You are on page 1of 21

INTRODUO Instalao que produz energia eltrica a partir da queima de carvo, leo combustvel ou gs natural em uma caldeira projetada

para esta finalidade especfica. FUNCIONAMENTO O funcionamento das centrais termeltricas semelhante, independentemente do combustvel utilizado. O combustvel armazenado em parques ou depsitos adjacentes, de onde enviado para a usina, onde ser queimado na caldeira. Esta gera vapor a partir da gua que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suas paredes. A funo do vapor movimentar as ps de uma turbina, cujo rotor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz a energia eltrica. Essa energia transportada por linhas de alta tenso aos centros de consumo. O vapor resfriado em um condensador e convertido outra vez em gua, que volta aos tubos da caldeira, dando incio a um novo ciclo. A gua em circulao que esfria o condensador expulsa o calor extrado da atmosfera pelas torres de refrigerao, grandes estruturas que identificam essas centrais. Parte do calor extrado passa para um rio prximo ou para o mar. Para minimizar os efeitos contaminantes da combusto sobre as redondezas, a central dispe de uma chamin de grande altura (algumas chegam a 300 m) e de alguns precipitadores que retm as cinzas e outros resduos volteis da combusto. As cinzas so recuperadas para aproveitamento em processos de metalurgia e no campo da construo, onde so misturadas com o cimento. Como o calor produzido intenso, devido as altas correntes geradas, importante o resfriamento dos geradores. O hidrognio melhor veculo de resfriamento que o ar; como tem apenas um quatorze avos da densidade deste, requer menos energia para circular. Recentemente, foi adotado o mtodo de resfriamento lquido, por meio de leo ou gua. Os lquidos nesse processamento so muito superiores aos gases, e a gua 50 vezes melhor que o ar. A potncia mecnica obtida pela passagem do vapor atravs da turbina - fazendo com que esta gire - e no gerador - que tambm gira acoplado mecanicamente turbina - que transforma a potncia mecnica em potncia eltrica. A energia assim gerada levada atravs de cabos ou barras condutoras, dos terminais do gerador at o transformador elevador, onde tem sua tenso elevada para adequada conduo, atravs de linhas de transmisso, at os centros de consumo. Da, atravs de transformadores abaixadores, a energia tem sua tenso levada a nveis adequados para utilizao pelos consumidores.

A descrio anterior refere-se s centrais clssicas, uma vez que existe, ainda que em fase de pesquisa, outra gerao de termeltricas que melhorem o rendimento na combusto do carvo e diminuam o impacto sobre o meio ambiente: so as centrais de combusto de leito fluidificado. Nessas centrais, queima-se carvo sobre um leito de partculas inertes (por exemplo, de pedra calcria), atravs do qual se faz circular uma corrente de ar que melhora a combusto. Uma central nuclear tambm pode ser considerada uma central termeltrica, onde o combustvel um material radioativo que, em sua fisso, gera a energia necessria para seu funcionamento. VANTAGENS A principal vantagem poderem ser construdas onde so mais necessrias, economizando assim o custo das linhas de transmisso. E essas usinas podem ser encontradas na Europa e em alguns estados do Brasil. O gs natural pode ser usado como matria-prima para gerar calor, eletricidade e fora motriz, nas indstrias siderrgica, qumica, petroqumica e de fertilizantes, com a vantagem de ser menos poluente que os combustveis derivados do petrleo e o carvo. DESVANTAGENS Entretanto, o alto preo do combustvel um fato desfavorvel. Dependendo do combustvel, os impactos ambientais, como poluio do ar, aquecimento das guas, o impacto da construo de estradas para levar o combustvel at a usina, etc. Aplicaes na indstria A usina termoeltrica uma instalao industrial que serve para gerar energia atravs da queima de combustveis fosseis. Essas usinas funcionam da seguinte maneira: primeiramente aquece-se uma caldeira com gua, essa gua ser transformada em vapor, cuja fora ir movimentar as ps de uma turbina que, por sua vez, movimentar um gerador. Aps ter movimentado as turbinas , o vapor dgua enviado a um condensador para ser resfriado e transformado em gua lquida para ser reenviado ao caldeiro, comeando um novo ciclo. Esse vapor pode ser resfriado utilizando a gua de um rio, um lago ou um mar, mas causa danos ecolgicos devido ao aquecimento da gua que causa uma diminuio em seus nveis de oxignio. Outra forma de resfriar esse vapor utilizando gua armazenada em torres, mas esta opo tambm causa danos, pois a gua ser enviada em forma de vapor para a atmosfera, alterando assim o regime de chuvas.

CLULA A COMBUSTVEL

A clula a combustvel um dispositivo eletroqumico que converte a energia qumica contida no hidrognio em energia eltrica e gua. O esgotamento dos combustveis fsseis e a degradao do meio ambiente esto entre os principais problemas enfrentados pela sociedade moderna. Infelizmente os combustveis fsseis possuem impurezas, muitas delas compostas por enxofre, e as altas temperaturas atingidas no processo de combusto implicam reao do nitrognio presente no ar. Alm disso, nem sempre a quantidade de oxignio presente suficiente para que ocorra a queima total do combustvel, gerando macro partculas de carbono. Todos esses fatores geram considervel poluio. Outro problema a eficincia do aproveitamento da energia qumica contida no combustvel. A maior parte da energia liberada na combusto direta, como a que ocorre na queima de combustvel no motor dos automveis e nas usinas termoeltricas, est na forma de calor. Em resumo, os maiores problemas de produo de energia por meio de combusto so: combustvel fssil no renovvel o aproveitamento da energia pequeno (baixa eficincia) poluio ambiental severa, promovendo problemas srios para a sade e bens materiais A clula a combustvel um equipamento que realiza uma reao eletroqumica entre o oxignio e o hidrognio que no representa combusto. Normalmente esses sistemas possuem alta eficincia, so silenciosos e podem ser montados de forma modular, uma vez que no possuem partes mveis.

As clulas a combustvel estimulam a obteno de uma soluo local, pois a fonte de hidrognio se torna particularmente flexvel. Existem seis tipos de clulas a combustvel que se diferem basicamente pelos elementos constituintes, pela temperatura de operao e pela pureza do gs utilizado.
Funcionamento

A clula a combustvel um tipo de bateria em que ocorre o fornecimento contnuo de energia desde que se alimente continuamente com os gases. A reao global do processo na clula a combustvel utilizando hidrognio : 2H2(g) + O2(g) => 2H2O + energia. Quando o hidrognio entra em contato com um catalisador (platina ou liga de platinarutnio, platinairdio ou de outros materiais), ele cede eltrons para o metal ou liga produzindo H+. Esses prtons so transportados pelo eletrlito, que no caso da

clula PEM uma membrana polimrica . Essa membrana, alm de transportar os prtons, isolante eltrica.

Os eltrons, por sua vez, so conduzidos por um circuito externo gerando um fluxo de eltrons e, assim, corrente e potncia eltricas. No caso do oxignio, que pode ser obtido da prpria atmosfera, produzido vapor de gua com a chegada dos prtons de hidrognio atravs da membrana e a circulao dos eltrons. Caractersticas e aplicaes possui elevada eficincia de converso eltrica, chegando a 50%; possui elevada eficincia de converso com cogerao chegando a 80% (calor pode ser usado para aquecer gua); gerao no local, sem poluio qumica, porque produz somente gua, e sem poluio sonora; vida til estimada de at 40 mil horas; gerao estacionrias nas industrias e em residncias

Ciclo de Refrigerao por Compresso de Vapor Introduo Uma unidade de refrigerao um dispositivo que operando segundo um ciclo termodinmico necessita de trabalho para que se obtenha a transferncia de calor de uma regio de baixa temperatura para outra de alta temperatura. O ciclo de compresso a vapor o mais usado nos sistemas de refrigerao. Ele consiste de quatro processos que sero apresentados. Inicialmente apresenta-se o ciclo de refrigerao reversvel e ideal estabelecido por Carnot, que permite tirar algumas concluses que so vlidas para ciclos reais. Ciclo Reversvel de Carnot Uma unidade de refrigerao ideal representada pelo ciclo reversvel de Carnot no qual o calor de uma fonte de temperatura baixa TL (constante) rejeitado para um reservatrio de alta temperatura TH (constante). A Figura 1 ilustra uma unidade de refrigerao ideal, o seu ciclo correspondente em um diagrama temperatura-entropia O ciclo tem incio com a compresso isoentrpica do vapor mido em 1 que eleva a presso de P1 para P2. Em seguida, o vapor saturado em 2 passa atravs do condensador, onde rejeita calor a uma presso constante para um meio deresfriamento, transformando todo o do vapor em lquido saturado em 3. Aps a condensao, o lquido saturado a alta presso expandido isoentropicamente deda presso P3 para presso P4, no ponto 4. O vapor mido resultante entra no evaporador no estado 4. No evaporador, o fluido refrigerante muda de fase absorvendo calor de uma fonte de baixa temperatura e atinge o ponto 1, concluindo o ciclo de refrigerao.

O coeficiente de performance (COP) do refrigerador a razo entre ocalor removido da fonte fria, Qe, e o trabalho consumido pelo mesmo.

O coeficiente de performance COP de uma unidade de refrigerao de Carnot est intimamente ligado s temperaturas de evaporao TLe condensao TH do fluido de trabalho. Para uma dada temperatura TH fixa, quanto maior TL, maior ser o COPcarnot. Quanto menor TH para uma dada TL fixa maior ser o COPCarnot da unidade. Este fato ocorre tambm nas instalaes reais.

Ciclo Padro de Compresso de Vapor No ciclo padro de compresso de vapor, o processo de expanso isoentrpica do ciclo reversvel de Carnot substitudo por um processo de estrangulamento devido a praticidade O diagrama presso-entalpia geralmente o mais utilizado porque em aplicaes de refrigerao a entalpia uma das propriedades mais importantes e a presso pode ser facilmente determinada. O coeficiente de performance COP de um ciclo padro de compresso a vapor a razo entre a carga de refrigerao e o trabalho de compresso. Onde as variaes de entalpia representam respectivamente a carga de refrigerao especfica e o trabalho especfico de compresso da unidade de refrigerao

A Importncia do Trocador de Calor Buscando aumentar a performance do ciclo padro, o lquido ainda aquecido que deixa o condensador pode ser resfriado pela introduo de um trocador de calor como mostra a Coma introduo do trocador na unidade de refrigerao, baixa a temperatura mdia na qual o qual rejeitado e aumenta a temperatura mdia na qual o calor absorvido do meio. Apesar do incremento relativo na performance, as vantagens deste sistema so principalmente de ordem prtica. Dentre estas vantagens, podem ser citadas as seguintes: Reduo de fluxo de refrigerante par a uma dada taxa de resfriamento. Menor chance de vaporizao na linha de lquido, particularmente se esta for longa. Menor ganho de calor indesejado no tubo de suco do compressor. Eliminao de gotas de lquido na entrada do compressor.

Unidade de Refrigerao com Trocador de Calor

O REFRIGERADOR TERMOELTRICO Podemos fazer a mesma pergunta que fizemos para a instalao termoeltrica a vapor para o refrigerador por compresso de vapor, isto , no seria possvel alcanar nosso objetivo de uma maneira mais direta? No seria possvel, no caso do refrigerador, usarse diretamente a energia eltrica(a que alimenta o motor eltrico que aciona o compressor) para refrigerar e evitando assim os custos do compressor, condensador, evaporador e das tubulaes necessrias? O refrigerador termoeltrico a maneira de conseguilo. A Figura mostra o esquema de um deles, que utiliza dois materiais diferentes e que similar aos pares termoeltricos convencionais. H duas junes entre esses dois materiais num refrigerador termoeltrico. Uma est localizada no espao refrigerado e a outra no meio ambiente. Quando uma diferena de potencial aplicada, a temperatura da juno localizada no espao refrigerado diminui e a temperatura da outra juno aumenta. Operando em regime permanente, haver transferncia de calor do espao refrigerado para a juno fria. A outra juno estar a uma temperatura maior que a do ambiente e haver, ento, transferncia de calor para o ambiente. Devemos ressaltar que um refrigerador termoeltrico poder tambm ser utilizado para gerar potncia, trocandose o espao refrigerado por um corpo a uma temperatura acima da ambiente. O refrigerador termoeltrico ainda no compete economicamente com as unidades convencionais de compresso de vapor mas, em certas aplicaes especiais, o refrigerador termoeltrico j usado. Tendo em vista as pesquisas em andamento e os esforos para desenvolvimento nesse campo, perfeitamente possvel que, no futuro, o uso de refrigeradores termoeltricos seja muito mais amplo.

O EQUIPAMENTO DE DECOMPOSIO DO AR Um processo de grande importncia industrial a decomposio do ar, no qual este separado nos seus vrios componentes. O oxignio, nitrognio, argnio e gases raros so obtidos deste modo e podem ser extensivamente utilizados em vrias aplicaes industriais, espaciais e como bens de consumo. O equipamento de decomposio do ar pode ser considerado como um exemplo de dois campos importantes: o da indstria dos processos qumicos e o da criogenia. Criogenia um termo que diz respeito a tecnologia, processos e pesquisas em temperaturas muito baixas (geralmente inferiores a 150[ K ]). Tanto no processamento qumico como na criogenia, a termodinmica bsica para a compreenso de muitos fenmenos que ocorrem e para o projeto e desenvolvimento de processos e equipamentos. Foram desenvolvidas diversas concepes para as instalaes de decomposio do ar. Comprimese o ar atmosfrico at uma presso de 2a 3[ MPa ]. Ele ento purificado, retirandose basicamente o dixido de carbono que iria solidificar nas superfcies internas dos equipamentos e assim interrompendo os escoamentos e provocando a parada da instalao. O ar ento comprimido a uma presso de 15a 20[ MPa ],resfriado at a temperatura ambiente no resfriador posterior e secado para retirar o vapor d'gua (que tambm iria obstruir as sees de escoamento ao solidificar ). A refrigerao bsica no processo de liquefao conseguida por dois processos diferentes. Um envolve a expanso do ar no expansor. Durante esse processo o ar realiza trabalho e, em consequncia, reduzse sua temperatura. O outro processo de refrigerao envolve a passagem do ar por uma vlvula de estrangulamento, projetada e localizada de tal forma que provoca uma queda substancial da presso do ar e, associada a esta, uma queda significativa da temperatura. O ar seco a alta presso entra num trocador de calor. A temperatura do ar diminui medida que este escoa atravs do trocador de calor. Num ponto intermedirio do trocador de calor, uma parte do escoamento de ar desviada ao expansor. O restante do ar continua a escoar pelo trocador de calor e depois passa pela vlvula de estrangulamento. As duas correntes se misturam, ambas a presso de 0,5a 1[ MPa ]e entram na parte inferior da coluna de destilao, que tambm chamada de coluna de alta presso. Sua funo separar o ar em seus vrios componentes, principalmente oxignio e nitrognio. Duas correntes de composies diferentes escoam da coluna de alta presso para a coluna superior (tambm chamada coluna baixa presso) atravs de vlvulas de estrangulamento. Uma delas um lquido rico em oxignio que escoa da parte inferior da coluna mais baixa e a outra e uma corrente rica em nitrognio que escoa atravs do subresfriador.

A separao se completa na coluna superior, com o oxignio lquido saindo da parte inferior da coluna superior e o nitrognio gasoso do topo da mesma. O nitrognio gasoso escoa atravs do sub resfriador e do trocador de calor principal. A transferncia de calor ao nitrognio gasoso frio provoca o resfriamento do ar que entra no trocador de calor a alta presso. A anlise termodinmica essencial, tanto para o projeto global de um sistema, como para o projeto de cada componente de tal sistema, incluindose os compressores, o expansor, os purificadores, os secadores e a coluna de destilao. Nesse processo de separao, tambm lidamos com as propriedades termodinmicas das misturas e os princpios e processos pelos quais estas misturas podem ser separadas. Esse o tipo de problema encontrado na refinao do petrleo e em muitos outros processos qumicos. Devese notar que a criogenia particularmente importante para muitos aspectos do programa espacial, e para realizar um trabalho criativo e efetivo nesta rea essencial um conhecimento amplo da termodinmica. TURBINA A GS A operao bsica de uma turbina a gs similar a do ciclo de potncia a vapor, mas o fluido de trabalho utilizado o ar. Ar atmosfrico aspirado, comprimido no compressor e encaminhado, a alta presso, para uma cmara de combusto. Neste componente o ar misturado com o combustvel pulverizado e provocada a ignio. Deste modo obtemse um gs a alta presso e temperatura que enviado a uma turbina onde ocorre a expanso dos gases at a presso de exausto. O resultado destas operaes a obteno de potncia no eixo da turbina. Parte desta potncia utilizada no compressor, nos equipamentos auxiliares e o resto, a potncia lquida, pode ser utilizada no acionamento de um gerador eltrico. A energia que no foi utilizada na gerao de trabalho ainda permanece nos gases de combusto. Assim estes gases podem apresentar alta temperatura ou alta velocidade. A condio de sada dos gases da turbina fixada em projeto e varia de acordo com a aplicao deste ciclo.

A turbina a gs usualmente preferida, como gerador de potncia, nos casos onde existe problema de disponibilidade de espao fsico e se deseja gerar grandes potncias. Os exemplos de aplicao das turbinas a gs so: motores aeronuticos, centrais de potncia para plataformas de petrleo, motores para navios e helicpteros, pequenas centrais de potncia para distribuio local e centrais de potncia para atendimento de picos de consumo

A temperatura dos gases de combusto na seo de sada da turbina, nas instalaes estacionrias, apresenta valores relativamente altos. Assim, este ciclo pode ser combinado com um outro que utiliza gua como fluido de trabalho. Os gases de combusto, j expandidos na turbina, transferem calor para a gua, do ciclo de potncia a vapor, antes de serem transferidos para a atmosfera. Os gases de combusto apresentam velocidade altas na seo de sada do motor a jato. Isto feito para gerar a fora que movimenta os avies. O projeto das turbinas a gs dedicadas a este fim realizado de modo diferente daquele das turbinas estacionrias para a gerao de potncia, onde o objetivo maximizar a potncia a ser retirada no eixo do equipamento.

MOTOR QUMICO DE FOGUETE O advento dos msseis e satlites ps em evidncia o uso do motor de foguete como instalao propulsora. Os motores qumicos de foguetes podem ser classificados de acordo com o tipo de combustvel utilizado, ou seja: slido ou lquido. A Figura mostra um diagrama simplificado de um foguete movido a combustvel lquido. O oxidante e o combustvel so bombeados atravs da placa injetora para a cmara de combusto, onde este processo ocorre a uma alta presso. Os produtos de combusto, a alta temperatura e alta presso, expandemse ao escoarem atravs do bocal. O resultado desta expanso uma alta velocidade de sada dos produtos. A variao da quantidade de movimento, associada ao aumento da velocidade, fornece o empuxo sobre o veculo. O oxidante e o combustvel devem ser bombeados para a cmara de combusto. Para que isto ocorra necessria alguma instalao auxiliar para acionar as bombas. Num grande foguete essa instalao deve apresentar alta confiabilidade e ter uma potncia relativamente alta; todavia, deve ser leve. Os tanques do oxidante e do combustvel ocupam a maior parte do volume de um foguete real e o alcance deste determinado principalmente pela quantidade de oxidante e de combustvel que pode ser transportada. Diversos combustveis e oxidantes foram considerados e testados, e muito esforo foi aplicado no desenvolvimento de combustveis e oxidantes que forneam o maior empuxo por unidade de fluxo dos reagentes. Usase, frequentemente, o oxignio lquido como oxidante nos foguetes movidos a combustvel lquido. Muitas pesquisas foram realizadas sobre foguetes movidos a combustvel slido. Estes foguetes apresentaram bons resultados no auxlio da decolagem de avies e na propulso de msseis militares e veculos espaciais. Eles so mais simples, tanto no equipamento bsico requerido para a operao, quanto nos problemas de logstica envolvidos no seu uso.

A substncia pura A substncia pura tem composio qumica invarivel e homognea. Pode existir em mais de uma fase, no entanto a composio qumica a mesma em todas as fases. Por exemplo, gua lquida e vapor dgua ou uma mistura de gua mais gelo so todas substncias puras, pois cada fase tem a mesma composio. Algumas vezes, uma mistura de gases, como o ar, pode ser considerada como uma substncia pura, desde que no haja mudana de fase. As substncias puras mais importantes para o estudo da termodinmica so as chamadas substncias simples compressveis, para as quais os efeitos de superfcie, magnticos e eltricos no so significativos. Equilbrio de fases vapor-lquida-slida da gua Suponha-se um sistema formado por um cilindro, um mbolo e uma certa massa de gua no estado lquido. A presso mantida constante, por meio de pesos, em 1,0kgf/cme a temperatura inicial de 25C, for transferindo calor para esse sistema, a temperatura da gua aumenta sensivelmente e o volume especfico varia muito pouco. No instante que a temperatura atingir 100C inicia-se a mudana de fase. Durante essa mudana, a temperatura e a presso permanecem constantes. No momento que a ltima poro de lquido houver se vaporizado, a temperatura volta a se elevar. A temperatura na qual se d a vaporizao, para uma determinada presso, chamada de temperatura de saturao. Do mesmo modo, a presso relacionada com uma certa temperatura de saturao denominada de presso de saturao. Para as substncias puras existe uma relao muito bem definida entre a presso e a temperatura de saturao. Por exemplo, para a gua a temperatura de saturao na presso de 1,0 kgf/cm de 100,0C e a presso de saturao para a temperatura de 100,0C igual a 1,0 kgf/cm . Essa relao assume a forma tpica mostrada no Grfico

Quando a substncia existe na fase lquida temperatura e presso de saturao, ela chamada lquido saturado. Caso a temperatura seja mais baixa que a temperatura correspondente saturao, a substncia denominada lquido comprimido.

Se uma substncia existir na fase lquida e vapor, na temperatura e presso de saturao, pode-se definir o ttulo, uma propriedade intensiva dada pela relao entre a massa de vapor e a massa total. O ttulo normalmente simbolizado pela letra x e s tem sentido quando a substncia est na condio de saturao. Uma substncia denominada de vapor saturado seco se est presente somente como vapor na condio de saturao e o seu ttulo de 100%. Caso esse vapor esteja em uma temperatura acima da saturao, recebe o nome de vapor superaquecido. Para os vapores superaquecidos no h uma relao entre a presso e a temperatura, e as duas variveis so independentes entre si. Considerando-se novamente o sistema com o cilindro, o mbolo e a gua, pode-se fazer o experimento anterior para vrias presses diferentes, alterando os valores dos pesos sobre o mbolo. O aspecto tpico dos resultados obtidos em um diagrama de Presso x Volume

Pode-se observar que entre as linhas de lquido e de vapor as curvas correspondentes presso constante so horizontais; isto , dentro dessa regio as temperaturas e as presses so invariveis. Observa-se tambm que esquerda da linha de lquido no existe vapor e que direita da linha de vapor no pode haver a presena de lquido. Um ponto notvel do diagrama anterior aquele em que a linha de lquido se encontra com a linha de vapor. Esse ponto denominado de ponto crtico. Nele os estados de lquido e de vapor so idnticos. A esse ponto correspondem a temperatura, presso e volume crtico. Em temperaturas acima da temperatura crtica no existem duas fases presentes, e a substncia recebe o nome de fluido. Os valores para o ponto crtico da gua so:

Se a experincia anterior for feita com gelo, o resultado ser semelhante. No entanto, estariam em jogo trs fases: a slida, a lquida e a de vapor. O aspecto de um diagrama P x T seria o mostrado no Grfico

Neste diagrama possvel verificar que ao longo da linha de sublimao as fases slida e vapor esto em equilbrio; que ao longo da linha de fuso esto em equilbrio as fases slida e lquida; que na linha de vaporizao esto presentes as fases lquida e vapor. Existe apenas um nico ponto em que as trs fases coexistem em equilbrio: o ponto triplo. A linha de vaporizao termina no ponto crtico, porque no h mudana distinta da fase lquida para a de vapor acima desse ponto.

Propriedades independentes de uma substncia pura Um motivo importante para a introduo do conceito de substncia pura que o estado de uma substncia pura simples compressvel definido por duas propriedades independentes. Isso significa que, por exemplo, se o volume especfico e a temperatura do vapor superaquecido forem especificados, o estado do vapor estar determinado. Para entender o significado da expresso propriedade independente, considere os estados de lquido saturado e de vapor saturado de uma substncia pura. Ambos tm a mesma presso e temperatura, mas so definitivamente diferentes. Assim, no estado de saturao, presso e temperatura no so propriedades independentes. Duas propriedades independentes, tais como presso e volume especfico, ou presso e ttulo, so requeridas para especificar um estado de saturao de uma substncia pura.

MOTORES TRMICOS

I. Introduo

o motor, o rgo responsvel pela produo da fora e movimento do trator, tanto na sua locomoo como tambm em usos de pontos de fora como a polia, tomada de potncia e hidrulico.
Os motores trmicos so mquinas que tem por objetivo transformar a energia calorfica do combustvel em energia mecnica diretamente utilizvel. A energia calorfica pode ser proveniente de diversas fontes primrias: combustveis de vrias origens, energia eltrica, energia atmica; s que no caso de motores endotrmicos, obtida atravs da combusto de combustveis lquidos embora, raramente gasosos. Portanto, pode se dizer que os motores endotrmicos transformam a energia qumica em energia mecnica. Motor Combusto Externa Motor de combusto externa so os motores onde a queima do combustvel ocorre fora do motor propriamente dito.

Principio de Funcionamento Motor a Vapor GERADOR DE VAPOR :Um longo tubo de ao inoxidvel aquecido pelo calor de um queimador. Com o tubo aquecido injeta-se gua em seu interior, a gua por ao do calor entra em ebulio e transforma-se instantaneamente em vapor, nesta transformao o volume da gua aumenta 1645 vezes, e em consequncia surge presso. Este longo tubo forma uma caldeira tubular (Mono-Tubo) do tipo Flash Steam. O MOTOR: A presso do vapor aplicada dentro de um cilindro, o qual em uma de suas extremidades tem uma pa mvel chamada embolo (Pisto). A presso do vapor causa o deslocamento (movimento) do embolo, e este movimento transformado em trabalho por intermdio de um brao (Bila), que conectada a uma manivela (rvore de Manivelas) transforma o movimento oscilatrio alternativo do embolo em movimento rotativo. A rotao do motor aciona um volante, que acumula energia. BOMBAS DE DEMANDA: Acoplado ao eixo do motor existe uma bomba de gua e uma bomba de combustvel. De modo que a cada rotao do motor, a bomba de gua injeta no gerador de vapor a quantidade de gua exata para produzir o vapor que ser consumido no prximo ciclo. E a bomba de combustvel entregar a quantidade exata de combustvel para transformar aquela quantidade de gua em vapor. CONDENSADOR: O Vapor aps ter produzido o deslocamento do embolo, conduzido at um trocador de calor chamado condensador (Espcie de Radiador), onde o vapor e esfriado, se condensa e volta ao estado liquido, retornando ao tanque de gua para ser reaproveitado novamente.

Motor Combusto Interna Os motores de combusto interna so mquinas que transformam a energia calorfica do combustvel, em energia mecnica diretamente utilizvel. So chamados de combusto interna, porque o combustvel queimado internamente, ao contrrio da mquina a vapor, onde o combustvel queimado exteriormente, fornecendo calor para o seu funcionamento atravs das paredes da caldeira. Nos motores utilizados nos tratores, o trabalho til realizado por rgos com movimento alternativo e por isto so geralmente chamados de motores alternativos. O combustvel (diesel ou gasolina), queimado na cmara de combusto liberado calor, gua, monxido e dixido de carbono. Para isto necessria uma certa quantidade de oxignio misturado ao combustvel. Combustvel + Oxignio (ar) = calor + gua + Co + Co2 Por meio de um mecanismo constitudo de mbolo, biela e rvore de manivelas (eixo virabrequim), o calor prontamente convertido em energia mecnica. O movimento alternativo (vai e vem) do mbolo ou pisto dentro do cilindro transformado em movimento rotativo atravs da biela e manivela. Os motores dos tratores possuem um ou mais cilindros e em cada um deles se encontra um mbolo provido de anis. O mbolo est montado sobre a biela a qual por sua vez ligada rvore de manivelas (a. d. m .).

Refrigeradores
Os primeiros refrigeradores, semelhantes aos que temos hoje, surgiram na dcada de 1850, mas foi s no incio do sculo 20 que eles comearam a ser adquiridos pelas famlias, para uso domstico. O refrigerador foi uma inveno importante, pois, antigamente, o armazenamento e o transporte de alimentos perecveis eram muito difceis, exatamente pelo fato de no existir uma mquina que provocasse o resfriamento das substncias e, tambm, mantivesse as temperaturas baixas. Nos dias atuais, podemos, por exemplo, conservar leite, carne, peixe, iogurte e frutas por um bom tempo, sem nenhum problema, obtendo uma maior durabilidade dos produtos.

O refrigerador e o ciclo de refrigerao


O refrigerador funciona em ciclos, usando um gs refrigerante num circuito fechado. Assim, o gs circula permanentemente, sem perdas, a no ser que haja um vazamento no aparelho. Antigamente, as geladeiras usavam o gs freon 12 (clorofluorcarbono), que um gs apropriado para essa tarefa: tem elevado valor de calor latente de condensao e baixa temperatura de ebulio, alm de no ser inflamvel. Mas esse gs foi identificado como um dos que agridem a camada de oznio. Desde ento, os fabricantes vm substituindo, gradativamente, o freon 12 por outros gases, com propriedades semelhantes e inofensivos para a camada de oznio - como o HFC134A. As partes principais de um refrigerador so: compressor, condensador, vlvula descompressora e evaporador. O compressor movido por um motor eltrico (por isso voc liga a geladeira na tomada). Ele tem a funo de aumentar a presso e a temperatura do gs refrigerante, fazendo-o circular pela tubulao interna do aparelho.

Quando o gs passa pelo condensador, perde calor para o meio externo, liquefazendo-se - ou seja, tornando-se lquido. Ao sair do condensador, um estreitamento da tubulao (tubo capilar) provoca uma diminuio da presso. Assim, o elemento refrigerante, agora lquido e sob baixa presso, chega serpentina do evaporador (que tem dimetro maior que o tubo capilar), se vaporiza e, assim, retira calor da regio interna do refrigerador

A termodinmica do ciclo Podemos verificar, em cada ciclo que ocorre no refrigerador, que a quantidade de calor cedida para o meio ambiente atravs do condensador igual quantidade de calor retirada do interior da geladeira, mais o trabalho gerado pelo compressor. Para acionar o compressor, gastamos energia eltrica, j que ele ligado rede eltrica de nossas residncias (ou seja, transferimos energia de um sistema para outro - o que, em fsica, chamamos de "trabalho"). Qcondensador = Qcongelador + Tcompressor Como a compresso efetuada de maneira extremamente rpida, podemos considerar que uma compresso adiabtica. Assim, no processo, a presso e a temperatura do gs refrigerante se elevam. No condensador, temos uma diminuio da temperatura do gs refrigerante, feita sob presso constante, seguida de uma rpida diminuio isobrica e isotrmica do volume da condensao. Na vlvula, como j sabemos, a inteno a de provocar uma descompresso adiabtica, diminuindo a presso e aumentando o volume do gs refrigerante. Por fim, no evaporador (congelador), o gs troca calor com o interior da geladeira, em presso e temperatura constantes - o que faz com que ele se expanda conforme vai se vaporizando.

O ciclo pode ser descrito, graficamente, dessa forma

Modelos simples para misturas compostas por gases e um vapor

You might also like