You are on page 1of 8

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo

Registro: 2012.0000318912

ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento n 0096736-66.2012.8.26.0000, da Comarca de Jundia, em que agravante PREFEITURA MUNICIPAL DE JUNDIA, so agravados JORGE GANTUZ MIGUEL, ADLIA GANTUZ MIGUEL e NAIM MIGUEL (ESPLIO). ACORDAM, em 18 Cmara de Direito Pblico do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "Deram provimento em parte ao recurso. V. U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acrdo. O julgamento teve a participao dos Exmos. Desembargadores OSVALDO CAPRARO (Presidente) e CARLOS GIARUSSO SANTOS.

So Paulo, 28 de junho de 2012 MOURO NETO RELATOR Assinatura Eletrnica

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo Agravo de Instrumento n. 0096736-66.2012.8.26.0000 Voto n. 1.594 Comarca: Agravante: Agravado:

Jundia Prefeitura Municipal de Jundia Naim Miguel (Esplio) Processual. Execuo fiscal. Requerimento de redirecionamento da execuo fiscal ao esplio do executado. Desnecessidade de instaurao de ao de habilitao para tanto. Necessidade, porm, de comprovao da data do bito e, tambm, da existncia ou no de inventrio em andamento e indicao, em caso positivo, do respectivo representante (inventariante nomeado) e, em caso negativo, do respectivo administrador provisrio. Recurso provido em parte.

I Relatrio. Prefeitura Municipal de Jundia se insurge contra a deciso copiada a fls. 28, que em razo de noticiado falecimento do executado determinou agravante que promova a habilitao conforme disposto no artigo 1.055 do CPC esplio ou herdeiros , na conformidade da comprovao da existncia ou no de inventrio. Sustenta que o esplio responsvel pelos tributos devidos pelo de cujus, bastando a substituio deste (executado original) por aquele, sem habilitao por ao autnoma e independentemente da existncia ou no de inventariante nomeado. Sem contraminuta (executado ainda no citado).

II Fundamentao. O recurso merece ser provido em parte.


Agravo de Instrumento n 0096736-66.2012.8.26.0000 - Jundia - VOTO N 1.594 2/8

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo Tem razo a agravante quando assevera que no h lugar para a habilitao do esplio (ou dos herdeiros) do executado original por meio da ao de procedimento especial prevista nos artigos 1.055 e seguintes do Cdigo de Processo Civil. Em tese, basta o mero redirecionamento da execuo ao esplio e/ou aos herdeiros (conforme esteja ou no encerrado o processo de inventrio, com partilha ou adjudicao). Todavia, a partir disso cessa a razo da exequente, ora agravante. Primeiro, porque do autor da ao (no caso, da exequente) o nus de bem cumprir o disposto no artigo 282, II, do Cdigo de Processo Civil, comprovando a existncia do processo de inventrio e o respectivo estgio e, principalmente, indicando quem o inventariante nomeado, em cuja pessoa, por bvio, a citao dever ser levada a efeito. No cabe ao oficial de justia empreender diligncias para desvendar quem seja o inventariante para, ao depois, na pessoa dele, citar o esplio. Bem ao contrrio, da exequente o nus de fornecer os dados para tanto na prpria petio inicial, mesmo porque necessria segurana quanto validade do ato citatrio. Caso, porm, no tenha sido aberto o inventrio (ou o arrolamento) fato que, ordinariamente, de fcil comprovao, pois basta certido do distribuidor judicial da Comarca onde o de cujus tinha domiclio , a sim se poder cogitar de representao do esplio pelo administrador provisrio, a teor do disposto no artigo 986 do Cdigo de Processo Civil, c.c. o artigo 1.797 e incisos do Cdigo Civil. E tambm nessa hiptese cabe exequente indicar quem o administrador provisrio.
Agravo de Instrumento n 0096736-66.2012.8.26.0000 - Jundia - VOTO N 1.594 3/8

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo In casu, porm, a prpria exequente nos d conta de que processo de inventrio existe e no foi concludo (cf. fls. 26). Segundo, porque para o deferimento ou no do pedido de redirecionamento ao esplio (ou aos herdeiros) indispensvel a apresentao da certido de bito. cedio que a morte s se prova por documento pblico, isto , pela certido do assento de bito. Em outras palavras, para que possa haver o pretendido redirecionamento, a prova do falecimento pressuposto necessrio, pois dela depende a certeza da correo da composio do polo passivo: se no ocorreu a morte, no existe a figura do esplio e, ao contrrio, s se ocorreu a morte que, em tese, pode-se cogitar de esplio. Terceiro e no menos importante , o deferimento ou no do pedido de redirecionamento ao esplio depende da comprovao de que o bito ocorreu depois do ajuizamento da ao de execuo fiscal, haja vista o entendimento pacificado pelo C. Superior Tribunal de Justia na Smula n. 392. Com efeito, no se admite a modificao do polo passivo da execuo fiscal para fim de alterao do respectivo sujeito passivo. Nesse sentido, a lio de Humberto Theodoro Jnior, na obra Lei de Execuo Fiscal, 12 edio, 2011, Editora Saraiva:
Para o STJ, por exemplo, 'no se admite a substituio da CDA para alterao do sujeito passivo dela constante, pois isso no se trata de erro formal ou material, mas sim de alterao do prprio lanamento. Precedentes da Turma: REsp 826.927/BA, DJ 8-5-02' (STJ, 2 T. REsp 829.455/BA, Rel. Min. Castro Moreira, ac de 27-6-2006, DJU, 7-8-2006, p. 211). De qualquer maneira, corrigida a certido da dvida ativa, obrigatria ser a reabertura do prazo para embargos (Lei n 6.830/80, art. 2, 8), devoluo que segundo Martins da Silva, deve ser ampla, permitindo discusso sobre a integralidade da execuo e no apenas sobre

Agravo de Instrumento n 0096736-66.2012.8.26.0000 - Jundia - VOTO N 1.594 4/8

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


a parte modificada da certido. (p. 51) Assim, o esplio, a massa, o sucessor etc. podero figurar como sujeitos passivos da execuo fiscal apenas na medida em que existir Certido de Dvida Ativa que se lhes possa opor, sem que haja questes controvertidas a apurar em torno da prpria identidade do devedor originrio e de sua substituio posterior. (p. 60) Em todos os casos, por isto, pelo exame do ttulo (Certido de Dvida Ativa) e, eventualmente, por meio de outros documentos complementares, que se pode pesquisar e definir a legitimao do sujeito passivo da execuo fiscal. (p. 61) (...) A individuao do devedor e dos eventuais corresponsveis figura entre os requisitos essenciais do termo de inscrio, no s na Lei n 6.830, como tambm no CTN (art. 202). Se a dvida inscrita em nome de uma pessoa, no caso da Cia. de Engenharia e Mecnica Metalrgica, no pode a Fazenda cobr-la de outra nem tampouco pode a cobrana abranger outras pessoas no constantes do termo e da certido (p. 307), grifos nosso.

Da porque deve ser prestigiada, em parte, a r. deciso recorrida, porque se cuida de questo afeta no apenas ao interesse da exequente, mas tambm, e principalmente, ao interesse pblico que emerge saliente no direito processual civil, no que tange aos pressupostos processuais e s condies da ao, matrias, bem por isso, de ordem pblica, que podem e devem ser conhecidas de ofcio, dando assim respaldo determinao judicial consubstanciada no decisum atacado. Nesse sentido, esta 18 Cmara de Direito Pblico decidiu que:

Anote-se que no consta dos autos a data do falecimento do executado. Com efeito, a discusso no presente caso versa sobre a possibilidade de a Municipalidade incluir no polo passivo da demanda os herdeiros proprietrios. De fato, o artigo 131 do Cdigo Tributrio Nacional, no qual

Agravo de Instrumento n 0096736-66.2012.8.26.0000 - Jundia - VOTO N 1.594 5/8

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


se embasa a ora recorrente em suas razes recursais, estabelece a responsabilidade do esplio e dos sucessores do devedor tributrio, entretanto, no traz a possibilidade de ser a ao ajuizada contra devedor j falecido. Destarte, o redirecionamento da execuo fiscal s pode ocorrer se a ao foi proposta, inicialmente, de forma correta. Se o devedor j se encontrava falecido no ajuizamento da ao de execuo, a cobrana deveria ter sido j apresentada contra o esplio e no contra o de cujus. Cumpre observar que cabia Fazenda Pblica promover diligncias necessrias no sentido de averiguar se ocorreu a morte do devedor e quando tal fato aconteceu, visando atualizao dos dados cadastrais, bem como o correto exerccio do direito de ao que pressupe o preenchimento de determinadas condies, quais sejam: a) possibilidade jurdica do pedido; b) interesse de agir; e c) legitimidade das partes. (...) De rigor, anotar que a despeito da possibilidade de modificao para emenda ou substituio da certido de dvida ativa pela Fazenda Pblica, vedada, todavia, a alterao do sujeito passivo da execuo fiscal. Nesse sentido, dispe a Smula 392 do STJ: A Fazenda Pblica pode substituir a certido de dvida ativa (CD) at a prolao da sentena de embargos, quando se tratar de correo de erro material ou formal, vedada a modificao do sujeito passivo da execuo. O Superior Tribunal de Justia (STJ), posicionou-se no sentido de que a hiptese em discusso leva extino do processo, por ilegitimidade passiva, valendo transcrever a ementa como segue: PROCESSUAL CIVIL. EXECUO FISCAL PROPOSTA CONTRA DEVEDOR J FALECIDO. CARNCIA DE AO. ILEGITIMIDADE PASSIVA. ALTERAO DO PLO PASSIVO DA EXECUO PARA CONSTAR O ESPLIO. IMPOSSIBILIDADE. SMULA N. 392/STJ. 1. O exerccio do direito de ao pressupe o preenchimento de determinadas condies, quais sejam: a) a possibilidade jurdica do pedido; b) o interesse de agir; e c) a legitimidade das partes. No caso em anlise, no foi preenchido o requisito da legitimidade passiva, uma vez que a ao executiva foi ajuizada contra o devedor, quando deveria ter sido ajuizada em face do esplio. Dessa forma, no h que se falar em substituio da Certido de Dvida Ativa, haja vista a carncia de ao que implica a extino do feito sem resoluo do mrito, nos termos do art. 267, VI, do Cdigo de Processo Civil. O redirecionamento pressupe que o ajuizamento tenha sido feito corretamente. 2. Mesmo quando j estabilizada a relao processual pela citao vlida do devedor, o que no o caso dos autos, a jurisprudncia desta Corte entende que a alterao do ttulo executivo para modificar o sujeito passivo da execuo no encontrando amparo na Lei 6.830/80. Sobre o tema, foi editado recentemente o Enunciado n. 392/STJ, o qual dispe que "A Fazenda Pblica pode substituir a certido de dvida ativa (CDA) at a prolao da sentena de embargos, quando se tratar de

Agravo de Instrumento n 0096736-66.2012.8.26.0000 - Jundia - VOTO N 1.594 6/8

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo


correo de erro material ou formal, vedada a modificao do sujeito passivo da execuo". 3. Naturalmente, sendo o esplio responsvel tributrio na forma do art. 131, III, do CTN, a demanda originalmente ajuizada contra o devedor com citao vlida pode a ele ser redirecionada quando a morte ocorre no curso do processo de execuo, o que no o caso dos autos onde a morte precedeu a execuo. 4. Recurso especial no provido - (REsp 1222561/RS, Rel. Min. MAURO CAMPBELL MARQUES, 2 T, j. em 26.04.2011). No mesmo sentido, o v. acrdo desta colenda 18 Cmara de Direito Pblico, da mesma comarca (Mogi das Cruzes), da lavra do Des. Jos Luiz de Carvalho: EMENTA: EXECUO FISCAL APELAO AO PROPOSTA QUANDO J FALECIDA A PESSOA APONTADA COMO EXECUTADA. INTELIGNCIA DO ART. 131, INCISOS II E III, DO CTN IMPOSSIBILIDADE DE INCLUSO DOS SUCESSORES NO PLO PASSIVO EM RAZO DE VCIO NA PROPOSITURA DA AO NEGADO PROVIMENTO AO RECURSO - (Apelao Cvel n 0501365-41.2008.8.26.0361, julgada em 29.09.2011). No mesmo diapaso: EMENTA: APELAO CVEL Execuo fiscal IPTU dos exerccios de 2002 a 2006 Execuo interposta em dezembro de 2007, quando o executado j era falecido Processo extinto, nos termos do art. 267, VI, do CPC - Inteligncia do artigo 131, II e III do CTN - Jurisprudncia do STJ - sentena mantida Recurso improvido ( Apelao Cvel n 0604016-25.2007.8.26.0091 comarca de Mogi das Cruzes, Rel. Des. Eutlio Porto, julgado em 01/09/2011). (Apelao sem reviso n 0603398-90.2007.8.26.0091, Comarca de Mogi das Cruzes, voto n 11.398, Des. Roberto Martins de Souza, grifos nosso)

As peas que compem este instrumento no permitem aferir se consta ou no dos autos a certido de bito do executado. De qualquer modo, importante deixar assentado que sem a comprovao da data da eventual morte do executado no h como se apreciar o pedido de modificao do polo passivo da ao de execuo fiscal.

III Concluso. Diante do exposto, d-se provimento em parte ao recurso, para o fim exclusivo de se deixar assentado que no se faz

Agravo de Instrumento n 0096736-66.2012.8.26.0000 - Jundia - VOTO N 1.594 7/8

TRIBUNAL DE JUSTIA PODER JUDICIRIO So Paulo necessria a habilitao do esplio por meio de ao de procedimento especial, cabendo, porm, exequente, comprovar emendar a petio inicial comprovando o bito, a existncia ou no de inventrio e, conforme o caso, indicando o representante do esplio (inventariante nomeado ou administrador provisrio).

MOURO NETO Relator

Agravo de Instrumento n 0096736-66.2012.8.26.0000 - Jundia - VOTO N 1.594 8/8

You might also like