, orientao por parte dos centros de atendimento educacional especializado, porm, falta tambm, um movimento por parte dessas famlias para solucionar seus prprios problemas. Nesta perspectiva, cabe pontuar que temos poucos programas de poltica pblica que atendam as famlias das pessoas com TGD e suas necessidades no tocante a informaes, apoio emocional e aes preventivas de problemas tantos sociais quanto psicolgicos que so decorrentes do stress e sentimentos de impotncia.

D. Brincar com os filhos


Quanto a este item uma me pontuou: Ele no gosta de brincar, fica irritado. s vezes ele brinca com o irmo, mas eu no tenho tempo. (P.10) Cabe destacar que as brincadeiras so importantes para aproximar os pais de seus filhos, alm de servir como fonte de intimidade e proximidade. Observa-se nas falas das participantes que, mesmo aquelas que afirmaram que no possuem dificuldade para brincar com seu (sua) filho (a), relataram no ter tempo para faz-lo, ou at mesmo informaram que seus filhos possuem dificuldades para engajar-se nas brincadeiras e que este fato desmotivante para as mesmas. Brincar, eu no tenho dificuldade, mas no tenho tempo. (P.1) Fico desanimada em brincar com ela, pois ela prefere ficar sozinha. (P.7) H tambm relatos de superviso estressante, caracterizada pela exagerada vigilncia ou fiscalizao dos pais para com seus filhos: No tenho tempo de brincar, mas dificuldade de brincar com meu filho, eu no tenho. muita coisa na cabea. Eu me preocupo em ficar fiscalizar meu filho, na verdade no gosto que ele brinque nem com o irmo, pois o irmo bate. (p.4)

Ele gosta de brincar sozinho e a deixo, mas no deixo ele brincar com o vizinho, perigoso. Fico de olho.( P.5) Fica claro nas falas, que tanto as mes quantos os pais interagem mais com seus filhos nos momentos de corrigir ou criticar. Os momentos de interao e troca emocionais so limitados.

3.2 Quanto ao estilo parental


As mes encontraram grande dificuldade em responder essa questo quanto ao estilo parental. O instrumento disponibilizou trs estilos: autoritrio, permissivo e participativo. O estilo parental est relacionado forma como os pais lidam com questes de poder e de hierarquia. As participantes foram unanimes em afirmar que tinha um pouco de cada uma. No entanto, quatro mes identificaram-se como permissivas, trs como autoritrias e duas como participativas. Quanto aos pais, seis mes classificaram seus conjugues como autoritrios, sendo quatro como permissivos. Veja as declaraes a seguir: Depende do momento, tem dias que quando ele est bem, sou participativa,

mas sou um pouco permissiva. O pai autoritrio, vai chegando e batendo, caso precise, no tem conversa. E se ele tiver irritado e o filho fazer alguma coisa ele descarrega.
No sei bem, sou tudo um pouco. Acho que sou participativa, autoritria quando ele comea a bater no irmo. O pai permissivo. Faz tudo que ele quer. Foi identificado que h uma predominncia do estilo parental permissivo e agressivo. Outro fato que merece ser mencionado, diz respeito aos pais que descontam nos filhos suas irritaes presentes, descarregando seu nervosismo no filho, criando muitas vezes situaes de grande incoerncia. H aqui uma confuso entre disciplinar e agredir.

3.3 Relacionamento conjugal e discordncia em relao educao do filho(a)


Segundo as entrevistas, h uma grande discordncia no estilo de educar. O conjugue, a maioria das vezes, chega em casa cansado e acaba sendo permissivo para evitar choros e os limites impostos pela me so desconsiderados. H tambm relato de pais com estilos agressivos que no tm pacincia.

J o pai dele bem autoritrio. No tem um pingo de pacincia. A gente se desentende, pois penso uma coisa e ele outra totalmente diferente. (P.6).

O pai de S.S. quando chega em casa, faz tudo que ela quer para no ver ela chorando. (P.10). Sobre esse aspecto Bolsoni-Silva e Marturano (2002) informam que importante que o pai e a me concordem na tarefa de educar, pois se o pai insistir no no, mas a me realizar o pedido ou vice-versa, o filho aprender o que deve pedir para cada um dos progenitores, de forma a conseguir o que deseja. Dessa forma, os autores destacam que cabe aos pais conversarem quanto prtica educativa, afinal tiveram, provavelmente, modelos distintos de como educar, sendo possvel que tenham diferentes formas de lidar com os filhos.

3.4 Como consequncia do comportamento emitido pelo filho


Foi comum o relato de punio. Das dez entrevistadas, seis destacaram a punio fsica como forma de disciplinar e consequenciar o comportamento inadequado do filho. De acordo Skinner (1993), a punio aplicada como tcnica educativa traz, em longo prazo, uma srie de desvantagens, tanto para o organismo punido como para a agncia punidora, gerando emoes negativas e predisposies para fugir/esquivar ou contracontrole. Ou seja, segundo o autor, a punio pode reduzir o comportamento punido de forma imediata, mas esse resultado no se mantm em longo prazo. Em consequncia da punio, podem surgir os seguintes subprodutos: medo, ansiedade, culpa, falta de repertrio socialmente adequado que lhe permita resolver problemas e manter relacionamentos positivos. Utilizando a anlise funcional, fica mais fcil compreender o porqu da criana comporta-se inadequadamente. Nesse sentido, diante do comportamento inadequado, Skinner (1993) e Sidman (1995) aconselham o processo de extino. Esse processo funciona da seguinte forma: os pais retiram a ateno de um comportamento inadequado do filho e esse deve diminuir a frequncia de ocorrncia, podendo chegar prximo de zero. pertinente tambm destacar uma segunda alternativa que a do reforamento positivo, a qual serve para aumentar ou instalar comportamentos incompatveis com aqueles indesejveis. Contribuindo para essa discusso, Bolsoni-Silva e Marturano (2002) afirmam que os filhos expostos violncia por longos perodos, frequentemente comportam-se de forma agressiva e, quando so criados em condies negligentes, tornam-se pouco tolerantes frustrao, com pouca motivao para seguirem normas sociais. Assim, por exemplo, essas crianas, ao ingressarem no ambiente escolar, passam a repetir o padro agressivo aprendido nas prticas parentais. Esse padro, somado s

dificuldades dos professores em lidar com as mesmas, faz com que comportamentos inadequados persistam, prejudicando a aprendizagem e a socializao.

4 Consideraes Finais
Foi constatado que a educao de crianas com Transtorno Global do Desenvolvimento requer disponibilidade, persistncia e grande responsabilidade, ou seja, representa para a famlia um grande desafio, devido a complexidades que esto, segundo Bosa (2001), ligadas a fatores sociais, comportamentais, linguagem e dficits no funcionamento executivo ligado a disfuno dos lobos pr-frontais. A partir do levantamento e anlise dos dados, foi possvel observar que os pais revelam muitas dificuldades com a questo de estabelecer limites para os filhos, demonstrando inabilidade para lidar com comportamentos externalizantes (birra, autoagressividade e heteroagressividade e desobedincia). Os resultados tambm revelam dificuldades para estabelecer limites, tendo em vista certas restries que essas crianas apresentam. Foi evidenciado que a falta de conhecimento, atrelada ausncia de orientao em relao s possibilidades e dificuldades dos filhos, deixam os familiares inseguros e temerosos em relao monitorao do comportamento, no sabendo at que ponto podem exigir e/ou ceder e realizar as vontades. Vale ressaltar, que cada caso traz uma histria de vida diferenciada, com estilos parentais tambm especficos. Assim, cada famlia e respectivos filhos, devem ser considerados de forma particular, tornando-se evidente a relevncia de estratgias que identifiquem as variveis do repertrio de cada filho(a) bem como a funo de cada comportamento a partir de uma anlise individualizada, e que no estejam restritos aplicao de procedimentos baseada exclusivamente em formas generalistas.

No decorrer da pesquisa, foi observada uma tendncia por parte das entrevistadas de atribuir os problemas dos filhos (as) como uma consequencia do Transtorno Global do Desenvolvimento, desconsiderando os aspectos educativos e o manejo como uma das causas da instalao de certos comportamentos. Cabe enfatizar, que os problemas de comportamento so multideterminados, imprescindvel analisar funcionalmente a queixa apresentada (relaes estmulo discriminativo-resposta-consequncia). Ficou evidente que as mes que pontuaram que seus filhos possuam comportamentos heterogressivos e comportamentos opositores com presena de birras eram aqueles que apresentavam ambiguidades parentais e discordncia na forma de educar. Ou seja, o pai agressivo e me permissiva, ou vice-versa.

Foi tambm identificado maior nmero de comportamentos inadequados nas mes permissivas e comportamento heteroagressivo nas mes e pais com estilo parental agressivo. Pode-se afirmar, com base nesses dados, que os comportamentos inadequados podem estar relacionados dificuldade dos pais de estabelecerem limites, regras, assim como reforar comportamentos indesejados, como ficou claro nos depoimentos apresentados no decorrer da pesquisa. Percebeu-se tambm que das famlias entrevistadas, aquelas que tem acesso as informaes sobre o Transtorno e que participam de estudos encontram maior facilidade para lidar com as questes-problemas que surgem no decorrer do processo educativo, enquanto que as famlias que no tm acesso s informaes e servios de apoio encontram-se menos preparadas, adotando aes educativas pouco eficazes, aumentando o conflito e os comportamentos disruptivos de seus filhos. Cabe, ento, concordar com os estudos de Bolsoni-Silva e Marturano (2002), quando afirmam que existem ligaes entre as prticas educativas e o comportamento inadequado dos filhos, medida que as famlias estimulam estes comportamentos por meio de disciplina inconsistente, pouca interao positiva e pouco monitoramento. Um aspecto problemtico que cabe ressaltar o da punio fsica e da coero (uso de punio ou ameaa com o objetivo de que o outro faa o que gostaramos que fizesse), prtica muito comum entre pais e mes. Os pais punem, mas, em contrapartida, no mostram o que deve ser feito, apenas o que no deve. De acordo Gomide (2001, apud BOLSONI-SILVA; MARTURANO, 2002), o uso de prticas educativas que utilizam punio tambm podem ser consideradas um fator de desenvolvimento e manuteno de comportamentos disruptivos, antissociais e delinquentes em crianas e adolescentes. Nesse respeito, Skinner (1993) e Sidman (1995) alertam que no basta apenas informar aos pais sobre quais mtodos educativos so mais efetivos e positivos, preciso instrumentaliz-los para que os mesmos possam estabelecer limites necessrios com o mnimo de punies, prevenindo e/ou resolvendo problemas de comportamento sem prejudicar o relacionamento interpessoal com seus filhos.

Em face da problemtica apresentada e com base nos resultados deste estudo, elaborou-se um material informativo em formato de cartilha para socializar em encontros com as participantes da pesquisa e seus familiares, visando fornecer informaes pertinentes a conduo e a reduo de comportamentos inadequados por parte dos filhos, como tambm, favorecer a ampliao de comportamentos adequados, tais como monitoramento, reforamento positivo, ateno aos comportamentos adequados.

Considera-se que este estudo apresenta limitaes, no tocante ao o nmero reduzido de participantes e o uso de instrumento baseado no relato verbal sem associao com a observao direta, o que limita a generalizao dos resultados e refora a necessidade de novos estudos com amostras maiores, de forma a ampliar a generalidade dos resultados. No entanto, apesar das restries destacadas, cabe pontuar que podemos consider-lo um marco no entendimento das habilidades sociais educativas parentais das famlias de educando com TGD devido inexistncia de pesquisas publicadas nessa rea.

Fonte: http://artigos.psicologado.com/atuacao/psicologia-escolar/habilidades-sociaiseducativas-parentais-programa-de-intervencao-para-familiares-de-educandos-comtranstorno-global-do-desenvolvimento#ixzz2dN4fkkjC Psicologado - Artigos de Psicologia

You might also like