You are on page 1of 2

Despedida da vida, em vida As despedidas as quais estamos acostumados a presenciar so aquelas para realizao de uma viagem, mudanas de cidade,

de pas, ou seja, elas so comuns e para fins comuns. Outra modalidade de despedida aquela feita a um ente, esse j falecido, marcada por muita tristeza, comoo, uma verdadeira sensao de impotncia diante de fato que, para alguns, considerado inexplicvel a morte. Diante da frase, atribuda ao escritor Oscar Wilde, (...) Morte o fim da vida, e toda a gente teme isso, s a morte temida pela vida, e as duas refletem-se em cada uma (...), e se a morte algo que deixa as pessoas amedrontadas, o que chamou a ateno no filme intitulado As Invases Brbaras foi o fato de que h a encenao de despedida do ator/ personagem professor Rmy enquanto o mesmo ainda estava vivo. O ator, enquanto est hospitalizado, demonstra claramente seu repdio ao cristianismo o que na sequncia explicitado no filme e que considero como banalizao de vida/ morte, ao propor o extermnio da vida, argumentar fortemente por meio de drogas ilcitas , a falta de chances de cura. E isso sugere o desrespeito pela existncia. O filho de Rmy, Sebstien, uma pessoa financeiramente bem sucedida e ainda assim evidencia o descaso explcito com o pai do qual esteve parte do tempo de sua vida afastado , que estava internado em local precrio e somente transferido, juntamente com toda a comitiva conivente, para um lugar melhor para definitivamente abat-lo. Nos momentos que antecedem a morte confraternizam-se, como se comemorassem algo digno a isso. Conversam, gargalham como se fosse algo realmente banal. Isso no uma prtica considerada corriqueira na sociedade em que vivemos hoje. Por isso choca, assusta, faz pensar, analisar! Mesmo em casos de morte lenta aquela que de certa forma, esperada, como o caso apresentado no filme, ainda assim, na sociedade a qual estamos inseridos nos so alimentadas as esperanas de cura por meio de tratamentos variados, e mesmo quando no mais est ao alcance da medicina garantir tais esperanas, os seres humanos buscam foras e coragem no mbito espiritual, alimentam tal expectativa de modo extremo.

Um caso que foi, recentemente, veiculado na mdia internacional conta sobre a histria de uma jovem britnica de 21 anos, Stephanie Knight, doente terminal, ela foi afetada por um raro tipo de cncer. Ela divulgou uma lista de desejos os quais quer realizar antes de sua morte, claro que existem, ainda que raras, as despedidas em vida. J as esperanas de cura por parte dos familiares so muito mais comuns, como demonstrado pela famlia Knight, "lamentavelmente, no haver cura para o cncer de Stephanie, mas estamos determinados a lutar contra ele o maior tempo possvel e ajud-la a fazer todas as coisas que ela quer fazer", informam. Esses fatores que promovem o estranhamento de como foi tratado o caso de Rmy por todos que o acompanharam durante a doena. Favorece o pensamento de negligncia com a vida.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/02/130201_jovem_cancer_terminal_list a_rw.shtml

You might also like